ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-07-2022 Quinta-feira

-UMA EM CADA QUATRO CIDADES BRASILEIRAS NÃO POSSUI COLETA SELETIVA

-CPI DO ABORTO NA ALESC SERÁ ABERTA DEPOIS DAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO

-REUNIÃO AVALIA PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO NA CÂMARA DE IPORÃ DO OESTE

-LIONS CLUBE AVANÇA EM PROJETO PARA O PLANTIO DE 10 MIL MUDAS DE ÁRVORES

-SÃO JOÃO DO OESTE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE MARCENARIA

-FESTIVAL REGIONAL DA CANÇÃO ALEMÃ MOVIMENTA 5º DIA DA DEUTSCHE WOCHE

-CARRO COM DUAS PESSOAS SAI DA PISTA E CAI EM MEIO A VEGETAÇÃO

-MOTORISTA INVADE CONTRAMÃO E CAUSA COLISÃO NA ENTRADA DA CIDADE


O tempo em Iporã do Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com chuva à partir da noite. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


A Ucrânia anunciou, nesta quarta-feira, que as atividades nos portos do país foram retomadas para viabilizar a exportação de grãos, bloqueados desde o início da invasão russa, há seis meses. Um Centro de Coordenação Conjunta, responsável pelo controle dos embarques de cereais ucranianos via Mar Negro, foi inaugurado oficialmente em Istambul. O órgão fará a inspeção dos navios que partem da Turquia e que ali chegam, a fim de garantir que estes não transportam nada além de grãos. Sediado em uma academia militar, o centro será administrado igualmente por cinco "representantes da Rússia, assim como da Ucrânia, da ONU e da Turquia, incluindo militares e civis".

O suspeito de ter efetuado disparos em pessoas que viam a parada do Dia da Independência perto de Chicago foi formalmente acusado de 117 crimes, entre eles, homicídios ou tentativas de homicídio. O homem tem 21 anos e está preso desde o dia 4 de julho. Ele atacou as pessoas que viam a parada na cidade de Highland Park. Ele matou 7 pessoas e feriu mais de 30. O julgamento será no dia três de agosto e se condenado pelas acusações de assassinato, ele enfrentará uma sentença obrigatória de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.

Agentes de fronteira dos Estados Unidos detiveram 224 pessoas em dois grupos que entraram no país perto da cidade de Imperial Beach, na Califórnia. 183 eram brasileiros, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Depois dos brasileiros, romenos e colombianos foram as nacionalidades mais comuns entre os detidos, oito cada. As pessoas entraram ilegalmente nos Estados Unidos nos últimos cinco dias.

O IBGE abriu mais um processo seletivo para a contratação de trabalhadores temporários para o Censo Demográfico 2022. São 15.075 vagas para recenseador, que exige nível fundamental completo. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado. As inscrições, gratuitas, começam nesta quinta-feira e se encerram na segunda-feira, primeiro de agosto. Segundo o edital publicado no "DOU", os candidatos devem levar a ficha de inscrição até um dos postos do IBGE listados no edital. No estado, 55 cidades tem vagas abertas, entre elas, Palmitos, Palma Sola, Maravilha e Guaraciaba.

Após a Organização Mundial de Saúde dizer que é "muito preocupante" a situação da varíola dos macacos no Brasil, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, declarou nesta quarta-feira que o país “tomou todas as providências” para enfrentar a doença. A declaração da OMS foi feita nesta terça, por meio da lider técnica da organização para a varíola dos macacos, ROSAMUND LEWIS. De acordo com o monitoramento da entidade, o Brasil tinha o oitavo maior número de casos no mundo até a semana passada, com 592 infecções. Na segunda-feira, o Ministério da Saúde já contabilizava 696 casos. QUEIROGA explicou que a pasta tem priorizado fazer diagnósticos e proteger os profissionais que lidam com infectados.

Uma em cada quatro cidades brasileiras não possui coleta seletiva. Ao todo, são mil 425. Os dados são de pesquisa recente da Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. O cenário de atraso, descrito pelo diretor-presidente da associação, CARLOS SILVA FILHO, pode ser ainda pior que as estatísticas indicam, pois o processo é incipiente em grande parte dos 74 por cento dos municípios restantes. Outro levantamento da Abrelpe, de 2019, mostra a perda econômica gerada pelos resíduos recicláveis que vão para os dois mil 655 lixões existentes no país. Anualmente, segundo a associação, são 14 bilhões de reais desperdiçados.

Os prédios públicos de Florianópolis passarão por um processo de retirada de estruturas que contenham amianto, material cancerígeno presente principalmente em telhas. A cidade é a primeira a aprovar uma lei para retirada da susbstância. Por conta dos riscos à saúde humana, o uso e comércio do amianto foi proibido no Brasil em 2017. A Capital de Santa Catarina foi além da proibição do uso e comércio do amianto, e também determinou que as estruturas públicas que contenham amianto devem ser removidas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o material é o principal agente carcinogênico ocupacional, respondendo pela maioria dos cânceres de pulmão ocupacionais e por um terço de todos os cânceres ocupacionais.

A Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar as circunstâncias da interrupção da gravidez de uma menina de 11 anos que fez aborto legal no estado após estupro será aberta depois das eleições. O ato deferindo o requerimento de instalação da CPI foi lido em plenário durante a sessão da tarde desta quarta-feira. A Procuradoria da Alesc havia dado parecer favorável para a abertura da CPI na semana passada. O protocolo da Comissão Parlamentar de Inquérito, assinado pela deputada ANA CAMPAGNOLO do PL, recebeu apoio de 21 de 40 parlamentares. A criança realizou o aborto em 22 de junho, no Hospital Universitário de Florianópolis, após recomendação do Ministério Público Federal.

Dados do Portal da Transparência do Registro Civil mostram que 57 mil e 400 brasileiros nasceram e não tiveram a presença do pai neste ano de 2022. Deste total, quatro vírgula oito por cento, o que corresponde a dois mil 768 casos, ocorreram em Santa Catarina. O documento de nascimento emitido pelos cartórios, nesse caso, tem a informação de "pai ausente". Com isto, somente a mãe aparece como responsável pela criança na certidão de nascimento e especialistas apontam este como um fator social e psicológico negativo. A ausência do pai na criação, tanto pelas demandas como pela contribuição na formação, tem impactos diretos no recém-nascido.

As temperaturas médias registradas neste mês de julho devem ser as maiores dos últimos 60 anos. A afirmação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Durante suas participações diárias nas emissoras afiliadas da Rede Peperi, ele trouxe esse dado e frisou que a região Extremo Oeste catarinense já vive uma estiagem. Conforme ele, o que chama atenção nas últimas semanas é o calor constante, ou seja, vários dias seguidos com temperaturas próximas ou acima de 30 graus em pontos da região. Segundo ele, esse calor em pleno inverno prejudica principalmente quem trabalha com a fruticultura, visto a brotação de várias espécies, entre elas caquis, uvas, mirtilos, entre outras.

O mês de julho deve encerrar com pelo menos três graus acima da média histórica. A projeção é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. De acordo com ele, apesar do frio intenso desta sexta, sábado e domingo, onde a temperatura deve chegar próximo de zero grau, os mapas apontam temperaturas acima da média para o mês. Ele destacou que em relação a agosto, o mês será normal e com frio intenso. Já em relação ao nível de chuva, julho vai terminar abaixo da média e para agosto também não há indicativos de bons volumes. RONALDO COUTINHO ressalta que em pontos da região houve chuva entre 30 e 40 milímetros. Já em São Miguel do Oeste, a média ficou entre 40 e 60 milímetros de chuva.

Tanto as fortes chuvas enfrentadas há alguns meses, quanto o período de estiagem vivido neste momento, é consequência do efeito La Niña. O comentário é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Ele disse que por isso ocorrem chuvas em excesso por várias semanas consecutivas e também falta de água por outro período semelhante ou até maior. Ele explica que os mapas não mostram um volume razoável de chuva para os próximos meses e por isso, a orientação é que as famílias façam a captação de água por meio das cisternas. COUTINHO pontua ainda que o período La Niña vai até meados de janeiro e até lá, os volumes de água não devem ser expressivos na região.

A vigésima quinta edição do Festival Regional da Canção Alemã foi a atração principal desta quarta-feira na Deutsche Woche em São João do Oeste. Com apresentações de alto nível, 18 calouros participaram do festival na Sociedade Aliança nas categorias infanto juvenil, adulto e sênior. Após o festival, a Orquestra Continental animou o baile. Na categoria infanto juvenil os vencedores foram ANA BEATRIZ WEBER EIDT DE LIMA em terceiro lugar, CAUÊ YANCY WIRTH DE ABREU em segundo lugar e a campeã foi JAMILY PETRY WIRTH. Na categoria adulto a dupla LAURA E TAÍS conquistou o terceiro lugar, ANA CAROLINA HELLER o segundo lugar e a campeã foi CARINE BABICK. Já na categoria sênior, o terceiro lugar ficou com JOSÉ SCHNEIDER, NILO WIRTH em segundo lugar e a dupla campeã foi PAULO CÉSAR e CAROLINE. Além do valor em dinheiro, os vencedores também receberam um troféu.

São João do Oeste registra grandes investimentos em diferentes setores que necessitam de grande consumo de água. A meta é evitar o problema enfrentado recentemente com a estiagem que gerou altos custos para os cofres públicos e produtores rurais no transporte de água. O Secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, cita o setor agropecuário com novas granjas de suínos e aves, além de ampliação do plantel de gado. A Secretaria possui orçamento de um milhão de reais como forma de incentivo para projetos de reservação de água. No período de chuva não foi registrado procura pelo incentivo do município. RECH cita que atualmente vários projetos estão em execução e podem ser contemplados com valor de até 10 mil reais pago pelo município. Ele chama atenção que este é o momento de ações preventivas para evitar falta de água no verão.

O programa contempla moradores do perímetro urbano com até 500 reais e para projetos no interior, com até 10 mil reais de incentivo. ROGÉRIO RECH admite que pode sobrar recursos no final do ano e neste caso, será preciso aprovação da Câmara de Vereadores para a sequência do incentivo em 2023. O Secretário da Agricultura lembra que a Prefeitura destina elevados recursos para novos sistemas de tratamento e distribuição de água. As reservas individuais visam somar as ações públicas para enfrentar uma grande dificuldade que São João do Oeste tem no abastecimento de água em períodos de estiagem.

Lions Clube de Iporã do Oeste avança na realização do Projeto 10 mil árvores. A informação é do vice-presidente do clube de serviço do município, MILTON JOSÉ MELZ. De acordo com ele, a ideia surgiu com o objetivo de comemorar os 10 anos do Lions, deixar uma marca na história e um legado para as futuras gerações. Ele explica que o Clube firmou uma parceria com o Horto Florestal do Grupo Creluz do Rio Grande do Sul, que se comprometeu em fornecer as mudas de árvores para o plantio nas propriedades, para fins de reflorestamento e proteção das fontes de água.

MILTON MELZ explica que no total serão plantadas 52 variedades em todo o município entre Pinheiros, Pitanga, Guabijú, Araçá, Cereja, Uvaia, Anjico, Guajuvira, Rabo de Bugio, Grápia, Cedro, Canela, Louro entre outras. Na manhã desta segunda-feira, foram recebidas e entregues 900 mudas de árvores para plantio em solo iporãoestino. O projeto será concluído em 2029, quando o Lions de Iporã do Oeste irá completar 10 anos de fundação. A parceria com o Grupo Creluz prevê entregas anuais de mudas, até alcançar a marca de 10 mil árvores plantadas.

São João do Oeste abre inscrições para curso de marcenaria. Treinamento está sendo oferecido pela prefeitura, em parceria com o Senai. As inscrições iniciaram nesta semana e o curso contará com carga horária de 60 horas. De acordo com o secretário da indústria, comércio e turismo de São João do Oeste, ELIAS SCHNEIDER, o foco será na fabricação de móveis sob medida, atualmente com grande demanda de produção e pouca mão de obra qualificada no município. Ele enfatiza que estão sendo disponibilizadas 15 vagas e a maioria já foram preenchidas. As inscrições seguirão abertas até o dia 31 de julho ou até o fechamento do número máximo disponibilizado.

Curso de marcenaria será ministrado no próprio município de São João do Oeste. De acordo com o secretário da indústria, comércio e turismo, ELIAS SCHNEIDER, os inscritos não precisarão se deslocar para outras cidades. Ele enaltece que isso foi possível através da colaboração do município que forneceu o espaço para as aulas teóricas e de uma empresa do ramo moveleiro que vai ceder espaço para as aulas práticas. O secretário observa que a maior parte do curso terá atividades práticas para que os participantes possam aprender com eficiência os conteúdos. SCHNEIDER relembra que o município já proporcionou uma atividade semelhante no ano passado, quando foi oferecido um curso de solda que também registrou uma grande procura.

Mesa diretora do Legislativo de Iporã do Oeste realiza reunião com todos os servidores da Câmara Municipal. O objetivo do encontro na semana passada foi de avaliar os trabalhos realizados no primeiro semestre e levantar ações a serem feitas até o fim deste ano. A presidente, vereadora IRMÍ ROHR SCHNEIDERS, enaltece que de fevereiro até agora foram discutidos, votados e aprovados 21 Projetos de Lei, três Projetos do Legislativo, 30 indicações, duas Moções, seis Pedidos de Informação e oito Requerimentos. Ela considera que foram meses de intenso trabalho coletivo dos vereadores, oportunizando a participação de todos com ideias e sugestões para melhorar os Projetos que tramitam na Casa. De acordo IRMÍ, o propósito da nona legislatura é trabalhar em várias frentes que ainda não estão adequadas no município.

Presidente enaltece retomada da participação dos vereadores em congressos e capacitações. IRMÍ ROHR SCHNEIDERS cita que após oito anos, os vereadores voltaram a receber incentivo para participarem de pelo menos um congresso ou capacitação anual em Brasília e Florianópolis. Ela ressalta ainda que atualmente estão sendo finalizadas algumas melhorias na entrada do Plenário, com a colocação de um telhado para facilitar o acesso em dias de chuva e frio. Recentemente a Câmara também recebeu um sistema de vídeo monitoramento para dar mais segurança aos servidores e por se tratar de um local público que arquiva grande quantidade de documentos. Para a sequência dos trabalhos, a presidente do Legislativo de Iporã do Oeste ressalta que será atendida uma exigência do Ministério Público com a criação do cargo de controlador interno no quadro de pessoal da casa.

Contratação de controlador interno será por concurso público. De acordo com a presidente do Legislativo de Iporã do Oeste, o processo iniciou com a criação de uma Lei instituindo a vaga, seguida do anúncio das inscrições para o concurso que será aplicado neste sábado pela Ameosc. As inscrições já foram encerradas e todas as informações sobre o processo de contratação estão disponíveis tanto no site da Ameosc, quanto da Câmara Municipal. IRMÍ enfatiza que o profissional terá a principal função de coordenar os trabalhos internos da Câmara, averiguando e encaminhando todas as informações ao seu destino final como o Diário Oficial, o Executivo Municipal, Estadual ou para a União. Ela observa que a criação do cargo se fez necessária pois a mesa diretora não pode exigir que outros funcionários como a contadora ou o advogado façam esse trabalho que não é de sua responsabilidade.

Projeto polêmico foi discutido na vigésima primeira Sessão Ordinária de 2022 em Iporã do Oeste. Na reunião do dia quatro de julho, o vereador MÁRIO HECK apresentou uma Indicação para que o Executivo reenvie o Projeto para conceder aumento no valor do vale alimentação dos servidores públicos. Na justificativa, cita que a Casa recebeu e discutiu amplamente a proposta e que melhoramentos foram realizados, porém, o Projeto foi retirado pela administração a fim de adequar a redação com as alterações propostas e enviá-lo novamente para tramitar em Regime de Urgência. No entanto, o Projeto de Lei foi retirado novamente e não pode ser votado pelos vereadores. HECK se disse decepcionado por não ter recebido o Projeto com as adequações. Na avaliação dele, o Executivo se mostrou autoritário ao não aceitar as mudanças propostas pelos Edis.

Vereadores não tem obrigação de aprovar Projetos do Executivo sem alterações. A afirmação é da presidente do Legislativo de Iporã do Oeste, IRMÍ ROHR SCHNEIDERS. Ela considera saudável a divergência de ideias e opiniões e observa que os vereadores não tem a obrigação de concordar com tudo o que o Executivo propõe, devendo prevalecer o interesse e a participação da população nas tomadas de decisões. Sobre o Projeto de reajuste no vale alimentação dos servidores, o líder do governo na Câmara, vereador PAULO SÉRGIO MARX, afirma que os vereadores tinham conhecimento prévio do Projeto e haviam concordado em aprová-lo sem mudanças. No entanto, houve indicação verbal de última hora, o que causou a retirada da pauta por parte da administração.

MARX ressalta que o Executivo continuou estudando a proposta, com inclusão do pagamento retroativo à data de primeiro de maio. Ele não concorda com as acusações de autoritarismo, uma vez que a proposta foi amplamente discutida de forma conjunta e precisou de tempo para as adequações sugeridas. Para ele, quem está perdendo são os servidores municipais. Na sessão desta semana, o referido Projeto foi reapresentado aos vereadores pelo Executivo.

Um casal de moradores da Linha 43, no interior de Riqueza, levou um susto ao se deslocar em direção à roça na manhã desta quarta-feira. De acordo com a agricultora, NEIVA PUNTEL TOEBE, ela e seu marido se depararam com uma cobra coral cruzando a estrada enquanto iam trabalhar na propriedade. Ela relatou que a serpente estava bastante agitada e tentava atacá-los. O fato chamou atenção de NEIVA, pois nessa época do ano é incomum o surgimento de serpentes na região. O biólogo e coordenador do núcleo de estudos da vida selvagem da Unoesc, JACKSON PREUSS, avaliou as fotos e confirmou que era uma coral verdadeira. De acordo com ele, o surgimento não está ligado às estações do ano e sim com as temperaturas. O calor acentuado nos últimos dias favorece o reaparecimento desses animais. Ele orienta que as pessoas redobrem a atenção tanto em ambientes abertos, quanto em áreas de mata ou vegetação.

Casal é flagrado com drogas em São Miguel do Oeste. Foi nesta quarta-feira por volta das 16h, no centro da cidade. A Polícia Militar realizava rondas, quando avistou um casal andando na calçada. Ambos ao avistarem a guarnição Policial, demonstraram nervosismo. O casal foi abordado e submetidos a busca pessoal, sendo localizada uma carteira de cigarro, contendo um cigarro de maconha de aproximadamente um grama. Diante do flagrante foi expedido um Termo Circunstanciado, sendo que as partes assumiram o compromisso de comparecerem ao Fórum. Depois dos procedimentos, os envolvidos foram orientados e liberados no local.

Carro com duas pessoas sai da pista e cai em meio a vegetação. Duas pessoas sofreram um acidente após o veículo Palio em que estavam sair da pista e cair em meio a vegetação às margens da SC-305, próximo a ponte do Rio das Antas em Guaraciaba, nesta quinta-feira. Os bombeiros foram acionados por volta das 02h. De acordo com os socorristas, uma mulher, de 41 anos, foi encontrada consciente e sentada na lateral da rodovia. Ela relatava fortes dores na região do ombro com dificuldades para arrumar a postura e respirar. Depois do atendimento prévio, a vítima foi levada ao hospital da cidade. Os socorristas também atenderam um homem, de 38 anos, que não apresentava ferimentos aparentes ou dores. Mesmo assim, ele também foi encaminhado para atendimento. A Polícia Militar realizou os procedimentos cabíveis.

Motorista invade contramão e colide em caminhão. O acidente de trânsito foi registrado na noite desta quarta-feira, na rodovia SC 163, próximo à cidade de Iporã do Oeste, no sentido à Descanso. Foi uma colisão entre um veículo Ford Escort, conduzido por um homem de 38 anos, que invadiu a contramão da direção e colidiu na lateral de um caminhão de transporte de suínos, conduzido por um homem de 38 anos. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o condutor do carro se recusou a realizar o teste do etilômetro. Não houve feridos e os danos foram de pequena monta no caminhão e de média monta no veículo envolvido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.