-DESEMPREGO FICA EM 11,2% EM JANEIRO E ATINGE 11 MILHÕES E 900 MIL PESSOAS
-MILITARES NÃO FECHAM ACORDO COM GOVERNO E DEVEM APRESENTAR CONTRAPROPOSTA
-IPORÃ DO OESTE CONFIRMA DENGUE CONTRAÍDA EM OUTRO ESTADO
-ORIENTAÇÕES POR WHATSAPP MOTIVAM PRODUTORES DE LEITE
-ITAPIRANGA TERÁ SETE MILHÕES DE REAIS EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO
-BEATO ROQUE COMEMORA 80 ANOS DE FUNDAÇÃO COM NOITE CULTURAL
-ACIDENTE DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO NA AVENIDA
-PRESOS EM DESCANSO SÃO AUTORES DE FURTOS E ROUBOS NESTA SEMANA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
A escalada de confrontos em Idlib, no norte da Síria, deixou soldados turcos mortos nesta quinta-feira. Segundo a agência Reuters, a piora na crise entre os dois países levou o presidente da Turquia, RECEP TAYYIP Erdogan, a convocar uma reunião de emergência sobre a segurança na região. O número de mortos no confronto desta quinta está incerto. O governador da província turca de Hatay, que faz fronteira com a Síria, disse que 33 morreram. Porém, o Observatório Sírio para Direitos Humanos fala em 34 mortes.
Centenas de milhares de norte-americanos transgêneros podem não conseguir votar nas eleições dos Estados Unidos deste ano porque seu nome ou aparência não coincidem com a carteira de identidade, mostrou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira. Cerca de 378 mil eleitores norte-americanos elegíveis que são trans não têm identificação como uma carteira de motorista que retrate sua aparência ou identidade de gênero, segundo relatório do Instituto Williams na Faculdade de Direito da UCLA, um instituto de pesquisa de políticas públicas. Nos Estados Unidos, 35 dos 50 Estados exigem que os eleitores mostrem identificação. Das pessoas trans sem identificação, 260 mil vivem em um desses 35 Estados, de acordo com a pesquisa.
A América Latina é o local mais perigoso do mundo para ativistas de direitos humanos, de acordo com um relatório da Anistia Internacional publicada nesta quinta-feira. A repressão na Venezuela foi particularmente severa, segundo a ONG. As forças de segurança do regime chavista cometeram crimes de acordo com a lei internacional e graves violações de direitos humanos, incluindo execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias e uso excessivo de força que podem representar crimes contra a humanidade, afirma a entidade. O número de pessoas que tiveram que fugir do país chegou a quase quatro milhões e 800 mil, sem precedente para as Américas, segundo Anistia.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta sexta-feira os primeiros números do ano sobre o mercado de trabalho. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11 vírgula dois por cento no trimestre encerrado em janeiro, atingindo 11 milhões e 900 mil pessoas, segundo a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua Mensal. Em relação trimestre encerrado em janeiro de 2019, quando a taxa foi de 12 por cento, houve queda de zero vírgula oito ponto percentual. Na comparação com o trimestre encerrado em dezembro, entretanto, quando a taxa foi de 11 por cento, houve alta de zero vírgula dois ponto percentual, o primeiro avanço desde o trimestre encerrado em março do ano passado.
A chefe da Organização Mundial de Saúde no Brasil, SOCORRO GROSS, afirmou em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira que "não há motivo para pânico" em relação ao novo coronavírus. SOCORRO GROSS tem participado das reuniões no Ministério da Saúde e da elaboração de medidas de monitoramento da disseminação da Covid-19, a doença provocada pelo vírus. Mais cedo, nesta quinta, o ministério informou que o Brasil tem 132 casos suspeitos de coronavírus. Um caso foi confirmado nesta quarta, em São Paulo. De acordo com a chefe da OMS no Brasil, a organização declarou alerta máximo, de emergência de saúde pública de interesse internacional, mas ainda não há uma pandemia declarada mesmo que a Covid-19 tenha sido registrada em vários continentes.
O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha nacional de vacinação contra a gripe comum. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas ela reduz os casos de gripe, o que pode facilitar o trabalho das autoridades de saúde na hora de identificar casos suspeitos de coronavírus. A campanha deve começar no dia 23 de março com 75 milhões de doses fornecidas pelo Instituto Butantã ao Ministério da Saúde; um número recorde. Nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, se reuniu com o governador de São Paulo, João Doria, e integrantes da equipe montada para monitorar e controlar o avanço do novo coronavírus.
As inscrições para o programa de estágio do Governo do Estado estão abertas em Santa Catarina. Estudantes com idade mínima de 16 anos podem se candidatar durante todo o ano letivo, até o mês de novembro. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração, a previsão é oferecer três mil e 700 vagas em diferentes órgãos e setores do executivo estadual. O estágio tem duração de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais. A renda per capita familiar, comprovada na inscrição, é um dos critérios utilizados para selecionar os candidatos. O valor da bolsa é de 380 para estudantes do ensino médio, 430 para vagas do ensino profissionalizante e 500 reais para estudantes do ensino superior. Os estagiários também recebem auxílio transporte de cinco por dia trabalhado.
O surto do novo coronavírus na China afetou a economia catarinense. Algumas empresas do Vale do Itajaí sentem os impactos na importação dos produtos. O país asiático é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Em uma das maiores indústrias têxteis do Brasil, localizada no Vale do Itajaí, das 500 toneladas de algodão e polipropileno produzidos por mês, 20 por cento da matéria prima vêm da China e as cargas de corantes, fios e outros produtos que já deveriam estar em solo catarinense ainda não têm previsão de chegar. O cenário se repete nas metalúrgicas, indústrias metal-mecânicas, de material elétrico e de componentes eletrônicos da região. Nessas, 90 por cento dos insumos também vêm da China.
Os cerca de mil e 500 militares que participaram na tarde desta quinta-feira, em Florianópolis, de uma assembleia da Aprasc rejeitaram por unanimidade a proposta do governo de aumento salarial da categoria. Nova reunião será na segunda-feira, quando deve ser apresentada contraproposta por parte dos servidores. Um dos principais pontos do pacote oferecido pelo governo era um reajuste de 17 e meio por cento pagos em quatro etapas: março de 2020, janeiro de 2021, e janeiro e setembro de 2022. Os militares querem pelo menos 20 por cento e pagos em menor prazo. O governo também se comprometeu a incorporar a Indenização por Serviço Ativo a partir de março, reestruturar a carreira dos praças e não alterar a alíquota previdenciária federal. Os militares dizem que aceitam debater a reestruturação da carreira, mas não a perda de direitos como o grau acima quando o praça for para a reserva.
Estrada é interditada em Itapiranga para instalação de galerias. A prefeitura de Itapiranga interditou na tarde de ontem, a estrada que percorre a margem do Rio Uruguai, ligando bairro Santa Tereza a linha Baú. Conforme o secretário de Transportes e Obras, PAULO THEOBALD, a liberação do trânsito ocorre na tarde desta sexta-feira. Será feita a troca da tubulação por sistema de galeria para aumentar a vazão de água e proporcionar segurança ao trânsito. THEOBALD destaca que a estrada foi interditada a partir da Vila São Pedro-São Paulo e também em linha Baú.
Iporã do Oeste confirma caso de dengue contraído em outro estado. De acordo com o secretário de Saúde, MAURO BARELLA, assim que a informação foi repassada pela coordenação municipal da dengue, a primeira iniciativa foi comunicar o fato por meio da rádio, para tranquilizar e evitar que a população fique em pânico. Apesar da confirmação do caso, BARELLA afirma que o município ainda está em uma situação considerada tranquila, saindo inclusive do alto risco para uma situação de risco menor. Ele esclarece que o caso registrado é de uma Iporã-oestina que viajou para fora do município e contraiu a dengue em um estado infestado pelo mosquito e pela doença. O secretário ressalta que o local em que esta senhora que contraiu a dengue reside, é tranquilo quanto ao registro de focos. Assim que o caso foi confirmado, BARELLA ressalta que a paciente foi isolada e foram fornecidos os materiais para evitar a proliferação da doença.
Em relação aos focos da dengue, o secretário de Saúde cita que em Iporã do Oeste são apenas 20 focos registrados. MAURO BARELLA afirma que a paciente com dengue está estabilizada, apesar de todas as dores que a doença provoca no corpo. O secretário de Saúde enfatiza que a preocupação é também com ações para evitar o contágio dos demais munícipes. Como forma de prevenção, além de evitar água parada e manter terrenos limpos, o secretário orienta também o uso de repelentes, e a procura imediata de médico em caso de sintomas como fortes dores de cabeça e nas articulações, febre alta e repentina, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo. Somente o exame, com resultado em 48 horas, confirma se é dengue, considerando que alguns sintomas são parecidos com gripe e resfriado. Além do caso confirmado, há mais dois casos suspeitos sendo monitorados, e que ficam em locais distantes do primeiro caso encontrado.
Orientações por WhatsApp motivam produtores de leite de São João do Oeste. A iniciativa foi do vice-prefeito e secretária do Agricultura, GENÉSIO ANTON. Ele lembra que a produção de leite é atividade econômica de maior destaque no município, que movimenta o comércio, indústria e prestação de serviços. Devido à importância social recebe atenção do governo municipa, pois acaba influenciando também no movimento econômico do município. ANTON cita ainda que a redução é constante no número de propriedades, porém com maior volume de leite. Para o secretário da Agricultura, novas tecnologias viabilizam ações mais adequadas para as propriedades. A iniciativa surgiu após visita ao circuito de leite nos Estados Unidos. GENÉSIO ANTON criou um grupo de WhatsApp que facilita a comunicação entre os produtores para levar conhecimento técnico.
Grupo de WhatsApp já possibilitou várias orientações técnicas. GENÉSIO ANTON diz que foi abordado sobre cuidados com reprodução das vacas no alto calor do verão, criação de bezerras e novilhas, pastagem e nutrição e criação de bezerros de corte a partir de matrizes leiteiras. O secretário da Agricultura diz que o produtor está animado pelas orientações e já contabilizam os primeiros resultados positivos. GENÉSIO ANTON observa que este sistema de orientação não vai substituir outros incentivos do município e destaca a necessidade de evoluir em auxilio para espalhador de calcário e adubo orgânico. Meta também é identificar dificuldades e definir ações coletivas para reduzir despesas. Para ANTON, propriedades com maior autonomia na tomada de decisões e capacidade técnica são menos dependentes de empresas e poder público. Cita ainda que o produtor precisa valorizar sua atividade e buscar novas técnicas e tecnologias para aumentar o faturamento e melhorar as condições de trabalho motivando a permanência na atividade.
São João do Oeste discute alterações no plano diretor. A audiência pública para revisão do documento foi realizada na quarta-feira. O vereador GERVÁSIO JUNGBLUT fez ainda no ano passado um pedido para discutir estas alterações. Conforme o vereador, a revisão do plano se faz necessária devido a questões previstas na legislação que não acompanham mais o crescimento do município, principalmente no que diz respeito à construção civil, como abertura de ruas e construções. Ele comenta que foram quase três horas de audiência, e pela importância do assunto, era esperada maior participação. A comissão com 18 integrantes, apresentada na reunião, coordenou o estudo para alteração no plano. O vereador ressalta que as alterações tratam principalmente da desburocratização e padronização de calçadas em dois metros, levando em conta que São João do Oeste é um município turístico. O projeto deve dar entrada no legislativo em maio.
Departamento de Cultura de São João do Oeste inicia aulas de música na próxima semana. Os alunos devem comparecer no horário em que optaram no ato da inscrição. Na segunda-feira, dia dois de março, iniciam as aulas de acordeom e teclado com o instrutor MARCELO TEIXEIRA, na sala de música. Também na segunda-feira a instrutora SABRINA ALOVISI dá início as aulas de aulas de canto e técnica vocal e violão, na linha Cristo Rei. Na terça-feira as mesmas aulas iniciam também na linha Beato Roque, na quarta-feira na sede a partir das 18 horas e 30 minutos, e na sexta-feira na linha Ervalzinho, a partir das 17 horas e 30 minutos. O departamento de cultural reforça que seguem abertas as inscrições para aulas de teatro. Podem participar munícipes a partir dos 14 anos de idade.
Comissão organizadora apresenta novidades para a infraestrutura da décima quarta Efacitus de Tunápolis. A décima quarta edição da Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Tunápolis será realizada de 24 a 26 de abril. De acordo com o coordenador do setor de Infraestrutura da EFACITUS, AQUILES BAMBERG, a principal mudança na feira deste ano será em relação à praça de alimentação. BAMBERG explica que na feira de 2018 a praça esteve localizada no centro esportivo, e este ano haverá uma remodelação. No local onde na última feira estava instalado o parquinho para as crianças está sendo construído um anexo, permitindo a ampliação da praça de alimentação. O parquinho foi retirado na manhã de ontem e a área foi nivelada. Outra alteração é que não haverá venda de lanches no espaço dos shows, somente de bebidas. Dessa forma, a alimentação irá se concentrar toda no centro esportivo.
As alterações no espaço da feira também irão permitir a instalação de mais expositores. O coordenador do setor de Infraestrutura da EFACITUS explica que este ano não haverá a cobertura onde nos anos anteriores era realizado o desfile da terneira, permitindo a instalação de mais alguns expositores. A equipe também já se dedica a organização dos espaços para estacionamento. AQUILES BAMBERG ressalta que a partir desta quarta-feira os trabalhos na infraestrutura foram intensificados. Devido à dedicação maior a estes trabalhos, BAMBERG, que também responde pela secretaria de saúde, destaca que estará mais ausente deste setor no período que antecede a feira. Na saúde, o secretário lembra que a única alteração são as férias, no período de dez dias, da médica responsável pela área dois, que será auxiliada pelas demais áreas.
Município vai aplicar sete milhões de reais em pavimentação asfáltica. Itapiranga possui quatro projetos para execução nos próximos meses. São pavimentações de ruas na cidade que envolvem diferentes fontes de recursos. Esta semana ocorreu a licitação para o asfalto no Bairro Portal do Sol, o acesso do loteamento apresenta problema que aguarda por solução a longo tempo. Conforme o diretor de projetos, engenharia e convênios, DOUGLAS THIEL, o investimento está sendo viabilizado por recursos de emenda da deputada MARLENE FENGLER. Serão feitas alterações no acesso, pavimentação asfáltica e passeio público nas duas laterais. A licitação foi de 285 mil reais, sendo 280 mil reais do governo do estado. A empresa possui prazo de quatro meses para a conclusão da obra que é uma reivindicação antiga e vai facilitar o acesso de veículos. THIEL reconhece que a situação atual com estrada de chão dificulta o trânsito.
Já no dia dois de março ocorre a licitação para colocação de paver no Loteamento Friedrich, em linha Chácara. Nesta obra serão apenas recursos do município. O diretor de projetos, engenharia e convênios, chama atenção que no dia 11 de março ocorre a licitação para obras de revitalização da Avenida Uruguai. DOUGLAS THIEL informa que o investimento será de cinco milhões 270 mil reais com financiamento e contrapartida da prefeitura. Ele reconhece o processo moroso com vários entraves burocráticos e atrasos por divergências políticas. Nos próximos dias iniciam as obras no Bairro São Cristóvão com investimento de mais de um milhão de reais. Ao total serão sete milhões de reais em pavimentações na cidade.
Mobilização comunitária permitiu elabora uma Noite Cultural que promete emocionar o público. No teatro de hoje terá a participação de 40 voluntários da comunidade de Beato Roque em uma peça com quatro cenas sobre a vida dos Santos Mártires. A pré estreia ocorreu na noite de quarta-feira com o ensaio final. GERVÁSIO JUNGBLUT lembra que deste 1988 o Brasil tem três Santos Jesuítas, que martirizados em solo do Rio Grande do Sul, há muito tempo venerados como Santos Rio-Grandenses. Salienta que o teatro de hoje vai resgatar trajetórias de vidas marcadas por dedicação, sacrifício contínuo em meio a tantas dificuldades provocada por fome, frio e falta de infraestrutura. O Noite Cultural faz parte das comemorações da comunidade e tem como base os santos ROQUE GONZÁLES, AFONSO RODRIGUES e JOÃO DE CASTILHOS. Os Três Santos Mártires também são idolatrados no Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile.
Noite Cultural é aberta para o público de outras comunidades. Segundo GERVÁSIO JUNGBLUT, as apresentação vão ocorrer no salão da comunidade com ingresso livre. A programação inicia às 20 horas de hoje. O coordenador faz um convite especial para o público prestigiar o teatro que promete emocionar as pessoas com cenas que resgatam momentos históricos dos Santos Mártires. As comemorações dos 80 anos da comunidade de Beato Roque ainda incluem viagem para visitar as Ruinas de Caaró e São Miguel nas Missões, no Rio Grande do Sul. no dia 14 de março. GERVÁSIO JUNGBLUT, chama atenção para as comemorações dos 80 anos do coral Luar de Prato, em quatro de abril. No dia 18 de abril terá a missa festiva, às 20 horas. Concluindo o roteiro no dia 19 de abril com desfile histórico e festa dos 80 anos da comunidade.
Acidente deixa motociclista ferido na Avenida Willy Barth. Mais um acidente com motocicleta foi registrado no final da manhã desta quinta-feira, na Avenida Willy Barth em São Miguel do Oeste, na Cidade Alta. O acidente envolveu um Gol, uma Saveiro, um caminhão e uma motocicleta. Segundo o condutor da Saveiro, todos seguiam sentido bairro São Sebastião quando o Gol reduziu para sair da rodovia. O homem explicou que também reduziu e nesse momento o motociclista realizou uma ultrapassagem proibida, vindo a colidir contra a Saveiro. Com o impacto a motocicleta acabou parando embaixo do caminhão que seguia na pista ao lado. O Corpo de Bombeiros atendeu o motociclista e conduziu o mesmo até o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos leves.
Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro passa oferecer ensino médio aos detentos. As aulas iniciaram em 2018 e no primeiro momento foi ofertado o ensino fundamental. Os presos que tivessem interesse poderiam participar das aulas ministradas por professores cedidos pelo Estado, por meio do Ceja. Conforme o gestor, SÍLVIO GUTZ, os participantes passaram pelo nivelamento, e os que conseguiram concluir no ano passado o ensino fundamental podem cursar o ensino médio, que contém 14 vagas, sendo dez já preenchidas. Já são 39 presos participando das aulas regulares e oito professores atuando na UPA. O gestor revela que a meta é ampliar a participação para que os apenados possam sair e não voltar à prisão.
O projeto de leitura, por exemplo, tem 34 presos. Ele afirma que o objetivo é evoluir através do estudo e trabalho, ambos ofertados no local. A intenção, conforme SÍLVIO GUTZ, é que os presos tenham um conhecimento a mais para buscar uma vida melhor. A cada 12 horas de estudo existe um dia de remição. A cada livro lido e resenha aprovada, são 4 dias descontados na pena. SILVIO garante ainda que são feitas provas e outros trabalhos, como a resenha, para avaliar o nível de aprendizado e empenho. Ele explica que nenhum preso é obrigado a participar dos projetos de ressocialização, mas a prioridade é manter na UPA de São José do Cedro aqueles comprometidos.
Ladrões presos em Descanso são autores de pelo menos um furto e dois roubos praticados nesta semana. Nesta quinta-feira, por volta das 12 horas e 30 minutos, uma família teve o carro e um valor em dinheiro roubados por dois assaltantes que chegaram armados a uma residência na linha Gaúcha, interior de Descanso. Enquanto os ladrões assaltavam a casa, a família ficou presa no banheiro. O Saer de Chapecó havia sido acionado para auxiliar nas buscas, mas não houve a necessidade porque os ladrões com o carro roubado foram abordados pela Polícia Militar Ambiental na linha Itajubá. No veículo estavam dois homens. Com eles foi apreendido uma espingarda calibre 28, cano cerrado, 10 munições e dinheiro. A moto utilizada no crime foi localizada e apreendida no interior de Descanso.
Conforme o delegado da comarca de Descanso, CLEVERSON MÜLLER, os autores se enquadram no crime de roubo com uso de arma de fogo e restrição das vítimas, crime hediondo e que não cabe fiança. Os presos foram encaminhados para a UPA de SMOeste. A arma usada no roubo a residência havia sido furtada no último domingo no interior de Belmonte. Segundo o delegado, na segunda-feira a espingarda foi usada no roubo a uma lanchonete no centro de Descanso e novamente nesta quinta-feira no assalto a família de linha Gaúcha. Dessa forma, CLEVERSON MÜLLER afirma que foi possível ouvir também as vítimas dos demais crimes praticados pelos autores, que foram presos em flagrante nesta quinta-feira. O delegado pediu a conversão da prisão em preventiva, o que será analisado hoje pelo juiz na audiência de custódia.
O delegado da comarca de Descanso ressalta que um dos autores presos ontem já possui diversas condenações, e estava de saída temporária de sete dias da penitenciária de Chapecó, onde deveria se apresentar novamente nesta sexta-feira. Conforme o delegado, em casos como estes é fundamental a colaboração da população em informar a polícia sobre qualquer atitude suspeita. No roubo a lanchonete na segunda-feira, CLEVERSON MÜLLER afirma que a Polícia Civil identificou que os autores permaneceram por quase uma hora circulando com a motocicleta no centro de Descanso. Nessa uma hora, os ladrões visualizavam estabelecimentos que estavam abertos ou não, onde havia pessoas ou sistema de videomonitoramento. Dessa forma, o delegado reforça a importância dos empresários e a população adotarem medidas de segurança, como instalação de câmeras, e assim que encerrar o expediente fechar as portas do estabelecimento.