De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O secretário-geral da ONU, ANTONIO GUTERRES, afirmou nesta quinta-feira que a "guerra é um absurdo no século XXI", durante uma visita a uma das localidades dos subúrbios de Kiev onde os ucranianos acusam tropas russas pela morte de civis durante a ocupação em março. Em sua primeira visita à Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, GUTERRES visitou edifícios em ruínas, ao lado de militares ucranianos e funcionários do governo local. O secretário-geral da ONU seguiu para Bucha, outra área do subúrbio da capital ucraniana onde os ucranianos acusam Moscou de crimes de guerra. Durante a tarde ele se reunirá com o presidente do país, VOLODYMYR ZELENSKY.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, advertiu, nesta quarta-feira, que qualquer intervenção externa na operação militar lançada pela Rússia na Ucrânia receberá uma "resposta fulminante". Ele acrescentou que vai recorrer ao mais moderno armamento do país e que a Rússia dispõe de ferramentas das quais ninguém mais pode ostentar. PUTIN afirmou que vai usá-las sem alardes em caso de necessidade. Mais cedo, o Ministério da Defesa da Rússia disse que mísseis atingiram um depósito de armas no sul da Ucrânia que abriga armas dos Estados Unidos e de países europeus.
Os casos de sarampo aumentaram quase 80 por cento em todo o mundo nos primeiros dois meses do ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde e o Unicef. A OMS tem constantemente alertado nos últimos meses sobre o risco de "catástrofe absoluta" se o perigoso atraso na vacinação de crianças devido à pandemia de Covid-19 não for superado e se as restrições sanitárias forem levantadas muito rapidamente. As duas agências da ONU agora temem o surgimento de epidemias graves de sarampo, uma doença viral altamente contagiosa, que pode afetar "milhões de crianças" em 2022.
Os dados sobre ocupação em trabalhos domésticos no Brasil não seguiram o crescimento registrado em todo o país entre o quarto trimestre de 2019 e o quarto trimestre de 2021. Segundo pesquisa Pnad Contínua do IBGE, esse grupo perdeu 500 mil vagas, saindo de seis milhões e 200 mil ocupados para cinco milhões e 700 mil. De acordo com a Pnad Contínua, houve redução do número de trabalhadoras domésticas com e sem carteira assinada e das que contribuíam para Previdência. A pesquisa também apontou que a média nacional de renda mensal das trabalhadoras domésticas caiu de mil e 16 para 930 reais, uma redução de oito vírgula 46 por cento no período.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que elevou o valor mínimo do Auxílio Brasil para 400 reais. A versão aprovada pelos parlamentares torna esse piso permanente. O texto segue para a análise do Senado. O Auxílio Brasil foi criado pelo governo em agosto do ano passado, em substituição ao Bolsa Família. Em um primeiro momento, o benefício médio pago foi de 217 reais. Na oportunidade, porém, o governo prometeu que o valor chegaria a 400. O governo editou a medida provisória votada ontem pela Câmara. O texto instituiu o “benefício extraordinário”, uma espécie de complemento ao valor do Auxílio Brasil. Este benefício, no entanto, tinha caráter temporário e acabaria em dezembro, o que reduziria o valor pago pelo Auxílio Brasil.
Atualmente sem regulamentação profissional, os trabalhadores de aplicativos poderão ganhar alguns direitos e garantias ainda este ano, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. A pasta informou nesta quarta-feira que pretende regulamentar os serviços prestados por profissionais autônomos vinculados a plataformas virtuais. Em nota, a pasta informou que estuda uma proposta que regulamente uma modalidade de contrato para a categoria sem necessariamente caracterizar vínculo empregatício. Dessa forma, os trabalhadores de aplicativo ficariam em uma categoria distinta da Consolidação das Leis do Trabalho, mas teriam algumas garantias, como o recolhimento à Previdência Social, tanto por parte do empregador como do profissional. A pasta não informou se pretende editar uma medida provisória ou enviar um projeto de lei ao Congresso.
Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira a lista dos 41 municípios que estão autorizados a receberem as transferências especiais do SC Mais Moradia. O programa do Governo do Estado prevê a construção de casas para pessoas que vivem em situação de pobreza e pobreza extrema para, com isso, impulsionar o Índice de Desenvolvimento Humano de cidades com os menores indicadores em Santa Catarina. O pagamento está autorizado pela Secretaria da Fazenda e será efetuado em duas parcelas. Cada município receberá um milhão e 50 mil reais para construção de 15 casas, o que equivale a 70 mil autorizado para cada unidade.
A Secretaria de Estado da Agricultura lançou, nesta quarta-feira, uma linha de crédito emergencial para minimizar prejuízos de suinocultores independentes. O Projeto Especial de Subvenção de Juros em apoio à Suinocultura Catarinense contará com recursos do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa e vai apoiar o setor produtivo, que enfrenta prejuízos devido ao aumento nos custos de produção. Os produtores poderão contratar financiamentos de até 400 mil reais junto ao agente bancário para custeio pecuário e o Governo do Estado pagará os juros num limite de cinco por cento ao ano. A medida é válida para produtores não integrados e enquadráveis no Pronaf ou no Pronamp. O novo programa de apoio foi aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural nesta quarta-feira.
O projeto que reduz o ICMS teve sua tramitação suspensa na Alesc, na tarde desta quarta-feira. A decisão judicial foi tomada a partir de pedido feito pelo deputado BRUNO SOUZA, cuja proposta é reduzir o imposto para o setor de bares e restaurantes. O texto prevê redução do ICMS do leite para sete por cento, propõe benefício fiscal na farinha de trigo e diminuição da alíquota do imposto de alimentos vendidos por bares e restaurantes. O ponto criticado pelo setor é que o projeto não muda a alíquota para todas as bebidas quentes que segue em 25 por cento. SOUZA foi à Justiça após reunião da Comissão de Finanças, na manhã desta quarta, que aprovou o relatório sobre o projeto. Durante o encontro, ele pediu adiamento da discussão, o que foi negado pelo presidente da comissão, MARCOS VIEIRA. A procuradoria da Assembleia já entrou com ação para tentar reverter a decisão.
Cooperitaipu inicia nova turma de Jovens Cooperativistas. A informação é do presidente da Cooperativa ARNO PANDOLFO. De acordo com ele, após dois anos de pandemia, a Cooperitaipu retomou com força total seus cursos e treinamentos presenciais. Nesta semana foi iniciada nova turma da formação chamada de Jovens Cooperativistas Catarinenses. Objetivo é aprender e reforçar a cultura cooperativista, que é pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência.
O Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses é idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina. Segundo PANDOLFO ele foi relançado em 30 de novembro de 2021 com uma nova roupagem e com novas diretrizes. Começou em 2009 com o nome de Fojolico, mudando alguns anos depois para Jovem Coop. O presidente afirma que a Cooperitaipu investe nos jovens filhos de associados desde muito cedo. Jovens que crescem engajados no cooperativismo acabam engajando seus colegas, observou ARNO. Exemplo de sucesso é o programa jovem aprendiz, primeira etapa antes da formação de jovens cooperativistas. Dentro da Cooperitaipu já foram formadas três turmas no Fojolico e três no Jovem Coop, chegando a cerca de 200 jovens formados.
Além de disseminar os princípios e modelo cooperativista, o Jovem Coop também tem foco no apoio as práticas de responsabilidade socioambiental e qualidade de vida. O Presidente da Cooperitaipu ARNO PANDOLFO, explica que eles são adequados à realidade e às necessidades de cada comunidade e cooperativa. Os jovens tem papel fundamental no cooperativismo, bem como na manutenção da longevidade do sistema, pois são características próprias deles a inovação, agilidade, globalização e a facilidade no uso das novas tecnologias.
Município se prepara para festejar 27 anos de emancipação. A data do aniversário de Saltinho é 19 de julho. Ano passado por causa da pandemia as comemorações foram bastante reduzidas. O prefeito EDIMAR NORONHA DE FREITAS quer que tudo seja organizado para facilitar a participação de toda população. Faz parte da programação a Escolha da Rainha do Município, Canta Saltinho que é o tradicional festival da canção e show musical. O prefeito aproveita para informar que o Dia do Trabalho não vai passar em branco. A Administração Municipal está preparando um grande encontro da população domingo na praça. Será uma mateada com diversos shows musicais e humorístico.
Sorteio da Nota Fiscal vai acontecer domingo, na praça da cidade de Saltinho. O prefeito quer aproveitar os festejos do Dia do Trabalho para sortear prêmios. A campanha foi trabalhada conjuntamente entre Prefeitura, Câmara de Vereadores e CDL. A mobilização teve objetivo de valorizar o comércio local e também os agricultores que fizeram prestação de conta da Nota de Produtor. As notas fiscais eram trocadas por cupons, que domingo irão concorrer a prêmios. EDIMAR NORONHA aproveita para comentar sobre a saúde financeira de Saltinho. Garante que a administração faz o melhor que pode para atender a população, sem deixar de manter as contas em dia.
No mês que vem será realizado um seminário para os profissionais da educação da regional de Dionísio Cerqueira. O evento está marcado para ocorrer no dia três de maio entre às oito e 17 horas em Palma Sola. Segundo o supervisor regional da Educação FLAVIO MAZIERO, a realização do seminário está sendo concluído pela regional. A programação está sendo elaborada para ocorrer durante o dia todo com palestras de conhecimento por área desempenhada pelos professores. A previsão é receber cerca de 395 profissionais de sala de aula.
Secretaria de Estado da Educação liberou a disponibilização de um café pela manhã e almoço para os presentes, como também o transporte para os envolvidos. O supervisor informou que o seminário deve ocorrer em mais duas oportunidades, sendo em junho e outubro deste ano. A capacitação ocorrerá por oficinas da área de conhecimento, sendo feitas em três ambientes diferentes: no Centro dos Idosos, Câmara de Vereadores e outra equipe no colégio Claudino Crestani. O seminário será o primeiro desde o início da pandemia.
Santa Terezinha do Progresso está com mais de 120 casos positivos de dengue. A situação está muito preocupante, como conta a secretária de saúde do município MARLA SUTIL. De acordo com ela, a cidade chegou num ponto em que não tem mais o que fazer a não ser todo mundo pegar junto e eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti. É bastante preocupante a situação, pois são 144 casos notificados, e destes, 122 positivos. Sete ainda aguardam resultado do exame enviado ao Laboratório do Estado. Mesmo com todas as medidas adotadas pela saúde pública através dos agentes de endemia, o número de foco continua aumentando, e o clima quente e chuvoso, ainda é favorável ao mosquito.
Coleta de lixo é mais uma alternativa no controle da dengue. A secretária MARLA SUTIL informa que amanhã será feita uma coleta de todo tipo de lixo que não é levado pela Tucano, como por exemplo, pneus e eletrodomésticos. A equipe vai passar nas ruas, e a população precisa deixar tudo na calçada em frente a sua residência para que a coleta seja feita. Segundo MARLA, essa é uma ação importante, que visa eliminar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial que cada pessoa limpe seu terreno e recolha todo tipo de lixo que possa acumular água, pois só assim é que será possível diminuir os casos. Quem não se adequar a essas medidas até semana que vem será notificado e ainda multado se for necessário, frisou a secretária.
Situação da dengue em Palma Sola é tranquila, mas ainda é preciso cuidado. A informação é do secretário de saúde do município JULIANO ZANDONÁ. Ele classifica como tranquila, pois hoje a cidade está com sete casos positivos de dengue. Comparado ao início do ano, em que chegou a registrar mais de 20, teve uma diminuição significativa. No entanto, afirma que as autoridades sanitárias estão em alerta, porque além dos sete positivos ainda tem 15 pessoas aguardando resultado do exame. JULIANO conta que a regional de saúde já considerou Palma Sola com transmissão dentro do território. Apesar de não ser um número expressivo, como é o caso de outros municípios da região, a saúde está atenta e preparada para poder enfrentar um aumento.
De todos os casos positivos de dengue nenhum paciente precisou de internamento. Apenas uma pessoa está tendo acompanhamento mais direto por apresentar febre, mas não precisou de internação. De todos os casos positivos de dengue, o secretário frisa que a maioria deles foi importado. As pessoas estiveram em outros municípios e contraíram a doença. JULIANO destaca que os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue são necessários também no interior. Palma Sola tem dois distritos e os dois, segundo o gestor, são considerados infestados. O número de focos é bem grande nessas localidades.
Idoso com mandado em aberto é preso em Galvão. Um homem de 61 anos foi preso, no fim da tarde de ontem, depois de a Polícia Militar verificar que ele tinha mandado de prisão em aberto pelos crimes de estelionato e receptação de objetos furtados. A prisão ocorreu na avenida Sete de Setembro, centro de Galvão. Conforme a Polícia Militar, a equipe realizava abordagens de rotina quando parou um veículo Gol de Rio dos Índios. Dentro do carro havia duas pessoas, sendo o homem de 61 anos o passageiro. A PM deu voz de prisão ao homem, que foi levado ao Presídio Regional de Xanxerê.
Condutor perde controle de veículo e colide em muro de residência. Um homem de 42 anos, dirigia um Clio e perdeu o controle de direção, batendo num muro de uma residência na noite de ontem. O acidente aconteceu na Rua Sete de Setembro, bairro Cristo Rei, em Francisco Beltrão. O condutor do automóvel sofreu ferimentos e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Segundo uma testemunha o motorista foi contido por populares, pois tentou fugir do local. A Polícia Militar foi acionada, o veículo foi apreendido e removido do local por um guincho. O muro e o carro ficaram bastante danificados.
Acusado de tentativa de homicídio vai a júri popular. Hoje acontece o julgamento no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão, onde será réu, EDINEI DA SILVA, acusado de tentativa de homicídio onde foi vítima, CLAUDEMIR GUIMARÃES. Segundo os autos do processo criminal, os fatos ocorreram na madrugada do dia 30 de agosto de 2010, na Rua Florianópolis, centro de Francisco Beltrão, em frente um clube de danças. Segundo os depoimentos, os envolvidos teriam discutido dentro do salão, saíram para fora onde ocorreu uma briga envolvendo algumas pessoas.
CLAUDEMIR foi atingido com um golpe de faca e apontou EDINEI como autor do esfaqueamento. CLAUDEMIR foi socorrido e sobreviveu. Em seu depoimento ele disse que não conhecia o EDINEI e não sabia o porquê teria sido agredido. O acusado foi denunciado por tentativa de homicídio e por isso vai a júri popular. O julgamento está sendo presidido pela Juíza de Direito JANAINA ZANELATTO ALBINO. O Ministério Público está sendo representado pelo Promotor de Justiça ARTHUR MENDONÇA E ARAÚJO e na defesa o advogado nomeado, MARCO ANTÔNIO AGUINEL. Em nota, a defesa sustenta negativa de autoria e falta de provas suficientes para a condenação e espera que o corpo de jurados absolva o acusado.