-MINISTÉRIO DIZ QUE VAI REGULAMENTAR TRABALHO POR APLICATIVOS ESTE ANO
- JUSTIÇA SUSPENDE TRAMITAÇÃO DO PROJETO QUE PREVÊ REDUÇÃO DO ICMS
-EX-PREFEITO RESPONDE CRÍTICAS AO PROJETO DE NOVA PONTE SOBRE O RIO DAS ANTAS
-MUNICÍPIO CHEGA A 400 CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE NESTE ANO
-DNIT ANUNCIA QUE VAI LICITAR PROJETO PARA PONTE EM ITAPIRANGA NO MÊS QUE VEM
-AGRICULTOR PERDE 700 REAIS EM GOLPE DO INSTAGRAM RAQUEADO
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO TRASEIRA CONTRA CAMINHÃO NA SC 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O secretário-geral da ONU, ANTONIO GUTERRES, afirmou nesta quinta-feira que a "guerra é um absurdo no século XXI", durante uma visita a uma das localidades dos subúrbios de Kiev onde os ucranianos acusam tropas russas pela morte de civis durante a ocupação em março. Em sua primeira visita à Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, GUTERRES visitou edifícios em ruínas, ao lado de militares ucranianos e funcionários do governo local. O secretário-geral da ONU seguiu para Bucha, outra área do subúrbio da capital ucraniana onde os ucranianos acusam Moscou de crimes de guerra. Durante a tarde ele se reunirá com o presidente do país, VOLODYMYR ZELENSKY.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, advertiu, nesta quarta-feira, que qualquer intervenção externa na operação militar lançada pela Rússia na Ucrânia receberá uma "resposta fulminante". Ele acrescentou que vai recorrer ao mais moderno armamento do país e que a Rússia dispõe de ferramentas das quais ninguém mais pode ostentar. PUTIN afirmou que vai usá-las sem alardes em caso de necessidade. Mais cedo, o Ministério da Defesa da Rússia disse que mísseis atingiram um depósito de armas no sul da Ucrânia que abriga armas dos Estados Unidos e de países europeus.
Os casos de sarampo aumentaram quase 80 por cento em todo o mundo nos primeiros dois meses do ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde e o Unicef. A OMS tem constantemente alertado nos últimos meses sobre o risco de "catástrofe absoluta" se o perigoso atraso na vacinação de crianças devido à pandemia de Covid-19 não for superado e se as restrições sanitárias forem levantadas muito rapidamente. As duas agências da ONU agora temem o surgimento de epidemias graves de sarampo, uma doença viral altamente contagiosa, que pode afetar "milhões de crianças" em 2022.
Os dados sobre ocupação em trabalhos domésticos no Brasil não seguiram o crescimento registrado em todo o país entre o quarto trimestre de 2019 e o quarto trimestre de 2021. Segundo pesquisa Pnad Contínua do IBGE, esse grupo perdeu 500 mil vagas, saindo de seis milhões e 200 mil ocupados para cinco milhões e 700 mil. De acordo com a Pnad Contínua, houve redução do número de trabalhadoras domésticas com e sem carteira assinada e das que contribuíam para Previdência. A pesquisa também apontou que a média nacional de renda mensal das trabalhadoras domésticas caiu de mil e 16 para 930 reais, uma redução de oito vírgula 46 por cento no período.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que elevou o valor mínimo do Auxílio Brasil para 400 reais. A versão aprovada pelos parlamentares torna esse piso permanente. O texto segue para a análise do Senado. O Auxílio Brasil foi criado pelo governo em agosto do ano passado, em substituição ao Bolsa Família. Em um primeiro momento, o benefício médio pago foi de 217 reais. Na oportunidade, porém, o governo prometeu que o valor chegaria a 400. O governo editou a medida provisória votada ontem pela Câmara. O texto instituiu o “benefício extraordinário”, uma espécie de complemento ao valor do Auxílio Brasil. Este benefício, no entanto, tinha caráter temporário e acabaria em dezembro, o que reduziria o valor pago pelo Auxílio Brasil.
Atualmente sem regulamentação profissional, os trabalhadores de aplicativos poderão ganhar alguns direitos e garantias ainda este ano, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. A pasta informou nesta quarta-feira que pretende regulamentar os serviços prestados por profissionais autônomos vinculados a plataformas virtuais. Em nota, a pasta informou que estuda uma proposta que regulamente uma modalidade de contrato para a categoria sem necessariamente caracterizar vínculo empregatício. Dessa forma, os trabalhadores de aplicativo ficariam em uma categoria distinta da Consolidação das Leis do Trabalho, mas teriam algumas garantias, como o recolhimento à Previdência Social, tanto por parte do empregador como do profissional. A pasta não informou se pretende editar uma medida provisória ou enviar um projeto de lei ao Congresso.
Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira a lista dos 41 municípios que estão autorizados a receberem as transferências especiais do SC Mais Moradia. O programa do Governo do Estado prevê a construção de casas para pessoas que vivem em situação de pobreza e pobreza extrema para, com isso, impulsionar o Índice de Desenvolvimento Humano de cidades com os menores indicadores em Santa Catarina. O pagamento está autorizado pela Secretaria da Fazenda e será efetuado em duas parcelas. Cada município receberá um milhão e 50 mil reais para construção de 15 casas, o que equivale a 70 mil autorizado para cada unidade.
A Secretaria de Estado da Agricultura lançou, nesta quarta-feira, uma linha de crédito emergencial para minimizar prejuízos de suinocultores independentes. O Projeto Especial de Subvenção de Juros em apoio à Suinocultura Catarinense contará com recursos do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa e vai apoiar o setor produtivo, que enfrenta prejuízos devido ao aumento nos custos de produção. Os produtores poderão contratar financiamentos de até 400 mil reais junto ao agente bancário para custeio pecuário e o Governo do Estado pagará os juros num limite de cinco por cento ao ano. A medida é válida para produtores não integrados e enquadráveis no Pronaf ou no Pronamp. O novo programa de apoio foi aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural nesta quarta-feira.
O projeto que reduz o ICMS teve sua tramitação suspensa na Alesc, na tarde desta quarta-feira. A decisão judicial foi tomada a partir de pedido feito pelo deputado BRUNO SOUZA, cuja proposta é reduzir o imposto para o setor de bares e restaurantes. O texto prevê redução do ICMS do leite para sete por cento, propõe benefício fiscal na farinha de trigo e diminuição da alíquota do imposto de alimentos vendidos por bares e restaurantes. O ponto criticado pelo setor é que o projeto não muda a alíquota para todas as bebidas quentes que segue em 25 por cento. SOUZA foi à Justiça após reunião da Comissão de Finanças, na manhã desta quarta, que aprovou o relatório sobre o projeto. Durante o encontro, ele pediu adiamento da discussão, o que foi negado pelo presidente da comissão, MARCOS VIEIRA. A procuradoria da Assembleia já entrou com ação para tentar reverter a decisão.
O ex-prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA respondeu na manhã de hoje as críticas feitas pelo atual prefeito do município, AGNALDO DERESZ em relação a construção da nova ponte sobre o Rio das Antas. Nesta semana, o atual prefeito disse que a demora na construção estava ocorrendo visto os erros cometidos na gestão do ex-prefeito. AGNALDO destacou que caso o governo de MOACIR PIROCA tivesse feito os projetos corretamente, o andamento da obra seria bem diferente da real situação. O atual prefeito comentou ainda que o governo anterior não previu sequer onde a ponte seria construída e deixou apenas um milhão de reais em recursos livres, montante este bem abaixo do preciso para construir a estrutura no interior do município.
O atual prefeito AGNALDO DERESZ participou de várias reuniões durante a transição de governo e em nenhum momento se posicionou favorável a construção da ponte sobre o rio das Antas. A declaração é do ex-prefeito, MOACIR PIROCA. Ele chegou admitir que sentiu por diversas vezes que DERESZ não dava a devida atenção ao projeto. O ex-prefeito lembrou que o município queria construir a obra sozinho, porém, o Estado garantiu que ficaria responsável pelo asfaltamento do trecho entre a sede do município e o local da construção. Ele frisou que dessa forma, o projeto da ponte foi tratado com a secretaria de Estado e juntamente com a equipe de engenharia do município, além do próprio DEINFRA. PIROCA destacou que na época foi acertado que o município iria elaborar o projeto e após seria encaminhado para o DEINFRA. Ele frisou que a empresa foi contratada por meio de licitação e era responsável pelo projeto básico da estrutura.
No edital de licitação estava claro que a empresa ganhadora do certame era responsável pela execução do projeto executivo e também pela definição de onde seria construída a nova ponte sobre o Rio das Antas. A explicação é do ex-prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA. Conforme ele, por esse motivo o governo não sabia onde seria o local de construção. Segundo ele, o único equívoco em relação ao projeto foi o mesmo não constar uma passarela e guarda-corpo, porém, frisou que o atual prefeito AGNALDO DERESZ participou de reuniões e em nenhum momento se manifestou sobre essa questão. PIROCA também citou que a grande questão é que o prefeito AGNALDO DERESZ gostaria que o Estado fizesse a ponte e não o próprio município conforme definido inicialmente.
A gestão do PSD e demais partidos coligados deixou em caixa para o prefeito AGNALDO DERESZ quase sete milhões de reais e não apenas um milhão conforme o anunciado pelo atual prefeito. MOACIR PIROCA citou que apenas de recursos livres e valores dos fundos de Educação, Agricultura e Obras foram mais de seis milhões de reais deixados em caixa, totalizando seis milhões, 946 mil e 689 reais nos cofres da prefeitura. PIROCA salientou que essas dados podem ser conferidos na contabilidade da prefeitura e nos sites oficiais. Ele também esclareceu que o valor orçado inicialmente para a ponte era de dois milhões, 670 mil e na licitação o valor baixou para dois milhões, 227 mil, 644 reais com 56 centavos, ou seja, o valor em caixa entregue ao atual prefeito era mais que o suficiente para construir toda a estrutura no interior do município.
As adequações na ponte sobre o Rio das Antas poderiam ter sido feitas tranquilamente e encaminhadas novamente para análise do DEINFRA, além da entrada de um projeto na Câmara de Vereadores pedindo autorização para assinar o convênio com o governo estadual e construir de fato a nova ponte. O comentário é do ex-prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA. Ele disse que em conversas com o governo estadual foi informado que o município poderia pedir uma contrapartida, visto todo o trabalho ter sido executado pelo próprio município. O ex-prefeito defendeu na manhã de hoje que a verdade deve sempre prevalecer e não apenas meias verdades conforme ditas nesta semana pelo atual prefeito, AGNALDO DERESZ.
O ex-prefeito, MOACIR PIROCA também comentou sobre a compras de várias máquinas feitas nos últimos meses pelo atual governo. Ele avaliou como sendo fundamentais, porém, lembrou que esses recursos investidos são da fonte 300, que nada mais são, que recursos reprogramados que sobraram da sua gestão. PIROCA lembrou que quando assumiu o governo em 2017 também recebeu os projetos de calçamento do governo anterior relativos ao Fundam Um e em vez de achar culpados, a equipe fez o trabalho que era preciso. MOACIR PIROCA finalizou dizendo que caso o governo esteja com dificuldades, ele se coloca à disposição para ajudar e também para concorrer nas próximas eleições para dar continuidade ao trabalho que exerceu até o final de 2020.
A coordenadoria regional de Educação de Dionísio Cerqueira vai promover, na semana que vem, um seminário de educação. O evento, voltado para os professores e demais profissionais que atuam nas escolas, está programado para o dia três de maio em Palma Sola. O supervisor regional da Educação FLAVIO MAZIERO explicou que os detalhes do evento estão sendo finalizados e que o objetivo é contribuir para a formação continuada dos professores. A previsão é receber 395 profissionais no seminário. A capacitação ocorrerá por oficinas da área de conhecimento, feitas em três ambientes diferentes: no Centro dos Idosos, Câmara de Vereadores e outra equipe no colégio Claudino Crestani. O seminário será o primeiro grande evento presencial desde o início da pandemia.
As vendas de Páscoa deste ano foram extremamente positivas para os supermercados de Santa Catarina. A declaração é do presidente da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. Ele participou do Rede Peperi Notícias Segunda Edição da última terça-feira e destacou que a data foi uma das melhores dos últimos cinco anos visto vários fatores. Entre eles, ele citou a questão que todos os consumidores já haviam recebido os salários do mês e puderam gastar de forma mais tranquila na data deste ano. CRESTANI pontuou que a procura foi tanta que alguns produtos chegaram a faltar nos supermercados, como por exemplo, os ovos de chocolate.
A falta de produtos na Páscoa não foi apenas na região Extremo Oeste, mas sim, em praticamente todo o estado catarinense. A afirmação é do presidente da ACATS, FRANCISCO CRESTANI. Conforme ele, na véspera da data comemorativa, a grande maioria dos estabelecimentos já não possuía mais no estoque os ovos de chocolate. De acordo com ele, o volume de vendas foi tanto que os empresários registraram um aumento de quase cinco por cento nas vendas deste ano. Segundo CRESTANI, na comparação com outras edições, foi registrado um crescimento de quatro vírgula sete por cento na quantidade de ovos de chocolate vendidos. Para ele, o número é expressivo e serve de alerta para que os empresários se preparem para a Páscoa do ano que vem.
As próximas datas comemorativas também devem ter impacto positivo nos supermercados de Santa Catarina. A projeção é do presidente da ACATS, FRANCISCO CRESTANI. Ele comentou que o dia das mães no mês que vem, dia dos namorados em junho e dia dos pais em agosto também devem registrar um aumento nas vendas. Ele admitiu que tradicionalmente nessas datas o ramo de vestuário é que o mais lucra, porém, os supermercados também sempre registram aumento de vendas visto as reuniões que são realizadas entre os familiares. FRANCISCO CRESTANI frisou ainda que a melhor data para os supermercados continua sendo o Natal e Ano Novo, onde as vendas superam qualquer expectativa.
Para celebrar os cinco anos da publicação da Lei que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude promoveu na última terça-feira (26), uma live com o título “A Escuta Especializada no âmbito do atendimento protetivo”. O evento contou com a participação da psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social de São Miguel do Oeste, MARCIONIZE FILIPINI. Ela representou a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, considerando que o município foi um dos pioneiros no estado na elaboração do Protocolo de Escuta Especializada. Conforme a psicóloga “o convite é um feedback do trabalho que está sendo construído em São Miguel doOeste que contou com o empenho de toda a rede de proteção do município e que hoje vem sendo sendo referência para outras cidades do estado.
O município de Mondaí sediou nesta quarta-feira a reunião do Colegiado de Cultura e Turismo da Ameosc. Os integrantes do grupo se reuniram para mais um momento de debates e reflexões sobre temas importantes para o setor nos municípios da região. A reunião, coordenada pela secretária de Cultura e Turismo do município de Itapiranga, FERNANDA STAHL, teve a participação de secretários e membros das pastas nos 19 municípios abrangidos. O principal tema do encontro foi o planejamento de atividades para o Colegiado durante o ano de 2022. Outro ponto da reunião foi a possibilidade da realização de um encontro de Museus da Região da Ameosc.
A secretaria de saúde emitiu, no final da tarde de ontem, o boletim epidemiológico semanal com os dados da Covid 19 em São Miguel do Oeste. Na última semana, 14 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Outras 19 entraram para a lista de recuperados neste mesmo período. No total, 10 mil 343 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 10 mil 227 já se recuperaram. Nesta quinta-feira, 28 moradores estão com o vírus ativo. Sobre a campanha de imunização, 94 mil 828 doses da vacina já foram aplicadas no município.
A Gerência de Saúde e a secretaria de saúde de Barra Bonita realizaram hoje a aplicação de fumacê nas ruas da cidade. A aplicação do produto para eliminar o mosquito aedes aegypti começou por volta da seis e meia da manhã. A ação ocorre após a confirmação de novos casos de dengue. O município está em epidemia da doença e é considerado infestado pelo mosquito. Segundo a secretária de Saúde, AURÉLIA DOS SANTOS, esse tipo de ação é necessária diante do agravamento da situação e deve ocorrer em outros locais e momentos.
O número de casos de dengue em São Miguel do Oeste chegou a 409 registros nesta quarta-feira. De acordo com a secretaria de saúde, outros 294 moradores apresentaram os sintomas da doenças e aguardam os resultados do exames de laboratório. Do total de casos confirmados, 133 estão no centro da cidade, 55 no bairro Salete, 40 na Agostini e 38 no bairro São Jorge. Em primeiro de abril o município entrou em epidemia de Dengue. O índice atualizado é de mil e 22 casos por grupos de cem mil habitantes no município.
Termina hoje a marcha dos prefeitos à Brasília com um saldo positivo para a Ameosc. A avaliação é do prefeito de Anchieta e presidente da Associação, IVAN CANCI. De acordo com ele, o evento serviu para debater assuntos importantes para as prefeituras e reforçar a pauta municipalista, em especial, os pedidos para que as prefeituras tem mais recursos para atender as demandas da população. A Marcha começou na terça-feira e termina hoje a tarde. Oito municípios da região integraram a comitiva da Ameosc na capital federal: Anchieta, Barra Bonita, Paraíso, Guarujá do Sul, Mondaí, Iporã do Oeste, Descanso e São Miguel do Oeste.
Os prefeitos da Ameosc também participaram de uma audiência com o Dnit para discutir a situação da construção de uma ponte sobre o rio Uruguai, ligando Santa Catarina ao Rio Grande do Sul por Itapiranga. De acordo com o presidente da Associação, IVAN CANCI, os prefeitos reforçaram o pedido para que o governo contrate os projetos técnicos para a ponte. Prefeitos do Rio Grande do Sul também participaram dessa reunião. Segundo CANCI, o Dnit anunciou que a licitação vai acontecer no mês que vem.
Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito na SC 163 nesta quarta-feira. A colisão aconteceu por volta das seis e meia da tarde na SC 163, em Linha Soledade, interior de Itapiranga e envolve uma motocicleta XTZ Crosser, com placa de São João do Oeste e um caminhão carregado com lenha. O motociclista, de 55 anos, colidiu na traseira do caminhão. Populares informaram que o caminhão estava com as luzes traseiras apagadas. Com a colisão, o motociclista sofreu uma queda e teve ferimentos generalizados. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado e atendeu o motociclista com suspeita de hemorragia interna. Ele foi encaminhado ao Hospital de Itapiranga.
A Polícia Militar registrou mais um caso de estelionato no interior de São Miguel do Oeste nesta quarta-feira. O fato aconteceu na Linha Alto Guamerim. Um morador da comunidade entrou em contato com a PM para informar que viu um anúncio de uma geladeira a venda, pelo valor de mil e 400 reais no Instagram de uma amiga. Ele entrou em contato com a mulher que informou que ele deveria fazer um pix no valor de 700 reais para garantir a compra. O restante deveria ser pago no ato da entrega. Ele fez o pix e chamou a mulher no WhatsApp para enviar a localização para entrega da geladeira. Nesse momento, ela avisou que não estava vendendo nada e que seu Instagram havia sido hackeado. O caso será investigado pela Polícia Civil.