ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 28/06/2023

GLOBO EM FOCO – 28/06/23

-PLANO SAFRA TERÁ 364 BILHÕES PARA O AGRO E 77 PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

-CIDASC CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE GRIPE AVIÁRIA EM AVE SILVESTRE NO ESTADO

-LATICÍNIOS VAI APRESENTAR UM PLANO DE REESTRUTURAÇÃO PARA QUITAR DIVIDAS

-SINTE ENTREGA PAUTA DE PEDIDOS EM FÓRUM DA EDUCAÇÃO

-ASSOCIAÇÃO DOS SUINOCULTORES DESENVOLVE PROJETOS COLETIVOS

-VEREADORES APONTAM ATRASO DE RECURSOS E ABANDONO DE OBRAS

-HOMEM SOFRE DIVERSOS FERIMENTOS EM QUEDA DE MOTO EM ITAPIRANGA.

-QUARTO ACIDENTE É REGISTRADO NO MESMO LUGAR EM MENOS DE UMA SEMANA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 85 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula oito centavos.

Uma missão de monitoramento da Organização das Nações Unidas na Ucrânia disse nesta terça-feira que a Rússia deteve mais de 800 civis desde o início do conflito em fevereiro do ano passado e executou 77 deles. O relatório de 36 páginas baseado em 70 visitas a centros de detenção e mais mil entrevistas mostrou que a Ucrânia também violou o direito internacional ao deter civis arbitrariamente, mas em escala consideravelmente menor. As execuções pela Rússia equivalem a um crime de guerra, segundo a ONU. Nenhuma execução do tipo foi documentada no lado ucraniano. Mais de 150 dos detidos pela Rússia foram torturados.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, JENS STOLTENBERG, disse que uma mensagem clara foi enviada a Moscou e Minsk – capital de Belarus – de que “a Otan está lá para proteger cada aliado, cada centímetro do território da Otan”. STOLTENBERG fez as declarações em uma coletiva de imprensa conjunta em Haia na terça-feira, ao lado dos líderes de sete países da Otan. O chefe da organização disse que a aliança está pronta para defender os membros contra a Rússia e Belarus, e que os eventos envolvendo a rebelião do Grupo Wagner eram “assuntos internos da Rússia”.

Promotores internacionais devem retomar as investigações de supostos crimes contra a humanidade cometidos pelas forças de segurança do presidente NICOLÁS MADURO na Venezuela. A decisão foi tomada nesta terça-feira pelo Tribunal Penal Internacional visto que a investigação do próprio país não deu certo. O tribunal havia suspendido uma investigação sobre supostos delitos, incluindo uso de força excessiva e tortura, depois que a Venezuela pediu para assumir o caso em abril do ano passado. Sete meses depois, a investigação foi reaberta, dizendo que os esforços venezuelanos para fazer justiça "permanecem insuficientes em escopo ou ainda não tiveram nenhum impacto concreto".

O Brasil tem 203 milhões 62 mil 512 de habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022, realizado mais de dez anos após a edição anterior da pesquisa. Os primeiros resultados foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O número veio abaixo das projeções anteriores do órgão. Em 2021, o prognóstico apontava que país teria ao menos 213 milhões de habitantes. Em dezembro de 2022, já com dados prévios do levantamento, o IBGE revisou a estimativa para 207 milhões, ou quatro milhões e 700 mil pessoas acima do cálculo final. A população brasileira registrou um aumento de seis vírgula 45 por cento em relação à edição anterior da pesquisa, em 2010. A média de moradores por domicílio caiu de três vírgula 31 para dois vírgula 79.

O governo federal lançou nesta terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, o Plano Safra 2023-2024, com previsão de 364 bilhões de reais em créditos rurais para médios e grandes produtores. Segundo o governo, serão destinados para o agronegócio 272 bilhões para custeio e comercialização, uma alta de 26 por cento em relação ao ano anterior e 92 bilhões serão para investimentos, um acréscimo de 28 por cento. Agora à pouco, o governo anunciou o plano safra para a agricultura familiar com 77 bilhões de crédito, representando um aumento de 34 por cento em relação à safra anterior e estabelecendo um novo recorde. Uma das principais medidas do novo plano é a redução da taxa de juros de cinco para quatro por cento ao ano para produtores de alimentos da cesta básica.


O julgamento do ex-presidente JAIR BOLSONARO no Tribunal Superior Eleitoral continuará nesta quinta-feira, em sessão a partir das nove horas da manhã. Ontem, o relator do caso, ministro BENEDITO GONÇALVES, votou para condenar BOLSONARO e deixá-lo inelegível pelo prazo de oito anos. WALTER BRAGA NETTO, candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro à reeleição no ano passado, foi absolvido por “não ter sido demonstrada sua responsabilidade na acusação”. Os demais seis ministros votarão nesta quinta-feira. Para formar maioria são necessários quatro votos. O processo contra o ex-presidente teve como origem uma ação de autoria do PDT referente a uma reunião de BOLSONARO com embaixadores em julho de 2022. Na ocasião, o ex-presidente fez ataques ao sistema eleitoral e a reunião foi veiculada pela estatal TV Brasil. O PDT acusa o ex-chefe do Executivo de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Santa Catarina identificou o seu primeiro caso de gripe aviária. A informação foi divulgada pela Cidasc nesta terça-feira, um dia após o órgão ter recebido confirmação de laboratório. A doença foi detectada em uma ave silvestre em São Francisco do Sul, no Litoral Norte do estado. A ave doente é da espécie trinta-réis-real, comum a áreas litorâneas. A confirmação não compromete o status sanitário de Santa Catarina, já que se trata de ave silvestre, e não de uma espécie comercial. A Cidasc ainda informou que não há propriedades comerciais ao menos em um raio de 25 quilômetros do local em que foi confirmado agora o foco da influenza aviária de alta patogenicidade, como a enfermidade causada pelo vírus H5N1 também é conhecida.

O Ministro dos Transportes, RENAN FILHO, afirmou nesta terça-feira que Santa Catarina tem "prioridade total" na agenda do ministério. Ele disse também o Estado não terá mais "obras arrastadas". O ministro chegou a Santa Catarina na segunda-feira, quando participou da abertura do Summit Cidades 2023. Nesta terça, visitou obras do Contorno Viário em Biguaçu, na Grande Florianópolis, na BR-101. Segundo o chefe da pasta, a expectativa é finalizar o complexo até dezembro deste ano. De acordo com RENAN FILHO, ao longo de 2023, o governo federal pretende construir um modelo para a concessão de rodovias para incluir o trabalho na agenda de 2024. Ele disse que a ideia já foi apresentada ao governo de Santa Catarina e a bancada catarinense.

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira, por unanimidade, a admissibilidade da PEC que viabiliza a implantação do programa Universidade Gratuita. Com a decisão da Alesc, a proposta retorna para as comissões para análise de mérito. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a aprovação da PEC dá sustentação legal ao Universidade Gratuita. Isso porque o programa promete conceder vagas a estudantes carentes nas instituições de ensino superior do Estado. O presidente da Assembleia, deputado MAURO DE NADAL, anunciou nesta terça-feira o novo calendário para tramitação das três propostas do governo do Estado que estabelecem o Programa. A projeção é de votação dos projetos em plenário no dia 11 de julho.

A Laticínios Mondaí, agora denominada Laticínios Santa Catarina, vai apresentar um plano de reestruturação para toda a comunidade local e regional. Há cerca de dez anos, a antiga Laticínios Mondaí foi alvo da Operação Leite Adulterado 2, que identificou práticas irregulares que aumentavam a durabilidade do produto. À época, o Ministério Público determinou a indisponibilidade dos bens da Laticínios e de dois sócios-administradores, o que resultou no não pagamento de dívidas e no encerramento das atividades da empresa. Após a apresentação de um plano de recuperação para a Justiça, agora a nova gestão vai apresentá-lo também para a comunidade em uma reunião marcada para o dia seis de julho, às 19h, na Casa da Cultura de Mondaí.

O plano de reestruturação da Laticínios é viável e vai dar fim a situação que se arrasta por uma década. A garantia é do representante e sócio da empresa, RENATO BRAATZ. Ele ressalta que atualmente as instalações da antiga Laticínios Mondaí estão arrendadas para a LatVida, que paga um valor referente ao volume de leite captado. Porém, o recurso é insuficiente para dar fim a recuperação judicial, que pode levar 150 anos caso seja mantida a modalidade atual de trabalho. BRAATZ explica que o plano criado pela Laticínios Santa Catarina prevê pilares para sustentar a retomada da empresa, com entrada de recursos e novos sócios para aportar dinheiro na operação.

O plano de recuperação prevê três operações financeiras para liquidação total das dívidas com garantias reais, através da recompra da dívida pelo Banco BTG Pactual. Também contempla uma carta de crédito no valor de dez milhões para o pagamento das dívidas passadas e a entrada de recursos dos novos investidores. RENATO BRAATZ reforça que a participação da comunidade na reunião do dia seis de julho é importante para que as pessoas conheçam e apoiem a reestruturação da empresa. O processo também envolve a mudança do nome e marca para Laticínios Santa Catarina, bem como o reposicionamento dela no mercado.

Secretário de Estado da Educação participa de Fórum em Itapiranga. Evento ocorre na Sociedade Imigrantes, com envolvimento dos cinco municípios de abrangência da Regional de Educação. ARISTIDES CIMADON, é convidado de destaque do sétimo Fórum Regional, que também possuía presença da Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Educação, PATRÍCIA LUEDERS. A programação iniciou as sete horas e 30 minutos e conta com profissionais da educação e apresentação de quatro escolas do campo. ARISTIDES CIMADON destaca que a equipe está percorrendo a região para constatar demandas e também conhecer melhor a realidade local. Ele também vai visitar São Miguel, Maravilha, Xanxerê e Chapecó.

O Secretário de Estado da Educação afirmou que é preciso repensar o ensino médio para tornar esta etapa mais atrativa e eficiente. Segundo ARISTIDES CIMADON países desenvolvidos possuem sete horas diária de aula no ensino médio e Santa Catarina está brigando para chegar a cinco horas por dia. O Secretário diz que é preciso deixar de lado o ensino médio medíocre sem itinerário formativo para os jovens. CIMADON avalia como necessidade de alto investimento nas estruturas dos educandários. Santa Catarina possui mil e 53 escolas, sendo que 760 não possuem condições adequadas e precisam de reformas e diferentes investimentos. Menciona ainda que a

região E xtremo Oestepossui uma condição diferenciada.

Representantes do Sinte entregam pauta de reivindicações ao Secretário de Estado da Educação, ARISTIDES CIMADON. Os professores pedem revogação do desconto de 14 por cento dos aposentados; pagamento do Piso na Carreira com a descompactação da tabela salarial; reajuste do auxílio alimentação, com correção anual e com isonomia entre os servidores públicos estaduais; realização de concurso público para todos os cargos, setores e níveis a cada dois anos ou sempre que os trabalhadores Contratados em Caráter Temporário for maior que 10 por cento do número vagas excedentes. Não ocorreu protestos dos profissionais da educação durante o Fórum Regional de Educação.

Projetos coletivos são prioridades para melhor rendimento na suinocultura. Produtores procuram alternativas para a destinação dos dejetos. O Presidente da Associação dos Suinocultores de São João do Oeste relata preocupação com o momento da atividade. ROGÉRIO SCHNEIDER, reconhece fator positivo com a redução no preço dos insumos, porém ressalta a queda acentuada no preço da carne suína. Menciona ainda que se trata de uma atividade instável e que precisa do máximo de profissionalismo para evitar prejuízos. Ele considera que o a Associação e o município realizam importantes projetos e anuncia novas ações. SCHNEIDER informa que São João do Oeste possui 112 suinocultores, sendo que 70 são associados. O presidente avalia que é uma forma de ter acesso a conhecimentos e melhores resultados na suinocultura.

ROGÉRIO SCHNEIDER menciona também o custo elevado para investimentos, com juro alto e isso assusta os produtores rurais. Ele aponta como alternativas medidas conjuntas. O Presidente da Associação dos Suinocultores de São João do Oeste, relata como fator positivo o Seminário Regional realizado no município. Segundo ROGÉRIO SCHNEIDER, o evento contou com representantes de sete municípios da região, com palestras e debates relevantes sobre novas tecnologias, em especial sobre biogás, pois a questão ambiental é um problema na região. Ele observa que não é possível reduzir o volume de dejetos, porém é preciso reduzir o potencial de poluição e tirar benefícios com nova fonte de renda.

Vereadores repercutem a falta de recursos do governo estadual para obras em Itapiranga. A lentidão em importantes pavimentações asfálticas e o atraso no repasse dos recursos por parte do governo estadual são temas de frequentes debates na câmara de vereadores. Na sessão desta semana o assunto novamente esteve na pauta, especialmente no uso da palavra livre. Em entrevista à Rádio Itapiranga, o vereador LEONARDO SAUSEN, afirmou que a situação é preocupante. Segundo ele, a empresa vencedora da licitação para as obras de pavimentação da Avenida Uruguai retirou todas as máquinas devido à falta de pagamento. Ele menciona que o município bancou boa parte do trabalho de base, incluindo a drenagem, porém a falta de repasse por parte do governo estadual, comprometeu a sequência da pavimentação.

LEONARDO SAUSEN afirma que após dois anos de serviços a obra ainda não atingiu 30 por cento da execução. A sequência depende da vinda do governador JORGINHO MELLO a região e a garantia dos pagamentos em atraso. O convênio estabelece mais de 12 milhões de reais, valor que está garantido na sua totalidade, porém sem previsão. LEONARDO SAUSEN destaca que há mais de um ano Itapiranga não recebe absolutamente nada do estado para a pavimentação das Avenidas Uruguai e John Kennedy. Conforme o vereador a situação do Asfalto da Fronteira é semelhante, com obras completamente paradas por falta de pagamento. até o momento ocorreram trabalhos na base e menos de dois quilômetros de pavimentação asfáltica.

Segundo o vereador DANIEL BRANDÃO, as obras na Avenida Uruguai geram vários transtornos para os moradores e comerciantes. Até mesmo a Cooperativa da Agricultura Familiar é afetada pela situação precárias do trânsito. O vereador cita que as pessoas evitam transitar pela Avenida Uruguai e isso afeta o movimento do comércio estabelecido neste local. BRANDÃO considera que o município tem feito sua parte e precisa manter a cobrança para que o governo do estado cumpra com sua parte e resolva o mais breve possível o impasse na liberação de recursos para importantes obras de pavimentação asfáltica em Itapiranga.

O vereador de situação, DANIEL BRANDÃO também relata preocupação e problemas com atraso de obras em Itapiranga. Ele reconhece a importância das obras e a magnitude dos investimentos que estão sendo realizados no município. O vereador salienta a importância do trabalho conjunto entre legislativo e executivo. Segundo BRANDÃO, a lentidão das obras merece uma atenção especial para que a população não seja prejudicada . DANIEL BRANDÃO também destaca as melhorias que estão sendo feitas em estradas do interior do município, com trabalho que visa maior durabilidade das estradas para atender as demandas do agronegócio.

A Polícia Civil cumpriu nesta terça-feira, cinco mandados de busca e apreensão visando o combate do tráfico de drogas e posse irregular de armas de fogo, em Palmitos. Segundo o delegado, LUCAS ALMEIDA, durante a ação policial foram utilizados cães do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil, resultando na apreensão de cerca de 655 munições calibre 22, uma munição calibre 38 e uma espingarda modificada para calibre 22. Os envolvidos foram ouvidos e foi instaurado inquérito policial para a apuração do caso. Aproximadamente 20 policiais civis das delegacias vinculadas à Regional de Maravilha, policiais civis vinculados à Operação Hórus e o Núcleo de Operações com Cães participaram da Operação. A ação foi deflagrada no decorrer da Operação Difron Segura, que tem por objetivo reprimir delitos e capturar criminosos na região de fronteira.

Mais um grave acidente foi registrado na BR-163, nas proximidades do trevo, em Guarujá do Sul, na tarde desta terça-feira. A reportagem da Peperi esteve no local, onde buscou informações da colisão que envolveu uma carreta com placas de Iporã-PR e uma Courier de Guarujá do Sul. Informações são de que duas pessoas que estavam na Courier tiveram ferimentos, sendo o motorista com menos gravidade e uma mulher que foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, encaminhada ao Hospital e transferida pelo SAMU ao Regional de São Miguel do Oeste, devido à gravidade dos ferimentos. Segundo apurado pela reportagem, a Courier estava transitando de Guarujá do Sul para São José do Cedro e em um desvio do trânsito por causa das obras na rodovia, acabou colidindo na carreta que vinha no sentido contrário, ao fazer uma conversão no sentido ao parque industrial. O acidente foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de São José do Cedro.

Quarto acidente é registrado no mesmo lugar na BR 163 em menos de uma semana. Na tarde desta terça-feira, mais um grave acidente foi registrado nas proximidades do trevo em Guarujá do Sul. A colisão envolveu uma carreta placas de Iporã, Paraná e uma Courier de Guarujá do Sul. As duas pessoas que estavam na Courier, tiveram ferimentos. O motorista com menos gravidade e uma mulher que foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, e encaminhada ao Hospital, e devido à gravidade foi transferida pelo SAMU ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Este trecho da rodovia está em obras e o trânsito é desviado. O motorista da Courier tentou fazer a conversão sentido Parque Industrial, acabou invadindo a rodovia, colidindo no caminhão que fazia o sentido contrário.

Motociclista sofre diversos ferimentos em queda de moto no interior de Itapiranga. O acidente foi registrado por volta das 17 horas e 15 minutos de ontem, na SC 283, a Estrada Beira Rio, próximo do acesso a comunidade de Dourado. O condutor de uma motocicleta Yamaha Teneré, de Itapiranga, perdeu o controle de direção, saiu da estrada e tombou na margem da via. O homem de 48 anos sofreu um corte na cabeça, corte profundo pé direito, escoriações pelo corpo e lesão no joelho. Ele foi socorrido pelos bombeiros de Itapiranga e conduzido ao Hospital Sagrada Família.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.