-DESEMPREGO FICA EM SEIS E MEIO POR CENTO NO TRIMESTRE TERMINADO EM JANEIRO
-SANTA CATARINA TEM 178 SÃO CONSIDERADOS INFESTADOS PELO MOSQUITO DA DENGUE
-ITAPIRANGA TERÁ PONTO FACULTATIVO PROLONGADO NO CARNAVAL
-NOVA ONDA DE CALOR PODE SUPERAR 40 GRAUS EM ITAPIRANGA
-ITAPIRANGA MANTÉM VALORES DO BÔNUS AGRICOLA
-ESPECIALISTA DESTACAM EFEITOS DAS ALTAS TEMPERATURAS
-PM PRENDE HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO
-HOMEM É BALEADO PELA PM APÓS ATACAR CARRO DE PREFEITO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com pequeno risco de pancadas isoladas de chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 38 graus. Neste momento 33 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 80 centavos. O euro está valendo seis reais e oito centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.
O papa FRANCISCO, que completou duas semanas internado, teve uma noite de sono tranquila e está descansando na manhã desta sexta-feira. A informação foi divulgada na manhã pelo Vaticano. O pontífice, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Ele está tratando uma dupla pneumonia. A saúde do papa FRANCISCO segue em uma trajetória de melhora, mas o pontífice ainda precisa fazer uso de oxigênio e precisará de "dias adicionais" de "estabilidade clínica" disse nesta quinta-feira o Vaticano em um novo boletim. FRANCISCO, que é papa desde 2013, tem enfrentado problemas de saúde nos últimos dois anos.
Conflitos eclodiram em Atenas nesta sexta-feira, quando centenas de milhares de pessoas se reuniram em toda a Grécia para exigir justiça na data do segundo ano do acidente de trem mais letal do país, e trabalhadores em greve paralisaram o transporte aéreo, marítimo e ferroviário. Em 2023, 57 pessoas morreram no acidente. Nesta sexta, na capital Atenas, o protesto se tornou violento quando um grupo de jovens encapuzados atirou coquetéis molotov na polícia e tentou invadir as barricadas em frente ao parlamento. Explosões de rajadas de gás lacrimogêneo disparadas pela polícia de choque ecoaram pelo centro.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quinta-feira que um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia está “muito bem avançado”, mas precisa ser finalizado antes de qualquer conversa sobre uma “força de manutenção da paz” na região. Observando que seu governo teve “conversas muito boas” com a Rússia e a Ucrânia, TRUMP também disse que não acredita que o presidente russo VLADIMIR PUTIN invadiria a Ucrânia novamente após um possível acordo ser feito, expressando confiança de que um acordo será mantido.
O Supremo Tribunal Federal retoma nesta sexta-feira um julgamento que pode ampliar o alcance do foro privilegiado para autoridades públicas. O tema foi suspenso em setembro de 2023 após um pedido de vista do ministro NUNES MARQUES e será analisado no plenário virtual da Corte até o dia 11 de março. Oito ministros já votaram, e há maioria favorável a uma nova tese, que prevê que crimes cometidos no exercício da função pública continuem sendo julgados pelo STF mesmo depois de a autoridade deixar o cargo. Hoje, a regra estabelece que, ao fim do mandato, o caso desce para instâncias inferiores. Se confirmada a nova tese, o STF continuará responsável por julgar crimes cometidos durante o exercício do mandato e relacionados à função pública, independentemente de o investigado ainda ocupar o cargo.
O rendimento domiciliar per capita para o Brasil foi de dois mil e 69 reais em 2024. A informação foi divulgada hoje pelo IBGE. O resultado representa uma alta de nove vírgula três por cento em relação ao rendimento médio de mil 893 registrado em 2023, acima da inflação acumulada no ano, que foi de quatro virgula 83 por cento. Apesar da alta, há uma faixa grande de diferença no rendimento mensal entre os estados. O menor valor foi registrado no Maranhão, com mil e 77 reais, enquanto o maior foi no Distrito Federal, com três mil 444 reais. Os estados das regiões Norte e Nordeste tiveram os menores rendimentos em 2024, enquanto os estados do Sul e do Sudeste são a maioria entre aqueles que tiveram os maiores. Em Santa Catarina, a renda domiciliar per capita foi de dois e 600 reais no ano passado.
A taxa de desemprego no Brasil ficou em seis e meio por cento no trimestre terminado em janeiro. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Houve aumento de zero vírgula três ponto percentual em relação ao trimestre anterior, terminado em outubro. No entanto, esse é o menor índice para um trimestre encerrado em janeiro desde o início da série histórica do IBGE, em 2012. Ao todo, sete milhões e 200 mil pessoas estão sem emprego no país, um crescimento de cinco virgula três por cento na comparação com o trimestre anterior. Porém, frente a 2024, o contingente apresentou queda de 13 por cento.
O município de São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, registrou o maior faturamento do país em exportação de móveis ao longo de 2024. Polo referência no setor, a cidade acumulou 81 milhões e 900 mil dólares em vendas para o exterior, conforme dados do governo federal. O município ocupa o posto de líder do país em exportação de móveis em todos os anos desde 2015. O principal destino das exportações de móveis de São Bento do Sul em 2024 foram os Estados Unidos com envio de 45 milhões e 500 mil dólares em produtos. Em segundo lugar está a França, com 11 milhões e cem mil dólares. Caçador está na quarta colocação com faturamento de 36 milhões e 900 mil dólares em exportações de móveis no ano passado.
Santa Catarina tem cinco mil e 500 ocorrências prováveis e investiga três mortes pela doença, de acordo com o informe epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. No período de 29 de dezembro de 2024 a 24 de fevereiro de 2025, cinco mil 523 notificações da doença foram consideradas casos prováveis, que incluem casos confirmados, inconclusivos e suspeitos. Na comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 26 mil 404 casos prováveis, observa-se uma queda de 79 por cento. Dos 295 municípios de Santa Catarina, 178 são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
Com o foco na discussão dos temas de interesse da população nas diferentes regiões de Santa Catarina, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado JULIO GARCIA do PSD, deu início na quarta-feira a um ciclo de reuniões com as bancadas regionais. O objetivo é estimular e fortalecer a atuação desses colegiados, que irão apontar os assuntos considerados prioritários nas suas respectivas regiões, e que serão incluídos na agenda de debates do Legislativo estadual. Institucionalizadas na Assembleia Legislativa por meio de Lei Complementar de 2023, as bancadas regionais são colegiados suprapartidários que tratam das principais demandas das regiões, com o objetivo de viabilizar o seu atendimento, junto ao Estado e à União. Os grupos representam as regiões Norte, Sul, Oeste, Serra, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Prefeitura de Tunápolis e São João do Oeste terão trabalho normal segunda-feira. Itapiranga terá folga prolongada na próxima semana. A administração de São João do Oeste decretou ponto facultativo apenas na terça-feira e não terá atendimento nas repartições públicas. Já os alunos não terão aula na segunda e terça-feira e os professores terão atividades de planejamento na segunda-feira. Tunápolis também vai manter as atividades na segunda-feira e decretou ponto facultativo de carnaval, apenas para terça-feira. Já a prefeitura de Itapiranga, terá ponto facultativo na segunda-feira e terça-feira. O atendimento normal da prefeitura encerra na tarde de hoje e será retomado somente na quarta-feira. Outros municípios não alteram a rotina, como é o caso de São Miguel do Oeste que não decreta ponto facultativo em nenhum dia do carnaval.
O Primeiro Seminário Regional de Acolhimento Institucional e Familiar reuniu, nesta quinta-feira, especialistas, autoridades e profissionais da assistência social no auditório da Unoesc, em São Miguel do Oeste. O evento foi promovido pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Municípios da Região do Iguaçu e a Federação Catarinense de Municípios. Durante o encontro, gestores, conselheiros tutelares e especialistas debateram os desafios do acolhimento de crianças e adolescentes, destacando a importância da articulação entre os municípios para garantir um atendimento mais humanizado.
Entre os destaques, A Secretária de Assistência Social de Itapiranga, SIMONE FELIN, representante do Colegiado de Assistência Social da Ameosc, reforçou a necessidade do fortalecimento das redes de proteção e da qualificação dos serviços de acolhimento. O presidente da Ameosc, ALEXANDRE RIBAS, também enfatizou a relevância da iniciativa. Segundo ele, o acolhimento de crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva, e este seminário representa um passo essencial para aprimorarmos nossas ações e garantirmos um atendimento digno.
Conforme a Secretária de Assistência Social de Itapiranga, SIMONE FELIN, precisam ser pensadas melhorias no acolhimento. O seminário abordou experiências de famílias acolhedoras e como pode iniciar o processo na região. Ela comenta que as casas lares da região, em São José do Cedro e Mondaí, estão lotadas. O grande objetivo é de, em momentos em que a criança precise ser retirada de sua família, não perca a convivência familiar. SIMONE menciona que a demanda com idosos também gera dificuldades. Itapiranga realiza o pagamento de 14 vagas de idosos em casas de acolhimento fora do município. Durante o ano, os custos chegam a um milhão e 500 mil reais. Segundo SIMONE FELIN, as discussões para proporcionar melhor acolhimento as pessoas precisam ser iniciadas, para que consigam encontrar alternativas.
Itapiranga decidiu não alterar o Programa Bônus Agrícola para este ano. Até mesmo o valor foi mantido o mesmo de 2024. O orçamento prevê um milhão e 800 mil reais distribuídos em 11 faixas de acordo com a movimentação feita no bloco de produtor rural em 2024. Conforme o Agrônomo e coordenador dos programas da Secretaria Municipal da Agricultura, EUSÉBIO TAVARES FILHO, os valores variam de 330 reais a mil 980 reais. O pagamento deve ser feito a partir do mês de maio. O Programa de Bônus Agrícola é considerado relevante por contemplar os produtores rurais e também movimentar o comércio local. O município integra um cartão de crédito, que deve ser utilizada em empresas credenciadas estabelecidas em Itapiranga. O programa pode contemplar até mil e 800 produtores rurais com movimentação de compra e venda.
Programa de Bônus Agrícola tem exigências para contemplar os produtores rurais. Os beneficiários não podem ter nenhuma restrição com a contabilidade da prefeitura, como por exemplo pendências em outros programas ou até mesmo atraso no pagamento de faturas de água. O agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura, EUSÉBIO TAVARES FILHO, explica que é feito uma planilha de beneficiário e uma plantinha de restrições. A situação é conferida há cada 15 dias, podendo ser atualizada caso o produtor rural tenha regularizado a situação. TAVARES recomenda que as pessoas que não tiverem benefícios com o programa, que procurem a prefeitura para esclarecimentos.
Novos programas de incentivo a produção agrícola, possuem orçamento de dois milhões de reais. projetos estão em fase de conclusão para análise na Câmara de Vereadores. De acordo com o coordenador de programas da Secretaria Municipal da Agricultura, EUSÉBIO TAVARES FILHO, o Sustentabilidade Hídrica 3, está praticamente definido e deve ser disponibilizado em breve, com orçamento de 800 mil reais, com destinação para reservação de água. De acordo com TAVARES, o projeto está no Legislativo e deve ser votado em breve. Outro programa está sendo implantado neste ano e visa melhorias nas propriedades agrícolas. TAVARES garante que o município possui orçamento para os dois programas e aguarda adesão dos produtores rurais.
Nova onda de calor pode elevar temperatura em Itapiranga acima de 40 graus. A presença de uma massa de ar quente sobre Santa Catarina promete aumentar a temperatura dos termômetros no estado. Em Itapiranga, a cidade mais quente de Santa Catarina, as temperaturas podem superar a marca dos 40ºC. O município conta com o mês de fevereiro, como um dos mais quentes dos últimos anos. A média das máximas, está em 37ºC. A partir da próxima semana, as temperaturas devem subir ainda mais. Os maiores registros são durante a tarde, porém, o alerta é feito para as noites, que também devem ser de muito calor. A Meteorologista da Epagri Ciram, GILSANIA CRUZ explica que o calor vai incomodando, as pessoas não dormem bem e ficam mais cansadas no outro dia, devem tomar cuidado e se hidratar bastante.
A Meteorologista comenta que além de Itapiranga, o litoral Sul de Santa Catarina também pode sofrer com altas temperaturas. Mas, para o Extremo Oeste, as temperaturas já são tratadas como normais, considerando os registros deste ano. É a quinta onda de calor no estado neste ano. GILSANIA CRUZ alerta a população para cuidados necessários. A Meteorologista da Epagri Ciram destaca ainda não ha previsão de queda da temperatura, entretanto, a expectativa e de que a partir do dia 8 uma frente fria possa reduzir o calor no estado. Ela também chama atenção para medições erradas nos termômetros. Segundo GILSANIA CRUZ, A temperatura oficial e medida na sombra, sem interferência de raios ultravioletas e fora da rua, já que o asfalto também pode interferir.
Mês de fevereiro deste ano é o mais quente dos últimos 30 anos. As médias históricas, registradas pelo Homem de Tempo, WOLFGANG LENGERT, em Itapiranga, indicam uma média de mínimas de 19,8 graus em fevereiro, a média máxima, historicamente, é de 33 graus. Este ano, os índices são consideravelmente maiores. A média das mínimas é de 22 graus. Já das máximas, o valor médio chega a 37 graus. Neste ano, apenas um dia, a temperatura mínima foi menor do que 20 graus e a máxima abaixo de 30. O Homem do Tempo, WOLFGANG LENGERT, com a coleta de dados há mais de 90 anos, explica que desde a década de 90, o fevereiro deste ano é o mais quente que ele possui registro. O morador da comunidade de linha Presidente Becker, pode ser o mês de fevereiro mais quente até dos últimos 50 anos.
A alta umidade também tem sido um fator diferencial neste ano, criando uma sensação de calor ainda maior. Se considerar todos os meses do ano, desde 2021, a temperatura não era tão alta na região. Segundo o Homem do Tempo, WOLFGANG LENGERT, as chuvas também estão muito abaixo neste início de 2025. Conforme ele, a média de chuvas, que normalmente, neste período, é de 28 milímetros por dia, apresenta apenas 17 milímetros. O cálculo é baseado no número de dias em que choveu e a quantidade.
Com a alta temperatura, o ar-condicionado se torna um grande amigo da população. Na casa ou no trabalho, o ar-condicionado passa a ser uma ferramenta indispensável, todos recorrem ao equipamento elétrico. Lojas que vendem o produto e prestam assistência técnica, contam com resultados superpositivos. É o caso do empresário de Itapiranga, AFONSO NIEHEUS, que neste início de ano, conta com uma procura pelos serviços muito elevada. Segundo ele “O ar-condicionado traz um conforto e ameniza o calor. A procura está muito grande neste período, com inclusive, demanda por ar-condicionado usado. É solução para ter um conforto neste momento de calor muito forte”. Com o uso diário do ar-condicionado, a energia consumida também é grande.
O calor excessivo também tem contribuído com o mercado de energia solar. Consumidores buscam cada vez mais placas solares para conter os custos da fatura de energia elétrica. Segundo AFONSO NIEHEUS, atualmente, o investimento feito em energia solar se paga no período de quatro ou cinco anos. Ele comenta que a energia solar proporciona economia e mais conforto, pois as pessoas ligam sistema de climatização e não precisam se importar com a conta no final do mês.
Com as altas temperaturas e o uso do refrigeradores diariamente, é importante manter os filtros de ar limpos, quem explica isso é o Médio LEONARDO BEVILAQUA. De acordo com ele, é importante manter os filtros de ar limpos. Apesar de raras, complicações respiratórias podem ocorrer devido as más condições de manutenção do aparelho. Ele aponta ainda algumas formas de prevenção a problemas que possam estar relacionados as altas temperaturas. Além disso, evitar atividade física, usar roupas leves, evitar roupas escuras. Estar sempre com uma garrafa de água. O Médico alerta ainda para cuidados com mitos, como o que diz que tomar água muito gelada no calor pode fazer mal. Segundo ele, não existe nenhuma restrição. Em situações em que a temperatura corporal está acima de 40 graus, a temperatura deve ser reduzida da maneira mais rápida possível, com a água realizando um papel muito importante no alívio dos sintomas.
Para o Meteorologista do Climaterra, RONALDO COUTINHO, a onda de calor da próxima semana será a primeira do ano. Segundo ele, o verão está sendo normal e agradável. Os primeiros dias do verão foram de temperaturas confortáveis, sem calor exagerado. Tecnicamente, uma onda de calor ocorre quando são registrados 5 dias ou mais com temperaturas atingindo 5 graus acima da média das máximas. “O mês de fevereiro está muito quente, é o mais quente dos últimos 80 anos, na média, quando olha para os extremos, não tem nada demais”. O Meteorologista do Climaterra explica que o calor elevado deve continuar até entre os dias 8 e 11. Após este período, o padrão de verão dá espaço a uma frente fria, com ela, o padrão de outono. RONALDO COUTINHO menciona ainda que a onda de calor surge do Norte da Argentina e do Paraguai, seguindo para o estado de Santa Catarina, elevando as temperaturas.
A Polícia Militar cumpriu na tarde desta quinta-feira, um mandado de prisão contra um homem condenado por estupro de vulnerável na Linha São Donato, interior de Saltinho. A PM fez a abordagem e em consulta no sistema foi confirmado um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina da Comarca de Campo Erê, pelo crime de estupro de vulnerável, com pena estabelecida em oito anos de reclusão em regime inicial fechado. O homem foi conduzido para exame de corpo de delito na Unidade Básica de Saúde de Campo Erê e entregue na Unidade Avançada Prisional de São José do Cedro.
A Polícia Civil prendeu um homem por posse ilegal de arma de fogo na tarde desta quinta-feira, em Riqueza. A ação foi realizada pela Delegacia de Riqueza, com apoio das unidades de Cunha Porã, Caibi e Iporã do Oeste, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Comarca de Mondaí. De acordo com a Polícia Civil, durante as buscas encontraram uma arma de fogo e munições com o suspeito. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. O crime de posse ilegal de arma de fogo está previsto no Estatuto do Desarmamento e pode resultar em punições severas. Segundo a Polícia Civil, ações como essa são fundamentais para coibir a circulação de armamentos irregulares e garantir a segurança da população. O suspeito segue à disposição da Justiça.
Um adolescente foi detido na noite desta quinta-feira, após fugir de uma abordagem da Polícia Militar em São José do Cedro. O caso aconteceu por volta das 20 horas. O menor, que dirigia um Gol, ignorou a ordem de parada e tentou escapar em alta velocidade. Segundo a Polícia Militar, a fuga foi marcada por diversas infrações de trânsito. O menor realizou ultrapassagens proibidas, desrespeitou cruzamentos e colocou pedestres em risco ao passar em frente a uma escola. Após um acompanhamento tático, o veículo foi interceptado próximo ao CTG. O condutor confessou que fugiu por não possuir Carteira Nacional de Habilitação. Os policiais também perceberam odor etílico no jovem, que se recusou a fazer o teste do bafômetro. A ocorrência contou com o acompanhamento de uma conselheira tutelar. O carro foi liberado para um motorista habilitado, enquanto o adolescente e os responsáveis foram encaminhados à Central de Flagrantes em São Miguel do Oeste.
Incêndio destrói galpão em Descanso. Na manhã desta sexta-feira, por volta das 10 horas e 30 minutos, um incêndio destruiu completamente um galpão em uma propriedade próxima ao CTG Candeeiro do Oeste, em Descanso. Segundo relatos de vizinhos, as chamas começaram em palhas que estavam atrás de uma trilhadeira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o combate ao fogo, além do rescaldo para evitar novos focos. Apesar da destruição do galpão, não houveram feridos. As causas do incêndio serão apuradas.
Nesta quinta-feira, um homem de 35 anos foi baleado pela Polícia Militar após atacar com uma enxada o carro onde estava o prefeito de Anchieta, MOACIR PIOVEZANI. O caso ocorreu no centro da cidade. O prefeito relatou que estava no veículo particular, junto com um secretário e um assessor de imprensa, quando o agressor quebrou o vidro do carona com a ferramenta,. Nenhum dos ocupantes se feriu. A Polícia Militar tentou conter o homem, mas ele não acatou as ordens e avançou contra os policiais, que reagiram atirando. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, onde ainda tentou fugir, mas foi recapturado. Após atendimento médico, ele foi conduzido à Delegacia. A motivação do ataque segue sendo investigada. A Prefeitura de Anchieta divulgou uma nota reforçando que o agressor já era conhecido por sua conduta violenta e negando qualquer relação política com o incidente.