ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-05-2020 Quinta-feira

-PRESIDENTE SANCIONA AJUDA AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS COM VETOS

-MUNICÍPIOS VÃO DECIDIR SOBRE VOLTA DE AULAS, TRANSPORTE E EVENTOS

-EM DOIS DIAS, DESCANSO CONFIRMA DOIS CASOS DE COVID-19

-MUNICÍPIOS REALIZAM AUDIÊNCIAS VIRTUAIS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS

-EDUCAÇÃO DE TUNÁPOLIS FARÁ ENTREGA DE MATERIAL IMPRESSO PARA TODOS OS ALUNOS

-BELMONTE PREVÊ PERDA DE MAIS DE 500 MIL COM QUEDA NAS RECEITAS ATÉ FINAL DO ANO

-EX-VEREADORA DE ITAPIRANGA MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR 470

-COLISÃO FRONTAL ENTRE MOTO E TRATOR DEIXA RAPAZ FERIDO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.


O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, notificou o Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira que o governo de DONALD TRUMP não mais considera Hong Kong um território autônomo da China. Na prática, isso significa que os Estados Unidos podem retirar o status de comércio preferencial dado a Hong Kong em 1997, quando o território passou de controle do Reino Unido para a China com alguma autonomia política.A medida foi tomada após a China endurecer o posicionamento sobre Hong Kong, o que permitiria inclusive a prisão e deportação de dissidentes do regime que estiverem no território.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou que irá "regular fortemente ou até mesmo fechar" as redes sociais por, supostamente, "silenciarem totalmente as vozes conservadoras". A ameaça foi feita em sua conta pessoal no Twitter, horas após a plataforma sinalizar uma série de posts em que TRUMP afirma que as próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos serão fraudadas como informação falsa. Sem apresentar nenhuma prova, TRUMP reiterou as acusações de que essas plataformas têm viés político.


A Argentina registrou nesta quarta-feira mais 600 casos de infecção pelo novo coronavírus mas, apesar disso, as autoridades locais indicam que grande parte do país está pronto para iniciar o relaxamento de medidas de contenção à covid-19. De acordo com o subsecretário de Estratégias Sanitárias, ALEJANDRO COSTA, 14 dos 24 distritos nacionais não tiveram qualquer novo caso. Ele disse que mais de 85 por cento dos departamentos do país estão em uma situação favorável para uma reabertura programada, com uma vigilância sanitária sensível. Na área metropolitana de Buenos Aires, o governo vai intensificar as ações de detecção precoce e isolamento para evitar o avanço da doença.



O advogado JEAN SEVERO, que atuou na defesa de um dos réus no caso de BERNARDO BOLDRINI já trabalha na defesa de ALEXANDRA DOUGOKENSKI, acusada de matar o próprio filho RAFAEL WINQUES, em Planalto, no Rio Grande do Sul, no último dia 15. No caso BERNARDO, SEVERO atuou no julgamento em defesa de EDELVÂNIA WIRGANOVICZ. No caso de Planalto, a mãe, ALEXANDRA DOUGOKENSKI, disse à Polícia que ao medicar o filho RAFAEL de 11 anos com o medicamento Diazepan queria combater a ansiedade do menino. O laudo do Instituto-Geral de Perícias aponta que a morte ocorreu por estrangulamento. Na avaliação de SEVERO foi uma fatalidade o que ocorreu, que familiares e vizinhos afirmam que não havia desentendimento entre a mãe e o filho. O caso está provocando muita repercussão no Rio Grande do Sul.


O ministro da Justiça e Segurança Pública, ANDRÉ MENDONÇA, vai apresentar um pedido de habeas corpus na justiça na tentativa de barrar o depoimento do ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, na Polícia Federal após críticas feitas por ele aos integrantes do STF.


Na terça-feira, o ministro do Supremo, ALEXANDRE DE MORAES deu o prazo de cinco dias para WEINTRAUB se explicar sobre as declarações e ameaças que fez durante a reunião ministerial de 22 de abril. Na ocasião, o ministro da Educação defendeu prisão para membros da Suprema Corte. WEINTRAUB disse que por ele, “botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no Supremo Tribunal Federal.


O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quarta-feira, com vetos, o projeto para prestar um auxílio bilionário para socorrer Estados e municípios em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo Ministério da Economia no início da madrugada desta quinta. O principal dos vetos feito por Bolsonaro ao texto aprovado pelo Congresso Nacional barra o dispositivo que abriria a possibilidade de reajuste salarial a servidores públicos. As alterações agora retornam para uma nova análise dos parlamentares. Nomeado de Programa Federativo de Enfrentamento à Pandemia causada pela covid-19, o projeto vai direcionar 60 bilhões em quatro parcelas mensais, sendo 10 bilhões destinados às ações de saúde e de assistência social e 50 bilhões para uso livre. São 30 bilhões para os estados e 20 bilhões para os municípios.


O mercado de trabalho catarinense foi diretamente afetado pela pandemia do coronavírus. Há 16 anos, Santa Catarina não enfrentava um cenário tão negativo em abril, com tantas demissões. Foram fechados 73 mil 111 mil postos de trabalho no mês passado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Segundo as informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia, que leva em conta as contratações e demissões do mês passado, o estado teve o quinto pior resultado do Brasil. No acumulado de janeiro a abril, o estado teve 31 mil 292 mil postos de trabalho fechados, o sétimo pior resultado nacional. No entanto, quase 300 mil pessoas tiveram os empregos preservados entre abril e maio por conta de acordos trabalhistas firmados na pandemia.


Começaram a ser distribuídos na tarde desta quarta-feira os respiradores entregues na terça ao governo de Santa Catarina. Os 100 equipamentos foram comprados de uma empresa catarinense. No total, foram adquiridos 500 aparelhos e o restante deve ser enviado ao governo no mês de junho, de acordo com o governador, CARLOS MOISÉS. O governo também confirmou ontem que os equipamentos serão distribuídos para oito hospitais. A maior parte caberá ao Hospital Marieta Konder Bornhausen de Itajaí: são 20 aparelhos para a unidade. 13 serão destinados ao Hospital e Maternidade Tereza Ramos de Lages. O governo também confirmou que 10 respiradores serão encaminhados ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.


O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, permitirá aos municípios flexibilizar a quarentena contra o coronavírus a partir de primeiro de junho. A circulação de ônibus, as aulas e eventos, por exemplo, que estão proibidos, também estarão incluídos no pacote. O anúncio sobre as mudanças ocorreu nesta quarta-feira, em Joinville, no Norte catarinense, após uma reunião com prefeitos e empresários da região. Segundo MOISÉS, a medida leva em consideração a utilização de uma nova ferramenta de gestão regionalizada, que envolve diversos fatores no combate à disseminação da pandemia. Com essa ferramenta epidemiológica, cada região do estado poderá ter uma gestão diferente da decisão do governo estadual. MOISÉS explicou que não será o decreto do estado que vai decidir a situação dos setores, mas sim, os municípios.


-EM DOIS DIAS, DESCANSO CONFIRMA DOIS CASOS DE COVID-19

-MUNICÍPIOS REALIZAM AUDIÊNCIAS VIRTUAIS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS

-EDUCAÇÃO DE TUNÁPOLIS FARÁ ENTREGA DE MATERIAL IMPRESSO PARA TODOS OS ALUNOS

-BELMONTE PREVÊ PERDA DE MAIS DE 500 MIL COM QUEDA NAS RECEITAS ATÉ FINAL DO ANO


Secretaria de Agricultura de Descanso intensifica trabalhos de abertura e proteção de fontes. Entre entrega de água, limpeza de bebedouros, proteção, abertura e limpeza de fontes, a secretaria realizou até o momento mais de 680 serviços. Somente pelo programa de proteção de fontes foram 300 serviços de limpeza e abertura. Conforme o secretário, IVAN RECH, o trabalho ajudou a amenizar o impacto da estiagem. Os trabalhos de limpeza estão sendo realizados pelo Bônus Fiscal com equipamentos da secretaria e empresas credenciadas. A secretaria entregou entre fevereiro e abril mais de 350 cargas de água com caminhão pipa, para cerca de 100 famílias. Este ano foram realizadas 33 proteções de fontes com recursos próprios. O município fornece até três tubos de concreto de 60 cm de diâmetro, o transporte de pedra rachão, o serviço de máquina para limpeza, abertura e proteção das fontes, o acompanhamento técnico e subsidia a análise da água e entrega de mudas de árvores nativas para a recomposição da mata ciliar nos arredores das fontes e nascentes.


Setor de Urbanismo de Tunápolis instala novas placas e realiza podas de árvores na cidade. As placas foram instaladas em locais estratégicos para facilitar a sinalização de pedestres e principalmente de motoristas. Outra ação realizada foi a poda de árvores próximas as câmeras de vídeomonitoramento, o que segundo a Policia Militar, muitas vezes ofusca o trabalho de acompanhamento do fluxo de carros e pedestres de várias esquinas da cidade. Segundo o responsável pelo setor, VOLMIR LAWISCH, em 2019 foi realizado o treinamento especifico para trabalhos em altura com toda a equipe do urbanismo, para execução destes serviços considerados mais perigosos. Para realizar os trabalhos com mais segurança e agilidade o setor de urbanismo contratou uma empresa terceirizada com uma plataforma elevatória. LAWISCH lembra que nos próximos dias serão plantadas em torno de cinco mil mudas de flores de inverno nos canteiros públicos.


População tem colaborado com ações de prevenção ao Covid-19 em Santa Helena. A avaliação é do comandante da PM no município, sargento MAICON WINKELMANN. Conforme o sargento, o trabalho da Polícia Militar desde o início da pandemia tem sido focado na orientação e fiscalização dos estabelecimentos comerciais e da população quanto ao cumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus. O sargento destaca que a PM também tem prestado apoio nas ações do município, a exemplo do momento em que houve a confirmação de um caso de Covid-19, em que o trabalho se concentrou na orientação para evitar novas contaminações. O comandante da PM ressalta que por ser um município pequeno o número de ocorrências é relativamente baixo, e no momento, a maior demanda é a fiscalização das aglomerações de público. Se os responsáveis não se dispersarem, um termo compromete os envolvidos a comparecem ao judiciário.


Presidente da Ameosc e prefeito de SJCedro defende que eleições municipais ocorram neste ano. PLINIO DE CASTRO considera que o pleito deve ocorrer na data marcada, no dia quatro de outubro. De qualquer forma, lembra que a decisão pela realização, adiamento ou transferência é definida pelo congresso nacional. Ele justifica que foi eleito para realizar ações por quatro anos. O prefeito explica que no caso de transferência de data é preferível que o pleito ocorra no ano que vem do que em seis de dezembro, como é cogitado. PLÍNIO afirma que neste caso o problema se refere ao encerramento do mandato que teria que ocorrer em menos de um mês. Ressalta que há uma série de regras que precisam ser cumpridas no último ano de mandato, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele prevê que muitas administrações boas e corretas sejam penalizadas porque não conseguirão fechar as contas a tempo caso o cenário se confirme no último mês de 2020.


São João do Oeste avalia novos investimentos diante da queda na arrecadação. O prefeito FERNANDO BISIGO diz que o planejamento interno e economia realizada pelo executivo permitem obras significativas. Destaca o investimento de dois milhões de reais em pavimentação de seis ruas na cidade. As obras já iniciaram e vão impactar grande número de famílias. O prefeito também confirma a licitação para pavimentar mais três ruas na comunidade de Cristo Rei com investimento de 300 mil reais. BISIGO reconhece que é preciso ter o máximo de cuidado com investimentos devido à queda de arrecadação. Cita como exemplo o FPM, o Fundo de Participação dos Municípios que costuma registrar baixa neste período do ano e com a pandemia a situação se agravou. Entre as prioridades estão serviços essenciais na saúde, educação e folha de pagamento que o município mantém recursos.


Prefeito afirma que será preciso maior cuidado principalmente na área da saúde. Os investimentos nesta área serão mantidos e até ampliados para garantir acesso ao atendimento dos munícipes. FERNANDO BISIGO relata avaliação constante para encaminhamentos em todos as secretarias para garantir serviços básicos e essenciais. O prefeito chama atenção que São João do Oeste sofre as consequências comuns de outros municípios que serão obrigados a trabalharem com menor volume de recursos. BISIGO reforça que é preciso ter coerência com os recursos públicos em momento de apreensão e incerteza sobre o comportamento da economia no restante do ano. Salienta que os recursos destinado pelo governo federal servem apenas para diminuir as perdas de arrecadação e não podem ser destinados para novos projetos.


Câmara de vereadores de São João do Oeste está na sétima legislatura e segue sem orçamento próprio. Projeto de independência estava definido para este ano, porém a emancipação vai ter que esperar. Conforme o presidente do legislativo, ERNI JUVER, não se justifica, na situação atual, aumentar as despesas. Ele explica que isso será necessário no futuro, no entanto quer evitar gasto extra em momento de queda de arrecadação e preocupações causadas pela pandemia. De acordo com o vereador, com a independência da câmara, seria necessário a contratação imediata de no mínimo três novos servidores para áreas de contabilidade, recursos humanos e serviços gerais. Atualmente estes profissionais estão ligados ao poder executivo. JUVER reconhece que a total separação da prefeitura será uma exigência para o legislativo por questões legais por serem poderes independentes.


Além da questão econômica, outra preocupação é pelo fato de ser ano eleitoral que aumenta o risco de improbidade administrativa. Para ERNI JUVER, isso dificulta mudanças mais significativas na rotina de trabalho no setor público. O presidente valoriza a referência estadual em economia. Lembra que em 2019 o Tribunal de Contas de Santa Catarina apontou a câmara de vereadores de São João do Oeste como a de menor custos para os cofres públicos. ERNI JUVER afirma que este ano a redução de despesas será ainda maior, resultando em devolução de valores para a prefeitura que poderá fazer aplicação em outras áreas. Cita ainda que o momento é de restrições e dificuldade de investimentos, com isso não ocorrem muitos projetos. O executivo também tem limite de ações por ser ano eleitoral.


Câmara de São João do Oeste mantém sessões a cada 14 dias sem presença de público. Os vereadores estão respeitando o distanciamento conforme estabelece as portarias de prevenção ao Coronavírus. O presidente do legislativo, ERNI JUVER garante que os vereadores seguem atuando com intermediações de pedidos e também na busca de solucionar questões que dizem respeito a vários setores. JUVER considera que o trabalho é harmonioso entre câmara de vereadores e poder executivo. Ele considera que o momento é de união para superar a crise e não de cobranças e conflitos entre os poderes políticos do município. ERNI JUVER lembra ainda que os vereadores fizeram a sua parte com doação de 20% de seus salários durante três meses ao Fundo Municipal de Saúde, incluindo o assessor jurídico. Ele reconhece que isso não resolve os problemas causados pela pandemia, mas será importante para investimentos que são feitos na área da saúde.


Teste rápido confirma primeiro caso de Covid-19 em Descanso. A confirmação do primeiro caso de coronavírus em Descanso ocorreu nesta quarta-feira, por meio de teste rápido. A mulher, entre 30 a 40 anos, está em isolamento domiciliar desde o dia 20 de maio. Seu estado de saúde é considerado bom. De acordo com a técnica de vigilância epidemiológica, EDILENE LORENSKI, a paciente já vinha sendo monitorada e estava em isolamento há vários dias, juntamente com sua família, por ter apresentado sintomas gripais. Após a confirmação, as medidas de proteção já instituídas se mantém, com aumento do período de isolamento conforme critérios técnicos. Conforme o secretário de Saúde, CLEBER RECH, a paciente, moradora de Descanso, não realizou viagem recente, e ainda não há confirmação de onde o vírus possa ter sido contraído. Ele acredita que como a mulher trabalha em outro município, a contaminação pode ser ocorrido fora de Descanso.


Nesta quinta-feira, em nota divulgada pelo município, foi anunciada a confirmação do segundo caso de coronavírus. Segundo informações, é uma mulher com idade entre 20 e 30 anos. Ela está em isolamento domiciliar, juntamente com os familiares. O secretário de Saúde de Descanso esclarece que os dois casos de coronavírus foram confirmados por teste rápido, e por orientação do Ministério da Saúde, para coleta e envio ao Lacen, o paciente precisa estar internado, o que não é o caso. Descanso recebeu 60 testes rápidos do governo, e comprou mais 140 testes por licitação realizada pelo Conder. CLEBER RECH cita que desde março estão sendo realizadas diversas ações de prevenção, como a criação do Comitê de Crise, a confecção e entrega de máscaras, repasse de orientações diárias pelos meios de comunicação e profissionais da saúde e a compra de EPIs. Ele afirma que mesmo com todas as ações é necessário que a população siga as orientações, sem necessidade de pânico. O secretário de Saúde reforça o pedido para que a população fique em casa, use máscara ao sair, higienize as mãos com freqüência e mantenha o distanciamento social. Descanso possui mais um caso suspeito aguardando resultado.


Municípios realizam audiências virtuais para prestação de contas dos quatro primeiros meses do ano. Com a impossibilidade da realização de encontros presenciais e abertos ao público, as prefeituras se organizaram para a transmissão das audiências pelos canais virtuais. A prestação de contas traz dados correspondentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Conforme o secretário de Iporã do Oeste, NEREU BARTH, no município a prestação de contas das ações da administração e do Fundo Municipal de Saúde será realizada na tarde de hoje, a partir das 14 horas. Em função da pandemia, a audiência não será aberta ao público, e haverá transmissão pela página do Facebook da prefeitura. Segundo o secretário, seguindo o que exige a lei de responsabilidade fiscal e da transparência, serão apresentadas as receitas e despesas que o município teve nos quatro primeiros meses do ano.


Mesmo com a audiência online, o secretário lembra que a prestação de contas poderá ter a participação dos munícipes para o esclarecimento de dúvidas, pois tudo será transmitido ao vivo. NEREU BARTH enfatiza que depois de encerrada, o vídeo da audiência e as informações apresentadas estarão disponíveis no site da prefeitura. O secretário antecipa que as receitas tiveram queda, e isso já reflete no primeiro quadrimestre. No dia 10 de junho está prevista a audiência para discussão das alterações do Plano Diretor, em que a transmissão também será virtual, e haverá possibilidade da interação dos munícipes com sugestões. Em Belmonte as audiências serão realizadas nesta sexta-feira, às 15 horas. Em Santa Helena a audiência amanhã inicia às nove horas. As prefeituras farão a transmissão pela página do Facebook. Em Descanso, a audiência também nesta sexta, inicia às 14 horas. Será disponibilizado um link para acesso à videoconferência, no site do município. Em São João do Oeste e Tunápolis a prestação de contas ocorreu nesta quarta-feira, e em Mondaí na manhã de hoje.


Secretaria de Educação de Tunápolis inicia na segunda-feira a entrega de material impresso para todos os alunos. Conforme a secretária, MARCIANE TOILLIER, no ensino fundamental, a cada duas semanas, familiares retiram nas escolas o material impresso. Neste mesmo dia são devolvidas as atividades anteriores, já finalizadas. A secretária destaca que o WatsApp está sendo utilizado para esclarecimento de dúvidas e o repasse de materiais educativos e explicativos. Com a educação infantil, MARCIANE destaca que inicialmente o contato vinha sendo feito somente pelos grupos de aplicativo, mas a partir de junho as crianças também passam a receber o material impresso a cada 15 dias. Ela cita que serão entregues cadernos com sugestões de jogos e brincadeiras. Para turmas do jardim UM e DOIS serão enviados livros infantis, junto com os cadernos.


A entrega dos materiais impressos será realizada nesta segunda-feira, em cada unidade escolar. A secretária de Educação de Tunápolis explica que os horários em que as escolas estarão abertas será divulgado as famílias pelos grupos de WhatsApp. MARCIANE TOILLIER chama atenção que a entrega dos cadernos da creche será feita também no Centro de Educação Infantil. No interior, a secretária comenta que também haverá entrega nas escolas de Pitangueira e São Pedro. MARCIANE lembra que as redes sociais auxiliam neste momento de suspensão das aulas presenciais, mas para que os alunos não fiquem tanto tempo expostas a tela, considerando que nem todas as famílias tem acesso a internet, a secretaria optou pela entrega do material impresso. Em Tunápolis também já ocorreu a entrega de merenda escolar do estoque para famílias carentes, e nova entrega será feita nas escolas, nesta segunda-feira, a todos os interessados.


Belmonte prevê perda de mais de 500 mil com queda nas receitas até final do ano. Conforme o prefeito, GENÉSIO BRESSIANI, entre FPM e ICMS, a queda nas receitas para os municípios representa um valor considerável. O prefeito cita que somente em abril o município arrecadou cerca de 110 mil a menos, em comparação ao ano passado. Em relação ao FPM, BRESSIANI diz que de março até junho o fundo será equiparado de forma igual ao do ano passado, sem nenhuma correção. Ele esclarece que isso traz outro impacto de gastos ao município, porque Belmonte concedeu reajuste geral aos funcionários públicos de 8% no mês de fevereiro. E agora o FPM não será proporcional a este reajuste. Do ICMS, BRESSIANI lembra que ainda não houve a sanção do presidente com relação ao auxílio financeiro para estados e municípios. Ele cita que serão repostas somente as perdas em comparação ao mesmo período do ano passado.


Em março, o prefeito de Belmonte cita que o ICMS se manteve normal, já em abril, a queda foi de mais de 60 mil reais em comparação ao mesmo período do ano passado. GENÉSIO BRESSIANI comenta que considerando um valor mensal de 60 mil de maio até dezembro, as perdas vão somar 540 mil reais, valor que representa a folha de pagamento do município. Segundo o prefeito, os gestores da AMEOSC já haviam discutido a possibilidade da adoção de turno único geral, e agora sem a sanção da lei para cobrir ainda em maio o ICMS que os municípios perderam, essa discussão deverá ser retomada. Ele afirma que o objetivo é reduzir os gastos, mas manter os serviços emergenciais. Um fator positivo, segundo o prefeito, é a projeção do município em receber cerca de um milhão e 300 mil reais em recursos de emendas.


Nos últimos dias o município de Belmonte confirmou a liberação de duas emendas. GENÉSIO BRESSIANI cita 200 mil reais do ex-deputado estadual GELSON MERÍSIO, e mais 150 mil do deputado HERNES DE NADAL. O valor será investido na compra de veículos para a saúde. O prefeito destaca também a emenda do PADRE PEDRO, depositada ainda no final do ano. As três emendas são ainda de 2018. BRESSIANI comenta que já estão liberadas as emendas federais e foram liberados 100 mil para a saúde, emenda do senador JORGINHO MELLO. O prefeito afirma que maior parte dos recursos são para investimentos na saúde. Para a agricultura, setor que representa 75% do movimento econômico do município, BRESSIANI destaca que está sendo mantido um incentivo de 40% para cada cinco horas de máquina.


-EX-VEREADORA DE ITAPIRANGA MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR 470

-COLISÃO FRONTAL ENTRE MOTO E TRATOR DEIXA RAPAZ FERIDO


Delegacia da comarca de Fronteira e da Divisão de Investigação Criminal cumprem mandados de busca e apreensão da operação de repressão de crimes patrimoniais ocorridos em SMOeste. De acordo com os delegados que conduziram os trabalhos, as diligências possibilitaram a apreensão de evidências das infrações que estão sendo investigadas pela Polícia Civil. A ação ocorreu no Bairro Salete, Andreatta e Vila Nova. Durante a operação foi apreendida uma pequena quantidade de maconha. Três pessoas, duas de 19 e uma de 16 anos, foram conduzidas a Delegacia para depoimento.


Polícia Civil e Militar prendem homem com dois mandados de prisão por furto e roubo. Na tarde desta quarta-feira, após informações recebidas da população local, em uma ação conjunta Policiais Civis e Militares de Santa Helena e Belmonte prenderam um homem de 32 anos. Ele estava no interior de uma residência no centro de Santa Helena. Ele possuía dois mandados de prisão em aberto, expedidos pelas Comarcas de Itapiranga e São Miguel do Oeste, tendo em vista a condenação pela prática dos crimes de roubo, violação de domicílio e tentativa de furto. O homem não ofereceu resistência e foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.


Polícia Civil deflagra operação de combate ao tráfico de drogas e jogo do bicho. A Polícia Civil de Maravilha, com apoio operacional do Canil Setorial da Polícia Militar, cumpriu, na tarde de quarta-feira,quatro mandados de busca e apreensão. Conforme o delegado, JOEL SPECHT, os mandados de busca e apreensão cumpridos são resultado de investigações realizadas pela Polícia Civil, as quais estão relacionadas às infrações penais de tráfico de drogas e jogo do bicho. Durante as buscas foram apreendidos smartphones e objetos utilizados para a prática ilegal de jogo de bicho, além de outros elementos probatórios. Os mandados foram cumpridos em diversos bairros do município de Maravilha. As investigações continuam com objetivo de prender os envolvidos com os crimes cometidos.


Mais um acidente de trânsito é registrado na SC 163 em Itapiranga. Foi por volta das seis horas na manhã de hoje. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para socorrer vítima de acidente na SC 163, em linha Santa Fe Alta, Interior de Itapiranga. O local registra frequentes acidentes, maioria por saída de pista em curvas acentuadas. Na manhã desta quinta-feira ocorreu capotamento de veículo Hyundai HB20 de São João do Oeste. O motorista não apresentava nenhum ferimento e saiu sozinho do veículo. Após avaliação dos bombeiros a vítima foi conduzida ao hospital Sagrada Família.


Ex-vereadora de Itapiranga morre em acidente de trânsito na BR 470. ELISABETH RAUSCH FRANTZ, 58 anos morreu na noite desta quarta-feira. Ela sofreu um grave acidente na BR 470, em Indaial. De acordo com informações dos bombeiros voluntários da cidade, ela perdeu o controle da caminhonete Mitsubishi e capotou o veículo por volta das 19 horas e 15 minutos desta quarta-feira. Após o acidente, o carro caiu em um açude e ficou parcialmente submerso, o que dificultou o trabalho dos socorristas e impediu a rápida saída da vítima. A mulher estava presa pelo cinto e foi solta pelos bombeiros que em seguida iniciaram os trabalhos de reanimação. Ela foi encaminhada ao Hospital Beatriz Ramos, mas não resistiu.


ELISABETH RAUSCH FRANTZ, foi vereadora por três legislaturas em Itapiranga. Ela foi eleita no período de 2001 a 2012. ELISA ocupou o cargo de presidente do legislativo nos anos de 2006 e 2007. Ela também deixou a função de vereadora para ocupar a função de secretária de Assistência Social. Como secretária coordenou o projeto e a execução do loteamento social Morada Feliz, na comunidade de Santa Fé Alta com 86 residências. A família residia há certa de seis anos no município de Gaspar. ELISA era casada com o professor ORCÊNIO FRANTZ. Ela também deixa um casal de filhos. A câmara de vereadores divulgou nota de pesar pelo falecimento da ex-vereadora. O prefeito JORGE WELTER decretou luto oficial em Itapiranga por três dias em sinal de pesar.

Colisão frontal entre moto e trator deixa rapaz ferido na linha Cristo Rei. O acidente ocorreu por volta das oito horas desta quinta-feira, próximo a mecânica Cristo Rei, na saída para as linhas Palmeiras e Medianeira, em São João do Oeste. Conforme informações obtidas pela reportagem da Rádio Oeste no local do acidente, uma moto Honda Biz 100, emplacada em Iporã do Oeste, trafegava no sentido a rodovia quando colidiu frontalmente contra um trator Landini, que estava acoplado com um distribuidor de esterco líquido e fazia o sentido contrário. O motociclista, um rapaz de 21 anos, foi atendido pelos Bombeiros de Iporã do Oeste. Ele relatava dores nas pernas, e foi conduzido para avaliação médica. O rapaz estava se deslocando para o seu trabalho, em um mercado de Iporã do Oeste. O operador da máquina, de 38 anos, não se feriu. Os motoristas envolvidos no acidente e moradores, relataram a reportagem que no local seria importante a instalação de uma rótula para tornar o tráfego mais seguro. A PM de Itapiranga atendeu a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.