ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sábado - 28 06 2025

-AÇÃO DO PSOL NO STF PEDE SUSPENSÃO DA DECISÃO QUE DERRUBOU AUMENTO DO IOF

-FIESC ENTREGA ORDEM DO MÉRITO INDUSTRIAL PARA EMPRESÁRIOS DO SETOR

-NOVO GOVERNADOR DO DISTRITO 4740 QUER CRIAR MAIS UM CLUBE DE ROTARY NO MUNICÍPIO

-VEREADOR DO PT DIZ QUE REFORMA ADMINISTRATIVA É PARA ACOMODAR ALIADOS POLÍTICOS

-LÍDER DO GOVERNO CITA QUE PROJETO É PARA MELHORAR SERVIÇOS E NÃO DAR CARGOS

-BRIGA EM BARBEARIA NO CENTRO DA CIDADE TERMINA COM UMA PESSOA FERIDA

-CONDUTOR DE CARRO FICA FERIDO EM COLISÃO TRASEIRA CONTRA ONIBUS NA BR 158

A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus. A máxima pode chegar a 21 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a semana cotado em cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0047 centavos.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, disse nesta sexta-feira que a Rússia estava procurando cortar seus gastos militares a partir do próximo ano, contrastando com o plano da Otan de aumentar os gastos com defesa na próxima década. Na quarta-feira, os aliados da Otan concordaram em aumentar sua meta de gastos coletivos para cinco por cento do Produto Interno Bruto nos próximos 10 anos, citando o que chamaram de ameaça de longo prazo representada pela Rússia e a necessidade de fortalecer a resistência civil e militar. Em sua primeira reação a essa medida, PUTIN disse em uma coletiva de imprensa em Minsk que os gastos da Otan seriam destinados a "compras dos Estados Unidos e ao apoio ao seu complexo militar-industrial", e que isso era assunto da Otan, não da Rússia.

O Senado dos Estados Unidos rejeitou nesta sexta-feira uma resolução proposta pelos democratas que visava restringir a capacidade do presidente DONALD TRUMP de adotar ações militares contra o Irã sem a aprovação do Congresso. O senador TIM KAINE, democrata do estado da Virgínia, apresentou o projeto na semana passada, sob a Lei dos Poderes de Guerra de 1973, antes de TRUMP autorizar ataques a três instalações nucleares iranianas. A resolução exigiria a aprovação do Congresso para quaisquer novos ataques ao Irã que não fossem em legítima defesa ou devido a perigo iminente. A proposta foi rejeitada.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou que os países do Mercosul assinaram nesta semana uma autorização que amplia em 50 códigos tarifários a Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do bloco. A lista de exceções à TEC é um mecanismo por meio do qual as nações podem comercializar produtos com tarifas diferentes daquelas vigentes no bloco comercial. As tarifas podem ser maiores, ou menores, dependendo do objetivo. Com tarifas menores, por exemplo, os produtos ficam mais baratos. A mudança também atende a um pedido do presidente argentino, JAVIER MILEI, que busca estreitar a relação comercial do país com os Estados Unidos por meio de redução de tarifas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta sexta-feira manter a bandeira vermelha patamar 1 e, com isso, a conta de luz continuará mais cara em julho. Segundo a Aneel, o volume de chuvas abaixo da média tem reduzido a produção de hidrelétricas e demandado o acionamento de termelétricas, que são mais caras, o que eleva o custo de geração de energia. Isso significa que as contas de energia elétrica continuarão recebendo adicional de quatro reais e 46 centavos para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A bandeira vermelha patamar 1 é o quarto nível de cinco faixas de custo extra para o consumidor na conta de energia elétrica.

Com o início do sistema de meta contínua de inflação em janeiro deste ano, o Banco Central se prepara para divulgar uma nova carta aberta ao ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD. Isso ocorre por conta do novo estouro da meta de inflação, prevista para acontecer em junho deste ano — quando a inflação acumulada em 12 meses ficará acima do teto permitido. O descumprimento, a partir de junho, ocorre porque a inflação terá ficado por seis meses seguidos acima do teto de quatro e meio por cento. A Carta Aberta deve ter, entre outros pontos, a descrição detalhada das causas do descumprimento da meta e as medidas necessárias para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos. A divulgação do IPCA desse mês, que confirmará o estouro da meta de inflação, acontecerá em 10 de julho.

O Partido Socialismo e Liberdade, PSOL, entrou nesta sexta-feira com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para suspender a deliberação da Câmara dos Deputados e do Senado que derrubou o decreto editado pelo presidente LULA para aumentar alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras. A ação foi distribuída eletronicamente para o ministro GILMAR MENDES, que será o relator do caso. Não há prazo para decisão. Na ação, o partido, que faz parte da base do governo, reconhece que a Constituição autoriza o Congresso a sustar medidas do Executivo. Contudo, a legenda diz que a suspensão só pode ocorrer nos casos em que houver exorbitância do poder regulamentar do presidente da República. Para o PSOL, o decreto apenas alterou as alíquotas do IOF, "não havendo qualquer desrespeito ao limite de atuação normativa".

Entre janeiro de 2023 e junho de 2025, 323 pessoas precisaram de resgate em trilhas de Santa Catarina. Os dados fazem parte de um levantamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina divulgados pela NSC. Os números acendem o alerta para os cuidados necessários nesses locais para evitar casos como o de JULIANA MARINS, brasileira que morreu ao cair de um penhasco na Indonésia. Conforme o levantamento, a maior parte dos resgates em trilhas são feitos no Litoral catarinense, com 271 pessoas salvas pelos bombeiros em dois anos. Na região da Grande Florianópolis, o Morro do Cambirela, em Palhoça, e a trilha da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, lideram o número de salvamentos.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina reuniu nesta sexta-feira industriais de todo o estado e autoridades para a festiva entrega de medalhas da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina e da Ordem do Mérito Industrial da CNI. O evento, liderado pelo presidente da entidade, MARIO CEZAR DE AGUIAR, foi um espaço para mostrar a potência da indústria de Santa Catarina. Os homenageados com a comenda da Fiesc foram GUNTER KNOLSEISEN, fundador da Automatic Electric; MIRIAN MARIA BONISSONI GIOMBELLI CANFIELD, presidente do Grupo Ipumirim; ROBERTO ZAGONEL, fundador e CEO da Zagonel; VIVIANE CECILIA LUNELLI, presidente da Lunelli e o empresário de São Miguel do Oeste, CLAUDIMAR BORTOLIN, fundador da Torfresma Industrial. O presidente da Aurora Coop, NEIVOR CANTON, recebeu a comenda da Confederação Nacional da Indústria.

Com mais de 200 reclamações formais registradas desde 2022, a empresa de transporte por aplicativo Uber foi convocada pelo Procon de Santa Catarina para prestar esclarecimentos. O órgão de defesa do consumidor busca obter um posicionamento oficial da companhia sobre as queixas recebidas. Segundo o Procon, foram instaurados 13 processos administrativos contra a empresa, dos quais sete resultaram em sanções, incluindo um caso que culminou na inscrição em dívida ativa. A reclamação mais recorrente envolve motoristas que não finalizam a corrida no aplicativo, gerando cobranças indevidas ou até duplicadas aos usuários. Nesses casos, o passageiro paga pelo serviço, mas o motorista alega que não recebeu o valor.

O Ministério Público de Santa Catarina promoveu, nesta semana, um encontro regional com 67 representantes das redes municipal e estadual de ensino dos municípios de Iraceminha, Maravilha, São Miguel da Boa Vista, Santa Terezinha do Progresso, Flor do Sertão e Tigrinhos - todos integrantes da Comarca de Maravilha. A reunião foi conduzida pelo Promotor de Justiça VANDERLEY JOSÉ BOLFE e teve como foco a escuta especializada e o depoimento especial, instrumentos fundamentais previstos na legislação para assegurar a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de violência. Durante o evento, BOLFE que o objetivo é garantir que nenhum direito de crianças e adolescentes seja negligenciado por falhas de comunicação ou desconhecimento dos procedimentos legais.

O município de Guaraciaba recebeu nesta quinta-feira, em Brasília, o Selo Diamante do Sebrae, a maior premiação voltada ao atendimento de empreendedores do país. A cerimônia, promovida pelo Sebrae Nacional, reconheceu apenas cinco municípios catarinenses com o selo neste ano. Guaraciaba foi o único do Grande Oeste a alcançar a honraria máxima. A entrega do troféu foi feita à secretária de Indústria e Comércio, CINTHIA BORSATTO, e à agente de desenvolvimento, FRANCIELE VESENTIN, que representaram o município na capital federal. O reconhecimento é resultado do trabalho da Sala do Empreendedor que funciona na prefeitura. Segundo FRANCIELE, o selo é uma prova do comprometimento com os pequenos negócios.

A Sala do Empreendedor de Guaraciaba já realizou mais de 500 atendimentos, mostrando a força do serviço no incentivo à economia local. Atualmente, o município conta com cerca de 470 MEIs. Para receber o Selo Diamante, é necessário atingir a pontuação máxima em critérios como gestão, soluções ofertadas, ambiente de negócios, infraestrutura e presença digital.

A secretária Cinthia também comemorou a conquista. “Esse é um reconhecimento que mostra a importância da Sala do Empreendedor no desenvolvimento do nosso município”, afirmou.

O Peperi Debates discutiu, neste sábado, o contexto das políticas públicas para as mulheres no âmbito do município. O programa analisou as ações que existem e o que ainda falta em termos de políticas públicas para as mulheres. O debate reuniu a coordenadora do Cras da secretaria de Assistência Social, LORENI COMEL, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, MICHELE BEAL, a coordenadora do coletivo sindical, LUCILENE BINSFELD e a vereadora SILVIA KUHN. As fotos e o áudio do debate estão no portal da Peperi.

Uma das políticas pública mais efetivas no município é a presença dos órgãos de segurança para garantir uma proteçao a mulher vitima da violência. A afirmação é da presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulheres, MICHELE BEAL. Ela citou que além da atuação da DPCAMI e Polícia Militar, outros orgãos públicos tem uma atuação voltada a proteçao e garantir de acesso aos direitos da mulhere, como por exemplo, a secretaria de Asssitência Social com o Creas, e o poder judiciário. Mesmo assim, de acordo com MICHELE, ainda é preciso avançar na implantaçao de políticas públicas com o foco no combate ao preconceito e outras questões que atingem as mulheres. Na visão de MICHELE, a violência ainda é o aspecto que mais tem açoes afirmativa e, ao mesmo tempo, o que mais necessita da intervenção do poder público para proteger e atender as mulheres.

O município de São Miguel do Oeste tem políticas públicas preventivas e de atendimeetno as mulheres, especialmente as vítimas de violência. A observação é da coordenadora do CRAS da secretaria de Assistência Social, LORENI COMEL. De acordo com ela, o Cras desenvolve campanhas de prevenção e o Creas faz o atendimento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência. LORENI disse que em 2024, o Creas recebeu 68 casos de mulheres que sofreram violências no âmbito doméstico. Neste ano, de aneiro a junho, 17 casos de violência familiar foram encaminhados para o Creas. Ela citou que, além disso, o município tem uma gerência de políticas para mulheres e desenvolve ações que envolvem outros setores, além do tema da violência.

O poder público tem diversas açoes efetivas e afirmativas para a garantia dos direitos das mulheres, ainda é preciso avançar muito na igualdade de gênero na sociedade. A declaração é da coordenadora do coletivo sindical, LUCILENE BINSFELD. Uma das necessidades, de acordo com ela, é a questão da igualdade salarial. LUCILENE disse que existe uma lei federal sobre o tema, mas não há um atendimetno por parte de muitas empresas. Ela citou que as mulheres ganham de 20 a 25 por cento a menos do que os homens para a mesma função ou cargo. LUCILENE defendeu a adoção de uma política do cuidado porque as muheres ficam sobrecarregadas com trabalho, casa e filhos. Ela disse ainda que é prciso avançar na implantaçao de uma Casa Abrigo para as mulheres vitimas de violência.

São Miguel do Oeste deve trabalhar para instituir um plano municipal de políticas públicas para as mulheres. O comentário é da vereadora SILVIA KUHN. Ela comentou que cada orgão faz bem o seu trabalho, mas é preciso articular as açoes. A vereadora também destacou que a Procuradoria da Mulher, órgão do poder Legisaltivo, vai buscar para ampliar ações envolvendo as mulheres. Ela disse que a câmara não pode ficar apenas nas homenagens e participar mais dos espaços de debates para a definiçao de politcas públicas mais efetivas para o envolvimento e participaçao das mulheres. SILVIA comentou que a situaçao está melhorando e citou, como exemplo, os fatos da Câmara, pela primeira vez, ter mais mulheres do que homens e o Parlamento Jovem que conta com 12 meninas e cinco meninos.

O novo governador do Distrito 4740 do Rotary Clube toma posse hoje à noite em São Miguel do Oeste. A cerimônia está marcada para as sete e meia da noite no Clube Comercial. O cargo será ocupado pelo empresário do município, ELTON DALTOÉ. Sócio do Rotary São Miguel há 20 anos, ele chega ao comando do Distrito 4740. Ele vai desempenhar a funçao junto com a esposa, SILVANA DALTOÉ já que o Rotary trabalha com o conceito de Casal Governador. DALTOÉ comentou que se preparou para esse momento e que pretende ampliar a atuação dos clubes de serviços com projetos que atendam as necessidades da comunidade.

Um dos objetivos do novo governador do Distrito 4740 do Rotary é a abertura de novos clubes na região. A afirmaçao é do novo líder do Rotary no distrito, ELTON DALTOÉ. Ele antecipou que a governadoria, nesse planejamento, vai trabalhar para a criaçaõ de mais um Clube de Rotary em São Miguel do Oeste. Outra meta, de acordo com DALTOÉ, é aumentar o número de sócios dos clubes de Rotary na região.

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira, da Cãmara Municipal de São Miguel do Oeste, foram apresentados diversos pedidos à Administração. A vereadora CRIS ZANATTA do PSDB apresentou uma moção de apelo solicitando ao prefeito a nomeação, com urgência, de um novo coordenador ou coordenadora para os grupos de idosos do município. A vereadora ANA FLÁVIA MOREIRA do PT apresentou uma moção de apelo solicitando a ampliação do Programa Municipal Melhor Amigo, voltado ao controle populacional e bem-estar de cães e gatos em São Miguel do Oeste. Já a vereadora MARLI DA ROSA do PL apresentou uma indicação solicitando a construção de um passeio público ao lado do Centro de Educação Infantil Mundo Mágico, na Rua São Cristóvão. Todos foram aprovados e seguem para a administração.

Os vereadores DELEGADO ZANCANARO do PL, VIVI DE CARLI do PODEMOS, DAIANE DE MARCH do PL e BORGHETTI, também do PL, apresentaram uma moção de apelo direcionada ao governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, solicitando a realização, com urgência, de concurso público para os cargos de agente e escrivão da Polícia Civil. O pedido foi aprovado nesta sexta-feira. Os parlamentares manifestaram reconhecimento ao empenho do atual governo estadual no fortalecimento da segurança pública, especialmente no que diz respeito à recomposição salarial e melhoria das condições de trabalho dos servidores. No entanto, eles afirmam que a recomposição do efetivo da Polícia Civil tornou-se uma “urgência incontornável”, sob risco de comprometer gravemente os serviços prestados à população.

A defasagem de efetivo na Polícia Civil tem levado a situações como “sobrecarga de trabalho, servidores cumprindo dupla ou até tripla jornada, adoecimento físico e psicológico e exonerações a pedido”. A afirmação é dos vereadores DELEGADO ZANCANARO do PL, VIVI DE CARLI do PODEMOS, DAIANE DE MARCH do PL e BORGHETTI do PL. Eles destacam ainda a previsão de aproximadamente 400 aposentadorias nos próximos três anos e apontam que o efetivo atual é de cerca de três mil 150 policiais civis – pouco mais da metade do previsto em lei. Para os vereadores, esse cenário “revela uma situação de alerta para o funcionamento pleno da instituição”.

Com nove votos a favor e três contra, a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta sexta-feira, em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar que modifica a estrutura administrativa da prefeitura e cria novos cargos comissionados. O texto ainda passará por uma segunda votação antes de ir para sanção do prefeito. Votaram a favor da reforma administrativa ANDRÉIA REBELATO, BORGHETTI, BUFO, DE MARCH, DELEGADO ZANCANARO, MARLI DA ROSA, SILVIA KUHN, SISSE ABDALLA VELOZO e VIVI DE CARLI. Foram contrários ADILSON PANDOLFO, ANA FLÁVIA MOREIRA e CRIS ZANATTA. Já o presidente RAVIER CENTENARO só votaria em caso de empate. A segunda votação deve ocorrer na semana que vem.

O vereador do PT, ADILSON PANDOLFO fez críticas ao projeto de reforma administrativa do município e acusou o Executivo de usar o projeto para acomodar aliados políticos. De acordo com ele, o projeto é só um jeito de aumentar o número de cargos comissionados. PANDOLFO citou que o governo está criando funções sem necessidade, apenas para atender quem ajudou na campanha. O parlamentar destacou que o ex-prefeito TREVISAN, com quem o atual prefeito trabalhou como vice, comandou o município por oito anos sem precisar mudar a estrutura. PANDOLFO disse ainda que alguns cargos até podem ser justificáveis, como na área da saúde e educação, mas que a maioria das mudanças só incham a folha de pagamento. Ele disse que tem cargo novo sem ninguém efetivo pra chefiar, o que fere o princípio da eficiência.

projeto da reforma administrativa não é para beneficiar aliados, mas para atender melhor a população. A afirmação é do líder do governo na câmara de vereadores, DELEGADO ZANCANARO. Ele explicou que a proposta não tem cunho político-partidário, e sim técnico. O líder do governo afirmou que os novos cargos visam fortalecer setores da prefeitura que estão sobrecarregados. DELEGADO ZANCANARO comentou ainda que a população aumentou, a cidade se desenvolveu, e isso exige uma administração mais eficiente. Ele disse que o projeto passou por reuniões e análises técnicas antes de ser votado. O vereador afirmou ainda que o custo será pequeno e o impacto será inferior a meio por cento do orçamento, o que não compromete as finanças do município.

Uma briga em uma barbearia terminou com um homem ferido na tarde de ontem na rua Marcilio Dias, centro da cidade. A Polícia Militar foi acionada por volta das quatro e 45 para o registro da ocorrência. De acordo com o que foi apurado no local, o homem teria chegado na barberia e causado um tumulto, que terminou em agressão. O homem agredido foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento médico.

Um homem ficou ferido em um acidente na madrugada de hoje na BR 158. A colisão aconteceu por volta das cinco e meia nas proximidades do trevo de Cunha Porã e envolveu um Golf, placa de Itapiranga e um ônibus de turismo. Os ocupantes do ônibus não sofreram ferimentos. O condutor do veículo, um homem de 24 anos, foi encontrado inconsciente no interior do carro. Ele estava sem cinto de segurança e sofreu ferimentos na face. O motorista foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao pronto-socorro de Cunha Porã.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.