ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 28/05/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O secretário de Estado norte-americano, MIKE POMPEO, notificou o Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira que o governo de DONALD TRUMP não mais considera Hong Kong um território autônomo da China. Na prática, isso significa que os Estados Unidos podem retirar o status de comércio preferencial dado a Hong Kong em 1997, quando o território passou de controle do Reino Unido para a China com alguma autonomia política. A medida foi tomada após a China endurecer o posicionamento sobre Hong Kong, o que permitiria inclusive a prisão e deportação de dissidentes do regime que estiverem no território.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou que irá "regular fortemente ou até mesmo fechar" as redes sociais por, supostamente, "silenciarem totalmente as vozes conservadoras". A ameaça foi feita em sua conta pessoal no Twitter, horas após a plataforma sinalizar uma série de posts em que TRUMP afirma que as próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos serão fraudadas como informação falsa. Sem apresentar nenhuma prova, TRUMP reiterou as acusações de que essas plataformas têm viés político.

A Argentina registrou nesta quarta-feira mais 600 casos de infecção pelo novo coronavírus mas, apesar disso, as autoridades locais indicam que grande parte do país está pronto para iniciar o relaxamento de medidas de contenção à covid-19. De acordo com o subsecretário de Estratégias Sanitárias, ALEJANDRO COSTA, 14 dos 24 distritos nacionais não tiveram qualquer novo caso. Ele disse que mais de 85 por cento dos departamentos do país estão em uma situação favorável para uma reabertura programada, com uma vigilância sanitária sensível. Na área metropolitana de Buenos Aires, o governo vai intensificar as ações de detecção precoce e isolamento para evitar o avanço da doença.

O advogado JEAN SEVERO, que atuou na defesa de um dos réus no caso de BERNARDO BOLDRINI já trabalha na defesa de ALEXANDRA DOUGOKENSKI, acusada de matar o próprio filho RAFAEL WINQUES, em Planalto, no Rio Grande do Sul, no último dia 15. No caso BERNARDO, SEVERO atuou no julgamento em defesa de EDELVÂNIA WIRGANOVICZ. No caso de Planalto, a mãe, ALEXANDRA DOUGOKENSKI, disse à Polícia que ao medicar o filho RAFAEL de 11 anos com o medicamento Diazepan queria combater a ansiedade do menino. O laudo do Instituto-Geral de Perícias aponta que a morte ocorreu por estrangulamento. Na avaliação de SEVERO foi uma fatalidade o que ocorreu, que familiares e vizinhos afirmam que não havia desentendimento entre a mãe e o filho. O caso está provocando muita repercussão no Rio Grande do Sul.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, ANDRÉ MENDONÇA, vai apresentar um pedido de habeas corpus na justiça na tentativa de barrar o depoimento do ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, na Polícia Federal após críticas feitas por ele aos integrantes do STF.

Na terça-feira, o ministro do Supremo, ALEXANDRE DE MORAES deu o prazo de cinco dias para WEINTRAUB se explicar sobre as declarações e ameaças que fez durante a reunião ministerial de 22 de abril. Na ocasião, o ministro da Educação defendeu prisão para membros da Suprema Corte. WEINTRAUB disse que por ele, “botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no Supremo Tribunal Federal.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quarta-feira, com vetos, o projeto para prestar um auxílio bilionário para socorrer Estados e municípios em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo Ministério da Economia no início da madrugada desta quinta. O principal dos vetos feito por Bolsonaro ao texto aprovado pelo Congresso Nacional barra o dispositivo que abriria a possibilidade de reajuste salarial a servidores públicos. As alterações agora retornam para uma nova análise dos parlamentares. Nomeado de Programa Federativo de Enfrentamento à Pandemia causada pela covid-19, o projeto vai direcionar 60 bilhões em quatro parcelas mensais, sendo 10 bilhões destinados às ações de saúde e de assistência social e 50 bilhões para uso livre. São 30 bilhões para os estados e 20 bilhões para os municípios.

O mercado de trabalho catarinense foi diretamente afetado pela pandemia do coronavírus. Há 16 anos, Santa Catarina não enfrentava um cenário tão negativo em abril, com tantas demissões. Foram fechados 73 mil 111 mil postos de trabalho no mês passado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Segundo as informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia, que leva em conta as contratações e demissões do mês passado, o estado teve o quinto pior resultado do Brasil. No acumulado de janeiro a abril, o estado teve 31 mil 292 mil postos de trabalho fechados, o sétimo pior resultado nacional. No entanto, quase 300 mil pessoas tiveram os empregos preservados entre abril e maio por conta de acordos trabalhistas firmados na pandemia.

Começaram a ser distribuídos na tarde desta quarta-feira os respiradores entregues na terça ao governo de Santa Catarina. Os 100 equipamentos foram comprados de uma empresa catarinense. No total, foram adquiridos 500 aparelhos e o restante deve ser enviado ao governo no mês de junho, de acordo com o governador, CARLOS MOISÉS. O governo também confirmou ontem que os equipamentos serão distribuídos para oito hospitais. A maior parte caberá ao Hospital Marieta Konder Bornhausen de Itajaí: são 20 aparelhos para a unidade. 13 serão destinados ao Hospital e Maternidade Tereza Ramos de Lages. O governo também confirmou que 10 respiradores serão encaminhados ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, permitirá aos municípios flexibilizar a quarentena contra o coronavírus a partir de primeiro de junho. A circulação de ônibus, as aulas e eventos, por exemplo, que estão proibidos, também estarão incluídos no pacote. O anúncio sobre as mudanças ocorreu nesta quarta-feira, em Joinville, no Norte catarinense, após uma reunião com prefeitos e empresários da região. Segundo MOISÉS, a medida leva em consideração a utilização de uma nova ferramenta de gestão regionalizada, que envolve diversos fatores no combate à disseminação da pandemia. Com essa ferramenta epidemiológica, cada região do estado poderá ter uma gestão diferente da decisão do governo estadual. MOISÉS explicou que não será o decreto do estado que vai decidir a situação dos setores, mas sim, os municípios.

A importância da inteligência emocional no trabalho. Esse é o tema da palestra on-line da Acislo que acontece logo mais à noite, ás 19 horas. O diretor da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste LUIZ DE ALMEIDA, comenta que nesse momento difícil que a humanidade está passando, devido a pandemia do coronavírus, a Acislo busca novas ações para ajudar os associados a passar por essa situação. São várias capacitações, todas de forma on-line. O encontro de hoje à noite será conduzido pela psicóloga, FRANCIELI DALLA COSTA. Ela atua como psicóloga e palestrante no Centro de Atendimento Neuropsicológico e Terapia Cognitivo-Comportamental em Pato Branco.

Palestra on-line da Acislo é gratuita. ALMEIDA destaca que a palestrante que tem um vasto currículo, vai estar compartilhando dicas importantes de como trabalhar a inteligência emocional no ambiente de trabalho. Ele ressalta que no facebook da Acislo tem todas as orientações de como entrar, qual o link deve acessar para participar da vídeo chamada. Frisa que esse encontro on-line não é só para sócios da Acislo, mas todos os interessados.

Reunião define funcionamento e atendimento do Conselho Tutelar. NELSON TRESOLDI – presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes, conta que a reunião de ontem normatizou o funcionamento até o final da pandemia coronavírus. Foi decidido que o atendimento presencial na sede do setor vai acontecer das sete ás 13 horas, e que os plantões de sobreaviso seguem funcionando. TRESOLDI frisa que a decisão foi tomada com base em decretos e leis municipais e estaduais.

Dois dos cinco conselheiros fazem parte do grupo de risco. Conforme salienta Nelson, os dois seguem trabalhando, mas em suas casas, não fazendo atendimento presencial. No momento três dos eleitos seguem o atendimento na sede. O presidente ainda pede às pessoas que verifiquem se o atendimento segue conforme as determinações. Caso percebam alguma irregularidade, avisem o Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes para que seja fiscalizado.

Em 24 horas, 13 novos casos de Covid-19 são confirmados em São Miguel do Oeste. O município registrou, nas últimas 24 horas, o maior número de casos confirmados para coronavírus desde o início da pandemia. Foram 13 resultados positivos, elevando o número total para 44, dos quais sete já estão recuperados. Os demais, estão em isolamento domiciliar. O aumento repentino nos índices de São Miguel do Oeste, segundo a Vigilância Epidemiológica, deve-se à intensificação do trabalho da testagem da população, tanto em pacientes sintomáticos respiratórios quanto em profissionais da saúde. Somente ontem, 63 pessoas foram testadas.

Entrada do frio diminui proliferação do mosquito da dengue. Quem observa é CATIA SCHEFFER – coordenadora da vigilância epidemiológica e ambiental de São Lourenço do Oeste. Ela explica que a proliferação diminui, pois o mosquito produz menos ovos. Porém, salienta que o frio não elimina as larvas do mosquito, ele continua no ambiente, e isso torna necessário o monitoramento continuo. Atualmente o município tem 154 focos do mosquito.

São Lourenço tem dois casos de dengue positivados. CATIA esclarece que num deles foi confirmado que o paciente contraiu dentro do município. O outro não foi confirmado qual o local onde contraiu a doença, pois ele reside em São Lourenço, mas se desloca a trabalho para outro município que também tem casos. Atualmente além dos dois confirmados, São Lourenço tem também três em análise.

Pacientes com dengue estão bem. A coordenadora frisa que um já recebeu alta. O outro está em recuperação, mas se encontra bem, na fase final dos sintomas. CÁTIA salienta a importância das pessoas que tem cisternas fazerem a manutenção para evitar que o reservatório se torne um criadouro do mosquito. Ela cita as calhas como outro ponto de fácil acúmulo de água e consequentemente reprodução do Aedes aegypti.

Cidasc comemora 20 anos de Estado livre de aftosa sem vacinação. A gerente regional TATIANA PENSO lembra que tudo começou no ano 2.000 com a suspensão da vacina em Santa Catarina. São 13 anos de reconhecimento internacional como livre da doença sem vacina, sendo o único estado brasileiro com esse status. A partir de 2007, nosso Estado ganhou mercados no mundo inteiro pela qualidade das carnes. Atualmente, diz a veterinária, Santa Catarina abastece mais de 60 países com carnes de frango, suíno e gado.

Agronegócio representa mais de 20 por cento do Produto Interno Bruto de Santa Catarina. TATIANA comenta que apesar da febre aftosa estar erradicada, o trabalho de vigilância é permanente. Ela diz com orgulho que o Estado também é livre de peste suína clássica. Aproveita para alertar para as tentativas de golpe no interior. Produtores estariam sendo visitados por supostos funcionários da Cidasc, que aplicavam multas anunciando irregularidades e queriam o dinheiro na hora. Adianta que funcionário utiliza carro oficial e sempre leva identificação.

Quando a Cidasc aplica uma multa, nunca é feita cobrança na hora. A gerente regional pede que se as tentativas de golpe continuarem, os produtores devem procurar a polícia o quanto antes e comunicar a situação. TATIANA PENSO informa que mesmo na quarentena os trabalhos da empresa estão sendo realizados normalmente junto aos produtores. Acrescenta que as barreiras sanitárias recebem toda atenção, sem paralisação em nenhum momento.

Segue cronograma de recuperação das estradas em Campo Erê. A informação é de JOÃO ALDROIR, o JUCA – secretário de agricultura e infraestrutura do município. Ele conta que atualmente estão com os maquinários na região do Alto da Serra. Salienta ainda que no momento a recuperação busca atingir principalmente os pontos mais críticos da malha viária de Campo Erê.

Estradas do município estão boas. Assim define JUCA, salientando que, embora com alguns pontos necessitando de manutenção, as estradas de Campo Erê cumprem bem sua função. No momento a secretaria conta com dois caminhões, duas patrólas e duas retroescavadeiras para os serviços. Maquinário que na opinião do secretário é suficiente para atender a atual demanda do município.

Falta de políticas públicas para agricultura familiar preocupa Fetraf. O comentário é do coordenador estadual JANDIR SELZLER. Segundo ele, os agricultores familiares e trabalhadores precisam ser valorizados e protegidos. Eles são essenciais para não faltar comida na mesa dos brasileiros pandemia. No entanto, estão sofrendo com o descaso e a negligência dos governos e dos empresários que colocam a vida acima do lucro. Uma das questões debatidas é com relação ao benefício do auxílio emergencial. A Fetraf entrou com um pedido para saber qual era o público alvo desse projeto, pois o que se nota é que muitas pessoas que precisam não estão conseguindo ter acesso, como é o caso de muitos agricultores.

Depressão econômica não é passageira, não é apenas no Brasil e continuará repercutindo nos próximos anos. O entendimento é do coordenador da Fetraf. Observa que a agricultura familiar também sofre os impactos da pandemia. A maioria dos municípios cancelaram as compras via PNAE. E isso impacta em toda a estrutura operacional e resulta no não recebimento financeiro e, ainda, obriga a categoria a um malabarismo para inserir seus produtos no mercado. Tem ainda os agricultores, que são feirantes que de alguma forma se desafiam a vender seus produtos no meio urbano enfrentam uma queda na demanda por seus produtos.

Ainda não há números oficiais dos impactos, mas agricultura familiar vem sofrendo muito muito com o cenário. O coordenador lamenta a situação e cobra que a agricultura familiar precisa urgentemente de respostas do Estado por meio de políticas públicas que possam incentivar, fortalecer e desenvolver o conjunto tão diversificado da agricultura familiar.

Fetraf acredita que superação deste momento passa pelo segmento da agricultura familiar. Diante dessa convicção, o coordenador ressalta algumas estratégias que poderiam ser utilizadas como instrumento por parte do Estado brasileiro em benefício da categoria e respectivamente de toda a sociedade. Entre elas: retomada imediata das compras do PNAE; prorrogação eou parcelamento das parcelas do PRONAF previstas para o ano de 2020 e 2021; apoio a fundo perdido para Cooperativas e Instituições de Ensino para capacitação em inovação e empreendedorismo nas práticas comerciais de cadeias curtas, entre outras.

Polícia Civil prende traficantes de droga. A DIC (Divisão de Investigação Criminal) e o CANIL, juntamente com a Polícia Militar, ambas de São Lourenço do Oeste, dando continuidade aos trabalhos de repressão ao delito de tráficouso de drogas, prenderam ontem, três pessoas, duas de 19 anos, outra de 27. Eles estavam realizando o transporte de uma porção de maconha do município vizinho de Vitorino para São Lourenço. Em diligências que monitoravam um local suspeito de ser ponto de tráfico no bairro São Francisco, policiais identificaram movimentação, onde alguns homens já conhecidos no meio policial deslocaram-se até o estado do PR com duas motocicletas.

Sabendo que usualmente a droga comercializada na comarca é oriunda daquela região, policiais montaram barreiras nas entradas da cidade para aborda-los na volta. Após certo tempo, logrou-se êxito na abordagem. Alguns metros antes do local da abordagem, uma porção de maconha, havia sido dispensada por eles. A droga foi encontrada pelo cão de faro. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, autuados pelos delitos de tráfico de drogas interestadual e associação para o tráfico. Depois encaminhados para o Presídio Regional de Xanxerê.

Motorista morre em colisão com árvore na PR-884. Um homem morreu em um grave acidente de trânsito no início da noite de ontem, em Renascença. Segundo informações apuradas no local, o veículo Gol seguia sentido Renascença ao trevo da PR-180, quando o condutor LUIZ GROSS, 64 anos perdeu o controle, saiu da pista e bateu contra uma árvore. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para prestar socorro, mas quando chegaram ao local a vítima já estava em óbito. A Criminalística realizou a perícia no local e em seguida o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Francisco Beltrão. A Polícia Rodoviária Estadual fez o registro da ocorrência.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.