ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 28/05/2021

-GUEDES ADMITE QUE AUXÍLIO EMERGENCIAL PODE SER PRORROGADO MAIS UMA VEZ

-VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM SC VOLTARÁ A SER POR FAIXA ETÁRIA

-PRIMEIRA VARIANTE BRASILEIRA DA COVID-19 É CONFIRMADA NA REGIÃO

-EMPREITEIRA SEGUE COM TRABALHOS DE ADEQUAÇÃO DE SOLO DA BR 163

-DNIT DEVE ASSINAR COM NOVA EMPRESA PARA RETOMAR OPERAÇÃO TAPA-BURACOS

-MUNICÍPIO CONTEMPLOU MAIS DE 60 ANIMAIS COM SUBSÍDIO DE QUASE DEZ MIL REAIS

-PREFEITURA ENCERRA O QUADRIMESTRE COM SUPERÁVIT DE QUATRO MILHÕES

-SETOR HABITACIONAL BUSCA REGULARIZAÇÃO DE NOVE LOTEAMENTOS DA CIDADE

-FORÇAS DE SEGURANÇA APREENDEM BOTIJÕES E CARVÃO VEGETAL ARGENTINOS

-COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRETA E CARRO MATA HOMEM NA BR 282

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A Índia abriu mão, nesta quinta-feira, da exigência de testes locais de vacinas estrangeiras "bem estabelecidas" contra o novo coronavírus, enquanto tenta acelerar a campanha de imunização no país para conter o pior surto mundial da doença atualmente. Apenas cerca de três por cento dos um bilhão e 300 milhões de habitantes do país foram totalmente vacinados, a taxa mais baixa entre os 10 países com mais casos no mundo. A decisão desta quinta-feira permitirá a importação de vacinas desenvolvidas por Pfizer, Johnson & Johnson e Moderna, com as quais a Índia tem mantido negociações com pouco sucesso.

O governo do Peru estendeu, nesta quinta-feira, o estado de emergência vigente há 14 meses pela pandemia de coronavírus por um mês a mais. O país tem uma eleição presidencial no dia de seis de junho. Uma resolução ditada pelo presidente interino FRANCISCO SAGASTI determina que o estado de emergência, que terminaria em 31 de maio, vai se prolongar por todo o mês de junho. A medida afeta parcialmente as campanhas de PEDRO CASTILLO e KEIKO FUJIMORI, que disputam o segundo turno no Peru.

A Argentina retirou seu apoio a uma ação na Corte Penal Internacional em que se pede uma investigação de NICOLÁS MADURO, o líder da Venezuela. A ação foi protocolada em 2018 e, nela, pede-se ao Ministério Público da Corte Penal Internacional para que se investigue o regime da Venezuela por crimes de lesa humanidade. Na ocasião, os países que apresentaram a ação foram Canadá, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru, que continuam com a ação, e a Argentina, que deixou o processo. A informação foi divulgada ontem, mas o pedido havia sido feito em março, quando o país deixou o Grupo de Lima, a união de países da região que tenta encontrar uma solução para a crise venezuelana.

O Ministério Público Federal recorreu nesta quinta-feira da decisão do juiz MARCUS VINÍCIUS REIS BASTOS, da Vara Federal de Brasília, que absolveu o ex-presidente MICHEL TEMER e outros políticos acusados de envolvimento no chamado "quadrilhão do MDB". TEMER e os políticos do MDB foram denunciados em 2017 pelo então procurador-geral da República, RODRIGO JANOT. Para o juiz da primeira instância, não há elementos contra os políticos, e o MPF não conseguiu comprovar o crime de organização criminosa e tentou criminalizar a atividade política. Segundo a Procuradoria, a suposta organização foi criada para cometer crimes contra empresas e órgãos públicos.

O Senado aprovou um projeto para suspender o prazo-limite para isenção de imposto de renda entre a venda de imóvel e a compra de um novo, até o 31 de dezembro de 2021, devido à pandemia. O texto foi aprovado de forma simbólica e segue agora para a Câmara. Atualmente, a lei permite a isenção do Imposto de Renda sobre os ganhos obtidos na venda de um imóvel, desde que o produto dessa venda seja aplicado na compra de outro imóvel no prazo de 180 dias. Autora de um dos projetos usados como base pelo relator, a senadora SIMONE TEBET disse que ainda não há garantias por parte do Palácio do Planalto sobre sancionar o texto, caso seja aprovado pela Câmara.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse que o governo pode prorrogar o auxílio emergencial, caso a pandemia da Covid-19 se agrave no país e o programa de imunização não atinja níveis suficientes para a maior parte da população. Pelo prazo atual, o benefício será pago até julho. Segundo o ministro, já existe uma proposta de emenda à Constituiçãol aprovada no ano passado, que permite o aumento de gastos para cobrir as necessidades de combate e reflexos da pandemia e, por meio dela, é possível estender o pagamento, como foi feito para este ano. Para GUEDES, a resposta para se vai haver ou não a prorrogação do auxílio emergencial é a pandemia e o ritmo de vacinação.

Santa Catarina encerrou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desemprego de seis vírgula dois por cento, um acréscimo de zero vírgula nove ponto percentual frente ao trimestre anterior, encerrado em 31 de dezembro de 2020. Esse recuo significa 32 mil desocupados a mais, totalizando 228 mil sem emprego enquanto no período anterior eram 196 mil. Um dado positivo da pesquisa foi a redução dos empregos informais no setor privado. O Estado encerrou o trimestre com 200 mil trabalhadores nesse grupo, 17 mil a menos do que no trimestre anterior e Santa Catarina segue com a menor taxa de desemprego do país.

O Governo do Estado autorizou os municípios de Santa Catarina a vacinarem até o oitavo grupo prioritário de profissionais da Educação contra a Covid-19, conforme a disponibilidade do imunizante. A decisão de autorizar os municípios a avançarem na vacinação dos grupos prioritários ocorreu depois que o Estado recebeu mais de 208 mil doses dos laboratórios AstraZeneca e Pfizer entre terça e quarta-feira. Serão 133 mil doses da vacina destinadas aos municípios para imunização destes grupos, de acordo com a nota da DIVE. A aplicação das doses segue a ordem de prioridade estabelecida no Plano de Vacinação elaborado pelas Secretarias de Educação e Saúde. Ontem, o governador CARLOS MOISÉS anunciou que a vacinação voltará a ser por faixas etárias. Os detalhes serão acertados com os municípios.

O pagamento do auxílio emergencial de Santa Catarina começa a ser feito a partir de julho. A informação é do secretário de Desenvolvimento Social, CLAUDINEI MARQUES. Segundo ele, a informação que o Governo obteve na Assembleia Legislativa é de que os parlamentares irão aprovar o projeto em até duas semanas. Logo após, o projeto será sancionado por CARLOS MOISÉS DA SILVA. O pagamento será via cartão que será retirado nos Cras de forma escalonada para evitar aglomerações. Serão três parcelas de 300 reais, totalizando 900 para cada beneficiário. No total, 67 mil pessoas irão receber a ajuda financeira.

A prefeitura de SJCedro altera o horário de atendimento a partir de junho. A mudança ocorrerá após pedido dos moradores que precisam de serviços junto ao centro administrativo. Conforme a secretária de Planejamento, KELLY FIGUEIRÓ, o horário definido a partir de terça-feira, dia primeiro, será das 7 e 30 às 11 e 30, e no período da tarde, das 13h às 17h. Ela esclareceu que a intenção é antecipar o atendimento principalmente para os trabalhadores que precisavam aguardar até as 13 e 30 e acabavam chegando atrasados em seus trabalhos. Vários agricultores também sugeriram que o atendimento fosse mais cedo para que consigam retornar à propriedade a tempo de realizar os afazeres, a exemplo de ordenha. A secretária lembrou que outros setores como a secretaria da Saúde, Agricultura e Educação já trabalham neste horário.

A Prefeitura de Palma Sola promoveu ontem o segundo mutirão de castração social de cães e gatos no município. A ação foi realizada na rua lateral da praça central e superou novamente as expectativas. De acordo com o secretário de Agricultura, JULIANO ZANDONÁ, foram 138 animais castrados. Desses, 63 subsidiados pela prefeitura e 75 particulares. O secretário comentou que a diferença foi que neste ano a teve um número maior dos subsidiados. No ano passado foram 55 entre animais de rua e de famílias de baixa renda. Ele salientou que muitos animais acabaram sendo submetidos a outros procedimentos, além da castração, já que no momento da cirurgia foi constatada a presença de outras enfermidades. Já são mais de 300 animais castrados, entre os dois mutirões. Assim, muitas ninhadas indesejadas com animais abandonados pelas ruas foram evitadas.

O prefeito de Palma Sola, CLEOMAR MANTELLI, juntamente com o vice, MÁRCIO SANSIGOLO, esteve presente e acompanhou o trabalho. O prefeito comentou que essa é uma questão de saúde pública, os animais também são transmissores de zoonoses. Além do grande número de animais na rua implica em incômodos da população, como por exemplo, lixeiros virados, calçadas e pátios sujos e barulhos durante a noite. MANTELLI destacou ainda que o descontrole das reproduções, muitos são abandonados, ficando sujeitos a crueldade dos humanos e passando necessidades na rua. A Associação Palma e Pata, também esteve comprometida com a causa no município, além de auxiliar na organização e execução da campanha.

A prefeitura de SJCedro segue trabalhando com a regularização de terrenos através do Reurb. Estes trabalhos estão sendo realizados desde o ano passado. Os detalhes são da diretora de Habitação do município, JÂNIA NILSSON. Conforme ela, atualmente são nove lotes da cidade que estão passando pelo processo de regularização, sendo que destes, três estão no cartório aguardando a liberação da matrícula. Já os documentos de outro terreno foram encaminhados para o Instituto do Meio Ambiente por se tratar de uma Área de Preservação Permanente, uma APP. Contudo, a IMA não aprovou o pedido de regularização por se tratar de uma área verde. As APPs têm a finalidade de evitar a ocupação humana em áreas de alta fragilidade ecológica, como margens de rios, encostas íngremes, topos de morros, e outras. O objetivo de proteger a cobertura vegetal nessas áreas, sua flora e fauna, além do solo e os recursos hídricos.

A diretora de Habitação de SJCedro, JÂNIA NILSSON, destacou que o loteamento Sartori está na em fase final de regularização, faltando apenas a entrega da matrícula. Com as novas leis em vigor, nenhum lote pode receber fornecimento de água ou rede elétrica por se tratar de um espaço irregular. JÂNIA salientou ainda que os próximos loteamentos a serem regularizados são o Debona com previsão de entrega das matrículas em julho, e o Verona para agosto. A diretora destacou que para regularizar as edificações, o município terá que alterar a lei para adequar dentro das regras os empreendimentos. Por isso, JÂNIA solicitou para que os engenheiros aguardem todos estes procedimentos antes de realizar os projetos.

Pelo primeiro ano Guaraciaba irá disponibilizar a impressão do IPTU de forma online. Pagamento da cota única ou primeira parcela é no próximo dia 16. A administração informou que no dia 16 de junho, vence a primeira parcela ou cota única no município. Para quem pagar à vista terá 10 por cento de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano. Conforme a secretária de Administração e Finanças, GRACIELI MALDANER, neste ano os munícipes devem acessar o site do município e baixar os boletos para pagamento. Ela explicou ainda que caso algum munícipe não tenha acesso ou não consiga realizar, poderá se dirigir até a prefeitura onde haverá uma equipe auxiliando e realizando esses trabalhos. GRACIELI mencionou ainda que os boletos já estão disponíveis para quem deseja baixar. Já para quem deseja parcelar o imposto, a secretária lembrou que a segunda parcela será em 16 de julho e a terceira parcela em 16 de agosto.

Encerra nesta semana o recesso Escolar em Princesa o retorno às aulas acontecerá na próxima segunda-feira no município. A informação é da secretária de Educação ANGÉLICA NÓS. Ela destacou que o recesso foi antecipado em dois meses em função do agravamento da pandemia de coronavírus no município. A secretária disse que o retorno está confirmado nas redes municipais. Na Escola Renascer e no CMEI Pequenos Anjos haverá o retorno 100 por cento presencial. Já para quem estava no remoto, permanecerá nesta plataforma. Ela salientou que o horário de aula permanecerá igual, sem alterações. ANGÉLICA comentou que hoje acontecerá uma sanitização nos educandários do município, bem como nos ônibus do transporte escolar. Todas as medidas preconizadas pelos protocolos de saúde estão sendo seguidas. Na próxima segunda também haverá retorno presencial na Escola Estadual Antenor Nascentes. Essa é a informação da diretora do educandário, IVETE CAROSSI. Nesta etapa deverão retornar os alunos do "grupo B".

Variante brasileira da covid-19 denominada de P1 é identificada em Princesa. Trata-se da primeira variante confirmada no município. A afirmação é do secretário da Saúde MARCOS VIVIAN. Ele disse que a primeira variante constatada em Princesa, foi diagnosticada através de um laboratório, o qual diagnosticou e confirmou a variante brasileira P1. O resultado da análise chegou ao município nesta semana. O secretário comentou que a variante é considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma variante de preocupação por ser mais transmissível. Estudos apontam que ela foi um dos principais fatores para a segunda onda de Covid-19 no Brasil. VIVAN destacou que a secretaria buscou contratar esta avaliação detalhada, diante do aumento expressivo nos casos de Covid-19 em Princesa nas últimas semanas. MARCOS salientou que a coleta do material aconteceu no dia 19 de Maio, porém, a Saúde se antecipou a este resultado apontado pelo laboratório, e aplicou medidas mais restritivas nas últimas semanas.

O secretário da Saúde de Princesa, MARCOS VIVIAN disse que foram feitas mudanças nos protocolos de atendimentos da UBS, que passou a isolar por 14 dias todos os membros das famílias positivados. Também teve início a aplicação de multas aos cidadãos que não obedecessem às restrições anunciadas por Lei Municipal, entre outras medidas internas. Nesta semana, Princesa registrou uma queda no número de pessoas positivadas pela doença, porém apresenta 94 casos ativos da doença, número considerado elevado para o município. As secretarias da Saúde atualizaram os dados da Covid-19. Conforme o boletim divulgado pelos profissionais de Guarujá do Sul são 40 casos ativos da doença. Já em SJCedro 117 pessoas estão com coronavírus. O município registra ainda 23 óbitos em decorrência do vírus. Já a secretaria da Saúde de Anchieta não atualizou o números de casos, por isso são 107 pessoas infectadas. Palma Sola, são 21 pessoas com a doença e Guaraciaba são 90.

Um pouco mais do que três meses depois da retomada da revitalização da BR 163, a empresa responsável está trabalhando no trecho da Linha São Domingos sentido a Guarujá do Sul, em São José do Cedro. A Rádio Cedro esteve, nesta semana, acompanhando os trabalhos da empreiteira, e o que foi registrado foi à adaptação das vias laterais, porém, nenhuma obra efetiva na pista de rolamento. O superintendente Estadual do DNIT, RONALDO CARIONI, comentou que a primeira etapa será de adaptação das vias visando a adequação do trânsito que irá ser liberado pelo viaduto que está no trevo de acesso a SJCedro. Depois que os veículos estiverem utilizando o viaduto, a empreiteira estará adequando o trecho da rodovia entre Guarujá do Sul e SJCedro. Conforme o superintendente, os levantamentos mostraram que entre os dois municípios está o trecho que mais apresenta desconformidades e buracos.

Depois de algumas dificuldades na contratação de mão de obra, a empresa está trabalhando com número razoável de funcionários. Além disso, a empreiteira já possui o canteiro de obras com os veículos retroescavadeiras, rolos compactadores, caçambas entre outros equipamentos. Sobre os recursos disponíveis, a empresa possui verba para trabalhar até setembro deste ano. Caso não haja destinação de verba do Governo Federal, a obra corre o risco de mais uma vez ser paralisada. A União tem reservado para toda a BR 163 apenas 13 milhões de reais para uma obra que custará 220 milhões. O Governo Estadual está tentando investir 100 milhões de recursos próprios. Recentemente, o governador CARLOS MOISÉS esteve reunido com alguns deputados para debater sobre a destinação destes valores.

Após 15 dias que o último ofício da Ameosc foi encaminhado ao DNIT solicitando uma operação tapa-buracos na BR 163, o departamento estadual se manifestou sobre o assunto. De acordo com o superintendente estadual do DNIT, RONALDO CARIONI, o processo de orçamento está sendo finalizado. Ele destacou que a partir do próximo mês, um contrato estará sendo firmado com uma nova empresa que será responsável pela operação tapa-buracos entre SMOeste e Dionísio Cerqueira, porém, não firmou data para o início dos trabalhos. CARIONI comentou ainda que a empresa responsável pela revitalização deve deixar o trevo de acesso a SJCedro adaptada e transitável nesta primeira etapa. Já outros pontos da revitalização estão prosseguindo com alguns trabalhos de adaptação do solo e sinalização. O governo federal reservou apenas 13 milhões de reais para destinar para a rodovia, sendo que toda a obra custará mais de 200 milhões.

Todos os dias, mais de sete mil veículos percorrem o trecho. Atualmente, o Extremo Oeste tem uma produção agropecuária destacada em Santa Catarina. Na produção de leite, tem mais de 200 mil vacas e uma produção mensal de mais de 60 milhões de litros de leite, correspondendo a mais de 22 por cento da produção estadual. Já na produção de suínos, a produção anual é de mais de 13 milhões de animais, correspondendo a mais de 10 por cento da produção estadual. Ainda, a avicultura também é destaque, com produção anual de mais de 900 milhões de aves ano, o que correspondendo a oito por cento da produção estadual.

A prefeitura de SJCedro realizou na última semana a assembleia de prestação de contas na Câmara de Vereadores do município. No primeiro quadrimestre deste ano, o município arrecadou mais de 18 milhões de reais com uma média mensal de quatro milhões e meio. Deste total, cerca de 13 milhões de reais foram investidos nos setores no município. A pasta que mais teve investimento foi a secretaria de Saúde com valores que ultrapassam os três milhões e 400 mil de reais, seguida da Educação com três milhões e 300 mil reais aproximadamente. Apesar deste montante, o setor educacional investiu 16 por cento dos 25 por cento. Isso significa que neste primeiro quadrimestre, mais de um milhão de reais não foram investidos na educação. No quadrimestre deste ano, a Câmara de Vereadores registrou uma despesa de aproximadamente 317 mil reais. Já as despesas do gabinete do prefeito e vice somaram juntos cerca de 290 mil reais.

A Polícia Federal, com a participação da Receita Federal e Força Nacional, deu cumprimento dois mandados de busca e apreensão na cidade BarracãoPR. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal em Foz do Iguaçu, numa investigação de comercialização de botijões de GLP contrabandeados da Argentina, num estabelecimento comercial e numa residência. No estabelecimento comercial foram apreendidos botijões de GLP cheios, botijões vazios, sacas de carvão vegetal, e grande quantidade de produtos típicos de mercado, como farinha de trigo, cervejas, óleo de girassol e outros, tudo oriundo da Argentina. Na residência foram apreendidas sacas de milho, botijões de GLP cheios e outros produtos oriundos da Argentina, além de diversos outros produtos que se apurou que seriam enviados para a Argentina, por descaminho. O crime de contrabando tem previsão de pena de reclusão de até 5 anos. Os investigados poderão também responder pelo crime de descaminho.

Homem suspeito de matar MAURICÉIA FÁTIMA ESTRAICH tem prisão preventiva decretada. Ausência de alguns laudos periciais requisitados não permitiu a conclusão do Inquérito Policial, pois tais exames devem esclarecer importantes circunstâncias do crime e auxiliar na correta tipificação dos fatos. Para a Polícia Civil as provas colhidas até o momento demonstram com clareza a materialidade do crime de homicídio, com indícios suficientes de autoria. Por essas razões formalizou-se o pedido de prisão preventiva, cuja modalidade se fundamenta na necessidade da manutenção da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal e, diferente da anterior (prisão temporária), não tem prazo para encerrar. A Polícia Civil de Descanso espera poder concluir as investigações nas próximas semanas, cujo resultado será divulgado.

Colisão frontal deixa idoso morto na BR 282. O grave acidente foi registrado na manhã de ontem, na BR-282 entre Maravilha e Pinhalzinho. Segundo o Corpo de Bombeiros e Samu de Maravilha, as guarnições foram acionadas e atenderam a colisão frontal envolvendo um carro de Pinhalzinho e uma carreta de Nova Itaberaba. Chegando no local, a equipe verificou que o motorista do caminhão, de 30 anos, saiu ileso, porém, o motorista do carro, de 63 anos, estava preso nas ferragens já sem vida. Segundo o condutor do caminhão, o carro vinha em sentido oposto e atravessou a faixa, colidindo frontalmente. Após o impacto, o caminhoneiro perdeu o controle, saiu da pista e tombou. Depois de realizar todos os trabalhos de desencarceramento, a vítima ficou no local sob os cuidados da PRF.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.