-GUEDES ADMITE QUE AUXÍLIO EMERGENCIAL PODE SER PRORROGADO MAIS UMA VEZ
-VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM SC VOLTARÁ A SER POR FAIXA ETÁRIA
-VEREADORES REJEITAM PROJETO QUE CRIA DIA DE LUTA CONTRA A LGBTFOBIA
-DNIT VAI ASSINAR NOVO CONTRATO PARA TAPA-BURACOS NA BR 163
-MUNICÍPIOS DA AMEOSC ABREM MIL E 300 EMPREGOS FORMAIS NESTE ANO
-VÂNDALOS DANIFICAM MAIS DE 70 BANCOS DA PRAÇA WALNIR BOTARO DANIEL
-SUSPEITO DE MATAR MULHER EM INCÊNDIO TEM PRISÃO PREVENTIVA DECRETADA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Índia abriu mão, nesta quinta-feira, da exigência de testes locais de vacinas estrangeiras "bem estabelecidas" contra o novo coronavírus, enquanto tenta acelerar a campanha de imunização no país para conter o pior surto mundial da doença atualmente. Apenas cerca de três por cento dos um bilhão e 300 milhões de habitantes do país foram totalmente vacinados, a taxa mais baixa entre os 10 países com mais casos no mundo. A decisão desta quinta-feira permitirá a importação de vacinas desenvolvidas por Pfizer, Johnson & Johnson e Moderna, com as quais a Índia tem mantido negociações com pouco sucesso.
O governo do Peru estendeu, nesta quinta-feira, o estado de emergência vigente há 14 meses pela pandemia de coronavírus por um mês a mais. O país tem uma eleição presidencial no dia de seis de junho. Uma resolução ditada pelo presidente interino FRANCISCO SAGASTI determina que o estado de emergência, que terminaria em 31 de maio, vai se prolongar por todo o mês de junho. A medida afeta parcialmente as campanhas de PEDRO CASTILLO e KEIKO FUJIMORI, que disputam o segundo turno no Peru.
A Argentina retirou seu apoio a uma ação na Corte Penal Internacional em que se pede uma investigação de NICOLÁS MADURO, o líder da Venezuela. A ação foi protocolada em 2018 e, nela, pede-se ao Ministério Público da Corte Penal Internacional para que se investigue o regime da Venezuela por crimes de lesa humanidade. Na ocasião, os países que apresentaram a ação foram Canadá, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru, que continuam com a ação, e a Argentina, que deixou o processo. A informação foi divulgada ontem, mas o pedido havia sido feito em março, quando o país deixou o Grupo de Lima, a união de países da região que tenta encontrar uma solução para a crise venezuelana.
O Ministério Público Federal recorreu nesta quinta-feira da decisão do juiz MARCUS VINÍCIUS REIS BASTOS, da Vara Federal de Brasília, que absolveu o ex-presidente MICHEL TEMER e outros políticos acusados de envolvimento no chamado "quadrilhão do MDB". TEMER e os políticos do MDB foram denunciados em 2017 pelo então procurador-geral da República, RODRIGO JANOT. Para o juiz da primeira instância, não há elementos contra os políticos, e o MPF não conseguiu comprovar o crime de organização criminosa e tentou criminalizar a atividade política. Segundo a Procuradoria, a suposta organização foi criada para cometer crimes contra empresas e órgãos públicos.
O Senado aprovou um projeto para suspender o prazo-limite para isenção de imposto de renda entre a venda de imóvel e a compra de um novo, até o 31 de dezembro de 2021, devido à pandemia. O texto foi aprovado de forma simbólica e segue agora para a Câmara. Atualmente, a lei permite a isenção do Imposto de Renda sobre os ganhos obtidos na venda de um imóvel, desde que o produto dessa venda seja aplicado na compra de outro imóvel no prazo de 180 dias. Autora de um dos projetos usados como base pelo relator, a senadora SIMONE TEBET disse que ainda não há garantias por parte do Palácio do Planalto sobre sancionar o texto, caso seja aprovado pela Câmara.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse que o governo pode prorrogar o auxílio emergencial, caso a pandemia da Covid-19 se agrave no país e o programa de imunização não atinja níveis suficientes para a maior parte da população. Pelo prazo atual, o benefício será pago até julho. Segundo o ministro, já existe uma proposta de emenda à Constituição aprovada no ano passado, que permite o aumento de gastos para cobrir as necessidades de combate e reflexos da pandemia e, por meio dela, é possível estender o pagamento, como foi feito para este ano. Para GUEDES, a resposta para se vai haver ou não a prorrogação do auxílio emergencial é a pandemia e o ritmo de vacinação.
Santa Catarina encerrou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desemprego de seis vírgula dois por cento, um acréscimo de zero vírgula nove ponto percentual frente ao trimestre anterior, encerrado em 31 de dezembro de 2020. Esse recuo significa 32 mil desocupados a mais, totalizando 228 mil sem emprego enquanto no período anterior eram 196 mil. Um dado positivo da pesquisa foi a redução dos empregos informais no setor privado. O Estado encerrou o trimestre com 200 mil trabalhadores nesse grupo, 17 mil a menos do que no trimestre anterior e Santa Catarina segue com a menor taxa de desemprego do país.
O Governo do Estado autorizou os municípios de Santa Catarina a vacinarem até o oitavo grupo prioritário de profissionais da Educação contra a Covid-19, conforme a disponibilidade do imunizante. A decisão de autorizar os municípios a avançarem na vacinação dos grupos prioritários ocorreu depois que o Estado recebeu mais de 208 mil doses dos laboratórios AstraZeneca e Pfizer entre terça e quarta-feira. Serão 133 mil doses da vacina destinadas aos municípios para imunização destes grupos, de acordo com a nota da DIVE. A aplicação das doses segue a ordem de prioridade estabelecida no Plano de Vacinação elaborado pelas Secretarias de Educação e Saúde. Ontem, o governador CARLOS MOISÉS anunciou que a vacinação voltará a ser por faixas etárias. Os detalhes serão acertados com os municípios.
O pagamento do auxílio emergencial de Santa Catarina começa a ser feito a partir de julho. A informação é do secretário de Desenvolvimento Social, CLAUDINEI MARQUES. Segundo ele, a informação que o Governo obteve na Assembleia Legislativa é de que os parlamentares irão aprovar o projeto em até duas semanas. Logo após, o projeto será sancionado por CARLOS MOISÉS DA SILVA. O pagamento será via cartão que será retirado nos Cras de forma escalonada para evitar aglomerações. Serão três parcelas de 300 reais, totalizando 900 para cada beneficiário. No total, 67 mil pessoas irão receber a ajuda financeira.
O Peperi Debates deste sábado vai debater as ações do governo a curto, médio e longo prazo para enfrentar as consequências do baixo volume de chuvas dos últimos tempos na região. O problema da estiagem é bastante comum e os efeitos são sentidos tanto na cidade quanto no interior. O programa de amanhã vai olhar para esse quadro e discutir as causas e medidas para mudar essa realidade. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã e terá a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA, do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON e o secretário de Agricultura do município, ANTONIO ORSO.
A Casan emitiu uma nota nesta sexta-feira pedindo a colaboração dos moradores para o uso econômico da agua. De acordo com a empresa, diante da continuidade de um outono com poucas chuvas, é muito importante que as pessoas adotem práticas para reduzir o consumo do produto. A Casan orientou os moradores a evitar a lavação de calçadas com mangueira além de fechar a torneira ao lavar a louça, fazer a barba e escovar os dentes. São medidas simples mas que podem fazer diferença. Segundo a empresa, 75 por cento da água consumida numa residência é gasta nos banheiros. Outra orientação é evitar banhos prolongados já que a estimativa é de que são gastos 10 litros de água a cada minuto sob o chuveiro.
A Secretaria de Administração divulgou na manhã desta quinta-feira o edital do processo seletivo simplificado para seleção de Estagiários destinado a estudantes do ensino médio e superior. Conforme a presidente da Comissão, MARIALICE BRASSIANI, os interessados em se inscrever devem estar matriculados e frequentando regularmente as aulas em instituições de ensino superior ou ensino médio, ter no mínimo 16 anos e no máximo 21, não ter sido estagiário pelo período limite dois anos, na Prefeitura e possuir residência fixa em São Miguel do Oeste. Para ensino superior, as vagas estão disponíveis para os cursos de Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Educação Especial, Direito, Engenharia Civil e Pedagogia.
As inscrições para o processo seletivo simplificado para seleção de Estagiários da prefeitura podem ser feitas até o dia oito de junho. Os interessados podem confirmar participação no processo até dia oito de junho no departamento de Desenvolvimento de Pessoas, junto ao Centro Administrativo. Outras informações e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura. A presidente da Comissão de seleção, MARIALICE BRASSIANI, ressaltou que o estágio terá duração de até um ano, podendo ser prorrogado por igual período, exceto no caso de portadores de deficiência, que terá prorrogação por um ano adicional. As inscrições são gratuitas.
O Dnit deve assinar um novo contrato nos próximos dias para realizar uma operação tapa-buracos na BR 163. O anúncio é do o superintendente estadual do departamento nacional de infraestrutura e transporte em Santa Catarina, RONALDO CARIONI. De acordo com ele, o processo de orçamento está sendo finalizado e o contrato para conservação da rodovia será firmado com uma nova empresa que será responsável pela operação tapa-buracos entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Apesar disso, ainda não há uma data para o início dos trabalhos. Sobre a obra de revitalização da rodovia, os trabalhos seguem no trevo de São José do Cedro. Em outros pontos, a empresa faz alguns trabalhos de adaptação do solo e sinalização.
A empresa que está executando na obra de revitalização da BR 163 possui verba para manter os trabalhos até setembro. Se não houve a destinação de mais recursos do governo federal, a obra corre o risco de mais uma vez ser paralisada. Os cem milhões que o estado pretende aplicar na obra pode evitar a suspensão dos trabalhos. O governo federal reservou 13 milhões de reais no orçamento deste ano para a rodovia e todo o projeto vai custar cerca de 200 milhões. Nessa primeira etapa vai ocorrer a adaptação das vias visando a adequação do trânsito que irá ser liberado pelo viaduto que está no trevo de acesso a São José do Cedro. Depois que os veículos estiverem utilizando o viaduto, a empreiteira vai começar a trabalhar no trechoentre São José do Cedro e Guarujá do Sul.
O deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK fez uma avaliação positiva dos projetos entregues pelo governo estadual nesta semana na Alesc. De acordo com ele, são propostas que representam grandes melhorias para a população catarinense. ESKUDLARK citou a Medida Provisória que cria o programa SC Mais Renda. O projeto destina 900 reais em três parcelas de 300 reais para beneficiários de programas sociais que não foram contemplados com o auxílio emergencial do governo federal. Em entrevista para a Peperi, o deputado também citou o projeto do Refis que permite o parcelamento de impostos devidos por empresas catarinenses que foram afetadas pela pandemia do coronavírus. O parlamentar acredita que os dois projetos sejam aprovados nos próximos dias.
Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições durante a sessão desta quinta-feira realizada por videoconferência. Os pedidos tratam de obras e serviços públicos e serão encaminhados às autoridades competentes. Entre os pedidos aprovados em plenário está a moção de apelo do vereador NINI SCHARNOSKI. No documento, ele solicita que o Dnit e o Município de São Miguel do Oeste recoloquem, em regime de urgência, os semáforos na Avenida Willy Barth nos locais onde estavam instalados anteriormente. Segundo o vereador, a intenção é evitar futuros acidentes nesses locais. O pedido será enviado ao prefeito WILSON TREVISAN e ao superintendente regional do Dnit em Santa Catarina, RONALDO CARIONI BARBOSA.
A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira, em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar que altera o Código Tributário do Município. O artigo incluído na legislação prevê que as citações, intimações e demais notificações dos contribuintes poderão ser feitas por meio eletrônico, como e-mail, protocolo oficial do município ou aplicativos de comunicação. O texto também prevê que nesse caso, os prazos começam a partir do conhecimento pelo contribuinte da citação, intimação ou notificação. O objetivo do poder público é atualizar a forma de citação de acordo com os novos meios tecnológicos de comunicação. O projeto foi aprovado por maioria, com abstenção de CRIS ZANATTA e GILMAR BALDISSERA.
O projeto de lei que institui o "Certificado Empresa Amiga da Juventude" de São Miguel do Oeste foi rejeitado no plenário do legislativo nesta quinta-feira. De acordo com a autora do projeto, vereador do CRIS ZANATTA do PSDB explicou que a finalidade é incentivar empresas instaladas no município a proporcionarem condições de acessibilidade ao primeiro emprego aos jovens matriculados na rede pública de ensino. Ela reforçou que a proposta tem como objetivos prevenir e erradicar o trabalho infantil, investir em ações que melhorem a qualidade de vida dos jovens e de suas famílias, e proporcionar aos jovens oportunidades a estágios ou ao primeiro emprego. A certificação seria concedida a cada dois anos. O projeto foi rejeitado por sete votos a seis com o voto de desempate proferido pelo presidente da casa, vereador VANIRTO CONRADT.
A Câmara também rejeitou, nesta quinta-feira, o projeto que institui o "Dia de Luta contra LGBTfobia" no município. A proposta, de autoria da vereadora MARIA TEREZA CAPRA do PT prevê que a data será lembrada anualmente em 17 de maio, quando o município deverá promover atividades para conscientização, prevenção, orientação e combate à LGBTfobia. O projeto foi rejeitado por sete votos a seis com o voto de minerva do presidente da câmara. TEREZA explicou que a campanha tem como objetivos desenvolver ações de conscientização baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de gênero. Ela citou que a intenção do projeto é promover a conscientização da sociedade para combater o preconceito ou discriminação, explícita ou velada, em razão da opção sexual das pessoas.
Vinte e oito pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Outras 24 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, quatro mil 848 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais quatro mil 601 já se recuperaram. O índice de recuperação é de 94 por cento. No Hospital Regional, a taxa de ocupação é de 92 por cento nos leitos de UTI com 23 pacientes internados e apenas duas vagas no setor. Na ala da enfermaria Covid, todos os oito leitos destinados para pacientes da doença estão ocupados. Dos 31 pacientes com Covid, nove são do município de São Miguel do Oeste, quatro de São José do Cedro, três de Descanso, dois de Princesa e os demais de Água Doce, Palmitos, Romelândia, Flor do Sertão, Iporã do Oeste, Quilombo, Itapiranga, Maravilha, Anchieta, Barracão, Romelândia, Santa Helena e Dionísio Cerqueira.
Os municípios da Ameosc finalizaram o primeiro quadrimestre do ano com saldo positivo de mil 352 postos de trabalho. O número é a diferença entre admitidos e demitidos nas empresas da região entre os meses de janeiro e abril. São Miguel do Oeste é responsável por 35 por cento do total de vagas criadas com carteira assinada neste ano. O município teve um saldo positivo de 470 vagas no período. No mês de abril, a região da Ameosc abriu 122 vagas, 48 delas em São Miguel do Oeste. Os dados são do Caged, cadastro geral de empregados e desempregados do Ministério da Economia, e são referentes ao mercado formal de trabalho.
Dos 19 municípios da Ameosc, apenas um teve mais demissões do que contratações com carteira assinada no primeiro quadrimestre do ano. Iporã do Oeste teve um desempenho negativo e fechou 12 postos de trabalho. Além de São Miguel do Oeste, que ficou na primeira posição entre as cidades que mais geraram emprego neste ano, São José do Cedro aparece em segundo lugar com um saldo positivo de 161 vagas. A terceira cidade com melhor desempenho na geração de emprego formal foi Guaraciaba com 122 vagas de saldo. Na sequência, aparecem Dionísio Cerqueira com 92 vagas e Princesa com 85.
A primeira razão para o saldo positivo de 470 vagas de trabalho no primeiro quadrimestresdo ano em São Miguel do Oeste é o espírito empreendedor da população. O comentário é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele ressaltou que o poder público municipal também fazendo a parte dele, criando um ambiente propício para quem deseja investir no município, gerar emprego e renda. Já o vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI, disse que entre as formas de fomento promovidas pela Administração Municipal, estão a desburocratização dos serviços para empresas, o Programa “Agora é Crescer”, o Programa de Iniciação ao Trabalho e a capacitação de mão-de-obra para setores com maior necessidade. Para ele, esses fatores contribuem para a geração de emprego formal.
A Praça Walnir Bottaro Daniel foi alvo de vandalismo na noite desta quinta-feira. Algumas pessoas arrancaram diversos assentos que estavam instalados nas arquibancadas. As câmeras de videomonitoramento do município instaladas na área coberta flagraram o momento da ação. As imagens mostram três adolescentes arrancando os bancos. Em nota, a secretaria de Urbanismo lamentou o ocorrido e já fez o boletim de ocorrência na delegacia de polícia. A Polícia já começou a trabalhar na identificação e localização dos suspeitos. Segundo o setor de patrimônio da prefeitura, 79 unidades de assentos de polipropileno foram danificados.
A Polícia Militar Ambiental encontrou um veículo com registro de furto no interior de São Miguel do Oeste nesta quinta-feira. A guarnição da PMA realizava rondas dentro da Operação Hórus quando localizou um Fusca que havia sido furtado no último final de semana, no Centro da cidade. O veículo furtado estava na Linha Guamerim. Segundo a Polícia Militar, um homem que estava na residência onde o carro foi encontrado disse que uma pessoa deixou o Fusca no local no sábado à noite dizendo que viria buscar outro dia. A guarnição constatou que os cabos da ignição estavam rompidos, o que indica que houve ligação direta para acionar o carro. O Fusca foi recolhido e levado à Delegacia de Polícia para ser devolvido ao proprietário.
A delegacia de proteção à criança, adolescente, mulher e idoso de São Miguel do Oeste prendeu um homem por ter descumprido medidas protetivas de urgência nesta quinta-feira. A ex-companheira do suspeito ligou para a polícia e relatou que ele estaria tentando fazer contato, mandando mensagens e se aproximando da residência mesmo após ele ser cientificado de que estavam vigentes medidas protetivas de urgência que o proibiam de fazer contato com a vítima. O descumprimento das restrições judiciais foi confirmado por testemunhos e fotografias, o que resultou na prisão preventiva do suspeito, que foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada.
O homem de 24 anos, suspeito de matar a jovem MAURICÉIA ESTRAICH em Descanso teve a prisão preventiva decretada nesta quarta-feira. Ele é suspeito de provocar o incêndio que resultou na morte da jovem de 22 anos. O crime aconteceu no dia 28 de março. De acordo com a Polícia Civil, as provas colhidas até o momento demonstram com “clareza a materialidade do crime de homicídio, com indícios suficientes de autoria”. A Polícia ainda aguarda a conclusão de alguns laudos periciais para finalizar o inquérito. Os exames devem esclarecer algumas circunstâncias do crime. Por isso, o delegado CLEVERSON MULLER solicitou a prisão preventiva que foi concedida pela justiça. O suspeito está preso desde o dia do crime. As investigações deve ser concluídas nas próximas semanas.