-BANCO CENTRAL REDUZ PROJETO DE CRESCIMENTO DO PRODUTO INTERNO BRUTO
-ALESC APROVA PROJETO DE REAJUSTE DO SALÁRIO MINIMO REGIONAL EM SC
-SÃO JOÃO DO OESTE SEGUE COM DIFICULDADE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-ASSEMIT MOBILIZA PRODUTORES RURAIS PARA CRIAÇÃO DE NÚCLEO
-COMISSÃO ORGANIZADORA PREPARA ATRAÇÕES DA SEMANA ALEMÃ
-REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER REGISTRA DEMANDAS EM ITAPIRANGA
-IDOSO FOI ROUBADO POR MULHER DENTRO DE CASA
-POLÍCIA MANTÉM TRABALHO PARA PRENDER AUTOR DE ASSALTO EM JOALHERIA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é que aumento da nebulosidade com chance de pancadas de chuva na região. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e 76 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0053 centavos.
VOLODYMYR ZELENSKY chamou as condições impostas pela Rússia para um cessar-fogo de "irrealistas" e disse que o fim das sanções ao país seria um "desastre", em um post nas redes sociais, nesta quinta-feira. O presidente da Ucrânia, que esteve na França para uma reunião com o presidente EMMANUEL MACRON e outros aliados, também fez fortes críticas a VLADIMIR PUTIN. Horas antes, ele já havia atacado o adversário em uma entrevista ao canal Eurovision News, dizendo que o russo "morrerá em breve". Após o encontro com os líderes europeus, ZELENSKY voltou a afirmar que a Rússia é a única responsável ela guerra e que sua posição é "continuar atacando e atrasar a democracia".
O primeiro-ministro do Canadá, MARK CARNEY, declarou nesta quinta-feira que as relações estreitas com os Estados Unidos chegaram ao fim e classificou o país vizinho como um parceiro “não confiável”. A declaração ocorre um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um plano para impor tarifas de 25 por cento sobre a importação de veículos, independentemente do país de origem. CARNEY afirmou que conversará com TRUMP nos próximos dias, a pedido da Casa Branca, mas deixou claro que não aceitará pressões. O primeiro-ministro também prometeu retaliar as medidas econômicas adotadas por Washington.
Um terremoto de magnitude sete virgula sete atingiu Mianmar nesta sexta-feira e também foi fortemente sentido na China e na Tailândia, onde os tremores derrubaram um prédio em construção e deixaram ao menos três mortos em Bangkok e dezenas de desaparecidos. Na capital de Mianmar, o último balanço de um grande hospital registrou 20 mortos, segundo a agência de notícias AFP. A junta militar do Mianmar declarou estado de emergência em seis regiões. O tamanho dos danos ainda não foi calculado. Os militares disseram que planejam conduzir operações de resgate o mais rápido possível. União Europeia, França e Índia já manifestaram disposição de enviar ajuda.
A equipe econômica deve antecipar o pagamento do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas em 2025. A informação é do secretário do Tesouro Nacional, ROGÉRIO CERON. A decisão final, entretanto, ainda não foi tomada pela área econômica – que deve se debruçar sobre o tema nos próximos dias. De acordo com Ceron, do Tesouro Nacional, ainda há dúvidas sobre qual período será pago o décimo terceiro de aposentados e pensionistas neste ano. Há uma dúvida, segundo ele, se os valores serão pagos em maio e junho, como aconteceu em 2023, ou em abril e maio, como foi feito no ano passado. Se formalizada, a antecipação do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas precisa ser feita por decreto.
O programa Crédito do Trabalhador, o consignado CLT, que permite empréstimos consignados para trabalhadores com carteira assinada, registrou um bilhão 280 milhões de reais em empréstimos concedidos nos sete primeiros dias de vigência. Os dados são da Dataprev e foram repassados ao Ministério do Trabalho e Emprego. Desde o início da operação, na sexta-feira passada, foram firmados 193 mil 744 contratos, entre mais de 11 milhões e 600 mil propostas enviadas por trabalhadores por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O valor médio contratado foi de seis mil 623 reais com parcelas mensais de 347, a serem pagas, em média, ao longo de 19 meses.
O Banco Central reduziu de dois vírgula um para um vírgula nove por cento a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto neste ano. A informação consta no relatório de política monetária do primeiro trimestre, divulgado nesta quinta-feira. Em 2024, segundo dados oficiais do IBGE, a economia brasileira registrou uma expansão de três vírgula quatro por cento. Uma alta menor, neste ano, conforme projetado pelo BC e por analistas do setor privado, representará uma desaceleração no ritmo de crescimento. Nesta semana, a instituição já tinha avaliado que a atividade econômica e o mercado de trabalho têm apresentado dinamismo, mas que há dados sugerindo uma "incipiente" moderação do ritmo de crescimento da economia.
O Tribunal Superior Eleitoral deve agendar nos próximos dias o julgamento do pedido de cassação do mandato do senador por Santa Catarina JORGE SEIF. Depois de quase um ano em que o relator do caso, o ministro FLORIANO MARQUES, pediu diligências novas para apurar o suposto abuso de poder econômico de SEIF nas eleições de 2022 na relação com o empresário LUCIANO HANG, o caso está pronto para ser analisado pelos sete membros do TSE. Nesta semana, o Ministério Público Federal se posicionou novamente pela cassação do senador. Ao mesmo tempo, o MPF defendeu que sejam feitas novas eleições, caso o entendimento do Tribunal seja pela cassação.
A redução nos repasses da União para obras em rodovias federais de Santa Catarina foi o principal tema tratado pelos deputados na sessão ordinária desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa. O deputado LUCAS NEVES do Podemos criticou a medida e a classificou como um golpe do governo federal em Santa Catarina. Ele citou que a redução de 400 milhões de reais no orçamento é um golpe no desenvolvimento econômico de um estado que manda mais de 100 bilhões de reais para Brasília por ano, mas o retorno é pouquíssimo. FABIANO DA LUZ e NEODI SARETTA do PT reconheceram a redução do orçamento, mas destacaram que o governo federal encaminhou para o Estado um bilhão em 2023 e um bilhão e cem milhões em 2024.
O projeto de lei enviado pelo Governo do Estado que propõe o reajuste de sete virgula 27 por cneto no salário mínimo regional de Santa Catarina foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais nessa quarta-feira. A mudança irá impactar no orçamento de trabalhadores de diversas categorias. O pagamento é retroativo a primeiro de janeiro de 2025. A votação no plenário da Assembleia Legislativa aconteceu após discussões entre as entidades patronais e dos trabalhos, que vêm acontecendo desde o começo do ano. O salário mínimo tem quatro faixas salariais que variam de mil 730 a mil 978 reais. Além de Santa Catarina, outras quatro unidades da federação instituem o mínimo regional: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
Foi Lançado nesta semana em Chapecó, o Mapa do Agronegócio do Estado de Santa Catarina. O evento, realizado na UNO Chapecó, reuniu cerca de 200 pessoas, entre autoridades, como o presidente da Facisc, ELSON OTTO, prefeito de Chapecó, JOÃO RODRIGUES, o secretário da Agricultura, ADEMIR DALACORTE, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, BETO MARTINS, além de produtores e representantes de entidades regionais. Conforme a vice-presidente regional da FACISC, VANESSA BERTOL, o lançamento do mapa é um marco importante para o setor, já que o estudo foi formulado ao longo do último ano, com o intuito de consolidar dados relevantes sobre o agronegócio de Santa Catarina. Segundo VANESSA, o levantamento reúne dados do IBGE, do Ministério do Desenvolvimento e do Ministério do Trabalho.
VANESSA BERTOL enfatizou que, para facilitar o acesso, o mapa estará disponível na plataforma online da FACISC, assim como nas redes sociais das entidades parceiras. A vice presidente regional da Facisc destaca que o Mapa conta com cerca de 180 páginas de informações detalhadas sobre o setor primário (agricultura, pecuária e silvicultura), setor secundário (como a indústria têxtil, de papel, de alimentos, bebidas e insumos agrícolas) e do setor terciário (serviços especializados, comércio e distribuição), evidenciando a importância da agroindústria na cadeia produtiva. Além de apresentar informações detalhadas sobre o crescimento dos itens agrícolas, incluindo números de produção e exportação, como o caso do Estado ser líder na produção e exportação de carne suína, codornas e banana.
De acordo com VANESSA BERTOL, essa abordagem inovadora ajuda a identificar diferenciais e potenciais pouco explorados do agronegócio catarinense. A vice-presidente regional da Facisc VANESSA BERTOL ressaltou em entrevista a importância da região Oeste como destaque no agronegócio catarinense. De acordo com ela, atualmente a região do extremo oeste é responsável por 16 dos principais destaques do Estado, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, o que reflete o trabalho da população, que, apesar das dificuldades, tem feito um trabalho excepcional no campo. VANESSA frisou que apesar disso, o extremo oeste ainda enfrenta grandes desafios em relação a infraestrutura das estradas e ferrovias, que impactam diretamente no escoamento da produção.
O município de São João do Oeste está enfrentando desafios relacionados à Estação de Tratamento de Água e à atual situação de estiagem. O recalque do Rio Uruguai, ainda não está em funcionamento, embora tenha sido feita uma pré-inauguração em dezembro do ano passado. De acordo com o Secretário de Administração de São João do Oeste, CLAUDIR RAUBER, o principal obstáculo para o funcionamento da estação é a falta de fornecimento de energia pela Celesc, que alega que os padrões de energia não atendem às especificações do projeto. RAUBER explicou que já foram feitos vários pedidos de vistoria, mas até o momento não houve retorno da empresa responsável. O Secretário de Administração ressaltou que ainda não é possível concluir as instalações das bombas e painéis. RAUBER destacou que a situação continua complicada, especialmente em meio à estiagem que afetou toda a região, e não é possível estabelecer um prazo para o início das operações da estação.
O Secretário de administração de São João do Oeste destaca que apesar da chuva registrada recentemente, os níveis dos reservatórios, como os açudes do arroio Jundiá e do arroio São João, continuam críticos. CLAUDIR RAUBER mencionou que a quantidade de chuva não foi suficiente para recuperar os níveis e que a situação está sendo monitorada de perto pela administração municipal. Caso não haja chuvas mais intensas até o final da semana, o município poderá declarar situação de emergência. O secretário de administração faz um apelo à população de SJO para que economizem água, evitando atividades como a lavagem de carros e calçadas, enquanto a situação não se normaliza. CLAUDIR RAUBER frisa que as previsões indicam que, a partir do início de abril, a região deve receber chuvas mais fortes, o que pode ajudar a melhorar os níveis de água.
A administração municipal de Tunápolis inícioo no mês de fevereiro às atividades voltadas aos grupos de idosos. Com 11 grupos ativos, sendo um na área urbana e dez na zona rural, o município já estabeleceu suas programações para 2025, dando continuidade aos trabalhos que vêm sendo realizados nos anos anteriores. Conforme a coordenadora dos grupos MARGLEI GHIEL, além das atividades promovidas pelos próprios grupos, a prefeitura organiza eventos como a Festa Junina Municipal, que está marcada para o dia 25 de junho, e a Festa Municipal do Idoso, que acontecerá no dia 25 de outubro. Essas festividades têm como objetivo reunir o maior número possível de idosos da cidade e região, promovendo a integração e o fortalecimento das relações comunitárias.
Com cerca de mil e 200 idosos cadastrados, sendo aproximadamente 800 participantes ativos, a coordenadora enfatizou que, embora muitos ainda estejam no mercado de trabalho ou tenham dificuldades de locomoção, os encontros continuam sendo um importante espaço de socialização. Entre os 11 grupos, três se encontram semanalmente e os outros com encontros quinzenais, todos mantidos com recursos ordinários da prefeitura. MARLEI ressaltou a importância das atividades promovidas para a socialização dos idosos, que ajudam a manter a saúde mental e física nesta fase da vida. Ela também mencionou o apoio da administração municipal, que realiza almoços gratuitos durante o ano, visando fortalecer o vínculo entre a gestão e a população idosa, um grupo que, segundo ela, tem um papel fundamental no desenvolvimento do município.
Veterinário alerta para cuidados com pneumonia no gado. Tempo seco nas semanas anteriores cresceu os números de casos nas propriedades da região. A doença pode ser causada por vírus, bactéria ou ainda de forma mecânica. Entre os sintomas, redução de produção e apetite e tosse são os primeiros. Conforme o Veterinário da Cooperativa da Agricultura Familiar, VOLNEI WEBER, uma das principais causas é a baixa imunidade do rebanho. Com dias de calor e poeira elevada, os ventiladores auxiliam na propagação da doença. WEBER comenta que o aumento de casos gera espanto, com vários agricultores tendo problema. Segundo VOLNEI WEBER, o tratamento deve ser feito de forma rápida, para garantir a eficiência.
Em poucos dias, pneumonia evolui e dificulta tratamento. Alguns casos os animais não reagem ao remédio aplicado, gerando redução na produção de leite e de carne, com possibilidade de morrerem. Conforme o Veterinário da COOAFI, VOLNEI WEBER, os produtores não podem deixar o animal para se curar sozinho. Ele comenta que existem prevenções e protocolos de segurança. WEBER destaca que a preocupação deve ser com a limpeza da cama dos animais e manter o ambiente úmido. Ele ressalta ainda que a pneumonia não é uma zoonose, sem risco de infectar seres humanos.
São João do Oeste prepara atrações para a semana alemã. Integrantes da Comissão Central Organizadora da Semana Alemã intensificam trabalhos para promover a décima quinta edição do evento. A programação será realizada de 19 a 26 de julho. Conforme a Diretora de Cultura, LISETE LOTTERMANN, a Deutsche Woche, o público vai ser contemplado com novidades e grandes atrações. Ela destaca que no momento a prioridade está na organização do Show de Abertura. Reunião com representantes de entidades culturais visam focar os ensaios com base no tema do evento. A Diretoria elogia o envolvimento das entidades culturais e dos empresários.
Segundo LISETE LOTTERMANN, os moradores da cidade e interior auxiliam na organização e também marcam presença nas atrações. A Comissão Organizadora trabalha na contratação de artistas para os shows durante os oito dias da Deutsche Woche. Os organizadores também trabalham para acolher o público local e regional, além de turistas de outras regiões do Brasil e países vizinhos, que a cada ano prestigiam a programação em São João do Oeste. De acordo com LISETE LOTTERMANN, as atrações locais também serão prestigiadas na Semana Alemã. Ela comenta que alguns grupos já realizam ensaios e focam nas inovações para contemplar o público.
Rede Feminina de Combate ao Câncer já registra demandas de atendimento. Trabalho é recente e busca amparar pessoas portadoras da doença. A Rede Feminina de Combate ao Câncer iniciou suas atividades neste mês de março em Itapiranga. O grupo de voluntárias, ligadas a área da saúde, possui espaço de atendimento no prédio da antiga escola São Vicente. São 54 voluntárias, que dedicam tempo e atenção para mulheres, crianças e famílias com pessoas que possuem câncer. A prioridade será em promover ações preventivas, mas também de acolhimento e auxilio a pacientes. De acordo com a Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, CELINA MELCHIORS, em poucas semanas de atividades, já é possível identificar uma demanda elevada. Ela comenta que será feito um levantamento para identificar o número de pessoas com a doença em Itapiranga.
Santa Catarina possui 95 Redes Feminina de Combate ao Câncer. Instituição está presente em todos os estados brasileiros. De acordo com CELINA MELCHIORS, Itapiranga possui grande número de pacientes com câncer, porém o número total ainda não foi contabilizado. Segundo ela, é preciso buscar dados em diferentes fontes, pois além do SUS, tem pessoas que realizam tratamento por meio de convênios e também de forma particular. CELINA considera que o grupo de voluntárias vem fazendo um importante trabalho. Conforme a Presidente da Rede Feminina de Combate ao câncer de Itapiranga, a entidade vai buscar parcerias incluindo Lions Clube e Uceff, que possui diversos cursos na área da saúde. CELINA MELCHIORS menciona que a Rede já conta com a colaboração de psicóloga, nutricionista e outros profissionais.
Um idoso foi roubado dentro de casa na noite de quarta-feira, em Anchieta. O crime só foi registrado pela Polícia Militar na quinta-feira, quando a filha da vítima procurou ajuda para relatar o caso. Segundo a Polícia Militar, uma mulher teria visitado a residência do idoso oferecendo um programa sexual, que foi recusado. Em seguida, ela pediu 100 reais emprestados e deixou o local. Pouco tempo depois, a mesma mulher voltou armada e ameaçou o homem, levando cerca de três mil e 600 reais em dinheiro que ele guardava na carteira. De acordo com a Polícia Militar, a suspeita é de que ela tenha notado a quantia durante o primeiro contato. O registro da ocorrência foi feito, mas, devido ao tempo entre o crime e o aviso às autoridades, a autora ainda não foi localizada.
Um acidente de trânsito mobilizou equipe do Corpo de Bombeiros na SC 160, em Saltinho, por volta das 23 horas e 50 minutos desta quinta-feira. Os bombeiros foram acionados para atendimento de ocorrência do tipo saída de pista seguida de capotamento de um Palio. No local ao lado do veículo foi encontrado um jovem de 23 anos, com fratura na perna esquerda. A equipe fez os procedimentos e em vistoria veicular foi constatado que o condutor estava carregando tabletes de produtos que possivelmente seria droga. A Policia Militar foi chamada e confirmou se tratar de maconha. Após os procedimentos e remoção do produto, o homem foi levado para o hospital com a escolta da Policia. De acordo com a PM a droga foi entregue na Delegacia de Polícia de São Lourenço do Oeste e totalizou 252 quilos.
Motociclista fica ferido em acidente no bairro São Jorge; motorista foge do local. Na tarde desta quinta-feira, por volta das 17 horas, um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento em frente à Polícia Científica, no bairro São Jorge, em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam a ocorrência, que envolveu uma motocicleta CG e um carro. O condutor da moto sofreu ferimentos leves, recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O motorista do carro fugiu após o acidente. A Polícia Militar foi acionada para controlar o trânsito e realizar os levantamentos necessários. A dinâmica da colisão não foi divulgada.
Homem condenado por crimes de violência doméstica e receptação é preso em Caibi. O condenado a 5 anos e 7 meses de reclusão foi localizado e preso durante a tarde de quinta-feira em Caibi. A ordem de prisão foi expedida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em razão de decisão de sentença definitiva contra o homem. Ele é responsabilizado por diversos crimes, entre eles ameaça e lesão corporal no contexto de violência doméstica, além do crime de receptação. O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil da Comarca de Caibi. Após os procedimentos legais realizados na Delegacia, o homem foi encaminhado à Penitenciária de Chapecó.
Polícia Civil mantém trabalho para prender autor de assalto em joalheria em Itapiranga. Nesta quinta-feira, por volta das 18 horas, a Polícia Militar foi acionada em ocorrência de roubo em uma Relojoaria, na Rua do Comércio, no centro de Itapiranga. O proprietário estava fechando a empresa quando foi surpreendido por um homem vestindo moletom e capuz. O assaltante estava com uma mochila e retirou um revolver, possivelmente um calibre 38. Ele ameaçou o empresário e levou mercadorias. Entre os objetos roubados estão joias, relógios, celulares e em torno de 200 reais do caixa da loja. O ladrão fugiu em direção ao Rio Uruguai. As investigações prosseguem para identificar o assaltante. O Delegado responsável pelo caso, ERIC ROSADA preferiu não se manifestar em relação a suspeitos para não comprometer a investigação. Segundo a apuração da Polícia Civil, o homem teria agido sozinho durante o assalto.