-GOVERNO ANUNCIA 40 BILHÕES PARA FINANCIAR SALÁRIO DO TRABALHADOR
-MOISÉS PROJETA QUEDA DE UM BILHÃO DE REAIS NA ARRECADAÇÃO ENTRE MARÇO E ABRIL
-ACCS REGISTRA RECORDE NAS EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA PARA A CHINA
-DEPUTADOS APROVAM PROJETOS DE COMBATE AO CORONAVÍRUS
-SÃO JOÃO DO OESTE DARÁ SEQUÊNCIA AO ROTEIRO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
-PREFEITO DE ITAPIRANGA PRORROGA PRAZOS PARA PAGAMENTO DE IMPOSTOS
-INCÊNDIO CONSOME DOIS HECTARES DE ÁREA DE FLORESTAMENTO
-BARCO E REBOQUE SÃO FURTADOS NO INTERIOR DE ITAPIRANGA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de céu nublado e chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
Passou de 600 mil o número de pessoas infectadas com a Covid-19 no mundo, de acordo com levantamento da universidade Johns Hopkins, neste sábado. São 614 mil 884 infectados, com 28 mil 687 mortes registradas até as 10 horas da manhã. Já se recuperaram da doença 135 mil 671 pessoas. Neste sábado, a África do Sul deu início a um bloqueio de 21 dias aos seus 57 milhões de habitantes em uma tentativa de conter a expansão da Covid-19. O país registrou suas duas primeiras mortes e mais de mil casos de infecção por Sars-Cov-2.
A Espanha registrou as piores 24 horas no país desde o início da pandemia do novo coronavírus. No total, em apenas um dia, foram 832 mortos, totalizando cinco mil 690 até agora, de acordo com o Ministério da Saúde local. O país, que é o terceiro com mais mortes e o quarto com mais casos, já soma 72 mil 248 pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Além disso, a Espanha tem quatro 575 pacientes nas UTIs de hospitais. Entre tantos números negativos, um positivo: cresceu o número de espanhóis curados do novo coronavírus, um total de 12 mil 285, quase três mil só nas últimas 24 horas.
Os Estados Unidos têm mais de cem mil casos positivos do novo coronavírus. O número representa 17 por cento de todos os pacientes com a doença em todo o mundo. Nos Estados Unidos a quantidade de casos positivos cresce em velocidade. Na última quinta-feira, o país da América do Norte ultrapassou a China se tornou a nação com mais casos positivos da doença. O número de mortes também cresce rapidamente. Nesta sexta-feira, em um intervalo aproximado de 24 horas, foram 366. No total, são mil 544 óbitos nos Estados Unidos.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 11 horas deste sábado, três mil 512 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil com 93 mortos, 68 deles em São Paulo. O Piauí registrou a primeira morte provocada pela doença. A vítima foi o prefeito da cidade de São José do Divino, ANTÔNIO NONATO LIMA GOMES, de 57 anos. Porto Alegre teve sua segunda morte provocada pela doença. Pernambuco já registra quatro mortes pela Covid-19. O Paraná registrou dois mortos na cidade de Maringá. O Distrito Federal havia confirmado a primeira morte pela doença, mas novos testes deram negativo para Covid-19. O Rio Grande do Norte chegou a 28 casos, e o estado de Minas Gerais divulgou nesta manhã que alcançou o número de 189 infectados no estado.
A primeira Vara Federal de Duque de Caxias no Rio de Janeiro suspendeu a aplicação do decreto do presidente JAIR BOLSONARO que inclui igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais durante a quarentena para o combate ao coronavírus. A decisão vale para todo o Brasil. O juiz federal MÁRCIO SANTORO ROCHA escreveu na decisão que “o acesso a igrejas, templos religiosos e lotéricas estimula a aglomeração e circulação de pessoas. Segundo o juiz, é "nítido que o decreto coloca em risco a eficácia das medidas de isolamento e achatamento da curva de casos da covid-19”. O juiz ainda reforçou que a atividade religiosa pode ser feita em casa e também pela internet.
O governo federal anunciou nesta sexta-feira uma linha de crédito emergencial para pequenas e médias empresas e que vai financiar salários pelo período de dois meses. Anunciado pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo presidente do Banco Central, ROBERTO CAMPOS NETO, o programa vai disponibilizar no máximo 20 bilhões por mês. O dinheiro para pequenas e médias empresas vai financiar, no máximo, dois salários mínimos por trabalhador por dois meses. O financiamento estará disponível para empresas com faturamento entre 360 mil e 10 milhões de reais por ano. O dinheiro será exclusivo para folha de pagamento e a empresa terá seis meses de carência e 36 meses para pagar o empréstimo. Os juros serão de três vírgula 75 por cento ao ano e as empresas que aderirem não poderão demitir funcionários por dois meses.
O prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO, decidiu manter a quarentena no município até o dia oito de abril, mesmo após anúncio do governo do Estado que libera atividades dos setores da economia a partir da próxima quarta-feira. Dessa forma, as atividades seguem suspensas na capital catarinense por mais sete dias. LOUREIRO disse que é uma medida impopular, mas que ele tem responsabilidade por 500 mil vidas e vai seguir o que a equipe de inteligência e saúde está orientando como o mais correto. O próprio governador disse ontem que os municípios não descumprem decreto estadual quando eles determinam regras mais restritivas, porque eles têm autonomia para isso.
Santa Catarina atinge a marca de 184 casos confirmados do novo coronavírus neste sábado, informou o governo do Estado em coletiva de imprensa. O aumento foi de 12 por cento em relação ao boletim anterior. São 11 novos diagnósticos em menos de 24 horas e 33 municípios com pessoas positivadas para a doença em todas as regiões do estado. Dessas, Florianópolis é a cidade com o número mais alto de infectados, com 30 confirmações, seguida de Itajaí, com 18, além de Blumenau e Criciúma, com 12 cada. Chapecó já tem cinco casos. Em relação ao fim do período de duras restrições, CARLOS MOISÉS disse que o Estado vai primeiro completar aquinzena em quarentena, para mensurar o resultado do decreto de situação de emergência em Santa Catarina, no dia 18 de março. Depois disso, se necessário for, traçará novas regras.
O governador CARLOS MOISÉS se reuniu nesta sexta-feira com os prefeitos dos 15 maiores municípios catarinenses e que pretende repetir o encontro semanalmente, porque "as prefeituras são parceiras do governo do estado". Sobre os recursos estaduais, o governo prevê "prejuízos gravíssimos" na arrecadação estadual referente a março e abril. A estimativa do governador CARLOS MOISÉS é que os cofres públicos recebam um bilhão de reais a menos neste período. Ele comentou que isso ter um forte impacto na economia dos municípios que recebem recursos através do estado. Durante a coletiva, o governador também falou novamente sobre a retomada de alguns setores a partir da próxima semana e afirmou que o governo deve lançar na segunda um aplicativo para tirar as dúvidas sobre as regras de como cada estabelecimento irá funcionar.
Em período de isolamento deputados seguem acompanhando as ações governamentais. Trabalho é diário com sessões de forma virtual com votações remotas por aplicativo da Assembleia Legislativa. Conforme o deputado MAURO DE NADAL, entre os projetos importantes está o Decreto de Estado de Calamidade Pública que permite ao governo efetuar compra de equipamentos e medicamentos de forma mais rápida. DE NADAL informa ainda que ocorreu a doação de 20 milhões de reais ao governo do estado proveniente das economias feitas pala assembleia. O deputado considera que desta forma será possível fazer mais investimento na infraestrutura para atendimento de pacientes com o Coronavírus.
Estiagem causa problema maior que o Coronavírus na região. O deputado MAURO DE NADAL, reconhece que a pandemia da Covid 19 monopoliza as atenções, porém defende ações da Secretaria de Estado da Agricultura para auxiliar os municípios. O reputado afirma que as prefeituras estão investindo recursos extras para garantir o abastecimento de água na cidade e interior. DE NADAL cita ainda perdas que ocorrem em lavouras de soja e do milho safrinha. O parlamentar também demonstra preocupação com a proliferação do mosquito da dengue com aumento considerável no número de pessoas com a doença. MAURO DE NADAL lembra que a prevenção é fundamental neste momento e faz um apelo para as pessoas aproveitarem o período de quarentena para cuidarem de pátios e locais que possam contribuir para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.
Assembleia Legislativa aprova projetos que visam auxiliar o governo do estado no combate a pandemia do novo Coronavírus. A informação é do deputado MAURO DE NADAL. De acordo com ele, a palavra de ordem nesse momento é prevenção. Grande parte das atividades estão paralisadas e o poder legislativo está trabalhando com o mínimo de servidores possíveis. De acordo com DE NADAL, apenas os serviços essenciais seguem em andamento. A Alesc votou ainda um projeto de lei que permite ao estado catarinense um prazo maior no pagamento das dívidas milionárias. DE NADAL ressaltou que Santa Catarina possuía uma dívida que iria vencer nos próximos três anos e agora com a aprovação da Alesc, o governo poderá pagar o montante em até 12 anos. Ele lembrou que também foi aprovada uma taxa de juros menores nesse novo formato.
Redução de salário de servidores e políticos de Santa Catarina é proposto por deputado. MAURICIO ESKUDLARK apresentou uma moção propondo a redução dos salários de políticos e servidores do executivo e legislativo do Estado. Segundo ele, a intenção é que estes recursos sejam destinados no combate ao Covid-19, além de famílias que estejam sem renda neste momento de crise. O parlamentar afirma que a intenção não é ser oportunista nem aproveitar o momento para politicagem, mas, dar o exemplo e parcela de contribuição pensando nos doentes e nas pessoas mais necessitadas. De acordo com o deputado, os profissionais da saúde e segurança estariam de fora da redução por estarem trabalhando na linha de frente, além de servidores que ganham até cinco mil mensais. A medida prevê reduzir os vencimentos não apenas do servidores da Alesc, mas também do executivo e da justiça. O desconto deve ser escalonado, de 10% até 50%, conforme faixa salarial, quanto maior a remuneração, maior a contribuição. A ideia é criar uma bolsa para repassar às famílias.
Descartados casos suspeitos para coronavírus em Iporã do Oeste. Dos três casos suspeitos registrados até o momento no município, dois aguardavam a vinda do resultado. No último domingo uma idosa foi a óbito por insuficiência respiratória e a suspeita de coronavírus foi descartada. Além deste caso descartado, mais dois aguardavam o resultado. Ainda no final da noite desta sexta-feira a prefeitura, em suas redes sociais, informou que os três casos suspeitos que o município possuía até o momento tiveram resultado negativo. O município está no total com 32 pessoas que apresentam sintomas do vírus e permanecem isoladas e mais 40 pessoas que não apresentam sintomas, mas estiveram em viagem recente. Todas estão sendo monitoradas e acompanhadas. O secretário de Saúde MAURO BARELLA reforça que mesmo com os resultados negativos é preciso manter a atenção e os cuidados para evitar a contaminação do vírus.
Em transmissão ao vivo feita pelo site da prefeitura de Iporã do Oeste na manhã deste sábado, a médica DENISE WERLANG lamentou o grande número de informações falsas que circulam, e que podem prejudicar a prevenção ao vírus. Ela afirma que as pessoas devem sim manter os cuidados de higiene, e para isso é necessária a contribuição de cada munícipe. A médica enfatiza que a atenção maior deve ser do grupo de risco, como idosos, crianças e pessoas com doenças que precisam manter a quarentena mesmo após a retomada das atividades do comércio. DENISE lembra que é preciso manter uma distancia segura de ao menos dois metros entre uma pessoa e outra, pois o vírus pode ser transmitido pelo leite materno, fezes, urina e sangue, além do espirro. A orientação é também não compartilhar objetos que favoreçam a contaminação.
O sargento da PM, MILTON WOLF, que também integra o Comitê Municipal de Crise, reforçou orientações do novo decreto do governo do estado. A partir desta semana restaurantes, borracharias e mecânicas a margem das rodovias puderam retomar as atividades para atender o setor de transporte das atividades essenciais. Na próxima semana, segunda-feira, retomam as atividades os bancos, lotéricas, cooperativas de crédito e correspondentes bancários para atender aquelas pessoas que necessitam do atendimento presencial. Haverá o controle no número de pessoas que poderá entrar nos estabelecimentos, com orientação de que as pessoas mantenham distância uma das outras. A partir de quarta-feira as atividades comerciais serão retomadas, exceto o transporte coletivo e a circulação de veículos de passageiros. O sargento lembra que cada estabelecimento será responsável pelo controle de pessoas, e a PM irá fiscalizar o cumprimento das regras.
São Lourenço do Oeste confirma primeiro caso de Covid-19. O governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, confirma o primeiro caso do novo coronavírus - Covid-19 no município. É uma mulher de 59 anos que teve o material coletado na terça-feira, e preenchia os critérios do Ministério da Saúde de suspeita do vírus. A Secretaria de Saúde informa que ela continua internada no Hospital da Fundação, isolada e em estado estável.
ACCS registra recorde nas exportações de carne suína para a China. A Associação Catarinense de Criadores de Suínos não constata problema com epidemia do Coronavírus. A China é o maior consumidor e produtor de carne suína do mundo e continua comprando do Brasil, especialmente de Santa Catarina. As exportações para a China, que estava muito positivo até o surto do coronavírus chegar ao Brasil, continua bom. De acordo com o presidente da ACCS, LOSIVÂNIO DE LORENZI, não houve nenhuma interrupção até o momento. Ele informa que em janeiro e fevereiro ocorreu aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano passado. No primeiro bimestre de 2019, Santa Catarina exportou 17 mil toneladas para a China. Neste ano foram 37 mil toneladas. Em março está sendo batido recorde a cada semana, porém ainda sem o resultado final contabilizado.
Segundo LOUZIVANIO DE LORENZI, a China é um mercado muito promissor que ainda não foi afetado. A Associação Catarinense de Criadores de Suínos tinha preocupação com possíveis problemas nos portos. LORENZI avalia que os chineses têm a capacidade de transformar tudo rápido para atender em tempo recorde o pessoal contaminado pelo coronavírus e a mesma agilidade para distribuir alimentos ao povo. O presidente da ACCS não é muito otimista com o futuro, pois a China está investindo 14 bilhões de dólares para aumentar seu plantel de suínos. Segundo LORENZI, é preciso encontrar destino para a produção toda que está crescendo de olho na demanda dos chineses. Ele aponta outros mercados, como a Índia e a Coréia, mas são apenas projeções. Não há uma garantia de contemplar toda a produção atendendo às demandas destes mercados com o que sobraria das exportações para a China.
São João do Oeste dará sequência ao roteiro de vacinação contra a gripe na próxima semana. Segundo a enfermeira, SIMONE ORTH, nesta primeira semana da campanha de vacinação contra a influenza foram aplicadas cerca de 300 doses para trabalhadores da saúde e idosos a partir dos 70 anos. Esta semana o roteiro contemplou algumas comunidades, e terá sequencia a partir de segunda-feira. A enfermeira cita que nesta segunda-feira, dia 30, será feita a vacinação dos idosos do grupo de terça-feira. As doses serão aplicadas no Lar do Idoso, das 13 horas e 30 minutos às 15 horas. SIMONE lembra que idosos que não pertencem a nenhum grupo da cidade também podem receber a vacina na segunda-feira. É necessário apresentar o cartão do SUS e a carteirinha de vacinas. A enfermeira comenta que na próxima semana também serão vacinados acamados do município. Ela tranquiliza a população que haverá doses suficientes para atender todos do grupo prioritário, pois novas doses são recebidas toda semana.
Hospital de São João do Oeste irá se habilitar para receber pacientes e desafogar demanda do hospital regional. Conforme o secretário de Saúde, VITUS RITTER, com a pandemia do coronavírus o Ministério da Saúde abriu a possibilidade aos pequenos hospitais da região de se habilitarem para receber pacientes de centros maiores. VITUS RITTER ressalta que inicialmente todos os pacientes serão atendidos e permanecem no hospital regional de SMOeste, mas em caso de superlotação haverá possibilidade de destinar os pacientes menos graves aos hospitais habilitados, onde as pessoas permanecem até a sua recuperação. Em ofício encaminhado a secretaria de saúde esta semana pela direção do hospital, VITUS cita que a entidade anunciou o interesse em disponibilizar 13 leitos para o tratamento de pacientes. O secretário considera que esta e uma ação positiva para valorizar os pequenos hospitais e também permitir que o hospital regional centralize os casos mais graves, devido a melhor estrutura que possui.
O secretário de Saúde de São João do Oeste destaca que para o enfrentamento a pandemia o município constituiu a comissão de monitoramento, composta por médicos, enfermeiros e setor administrativo da secretaria. Entre as ações definidas por esta comissão, VITUS RITTER cita que as portas da unidade de saúde não serão mais abertas antes do horário de expediente, como ocorria até o momento. O secretário explica que isso foi definido porque a partir do surgimento da pandemia está sendo feita uma triagem dos pacientes na entrada da unidade de saúde. O objetivo é evitar que pacientes que venham a apresentar sintomas do vírus contaminem outras pessoas. VITUS ressalta que os três médicos estão se revezando para fazer o atendimento pelo celular, esclarecendo dúvidas dos pacientes. O medicamento que era entregue todos os meses, poderá ser retirado a cada três meses. São João do Oeste possui 24 pacientes com sintomas sendo monitorados, sem casos suspeitos ou confirmados.
Executivo envia projeto de lei para a câmara visando prorrogação de impostos. O prefeito de Itapiranga anunciou ontem várias medidas que dependem de aprovação da Câmara de Vereadores. JORGE WELTER enviou projeto de lei complementar para o Legislativo que estabelece a prorrogação e parcelamento de taxas, impostos e serviços municipais. O prefeito cita como exemplo o IPTU com vencimento para o dia 15 de abril e que passa para 15 de junho para o pagamento em cota única com 10 por cento de desconto ou parcelamento em seis meses sem acréscimo no valor. WELTER também chama atenção para benefícios que serão concedidos em alvarás de licença, localização e funcionamento para a quitação até 15 junho. Impostos sobre serviços de autônomos e empresas a parcela de março passou para setembro e parcela de abril para novembro.
Parcelamento de tributos terá prorrogação de 60 dias. O prefeito também chama atenção para problemas causados pela estiagem e com isso vai ocorrer o parcelamento nas faturas de água de março e abril que podem ser quitadas em três vezes sem juros. JORGE WELTER informa que o pagamento está atualizado aos servidores e fornecedores da prefeitura. O município também vai dar prioridade para a compra local visando contribuir com empresáriose produtores rurais para impulsionar a economia de Itapiranga. O projeto já foi encaminhado ao legislativo para lei complementar. O presidente da Câmara, ALEXANDRE SIQUEIRA anunciou a antecipação das sessões ordinárias para segunda-feira tendo como prioridade a analise e votação dos projetos emergências do executivo. Objetivo é agilizar benefícios aos contribuintes do município.
Rotina de trabalho terá retorno gradativo. O prefeito JORGE WELTER recomenda calma da população. Cooperativas de crédito e agências bancárias retomam atendimento segunda-feira para os serviços essenciais que não podem ser prestados nas plataformas digitais. A partir do dia primeiro de abril os serviços privados como construção civil voltam a normalidade. A prefeitura também terá atendimento normal a partir da próxima quarta-feira. O prefeito JORGE WELTER chama atenção para a disponibilidade de linhas de crédito especiais para micro e pequenas empresas com valores de 15 mil a 150 mil reais via Badesc. As orientações estão disponíveis no Sebrae, Sala do Empreendedor, governos estadual e federal, além das instituições financeiras. O prefeito reforça a necessidade de calma para não ter aglomeração de pessoas nos primeiros dias de atendimento.
Barco e reboque são furtados no interior de Itapiranga. O furto ocorreu na noite de quinta-feira, no porto da barca, no Rio Uruguai, em Sede Capela, interior de Itapiranga. Conforme boletim de ocorrência da Polícia Militar, o proprietário relatou que havia deixado o barco de alumínio, cor azul e a caretinha usada para reboque da embarcação, no porto da barca e na manhã de sexta-feira percebeu o furto. Segundo o proprietário o prejuízo é superior a cinco mil reais. O barco estava na água e o reboque preso com corrente a uma árvore.
Polícia Civil prende suspeito de estupro da própria filha de seis anos em Saudades. A Polícia Civil de Saudades, cumpriu na noite de ontem, um mandado de prisão preventiva de um homem de 41 anos, suspeito de ter abusado sexualmente da própria filha, uma menina de seis anos. A polícia recebeu denúncia de que um homem teria abusado sexualmente da própria filha em Saudades. No final da tarde foi pedido a prisão do investigado. O Ministério Público, do mesmo modo, requereu a prisão preventiva dele, que foi decretada, ainda na parte da noite, pela juíza plantonista e cumprida pela Polícia Civil. As provas coletadas, inclusive com imagens, demonstraram claramente que ele praticou várias vezes atos libidinosos com a criança, o que foi confirmado inclusive pela mãe do preso e avó da menina. O autor do crime confessou o abuso, alegando que o fez sem pensar. O preso foi encaminhado à unidade prisional avançada de Maravilha.
Polícia Civil aponta aumento nos registros online dos boletins de ocorrência. De acordo com o delegado de SMOeste, e que está respondendo também pela comarca de Mondaí, CLAUDIR STANG, neste período de quarentena está sendo solicitado a população que faça uso dos meios digitais para o registro de ocorrências. O delegado explica que a maioria dos registros podem e devem ser feitos pela internet. A delegacia deve ser procurada somente para casos mais graves como homicídios, tentativas de homicídio, latrocínios, violência doméstica, furto, roubo e autos de prisão em flagrante. CLAUDIR STANG garante que o registro online é direcionado para a delegacia onde ocorreu o fato, e vai ser investigado pelos policiais. Ele afirma que no período de quarentena houve um aumento nos registros de boletim de ocorrência pela internet, na página da polícia civil, o que se espera que continue considerando a facilidade do procedimento tanto para quem registra como para a polícia.
Incêndio consome dois hectares de área de florestamento. Foi ontem, em Barra do Guarita, próximo a cidade. A guarnição do corpo de bombeiros de Itapiranga foi acionada por volta das 18 horas e 45 minutos desta sexta-feira, para combater fogo em área de reflorestamento de eucalipto, na linha Remanso. A equipe trabalhou até as 21 horas e 45 minutos utilizando 16 mil litros de água. A guarnição de Itapiranga contou com apoio de funcionário da prefeitura de Barra do Guarita com um caminhão tanque do município e também dos bombeiros comunitário de Tenente Portela. O fato chamou a atenção de moradores locais e também de Itapiranga, devido à proporção que o fogo tomou. O combate as chamas impediu que o incêndio se propagasse para residências próximas ao local e também para a garagem de máquinas da prefeitura.