ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 28 05 2020

-PRESIDENTE SANCIONA AJUDA AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS COM VETOS

-MUNICÍPIOS VÃO DECIDIR SOBRE VOLTA DE AULAS, TRANSPORTE E EVENTOS

-AMPLIAÇÃO DA UNIDADE CENTRAL DE SAÚDE DEVE COMEÇAR EM JUNHO

-SÃO MIGUEL TEM 13 NOVOS CASOS DE COVID-19. MAIORIA TEM ENTRE 20 E 29 ANOS

-COMITÊ DIZ QUE CRESCIMENTO SE DEVE AO AUMENTO DA TESTAGEM NA CIDADE

-POLÍCIA PRENDE HOMEM CONDENADO POR ROUBO E VIOLAÇÃO DE DOMÍCILIO

-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA PRÁTICA ILEGAL DO JOGO DO BICHO NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, notificou o Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira que o governo de DONALD TRUMP não mais considera Hong Kong um território autônomo da China. Na prática, isso significa que os Estados Unidos podem retirar o status de comércio preferencial dado a Hong Kong em 1997, quando o território passou de controle do Reino Unido para a China com alguma autonomia política. A medida foi tomada após a China endurecer o posicionamento sobre Hong Kong, o que permitiria inclusive a prisão e deportação de dissidentes do regime que estiverem no território.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou que irá "regular fortemente ou até mesmo fechar" as redes sociais por, supostamente, "silenciarem totalmente as vozes conservadoras". A ameaça foi feita em sua conta pessoal no Twitter, horas após a plataforma sinalizar uma série de posts em que TRUMP afirma que as próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos serão fraudadas como informação falsa. Sem apresentar nenhuma prova, TRUMP reiterou as acusações de que essas plataformas têm viés político.

A Argentina registrou nesta quarta-feira mais 600 casos de infecção pelo novo coronavírus mas, apesar disso, as autoridades locais indicam que grande parte do país está pronto para iniciar o relaxamento de medidas de contenção à covid-19. De acordo com o subsecretário de Estratégias Sanitárias, ALEJANDRO COSTA, 14 dos 24 distritos nacionais não tiveram qualquer novo caso. Ele disse que mais de 85 por cento dos departamentos do país estão em uma situação favorável para uma reabertura programada, com uma vigilância sanitária sensível. Na área metropolitana de Buenos Aires, o governo vai intensificar as ações de detecção precoce e isolamento para evitar o avanço da doença.

O advogado JEAN SEVERO, que atuou na defesa de um dos réus no caso de BERNARDO BOLDRINI já trabalha na defesa de ALEXANDRA DOUGOKENSKI, acusada de matar o próprio filho RAFAEL WINQUES, em Planalto, no Rio Grande do Sul, no último dia 15. No caso BERNARDO, SEVERO atuou no julgamento em defesa de EDELVÂNIA WIRGANOVICZ. No caso de Planalto, a mãe, ALEXANDRA DOUGOKENSKI, disse à Polícia que ao medicar o filho RAFAEL de 11 anos com o medicamento Diazepan queria combater a ansiedade do menino. O laudo do Instituto-Geral de Perícias aponta que a morte ocorreu por estrangulamento. Na avaliação de SEVERO foi uma fatalidade o que ocorreu, que familiares e vizinhos afirmam que não havia desentendimento entre a mãe e o filho. O caso está provocando muita repercussão no Rio Grande do Sul.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, ANDRÉ MENDONÇA, vai apresentar um pedido de habeas corpus na justiça na tentativa de barrar o depoimento do ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, na Polícia Federal após críticas feitas por ele aos integrantes do STF.

Na terça-feira, o ministro do Supremo, ALEXANDRE DE MORAES deu o prazo de cinco dias para WEINTRAUB se explicar sobre as declarações e ameaças que fez durante a reunião ministerial de 22 de abril. Na ocasião, o ministro da Educação defendeu prisão para membros da Suprema Corte. WEINTRAUB disse que por ele, “botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no Supremo Tribunal Federal.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quarta-feira, com vetos, o projeto para prestar um auxílio bilionário para socorrer Estados e municípios em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo Ministério da Economia no início da madrugada desta quinta. O principal dos vetos feito por Bolsonaro ao texto aprovado pelo Congresso Nacional barra o dispositivo que abriria a possibilidade de reajuste salarial a servidores públicos. As alterações agora retornam para uma nova análise dos parlamentares. Nomeado de Programa Federativo de Enfrentamento à Pandemia causada pela covid-19, o projeto vai direcionar 60 bilhões em quatro parcelas mensais, sendo 10 bilhões destinados às ações de saúde e de assistência social e 50 bilhões para uso livre. São 30 bilhões para os estados e 20 bilhões para os municípios.

O mercado de trabalho catarinense foi diretamente afetado pela pandemia do coronavírus. Há 16 anos, Santa Catarina não enfrentava um cenário tão negativo em abril, com tantas demissões. Foram fechados 73 mil 111 mil postos de trabalho no mês passado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Segundo as informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia, que leva em conta as contratações e demissões do mês passado, o estado teve o quinto pior resultado do Brasil. No acumulado de janeiro a abril, o estado teve 31 mil 292 mil postos de trabalho fechados, o sétimo pior resultado nacional. No entanto, quase 300 mil pessoas tiveram os empregos preservados entre abril e maio por conta de acordos trabalhistas firmados na pandemia.

Começaram a ser distribuídos na tarde desta quarta-feira os respiradores entregues na terça ao governo de Santa Catarina. Os 100 equipamentos foram comprados de uma empresa catarinense. No total, foram adquiridos 500 aparelhos e o restante deve ser enviado ao governo no mês de junho, de acordo com o governador, CARLOS MOISÉS. O governo também confirmou ontem que os equipamentos serão distribuídos para oito hospitais. A maior parte caberá ao Hospital Marieta Konder Bornhausen de Itajaí: são 20 aparelhos para a unidade. 13 serão destinados ao Hospital e Maternidade Tereza Ramos de Lages. O governo também confirmou que 10 respiradores serão encaminhados ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, permitirá aos municípios flexibilizar a quarentena contra o coronavírus a partir de primeiro de junho. A circulação de ônibus, as aulas e eventos, por exemplo, que estão proibidos, também estarão incluídos no pacote. O anúncio sobre as mudanças ocorreu nesta quarta-feira, em Joinville, no Norte catarinense, após uma reunião com prefeitos e empresários da região. Segundo MOISÉS, a medida leva em consideração a utilização de uma nova ferramenta de gestão regionalizada, que envolve diversos fatores no combate à disseminação da pandemia. Com essa ferramenta epidemiológica, cada região do estado poderá ter uma gestão diferente da decisão do governo estadual. MOISÉS explicou que não será o decreto do estado que vai decidir a situação dos setores, mas sim, os municípios.

A câmara de vereadores devolveu cerca de 140 mil reais para a prefeitura nesta semana. Os valores são relativos as sobras do orçamento do legislativo. Todos os meses, a câmara recebe um repasse de recursos do poder executivo para as despesas chamado duodécimo. O valor que sobra, normalmente, é devolvido no final do ano. Em março, o presidente da casa, EVERALDO DI BERTI e o prefeito, WILSON TREVISAN definiram que as devoluções seriam mensais para que o recurso fosse aplicado no setor de saúde e nas ações de combate a pandemia do coronavírus. Neste mês, a câmara economizou 140 mil reais e o valor foi devolvido hoje para os cofres da prefeitura.

A câmara de vereadores terá sessão extraordinária nesta quinta-feira. A convocação foi feita pelo presidente da casa, EVERALDO DI BERTI. O encontro virtual está marcado para as sete horas da noite e servirá, exclusivamente, para votação dos projetos que alteram o plano diretor. Serão votados em primeiro turno os projetos que tratam do parcelamento do solo urbano, que alteram as normas do Código de Obras e Edificações e o sistema viário. Também serão votados os projetos que foram aprovados em primeiro turno. As matérias que já tiveram a primeira análise foram aprovadas com cinco emendas apresentadas pelos vereadores.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso vai oferecer cerca de mil e 300 exames e consultas eletivas por mês a partir desta semana. A informação é do diretor de Apoio do Hospital, RODRIGO LOPES. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e detalhou o processo de retomada dos serviços não essenciais que estavam suspensos deste março. A quantidade de atendimentos será de 50 por cento do volume de serviços prestados antes da pandemia. Em média, o Hospital Regional realizava cerca de três mil e 700 consultas e três mil e 200 exames por mês. Agora, a oferta será de cerca de mil e 300 consultas e mil e cem exames eletivos. A seleção dos pacientes será feita pelas secretarias municipais de saúde.

A maioria dos atendimentos eletivos no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso são na área de oftalmologia. De acordo com o diretor de Apoio da unidade, RODRIGO LOPES, o hospital realizada, antes da pandemia, cerca de mil consultas com médico oftalmologista. Ele lembrou que a partir de agora, a unidade vai retomar os serviços eletivos e a previsão é de que uma boa procura, já que a demanda está reprimida desde o mês de março. RODRIGO citou que existe um preocupação de que o índice de faltantes aumente, já que as pessoas que já tem o atendimento agendado podem deixar de comparecer em razão da preocupação com o novo coronavírus. O diretor pediu que as pessoas avisem com antecedência para que o hospital possa chamar outro paciente que está na fila de espera.

Termina amanhã o roteiro de vacinação contra a gripe nos bairros de São Miguel do Oeste. Nesta semana, as equipes da saúde estão imunizando os moradores que fazem parte dos grupos prioritários nos postos de saúde dos bairros. Hoje pela manhã, a vacinação ocorreu no São Jorge e à tarde será no São Sebastião. Amanhã, no último dia, a vacina será aplicada pela manhã no Agostini e à tarde no Estrela. O horário é das oito as dez da manhã e entre uma e meia e três e meia da tarde. A vacina também estará disponível na Sala de Vacinas na Unidade Central de Saúde. Na semana que vem, a imunização será realizada outra vez na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel.

A secretaria de Saúde de Descanso confirmou, nesta quarta-feira, o primeiro caso de Covid-19 em um morador do município. Uma mulher, entre 30 a 40 anos, teve o teste rápido positivo para a doença e está em isolamento domiciliar desde o dia 20 de maio. Em nota, o município informou que o estado de saúde da mulher é considerado bom. De acordo com a técnica de vigilância epidemiológica, EDILENE LORENSKI, a paciente já vinha sendo monitorada juntamente com a família. Ela apresentou os sintomas gripais e, com a confirmação da doença, as medidas de proteção foram intensificadas, com o aumento do período de isolamento. Ela não realizou viagem recente e ainda não há confirmação de onde o vírus possa ter sido contraído.

O município de Descanso vem realizando diversas ações no combate ao coronavírus desde o mês de março. A informação é do secretário de saúde CLEBER RECH. Entre as medidas estão a criação do Comitê de Crise, a confecção e entrega de máscaras para a população, o repasse de orientações diárias pelos meios de comunicação e profissionais da saúde, além da compra de EPIs para os profissionais. O município também recebeu 60 testes rápidos do governo e comprou mais 140 testes por licitação realizada pelo Conder. RECH afirmou que mesmo com todas as ações é necessário que a população siga as orientações, sem necessidade de pânico.

O município de São Miguel do Oeste registrou, nesta quarta-feira, o maior número de casos confirmados para Covid-19 em um período de 24 horas. Foram 13 resultados positivos, elevando o número total para 44. Desse total, sete já estão recuperados da doença. 37 pacientes estão em isolamento domiciliar e não há nenhuma pessoa internada em hospitais. 431 moradores fizeram o teste até agora e foram descartados para Covid-19. Ao todo, o município tem 70 moradores com sintomas respiratórios em monitoramento domiciliar. Os números foram divulgados no final da tarde de ontem pela vigilância epidemiológica.

O aumento repentino dos casos de Covid-19 em São Miguel do Oeste se deve ao aumento da testagem da população. A avaliação é do médico coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele disse que com o aumento dos testes em pacientes sintomáticos respiratórios e profissionais da saúde também cresce o número de casos confirmados. Somente ontem, 63 pessoas foram testadas. MAURICIO disse que esse crescimento não tem nada de anormal e não é motivo de pânico.

A maioria dos casos de Covid-19 confirmados em São Miguel do Oeste está na faixa etária dos 20 aos 29 anos. São 13 pacientes com essa idade, o que representa quase 30 por cento do total de 44 casos. 11 moradores com a doença tem entre 30 e 39 anos e oito tem entre 40 e 49. São pacientes tem entre 50 e 59 anos e três tem entre 60 e 69. Apenas um caso tem até nove anos e dois registros foram em moradores com idade entre 10 e 19 anos. As mulheres são a maioria com 24 casos. 20 pacientes são do sexo masculino.

As obras de construção do novo posto de saúde do bairro São Sebastião estão praticamente concluídas. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, a conclusão deve ocorrer até a semana que vem. O que falta são detalhes, como a pintura. O prefeito acredita que o atendimento no novo espaço deve começar até o final do mês de junho. TREVISAN explicou que a preocupação agora é com a compra de moveis e equipamentos para o posto. A nova unidade vai atender cerca de três mil famílias do São Sebastião e de algumas comunidades rurais, como a Linha Jacutinga e a Bela Vista das Flores. O investimento no novo posto do bairro São Sebastião foi de mais de um milhão de reais.

As obras de ampliação da unidade central de saúde devem começar no início de junho. O anúncio foi feito pelo prefeito WILSON TREVISAN durante o programa RPN segunda edição de ontem na Peperi. De acordo com ele, a obra foi licitada e a empresa deve começar a trabalhar na semana que vem. O projeto prevê a construção de um prédio de dois pisos ao lado do antigo postão. O espaço será todo remodelado para abrigar a farmácia básica e as especialidades médicas. Além disso, o antigo postão vai passar a contar com duas equipes completas do Estratégia Saúde da Família. A obra vai custar cerca de um milhão e cem mil reais, sendo 320 mil de uma emenda do ex-deputado GELSON MERÍSIO e o restante de recursos próprios. A previsão de conclusão é de seis meses.

A ampliação do posto de saúde do centro foi uma das três obras previstas para este ano que foram mantidas no replanejamento de investimentos da prefeitura. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, todas as obras e ações previstas para este ano tiveram que ser revistas em razão da queda de receitas provocada pela pandemia do coronavírus. TREVISAN disse que o governo suspendeu uma série de investimentos mas manteve duas obras da educação e a ampliação do posto de saúde central.

A Polícia Civil de São Lourenço do Oeste prendeu três pessoas suspeitas de tráfico de drogas na região. As prisões ocorreram nesta quarta-feira. Os suspeitos, dois de 19 e um de 27 anos, foram flagrados realizando o transporte de uma porção de maconha do município Vitorino no Paraná para São Lourenço do Oeste. Eles venderiam a droga em um dos bairros da cidade. O local vinha sendo monitorado pela polícia há algum tempo. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, autuados pelos delitos de tráfico de drogas interestadual e associação para o tráfico. Depois, ele foram encaminhados para o Presídio Regional de Xanxerê.

A Polícia Rodoviária Estadual atendeu um acidente no começo da manhã de hoje na SC 163. Foi uma saída de pista seguida de capotamento na Linha Santa Fe Alta, interior de Itapiranga. O acidente aconteceu por volta da seis e meia e envolveu um Hyundai HB20 de São João do Oeste. A motorista do carro foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Quando a guarnição chegou ao loco, ela estava em pé, fora do veículo e sem ferimentos aparentes. Mesmo assim, a mulher foi conduzida ao hospital Sagrada Família de Itapiranga para atendimento médico.

Uma colisão frontal deixou um motociclista ferido nesta quinta-feira em São João do Oeste. O acidente ocorreu por volta das oito horas e envolveu uma moto Honda Biz 100, emplacada em Iporã do Oeste e um trator agrícola. O motociclista, um rapaz de 21 anos, foi atendido pelos Bombeiros de Iporã do Oeste. Ele estava consciente e orientado, relatava dores nas pernas, e foi conduzido para avaliação médica. O rapaz estava se deslocando para o seu trabalho, em um mercado de Iporã do Oeste. O operador da máquina, de 38 anos, não se feriu. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira efetuou a prisão de um homem de 41 anos em decorrência de um mandado de prisão de sentença definitiva nesta quarta-feira. Segundo o mandado, ele foi condenado pela práticas dos crimes de lesão corporal e ameaça envolvendo violência doméstica. Os crimes ocorreram no ano de 2018. Após a prisão, o sentenciado foi encaminhado para a Unidade Prisional de São José do Cedro e encontra-se à disposição do Poder Judiciário para início do cumprimento da pena.

Uma operação conjunta das policias Civil e Militar resultou na prisão de um homem de 32 anos nesta quarta-feira em Santa Helena. O suspeito estava em uma casa no centro da cidade e não ofereceu resistência à abordagem policial. Ele possuía dois mandados de prisão em aberto, expedidos pelas Comarcas de Itapiranga e São Miguel do Oeste. O homem foi condenado pela prática dos crimes de roubo, violação de domicílio e tentativa de furto. Ele foi detido e levado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

A Polícia Civil de Maravilha, com apoio operacional do Canil Setorial da Polícia Militar, cumpriu, na tarde de quarta-feira, quatro mandados de busca e apreensão no município. Conforme o delegado, JOEL SPECHT, a operação de ontem é resultado de investigações realizadas pela Polícia Civil para apurar crimes como o tráfico de drogas e o jogo do bicho na cidade. Durante as buscas, foram apreendidos smartphones e objetos utilizados para a prática ilegal de jogo de bicho. Os mandados foram cumpridos em diversos bairros do município de Maravilha. SPECHT disse que as investigações continuam com objetivo de prender as pessoas envolvidas com os crimes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.