-STF AUTORIZA INQUÉRITO PARA APURAR ACUSAÇÕES DE MORO CONTRA BOLSONARO
-GOVERNO SANCIONA LEI QUE PRÓIBE CORTE DE ÁGUA E LUZ ATÉ O FINAL DO ANO
-ITAPIRANGA REGISTRA SEGUNDO CASO DE DENGUE
-APÓS CONFIRMAR COVID-19, SANTA HELENA DECRETA FECHAMENTO DE EMPRESAS
-AUTO ESCOLAS REALIZAM MANIFESTO EM FLORIANÓPOLIS
-MUNICÍPIO FAZ AJUSTES E CORTA PROGRAMA DE INCENTIVO A TERRAPLENAGEM
-ITAPIRANGUENSES SÃO PRESOS POR CAÇAR EM RESERVA NA ARGENTINA
-BRIGA EM BARRA DO GUARITADEIXA UM MORTO E UM FERIDO GRAVE
= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
Mais de 200 médicos e pessoal da saúde de Cuba chegaram à África do Sul, nesta segunda-feira, para participar da luta contra o novo coronavírus no país mais afetado pela pandemia na África. De acordo com o último balanço oficial, a África do Sul registrou mais de quatro mil 500 casos de Covid-19 até o momento, com 87 mortes. A delegação cubana inclui epidemiologistas, especialistas em saúde pública, clínicos gerais e técnicos de suprimentos médicos que "vão ajudar nos esforços já mobilizados na África do Sul contra a disseminação da Covid-19", afirmou a Presidência sul-africana.
A Volkswagen, maior montadora do mundo em vendas, retomou nesta segunda-feira a produção em sua fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, mesmo que os estoques em todo o setor continuam aumentando à medida que a pandemia de coronavírus atinge as vendas. No mesmo dia, a Fiat Chrysler recomeçou as duas atividades na fábrica de Atessa, no centro da Itália. Ambas montadoras estão tomando medidas de precaução contra a pandemia, como o uso de máscaras para os funcionários e a medição da temperatura dos trabalhadores. No Brasil, Volkswagen e Scania retomaram a produção de caminhões e ônibus nesta segunda.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta segunda-feira que a China poderia ter contido o coronavírus antes que ele se espalhasse pelo mundo e disse que seu governo está conduzindo "investigações sérias" sobre o que aconteceu. As críticas de TRUMP são as mais recentes de seu governo destinadas à maneira pela qual a China se portou no surto de coronavírus, que começou no final do ano passado na cidade chinesa de Wuhan e cresceu se tornando uma pandemia global, que até agora matou mais de 210 mil pessoas pelo mundo, mais de 56 mil delas nos Estados Unidos. Na semana passada, o secretário de Estado, MIKE POMPEO, disse que os Estados Unidos "acreditavam fortemente" que Pequim falhou em informar o surto do coronavírus em tempo razoável e acobertou o quão perigosa a doença respiratória causada pelo vírus poderia ser.
O ventilador pulmonar emergencial criado por um grupo de engenheiros da Escola Politécnica da USP para suprir a necessidade de respiradores durante a pandemia de coronavírus foi aprovado em testes técnicos e agora será enviado para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A falta desse equipamento no mercado é um dos principais problemas para enfrentar a Covid-19. Os testes com humanos foram feitos com quatro pacientes nas dependências do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP, entre os dias 17 e 19 de abril. Além da pesquisa feita no HC, testes com animais e avaliações técnicas também comprovaram a eficiência do respirador, que pode ser fabricado em duas horas e custa 15 vezes menos do que os aparelhos comerciais mais barato, segundo os pesquisadores.
O governo federal anunciou na madrugada desta terça-feira o advogado ANDRÉ LUIZ MENDONÇA como novo ministro da Justiça. Também foi confirmado que ALEXANDRE RAMAGEM, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência e próximo da família Bolsonaro, vai ser o diretor-geral da Polícia Federal. As vagas no Ministério da Justiça e no comando da PF ficaram abertas após a saída do ex-ministro SERGIO MORO e do ex-diretor-geral MAURÍCIO VALEIXO. MORO decidiu deixar o governo depois de BOLSONARO exonerar VALEIXO. O ex-ministro alegou que o presidente tenta interferir politicamente na PF – o que BOLSONARO nega. JOSE LEVI MELLO DO AMARAL JÚNIOR foi nomeado para o cargo de Advogado-Geral da União.
O ministro do Supremo Tribunal Federal CELSO DE MELLO autorizou nesta segunda-feira abertura de inquérito para apurar declarações do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública SERGIO MORO. Ao deixar o governo, na última sexta, MORO apontou suposta interferência de JAIR BOLSONARO em inquéritos da Polícia Federal. Segundo o ex-ministro, o presidente decidiu trocar a direção-geral da PF porque gostaria de ter acesso a informações de inquéritos sobre a família BOLSONARO. Segundo o ministro do STF, os fatos narrados por MORO têm relação com o exercício do cargo, o que permite a investigação de BOLSONARO. Com a abertura do inquérito, começa a fase de produção de provas. A investigação deve ter início com o depoimento de MORO para que o agora ex-ministro apresente documentos que comprovem suas declarações.
Em Santa Catarina, 72 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva foram habilitados pelo Ministério da Saúde exclusivamente para tratar pacientes da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Hospitais de cinco municípios foram beneficiados: na capital, em Chapecó, Criciúma, Lages e Tubarão. Essas habilitações foram feitas em portarias já publicadas no Diário Oficial da União e foram divulgadas também em coletiva de imprensa do governo do estado na noite desta segunda-feira. Sobre os números de Santa Catarina da Covid-19 foram 139 novos pacientes em um dia. São mil 476 pessoas com a doença no estado, com 44 mortes. No boletim da noite de domingo, eram mil 337 casos e 43 óbitos.
Portaria publicada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina permite a volta do atendimento presencial ao público em geral com agendamento pelo aplicativo a partir de quatro de maio. O texto também prevê a partir desta terça-feira o atendimento presencial das entidades credenciadas no órgão. As duas medidas de liberação, no entanto, devem ser feitas com algumas regras, incluindo a entrada limitada de pessoas. O regime de trabalho remoto continua autorizado. A partir de 4 de maio, quando o público geral estará liberado, a pessoa somente pode ir até a unidade depois do agendamento pelo aplicativo Detran Digital SC ou através de despachantes e centros de formação de condutores.
Foi sancionado nesta segunda-feira pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que proíbe o corte do fornecimento de água, energia elétrica e gás até dezembro de 2020. Pelo texto, as contas de março e abril podem ser pagas em 12 parcelas a partir da tarifa de maio. A medida foi aprovada por conta da crise do coronavírus. O único artigo vetado pelo governo foi o que as empresas distribuidoras de energia elétrica e gás poderiam postergar o recolhimento do ICMS por 12 meses consecutivos a partir de maio de 2020. A justificativa do Executivo é que o trecho é inconstitucional. Outro projeto sancionado nesta segunda-feira foi o que proíbe a demissão de professores ACTs no Estado até o final do ano.
Itapiranga registra segundo caso de Dengue. A Secretaria de Saúde recebeu ontem o laudo positivo de um exame de Dengue, enviado ao LACEN de Chapecó, no dia 23 de abril. É um adolescente, 12 anos, residente no Bairro Jardim Bela Vista. Conforme a conclusão da investigação epidemiológica, o ele contraiu a doença no município. É o segundo caso de Dengue autóctone. O paciente já está recuperado após tratamento médico em casa. Na semana passada ocorreu a confirmação do primeiro caso de Dengue contraído em Itapiranga. Foi no bairro Santa Tereza Baixo em outra extremidade da cidade que ocorreu a segunda confirmação da doença. Conforme o secretário de Saúde, DAVINO RAUBER, as medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti estão sendo adotadas pela equipe do programa de combate à dengue. Toda a população deve reforçar os cuidados para evitar água parada nos seus imóveis, não deixando o mosquito se criar e se proliferar.
Neste ano Itapiranga já contabiliza 76 focos do mosquito Aedes Aegypti. Todos os focos foram encontrados nas armadilhas e pontos estratégicos que são monitorados pela equipe da Vigilância Sanitária. O secretário de Saúde, DAVINO RAUBER alerta para a população redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti./
A transmissão da dengue se dá somente pelo mosquito Aedes Aegypti. O mosquito vive em média 40 dias, podendo transmitir para várias pessoas. Na tarde de quinta-feira, 30 de abril, a partir das 16 horas, será feito fumacê, aplicação de inseticida UBV, em parte do Bairro Jardim Bela Vista e parte do Bairro do Parque.
Condições climáticas justificam aumento no aparecimento de serpentes na região. Pessoas relatam sobre serpentes, principalmente da espécie jararaca, que têm sido encontradas nos últimos dias. Segundo o biólogo e professor da Unoesc, JACKSON PREUSS, a frequência com que estes animais são encontrados tem aumentado muito. O biólogo explica que temperaturas elevadas e com baixa umidade, tornam o comportamento das serpentes mais ativo, o que é algo fora do normal, considerando que nesta época as temperaturas já deveriam estar mais baixas. JACKSON diz que recebe diariamente mais de dez fotos ou comunicados sobre pessoas que encontram serpentes na região. Ele cita que a espécie mais comum é a jararaca pintada. Este ano, pela primeira vez desde 2006 que o biólogo trabalha na Unoesc, ele cita que recebeu uma jararacuçu capturada em Tunápolis, uma serpente grande e grossa, ameaçada de extinção.
Com a diminuição dos habitats naturais das cobras, tem sido comum encontrar os animais em pátios e residências. Como as serpentes são surdas, a vibração do solo acaba fazendo com que elas se afugentem. As serpentes também tem um olfato muito apurado e percebem o ambiente pelo cheiro. JACKSON PREUSS explica que serpentes peçonhentas, como jararacas, têm um órgão termossensível entre o nariz e o olho, onde sentem as variações de temperatura. Isso permite a serpente perceber uma variação de apenas 0,03 graus no ambiente, o que acontece, por exemplo, quando um roedor ou uma pessoa está próxima a ela. Além do risco de picadas quando ocorre o contato da pessoa com a serpente, o biólogo cita também o problema ambiental que representa a morte destes animais, devido a sua importância para o controle de roedores.
Caso seja encontrada uma serpente, o biólogo da Unoesc orienta que a pessoa deixe o animal seguir o seu destino se ele estiver no seu habitat natural, a exemplo de vegetação ou estrada. Se for encontrada em uma residência, JACKSON PREUSS esclarece que devem ser acionados os órgãos responsáveis, como bombeiros ou Polícia Militar Ambiental. Se a pessoa for picada, nenhum medicamento caseiro deve ser aplicado, e deve ser procurado atendimento médico imediato para receber o soro antiofídico.
Secretaria de Agricultura de Tunápolis realiza levantamento para identificar famílias que necessitam de transporte de água. Conforme o secretário, PEDRO BAUMGRATZ, até o momento a prefeitura ainda não está fazendo o transporte de água para o interior, somente na cidade, e emprestando dois distribuidores as famílias para o serviço nas propriedades. O pedido de empréstimo dos implementos deve ser feito na secretaria. BAUMGRATZ comenta que os agricultores têm sido atendidos com o transporte de água por empresas terceirizadas, mas com o prolongamento da estiagem esta demanda pode aumentar. Ele explica que o levantamento que está sendo feito esta semana objetiva identificar quantas famílias precisam de água, se na propriedade há reservatórios ou a distância que precisa ser percorrida para fazer o transporte até as propriedades.
Nesta terça-feira a equipe técnica da secretaria de Agricultura de Tunápolis irá se reunir para discutir a demora na homologação do decreto de situação de emergência em função da estiagem. PEDRO BAUMGRATZ destaca que o decreto foi feito ainda no dia 19 de março, mas até agora não foi homologado e não houve nenhum retorno pela Defesa Civil do Estado. Junto com os técnicos da Epagri foram feitos os relatórios mencionando as áreas afetadas pela seca. O secretário de Agricultura comenta que o objetivo é reenviar a solicitação, com a apresentação de novas provas do prejuízo que o município já registra com a estiagem. Ele comenta que com a homologação, o município consegue maiores garantias de receber ajuda para minimizar os prejuízos com as perdas, principalmente na agricultura. Outros sete municípios da Ameosc que decretaram situação de emergência ainda não receberam retorno da homologação.
Na Escola Padre Balduíno Rambo de Tunápolis, o assessor de direção VIANEI HAMMERSCHMITT, enfatiza que esta nova forma de ensino a distância é um desafio pedagógico, mas o educandário precisa garantir a aprendizagem de forma responsável com a parceria das famílias. O colégio também mantém a comunicação com os estudantes por meio das redes sociais, além da entrega de material impresso as famílias sem acesso a internet ou computadores. O assessor de direção cita que os primeiros dias foram de aprendizado, e agora os trabalhos começam a se encaminhar para a normalidade. HAMMERSCHMITT diz que a maior dificuldade no ensino a distância é o aprendizado dos alunos com base em uma orientação geral, já que o contato presencial e individual não é possível. Ele reforça que os pais devem orientar os filhos a manter o estudo diário em um horário pré-estabelecido, para não perder o hábito e para que o processo de aprendizagem tenha bons resultados.
Situação dos produtores de leite é a mais preocupante neste momento. O coordenador da Fetraf em Santa Catarina, JANDIR SEZLER afirma que a estiagem, redução no consumo e aumento nos custos da produção geraram queda no preço e ao mesmo tempo crescimento das despesas. Ele revela que nestes meses de entressafra e início de outono a tendência é de um pagamento mais animador, no entanto, o preço do leite subiu nas gondolas dos mercados, mas, esse incremento não chegou para os produtores. O coordenador revela que são financiamentos e outras despesas com alimentação dos animais que precisam ser honrados. As empresas, conforme ele, tem sugerido que seja reduzida a alimentação para que a produção também decaia, possibilitando menos volume no mercado. JANDIR acredita que essa não seja a saída da crise SONORA. Ele lembrou que laticínios estão com estoques e deixaram de comprar o produto para industrialização, já que o consumo dos derivados como queijo também está menor por causa da resseção.
Crédito de emergência anunciado pelo governo federal não está disponível para agricultores. O coordenador da Fetraf JANDIR SEZLER afirma que a federação havia comemorado que parte da pauta tinha sido atendida sobre a prorrogação do pagamento de custeios e também um crédito de emergência de até 20 mil reais. Os agricultores que acessarem teriam três anos para devolver o recursos. No entanto, ele revela que não houve aporte de valores para essa finalidade. A medida foi anunciada no dia nove de abril e desde então os sindicados estão em contato com bancos e cooperativas de crédito, pois há famílias com interesse. JANDIR informa que o próprio Plano Safra anunciado na metade do ano passado não teve disponível o total de valores anunciados. No nível estadual a Fetraf faz dois pedidos, um é a prorrogação do pagamento da parcela do troca-troca de sementes e a outro é que o Estado adote um programa de aquisição de alimentos similar a PAA para garantir renda aos produtores e alimentos para famílias pobres.
Após confirmar Covid-19, Santa Helena decreta uso obrigatório de máscaras e fechamento de empresas. O município de Santa Helena recebeu a confirmação de um caso positivo para coronavírus na noite desta segunda-feira. Conforme o prefeito, LUIZ GLUITZ, trata-se de um rapaz de 23 anos, que trabalha no Rio de Janeiro, mas seus familiares residem em Santa Helena. O prefeito explica que na última semana o município de Barracão, no Paraná, entrou em contato com a secretaria de Saúde de Santa Helena para comunicar que o paciente da cidade paranaense, que teve resultado positivo para Covid-19, disse durante a entrevista para coleta das informações que teria tido contato com este rapaz de Santa Helena. A secretaria de Saúde de Santa Helena entrou em contato com o rapaz para solicitar que realizasse o exame e também para repassar as orientações de permanecer em isolamento domiciliar, junto com sua família.
A coleta do exame foi realizada na sexta-feira, e o resultado positivo foi confirmado na noite desta segunda-feira. LUIZ GLUITZ esclarece que desde o momento que foi feito contato com o paciente, ele não apresentou nenhum sintoma, está bem, e respeitando o isolamento com seus familiares. Em reunião na manhã desta terça-feira, com o Cômite de Crise, novas medidas de prevenção foram definidas. O prefeito ressalta que um decreto municipal será publicado, tornando obrigatório o uso de máscaras, tanto em estabelecimentos como na rua, o que será fiscalizado pela Polícia Militar. Durante três dias, a partir de hoje, será determinado o fechamento das empresas, com base no primeiro decreto do governador do estado. Desta forma, durante três dias abrem somente em Santa Helena os estabelecimentos que prestam serviços essenciais, como mercados, farmácias, postos de combustível, fornecimento de gás, e se enquadram ainda as agropecuárias.
Com a maioria dos estabelecimentos fechados, o prefeito de Santa Helena explica que será possível fazer a pesquisa e identificar com quem e quantas pessoas o paciente com resultado positivo para Covid-19 teve contato, e assim, averiguar se mais alguém foi contaminado. No momento, há mais uma pessoa com suspeita de coronavírus em Santa Helena, e que teve o exame coletado nesta segunda-feira, aguardando resultado. Trata-se de uma pessoa que teve contato com a mulher com resultado positivo para a doença confirmado neste domingo, em Tunápolis. O prefeito LUIZ GLUITZ pede que a população continue contribuindo, que respeite as medidas de prevenção e evite gerar pânico para que a situação seja superada o quanto antes.
Hemosc de Chapecó precisa de doadores de sangue. O Hemosc de Chapecó encaminhou uma demanda para os municípios da região sobre a necessidade de repor os estoques do Hemocentro, principalmente o tipo O e A tanto positivo quanto negativo, para também garantir que se tenha esses estoques não só para Chapecó mas também para os municípios vizinhos. O Hemosc está aberto no horários das oito horas às 16 horas. Os doadores podem manter contato pelos telefones 3700-6401 e 3700-6410, para fazer o agendamento das coletas. Todas as doações são feitas com agendamento, com horário marcado. As orientação do hemocentro é que as pessoas vão até o serviço usando a máscara, e evitem ir com acompanhantes, por isso as pessoas são atendidas somente com horários marcados. Nesta quarta-feira, o Hemosc fará horário especial e atenderá até as 18 horas e 30 minutos com a intenção é que as pessoas que trabalham possam fazer as doações.
Câmara de Vereadores de Tunápolis aprova projeto de lei para ceder servidores municipais para hospital. Termo de Cessão será durante o período da pandemia do Coronavírus. Conforme o presidente do legislativo, GUSTAVO LAWISCH a Associação Hospitalar de Tunápolis precisou liberar cozinheira em virtude do isolamento em decorrência da pandemia da Covid-19. O prefeito RENATO PAULATAenviou projeto ao legislativo para substituir as cozinheiras por serem do grupo de risco. LAWISCH explica que os vereadores realizaram sessão presencial na noite de ontem e aprovaram por unanimidade a liberação de profissionais da educação por não ter aulas presenciais durante a Pandemia.
Auto escolas realizam manifesto em Florianópolis. Mobilização ocorre para liberação no trabalho de formação de condutores. São mais de 200 carros de todo estado presentes na manifestação na capital. Conforme o deputado MAURICIO ESKUDLARK, as auto escolas continuam proibidas de atuarem em Santa Catarina. Ele diz que o governo do estado liberou o trabalho mediante várias restrições. Porém é impossível a formação de turmas, pois o Detran não possui atendimento e sem esta liberação não é possível fazer o cadastramento do aluno. ESKUDLARK critica a restrição de ter apenas cinco alunos por sala de aula. Ele afirma que é totalmente inviável para os centros de formação de condutores. Cita ainda que deveria seguir a regra de espaçamento para outras instituições e permitir o uso de auditórios maiores com número de alunos que viabiliza o trabalho. Para o deputado, o governador CARLOS MOISÉS está perdido e não atende a demanda da sociedade catarinense.
Município faz ajustes e corta programa de incentivo a terraplenagem. Recursos do orçamento estão sendo remanejados devido a queda de arrecadação. O secretário de Agricultura de Itapiranga, engenheiro agrônomo HERWALD TREBIEN, diz que o município já tem confirmada queda de arrecadação de quatro milhões de reais com possibilidade de redução em até oito milhões de reais em 2020. Com isso todos os setores precisam ser reavaliados nas metas estabelecidas para este ano. O secretário informa que 65 por cento do orçamento da Secretaria da Agricultura vai diretamente aos produtores rurais por meio de programas de incentivo à produção agricola. Salienta que a estiagem exigiu investimento maior em abertura de fontes e socorro aos agricultores para garantir água nas granjas. O primeiro corte no auxilio ocorreu no programa de subsídios a escavações e terraplenagem para instalações visando a produção de aves, suínos ou gado de leite.
HERWALD TREBIEN lamenta e diz que é com tristeza que faz este anuncio, porém uma economia necessária neste momento de pandemia e incertezas sobre arrecadação. O secretário DE Agricultura ressalta que os demais programas estão mantidos no momento e cita a realização de reuniões com secretários e a equipe do governo municipal visando buscar formas de incentivar o setor produtivo. De acordo com HERWALD TREBIEN, o momento também é de turbulência na produção de leite por queda no preço pago ao produtor e também elevação no custo devido a elevação no preço de rações e outros insumos, além do investimento necessário para garantir abastecimento de água. A situação levou inclusive o município decretar situação de emergência devido as perdas na produção agricola. Para TREBIEN a prefeitura tem feito sua parte para auxiliar os produtores rurais em momento de dificuldade pela estiagem e outras restrições de mercado causado pela pandemia da Covid-19.
Elevação do dólares reflete no aumento no custo de produção. Secretário de Agricultura de Itapiranga diz que as dificuldades no ano de 2020 podem ser superadas com planejamento. HERWALD TREBIEN informa que o município mobiliza equipes para garantir distribuição de calcários. O secretário afirma que a parceria do governo estadual, cooperativas e prefeitura está mantida. Segundo HERWALD TREBIEN, a Epagri faz a intermediação até a cooperativa A1 e os caminhões da prefeitura realizam o transporte até a propriedade dos agricultores. Também deverão ser utilizados serviços terceirizados. O secretário observa que terá a parceria da secretaria da Agricultura e de Transportes e Obras e com isso outros serviços devem ser afetados como acessos a propriedades e manutenção de estradas. HERWALD TREBIEN destaca ainda que a agricultura é uma atividade essencial e por isso a secretaria manteve o trabalho normal em período de isolamento social e quarentena. Lembra que o comércio foi duramente afetado por interromper suas atividades e a produção agricola também sobre as consequências.
Polícia Civil investiga as circunstancias de uma tentativa de homicídio no bairro progresso em São Miguel do Oeste. Um homem foi lesionado no braço esquerdo após ser golpeado com um facão de aproximadamente um metro de lâmina. Segundo a Polícia Militar, um homem agrediu o irmão com um facão após quebrar o vidro do veículo. A vítima conseguiu ligar o carro e ir para o Hospital para atendimento médico. Várias guarnições foram empenhadas e o autor foi localizado. O agressor foi preso e levado para a delegacia. A polícia investiga o caso e a vítima está internada, mas estável.
Corpo é encontrado próximo à Estação de Tratamento da Casan. Um cadáver foi localizado na manhã desta segunda-feira há cerca de 500 metros da Estação de Água em Paraíso. A ocorrência teve atuação inicial da Polícia Militar e logo após, de equipes do Instituto Geral de Perícias e da Polícia Civil. Segundo relatos, um morador de Paraíso estava caminhando às margens do Rio das Flores, por volta das oito horas de ontem quando sentiu um forte odor. Ele se aproximou de uma área de mata e encontrou o corpo de uma pessoa. Por estar em avançado estado de decomposição, não foi possível realizar a identificação, porém, as roupas encontradas com o cadáver apontam que se trata de homem. Segundo informações repassadas pela família, a vítima é ANTONIO DE LIMA, que estava desaparecido deste o dia 27 de fevereiro. A identificação ocorreu a partir das roupas, mas, estão sendo feitos exames. As causas da morte serão apuradas a partir de agora.
PM apreende cerca de 400 quilos de maconha, em São Lourenço do Oeste. A Polícia Militar te apreendeu na noite desta segunda-feira cerca de 400 quilos de drogas no distrito de Presidente Juscelino. A droga estava dentro de um Vectra, com placas de Francisco Beltrão. Conforme a Polícia Militar, a apreensão foi possível através de uma denuncia anônima. Os ocupantes do carro, ao avistarem os militares abandonaram o veículo e fugiram. Os policiais trabalham para capturá-los.
Brasileiros são presos por caçar em reserva na Argentina. Os guardas florestais da Reserva da Biosfera Yabotí, em El Soberbio, flagraram quatro brasileiros nesta segunda-feira, com armas, munições e uma motocicleta. Os policiais de El Soberbio, flagraram dois homens de 35 anos, um de 43 e outro de 34 anos. Segundo a polícia Argentina, são todos de Itapiranga e se encontravam em território do pais vizinho com intenções de caçar. Foi apreendido uma espingarda de calibre 12, uma armadilha caseira, um tubo de dinamite supostamente caseiro e uma motocicleta. O Tribunal de Investigação de San Vicente ordenou que fossem detidos por “porte ilegal de arma de fogo. A polícia do Brasil ainda não tem informações do caso. Conforme o delegado regional, WESLEY ANDRADE, a investigação foi repassada para o grupo de inteligência.
Briga em Barra do Guarita deixa um morto e um ferido grave. A ocorrência foi registrada no início da noite de ontem, na localidade do Remanso, em Barra do Guarita, Noroeste do Rio Grande do Sul, município separado de Itapiranga pelo Rio Uruguai. De acordo com o Delegado ROBERTO ALDINO, os fatos ainda estão sendo investigados. Uma desavença antiga resultou em briga com morte. O sogro JOÃO PEDRO DOS SANTOS, morreu no local da briga. Já o genro, CRISTIANO LISSAK, foi levado em estado grave no Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela e transferido para hospital de Passo Fundo. Segundo o delegado, os autores do crime seriam dois irmãos, vizinhos de CRISTIANO. Conforme apurado pela polícia, houve uma discussão por volta das 19 horas entre os envolvidos, sendo a provável motivação a mensuração de terras. Suspeitos fugiram do local. As armas do crime foram apreendidas, um revólver calibre .32, facão e pedaço de madeira.