-DEPUTADO PEDE CPI PARA INVESTIGAR GASTOS DO GOVERNO FEDERAL COM ALIMENTAÇÃO
-MP ARQUIVA INVESTIGAÇÃO CIVIL CONTRA MOISÉS NA COMPRA DOS RESPIRADORES
-ESTADO VAI CONTRATAR PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA RODOVIA SC 163
-MUNICÍPIOS VÃO DIVIDIR CUSTO ADICIONAL PARA IMPLANTAR USINA DE ASFALTO
-MOTOCÃO NO CENTRO DA CIDADE É ADIADO PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO
-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO POR FURTO É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR
-POLÍCIA ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR CAUSA DE ACIDENTE COM MORTE NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A equipe de especialistas médicos liderada pela Organização Mundial da Saúde que está na cidade chinesa de Wuhan encerrou a quarentena nesta quinta-feira. O grupo, que investigará as origens da pandemia da Covid-19, deixou o hotel após duas semanas. Segundo a Reuters, a equipe embarcou em um ônibus depois das 15 horas sem falar com jornalistas. A visita do grupo é sensível para Pequim, e os especialistas vão trabalhar sob estritas medidas de segurança. Até agora, a Covid-19 matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo.
Mais de 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, aponta levantamento atualizado do projeto "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford. Os Estados Unidos lideram a corrida pela vacinação com 23 milhões e 570 mil doses aplicadas até o momento, mas a China divulgou novos dados após sete dias e se aproximou da liderança com 22 milhões. O Brasil subiu para a décima segunda posição com um milhão 113 mil doses aplicadas.
Em uma série de ordens executivas assinadas nesta quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, instruiu o governo federal a não autorizar novas perfurações de petróleo e gás em suas terras, eliminou subsídios aos combustíveis fósseis e ordenou a transformação da frota de carros e caminhões do governo em veículos elétricos, entre outras medidas. As posições marcam uma guinada em relação à política ambiental adotada por seu antecessor, DONALD TRUMP. BIDEN chamou esta quarta de “O dia do Clima”.
O Ministério Público Estadual do Amazonas pediu na segunda-feira a prisão do prefeito de Manaus, DAVID ALMEIDA, e da secretária municipal de Saúde, SHADIA FRAXE, na ação que denuncia irregularidades na aplicação da vacina e no favorecimento de pessoas que teriam furado a fila do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O órgão ainda pede o afastamento de ambos dos cargos públicos. Além da fraude na fila de prioridades durante a campanha de vacinação, o MP diz que houve contratação irregular de dez médicos. Em nota, o prefeito DAVID ALMEIDA disse estar "profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária" do MP e informou que "ingressará com as medidas cabíveis contra os responsáveis". O comunicado ainda afirma que "não há o menor indício de desvio de recursos públicos, ato lesivo ao erário ou repercussão criminal".
O deputado federal MARCELO FREIXO do PSOL do Rio de Janeiro pediu, nesta quarta-feira, a abertura de uma CPI para investigar os gastos do governo JAIR BOLSONARO com alimentação. Um levantamento do núcleo de jornalismo de dados do Jornal Metrópoles de Brasília, mostrou que, no último ano, todos os órgãos do Executivo federal pagaram, juntos, mais de um bilhão e 800 milhões de reais em alimentos, um aumento de 20 por cento em relação a 2019. Só com leite condensado, o gasto foi de 15 milhões e 700 mil reais. O valor equivale a sete mil e 200 latas por dia. O governo federal também gastou dois milhões e 200 mil em goma de mascar e 32 milhões de reais em pizzas e refrigerantes.
Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quarta-feira mostra o presidente JAIR BOLSONARO criticando a imprensa por ter divulgado os gastos do governo federal com alimentação, em específico os 15 milhões em leite condensado. Ele defende que as compras eram para várias áreas do governo, citando a Educação e a alimentação de militares. O Ministério da Defesa divulgou nota na qual afirma que o gasto é necessário para assegurar a alimentação dos militares em atividade e que o valor da etapa comum de alimentação, desde 2017, é de nove reais por dia, por militar. De acordo com a nota o leite condensado "é um dos itens que compõe a alimentação por seu potencial energético". Outra nota, conjunta, divulgada por Secretaria Especial de Comunicação Social, Controladoria-Geral da União, Ministério da Educação e Ministério da Defesa cita que "a lista de gêneros alimentícios vista de forma isolada, sem contextualização, dá margem à má interpretação e conduz a opinião pública, de forma errônea, em direção oposta à real e transparente utilização dos insumos publicitados".
O Ministério Público de Santa Catarina arquivou a investigação no inquérito civil contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA sobre a compra dos 200 respiradores da empresa Veigamed por 33 milhões. O entendimento do procurador-geral de Justiça, FERNANDO COMIN, foi de que não há fundamento para a ação por ato de improbidade administrativa como outras medidas contra MOISÉS. COMIM determinou o arquivamento da apuração relacionada ao governador. Em sua decisão, ele afirmou que "não foi encontrada nenhuma ligação ou mensagem trocada entre o Governador e os empresários envolvidos na compra dos respiradores. A investigação continua contra os demais suspeitos.
O deputado estadual LUIZ FERNANDO CARDOSO, o VAMPIRO do MDB aceitou o convite feito pelo governador CARLOS MOISÉS e assumirá o comando da Secretaria de Estado da Educação. O parlamentar já tem realizado reuniões com o atual secretário, NATALINO UGGIONI, e servidores da pasta para tomar conhecimento de projetos em andamento e trocar informações com as equipes. A data da posse ainda será definida. Essa é a segunda vez que LUIZ FERNANDO VAMPIRO ocupa o cargo de secretário de Estado. Entre janeiro de 2017 e março de 2018, esteve à frente da pasta de Infraestrutura. Antes, também foi secretário de Desenvolvimento Regional em Criciúma.
Há oito semanas, Santa Catarina registrava o número mais alto de casos ativos de coronavírus em toda a pandemia: eram mais de 33 mil registros em dois de dezembro. Desde então, a queda no total de pacientes em tratamento contra a covid-19 é de 52 por cento. Em algumas regiões, como no Sul do Estado, a redução dos casos ativos é de 79 por cento. Nesta quarta-feira, o estado estava com 15 mil 588 pessoas ainda com o vírus. Os movimentos coincidem com os resultados apontados pelo novo mapa de risco, divulgado pela Defesa Civil na tarde desta quarta-feira, que pela primeira vez desde novembro apresenta uma região em amarelo. A redução dos casos ativos também reflete na situação mais confortável dos leitos de terapia intensiva dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde. A taxa geral de ocupação das UTIs é de 76 por cento.
O programa Melhor Amigo, desenvolvido pela Administração Municipal, vai realizar mais uma etapa do serviço de castração de cães e gatos. Os interessados devem protocolar o pedido pelo site saomiguel.sc.gov.br, no banner Central de Atendimento, ou no setor de protocolo, na Prefeitura. No tipo de processo, a pessoa irá selecionar a opção Inscrição para castração de animais domésticos. Para a inscrição ser efetuada, deverá ser anexado cópias do RG, do rendimento de até dois salários mínimos e da comprovação de residência em São Miguel do Oeste. A pessoa ainda deverá informar a quantidade de animais, se é cão ou gato, peso e sexo do animal. O serviço será realizado por clinicas credenciadas pela prefeitura.
O objetivo do programa Melhor Amigo é a redução da população de animais nas ruas da cidade. A afirmação é da responsável pelo programa, KÁTIA WICKERT. Ela explicou que como as ONGs locais não têm abrigo e nem casa para todos estes animais, a solução é a castração. As inscrições são realizadas durante todo o ano e a preferência é no atendimento das fêmeas. Havendo recursos, será feita a liberação da castração nos machos. KÁTIA lembrou ainda, que não é necessário esperar o primeiro cio ou parto do animal. De acordo com ela, a partir dos quatro meses a castração já pode ser realizada. As pessoas devem fazer a inscrição do animal e aguardar a confirmação da data do serviço.
O Município de São Miguel do Oeste termina hoje o trabalho de poda e recolhimento de galhos no bairro São Gotardo. As equipes da prefeitura já passaram pelos São Sebastião e Estrela. Na semana que vem, o trabalho será no bairro Salete. No centro, a campanha ocorre nas sextas e sábados. Neste ano, a campanha tem o emprego de um equipamento que tritura os entulhos vegetais. A prefeitura investiu cerca de 180 mil reais na aquisição da máquina. O equipamento gera um composto vegetal que será destinado aos agricultores e será usado como adubo orgânico. Os moradores podem realizar podas dentro dos terrenos e aproveitar o calendário do município para deixar os galhos em frente as casas para o recolhimento pelas equipes da prefeitura. O morador que depositar galhos em via pública fora do período da coleta poderá ser notificado.
São Miguel do Oeste já identificou 118 focos do mosquito da dengue neste mês. Só nesta semana, foram 27 novos registros. Os dados foram atualizados na manhã de hoje pelo coordenador das equipes de combate à dengue, CELIO SILVA. De acordo com ele, a população está muito preocupada com a Covid e acabou esquecendo da dengue. SILVA citou que os moradores deixaram de tomar os cuidados para eliminar os pontos de água parada, como objetos jogados no pátio ou as caixas dágua descobertas. O centro ainda é o local com maior número de focos do mosquito neste ano.
O décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira com sede em São Miguel do Oeste está realizando um projeto de avaliação da saúde dos militares. A informação é do tenente-coronel e comandante, JAILSON FRANZEN. De acordo com ele, a ação está sendo desenvolvida em parceria com a Associação Beneficente dos Militares Estaduais. Conforme ele, o objetivo é verificar situações de saúde que o efetivo está enfrentando e acabam passando despercebidos do comando. Segundo FRANZEN, a ideia é proporcionar uma maior qualidade de vida aos profissionais do batalhão de São Miguel do Oeste.
Os policiais militares realizam anualmente uma série de avaliações, porém, neste momento estão sendo realizadas outras atividades visando identificar possíveis problemas com cada profissional. A afirmação é do tenente-coronel e comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, JAILSON FRANZEN. Ele destacou que essas ações vão servir para traçar um perfil geral da saúde de cada policial. Ele citou que a partir de agora serão implementados por exemplo, teste de visão, avaliação física e também saúde mental com entrevistas com psicólogos.
Após traçado o perfil de saúde de cada policial a ideia do batalhão é buscar meios de prevenção e ações que possibilitem uma melhora na saúde de cada profissional. O comentário é do tenente-coronel e comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, JAILSON FRANZEN. Ele disse que o trabalho é intenso e parte do efetivo já realizou esse procedimento. Ele ressaltou que a intenção é que a ação seja concluída até o final do primeiro semestre com o efetivo da sede do batalhão. FRANZEN declarou que após concluído, o batalhão vai verificar a possibilidade de expansão desse programa para os demais municípios da região de abrangência do batalhão.
O governador de Santa Catarina CARLOS MOISÉS, cumpriu nesta quarta-feira, agenda em Brasília para discutir a retomada das obras de rodovias federais em Santa Catarina, entre elas, a BR 163 no extremo-oeste. MOISÉS se reuniu com o Ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS e discutiu a possibilidade de colocar recursos estaduais no projeto de revitalização das rodovia que liga São Miguel do Oeste à Dionísio Cerqueira. O governador disse que o ministro recebeu bem a possibilidade de parceria com o estado para a realização da obra. Sobre a BR-163, MOISÉS se colocou à disposição para ajudar como for possível na revitalização do trecho.
O estado pode contratar o projeto para recuperação do trecho sul da BR 163, entre São Miguel do Oeste e Itapiranga. A informação é do secretário estadual de Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. A estrada que liga os dois municípios está em processo final de federalização. Mesmo com a união assumindo o controle da rodovia, o secretário VEIRA disse que a transferência de domínio da SC 163 para a União não tem data para ser concluída. Por isso, o estado vai fazer o projeto de recuperação da via. VIEIRA comentou ainda que a infraestrutura é a prioridade número um do governo estadual e com ela caminhando bem, todas as outras áreas de atuação do Estado também vão avançar.
A Ameosc realizou, nesta terça-feira, a primeira assembleia geral dos prefeitos do extremo-oeste em 2021. O encontro foi coordenado pelo presidente da associação, prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS. Entre as pautas do encontro estiveram o plano contingencial para a volta as aula, o reajuste para os servidores municipais, a BR 163, a conclusão das obras da nova sede da associação e a implantação da usina de asfalto. Os prefeitos também participaram das assembleias do Consórcio de Desenvolvimento Regional e do Consórcio de Saúde da região. As assembleias ocorreram de modo presencial na câmara de vereadores. Segundo VOLKWEIS, as próximas assembleias vão ocorrer de forma virtual.
Os prefeitos da Ameosc vão agendar uma audiência com o ministro dos Transportes para discutir a situação da BR 163, trecho que liga São Miguel do Oeste à Dionísio Cerqueira. Esse foi o principal encaminhamento da primeira assembleia da Ameosc deste ano sobre esse assunto. De acordo com o presidente da associação, EDISON VOLKWEIS, o projeto está pronto e a empresa responsável aguarda pela liberação do orçamento para iniciar os trabalhos. Ele disse que ficou decidido que a audiência no Ministério dos Transportes terá o objetivo de pressionar o governo federal a iniciar as obras o mais rápido possível. A ideia, segundo VOLKWEIS é levar o maior número de prefeitos para o encontro e mostrar que a nossa região não aceita ficar tão esquecida pelo governo federal.
A instalação da usina de asfalto foi um dos principais temas da primeira assembleia geral da Ameosc em 2021. Durante o encontro presencial na sede da Ameosc, os prefeitos discutiram a complementação financeira para a compra dos equipamentos da usina. O presidente da Ameosc, EDILSON VOLKWEIS disse que o governo federal repassou quatro milhões e meio para ao projeto, mas que serão necessários cerca de um milhão de reais a mais para a aquisição das máquinas e construção do prédio para a usina que será instalada em São Miguel do Oeste. Ele disse que ficou acertado que esse valor complementar será dividido integralmente entre as prefeituras do Conder. VOLKWEIS disse que o valor que será pago é pequeno diante do retorno que a usina vai dar aos municípios.
A volta do Motocão para o centro da cidade vai ter que esperar mais um pouco para acontecer. Pelo segundo ano consecutivo, o encontro de motociclistas na praça Walnir Botaro Daniel foi cancelado. Em 2020, o motogrupo Caes do Asfalto teve que adiar o evento em razão da pandemia do coronavírus. O grupo remarcou o Motocão para março deste ano. Nesta terça-feira, o presidente da entidade, LIRIO DALMINA anunciou que o evento foi cancelado e remarcado para março de 202. A decisão foi tomada por unanimidade em reunião do motogrupo na noite desta terça-feira. O Motocão, que foi levado para o parque de exposições depois de muitas edições na praça, estaria voltando para o centro da cidade neste ano.
Uma das motivações para o cancelamento do Motocão previsto para abril é o fechamento das fronteiras e as recomendações para evitar a aglomeração de pessoas. De acordo com o presidente do motogrupo Cães do Asfalto, LIRIO DALMINA. Ele disse que o evento costuma receber motociclistas de outros países, o que não seria possível neste ano. Além disso, não há uma certeza sobre o estágio da pandemia e as possíveis restrições para eventos no mês de abril. Ele disse que é mais seguro deixar o motocao para o ano que vem.
DALMINA disse que a nova data do Motocão é o segundo final de semana de março do ano que vem, dias 11, 12 e 13.
A região extremo-oeste voltou para o risco gravíssimo de contágio por coronavírus. O novo mapa divulgado nesta quarta-feira mostra oito regiões em bandeira vermelha no estado. Na semana passada, eram nove regiões nessa classificação. O extremo-oeste, que estava em bandeira laranja, teve uma piora nos indicadores e voltou para bandeira vermelha. O governo também comunicou nesta quarta que, a partir da semana que vem, o mapa de risco passará a ser divulgado aos sábados. Desde o início da pandemia, a atualização vinha sendo feita durante os dias da semana, entre quarta e quinta-feira na maioria das vezes. Segundo o governo, os dados agora serão coletados nas sextas feiras, com divulgação aos sábados. As alterações e medidas sanitárias passarão a ser aplicadas na segunda-feira subsequente.
Uma briga de casal terminou com um homem ferido à facadas na noite de ontem em São Lourenço do Oeste. Os bombeiros foram chamados para atender uma ocorrência de princípio de incêndio em uma residência no bairro Cruzeiro. No local, os socorristas fizeram a extinção do fogo em colchão da casa. No local, havia um homem ferido com golpes de faca. Segundo a PM, que também foi chamada, o casal havia brigado e o homem acabou ferido. Ele foi socorrido e levado para atendimento médico.
A Polícia Militar de Itapiranga prendeu nesta quarta-feira um homem com mandado de prisão em aberto por furto. O foragido tinha 31 anos e estava sendo procurado por guarnições policiais de toda região. Nesta quarta-feira, ele se entregou. A Polícia Militar efetuou a prisão e encaminhou o homem à Unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.
A DPCAMI de São Miguel do Oeste prendeu em flagrante, na tarde desta quarta-feira, um homem por posse ilegal de arma de fogo. Os policiais civis da delegacia especializada cumpriram um mandado de busca de apreensão na casa do suspeito no interior do município. No local, foram encontradas três armas de fogo, sendo duas espingardas e uma carabina, além de um “silenciador” e munições. Uma das armas estava com a numeração raspada e com um “silenciador”, acessório de uso restrito. Como os crimes são inafiançáveis, o homem conduzido para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do acidente que resultou em uma morte no último sábado na BR 163. A colisão envolveu dois Onix e a condutora de uma deles, ANDREIA GOZZI ORTOLAN, de 27 anos, morreu na hora. No outro veículo estavam um homem de 27 anos e uma mulher de 41 que foram encaminhados ao Hospital Regional. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista que ficou ferido se recusou a fazer o teste do bafômetro. De acordo com o delegado, CLAUDIR STANG, o inquérito vai apurar as circunstancias da colisão e as eventuais responsabilidades dos condutores. Ele disse que os primeiros trabalhos vão se basear em depoimentos de testemunhas e laudos periciais.