-PLANO SAFRA TERÁ 364 BILHÕES PARA O AGRO E 77 PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
-CIDASC CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE GRIPE AVIÁRIA EM AVE SILVESTRE NO ESTADO
-EPAGRI JÁ DESTINOU 50 POR CENTO DAS COTAS DO PROGRAMA TROCA-TROCA DE MILHO
-REUNIÕES COMUNITÁRIAS DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA COMEÇAM NA SEMANA QUE VEM
-MUNICÍPIO ANUNCIA PM DA RESERVA COMO NOVO SECRETARIO ADJUNTO DE EDUCAÇÃO
-COLISÃO ENTRE CAMINHONETE E CAMINHÃO DEIXA DOIS FERIDOS NA BR 163
-PEDESTRE FICA FERIDO AO SER ATROPELADO POR MOTOCICLETA NA FAIXA DE SEGURANÇA
O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 24 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 85 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula oito centavos.
Uma missão de monitoramento da Organização das Nações Unidas na Ucrânia disse nesta terça-feira que a Rússia deteve mais de 800 civis desde o início do conflito em fevereiro do ano passado e executou 77 deles. O relatório de 36 páginas baseado em 70 visitas a centros de detenção e mais mil entrevistas mostrou que a Ucrânia também violou o direito internacional ao deter civis arbitrariamente, mas em escala consideravelmente menor. As execuções pela Rússia equivalem a um crime de guerra, segundo a ONU. Nenhuma execução do tipo foi documentada no lado ucraniano. Mais de 150 dos detidos pela Rússia foram torturados.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, JENS STOLTENBERG, disse que uma mensagem clara foi enviada a Moscou e Minsk – capital de Belarus – de que “a Otan está lá para proteger cada aliado, cada centímetro do território da Otan”. STOLTENBERG fez as declarações em uma coletiva de imprensa conjunta em Haia na terça-feira, ao lado dos líderes de sete países da Otan. O chefe da organização disse que a aliança está pronta para defender os membros contra a Rússia e Belarus, e que os eventos envolvendo a rebelião do Grupo Wagner eram “assuntos internos da Rússia”.
Promotores internacionais devem retomar as investigações de supostos crimes contra a humanidade cometidos pelas forças de segurança do presidente NICOLÁS MADURO na Venezuela. A decisão foi tomada nesta terça-feira pelo Tribunal Penal Internacional visto que a investigação do próprio país não deu certo. O tribunal havia suspendido uma investigação sobre supostos delitos, incluindo uso de força excessiva e tortura, depois que a Venezuela pediu para assumir o caso em abril do ano passado. Sete meses depois, a investigação foi reaberta, dizendo que os esforços venezuelanos para fazer justiça "permanecem insuficientes em escopo ou ainda não tiveram nenhum impacto concreto".
O Brasil tem 203 milhões 62 mil 512 de habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022, realizado mais de dez anos após a edição anterior da pesquisa. Os primeiros resultados foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O número veio abaixo das projeções anteriores do órgão. Em 2021, o prognóstico apontava que país teria ao menos 213 milhões de habitantes. Em dezembro de 2022, já com dados prévios do levantamento, o IBGE revisou a estimativa para 207 milhões, ou quatro milhões e 700 mil pessoas acima do cálculo final. A população brasileira registrou um aumento de seis vírgula 45 por cento em relação à edição anterior da pesquisa, em 2010. A média de moradores por domicílio caiu de três vírgula 31 para dois vírgula 79.
O governo federal lançou nesta terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, o Plano Safra 2023-2024, com previsão de 364 bilhões de reais em créditos rurais para médios e grandes produtores. Segundo o governo, serão destinados para o agronegócio 272 bilhões para custeio e comercialização, uma alta de 26 por cento em relação ao ano anterior e 92 bilhões serão para investimentos, um acréscimo de 28 por cento. Agora à pouco, o governo anunciou o plano safra para a agricultura familiar com 77 bilhões de crédito, representando um aumento de 34 por cento em relação à safra anterior e estabelecendo um novo recorde. Uma das principais medidas do novo plano é a redução da taxa de juros de cinco para quatro por cento ao ano para produtores de alimentos da cesta básica.
Santa Catarina identificou o seu primeiro caso de gripe aviária. A informação foi divulgada pela Cidasc nesta terça-feira, um dia após o órgão ter recebido confirmação de laboratório. A doença foi detectada em uma ave silvestre em São Francisco do Sul, no Litoral Norte do estado. A ave doente é da espécie trinta-réis-real, comum a áreas litorâneas. A confirmação não compromete o status sanitário de Santa Catarina, já que se trata de ave silvestre, e não de uma espécie comercial. A Cidasc ainda informou que não há propriedades comerciais ao menos em um raio de 25 quilômetros do local em que foi confirmado agora o foco da influenza aviária de alta patogenicidade, como a enfermidade causada pelo vírus H5N1 também é conhecida.
O Ministro dos Transportes, RENAN FILHO, afirmou nesta terça-feira que Santa Catarina tem "prioridade total" na agenda do ministério. Ele disse também o Estado não terá mais "obras arrastadas". O ministro chegou a Santa Catarina na segunda-feira, quando participou da abertura do Summit Cidades 2023. Nesta terça, visitou obras do Contorno Viário em Biguaçu, na Grande Florianópolis, na BR-101. Segundo o chefe da pasta, a expectativa é finalizar o complexo até dezembro deste ano. De acordo com RENAN FILHO, ao longo de 2023, o governo federal pretende construir um modelo para a concessão de rodovias para incluir o trabalho na agenda de 2024. Ele disse que a ideia já foi apresentada ao governo de Santa Catarina e a bancada catarinense.
Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira, por unanimidade, a admissibilidade da PEC que viabiliza a implantação do programa Universidade Gratuita. Com a decisão da Alesc, a proposta retorna para as comissões para análise de mérito. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a aprovação da PEC dá sustentação legal ao Universidade Gratuita. Isso porque o programa promete conceder vagas a estudantes carentes nas instituições de ensino superior do Estado. O presidente da Assembleia, deputado MAURO DE NADAL, anunciou nesta terça-feira o novo calendário para tramitação das três propostas do governo do Estado que estabelecem o Programa. A projeção é de votação dos projetos em plenário no dia 11 de julho.
Está ocorrendo desde segunda-feira em São Miguel do Oeste a Primeira Semana LGBTQIAPN+. A informação é do acadêmico do curso de Psicologia da Unoesc e diretor de Diversidade do Centro Acadêmico de Psicologia, VITOR GREFF. Ele destacou que a programação vai até a próxima sexta-feira no município. GREFF citou que o objetivo é discutir sobre a diversidade em todas as formas, tendo como foco principalmente a sexualidade e a identidade de gênero. Para ele, é fundamental que haja um despertar na sociedade no combate ao preconceito e a conscientização dos moradores de São Miguel do Oeste e também da região Extremo-Oeste catarinense. Ele explicou que a ideia inicial era fazer um dia de evento apenas neste mês, porém, devido a extensa programação, foi optado pela realização em cinco noites com atividades entre sete e 10 da noite.
A programação da Primeira Semana LGBTQIAPN+ começou na segunda com uma roda de conversa online sobre o tema que envolve a transição das pessoas que moram no interior para os grandes centros. Ontem à noite ocorreu a oficina sobre sexualidade e identidade de gênero voltada para o público adolescente e a realização de grupos reflexivos para estudantes e o público em geral que já fez a inscrição. Ele comentou que hoje haverá a performance com drag queens e uma roda de conversa com experiências vividas. Amanhã está previsto um show de talentos com protagonismo na sociedade, sendo que ambos eventos serão no auditório da Unoesc. VITOR GREFF pontuou na sexta-feira ocorre o encerramento com uma roda de conversa online sobre os avanços na conquista dos direitos. Ele frisou que a proposta da Primeira Semana LGBTQIAPN+ é promover discussões sobre o tema e valorizar a arte da comunidade.
A secretaria de Educação e a Polícia Militar de Guaraciaba realizaram, nesta terça-feira, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Neste ano, seis turmas de alunos do quinto ano da rede pública municipal concluíram o Proerd. Foram 104 adolescentes formados que participaram da formatura. De acordo com a secretaria de Educação, há 25 anos em Santa Catarina, o Proerd tem sido uma importante ferramenta na luta contra as drogas e a violência. Em Guaraciaba, já são 22 turmas formadas, totalizando mais de três mil jovens.
O grupo Velho Oeste Car Club lançou, na noite desta terça-feira, o sexto Encontro de Carros Antigos que será realizado em 2024, em São Miguel do Oeste. Segundo o vice-presidente do grupo, JOHNNY ZANOTTI, o encontro é tradicional e envolve muitos veículos. Ele lembrou que na última edição, foram inscritos 450 veículos de fora do grupo, totalizando com os carros antigos dos membros, mais de 500 automóveis expositores. O grupo se antecipou com o lançamento da próxima edição justamente para convidar grupos de outras cidades, estados e países vizinhos como Argentina e Uruguai. O sexto Encontro de Carros Antigos do Velho Oeste Car Club está confirmado para a Praça Walnir Bottaro Daniel, nos dias 16 e 17 de março do ano que vem.
O Núcleo de Cooperativas da Acismo de São Miguel do Oeste vai promover, neste sábado, mais uma edição do Dia C de Cooperar. De acordo com a coordenadora do Núcleo, ELIZANDRA SELERI, o evento tem como finalidade fazer com que as cooperativas fiquem à disposição da comunidade, sendo que dessa forma todas as ações realizadas são voltadas para atender os moradores. Conforme ela, o Dia C de Cooperar é uma ação nacional que ocorre sempre no primeiro sábado do mês de julho.O evento vai ocorrer na área coberta da Praça Central Walnir Bottaro Daniel na parte da tarde, entre uma e meia e cinco da tarde.
A Administração de Descanso divulgou, nesta terça-feira, o resultado da primeira coleta do ano de materiais sólidos e recicláveis nas áreas rurais. A ação foi realizada no período de 5 a 15 de junho e contemplou todas as comunidades do interior. Ao todo, foram coletadas 15 cargas, o que corresponde a aproximadamente 370 metros cúbicos de materiais recicláveis, como lonas de silagem, ferro, arames, bolsas, sacarias de ráfia, além de ferros, latões e embalagens plásticas. O secretário da pasta, ROBSON ZAPPANI, que campanha ocorre duas vezes ao ano e tem o objetivo de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos agricultores locais. A próxima coleta está prevista para o final do mês de novembro.
Cerca de 800 agricultores já acessaram o programa troca-troca de milho na área da gerência regional da Epagri. De acordo com o engenheiro agrônomo ELVIS TAFAEREL, responsável pelas políticas publicas da gerencia, metade da cota do programa já foi consumida. Neste ano, o governo liberou 23 mil sacas de milho para a região, quantidade que deve ser suficiente para atender cerca de mil e 600 agricultores. Ele disse que as inscrições para o troca-troca de milho foram abertas na primeira semana de junho e a procura é muto grande. TAFAREL citou que a cota deve ser complementada, a exemplo do que aconteceu em outros anos.
O troca-troca de milho começou com a redução da limite de cinco para três sacas por agricultor. Depois da cobrança dos sindicatos e das cooperativas, o governo acabou restabelecendo a cota de cinco sacas por famílias. O engenheiro agrônomo ELVIS TAFAEREL, responsável pelas políticas públicas da gerencia da Epagri comentou que a decisão foi acertada em razão da importância do programa que permite o acesso subsidiado a sementes de diferentes tecnologias. Ele ressaltou que o milho é uma cultura muito importante que está presente em praticamente todas as propriedade rurais de Santa Catarina.
Mais da metade da safra de milho deve ser destinada para a produção de silagem. A informação é do engenheiro ELVIS TAFAEREL, responsável pelas políticas públicas da gerencia da Epagri. Ele disse que a maior parte da aprea plantada deve ser usada pra a produção da silagem usada par a alimentação dos animais, especialmente do gado de leite. TAFAREL disse que outra parte vai para a comercialização do milho grão. Ele comentou que a expectativa para este ano é de uma boa produtividade.
A Comissão de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Miguel do Oeste vai promover, na semana que vem, três reuniões comunitárias para discutir o assunto. O primeiro encontro será na terça-feira, dia quatro de julho, no espaço Coworking da Acismo para os moradores do centro e dos bairros Progresso, São Gotardo e Andreatta. Na quarta, dia cinco, a reunião será no salão comunitário do Jardim Peperi para moradores do Jardim Peperi, Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita, São Luiz e Morada do Sol. Na quinta, dia seis, o encontro será no salão do bairro Estrela para moradores do Estrela, Agostini, Salete e São Sebastiao. Todas as reuniões começam as sete horas da noite.
Além das reuniões comunitárias, está em andamento uma consulta com um questionário sobre a mobilidade urbana para a população. As pessoas pode acessar o link que está no site da prefeitura e obter todas as informações sobre o Plano e as atualizações, em tempo real, do processo de elaboração. No decorrer dos trabalhos, ainda será realizada uma Audiência Pública e desenvolvido o Plano de Ações Estratégicas, Minuta de Lei e Revisão Final. A conclusão de todo este processo deve ocorrer em cerca de 18 meses, de forma integrada à revisão do Plano Diretor. O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento da política de desenvolvimento e expansão urbana. Nele, são estabelecidos os objetivos e diretrizes para a construção de cidades mais conectadas, inclusivas e sustentáveis.
A Administração de São Miguel do Oeste confirmou o nome do major da reserva da Polícia Militar, NILSON RUBINI, para o cargo de secretário adjunto de Educação. Ele terá a responsabilidade de cuidar das ações desenvolvidas no área de segurança das escolas e creches da rede municipal de ensino. Além disso, o município confirmou que foram concluídos, nos últimos dias, os orçamentos para cercamento com grades metálicas e seus elementos construtivos de todas as 25 unidades de ensino municipais. A licitação será realizada na modalidade de registro de preços, para execução das obras conforme a disponibilidade financeira do Município.
O município está elaborando os projetos específicos para construção de muros nas escolas e creches que não contam com esse tipo de estrutura. A informação é do secretário de Planejamento, ADRIANO STURMER. Ele ressaltou que o investimento total em cercas e muros será superior a 11 milhões de reais. STURMER explicou que foi feito um levantamento com o auxílio da Polícia Militar, pensando na melhor forma de proporcionar segurança às comunidades escolares, mas que isso ocorresse de forma harmônica e respeitando a legislação. O município também lançou um novo processo licitatório para a contratação de vigilância para todas as escolas e creches e está em processo de instalação de vídeo-porteiros, telas de monitoramento e novas câmeras nas unidades.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina acatou o recurso apresentado pelo atual secretário de saúde, ALFREDO SPIER, e reformou a decisão de primeiro grau que o condenou por ato de improbidade administrativa. Como não houve recurso do Ministério Público, o caso transitou em julgado. A Ação Civil Pública foi proposta pelo MP em 2016 denunciando SPIER pela prática de ato de improbidade administrativa por supostamente ter causado prejuízo ao erário municipal. A promotoria defendia que SPIER, enquanto ocupava o cargo comissionado de Diretor de Compras do Município, em julho de 2009, teria dolosamente “engavetado” um documento apresentado por empresa licitante a fim de prejudicá-la em certame licitatório. Em 2019, a justiça local julgou procedente a ação condenando SPIER a ressarcir os prejuízos causados à Municipalidade no valor de três mil 645 reais, ao pagamento de multa civil no montante de uma vez o valor do prejuízo, bem como a perda da função pública.
No recurso aceito pelo Tribunal de Justiça, ALFREDO SPIER alegou que não houve qualquer espécie de “engavetamento” e que o documento em discussão, além de ter sido anexado ao processo administrativo licitatório, também foi rubricado por membro da Comissão de Licitações. Segundo o advogado LUCAS PICHETTI, a decisão do TJ isenta SPIER de qualquer responsabilidade no caso. De acordo com o Tribunal de Justiça, a condenação proferida pela Primeira Instância foi “baseada unicamente em presunções e conjecturas lançadas pelo representante legal da empresa prejudicada, a partir de seu testemunho individual”. Não houve, segundo o TJ, provas mínimas da intenção de fraudar o processo licitatório, de eventual conluio ou má-fé do então diretor de compras, ALFREDO SPIER.
Um motociclista sofreu ferimentos em um acidente no final da tarde de ontem na SC 283. O fato foi registrado por volta das cinco e 15 desta terça-feira Estrada Beira Rio, interior de Itapiranga. O condutor de uma motocicleta Yamaha Teneré, de Itapiranga, perdeu o controle de direção, saiu da estrada e tombou na margem da via. O homem de 48 anos sofreu um corte na cabeça e escoriações generalizadas. Ele foi socorrido pelos bombeiros de Itapiranga e conduzido ao Hospital Sagrada Família.
A Polícia Civil cumpriu nesta terça-feira cinco mandados de busca e apreensão visando o combate do tráfico de drogas e posse irregular de armas de fogo, em Palmitos. Segundo o delegado, LUCAS ALMEIDA, foram apreendidas cerca de 655 munições calibre 22, uma munição calibre 38 e uma espingarda modificada para calibre 22. Os envolvidos foram ouvidos e foi instaurado inquérito para a apuração do caso. Aproximadamente 20 policiais civis das delegacias vinculadas à Regional de Maravilha, policiais civis vinculados à Operação Hórus e o Núcleo de Operações com Cães participaram da Operação. A ação foi deflagrada no decorrer da Operação DifronSegura, que tem por objetivo reprimir delitos e capturar criminosos na região de fronteira.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro e um caminhão no começo da tarde de ontem na BR 163 em Guarujá do Sul. A colisão aconteceu por volta das duas e meia entre uma carreta placas de Iporã no Paraná e uma Courier de Guarujá do Sul. Uma das passageiras da caminhonete, uma mulher de 38 anos, sofreu fratura fechada nas pernas e ficou presa nas ferragens. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao hospital de Guarujá do Sul. O condutor do veículo, um homem de 36 anos, sofreu escoriações na face e ferimentos generalizados também foi conduzido ao hospital. O condutor do caminhão, um homem de 42 anos, saiu ileso. Esse foi o quarto acidente nesse ponto da BR 163 em uma semana.
Um homem ficou ferido ao ser atropelado por uma moto por volta do meio-dia desta terça-feira no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu na rua Sete de Setembro, cruzamento com a Rui Barbosa. O condutor de uma moto Yamaha XT disse que foi passar pela rótula que fica no local e não percebeu um pedestre atravessando a faixa de segurança. O motociclista sofreu uma queda após atingir o homem. O pedestre foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.