ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 28/01/2021

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A equipe de especialistas médicos liderada pela Organização Mundial da Saúde que está na cidade chinesa de Wuhan encerrou a quarentena nesta quinta-feira. O grupo, que investigará as origens da pandemia da Covid-19, deixou o hotel após duas semanas. Segundo a Reuters, a equipe embarcou em um ônibus depois das 15 horas sem falar com jornalistas. A visita do grupo é sensível para Pequim, e os especialistas vão trabalhar sob estritas medidas de segurança. Até agora, a Covid-19 matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo.

Mais de 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, aponta levantamento atualizado do projeto "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford. Os Estados Unidos lideram a corrida pela vacinação com 23 milhões e 570 mil doses aplicadas até o momento, mas a China divulgou novos dados após sete dias e se aproximou da liderança com 22 milhões. O Brasil subiu para a décima segunda posição com um milhão 113 mil doses aplicadas.

Em uma série de ordens executivas assinadas nesta quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, instruiu o governo federal a não autorizar novas perfurações de petróleo e gás em suas terras, eliminou subsídios aos combustíveis fósseis e ordenou a transformação da frota de carros e caminhões do governo em veículos elétricos, entre outras medidas. As posições marcam uma guinada em relação à política ambiental adotada por seu antecessor, DONALD TRUMP. BIDEN chamou esta quarta de “O dia do Clima”.

O Ministério Público Estadual do Amazonas pediu na segunda-feira a prisão do prefeito de Manaus, DAVID ALMEIDA, e da secretária municipal de Saúde, SHADIA FRAXE, na ação que denuncia irregularidades na aplicação da vacina e no favorecimento de pessoas que teriam furado a fila do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O órgão ainda pede o afastamento de ambos dos cargos públicos. Além da fraude na fila de prioridades durante a campanha de vacinação, o MP diz que houve contratação irregular de dez médicos. Em nota, o prefeito DAVID ALMEIDA disse estar "profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária" do MP e informou que "ingressará com as medidas cabíveis contra os responsáveis". O comunicado ainda afirma que "não há o menor indício de desvio de recursos públicos, ato lesivo ao erário ou repercussão criminal".

O deputado federal MARCELO FREIXO do PSOL do Rio de Janeiro pediu, nesta quarta-feira, a abertura de uma CPI para investigar os gastos do governo JAIR BOLSONARO com alimentação. Um levantamento do núcleo de jornalismo de dados do Jornal Metrópoles de Brasília, mostrou que, no último ano, todos os órgãos do Executivo federal pagaram, juntos, mais de um bilhão e 800 milhões de reais em alimentos, um aumento de 20 por cento em relação a 2019. Só com leite condensado, o gasto foi de 15 milhões e 700 mil reais. O valor equivale a sete mil e 200 latas por dia. O governo federal também gastou dois milhões e 200 mil em goma de mascar e 32 milhões de reais em pizzas e refrigerantes.

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quarta-feira mostra o presidente JAIR BOLSONARO criticando a imprensa por ter divulgado os gastos do governo federal com alimentação, em específico os 15 milhões em leite condensado. Ele defende que as compras eram para várias áreas do governo, citando a Educação e a alimentação de militares. O Ministério da Defesa divulgou nota na qual afirma que o gasto é necessário para assegurar a alimentação dos militares em atividade e que o valor da etapa comum de alimentação, desde 2017, é de nove reais por dia, por militar.

De acordo com a nota o leite condensado "é um dos itens que compõe a alimentação por seu potencial energético". Outra nota, conjunta, divulgada por Secretaria Especial de Comunicação Social, Controladoria-Geral da União, Ministério da Educação e Ministério da Defesa cita que "a lista de gêneros alimentícios vista de forma isolada, sem contextualização, dá margem à má interpretação e conduz a opinião pública, de forma errônea, em direção oposta à real e transparente utilização dos insumos publicitados".

O Ministério Público de Santa Catarina arquivou a investigação no inquérito civil contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA sobre a compra dos 200 respiradores da empresa Veigamed por 33 milhões. O entendimento do procurador-geral de Justiça, FERNANDO COMIN, foi de que não há fundamento para a ação por ato de improbidade administrativa como outras medidas contra MOISÉS. COMIM determinou o arquivamento da apuração relacionada ao governador. Em sua decisão, ele afirmou que "não foi encontrada nenhuma ligação ou mensagem trocada entre o Governador e os empresários envolvidos na compra dos respiradores. A investigação continua contra os demais suspeitos.

O deputado estadual LUIZ FERNANDO CARDOSO, o VAMPIRO do MDB aceitou o convite feito pelo governador CARLOS MOISÉS e assumirá o comando da Secretaria de Estado da Educação. O parlamentar já tem realizado reuniões com o atual secretário, NATALINO UGGIONI, e servidores da pasta para tomar conhecimento de projetos em andamento e trocar informações com as equipes. A data da posse ainda será definida. Essa é a segunda vez que LUIZ FERNANDO VAMPIRO ocupa o cargo de secretário de Estado. Entre janeiro de 2017 e março de 2018, esteve à frente da pasta de Infraestrutura. Antes, também foi secretário de Desenvolvimento Regional em Criciúma.

Há oito semanas, Santa Catarina registrava o número mais alto de casos ativos de coronavírus em toda a pandemia: eram mais de 33 mil registros em dois de dezembro. Desde então, a queda no total de pacientes em tratamento contra a covid-19 é de 52 por cento. Em algumas regiões, como no Sul do Estado, a redução dos casos ativos é de 79 por cento. Nesta quarta-feira, o estado estava com 15 mil 588 pessoas ainda com o vírus. Os movimentos coincidem com os resultados apontados pelo novo mapa de risco, divulgado pela Defesa Civil na tarde desta quarta-feira, que pela primeira vez desde novembro apresenta uma região em amarelo. A redução dos casos ativos também reflete na situação mais confortável dos leitos de terapia intensiva dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde. A taxa geral de ocupação das UTIs é de 76 por cento.

É preciso acima de tudo haver segurança na saúde para professores e alunos. Quem comenta é GILBERTO ZÁTERA, Coordenador Regional de Educação, se referindo ao início do ano letivo. Apesar dos esforços que terão que ser feitos pelos profissionais, alunos e seus pais, ele confia no sucesso dos trabalhos na educação da região. Não tem dúvida da produtividade de todos, seja qual for o sistema escolhido: cem por cento presencial; alternativo em casa e na sala de aula, e cem por cento remoto.

Alunos que terão como escolha estudar no sistema remoto, deverão ser supervisionados pelos pais. É o que diz o Coordenador Regional de Educação. Conforme GILBERTO ZÁTERA, nesse sistema de ensino, os pais assinarão termo de compromisso, garantindo que seus filhos se empenhem e desenvolvam todas as atividades que forem repassadas pelos professores.

Dengue se mantém sob controle nos primeiros dias do ano. SAMARA RONCHI – Coordenadora de Vigilância em Saúde de Campo Erê, salienta que, ao contrário de dezembro, agora a situação com a doença é tranquila, porém, casos suspeitos foram para análise e a saúde pública aguarda resultados. São pessoas que tiveram sintomas compatíveis com a dengue. Esses exames negativaram para Covid. Exagero da chuva combinado com o calor é muito favorável a dengue.

Por causa das condições do clima Vigilância em Saúde aguarda surgimento de novos casos de dengue nos próximos dias. SAMARA RONCHI faz um apelo à população para que cuide de acúmulos de água, inclusive nas calhas. Orienta os moradores a cobrirem as calhas com tela fina para evitar que o mosquito deposite seus ovos. Qualquer coisa que acumule água é potencial de criadouro do inseto transmissor.

Armadilhas são distribuídas na cidade para monitorar dengue. A Coordenadora de Vigilância em Saúde informa que Campo Erê teve 10 focos do mosquito Aedes Aegipty. A alguns anos a cidade está infestada desse inseto. SAMARA RONCHI comenta que isso preocupa porque se for desencadeada uma contaminação, pode ficar incontrolável. Dengue tem os primeiros sintomas da Covid: febre alta, dor no corpo e muito mal estar.

Projeto de lei para vacinação prioritária de professores é apresentado por Deputados Estaduais. Uma das autoras, LUCIANE CARMINATTI, explica que o Plano estadual de Vacinação, apresentado pelo Estado em dezembro, coloca que os profissionais da educação receberiam a vacina somente na quarta fase. Porém, na opinião da Deputada Estadual, como o estado tem todas as regiões em situação grave ou gravíssima, entende que para a segurança das famílias dos estudantes e demais envolvidos com a educação, é necessária a imunização antes do retorno das aulas.

Governo Brasileiro tem todas as condições de imunizar os profissionais da educação. Segundo LUCIANE CARMINATTI, bastaria vontade política e agilidade dos Ministérios da Educação e Saúde para que a vacinação acontecesse. Salienta que o projeto tem apoio de alguns Governadores, que pressionam para que a prioridade seja dada aos professores ainda antes da volta as aulas. A Deputada frisa que a reivindicação foi feita já em setembro do ano passado, mas mesmo com a demora, já tem tratativas acontecendo.

Campanha que visa priorizar profissionais da saúde é Nacional. A Deputada Estadual LUCIANE CARMINATTI conta que já tem adesão da Undime Nacional, a União dos Dirigentes Municipais da Educação. Ela lembra que Santa Catarina tem mais de cento e vinte e dois mil profissionais das redes públicas e privadas do estado, que representam cerca de 16 por cento das pessoas de Santa Catarina. Agora espera com expectativa que os profissionais recebam a vacina logo que o projeto for aprovado, dando mais segurança a todos os envolvidos com a educação.

MPA retoma foco em atividades. Conforme o Coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores em Saltinho, GEOVANO DAL BELO, a pandemia impediu muito as atividades do movimento. Devido às restrições de presença de público, o MPA realizou poucas reuniões e encontros no ano passado. Porém, com o início da vacinação e a população entendendo a importância dos cuidados básicos com o coronavírus, o foco volta para sementes crioulas e levar aos produtores o conhecimento dos seus direitos. Segundo o coordenador, agora o MPA da mais um passo no sentido da produção de alimentos.

Alimentos produzidos pelo pequeno agricultor são muito mais nutritivos. Assim define GEOVANO DAL BELO, inclusive afirmando que quem come da produção familiar está ingerindo saúde. Nesse momento trabalha a conscientização dos agricultores, que plantem um pouco mais para poder vender, trocar ou doar para famílias necessitadas. O coordenador explica que os alimentos que o agricultor consegue produzir com qualidade está tendo um aumento expressivo no valor de venda, além de levar o conhecimento de como foi produzido até o consumidor.

Período é produtivo para Movimento dos Pequenos Agricultores. De acordo com o coordenador em Saltinho, o foco secundário do MPA nesse início de ano serão as hortas medicinais. Na opinião de GEOVANO DAL BELO, juntando a alimentação nutritiva com o tratamento preventivo utilizando plantas, a imunidade aumenta e a chance de adoecer fica muito menor. Por isso, destaca a importância da população ter o hábito de consumir coisas saudáveis, como o produzido pelo pequeno agricultor.

Momento é de preparação para vereadores que assumiram em 2021. Quem informa é EDERSON HERMANN – secretário executivo da Acanor, a Associação das Câmaras do Noroeste de Santa Catarina. Conforme ele, os mandatos estão se iniciando com a grande maioria dos vereadores em sua primeira eleição, buscando conhecimento e formação para desempenhar suas funções no legislativo. Salienta que a Acanor desempenha esse papel, disponibilizando formações e informações aos vereadores.

Acanor disponibiliza formação antes do início dos trabalhos. HERMANN explica que as câmaras normalmente começam suas atividades em fevereiro, e por isso a associação buscou disponibilizar a primeira capacitação ainda esse mês. Seguindo as restrições de público devido ao coronavírus, as primeiras formações não são em assembleias como normalmente acontecia, mas indo nas câmaras associadas repassar as orientações. Nesse início de mandato, comenta que se trata principalmente do conhecimento de como o vereador deve desempenhar suas funções.

Função do vereador se baseia principalmente no Regimento Interno da Câmara e Lei Orgânica. Conforme EDERSON HERMANN, no primeiro momento fazem as orientações preliminares, pois o vereador precisa conhecer o básico de tudo sobre a área legislativa, e o conhecimento mais aprofundado vem depois. Destaca que percebeu um grande interesse dos novos vereadores, pois nas câmaras onde esteve à maioria estava interessado, buscando aprender.

Inaugurada nova sede do Fórum da Comarca de Marmeleiro. A inauguração ocorreu ontem. O prédio de dois mil 234 m² de área construída, com recursos do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, está situado na Rua Padre Afonso esquina com a Rua Dionísio Sedor, bairro Santa Rita, próximo ao complexo esportivo. Ele irá abrigar quatro secretarias, três salas e audiência, duas salas de conciliação, três gabinetes para magistrados, duas salas de depósitos de armas, quatro para arquivos, cinco para o Ministério Público, uma sala para a OAB,um auditório do Tribunal do Júri, uma sala para Defensoria Pública, sala para oficiais de justiça e psicóloga, além de copa, cantina e instalações sanitárias.

Novo Fórum tem arquitetura moderna e irá atender todas as necessidades dos municípios da Comarca. Ela abrange Marmeleiro, Renascença e Flor da Serra do Sul, com cerca de 25 mil habitantes. A inauguração foi presidida pelo Desembargador ADALBERTO PEREIRA, do diretor do Fórum da Comarca de Marmeleiro JOSÉ MILANEZI, e contou com a presença de demais autoridades locais, estaduais e regionais.

Homem é preso por ameaça, descumprimento de medida protetiva e lesão corporal . Em patrulhamento preventivo, a ROTAM do 21º Batalhão da Polícia Militar, por volta das 19 horas e 30 minutos de ontem, abordou um homem, de 42 anos, que estava transitando em atitude suspeita na Avenida Dambros e Piva em Marmeleiro. Os policiais consultaram o nome do suspeito no sistema e perceberam que ele tinha dois mandados de prisão. Os crimes cometidos ela por ameaça, descumprimento de medida protetiva e lesão corporal. Ele foi preso e levado até a cadeia de Francisco Beltrão.

Batida entre carro e caminhão deixa homem ferido na PR-180. O acidente de transito foi registrado ontem, em Marmeleiro. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual, a batida foi entre um Corsa, com placas de Pato Branco e um caminhão de Quatro Pontes. O motorista do carro, de 52 anos, sofreu ferimentos leves e foi levado ao hospital por uma equipe do Samu.

Homem é esfaqueado em desentendimento com companheira. O caso ocorreu na noite de ontem, no bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste. A casa em que o fato aconteceu fica na Rua Lauro Mülller. A principio o Corpo de Bombeiros de São Lourenço foi acionado para apagar um princípio de incêndio. Chegando no local, a guarnição constatou que o fogo era num colchão, mas havia um homem ferido. A Polícia Militar foi então chamada. Os ferimentos com faca teriam ocorrido após o casal ter uma briga e se agredido fisicamente. O homem e a mulher foram levados para a delegacia.

Réu que atropelou e matou pedestre tem condenação mantida. A pena confirmada foi de quatro anos, três meses e três dias, por homicídio culposo e embriaguez ao volante. O caso aconteceu em 2017 no município de São Domingos e a sentença foi afirmada pela quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O motorista foi também obrigado a pagar uma multa e proibido de tirar carteira por quatro meses. Sob a alegação de inocência, o homem recorreu ao TJ.

Réu diz que a culpa pelo ocorrido foi da vítima porque caminhava cambaleando na estrada e estava escuro. Segundo o Tribunal de Justiça, o motorista estava embriagado, não tinha carteira de habilitação e dirigia em velocidade acima do permitido no local. Ao tentar uma ultrapassagem, perdeu o controle do carro e atropelou a vítima. Conforme o desembargador SIDNEY DALABRIDA, a materialidade e autoria delitivas estão devidamente comprovadas.

Para o magistrado, o acusado agiu com imprudência e a tese de culpa exclusiva da vítima não está minimamente comprovada. Ele ainda destacou que, conforme a lei, o dever de cuidado é todo do condutor de veículo, que deve ter a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. Com isso, votou por manter a sentença, e foi seguido pelos desembargadores LUIZ ANTÔNIO FORNEROLLI e ALEXANDRE D'IVANENKO.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.