ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 28 07 2022

-UMA EM CADA QUATRO CIDADES BRASILEIRAS NÃO POSSUI COLETA SELETIVA

-CPI DO ABORTO NA ALESC SERÁ ABERTA DEPOIS DAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO

-CÂMARA DE BANDEIRANTE APROVA PROJETO QUE CRIA O PARLAMENTO JOVEM

-MUNICÍPIO TEM APENAS UM CASO CONFIRMADO DE DENGUE EM 30 DIAS

-LICITAÇÃO DO BÔNUS AGRÍCOLA ESTÁ MARCADA PARA DIA NOVE DE AGOSTO

-CASAL É FLAGRADO COM MACONHA NO CENTRO DA CIDADE

-SAÍDA DE PISTA DEIXA PASSAGEIRA DE VEÍCULO FERIDA NA SC 305

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com chuva à noite. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A Ucrânia anunciou, nesta quarta-feira, que as atividades nos portos do país foram retomadas para viabilizar a exportação de grãos, bloqueados desde o início da invasão russa, há seis meses. Um Centro de Coordenação Conjunta, responsável pelo controle dos embarques de cereais ucranianos via Mar Negro, foi inaugurado oficialmente em Istambul. O órgão fará a inspeção dos navios que partem da Turquia e que ali chegam, a fim de garantir que estes não transportam nada além de grãos. Sediado em uma academia militar, o centro será administrado igualmente por cinco "representantes da Rússia, assim como da Ucrânia, da ONU e da Turquia, incluindo militares e civis".

O suspeito de ter efetuado disparos em pessoas que viam a parada do Dia da Independência perto de Chicago foi formalmente acusado de 117 crimes, entre eles, homicídios ou tentativas de homicídio. O homem tem 21 anos e está preso desde o dia 4 de julho. Ele atacou as pessoas que viam a parada na cidade de Highland Park. Ele matou 7 pessoas e feriu mais de 30. O julgamento será no dia três de agosto e se condenado pelas acusações de assassinato, ele enfrentará uma sentença obrigatória de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.

Agentes de fronteira dos Estados Unidos detiveram 224 pessoas em dois grupos que entraram no país perto da cidade de Imperial Beach, na Califórnia. 183 eram brasileiros, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Depois dos brasileiros, romenos e colombianos foram as nacionalidades mais comuns entre os detidos, oito cada. As pessoas entraram ilegalmente nos Estados Unidos nos últimos cinco dias.

O IBGE abriu mais um processo seletivo para a contratação de trabalhadores temporários para o Censo Demográfico 2022. São 15.075 vagas para recenseador, que exige nível fundamental completo. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado. As inscrições, gratuitas, começam nesta quinta-feira e se encerram na segunda-feira, primeiro de agosto. Segundo o edital publicado no "DOU", os candidatos devem levar a ficha de inscrição até um dos postos do IBGE listados no edital. No estado, 55 cidades tem vagas abertas, entre elas, Palmitos, Palma Sola, Maravilha e Guaraciaba.

Após a Organização Mundial de Saúde dizer que é "muito preocupante" a situação da varíola dos macacos no Brasil, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, declarou nesta quarta-feira que o país “tomou todas as providências” para enfrentar a doença. A declaração da OMS foi feita nesta terça, por meio da lider técnica da organização para a varíola dos macacos, ROSAMUND LEWIS. De acordo com o monitoramento da entidade, o Brasil tinha o oitavo maior número de casos no mundo até a semana passada, com 592 infecções. Na segunda-feira, o Ministério da Saúde já contabilizava 696 casos. QUEIROGA explicou que a pasta tem priorizado fazer diagnósticos e proteger os profissionais que lidam com infectados.

Uma em cada quatro cidades brasileiras não possui coleta seletiva. Ao todo, são mil 425. Os dados são de pesquisa recente da Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. O cenário de atraso, descrito pelo diretor-presidente da associação, CARLOS SILVA FILHO, pode ser ainda pior que as estatísticas indicam, pois o processo é incipiente em grande parte dos 74 por cento dos municípios restantes. Outro levantamento da Abrelpe, de 2019, mostra a perda econômica gerada pelos resíduos recicláveis que vão para os dois mil 655 lixões existentes no país. Anualmente, segundo a associação, são 14 bilhões de reais desperdiçados.

Os prédios públicos de Florianópolis passarão por um processo de retirada de estruturas que contenham amianto, material cancerígeno presente principalmente em telhas. A cidade é a primeira a aprovar uma lei para retirada da susbstância. Por conta dos riscos à saúde humana, o uso e comércio do amianto foi proibido no Brasil em 2017. A Capital de Santa Catarina foi além da proibição do uso e comércio do amianto, e também determinou que as estruturas públicas que contenham amianto devem ser removidas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o material é o principal agente carcinogênico ocupacional, respondendo pela maioria dos cânceres de pulmão ocupacionais e por um terço de todos os cânceres ocupacionais.

A Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar as circunstâncias da interrupção da gravidez de uma menina de 11 anos que fez aborto legal no estado após estupro será aberta depois das eleições. O ato deferindo o requerimento de instalação da CPI foi lido em plenário durante a sessão da tarde desta quarta-feira. A Procuradoria da Alesc havia dado parecer favorável para a abertura da CPI na semana passada. O protocolo da Comissão Parlamentar de Inquérito, assinado pela deputada ANA CAMPAGNOLO do PL, recebeu apoio de 21 de 40 parlamentares. A criança realizou o aborto em 22 de junho, no Hospital Universitário de Florianópolis, após recomendação do Ministério Público Federal.

Dados do Portal da Transparência do Registro Civil mostram que 57 mil e 400 brasileiros nasceram e não tiveram a presença do pai neste ano de 2022. Deste total, quatro vírgula oito por cento, o que corresponde a dois mil 768 casos, ocorreram em Santa Catarina. O documento de nascimento emitido pelos cartórios, nesse caso, tem a informação de "pai ausente". Com isto, somente a mãe aparece como responsável pela criança na certidão de nascimento e especialistas apontam este como um fator social e psicológico negativo. A ausência do pai na criação, tanto pelas demandas como pela contribuição na formação, tem impactos diretos no recém-nascido.

As temperaturas médias registradas neste mês de julho devem ser as maiores dos últimos 60 anos. A afirmação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Durante suas participações diárias nas emissoras afiliadas à Rede Peperi ele trouxe esse dado e frisou que a região Extremo Oeste catarinense já vive uma estiagem. Conforme ele, o que chama atenção nas últimas semanas é o calor constante, ou seja, vários dias seguidos com temperaturas próximas ou acima de 30 graus em pontos da região. Segundo ele, esse calor em pleno inverno prejudica principalmente quem trabalha com a fruticultura, visto a brotação de várias espécies, entre elas, caquis, uvas, mirtilos, entre outras.

O mês de julho deve encerrar com pelo menos três graus acima da média histórica. A projeção é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. De acordo com ele, apesar do frio intenso desta sexta, sábado e domingo, onde a temperatura deve chegar próximo de zero grau, os mapas apontam temperaturas acima da média para o mês. Ele destacou que em relação a agosto, o mês será normal e com frio intenso. Já em relação ao nível de chuva, julho vai terminar abaixo da média e agosto também não há indicativos de bons volumes. RONALDO COUTINHO ressaltou que em pontos da região houve chuva entre 30 e 40 milímetros. Já em São Miguel do Oeste, a média ficou entre 40 e 60 milímetros de chuva.

Tanto as fortes chuvas enfrentadas há alguns meses, quanto o período de estiagem vivido neste momento é consequência do efeito La Niña. O comentário é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Ele disse que por isso ocorrem chuvas em excesso por várias semanas consecutivas e também falta de água por outro período semelhante ou até maior. Ele explicou que os mapas não mostram um volume razoável de chuva para os próximos meses e por isso a orientação é que as famílias façam a captação de água por meio das cisternas. COUTINHO pontuou ainda que o período La Niña vai até meados de janeiro e até lá, os volumes de água não devem ser expressivos.

O espaço da agricultura familiar da Faismo vai contar com 47 pequenos produtores rurais. A informação é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI. Ela explicou que os agricultores já estão se preparando para a feira. De acordo com LEONILDA, todos os expositores da agricultura familiar trabalham no sistema de cadeia curta, onde o agricultor produz, industrializa e vende os produtos diretamente para os consumidores, sem a participação de intermediários. Ela explicou que os espaço na feira ainda não foi fechado e os produtores interessados em expor na Faismo podem fazer contato com a Epagri de São Miguel do Oeste.

Até agora, 70 por cento dos estandes da feira da agricultura familiar estão preenchidos. De acordo com extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI, cerca de 30 estandes já tem os contratos assinados e os expositores já estão com a documentação pronta para a feiura. Cerca de 15 espaços ainda estão vagos e serão preenchidos por agricultores que tenham a produção regularizada, com licenças e autorizações sanitárias. LEONILDA explicou que a comissão da agricultura familiar vem priorizando a diversidade da feira, buscando o maior número possível de produtos diferentes para a exposição. A ideia é levar para a Faismo uma amostra do potencial e dos diversos produtos que vem da agricultura familiar.

A secretaria de Urbanismo está realizando um serviço de embelezamento das ruas da cidade. A informação é do secretário adjunto, CLAUDIO BARP. Ele explicou que o trabalho de plantio de flores e arvores já foi realizado no Trevo de acesso à BR 282, avenida Willy Barth e nas ruas Waldemar Rangrab, Dom Pedro Segundo e Men de Sá. BARP disse que neste ano já foram plantadas 700 mudas de árvores. O secretário disse que as plantas foram adquiridas em processo de licitação e que o objetivo é melhorar o embelezamento da cidade, beneficiando os moradores e os visitantes de São Miguel do Oeste.

Na manhã desta quarta-feira, empresários e colaboradores associados da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste participaram do workshop: “Análise de crédito como estratégia de sucesso da performance financeira empresarial”. A capacitação foi ministrada pela Gerente de Contas Boa Vista SPC SC da Facisc, MIRIAN FOFONKA. De acordo com ela, o objetivo do encontro foi tirar dúvidas e levar novos conceitos aos associados. Um dos focos da qualificação foram as mudanças nas consultas para concessão de crédito em razão da Lei do Cadastro Positivo. Além do encontro sobre análise de crédito, a equipe da Facisc está realizando uma rodada de visitas nas ACIs da região, que compreende os municípios de Chapecó, Itapiranga, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste e Maravilha.

A câmara de vereadores de Bandeirante aprovou o projeto de lei que institui o programa de Vereador Mirim do município. O projeto do Parlamento Jovem foi aprovado por unanimidade na sessão de terça-feira. A proposta é de autoria da vereadora do Cidadania, JANE RIES. Ela explicou que o objetivo é aproximar o legislativo das escolas e estimular o desenvolvimento e amadurecimento político dos jovens. JANE comentou que a redação original foi alterada a partir das sugestões apresentadas pela secretaria de educação e das escolas. O Parlamento Jovem é voltado para estudantes de 14 a 16 anos do ensino médio. A primeira eleição da câmara mirim de Bandeirante será realizada em março do ano que vem com posse no mês de abril.

O MDB vai promover um rodízio entre os vereadores e suplentes do partido no legislativo de São Miguel do Oeste. Em agosto, o vereador CARLOS AGOSTINI estará de licença, abrindo espaço para um dos suplentes da sigla. Ele explicou que não fez esse movimento no ano passado por ser o primeiro ano de mandato. AGOSTINI comentou que a tendência é de que a licença neste ano seja por 60 dias. Ele explicou que o vereador BUFFO, foi o primeiro suplente, já assumiu no lugar de MOACIR FIORINI. A tendência é que a vaga seja ocupada pela segunda suplente da sigla, SILVIA KUHN.

Foi aberto na manhã de hoje a primeira edição do Seminário municipal de Cultura de São Miguel do Oeste. A programação começou as oito horas com café colonial e Stand Up Colonial com SEU ANÍBAL, personagem do comunicador LUCAS PEREIRA da Top 104 e musical com Águas Nativas. As nove horas ocorreu a palestra sobre o tema “A Genealogia da Cultura” com a psicóloga SOLANGE KAPPES. As 10 horas, a palestra foi sobre o tema “Cultura - Gestão do Patrimônio Material e Imaterial”. O assunto foi ministrado pelo professor, Autor e Gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, RODRIGO ROSA. A palestra da tarde, a uma meia será sobre “Museus e Patrimônio Cultural” com o Coordenador do Sistema Estadual de Museus, RENILTON DE ASSIS. O seminário está ocorrendo no auditório da secretaria municipal de Educação.

Cinquenta e cinco pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nos últimos sete dias em São Miguel do Oeste. No mesmo período, 78 pessoas entraram para a lista de recuperados. Dessa forma, 78 moradores ainda estão com o vírus ativo, uma redução de pouco mais de 10 por cento na comparação com a semana anterior. A Secretaria de Saúde de Saúde também informou nesta quarta-feira que continuam disponíveis os testes de covid por livre demanda para sintomáticos respiratórios. Para fazer o teste basta comparecer à Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das entre oito e 10 da manhã ou na parte da tarde, entre uma e três horas.

São Miguel do Oeste não registrou nenhum novo caso de dengue nos últimos sete dias. Nas últimas quatro semanas, a cidade teve apenas um diagnóstico da doença. As informações estão no boletim semanal da dengue divulgado ontem pela secretaria de saúde. Desde o começo do ano, foram confirmados mil e 96 casos da doença. O centro tem o maior número de registros com 244 diagnósticos. O São Luiz teve 125 casos confirmados e o São Luiz, 121. No Agostini, 99 moradores contraíram a doença.

A prefeitura de São Miguel do Oeste vai realizar, no começo de agosto, a licitação da empresa responsável pela emissão dos cartões para o programa de Bonus Agrícola. A informação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. De acordo com ele, os envelopes com as propostas serão abertos no dia nove. Essa é a segunda licitação para o programa. O primeiro processo não teve interessados. A empresa vencedora vai emitir os cartões com os créditos do bônus para os agricultores e organizar a relação de empresas do comércio credenciadas para receber os bônus como pagamento por produtos e serviços. ORSO disse que o município já tem a lista de produtores com os valores já definidos e que falta apenas licitar a empresa para fornecer os cartões e iniciar o programa.

O Bônus agrícola prevê a concessão de um crédito para os agricultores gastarem no comércio que será definido de acordo com a movimentação econômica da propriedade. A explicação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. O valor do crédito corresponde a um virgula seis por cento do volume de notas de produtor emitidas. O valor mínimo que cada produtor receberá será de 50 reais e no máximo, dois mil e 500 reais. Neste ano, a projeção do município é conceder cerca de 900 mil reais em bônus. Os valores tem como base os resultados da movimentação econômica do ano de ano de 2020. Ele destacou ainda que o bônus que será pago no ano que vem terá como base os números de 2021.

O programa de Bônus agrícola terá impactos positivos em diferentes setores da economia de São Miguel do Oeste. A avaliação é do secretário de agricultura, ANTONIO ORSO. Além de beneficiar os produtores, que receberão um valor para gastar no comércio, o bônus vai representar uma receita a mais para as empresas credenciadas. Ou seja, são 900 mil reais a mais que vão circular na economia local no segundo semestre. Outro ponto citado por ORSO é que o programa vai estimular a emissão da nota de produtor, o que deve provocar aumento da arrecadação da prefeitura em razão do possível crescimento do movimento econômico.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste realizará, na próxima semana, as três últimas reuniões desta edição do programa “O Povo Fala” em comunidades do interior. Nesta semana, os encontros aconteceram na segunda-feira com moradores da linha Fátima e na terça-feira, na linha Jacutinga Arroio Veado, incluindo também os moradores da linha Juvêncio. Na próxima segunda-feira, a reunião será com as famílias das Linhas Jacutinga Guamerim e Waldemar no Salão Comunitário da Jacutinga Guamerim. Na terça-feira, o encontro será no salão comunitário da Linha Pinheirinho. A última reunião do O Povo Fala será no Salão Comunitário da Sete de Setembro com os moradores das Linhas Sete de Setembro, Vista Alta, Nereu Ramos e São Domingos.

Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta quarta-feira na rodovia SC 163, próximo à entrada da cidade de Iporã do Oeste. Foi uma colisão entre um veículo Escort, conduzido por um homem de 38 anos, que invadiu a contramão da direção e colidiu na lateral de um caminhão, conduzido por um homem de 38 anos. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o condutor do carro se recusou a realizar o teste do etilômetro. Não houve feridos e os danos foram de pequena monta no caminhão e de média monta no veículo.

A Polícia Militar registrou apenas uma ocorrência de destaque nas últimas 24 horas em São Miguel do Oeste. Por volta das quatro horas da tarde de ontem, uma guarnição abordou um casal na rua Wélio Wassun, centro da cidade. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram um cigarro de maconha dentro da carteira de um dos abordados. Os policiais confeccionaram o Termo Circunstanciado e o casal assumiu o compromisso de comparecer ao Fórum em audiência judicial. Depois da assinatura do documento, eles foram liberados.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente de transito nesta quinta-feira na SC 305. O fato aconteceu por volta das duas da madrugada nas proximidades da ponte sobre o rio das Antas em Anchieta. O condutor de um Palio perdeu o controle da direção e saiu da pista. De acordo com os bombeiros, uma mulher foi encontrada consciente e sentada na lateral da rodovia. Ela relatava fortes dores na região do ombro com dificuldades para arrumar a postura e respirar. Depois do atendimento prévio, a vítima foi levada ao hospital da cidade. Os socorristas também atenderam um homem que não apresentava ferimentos aparentes ou dores. Mesmo assim, ele foi encaminhado para o atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.