ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 28 06 2021

-SC PRORROGA DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA POR CAUSA DA COVID ATÉ 31 DE OUTUBRO

-11 PARTIDOS FECHAM ACORDO PARA DERRUBAR VOLTA DO VOTO IMPRESSO

-TEMPORAL PROVOCA ESTRAGOS EM 12 GALPÕES E CASAS EM COMUNIDADES DO INTERIOR

-SINDICATOS CRITICAM AUMENTO DE JUROS DO PRONAF NO PLANO SAFRA 2021-2022

-MINISTRO GARANTE RECURSOS PARA CONTINUIDADE DAS OBRAS NA BR 163

-DOIS ACIDENTES DEIXAM QUATRO PESSOAS FERIDAS NA SC 386

-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NO MUNICÍPIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a nove graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 88 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Subiu para 9 o número de mortos no desabamento de um edifício na região de Miami, na Flórida, informaram autoridades neste domingo. Mais quatro corpos de vítimas foram encontrados. Ainda há mais de 150 pessoas desaparecidas e as buscas continuam. Estima-se que um terço dos desaparecidos sejam estrangeiros, principalmente de latino-americanos. Um relatório datado de 2018 e recém-lançado mostrou que um engenheiro havia encontrado evidências de grandes danos estruturais sob o deck da piscina e "deterioração de concreto" no estacionamento subterrâneo do condomínio de 12 andares.

O Pentágono informou neste domingo que os Estados Unidos lançaram ataques aéreos a depósitos de armas no Iraque e na Síria. De acordo com o governo americano, essas instalações são controladas por milícias apoiadas pelo governo do Irã. Uma organização não governamental que atua na região disse à agência France Presse que cinco milicianos morreram, mas nenhuma fonte oficial confirmou. O governo iraniano não se pronunciou. Em nota, o Pentágono disse que as ações foram feitas para "proteger funcionários americanos".

Milhares de apoiadores dos rivais PEDRO CASTILLO e KEIKO FUJIMORI saíram às ruas neste sábado, em mais um dia de espera pela proclamação oficial do resultado das eleições presidenciais do Peru. A indefinição já dura 20 dias. A votação de seis de junho terminou com uma margem muito apertada e dianteira do socialista PEDRO CASTILLO, mas a candidata da direita, KEIKO FUJIMORI, questiona a validade de um lote de votos. A revisão das cédulas eleitorais questionadas continuará a partir de hoje. Só depois da revisão completa o resultado oficial será proclamado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica se reunirá na nesta terça-feira, a partir das nove horas da manhã, para definir o valor do reajuste das bandeiras tarifárias. A cobrança extra na conta de luz acontece quando o custo de produção de energia aumenta. O reajuste a ser definido pela Aneel entrará em vigor a partir de julho, quando será aplicada a bandeira tarifária na cor vermelha patamar Dois, taxa mais elevada do sistema. Segundo a Aneel, os níveis dos reservatórios estão "consideravelmente baixos", e a perspectiva é "desfavorável". A projeção é que o valor a mais cobrado a cada cem quilowatts deverá passar dos atuais seis reais e 24 centavos para sete e 50.

Presidentes de 11 partidos se reuniram na manhã deste sábado e fecharam um posicionamento contra o voto impresso nas eleições de 2022. Os caciques das legendas, incluindo os da base do presidente JAIR BOLSONARO no Congresso, decidiram derrubar a proposta discutida na Câmara. O texto propõe a implantação de um sistema auditável de papel nas urnas eletrônicas. O principal argumento dos partidos para a decisão é evitar o risco de uma onda de questionamentos dos resultados eleitorais a partir do ano que vem, travando o Judiciário e as comarcas locais. Participaram da reunião os presidentes do PSL, Progressistas, PL, PSD, MDB, PSDB, Republicanos, DEM, Solidariedade, Avante e Cidadania.

Após 20 dias de uma megaoperação que contou com mais de 270 policiais, LÁZARO BARBOSA, de 32 anos, foi morto após ser baleado nesta segunda-feira, em Goiás. Condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era procurado por uma série de crimes na Bahia, no Distrito Federal e em Goiás. Policiais comemoraram a prisão e imagens mostram o fugitivo ferido. As buscas por LÁZARO começaram após a morte de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, no Distrito Federal, no começo de junho. Durante a perseguição, Lázaro invadiu ao menos 11 fazendas, trocou tiros e baleou moradores, dois policiais militares e um oficial da Força Aérea Brasileira.

Começa nos próximos meses o desenvolvimento dos três primeiros nanossatélites da Constelação Catarina, uma frota a ser construída em Santa Catarina pelo Instituto SENAI e a Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio da Agência Espacial Brasileira. O anúncio foi feito pelos diretores da AEB, durante a reunião de diretoria da FIESC nesta sexta. A constelação será composta por 13 unidades, que darão apoio ao desenvolvimento industrial, ao agronegócio, aos projetos de cidades inteligentes, saúde, segurança e defesa civil, além de outras aplicações. O projeto se viabilizou graças à destinação de recursos pela bancada federal catarinense. Foram cinco milhões em 2021 e proposta de 10 milhões para o ano que vem.

Uma proposta de emenda à Constituição em tramitação na Assembleia Legislativa altera o artigo da Constituição do Estado de Santa Catarina que trata da repartição das receitas tributárias do Estado com os municípios catarinenses. A matéria, de autoria do Poder Executivo, busca adaptar a Carta Magna estadual a alterações feitas na Constituição Federal, por meio de emenda promulgada pelo Congresso Nacional em agosto de 2020. Na prática, a proposta altera porcentagens para a repartição do ICMS e critérios para composição do Índice de Participação dos Municípios, utilizado para que o Estado divida entre os 295 municípios catarinenses os 25 por cento da arrecadação do imposto aos quais eles têm direito. A PEC está na Constituição e Justiça da Alesc.

O governo de Santa Catarina prorrogou o estado de calamidade pública por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. A decisão prevê que a condição se estenda até 31 de outubro de 2021. O texto foi assinado pelo governador CARLOS MOISÉS e publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira. Publicado pela primeira vez em 17 de abril, o decreto estabelece diretrizes de enfrentamento do novo coronavírus. O documento definiu, por exemplo, o Centro de Operações e Emergências em Saúde como órgão de coordenação técnica. Desde o início da pandemia até o domingo, o estado registrou 16 mil 706 mortos pela Covid-19.

A empresa Azul vai retomar os voos diretos entre Chapecó e Florianópolis a partir do dia dois de julho. A informação foi confirmada pelos representantes da empresa no aeroporto Serafin Bertaso. O voo entre Chapecó e a capital do estada estava suspenso desde o dia 16 de junho. A companhia confirmou que os voos entre Chapecó e Florianópolis serão as SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS e operados com aeronave Embraer 195 com capacidade para 118 passageiros. Os horários são os seguintes: de Chapecó para Florianópolis as 11 e 50 da manhã com chegada prevista para as 12 e 50 na capital e de Florianópolis a Chapecó com saída a uma e 35 da tarde com chegada na região as duas e 35 da tarde.

A chuva acompanhada por ventos fortes provocou estragos neste final de semana no interior de São Miguel do Oeste. A chuvarada resultou em pontos de alagamento, queda de árvores e prejuízos entre a madrugada e a manhã deste domingo. O temporal começou por volta da meia noite e atingiu, principalmente, as comunidades Oito de Março e Dois Irmãos. De acordo com o Secretário de Obras, JOSÉ XAVIER, 12 estruturas, como galpões, casas e barracões foram danificadas. Equipes da prefeitura foram deslocadas para atender os moradores afetados pelo temporal. Segundo XAVIER, houve queda de árvores, postes de energia elétrica além de casas e galpões destelhados. As fotos dos danos causados pela chuva do final de semana estão no portal da Peperi na internet.

A propriedade de GELMIR BACCHI, na Linha Dois Irmãos, foi uma das atingidas pelo temporal do final de semana. De acordo com ele, um barracão que fica a cerca de 20 metros da residência foi danificado. A estrutura, construída há cerca de dois anos, custou aproximadamente 150 mil reais. O barracão, de mil metros quadrados, abriga máquinas agrícolas e outros materiais para o trabalho no campo. As equipes das secretarias de Obras, Agricultura e Urbanismo seguem trabalhando no levantamentos dos estragos e nos locais mais afetados pelo temporal.

Depois de cerca de cinco meses, a região extremo-oeste voltou para a bandeira laranja na Matriz de Risco Potencial para a Covid-19. A atualização do mapa foi divulgada pelo Governo de Santa Catarina neste sábado e apenas a região está em nível grave. As outras 15 regiões estão em alerta gravíssimo. No boletim divulgado na semana anterior, a região Nordeste era a única na cor laranja do mapa, mas na atualização de sábado, retornou à cor vermelha. Agora, o extremo-oeste é a única em cor laranja.

Mesmo com a melhoria dos principais indicadores da Covid, o Extremo-oeste ainda permanece em nível gravíssimo para o quesito capacidade de atenção. Esse indicador analisa a média de ocupação dos leitos de UTI. Todas as 16 regiões de saúde do estado estão em nível gravíssimo para esse ponto. A região do Extremo Oeste se destacou no Evento Sentinela, a única que não ficou no vermelho. Esse item considera a mortalidade por Covid e é combinado com o Rt que indica como a epidemia está evoluindo na região e sua estabilidade interpretado segundo orientação da OMS. Já a questão do monitoramento dos casos ficou na cor amarela. Esse indicador é medido por meio das notificações de casos positivos e negativos e a capacidade de realização de testes.

47 pessoas se recuperaram da Covid-19 e deixaram o isolamento neste final de semana em São Miguel do Oeste. Outras sete pessoas foram diagnosticadas com a doença sábado e domingo. Com isso, a semana começa com 165 pessoas com o vírus ativo no município. O número é cerca de 20 por cento menor do que o registrado na segunda-feira da semana passada. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso começa a semana com 24 pacientes internados na UTI.Um leito está disponível. Na enfermaria, são 12 confirmados e quatro leitos livres.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai retomar a vacinação contra covid nesta terça-feira na praça Walnir Botaro Daniel. Amanhã, serão imunizados pessoas com 48 anos de idade, lactantes com bebês de até um ano, gestantes e puérperas. A vacinação será entre sete e meia e 11 e meia da manhã e à tarde entre uma e quatro horas. Para receber a vacina, é necessário apresentar um Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação e o RG ou CPF. No caso das lactantes, também é preciso apresentar um relatório ou prescrição médica. As pessoas pertencentes a grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose, também podem comparecer ao local para se imunizar no dia de amanhã.

O Plano Safra 20212022, anunciado na semana passada pelo governo federal, ficou abaixo da expectativa da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Santa Catarina. A avaliação é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. De acordo com ele, a entidade esperava por um volume maior de recursos para a agricultura familiar. O montante destinado ao Pronaf ficou em 39 bilhões, 19 por cento a mais do que na safra anterior. DRESCH citou que o principal ponto de frustração do plano safra foi o juro do Pronaf que subiu de uma faixa de dois vírgula 75 por cento a quatro por cento ao ano para três a quatro e meio por cento ao ano. Ele disse que a agricultura familiar coloca alimentos na mesa do brasileiro e precisa de um tratamento diferenciado por parte do governo federal, o que não vem acontecendo.

Segundo o presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH, o governo precisa olhar para as diferenças regionais na agricultura e definir as ações a partir dessa realidade. Ele comentou que a agricultura do nordeste não é a mesma do sul do Brasil. DRESCH comentou que as políticas públicas devem ser nacionais, mas com adaptações para atender as diferenças regionais. Ele também citou que os juros para custeio e investimento do Pronaf deveriam ser reduzidos e não aumentados como fez o governo. Para DRESCH, o governo federal deveria ter aproveitado o plano safra para incluir novas ações em políticas sociais para o campo, como a habitação rural, por exemplo.

O governo federal reduziu a participação dos recursos do orçamento público no plano safra 2021-2022. A observação é do coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER. De acordo com ele, o chamado recurso equalizado está menor nesta safra e isso resulta no aumentos dos juros do Pronaf, ou seja, o agricultor que financeira a lavoura vai pagar mais por isso. O coordenador da Fetraf também criticou o anuncio do plana safra de forma única, sem diferenciar o agronegócio da agricultura familiar. Para ele, o governo federal não faz essa diferenciação e essa visão é prejudicial ao pequeno agricultor que precisa de um tratamento diferenciado por parte do governo federal. SELZLER afirmou que esse quadro está excluindo os agricultores das políticas públicas voltadas para a agricultura.

O coordenador da Fetraf Sul também denunciou, em entrevista para a Peperi, que o Pronaf vem sendo enfraquecido ao longo dos últimos anos. De acordo com JANDIR SELZLER, houve um aumento no volume de recursos contratados via Plano Safra, mas a quantidade de contratações é cada vez menor. Para SELZLER, isso é um sinal de que os grandes produtores estão acessando os recursos, mas os pequenos agricultores estão deixando de acionar os valores do plano safra para custeio e investimento.

O plano safra 2021-2022, de forma geral, é bom para a agricultura. O comentário é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que o único aspecto que poderia ser diferente é o juro para a linha de financiamentos via Pronaf. TEIXEIRA afirmou que o governo nem deveria cobrar juros nesta safra diante das dificuldades geradas pela pandemia do coronavírus. Ele citou que a procura pelos recursos do plano safra são muito procurados na região, tanto para custeio quanto para investimento. No geral, TEIXEIRA destacou que o governo ampliou o volume de recursos do plano safra. Ele disse que o principal ponto do anuncio é o aumento da renda bruta do produtor para acessar os recursos do Pronaf que passou de 420 para 500 mil reais por ano.

O ministro da Infraestrutura, TARCISIO FREITAS, garantiu que não vão faltar recursos para as obras de revitalização da BR 163. Ele se manifestou sobre o assunto no encontro de sexta-feira passada com o presidente JAIR BOLSONARO e empresários da região no centro de eventos de Chapecó. Segundo o ministro, o presidente BOLSONARO sabe da importância da rodovia para a região e determinou que a equipe econômica garanta os recursos para as obras. TARCISIO FREITAS disse que antes faltavam recursos, mas agora não.

O ministro TARCISIO FREITAS também anunciou que o governo federal vai investir pesado na BR 282. Ele anunciou sexta-feira em Chapecó que determinou ao Dnit que contrate o projeto de duplicação da BR 282, trecho de Chapecó a Irani. Ele disse que essa é a parte mais crítica da rodovia e a duplicação é a solução para uma série de problemas. FREITA também afirmou que a União não tem recursos para fazer a duplicação de toda a rodovia como quer a região, mas a intenção é investir em direção a Maravilha e São Miguel do Oeste, principalmente com a construção da terceira faixa. O ministro reafirmou que o governo federal vai investir na melhoria da infraestrutura rodoviária em reconhecimento a contribuição do oeste e extremo-oeste para o país.

Uma mulher ficou ferida após um acidente de trânsito na manhã deste domingo na Avenida Willy Barth, proximidades da área industrial de São Miguel do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a condutora de uma veículo Tucson de Sarandi perdeu o controle da direção e bateu contra um poste da rede elétrica no canteiro central da avenida. A ocupante do veículo foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Ela sofreu ferimentos leves.

Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente na manhã de ontem na SC 386. O condutor de um Etios perdeu o controle da direção e capotou por volta das sete horas na Linha São Luís, interior de Iporã do Oeste. Quando os bombeiros chegaram no local, o rapaz de 21 anos, estava preso ao cinto de segurança e apresentava ferimento grave no crânio e hemorragia. Ele foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao hospital regional de São Miguel do Oeste.

Uma saída de pista, seguida de capotamento deixou três feridos neste domingo na SC 386. O acidente aconteceu nas proximidades do local onde um Etios capotou no começo na manhã no acesso a comunidade da Linha São Luiz, interior de Iporã do Oeste. Um Fiat Pálio saiu da pista e capotou por volta das quatro horas da tarde. O condutor do carro, um homem de 54 anos e os passageiros de 32 e sete anos tiveram ferimentos leves. O motorista relatou dores nas costas e foi conduzido pelos bombeiros ao hospital. Os outros dois feridos foram levados para atendimento médico por populares, antes da chegada da guarnição. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro atendeu um acidente com uma pessoa ferida na BR 163. O condutor de uma moto CBX 250 perdeu o controle da direção no local conhecida como curva da morte em Guarujá do Sul. O acidente aconteceu por volta das sete horas da manhã. Chegando ao local, os bombeiros encontraram o motociclista de 22 anos, deitado ao lado da rodovia com ferimentos no ombro e nas pernas. O homem foi conduzido para atendimento médico em São José do Cedro.

A Polícia Militar prendeu um casal em flagrante por tráfico de drogas na última sexta-feira. Uma guarnição da PM abordou um veículo na BR 282, na Linha Aparecida, por volta das cinco horas da tarde. No teto do carro estavam escondidas 25 gramas de cocaína. Uma mulher, passageira do veículo, portava mais 22 gramas de maconha. O homem, condutor do carro, informou que tinha cocaína em casa e a guarnição foi até o local e apreendeu o entorpecente. O dois foram presos por tráfico de drogas e levados para a delegacia de polícia.

Além da prisão do casal com drogas na BR 282, a Polícia Militar fez mais uma prisão neste final de semana. O suspeito foi detido no bairro Salete por volta das cinco horasda tarde no bairro Salete. Ele estava conduzindo um carro abordado em uma barreira policial. No veículo foram encontrados um cigarro de maconha e um torrão da droga embalado. Na casa do suspeito, os policiais localizaram um saco plástico com 275 gramas de maconha, uma balança de precisão, faca e tesoura com indícios da droga, além de outros materiais utilizados para o fracionamento do produto. Também foram apreendidos um celular e 270 reais em dinheiro. O homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.