-IPCA-15 SOBE ZERO VÍRGULA 44 POR CENTO EM MAIO COM DESTAQUE PARA A GASOLINA
-GOVERNO DE SC LANÇA PROGRAMA ESTADUAL DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA
-AUDIENCIA PÚBLICA DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE SERÁ NESTA QUARTA NO MUNICÍPIO
-DIA C DE COOPERAR VAI REUNIR MAIS DE 20 ENTIDADES NO DIA SEIS DE JULHO
-TCE NOTIFICA MUNICÍPIO PARA APRESENTAR PLANO DE CONTINGÊNCIA CONTRA DENGUE
-INCÊNDIO DANIFICA RESIDENCIA E ELETRODOMÉSTICOS NO BAIRRO SÃO JORGE
-DELEGACIA DA MULHER PRENDE HOMEM POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL NA RUA
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é nebulosidade variável. A temperatura mínima nas últimas horas foi de seis graus e a máxima pode chegar a 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 59 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
O primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, disse nesta segunda-feira que um ataque aéreo em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, que matou 45 palestinos, não tinha como objetivo causar vítimas civis e será investigado. No domingo, os militares israelenses disseram ue fizeram a ação no noroeste de Rafah “baseada em inteligência precisa” e que mataram duas pessoas importantes do alto escalão do Hamas no ataque. Após as divulgação das imagens da ação militar israelense, os Estados Unidos exigiram que Israel tome todas as precauções para proteger civis. Além dos alertas dos Estados Unidos, diversos líderes mundiais condenaram o ataque de Israel contra Rafah.
O primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SANCHEZ, disse nesta terça-feira que a Espanha reconhecerá um Estado palestino, incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, unificado sob a Autoridade Nacional Palestina, com Jerusalém Oriental como sua capital. SANCHEZ fez o anúncio durante num discurso televisionado que não reconhecerá quaisquer mudanças nas fronteiras palestinas depois de 1967, a menos que todas as partes concordem com elas. Na semana passada, Noruega, Espanha e Irlanda anunciaram o reconhecimento de um Estado Palestino independente, em um gesto histórico.
O chefe de gabinete de JAVIER MILEI na Argentina, NICOLÁS POSSE, renunciou ao cargo na noite desta segunda-feira. A Casa Rosada disse, em comunicado, que a saída de Posse se deu por "diferenças de critérios e expectativas na condução do governo e das tarefas a ele encomendadas". POSSE será substituído pelo atual ministro do Interior, GUILLERMO FRANCOS, segundo comunicado do governo. Caberá a ele assumir as negociações para fazer avançar no Congresso o pacotão de medidas liberais que o governo quer aprovar. O gabinete presidencial emitiu nota sobre a chegada de FRANCOS afirmando que ele “assumirá com profissionalismo, experiência e capacidade política a função de chefe de gabinete, sendo reconhecido por todas as forças políticas por sua capacidade de gestão e consenso".
Senadores voltam a discutir nesta semana uma proposta de emenda à Constituição que prevê a transferência de propriedade de terrenos do litoral brasileiro para estados, municípios e proprietários privados. Atualmente, essas áreas estão sob domínio da Marinha do Brasil, que também detém a propriedade de margens de rios e lagoas com influência de marés. A PEC de 2022 é de autoria do ex-deputado federal ARNALDO JORDY e foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 2022, após passar por uma comissão especial e pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A proposta permite que as praias sejam transferidas a proprietários privados mediante pagamento para aqueles inscritos regularmente “no órgão de gestão do patrimônio da União”.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial do país, registrou uma alta de zero vírgula 44 por cento nos preços em maio. A informação foi divulgada hoje pelo IBGE. A gasolina foi o subitem de maior influência nos resultados do mês, com alta de um virgula 90 por cento e zero virgula zero nove ponto percentual de impacto no índice geral. O grupo Transportes teve o maior impacto entre os grupos pesquisados pelo IBGE, de zero vírgula 16 ponto percentual em maio. O índice geral teve uma aceleração de zero vírgula 23 por cento na comparação com o mês anterior. Em maio de 2023, o IPCA-15 foi de zero virgula 51 por cento, maior portanto do que o deste ano.
Uma nova portaria interministerial com as normativas para compra pública de arroz polido importado pela Companhia Nacional de Abastecimento deve ser publicada nesta terça-feira. Segundo o ministro da Agricultura, CARLOS FÁVARO, na sequência deve sair o edital de leilão para a compra. Previsto para ocorrer na última terça-feira, o leilão de 104 mil toneladas do cereal foi suspenso após o governo constatar um aumento nos preços do produto de fornecedores dos países do Mercosul. O leilão tem como objetivo garantir o abastecimento de arroz no país após as enchentes no Rio Grande do Sul, estado que responde por 70 por cento da oferta nacional do produto. O presidente da Farsul, GEDEÃO PEREIRA disse que o Estado havia colhido grande parte de sua produção de arroz antes das inundações e que as importações que o governo quer fazer são "desnecessárias".
Apenas 23 vírgula 89 por cento do público-alvo da vacinação contra a dengue recebeu o imunizante em Santa Catarina. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90 por cento do público total. Até agora, três regiões receberam a vacina: Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. A situação é mais crítica no Médio Vale, onde ao todo apenas nove vírgula 28 por cento do público-alvo foi vacinado. Segundo a Secretaria do Estado de Saúde, Santa Catarina já registra 401 mil 802 casos prováveis da doença em 2024, um aumento de 151 por cento em relação ao mesmo período de 2023. Já foram registradas 217 mortes neste ano.
O Governador JORGINHO MELLO e o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, RICARDO GUIDI, lançaram nesta segunda-feira em Criciúma, o Plano Estadual de Transição Energética Justa. A iniciativa visa diminuir impactos sociais, ambientais e econômicos diante da transição para energias mais limpas. O sul catarinense foi o local escolhido para o lançamento porque 15 por cento da economia local vem do setor. A atividade garante mais de 20 mil empregos e beneficia cerca de 100 mil pessoas de forma direta e indireta. Na cerimônia foi assinada a ordem para contratação de empresa especializada que vai elaborar estudos técnicos para desenvolvimento do plano de transição energética justa. O estudo deve conter ações de curto, médio e longo prazo, viabilizando uma política permanente para redução da emissão de gases de efeito estufa.
O número de aeronaves operando voos internacionais em Santa Catarina cresceu 88 por cento no primeiro quadrimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta alta se refletiu no movimento internacional de passageiros que cresceu 87 por cento nos primeiros quatro meses do ano em relação a 2023. De acordo com os números apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias foram duas mil 556 aeronaves e 358 mil passageiros internacionais. Em relação ao número total de passageiros nos aeroportos do estado, Florianópolis teve um milhão e cem mil pessoas; Navegantes com 718 mil e Chapecó com 191 mil passageiros nos primeiros quatro meses do ano.
Termina nesta semana o período de inscrições de empresas no Programa Meu Crédito da prefeitura de Guaraciaba. Os interessados devem confirmar a participação da secretaria de Industria e Comercio até a próxima sexta-feira, dia 31. Cerca de mil e 500 produtores vão receber uma carta de crédito de acordo com o movimento econômico da propriedade. O valor pode ser usado para a aquisição de bens, produtos e serviços em empresas credenciadas pelo município. De acordo com o município, a iniciativa beneficia os agricultores, estimula o comércio local e movimenta a economia de Guaraciaba.
O município de Descanso finalizou as obras de melhorias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizado na Linha Campinas. Com um investimento de aproximadamente 120 mil reais, o local passou por melhorias que visam proporcionar mais conforto às crianças, adolescentes e profissionais que utilizam o espaço. As obras incluem a ampliação dos banheiros, construção de uma nova área de serviço e melhorias em geral. As reformas buscam aprimorar a infraestrutura do serviço. A secretária da pasta, ANDRESSA BRUGNEROTTO, destacou que o investimento no espaço físico contribui para a melhoria do serviço prestado no local, especialmente a programação de atividades e oficinas.
A administração de São Miguel do Oeste vai realizar amanhã a Audiência Pública do primeiro Quadrimestre de 2024 será na quarta-feira. O evento começa as duas horas tarde no salão nobre do Centro Administrativo. As pessoas podem acompanhar a prestação de contas presencialmente ou ao vivo, através do Facebook da Prefeitura. De acordo com a Secretária de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, THAIS COSTA, durante a audiência, serão explanados os dados gerais do exercício financeiro do Município, incluindo a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde, referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2024.
A edição 2024 do dia Dia C de Cooperar foi lançada hoje pela manhã. O evento de apresentação da iniciativa ocorreu no espaço coworking da Associação Empresarial. O Dia C de Cooperar é uma organização do Núcleo das Cooperativas da Acismo e está programado para o dia seis de julho na praça Walnir Botaro Daniel. Mais de 20 cooperativas e entidades parceiras vão desenvolver atividades durante todo o dia, entre elas, a coleta de lixo eletrônicos. Os equipamentos que puderem ser consertados serão encaminhados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A Câmara de Dirigentes Lojistas vai lançar oficialmente hoje a tarde o Liquida São Miguel deste ano. A entidade já antecipou que o evento vai repetir o formato de feirão realizado no ano passado do parque de exposições Rineu Gransotto. O Liquida vai reunir do empresas do comércio para a comercialização de produtos com descontos especiais nos dias seis e oito de setembro. O lançamento e apresentação dos detalhes do Liquida São Miguel deste ano vai acontecer as duas da tarde no auditório da CDL no centro empresarial Andromeda.
Nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizará um novo revezamento das equipes de Força-Tarefa para continuar as buscas e suporte as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no início do mês. Esta será a quinta mobilização enviada ao estado vizinho. Neste contingente, serão mobilizados 12 bombeiros militares, 2 cães de busca, seis viaturas, um drone e equipamentos específicos para intervenções em áreas deslizadas. Nesta equipe, não há nenhum bombeiro militar do décimo segundo batalhão de São Miguel do Oeste. O grupo que retornou ontem do Rio Grande do Sul tinha dois militares do extremo-oeste.
Os bombeiros catarinenses estão no Rio Grande do Sul desde o começo de maio. Desde a autorização do governo do estado para apoiar o Rio Grande do Sul, os bombeiros militares de Santa Catarina já salvaram três mil e pessoas e 560 animais. Além disso, encontraram 19 vítimas fatais, sendo três delas localizadas graças ao trabalho dos cães do CBMSC. O Peperi Entrevista desta segunda-feira conversou com o sub comandante do batalhão de bombeiro Militar de São Miguel do Oeste, MICHAEL MAGRINI. Ele citou que a atuação da corporação é fundamental porque os órgãos gaúchos não conseguem atender todas as vítimas diante da complexidade do problema. MAGRINI explicou que os bombeiros catarinenses praticamente montaram um quartel no estado vizinho para auxiliar nos trabalhos.
O sub comandante do batalhão de Bombeiro Militar de São Miguel do Oeste, MICHAEL MAGRINI, esteve na terceira equipe que foi para o vale do rio Taquari. Ele disse ontem no Peperi Entrevista que ficou surpreso com a dificuldade encontrada para chegar nos locais onde as famílias estavam. MAGRINI comentou que a situação que ele encontrou quando chegou no Rio Grande do Sul foi muito pior do que as imagens que circulam na tv e nas redes sociais mostram.
O Tribunal de Contas de Santa Catarina determinou que 82 municípios catarinenses encaminhem, em 15 dias, planos de contingência de combate à dengue. A decisão foi tomada após um levantamento da instituição identificar que essas cidades não possuem o plano, mesmo que 30 delas sejam consideradas infestadas pela doença. Duas das cidades notificadas pelo Tribunal de Contas ficam no extremo-oeste: Descanso e São Miguel do Oeste. De acordo com o TCE, o plano de contingência serve para determinar quais ações serão tomadas em caso de emergência por conta da doença, incluindo ações de assistência ao paciente, organização das atividades de controle do vetor, vigilância epidemiológica e ações de comunicação.
A apresentação do plano de contingência contra a dengue pelos municípios catarinenses é fundamental para que o Tribunal exerça o controle sobre as ações previstas. A afirmação é do conselheiro do TCE e relator dos processos relacionados à área da Saúde no Tribunal, LUIZ EDUARDO CHEREM. Ele disse que o plano é importante, sobretudo, para avaliar se as medidas suprem as necessidades para o combate ao vetor, que alcança níveis alarmantes em todo o Estado. CHEREM citou ainda que os governos federal e estadual possuem seus próprios planos de contingência. Esses dois documentos incluem diretrizes para orientar as prefeituras na elaboração de planos de nível municipal.
O município de Descanso tem plano de contingencia contra a dengue desde o ano passado, mas não enviou o documento para o Tribunal de Contas no prazo definido pelo órgão. A informação é do secretário de saúde, CLEBER RECH. Ele explicou que o plano foi atualizado neste ano e enviado a gerencia regional de saúde. O secretário disse que a pasta percebeu a falha e o documento foi encaminhado na segunda-feira da semana passada para o Tribunal do Contas. Descanso tem 90 casos de dengue confirmados, cinco suspeitos aguardando o resultado dos exames de laboratório e está em situação de epidemia da doença. Ao todo, foram encontrados 59 focos do mosquito que transmite a dengue.
São Miguel do Oeste também tem plano de contingencia contra a dengue. A informação é da secretária de saúde, CAMILA BERNARDI. Ela disse que o documento foi elaborado e está atualizado com as ações para evitar e enfrentar os casos da doença, além de eliminar os focos do mosquito. CAMILA afirmou que o plano foi enviado para o Tribunal de Contas do estado e tinha uma reunião hoje pela manhã o controle interno para identificar o que aconteceu. São Miguel do Oeste tem mil 146 casos confirmados e outros 56 aguardando o resultado dos exames de laboratório. A cidade está em epidemia de dengue e o prefeito já decretou situação de emergência em razão desse problema.
A Polícia Rodoviária Federal a meia noite de hoje para amanhã a Operação Corpus Christi 2024. O trabalho especial de fiscalização vai até a meia noite de domingo. Serão cinco dias com previsão de aumento do fluxo de veículos nas rodovias, fator que pode contribuir para a ocorrência de acidentes. Em Santa Catarina, será uma ação integrada de diversos órgãos além da PRF que vão fiscalizar em conjunto para a aplicação do Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito. Na região, haverá aumento da fiscalização nos principais trechos das BRs 282, 158 e 163.
Para aumentar a fluidez do trânsito e diminuir o risco de acidentes, haverá restrição de tráfego em pista simples para veículos de cargas excedentes, ou seja, que ultrapassam as dimensões máximas permitidas e que precisam de Autorização Especial de Trânsito. O alerta é da Polícia Rodoviária Federal. Essas restrições também atingem trechos de pista simples nas rodovias federais do extremo-oeste, como as BRs, 163, 282 e 158. Os horários em que esses veículos pesados não podem circular são os seguintes: amanhã das quatro da tarde as 10 da noite; quinta-feira entre seis da manhã e meio-dia e domingo entre quatro da tarde e dez da noite.
Um homem de 48 anos foi vítima de um golpe virtual em São Lourenço do Oeste no final de semana. De acordo com a Polícia Militar, a vítima relatou que o criminoso entrou em contato através de uma rede social, utilizando o perfil de outra pessoa. O estelionatário anunciou a doação de móveis e utensílios domésticos e solicitou um valor em dinheiro para cobrir os custos de transporte e frete até São Lourenço do Oeste. Confiando na oferta, a vítima realizou um depósito no valor de 600 reais em nome de uma terceira pessoa. Após perceber o golpe, o homem registrou um boletim de ocorrência e tomou medidas para alertar a instituição financeira e o amigo cuja conta foi clonada para a realização do crime.
Uma empresa de materiais de construção foi alvo de um furto no ultimo final de semana em Maravilha. O crime ocorreu entre sábado e domingo, mas só foi percebido na manhã de ontem quando uma funcionária chegou para trabalhar. Ela encontrou as portas dos escritórios e um cofre arrombados. Foram furtados 34 mil reais em dinheiro. A Polícia Militar foi chamada e colheu imagens de câmeras de videomonitoramento do local. As gravações mostram os suspeitos chegando em uma motocicleta na madrugada de sábado para domingo. A Polícia Civil foi acionada e vai investigar o caso.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste recuperou nesta segunda feira, na SC-283, em Palmitos, um carro com registro de furto. Durante patrulhamento da rodovia por volta das seis horas da manhã, os policiais avistaram um Fox emplacado em Águas de Chapecó, parado ao lado da rodovia. O veículo apresentava avarias e estava com os vidros abertos, mesmo com chuvisco, aparentando estar abandonado. Após consulta ao sistema, foi confirmado que o carro tinha um registro de furto ocorrido no começo da tarde da segunda feira, em São Carlos. A guarnição confeccionou um Boletim de Ocorrência, e encaminhou o veículo e os pertences encontrados para a Delegacia de Polícia de São Carlos para posterior devolução ao proprietário.
Uma máquina de lavar pegou fogo por volta das nove e 50 da manhã desta terça-feira, em uma residência da Rua Florianópolis, Bairro São Jorge. Uma mulher relatou à Peperi que estava em casa e percebeu fumaça vindo da residência vizinha. O Corpo de Bombeiros foi acionado constatou as chamas em uma máquina de lavar, forro da residência e em algumas prateleiras. Os bombeiros combateram as chamas com aproximadamente 50 litros de água e realizaram o resfriamento da estrutura. O local foi isolado para perícia. Ninguém se feriu no incêndio.