ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 28/02/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A escalada de confrontos em Idlib, no norte da Síria, deixou soldados turcos mortos nesta quinta-feira. Segundo a agência Reuters, a piora na crise entre os dois países levou o presidente da Turquia, RECEP TAYYIP Erdogan, a convocar uma reunião de emergência sobre a segurança na região. O número de mortos no confronto desta quinta está incerto. O governador da província turca de Hatay, que faz fronteira com a Síria, disse que 33 morreram. Porém, o Observatório Sírio para Direitos Humanos fala em 34 mortes.

Centenas de milhares de norte-americanos transgêneros podem não conseguir votar nas eleições dos Estados Unidos deste ano porque seu nome ou aparência não coincidem com a carteira de identidade, mostrou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira. Cerca de 378 mil eleitores norte-americanos elegíveis que são trans não têm identificação como uma carteira de motorista que retrate sua aparência ou identidade de gênero, segundo relatório do Instituto Williams na Faculdade de Direito da UCLA, um instituto de pesquisa de políticas públicas. Nos Estados Unidos, 35 dos 50 Estados exigem que os eleitores mostrem identificação. Das pessoas trans sem identificação, 260 mil vivem em um desses 35 Estados, de acordo com a pesquisa.

A América Latina é o local mais perigoso do mundo para ativistas de direitos humanos, de acordo com um relatório da Anistia Internacional publicada nesta quinta-feira. A repressão na Venezuela foi particularmente severa, segundo a ONG. As forças de segurança do regime chavista cometeram crimes de acordo com a lei internacional e graves violações de direitos humanos, incluindo execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias e uso excessivo de força que podem representar crimes contra a humanidade, afirma a entidade. O número de pessoas que tiveram que fugir do país chegou a quase quatro milhões e 800 mil, sem precedente para as Américas, segundo Anistia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta sexta-feira os primeiros números do ano sobre o mercado de trabalho. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11 vírgula dois por cento no trimestre encerrado em janeiro, atingindo 11 milhões e 900 mil pessoas, segundo a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua Mensal. Em relação trimestre encerrado em janeiro de 2019, quando a taxa foi de 12 por cento, houve queda de zero vírgula oito ponto percentual. Na comparação com o trimestre encerrado em dezembro, entretanto, quando a taxa foi de 11 por cento, houve alta de zero vírgula dois ponto percentual, o primeiro avanço desde o trimestre encerrado em março do ano passado.

A chefe da Organização Mundial de Saúde no Brasil, SOCORRO GROSS, afirmou em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira que "não há motivo para pânico" em relação ao novo coronavírus. SOCORRO GROSS tem participado das reuniões no Ministério da Saúde e da elaboração de medidas de monitoramento da disseminação da Covid-19, a doença provocada pelo vírus. Mais cedo, nesta quinta, o ministério informou que o Brasil tem 132 casos suspeitos de coronavírus. Um caso foi confirmado nesta quarta, em São Paulo. De acordo com a chefe da OMS no Brasil, a organização declarou alerta máximo, de emergência de saúde pública de interesse internacional, mas ainda não há uma pandemia declarada mesmo que a Covid-19 tenha sido registrada em vários continentes.

O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha nacional de vacinação contra a gripe comum. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas ela reduz os casos de gripe, o que pode facilitar o trabalho das autoridades de saúde na hora de identificar casos suspeitos de coronavírus. A campanha deve começar no dia 23 de março com 75 milhões de doses fornecidas pelo Instituto Butantã ao Ministério da Saúde; um número recorde. Nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, se reuniu com o governador de São Paulo, João Doria, e integrantes da equipe montada para monitorar e controlar o avanço do novo coronavírus.

As inscrições para o programa de estágio do Governo do Estado estão abertas em Santa Catarina. Estudantes com idade mínima de 16 anos podem se candidatar durante todo o ano letivo, até o mês de novembro. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração, a previsão é oferecer três mil e 700 vagas em diferentes órgãos e setores do executivo estadual. O estágio tem duração de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais.

A renda per capita familiar, comprovada na inscrição, é um dos critérios utilizados para selecionar os candidatos. O valor da bolsa é de 380 para estudantes do ensino médio, 430 para vagas do ensino profissionalizante e 500 reais para estudantes do ensino superior. Os estagiários também recebem auxílio transporte de cinco por dia trabalhado.

O surto do novo coronavírus na China afetou a economia catarinense. Algumas empresas do Vale do Itajaí sentem os impactos na importação dos produtos. O país asiático é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Em uma das maiores indústrias têxteis do Brasil, localizada no Vale do Itajaí, das 500 toneladas de algodão e polipropileno produzidos por mês, 20 por cento da matéria prima vêm da China e as cargas de corantes, fios e outros produtos que já deveriam estar em solo catarinense ainda não têm previsão de chegar. O cenário se repete nas metalúrgicas, indústrias metal-mecânicas, de material elétrico e de componentes eletrônicos da região. Nessas, 90 por cento dos insumos também vêm da China.

Os cerca de mil e 500 militares que participaram na tarde desta quinta-feira, em Florianópolis, de uma assembleia da Aprasc rejeitaram por unanimidade a proposta do governo de aumento salarial da categoria. Nova reunião será na segunda-feira, quando deve ser apresentada contraproposta por parte dos servidores. Um dos principais pontos do pacote oferecido pelo governo era um reajuste de 17 e meio por cento pagos em quatro etapas: março de 2020, janeiro de 2021, e janeiro e setembro de 2022. Os militares querem pelo menos 20 por cento e pagos em menor prazo. O governo também se comprometeu a incorporar a Indenização por Serviço Ativo a partir de março, reestruturar a carreira dos praças e não alterar a alíquota previdenciária federal. Os militares dizem que aceitam debater a reestruturação da carreira, mas não a perda de direitos como o grau acima quando o praça for para a reserva.

LEO Clube participa de Campanha Brasil Sem Frestas. A informação é da presidente do grupo em Campo Erê POLIANA FOLLE. Ela explica que ação é desenvolvida em Chapecó e em algumas outras cidades do Brasil. Ela tem como principal objetivo forrar as casas de pessoas carentes com caixas tetrapak, caixinhas de leite. Elas são isolantes térmicos e protegem as residências das variações climáticas. As caixas são transformadas em placas com um máquina, ficando num tamanho grande e facilitando o trabalho dos voluntários nas casas.

LEO Clube precisa da ajuda da população para trazer Projeto Brasil Sem Frestas para Campo Erê. POLIANA, salienta que são necessárias no mínimo duas mil e quinhentas caixas para forrar uma casa pequena. Quem quiser e puder ajudar pode doar as caixas vazias de leite devidamente higienizadas, amanhã para o grupo do LEO que estará em frente ao antigo Pinho Hotel no centro de Campo Erê, fazendo a coleta, ou entregando diretamente para algum companheiro do LEO. Os integrantes do grupo vão estar no mesmo local fazendo essa coleta, sempre no último sábado de cada mês das 9 da manhã até as 11 horas.

Reciclagem das caixas de leite ajudam na preservação do meio ambiente. LAURA TREVISAN – vice presidente do LEO Clube de Campo Erê, acrescenta que além de levar conforto térmico para muitas famílias, a reutilização das caixinhas de leite ajudam o meio ambiente. Frisa que uma caixa demora em média 200 anos para se decompor. O seu revestimento permite isolamento térmico de até oito graus. LAURA explica que o descarte correto precisa cortar uma das extremidades da caixa até o final, lavar bem até tirar todo leite, deixar escorrer a água e levar a embalagem para o ponto de coleta.

Parceria entre SENAR e Social promove curso para mulheres do campo. A capacitação que teve encerramento ontem, tem a parceria também do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê. Nesta etapa foi direcionado para assistência técnica e gerencial. Quem conta é a técnica ELIZANDRA SALVATORI. Ela afirma que o projeto “Mulheres em Campo” em Saltinho superou todas as expectativas.

Encerramento de curso tem palestra sobre violência doméstica. ELIZANDRA SALVATORI conta que duas policiais de São Miguel Do Oeste, estiveram ontem com as mulheres do município, falando sobre essa violência, através do programa estadual Rede Catarina que trata deste assunto. Conta que as participantes interagiram bastante, ela considera uma tarde muito produtiva.

SENAR está atento á violência contra mulher. SIMONE BAZZO instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, conta que a entidade está empenhada em cada vez mais levar informações para as mulheres do campo, quanto ás formas de violências domésticas e ferramentas paras solucionar esses problemas. Ela conta que na tarde de ontem, através do Rede Catarina, programa estadual contra violência a mulher foi possível preparar mais mulheres do campo.

Projeto Mulheres em Campo é sucesso. Análise é de SIMONE BAZZO, instrutora do SENAR. Ela conta que o curso encerrado ontem, teve duração de 40 horas. De acordo com ela foi muito positivo e comenta que o dever foi cumprido com esse primeiro grupo de mulheres de Saltinho. O encerramento de ontem teve a presença também do secretário de assistência social MATHEUS KHUN e ao fim das atividades um coquetel para os participantes.

Gestão na propriedade. VANEZA PIETRO BIASI, participante do grupo “Mulheres em Campo”, conta que o curso foi muito importante para a família toda. Ela explica que com as informações obtidas vai poder aplicar todos os dias na propriedade. Conta que assim compreende onde vai parar o dinheiro da família. Enfatiza que assim sabe quanto á propriedade possui de patrimônio e o que falta para ampliar a renda da família. VANEZA é moradora da comunidade de Linha Lajeado Elizeu.

Esclarecedor. Assim JULIANE RIBEIRO, avalia o curso de gestão rural, promovido pelo SENAR. Isso por que, conta JULIANE, ela sempre morou na cidade e está entendendo melhor de como gerenciar melhor os recursos da propriedade. Ela afirma que é importante a mulher se envolver cada vez mais nos negócios da família. Ela enfatiza que através do curso as mulheres puderam se desenvolver, podendo assim somar ainda mais na renda familiar.

Exceptiva superada. Assim define MARLENE FRAIDA, da linha São Donato, Saltinho, quanto ao curso do projeto “Mulheres em Campo”. Ela afirma nunca de se deu atenção devida para gestão na propriedade. O que de acordo com ela tem que ser levado a sério. MARLENE chama atenção também para a troca de experiência entre as mulheres do campo, reafirmar o valor de cada uma na família.

Assuntos de envolvimento social sempre são prioridade de encontros. O comentário é do secretário em Saltinho MATEUS KHUN. De acordo com ele, o assunto de ontem, assim como os demais já realizados em palestra são de interesse de toda sociedade. O de ontem, discutiu violência contra mulher, não só a física, mas os vários tipos de violência que as mulheres sofrem hoje, e muitas vezes por medo, ou até falta de conhecimento acabam não denunciando o agressor. O secretário reforça que as mulheres que sofrem algum tipo de abuso, procure o social, o Cras ou a Polícia.

Pela grandiosidade do assunto, secretário esperava público maior no evento alusivo ás mulheres. KHUN, lamenta que o número de participantes tenha sido baixo, diante da importância do assunto e dos casos que tem no mundo todo. Esperava também a participação dos homens, que geralmente são os agressores. Porém, fica contente que as que participaram levaram para casa um amplo conhecimento, que com certeza vai ajudar muita gente.

Professores da rede municipal de educação realizam paralisação. O movimento de greve da categoria iniciou ontem. Eles alegam que está havendo um desmonte do plano de cargos com a retirada do artigo 29 do plano que garantia o piso salarial integral aos professores. Em janeiro o prefeito CLEBER FONTANA enviou ao Legislativo projeto de Lei concedendo reajuste de 4,48 por cento para todas as categorias de servidores públicos. Um dos artigos previa a supressão do artigo 29 do plano de Cargos, Carreira e Salários. A diretoria do Sindicato informa que a paralisação ocorreu somente ontem, envolvendo professores das escolas municipais e CEMEIs e que todos retornam as salas de aula hoje.

Prefeito se reúne com professores. Ontem ainda, CLEBER FONTANA recebeu uma comissão de professores da rede municipal de ensino para a continuidade das conversações sobre temas de interesse da categoria. É o segundo encontro realizado nos últimos dias. CLEBER garantiu mais uma vez o pagamento do piso salarial do magistério e sugeriu um estudo a respeito dos próximos reajustes através de utilização de mecanismos que não comprometam o equilíbrio financeiro da prefeitura. De forma conjunta será construído um projeto neste sentido. Uma série de outros temas foram tratados, além da garantia da continuidade das conversações.

Bombeiros seguem com visitas para contribuição voluntária da população. Afirmação é do comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, VANTUIR SCHOENINGER. Ele lembra que objetivo dessa ação, é ajudar os bombeiros comunitários do município, que hoje passam de 50. O valor arrecadado na comunidade é voltado para compra de equipamento de segurança para os voluntários. As doações podem ser a partir de dois reais, através da conta de energia elétrica. O comandante frisa que durante as visitas, os bombeiros estarão fardados e com a viatura do Corpo de Bombeiros.

Doações para bombeiros comunitários podem ser feitas apenas pela conta de luz. SCHOENINGER ressalta, que os bombeiros não estão autorizados a pegar dinheiro em mãos. Durante as visitas, eles apenas vão preencher um formulário, e o valor doado será cobrado da pessoa na próxima fatura de energia elétrica. O comandante lembra, que alguns equipamentos e materiais já foram adquiridos com as doações. A campanha está sendo feita nos três municípios de abrangência do quartel, Campo Erê, Saltinho e São Bernardino.

Colisão deixa mulher ferida no centro. Por volta das 17 horas e 50 minutos o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atendeu a um acidente de trânsito entre veículos na rua Nereu Ramos, no Centro. Uma mulher de 49 anos sofreu ferimentos leves e após atendimento, foi conduzida ao Pronto Atendimento Municipal.

PM recupera motos furtadas. Uma ação da Polícia Militar, entre quarta e ontem, resultou na apreensão de quatro motocicletas furtadas. Através de uma denúncia anônima, os policiais chegaram até uma área de mata em linha Platanéia, interior de Novo Horizonte. Segundo a PM, as quatro motos foram encontradas todas com alterações em suas características e com parte dos chassis raspados, dificultando a identificação delas no sistema. Todas foram recolhidas e entregues à Polícia Civil para futuras investigações.

Homem é preso acusado de abusar de criança de dois anos. A Polícia Civil, através da Delegacia da Mulher, prendeu preventivamente um homem suspeito de abusar sexualmente de uma criança de dois anos. A prisão ocorreu ontem em Pato Branco. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito e sua esposa mantinham na residência uma espécie de atendimento domiciliar, onde cuidavam de crianças entre um e seis anos. A denúncia chegou à polícia por uma mãe. Ela contou que a criança, após deixar o local, reclamou de dor no órgão genital e disse que a lesão decorreu de ato libidinoso praticado pelo investigado.

Exame pericial confirma abuso de criança. Conforme a polícia, foi decretada prisão preventiva do suspeito, já que seu contato com outras crianças, na condição de cuidador, trazia o risco de que outros abusos ocorressem, o que foi deferido pelo Poder Judiciário. O Conselho Tutelar acompanhou a diligência para identificar as demais crianças que ficavam sob os cuidados do casal e acionar seus familiares. Ainda, foi instaurado inquérito policial para apurar o crime de estupro de vulnerável, previsto no Código Penal. A pena prevê reclusão de oito a 15 anos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.