-DEPUTADO PEDE CPI PARA INVESTIGAR GASTOS DO GOVERNO FEDERAL COM ALIMENTAÇÃO
-MP ARQUIVA INVESTIGAÇÃO CIVIL CONTRA MOISÉS NA COMPRA DOS RESPIRADORES
-NOVA REMESSA DE VACINAS CHEGA HOJE À ITAPIRANGA
-RETORNO DAS AULAS EM ITAPIRANGA SERÁ OFERECIDO EM DIFERENTES MODELOS
-ATAQUE DE LAGARTAS NAS PASTAGENS PREOCUPA A EPAGRI
-CALOR EXCESSIVO TRAZ PREJUÍZOS A PRODUÇÃO LEITEIRA
-MORRE MÃE QUE DEU LUZ A TRIGÊMEOS EM ITAJAÍ
-POLÍCIA MILITAR DE ITAPIRANGA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A equipe de especialistas médicos liderada pela Organização Mundial da Saúde que está na cidade chinesa de Wuhan encerrou a quarentena nesta quinta-feira. O grupo, que investigará as origens da pandemia da Covid-19, deixou o hotel após duas semanas. Segundo a Reuters, a equipe embarcou em um ônibus depois das 15 horas sem falar com jornalistas. A visita do grupo é sensível para Pequim, e os especialistas vão trabalhar sob estritas medidas de segurança. Até agora, a Covid-19 matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo.
Mais de 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, aponta levantamento atualizado do projeto "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford. Os Estados Unidos lideram a corrida pela vacinação com 23 milhões e 570 mil doses aplicadas até o momento, mas a China divulgou novos dados após sete dias e se aproximou da liderança com 22 milhões. O Brasil subiu para a décima segunda posição com um milhão 113 mil doses aplicadas.
Em uma série de ordens executivas assinadas nesta quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, instruiu o governo federal a não autorizar novas perfurações de petróleo e gás em suas terras, eliminou subsídios aos combustíveis fósseis e ordenou a transformação da frota de carros e caminhões do governo em veículos elétricos, entre outras medidas. As posições marcam uma guinada em relação à política ambiental adotada por seu antecessor, DONALD TRUMP. BIDEN chamou esta quarta de “O dia do Clima”.
O Ministério Público Estadual do Amazonas pediu na segunda-feira a prisão do prefeito de Manaus, DAVID ALMEIDA, e da secretária municipal de Saúde, SHADIA FRAXE, na ação que denuncia irregularidades na aplicação da vacina e no favorecimento de pessoas que teriam furado a fila do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O órgão ainda pede o afastamento de ambos dos cargos públicos. Além da fraude na fila de prioridades durante a campanha de vacinação, o MP diz que houve contratação irregular de dez médicos. Em nota, o prefeito DAVID ALMEIDA disse estar "profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária" do MP e informou que "ingressará com as medidas cabíveis contra os responsáveis". O comunicado ainda afirma que "não há o menor indício de desvio de recursos públicos, ato lesivo ao erário ou repercussão criminal".
O deputado federal MARCELO FREIXO do PSOL do Rio de Janeiro pediu, nesta quarta-feira, a abertura de uma CPI para investigar os gastos do governo JAIR BOLSONARO com alimentação. Um levantamento do núcleo de jornalismo de dados do Jornal Metrópoles de Brasília, mostrou que, no último ano, todos os órgãos do Executivo federal pagaram, juntos, mais de um bilhão e 800 milhões de reais em alimentos, um aumento de 20 por cento em relação a 2019. Só com leite condensado, o gasto foi de 15 milhões e 700 mil reais. O valor equivale a sete mil e 200 latas por dia. O governo federal também gastou dois milhões e 200 mil em goma de mascar e 32 milhões de reais em pizzas e refrigerantes.
Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quarta-feira mostra o presidente JAIR BOLSONARO criticando a imprensa por ter divulgado os gastos do governo federal com alimentação, em específico os 15 milhões em leite condensado. Ele defende que as compras eram para várias áreas do governo, citando a Educação e a alimentação de militares. O Ministério da Defesa divulgou nota na qual afirma que o gasto é necessário para assegurar a alimentação dos militares em atividade e que o valor da etapa comum de alimentação, desde 2017, é de nove reais por dia, por militar. De acordo com a nota, o leite condensado "é um dos itens que compõe a alimentação por seu potencial energético". Outra nota, conjunta, divulgada por Secretaria Especial de Comunicação Social, Controladoria-Geral da União, Ministério da Educação e Ministério da Defesa cita que "a lista de gêneros alimentícios vista de forma isolada, sem contextualização, dá margem à má interpretação e conduz a opinião pública, de forma errônea, em direção oposta à real e transparente utilização dos insumos publicitados".
O Ministério Público de Santa Catarina arquivou a investigação no inquérito civil contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA sobre a compra dos 200 respiradores da empresa Veigamed por 33 milhões. O entendimento do procurador-geral de Justiça, FERNANDO COMIN, foi de que não há fundamento para a ação por ato de improbidade administrativa como outras medidas contra MOISÉS. COMIM determinou o arquivamento da apuração relacionada ao governador. Em sua decisão, ele afirmou que "não foi encontrada nenhuma ligação ou mensagem trocada entre o Governador e os empresários envolvidos na compra dos respiradores. A investigação continua contra os demais suspeitos.
O deputado estadual LUIZ FERNANDO CARDOSO, o VAMPIRO do MDB aceitou o convite feito pelo governador CARLOS MOISÉS e assumirá o comando da Secretaria de Estado da Educação. O parlamentar já tem realizado reuniões com o atual secretário, NATALINO UGGIONI, e servidores da pasta para tomar conhecimento de projetos em andamento e trocar informações com as equipes. A data da posse ainda será definida. Essa é a segunda vez que LUIZ FERNANDO VAMPIRO ocupa o cargo de secretário de Estado. Entre janeiro de 2017 e março de 2018, esteve à frente da pasta de Infraestrutura. Antes, também foi secretário de Desenvolvimento Regional em Criciúma.
Há oito semanas, Santa Catarina registrava o número mais alto de casos ativos de coronavírus em toda a pandemia: eram mais de 33 mil registros em dois de dezembro. Desde então, a queda no total de pacientes em tratamento contra a covid-19 é de 52 por cento. Em algumas regiões, como no Sul do Estado, a redução dos casos ativos é de 79 por cento. Nesta quarta-feira, o estado estava com 15 mil 588 pessoas ainda com o vírus. Os movimentos coincidem com os resultados apontados pelo novo mapa de risco, divulgado pela Defesa Civil na tarde desta quarta-feira, que pela primeira vez desde novembro apresenta uma região em amarelo. A redução dos casos ativos também reflete na situação mais confortável dos leitos de terapia intensiva dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde. A taxa geral de ocupação das UTIs é de 76 por cento.
Falta de material, mão de obra e altos custos trazem dificuldades para construção civil. Conforme o engenheiro, TIAGO BERWANGER, em comparação ao mesmo período do ano passado, os valores de produtos e mão de obra destinados à construção civil estão bem mais altos, o que acaba elevando os custos para quem constrói. Ele cita como exemplo o reajuste expressivo das ferragens, o que elevou o custo do metro quadrado construído. O engenheiro esclarece que a justificativa é que as usinas que vendem ferro passaram a exportar mais, devido à alta do dólar, desabastecendo o mercado interno. Ele comenta que segundo informações de representantes e fornecedores do setor, a situação deve melhorar até metade do ano. BERWANGER comenta que a recomendação para quem vai construir é se planejar, pois além do alto custo e falta de mão de obra especializada, outro problema é a falta de material, principalmente de ferragens, tijolos e telhas.
Fiscal de Itapiranga é eleito vice-presidente da vigilância sanitária da Ameosc e Ameríos. ALCENIR BENACHIO foi empossado em reunião nesta terça-feira. A informação é do coordenador da câmara técnica de vigilância sanitária da Ameosc e Ameríos, EVANDRO BACK, o qual foi eleito presidente da Associação. Conforme o coordenador da câmara técnica de vigilância sanitária, EVANDRO BACK, as metas para este ano são fiscalizações conscientes e participativas. BACK destaca que cada município possui suas demandas, e o objetivo é trabalhar em defesa da saúde e segurança sanitária da população.
Caixa econômica Federal passa a oferecer linhas de crédito para agricultores./A informação é do superintendente em exercício do Oeste de Santa Catarina, LEANDRO DAMO. Segundo ele, aCaixa já atua com agronegócio desde 2012, mas somente com grandes produtores e repasse de Pronaf para as cooperativas. A mudança, conforme LEANDRO DAMO, é que a partir de agora, a Caixa passa a oferecer o Pronaf custeio e investimento, diretamente aos produtores. Além disso, a Caixa iniciou o ano com a assinatura de convênios em diversas entidades a exemplo da Epagri, oferecendo a assistência técnica na elaboração dos projetos em que a Caixa exige. Além da Epagri, os sindicatos da região também darão suporte aos agricultores na hora do acesso ao crédito.
Retorno das aulas em Itapiranga será oferecido através de três modelos. Famílias deverão escolher o método mais adequado. De acordo com o coordenador regional de Educação de Itapiranga, VILSON VON BOSTEL, o retorno está previsto para 18 de fevereiro. Destaca que durante os meses de dezembro e janeiro, a secretaria de Educação estudou os três modelos pedagógicos estabelecidos pelo Estado, abrangendo várias situações. Ele destaca que o modelo 100 por cento presencial pode ser adotado por escolas que possuam até 15 alunos em cada turma com distanciamento de 1 metro e meio entre os colegas da sala de aula. VILSON VON BORSTEL revela que apenas seis escolas da regional poderão atender totalmente desta forma. O segundo modelo disponibilizado será o sistema misto, chamado de “tempo escola e tempo casa”, para a maioria das escolas. VON BORSTEL lembra que em 2020 todo sistema foi mobilizado para as aulas remotas, e este modelo deve continuar parcialmente em 2021.
Turmas serão subdivididas. O coordenador regional de Educação de Itapiranga cita que modelo misto deve ser adotado em turmas maiores. Conforme VILSON VON BORSTEL, uma turma terá aula presencial em uma semana, e na outra, a segunda turma. VON BORSTEL chama a atenção que na semana em que o aluno estiver em casa, as atividades serão encaminhadas remotamente. Já o terceiro modelo é 100 por cento remoto. O coordenador explica que este será ofertado para alunos do grupo de risco ou que os pais não autorizarem o retorno.
Retorno gradativo demanda grande empenho dos colaboradores. Para o coordenador regional de Educação de Itapiranga, VILSON VON BOSTEL, o foco agora está na organização das escolas, alimentação, transporte escolar e no plano de contingência. Ele ressalta que os professores já retornaram com planejamentos, realizando mapeamentos e contatando famílias. VON BORSTEL destaca que na tarde desta quinta-feira haverá uma nova reunião para definir o processo de formação dos professores. Ele cita que o processo é instável, e algumas questões precisarão ser resolvidas ainda durante o processo de retorno. VILSON VON BORSTEL salienta que a pandemia ainda não acabou, e por isso, os pais terão autonomia de autorizar ou não o retorno, porém, destaca que o retorno é extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens.
Nova remessa de vacinas contra Covid-19 chega hoje a Itapiranga. A informação é da secretária de Saúde, CLAIR HECK HEINEN. Ela cita que na primeira remessa foram recebidas 81 doses da vacina CoronaVac, fornecida pelo Instituto Butantan de São Paulo, destinadas aos profissionais da saúde. Conforme CLAIR, uma segunda remessa deve chegar hoje, beneficiando outros profissionais. Ela lembra que a secretaria não possui autonomia de decidir quem recebe a vacina. De acordo com a secretária de Saúde, um levantamento é realizado e enviado ao ministério da Saúde, que define a escala de prioridade e critérios aos beneficiários. Na primeira dose, apenas 30 por cento dos profissionais receberam a vacina. CLAIR cita que neste segundo momento, ainda não se sabe a quantidade exata de doses que devem ser destinadas ao município, porém, espera que outros 85 profissionais possam er imunizados.
Segunda remessa disponibilizada será a vacina de Oxford. Conforme CLAIR HECK HEINEN, estas vacinas são destinadas através de um convênio com o Instituto Bio Manguinhos do Rio de Janeiro. Ela cita que a expectativa é de que os institutos consigam em breve autorização de fabricação própria em seus laboratórios, e possam produzir uma demanda maior e atender todos os grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades. A secretária de Saúde revela ainda que o planejamento para 2021 é uma campanha de prevenção à Covid-19. Ela cita que apesar da vacina, os cuidados de higiene são essenciais, como lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel, usar máscara e manter o distanciamento.
Foco da secretaria de Saúde são atendimentos emergenciais. Atenção básica do município possui grande demanda. A secretária de CLAIR HECK HEINEN, enfermeira do município há 33 anos, destaca que os serviços na área da saúde exigem grande demanda de pessoas, materiais e financeiro. Ela salienta que desde o início da pandemia, as atividades essenciais, como pronto atendimento, convênio com hospitais, transportes de pacientes, não pararam. CLAIR lembra que com a troca de governo, alguns convênios estão sendo renovados neste mês de janeiro e outros efetuados por licitações. Destaca que o município possui 87 pessoas trabalhando na secretaria de Saúde em diversos setores. A secretária comenta que o número de profissionais, em virtude de um acordo estabelecido entre municípios na pandemia não pode aumentar. CLAIR HEINEN pede que a população tenha cautela e procure somente atendimento em casos necessários.
Epagri de São João do Oeste passa a atender junto ao setor da Prefeitura. Novo espaço faz parte do planejamento de governo. Conforme o extensionista da Epagri de São João do Oeste, JORGE SCHROEDER, a mudança visa atender melhor os produtores. Para ele, os trabalhos neste início de ano, estão concentrados em auxiliar o produtor nos novos plantios, investimentos em propriedades através de programas com juros baixos para novos financiamentos, auxílio devido à estiagem, entre outros. SCHROEDER cita que as perdas de produção com a estiagem foram grandes. Para ele, os prejuízos maiores estão nas pastagens agropecuárias e lavouras de milho para grão e silagem, as quais são estimadas em 60 por cento. Cita que algumas propriedades foram contempladas com o Proagro, Programa de Garantia de Atividade Agropecuária aos pequenos e médios produtores, visando amenizar os prejuízos.
Ataque de lagartas nas pastagens preocupa a Epagri. O extensionista da Epagri de São João do Oeste, JORGE SHROEDER, destaca que a chuva dos últimos dias tem animado o produtor a realizar o plantio da safrinha. Porém, com o retorno das chuvas, houve também aumento de lagartas nas pastagens. SCHROEDER cita que o problema é registrado em várias regiões. Para ele, áreas grandes de milho e pastagens se tornou uma grande oferta de alimento para as pragas. Ele destaca que a Epagri está estudando o avanço das lagartas sobre as pastagens. O extensionista da Epagri de São João do Oeste lembra da importância do produtor realizar uma análise de solo, sendo válida tanto para acidez como para fertilidade. SCHROEDER revela que nos meses de março ou abril estará disponível o programa de calcário, e o produtor deve ter em mãos a análise de solo.
Calor excessivo traz prejuízos a produção leiteira. Produtores devem redobrar os cuidados no verão. De acordo com o médico veterinário da prefeitura de Itapiranga, DOMICÍLIO STEFANELLO, nesta época do ano, o conforto térmico varia muito. Chama a atenção da importância de manter os animais em locais de sombra, pois nesta estação a imunidade das vacas diminui, e adoecem com maior facilidade. Conforme STEFANELLO, o calor diminui o fluxo sanguíneo dos órgãos, aumenta a respiração, reduz a ingestão de água e alimento e, consequentemente compromete a produção. Ele enfatiza que o produtor deve reforçar o cuidado tanto em vacas que estão produzindo, como para as que estão secas. O médico veterinário faz o alerta para a alta radiação solar direta, pois pode implicar no chamado “estresse calórico”, que somadas à altas temperaturas, impacta na performance das vacas, causando perdas expressivas ao setor.
DOMICÍLIO STEFANELLO cita que uma pesquisa revela que até 2050, a produção de leite deve dobrar no mundo, utilizando apenas 50 por cento dos recursos disponíveis. Para ele, os produtores terão grandes desafios quanto à disponibilidade de água, alimentos e energia. Destaca que será preciso produzir o dobro com a metade dos recursos disponíveis. Cita que a previsão de futuro serão vacas com facilidade no manejo, maior conversão alimentar e mais férteis, para uma boa valorização de mercado e qualidade do leite. Para ele, o produtor precisa cada vez mais buscar se adequar às produções sustentáveis, pois as informações climáticas revelam oscilações em longos períodos de intenso calor e outros de bastante frio . O médico veterinário salienta que a prefeitura de Itapiranga está à disposição para auxiliar o produtor, repassando informações importantes e atendendo as demandas existentes. DOMICÍLIO STEFANELLO enaltece que os maiores casos atendidos ainda são doenças parasitárias, ingestão excessiva de alimentos, acidentes e intoxicações.
Estabelecimento comercial é flagrado descumprindo medidas de isolamento. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste realizou o flagrante por volta das 15 horas desta quarta-feira na Rua John Kennedy, bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. O estabelecimento não estava cumprindo as medidas de isolamento. No local, foi constatado a aglomeração de pessoas em ambiente fechado, sendo que as pessoas presentes não estavam mantendo o distanciamento social. A proprietária do estabelecimento foi orientada e recebeu um termo de notificação de irregularidade administrativa.
Homem morre após ser atingido por árvore no Oeste. Um trabalhador morreu na manhã desta quarta-feira, após ser atingido por uma árvore no interior de Irani. O fato aconteceu por volta das 9 horas e 30 minutos em uma fazendo, quando a vítima realizava o corte em uma propriedade. A vítima de 48 anos não resistiu aos ferimentos. Populares que estavam no local realizaram os primeiros socorros. A árvore atingiu a cabeça do homem que chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do pronto atendimento.
Polícia Civil prende homem por posse de arma de fogo de uso restrito em São Miguel do Oeste. A Polícia Civil, através da DPCAMI de São Miguel do Oeste, prendeu em flagrante na tarde desta quarta-feira, um homem residente no interior do município por possuir em sua residência, três armas de fogo, sendo duas espingardas e uma carabina, além de um silenciador e munições. A investigação realizada pela Polícia Civil resultou na expedição de mandado de busca e apreensão pelo Poder Judiciário, sendo a diligência cumprida na tarde de ontem./Uma das armas estava com a numeração raspada. O silenciador é acessório de uso restrito, o que tornou os crimes inafiançáveis. O homem foi preso e conduzido à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Vídeos mostram pesca proibida no Rio Uruguai. Estão circulando em grupos de WhatsApp, vídeos que mostram ao menos três pescadores no rio Uruguai, em pleno período de piracema, realizando a pesca irregular, considerada crime. O ato foi registrado no Salto do Yucumã, um local de preservação, onde os cardumes de peixes se aglomeram para a desóva. Ainda no vídeo ficou claro que os pescadores praticaram "arrastão'', pegando os cardumes inteiros de peixes protegidos e prontos para a reprodução./Nas imagens, e durante a fala de um dos suspeitos, eles comentam sobre a roupa usada para a pesca proibida, onde estão camuflados para se passar pelo Ibama.
Segundo o Capitão e Comandante da Polícia Militar Ambiental, EVERTON RONCÁGLIO, o fato foi registrado no parque do Turvo em Derrubadas./A Polícia Militar Ambiental do Rio Grande do Sul já está tomando as medidas necessárias, bem como um boletim de ocorrência foi realizado e os suspeitos identificados. O comandante lamentou o episódio, afinal, o trabalho é muito grande de conscientização e de preservação e ainda existem pessoas que cometem esse tipo de crime. O Parque Estadual do Turvo é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, município de Derrubadas, junto ao rio Uruguai, fazendo divisa com o estado de Santa Catarina e a província argentina de Misiones.
Morre mãe que deu luz a trigêmeos em Itajaí. CAMILA CASSIMIRO DA CONCEIÇÃO, que na última terça-feira, deu a luz aos primeiros trigêmeos de 2021, no Hospital de Itajaí, faleceu na manhã desta quinta-feira. O caso teve grande repercussão. Na terça-feira, a mãe dos recém-nascidos VITÓRIA, BRENO E VALENTINA, deu entrada na UTI após seu quadro clínico evoluir para uma intercorrência importante, precisando passar por cirurgia./O Hospital informou por meio de nota que a paciente teve seu parto cesariana realizado sem intercorrências. No puerpério imediato, CAMILA evoluiu com complicações hemorrágicas, havendo necessidade de uma nova intervenção cirúrgica, de emergência./Devido à gravidade do caso, a paciente foi transferida e veio a óbito na manhã desta quinta-feira. Além dos trigêmeos, CAMILA era mãe de mais três crianças. Na primeira gestação ela teve um bebê, na segunda foram gêmeos e na terceira vieram trigêmeos. Os recém-nascidos, apesar de nascerem prematuros, não precisaram ficar na UTI Neonatal.
Polícia Militar de Itapiranga cumpre mandado de prisão. A Polícia prendeu nesta quarta-feira, um homem de 31 anos. O foragido possuía um mandado de prisão em seu desfavor pelo crime de furto. Natural do Rio Grande do Sul, o suspeito estava sendo procurado por guarnições de toda região. Nesta quarta-feira, ele se entregou. A Polícia Militar efetuou a prisão e encaminhou o homem à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.