ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 28 04 2020

-STF AUTORIZA INQUÉRITO PARA APURAR ACUSAÇÕES DE MORO CONTRA BOLSONARO

-GOVERNO SANCIONA LEI QUE PRÓIBE CORTE DE ÁGUA E LUZ ATÉ O FINAL DO ANO

-IGREJAS EVANGÉLICAS RETOMAM CULTOS COM PRESENÇA DO PÚBLICO

-SANTA HELENA CONFIRMA CASO DE COVID-19 E FECHA COMÉRCIO DA CIDADE

-SÃO MIGUEL DO OESTE VAI AMPLIAR TESTES DE CORONAVÍRUS NA POPULAÇÃO

-POLÍCIA CIVIL EMITE ALERTA SOBRE GOLPES DO NUDES NA REGIÃO

-IDENTIFICADO CORPO DE HOMEM ENCONTRADO PERTO DO RIO DAS FLORES

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Mais de 200 médicos e pessoal da saúde de Cuba chegaram à África do Sul, nesta segunda-feira, para participar da luta contra o novo coronavírus no país mais afetado pela pandemia na África. De acordo com o último balanço oficial, a África do Sul registrou mais de quatro mil 500 casos de Covid-19 até o momento, com 87 mortes. A delegação cubana inclui epidemiologistas, especialistas em saúde pública, clínicos gerais e técnicos de suprimentos médicos que "vão ajudar nos esforços já mobilizados na África do Sul contra a disseminação da Covid-19", afirmou a Presidência sul-africana.

A Volkswagen, maior montadora do mundo em vendas, retomou nesta segunda-feira a produção em sua fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, mesmo que os estoques em todo o setor continuam aumentando à medida que a pandemia de coronavírus atinge as vendas. No mesmo dia, a Fiat Chrysler recomeçou as duas atividades na fábrica de Atessa, no centro da Itália. Ambas montadoras estão tomando medidas de precaução contra a pandemia, como o uso de máscaras para os funcionários e a medição da temperatura dos trabalhadores. No Brasil, Volkswagen e Scania retomaram a produção de caminhões e ônibus nesta segunda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta segunda-feira que a China poderia ter contido o coronavírus antes que ele se espalhasse pelo mundo e disse que seu governo está conduzindo "investigações sérias" sobre o que aconteceu. As críticas de TRUMP são as mais recentes de seu governo destinadas à maneira pela qual a China se portou no surto de coronavírus, que começou no final do ano passado na cidade chinesa de Wuhan e cresceu se tornando uma pandemia global, que até agora matou mais de 210 mil pessoas pelo mundo, mais de 56 mil delas nos Estados Unidos. Na semana passada, o secretário de Estado, MIKE POMPEO, disse que os Estados Unidos "acreditavam fortemente" que Pequim falhou em informar o surto do coronavírus em tempo razoável e acobertou o quão perigosa a doença respiratória causada pelo vírus poderia ser.

O ventilador pulmonar emergencial criado por um grupo de engenheiros da Escola Politécnica da USP para suprir a necessidade de respiradores durante a pandemia de coronavírus foi aprovado em testes técnicos e agora será enviado para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A falta desse equipamento no mercado é um dos principais problemas para enfrentar a Covid-19. Os testes com humanos foram feitos com quatro pacientes nas dependências do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP, entre os dias 17 e 19 de abril. Além da pesquisa feita no HC, testes com animais e avaliações técnicas também comprovaram a eficiência do respirador, que pode ser fabricado em duas horas e custa 15 vezes menos do que os aparelhos comerciais mais barato, segundo os pesquisadores.

O governo federal anunciou na madrugada desta terça-feira o advogado ANDRÉ LUIZ MENDONÇA como novo ministro da Justiça. Também foi confirmado que ALEXANDRE RAMAGEM, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência e próximo da família Bolsonaro, vai ser o diretor-geral da Polícia Federal. As vagas no Ministério da Justiça e no comando da PF ficaram abertas após a saída do ex-ministro SERGIO MORO e do ex-diretor-geral MAURÍCIO VALEIXO. MORO decidiu deixar o governo depois de BOLSONARO exonerar VALEIXO. O ex-ministro alegou que o presidente tenta interferir politicamente na PF – o que BOLSONARO nega. JOSE LEVI MELLO DO AMARAL JÚNIOR foi nomeado para o cargo de Advogado-Geral da União.

O ministro do Supremo Tribunal Federal CELSO DE MELLO autorizou nesta segunda-feira abertura de inquérito para apurar declarações do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública SERGIO MORO. Ao deixar o governo, na última sexta, MORO apontou suposta interferência de JAIR BOLSONARO em inquéritos da Polícia Federal. Segundo o ex-ministro, o presidente decidiu trocar a direção-geral da PF porque gostaria de ter acesso a informações de inquéritos sobre a família BOLSONARO. Segundo o ministro do STF, os fatos narrados por MORO têm relação com o exercício do cargo, o que permite a investigação de BOLSONARO. Com a abertura do inquérito, começa a fase de produção de provas. A investigação deve ter início com o depoimento de MORO para que o agora ex-ministro apresente documentos que comprovem suas declarações.

Em Santa Catarina, 72 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva foram habilitados pelo Ministério da Saúde exclusivamente para tratar pacientes da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Hospitais de cinco municípios foram beneficiados: na capital, em Chapecó, Criciúma, Lages e Tubarão. Essas habilitações foram feitas em portarias já publicadas no Diário Oficial da União e foram divulgadas também em coletiva de imprensa do governo do estado na noite desta segunda-feira. Sobre os números de Santa Catarina da Covid-19 foram 139 novos pacientes em um dia. São mil 476 pessoas com a doença no estado, com 44 mortes. No boletim da noite de domingo, eram mil 337 casos e 43 óbitos.

Portaria publicada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina permite a volta do atendimento presencial ao público em geral com agendamento pelo aplicativo a partir de quatro de maio. O texto também prevê a partir desta terça-feira o atendimento presencial das entidades credenciadas no órgão. As duas medidas de liberação, no entanto, devem ser feitas com algumas regras, incluindo a entrada limitada de pessoas. O regime de trabalho remoto continua autorizado. A partir de 4 de maio, quando o público geral estará liberado, a pessoa somente pode ir até a unidade depois do agendamento pelo aplicativo Detran Digital SC ou através de despachantes e centros de formação de condutores.

Foi sancionado nesta segunda-feira pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que proíbe o corte do fornecimento de água, energia elétrica e gás até dezembro de 2020. Pelo texto, as contas de março e abril podem ser pagas em 12 parcelas a partir da tarifa de maio. A medida foi aprovada por conta da crise do coronavírus. O único artigo vetado pelo governo foi o que as empresas distribuidoras de energia elétrica e gás poderiam postergar o recolhimento do ICMS por 12 meses consecutivos a partir de maio de 2020. A justificativa do Executivo é que o trecho é inconstitucional. Outro projeto sancionado nesta segunda-feira foi o que proíbe a demissão de professores ACTs no Estado até o final do ano.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapiranga confirmou mais caso de dengue. O resultado positivo para a doença veio em exame analisado pelo LACEN Chapecó, na quinta-feira, 23 de abril. Trata-se de um adolescente, 12 anos, residente no Bairro Jardim Bela Vista. Conforme a conclusão da investigação epidemiológica, o paciente contraiu a doença no município, portanto, é o segundo caso de Dengue autóctone. As medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti estão sendo adotadas pela equipe do programa de combate à dengue. Toda a população deve reforçar os cuidados para evitar água parada nos seus imóveis, não deixando o mosquito se criar e se proliferar.

Neste ano Itapiranga já contabiliza 76 focos do mosquito Aedes Aegypti no município. Todos os focos foram encontrados nas armadilhas e pontos estratégicos que são monitorados pela equipe da Vigilância Sanitária.

O vice-reitor do campos da Unoesc de São Miguel do Oeste, VITOR DAGOSTINI, é o novo vice-presidente da Funoesc. A escolha aconteceu por meio de votação realizada em reunião por videoconferência realizada na sexta-feira passada. A Funoesc é uma instituição sem fins lucrativos responsável pela manutenção da universidade. O professor GENÉSIO TÉO foi reeleito como presidente e o professor VITOR D’AGOSTONI foi eleito como vice-presidente. Na sexta-feira, o professor ARISTIDES CIMADON, único candidato inscrito no Edital, foi reconduzido ao cargo de reitor da Unoesc. O período de gestão é de quatro anos, ou seja, até 2024. A portaria de nomeação dos vice-reitores de campus, inclusive o de São Miguel, deve ser publicada nesta semana.

O tenente coronel JORGE CAMEU deixou nesta segunda-feira o comando do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros. Depois de três anos à frente da corporação no extremo-oeste, ele assumiu uma função na Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis. CAMEU vai desenvolver um trabalho relacionado com a gestão do Samu no estado. Em virtude das restrições de reuniões públicas impostas pelo decreto do governador em razão da pandemia, não houve a realização de uma solenidade de transmissão do cargo nos tradicionais moldes militares. O Major MARCO ANTÔNIO EIDT, que atuava no subcomando da unidade, assumiu o comando interino do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores promulgou nesta terça-feira a lei que dispõe sobre a implantação das terapias complementares alternativas na Secretaria Municipal de Saúde. O projeto de lei, de autoria dos vereadores GILBERTO BERTÉ e SILVIA KUHN havia sido aprovado em outubro do ano passado, porém não foi sancionado pelo prefeito. Com isso, a promulgação da lei foi feita pela câmara. A agora Lei autoriza o Poder Executivo a implantar as terapias holísticas para o atendimento da saúde da população, bem como "todas as práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças que utilizem basicamente recursos naturais".

As igrejas evangélicas ligadas ao Conselho de Pastores Evangélicos de São Miguel do Oeste retornaram as suas atividades neste último final de semana. A informação é do pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Congregação da Paz e também presidente do Copesmo, ISMAEL REDISKE. De acordo com ele, o retorno está amparado no decreto do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA que liberou a realização de missas e cultos em todo o estado catarinense, porém com uma série de restrições que devem ser respeitadas pelas igrejas e pelos fiéis.

A maioria das pessoas estava esperando essa autorização para poder retornar aos templos religiosos. O comentário é do pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Congregação da Paz e também presidente do Copesmo, ISMAEL REDISKE. Segundo ele, seis igrejas reabriram nesse final de semana no município obedecendo todas as regras impostas pelo governo do estado. Conforme ele, entre as restrições está a permissão de ocupar apenas 30 por cento da capacidade, além de ter no local álcool 70 por cento, o uso de máscaras e manter o distanciamento de um metro e meio, entre outros cuidados. REDISKE destacou que mesmo sendo da mesma família, o distanciamento deve ser obedecido.

As igrejas evangélicas de São Miguel do Oeste ligadas à Copesmo estão com horários alternativos para evitar a aglomeração de pessoas dos templos. A afirmação é do pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Congregação da Paz e também presidente do Copesmo, ISMAEL REDISKE. Ele ressaltou, por exemplo, que a Igreja realizou no sábado cultos às três da tarde e sete horas da noite. Ele disse que apenas metade da capacidade permitida foi ocupada. REDISKE lembrou ainda que algumas igrejas também estão realizando lives nas redes sociais com o objetivo de alcançar as pessoas que preferem ficar em casa.

O estado de Santa Catarina tem 16 mil professores admitidos em caráter temporário e a sanção da lei que impede a demissão desse pessoal é uma segurança para esses profissionais. A afirmação é da deputada estadual do PT, LUCIANE CARMINATTI. Ela é autora da lei que proíbe o estado de demitir os ACTs até o final deste ano. Ela explicou que em tempos de crise, como o atual, os temporários são os primeiros a serem desligados. A parlamentar disse que a lei foi pensada para que os professores que tem contrato até o final do ano tenham a segurança de que vão permanecer recebendo o salário de forma integral. A lei foi sancionada nesta segunda-feira pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA.

A manutenção dos ACTs na rede estadual é fundamental também para os alunos que vão encontrar o mesmo professores quando retornarem para a escola assim que a pandemia do coronavírus passar. O comentário é da deputada estadual do PT, LUCIANE CARMINATTI. Ela explicou que é importante manter os professores neste período para as atividades à distância e para manter a continuidade do conteúdo quando as aulas presenciais forem retomadas. A deputada comentou que a proibição da demissão dos ACTs tem, portanto, dois objetivos: um de ordem econômica e social, na medida em que garante o emprego e a renda dessas famílias e outro de cunho pedagógico já que garante o mesmo professor até o final do ano letivo.

O município de Santa Helena recebeu a confirmação de um caso positivo para coronavírus na noite desta segunda-feira. Conforme o prefeito, LUIZ GLUITZ, trata-se de um rapaz de 23 anos, que trabalha no Rio de Janeiro, mas seus familiares residem em Santa Helena. O prefeito explicou que na última semana, o município de Barracão, no Paraná, entrou em contato com a secretaria de Saúde de Santa Helena para comunicar que o paciente da cidade paranaense, que teve resultado positivo para Covid-19, disse durante a entrevista para coleta das informações que teria tido contato com este rapaz de Santa Helena. A secretaria de Saúde localizou o rapaz para solicitar que realizasse o exame e também para repassar as orientações de permanecer em isolamento domiciliar, junto com sua família. Ontem, veio a confirmação oficial de que ele tem Covid-19.

Após confirmar o primeiro caso de Covid-19, Santa Helena decretou uso obrigatório de máscaras e o fechamento de empresas. Em reunião na manhã desta terça-feira com o Cômite de Crise, novas medidas de prevenção foram definidas. O prefeito LUIZ GLUITZ ressaltou que um decreto municipal será publicado, tornando obrigatório o uso de máscaras, tanto em estabelecimentos como na rua, o que será fiscalizado pela Polícia Militar. Durante três dias, a partir de hoje, será determinado o fechamento das empresas, com base no primeiro decreto do governador do estado. Desta forma, durante três dias abrem somente os estabelecimentos que prestam serviços essenciais, como mercados, farmácias, postos de combustível, fornecimento de gás e as agropecuárias.

Com a maioria dos estabelecimentos fechados, o prefeito de Santa Helena explicou que será possível fazer a pesquisa e identificar com quem e quantas pessoas o paciente com resultado positivo para Covid-19 teve contato, e assim, averiguar se mais alguém foi contaminado. No momento, há mais uma pessoa com suspeita de coronavírus em Santa Helena, e que teve o exame coletado nesta segunda-feira, aguardando resultado. Trata-se de uma pessoa que teve contato com a mulher com resultado positivo para a doença confirmado neste domingo, em Tunápolis. O prefeito LUIZ GLUITZ pede que a população continue contribuindo, que respeite as medidas de prevenção e evite gerar pânico para que a situação seja superada o quanto antes.

A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste confirmou, nesta segunda-feira, a ampliação do público testado para Covid 19. O município acatou a recomendação da secretaria estadual de saúde e alterou o perfil dos pacientes que tem material coletado a fim de testar a infecção ou não pelo novo coroanivurs. O enfermeiro MARCOS BORTOLANZA explicou que agora, além de pacientes hospitalizados com sintomas respiratórios agudos, existe a possibilidade de coleta nos demais pacientes que apresentam os sintomas, mesmo sem internação hospitalar. De acordo com ele, os casos analisados para possível coleta são pacientes com febre, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória. Em crianças menores de 02 anos de idade, considera-se também obstrução nasal e, em idosos, a febre pode estar ausente. Também é levado em consideração o número de dias em que estes sintomas persistem.

Os casos suspeitos de Covid-19 farão uma entrevista clínica via telefone com o médico da Vigilância Epidemiológica antes da coleta de material para exame. A informação é do enfermeira MARCOS BORTOLANZA. Ele explicou que o objetivo da entrevista é é esclarecer os sinais e sintomas da condição do paciente para só então realizar o agendamento da coleta do material. BORTOLANZA ressaltou que, para fins estatísticos, só são considerados suspeitos os casos em que é realizada a coleta para exames. O último boletim epidemiológico, divulgado ontem, aponta que São Miguel do Oeste teve 39 casos suspeitos, dois quais 35 foram descartados. Quatro ainda aguardam os resultados. Dois estão em isolamento hospitalar. Nenhum caso de Covid-19 foi confirmado até o momento no município. 25 pessoas ainda estão em isolamento domiciliar.

A empresa DPaschoal fechou as portas em São Miguel do Oeste. Em nota, a empresa informou que o momento é de dificuldade para todos em razão da pandemia do coronavírus. Além disso, o grupo, que tinha cerca de 150 lojas espalhadas pelo país até o início da pandemia, está mudando a estratégia e direcionando seus investimentos para o mundo digital, redes de credenciados e franquias. Neste processo de mudança, cita a nota, a DPaschoal “descontinuou 34 lojas exclusivas para o varejo”, entre elas a unidade de São Miguel do Oeste. O comunicado informa ainda que os colaboradores estão sendo redirecionados para outras unidades próximas ou sendo desligados da empresa.

A Polícia Civil de Maravilha emitiu uma alerta nesta segunda-feira sobre o aumento dos registros de ocorrência relacionados ao “Golpe do Nudes”. Nesta modalidade de crime, perfis falsos de mulheres nas redes sociais adicionam homens e trocam mensagens e fotos eróticas. Com prints dessas conversas, os golpistas se passam por policiais, ameaçam as vítimas e exigem dinheiro, alegando a existência de suposta investigação por pedofilia. A ameaça de divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo, pode configurar o crime de extorsão. O alerta divulgado ontem contém uma série de orientações para evitar esse golpe. Segundo a Polícia Civil, atualmente, há inúmeros registros de ocorrências policiais dando conta que homens estão sendo vítimas de extorsão por parte de golpistas.

A Polícia Civil de Maravilha emitiu, nesta segunda-feira, uma recomendação com todos os passos para evitar o golpe do mudes. De acordo com o comunicado, as pessoas devem evitar adicionar e conversar com perfis desconhecidos. Outra orientação é para evitar conversar com prefixos telefônicos desconhecidos. A Polícia Civil também pede para que não ocorra a troca de fotografias, que possam ter conotação íntima, através do WhatsApp ou Messenger. Além disso, jamais faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos. Em caso de golpe, o melhor é procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência.

Um incêndio destruiu um escritório no centro de Mondaí na madrugada de hoje. O fato ocorreu por volta das quatro horas na avenida do Engenho. A guarnição da Polícia Militar estava em rondas pela cidade quando constatou uma fumaça negra saindo de um escritório de advocacia situado em um prédio. Logo em seguida, os moradores do andar de cima saíram dos apartamentos. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado, mas os policiais, com a ajuda de populares e do proprietário, iniciaram o combate ao fogo e conseguiram fazer a extinção. Foi constatado que o fogo havia começado em um frigobar.

Um corpo de um homem em avançado estado de decomposição foi encontrado no começo da manhã desta segunda-feira nas proximidades do Rio das Flores. O cadáver foi localizado na região da estação de captação e tratamento da Casan. O IML foi chamado e recolheu o corpo para perícia. O corpo foi identificado por familiares que confirmaram se tratar de ANTONIO DE LIMA, que estava desaparecido deste o dia 27 de fevereiro de 2020. Na época, o Corpo de Bombeiros realizaram buscas em Paraíso e nos lugares indicados pela família, inclusive com o apoio do Canil Setorial da Policia Militar. A causa da morte ainda não foi oficialmente confirmada. O caso será investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.