ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-05-2021 Sexta-feira

-GUEDES ADMITE QUE AUXÍLIO EMERGENCIAL PODE SER PRORROGADO MAIS UMA VEZ

-VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM SC VOLTARÁ A SER POR FAIXA ETÁRIA

-SJO DESENVOLVE AÇÕES CONJUNTAS PARA MELHORAR TRÂNSITO

-IPORÃ DO OESTE VAI VACINAR MAIS 340 PESSOAS CONTRA COVID-19 NESTE SÁBADO

-ESTIAGEM DEVERÁ SE PROLONGAR PELOS PRÓXIMOS TRÊS MESES, DIZ METEOROLOGISTA

-CRAS FAZ PARCERIA COM SAÚDE PARA REGULARIZAR CADASTROS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS

-ONGS RECOLHEM CÃES QUE TIVERAM CAUDAS CORTADAS NA REGIÃO

-HOMEM SUSPEITO DE MATAR JOVEM TEM PRISÃO PREVENTIVA DECRETADA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva no decorrer do dia.A temperatura pode chegar a 22graus. A mínima das últimas horas foi de 15graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


A Índia abriu mão, nesta quinta-feira, da exigência de testes locais de vacinas estrangeiras "bem estabelecidas" contra o novo coronavírus, enquanto tenta acelerar a campanha de imunização no país para conter o pior surto mundial da doença atualmente. Apenas cerca de três por cento dos um bilhão e 300 milhões de habitantes do país foram totalmente vacinados, a taxa mais baixa entre os 10 países com mais casos no mundo. A decisão desta quinta-feira permitirá a importação de vacinas desenvolvidas por Pfizer, Johnson & Johnson e Moderna, com as quais a Índia tem mantido negociações com pouco sucesso.


O governo do Peru estendeu, nesta quinta-feira, o estado de emergência vigente há 14 meses pela pandemia de coronavírus por um mês a mais. O país tem uma eleição presidencial no dia de seis de junho. Uma resolução ditada pelo presidente interino FRANCISCO SAGASTI determina que o estado de emergência, que terminaria em 31 de maio, vai se prolongar por todo o mês de junho. A medida afeta parcialmente as campanhas de PEDRO CASTILLO e KEIKO FUJIMORI, que disputam o segundo turno no Peru.


A Argentina retirou seu apoio a uma ação na Corte Penal Internacional em que se pede uma investigação de NICOLÁS MADURO, o líder da Venezuela. A ação foi protocolada em 2018 e, nela, pede-se ao Ministério Público da Corte Penal Internacional para que se investigue o regime da Venezuela por crimes de lesa humanidade. Na ocasião, os países que apresentaram a ação foram Canadá, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru, que continuam com a ação, e a Argentina, que deixou o processo. A informação foi divulgada ontem, mas o pedido havia sido feito em março, quando o país deixou o Grupo de Lima, a união de países da região que tenta encontrar uma solução para a crise venezuelana.



O Ministério Público Federal recorreu nesta quinta-feira da decisão do juiz MARCUS VINÍCIUS REIS BASTOS, da Vara Federal de Brasília, que absolveu o ex-presidente MICHEL TEMER e outros políticos acusados de envolvimento no chamado "quadrilhão do MDB". TEMER e os políticos do MDB foram denunciados em 2017 pelo então procurador-geral da República, RODRIGO JANOT. Para o juiz da primeira instância, não há elementos contra os políticos, e o MPF não conseguiu comprovar o crime de organização criminosa e tentou criminalizar a atividade política. Segundo a Procuradoria, a suposta organização foi criada para cometer crimes contra empresas e órgãos públicos.


O Senado aprovou um projeto para suspender o prazo-limite para isenção de imposto de renda entre a venda de imóvel e a compra de um novo, até o 31 de dezembro de 2021, devido à pandemia. O texto foi aprovado de forma simbólica e segue agora para a Câmara. Atualmente, a lei permite a isenção do Imposto de Renda sobre os ganhos obtidos na venda de um imóvel, desde que o produto dessa venda seja aplicado na compra de outro imóvel no prazo de 180 dias. Autora de um dos projetos usados como base pelo relator, a senadora SIMONE TEBET disse que ainda não há garantias por parte do Palácio do Planalto sobre sancionar o texto, caso seja aprovado pela Câmara.


O ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse que o governo pode prorrogar o auxílio emergencial, caso a pandemia da Covid-19 se agrave no país e o programa de imunização não atinja níveis suficientes para a maior parte da população. Pelo prazo atual, o benefício será pago até julho. Segundo o ministro, já existe uma proposta de emenda à Constituiçãol aprovada no ano passado, que permite o aumento de gastos para cobrir as necessidades de combate e reflexos da pandemia e, por meio dela, é possível estender o pagamento, como foi feito para este ano. Para GUEDES, a resposta para se vai haver ou não a prorrogação do auxílio emergencial é a pandemia e o ritmo de vacinação.



Santa Catarina encerrou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desemprego de seis vírgula dois por cento, um acréscimo de zero vírgula nove ponto percentual frente ao trimestre anterior, encerrado em 31 de dezembro de 2020. Esse recuo significa 32 mil desocupados a mais, totalizando 228 mil sem emprego enquanto no período anterior eram 196 mil. Um dado positivo da pesquisa foi a redução dos empregos informais no setor privado. O Estado encerrou o trimestre com 200 mil trabalhadores nesse grupo, 17 mil a menos do que no trimestre anterior e Santa Catarina segue com a menor taxa de desemprego do país.


O Governo do Estado autorizou os municípios de Santa Catarina a vacinarem até o oitavo grupo prioritário de profissionais da Educação contra a Covid-19, conforme a disponibilidade do imunizante. A decisão de autorizar os municípios a avançarem na vacinação dos grupos prioritários ocorreu depois que o Estado recebeu mais de 208 mil doses dos laboratórios AstraZeneca e Pfizer entre terça e quarta-feira. Serão 133 mil doses da vacina destinadas aos municípios para imunização destes grupos, de acordo com a nota da DIVE. A aplicação das doses segue a ordem de prioridade estabelecida no Plano de Vacinação elaborado pelas Secretarias de Educação e Saúde. Ontem, o governador CARLOS MOISÉS anunciou que a vacinação voltará a ser por faixas etárias. Os detalhes serão acertados com os municípios.


O pagamento do auxílio emergencial de Santa Catarina começa a ser feito a partir de julho. A informação é do secretário de Desenvolvimento Social, CLAUDINEI MARQUES. Segundo ele, a informação que o Governo obteve na Assembleia Legislativa é de que os parlamentares irão aprovar o projeto em até duas semanas. Logo após, o projeto será sancionado por CARLOS MOISÉS DA SILVA. O pagamento será via cartão que será retirado nos Cras de forma escalonada para evitar aglomerações. Serão três parcelas de 300 reais, totalizando 900 para cada beneficiário. No total, 67 mil pessoas irão receber a ajuda financeira.


-DELEGADO RELATA PREOCUPAÇÃO COM AUMENTO DE CRIMES COMETIDOS VIA INTERNET

-SJO DESENVOLVE AÇÕES CONJUNTAS PARA MELHORAR TRÂNSITO

-IPORÃ DO OESTE VAI VACINAR MAIS 340 PESSOAS CONTRA COVID-19 NESTE SÁBADO

-ESTIAGEM DEVERÁ SE PROLONGAR PELOS PRÓXIMOS TRÊS MESES, DIZ METEOROLOGISTA

-CRAS FAZ PARCERIA COM SAÚDE PARA REGULARIZAR CADASTROS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS


A unidade do SESI SENAI de SMO comemora uma das melhores conquistas do Simulado GEEKIE ONE no Estado. A boa colocação veio da aluna ANGELA MARIA SANDINI CORSO, do terceiro ano do Ensino Médio, da Escola de SMO. Ela realizou o simulado GEEKIE TESTE ENEN, que é uma avaliação externa que contém itens pré-testados, calibrados nas escalas de proficiência e elaborados de acordo com as matrizes de referência do Enem. O teste foi aplicado no mês de abril e ANGELA foi a única aluna a pontuar nas quatro áreas: primeiro lugar em Matemática e Ciências Natureza, terceiro em Ciências Humanas e quarto lugar em Linguagem e Códigos. As áreas de conhecimento avaliadas foram Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.


SC é o quarto Estado que mais desmatou a Mata Atlântica entre 2019 e 2020. São 887 hectares a menos, ou seja, uma área que equivale a quase 900 campos de futebol. Com isso, SC passa a ocupar o quarto lugar no ranking dos Estados que mais agridem um dos principais biomas do país. As informações são do Atlas da Mata Atlântica lançado nesta quarta-feira. O estudo é realizado desde 1989 pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A divulgação dos dados ocorreu na véspera da data em que é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio. Considerada fundamental para garantir qualidade de vida, a Mata Atlântica está presente nas áreas urbanas e rurais de SC. Em 2019, de acordo com o Atlas, foram desmatados de forma irregular 710 hectares no Estado.


Parece um golpe já manjado, fácil de ser identificado, porém com registro de aumento de vítimas na região. O delegado SANDRO ZANCANARO, titular em São José do Cedro e que responde também pela comarca de Itapiranga, demonstra grande preocupação com o aumento dos crimes virtuais. Ele destaca que havia constatado redução deste tipo de ocorrência no início do ano e recentemente tem registrado crescimento significativo nos golpes de nudes nas redes sociais. O contato normalmente inicia pelo Facebook e as vítimas acabam sofrendo extorsão mediante chantagem. O delegado ressalta que não importa o valor depositado, os criminosos vão continuar insistindo em obterem mais vantagens. ZANCANARO relata que já registrou caso de pagamento de até 60 mil reais e os criminosos continuavam exigindo mais dinheiro.


O golpe é sempre o mesmo, em que os bandidos se passam por policias do Rio Grande do Sul, agentes policiais e delegados, sendo que muitas vezes as ligações telefônicas têm origem de dentro de cadeias. SANDRO ZANCANARO reforça o alerta para as pessoas terem cuidado, pois estes golpistas aterrorizam as vítimas e até apresentam mandado de prisão, tudo forjado. O delegado garante que os policiais não agem por WhatsApp, jamais vai ocorrer cobrança por parte dos policiais em ações por qualquer crime. Todos os procedimentos ocorrem com depoimentos em delegacias, de forma presencial e seguindo todos os tramites legais de um processo criminal.


O município de Tunápolis trabalha em projetos para aperfeiçoar as estruturas em setores distintos. Uma das ações da nova administração é a licitação que visa construir pavilhão para a equipe de Urbanismo. Conforme o prefeito MARINO FREY, agora a administração aguarda o início desta obra. Outra iniciativa foi aquisição da área de campo para a sede do município, nas proximidades da prefeitura, e também do campo na comunidade de São Pedro. O prefeito enfatiza que esta era uma solicitação antiga das duas comunidades. No caso da sede, o município vai licitar nos próximos meses a reestruturação do Centro Esportivo, que vai se tornar um local de múltiplo uso. Os recursos virão de Brasília, no valor de 330 mil reais. Também está em andamento a construção de pavilhão industrial para a Comercial de Produtos Elétricos (COPEL) e outras melhorias na infraestrutura urbana serão atendidas com asfaltamento de ruas.


FREY salienta que o município também reestruturou o horto municipal, para produção de mudas de flores e de outras espécies. O objetivo é utilizar na ornamentação das avenidas, ruas, canteiros e outros espaços das repartições públicas. Segundo o prefeito MARINO FREY, uma novidade deste ano foi a implantação do programa Mais Serviços. Por meio dele o município investiu mais de 500 mil reais para trabalhos terceirizados aos agricultores, feitos por mais de dez empresas credenciadas. Considerando todos os incentivos na área da Agricultura, FREY destaca que já foram investidos neste ano recursos superiores a um milhão e 600 mil reais.


São João do Oeste está iniciando um trabalho para desenvolver ações conjuntas no trânsito. Medidas estão sendo analisadas e devem impactar em mudanças no sistema de estacionamento no centro da cidade. Conforme o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, JONAS GASSEN, as mudanças são necessária para proporcionar melhorias no fluxo de veículos e de vagas para estacionamento. O aumento no movimento de veículos exige ações para evitar transtornos aos comerciantes e clientes. O foco está em buscar uma solução para aumentar número de vagas disponíveis. Estacionamento nos dois lados da rua impede condições de trânsito nos dois sentidos. GASSEN diz que algumas ruas terão redução de número de vagas e ao mesmo tempo serão adotadas medidas para aumentar espaço em outras áreas da cidade.


O trabalho ocorre em conjunto do Conselho de Trânsito e poder público. Conselho conta com representantes de vários seguimentos da sociedade. O presidente JONAS GASSEN observa que São João do Oeste é uma cidade pequena e tem impacto positivo em campanhas de conscientização. Já em relação a lombadas físicas na Rua Santa Cruz, no centro da cidade, a ideia de momento é manter apenas as já estabelecidas, pois os redutores de velocidades envolvem fluxo de trânsito com maior agilidade. O presidente também considera que os pedestres são conscientes e os comerciantes também contribuem evitando deixar seus veículos estacionados em vagas que poderiam ser ocupadas por clientes.


A próxima etapa de aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 em Iporã do Oeste será neste sábado. O grupo das comorbidades, professores do ensino básico, forças de salvamento e segurança serão os contemplados. 340 doses contra Covid-19 serão aplicadas no Centro Público de Convivência, das 8h às 11h. O público a ser vacinado deve levar receita da medicação ou atestado comprovando sua condição, além de documento de identidade e CPF. Conforme a responsável pela sala de vacinas, KARIN BLATT, no caso dos professores, os nomes já foram previamente listados, enquanto os bombeiros comunitários vão fazer a lista de quem vai receber. Já as pessoas com comorbidades serão avisadas pelas agentes de saúde.


KARIN pede para que no caso de a pessoa entender que se enquadra no grupo das comorbidades e ainda não tiver sido chamada para receber a vacina, que entre em contato com agente de saúde ou profissional da sua área no posto de saúde, e a situação será avaliada. A responsável da sala de vacinas reitera que todas as semanas chegam doses de vacinas contra Covid ao município. Já houve casos de pessoas em Iporã do Oeste que receberam as duas doses e foram infectadas pelo coronavírus. O quadro de saúde, no entanto, ficou estável, o que segundo KARIN BLATT, comprova a eficácia da vacina. Se a pessoa estiver vacinada e ainda contrair o vírus, conforme KARIN, terá sintomas leves e vai melhorar rapidamente.


A previsão é de pouca chuva para os próximos três meses, conforme aponta a meteorologista da Epagri/Ciram de Florianópolis, MARILENE DE LIMA. Em congresso recente sobre o clima do estado, a Epagri constatou que há um enfraquecimento no La Niña, que é um fenômeno de resfriamento das águas no Pacífico Central. Segundo MARILENE, isto vai refletir na diminuição de chuvas em SC ao menos pelos próximos três meses. A intensidade do fenômeno já diminuiu, porém como o enfraquecimento é lento e gradativo, vai continuar tendo como efeito a diminuição das chuvas. MARILENE cita que alguns dos especialistas que trabalham na parte de hidrologia comentam que as reservas de água já estão muito baixas e para reabastecer os rios serão necessários volumes muito superiores de chuva. A estiagem vem se prolongando desde 2019 e se agravou principalmente em períodos em que se esperava a retomada das chuvas, entre a primavera e o verão do ano passado.


Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram, a previsão para os próximos meses, é de média de 20 a 30 milímetros nas poucas chuvas que devem ocorrer. Pouco mais que no mês de abril, por exemplo, quando houve precipitações de 15 milímetros, em média. Para junho, de acordo com MARILENE DE LIMA, não há nenhuma perspectiva de chuva razoável, e a situação que já é grave tende a ficar crítica. Com menos chuva, aliada à massa de ar seco mais frequente e contínua no estado, a previsão é de noites geladas e ondas de frio com três a cinco dias consecutivos de temperaturas baixas ao amanhecer. Já em julho deverá haver cinco a seis dias consecutivos com maior aquecimento à tarde, o que se caracteriza como o chamado veranico. Os congressos sobre o clima ocorrem mensalmente, sempre no final do mês, quando são discutidas as previsões para os três meses seguintes.


CRAS faz parceria com Saúde para regularizar cadastros de benefícios sociais. MARÍLIA RECH, gestora do Bolsa Família e que atua na Assistência Social de Iporã do Oeste, é a responsável por fazer o cadastramento, atualização e as entrevistas do cadastro único, necessário para aderir aos benefícios do governo federal, entre eles o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Em Iporã do Oeste, 183 famílias estão com os cadastros desatualizados, portanto a principal tarefa agora é fazer a regularização para em seguida conceder o benefício àquelas que se enquadrarem. No momento, 123 famílias recebem Bolsa Família no município. A gestora do benefício em Iporã do Oeste destaca que as famílias devem se responsabilizar pelas informações prestadas no cadastro, conforme consta no artigo 299 do Código Penal. Geralmente a esposa ou mãe da família é quem faz o cadastramento. Conforme MARÍLIA, se a mulher for casada e declarar somente ela e os filhos como os integrantes da família, caso o marido venha a falecer, vai sofrer penalidade por ter omitido a verdade no cadastro.


MARÍLIA RECH salienta que todas as informações do auxílio emergencial, assim como do Bolsa Família, são baseadas no cadastro único. Isto justifica o fato de muitas famílias receberem o auxílio automaticamente, sem fazer qualquer cadastro especial. A responsável da Assistência Social de Iporã do Oeste reitera que agora quem tiver Bolsa Família está com o benefício do auxílio emergencial suspenso, pois o sistema não paga mais os dois tipos para uma mesma pessoa. Nos anos anteriores geralmente o marido e a esposa recebiam o Bolsa Família, e agora somente um dos dois tem o direito. O próprio sistema opta se é o homem ou a mulher que vai receber. MARÍLIA RECH destaca que o CRAS conta com ajuda da Secretaria de Saúde para fazer a pesagem semestral dos beneficiários, no Centro Público Convivência. A pesagem das famílias das áreas um e quatro do posto de saúde já foi concluída. No dia oito de junho será a vez das famílias da área três e no dia 16 as da área dois. MARÍLIA lembra que a campanha do agasalho, realizada em abril, ainda está com muitas doações disponíveis para as pessoas que quiserem ou necessitarem de alguma roupa.


-POLÍCIA RECUPERA VEÍCULO FURTADO NO INTERIOR

-ONGS RECOLHEM CÃES QUE TIVERAM CAUDAS CORTADAS NA REGIÃO

-HOMEM SUSPEITO DE MATAR JOVEM TEM PRISÃO PREVENTIVA DECRETADA


Três pessoas sofrem ferimentos em quedas de motocicletas. O primeiro acidente registrado pelos bombeiros foi por volta das 13 horas, em Linha Conceição interior de Itapiranga. No local uma mulher de 30 anos relatou que perdeu o controle da motocicleta quando o pneu traseiro furou. Vítima reclamava de intensa dor no antebraço esquerdo e na perna direita. Ela foi encaminhada ao hospital. Por volta das 18 horas e 30 minutos, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima de acidente de trânsito com queda de motocicleta, no acesso a área industrial. Uma jovem de 20 anos, relatou fortes dores na perna direita e na região da cintura. Também foi atendido um jovem de 19 anos. Ele apresentava fratura fechada de clavícula direita. As vítimas foram encaminhadas ao hospital.


Um veículo furtado foi recuperado no interior por volta das 11h30 da manhã de ontem, na comunidade de Guamerim, interior de SMO. A Polícia Militar Ambiental realizava rondas e visualizou o veículo VW/Fusca azul estacionado no pátio de uma residência, localizada nos fundos da comunidade, com as características de um veículo furtado no último sábado. Consultada a placa, constatou-se tratar do mesmo carro. Um homem estava sentado na entrada da residência em que o veículo estava, em visível estado de embriaguez, e foi abordado pela PMA. Questionado da procedência do carro, ele informou que um homem deixou o fusca no sábado à noite, dizendo que viria buscar outro dia. Após busca veicular, foi observado que os cabos da ignição estavam rompidos para fazer a ligação direta. O veículo foi recolhido.


ONGs recolheram cães que tiveram caudas cortadas nesta quinta-feira, no bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. Segundo JAQUELINE POSTAL, que faz parte da Ong Amigos da DEISY e que neste trabalho teve também o apoio do Grupo Amigo Bicho, uma denúncia anônima chegou até ela, de que sete filhotes de cães tiveram a cauda cortada e que estariam sagrando bastante. Após saber da situação, ela imediatamente se deslocou até o local, confirmou o fato e recolheu os cachorros, levando-os até uma Clínica Veterinária do município para receber todos os cuidados. JAQUELINE relata que simplesmente a pessoa fez o corte e não prestou nenhuma assistência aos animais que tinham apenas dois dias de vida e que estavam sentido muita dor. Ela também relata que após prestar a ajuda aos filhotes, ligou para a Polícia Militar.


O comando da Polícia Militar do 11º Batalhão informou que a mulher que estava na casa onde os cães foram encontrados negou o crime, mas mesmo assim foi levada até a delegacia para prestar todos os esclarecimentos. O crime registrado foi o de Caudectomia ou Conchectomia. Tanto os veterinários quanto qualquer pessoa que cometer tal ato, está sujeita à pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. O corte da cauda causa desequilíbrio para os cães. JAQUELINE comenta que isso é muito revoltante porque as pessoas não se preocupam com o sofrimento dos animais. Além disso, ela comenta que o corte das orelhas e cauda só por estética é muito comum, e que muitas denúncias chegam, porém o flagrante é complicado de ser feito. Na medida do possível eles conseguem atuar e fazer com que as pessoas sejam responsabilizadas.


O homem de 24 anos, suspeito de matar a jovem MAURICÉIA ESTRAICH, de 22 anos, teve a prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário da Comarca de Descanso na noite desta quarta-feira. Ele está preso desde o dia do crime, em 28 de março. Para a Polícia Civil as provas colhidas até o momento demonstram com clareza o crime de homicídio, com indícios suficientes de autoria. Entretanto, a ausência de alguns laudos periciais requisitados não permitiu a conclusão do Inquérito Policial, pois tais exames devem esclarecer importantes circunstâncias do crime e auxiliar na correta tipificação dos fatos. Por essas razões, formalizou-se o pedido de prisão preventiva, cuja modalidade se fundamenta na necessidade da manutenção da ordem pública, para assegurar a aplicação da lei penal e, diferente da prisão temporária, não tem prazo para encerrar. A Polícia Civil de Descanso espera poder concluir as investigações nas próximas semanas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.