-DEPUTADO PEDE CPI PARA INVESTIGAR GASTOS DO GOVERNO FEDERAL COM ALIMENTAÇÃO
-MP ARQUIVA INVESTIGAÇÃO CIVIL CONTRA MOISÉS NA COMPRA DOS RESPIRADORES
-DEPUTADA AVALIA TROCA NA EDUCAÇÃO COMO EM PÉSSIMO MOMENTO
-ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS EM PRINCESA
-GUARACIABA ESTÁ ENTRE OS DEZ MUNICÍPIOS DO ESTADO COM MAIOR ÍNDICE DO IDEB
-REAJUSTE PARA SERVIDORES NESTE ANO SERÁ CONFORME A INFLAÇÃO
-COM PREÇO DA ARROBA EM ALTA, PECUARISTAS AINDA REGISTRAM BAIXA NO LUCRO
-VEREADORES DE SJCEDRO RETOMAM AS SESSÕES NA SEGUNDA-FEIRA
-POLÍCIA PRENDE HOMEM POR POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO
-HOMEM É FLAGRADO CONDUZINDO MOTO SEM POSSUIR HABILITAÇÃO
O tempo está instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A equipe de especialistas médicos liderada pela Organização Mundial da Saúde que está na cidade chinesa de Wuhan encerrou a quarentena nesta quinta-feira. O grupo, que investigará as origens da pandemia da Covid-19, deixou o hotel após duas semanas. Segundo a Reuters, a equipe embarcou em um ônibus depois das 15 horas sem falar com jornalistas. A visita do grupo é sensível para Pequim, e os especialistas vão trabalhar sob estritas medidas de segurança. Até agora, a Covid-19 matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo.
Mais de 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, aponta levantamento atualizado do projeto "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford. Os Estados Unidos lideram a corrida pela vacinação com 23 milhões e 570 mil doses aplicadas até o momento, mas a China divulgou novos dados após sete dias e se aproximou da liderança com 22 milhões. O Brasil subiu para a décima segunda posição com um milhão 113 mil doses aplicadas.
Em uma série de ordens executivas assinadas nesta quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, instruiu o governo federal a não autorizar novas perfurações de petróleo e gás em suas terras, eliminou subsídios aos combustíveis fósseis e ordenou a transformação da frota de carros e caminhões do governo em veículos elétricos, entre outras medidas. As posições marcam uma guinada em relação à política ambiental adotada por seu antecessor, DONALD TRUMP. BIDEN chamou esta quarta de “O dia do Clima”.
O Ministério Público Estadual do Amazonas pediu na segunda-feira a prisão do prefeito de Manaus, DAVID ALMEIDA, e da secretária municipal de Saúde, SHADIA FRAXE, na ação que denuncia irregularidades na aplicação da vacina e no favorecimento de pessoas que teriam furado a fila do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O órgão ainda pede o afastamento de ambos dos cargos públicos. Além da fraude na fila de prioridades durante a campanha de vacinação, o MP diz que houve contratação irregular de dez médicos. Em nota, o prefeito DAVID ALMEIDA disse estar "profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária" do MP e informou que "ingressará com as medidas cabíveis contra os responsáveis". O comunicado ainda afirma que "não há o menor indício de desvio de recursos públicos, ato lesivo ao erário ou repercussão criminal".
O deputado federal MARCELO FREIXO do PSOL do Rio de Janeiro pediu, nesta quarta-feira, a abertura de uma CPI para investigar os gastos do governo JAIR BOLSONARO com alimentação. Um levantamento do núcleo de jornalismo de dados do Jornal Metrópoles de Brasília, mostrou que, no último ano, todos os órgãos do Executivo federal pagaram, juntos, mais de um bilhão e 800 milhões de reais em alimentos, um aumento de 20 por cento em relação a 2019. Só com leite condensado, o gasto foi de 15 milhões e 700 mil reais. O valor equivale a sete mil e 200 latas por dia. O governo federal também gastou dois milhões e 200 mil em goma de mascar e 32 milhões de reais em pizzas e refrigerantes.
Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quarta-feira mostra o presidente JAIR BOLSONARO criticando a imprensa por ter divulgado os gastos do governo federal com alimentação, em específico os 15 milhões em leite condensado. Ele defende que as compras eram para várias áreas do governo, citando a Educação e a alimentação de militares. O Ministério da Defesa divulgou nota na qual afirma que o gasto é necessário para assegurar a alimentação dos militares em atividade e que o valor da etapa comum de alimentação, desde 2017, é de nove reais por dia, por militar. De acordo com a nota o leite condensado "é um dos itens que compõe a alimentação por seu potencial energético". Outra nota, conjunta, divulgada por Secretaria Especial de Comunicação Social, Controladoria-Geral da União, Ministério da Educação e Ministério da Defesa cita que "a lista de gêneros alimentícios vista de forma isolada, sem contextualização, dá margem à má interpretação e conduz a opinião pública, de forma errônea, em direção oposta à real e transparente utilização dos insumos publicitados".
O Ministério Público de Santa Catarina arquivou a investigação no inquérito civil contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA sobre a compra dos 200 respiradores da empresa Veigamed por 33 milhões. O entendimento do procurador-geral de Justiça, FERNANDO COMIN, foi de que não há fundamento para a ação por ato de improbidade administrativa como outras medidas contra MOISÉS. COMIM determinou o arquivamento da apuração relacionada ao governador. Em sua decisão, ele afirmou que "não foi encontrada nenhuma ligação ou mensagem trocada entre o Governador e os empresários envolvidos na compra dos respiradores. A investigação continua contra os demais suspeitos.
O deputado estadual LUIZ FERNANDO CARDOSO, o VAMPIRO do MDB aceitou o convite feito pelo governador CARLOS MOISÉS e assumirá o comando da Secretaria de Estado da Educação. O parlamentar já tem realizado reuniões com o atual secretário, NATALINO UGGIONI, e servidores da pasta para tomar conhecimento de projetos em andamento e trocar informações com as equipes. A data da posse ainda será definida. Essa é a segunda vez que LUIZ FERNANDO VAMPIRO ocupa o cargo de secretário de Estado. Entre janeiro de 2017 e março de 2018, esteve à frente da pasta de Infraestrutura. Antes, também foi secretário de Desenvolvimento Regional em Criciúma.
Há oito semanas, Santa Catarina registrava o número mais alto de casos ativos de coronavírus em toda a pandemia: eram mais de 33 mil registros em dois de dezembro. Desde então, a queda no total de pacientes em tratamento contra a covid-19 é de 52 por cento. Em algumas regiões, como no Sul do Estado, a redução dos casos ativos é de 79 por cento. Nesta quarta-feira, o estado estava com 15 mil 588 pessoas ainda com o vírus. Os movimentos coincidem com os resultados apontados pelo novo mapa de risco, divulgado pela Defesa Civil na tarde desta quarta-feira, que pela primeira vez desde novembro apresenta uma região em amarelo. A redução dos casos ativos também reflete na situação mais confortável dos leitos de terapia intensiva dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde. A taxa geral de ocupação das UTIs é de 76 por cento.
Deputada se diz contra a troca de secretário da educação neste momento de volta as aulas. Segundo a deputada, LUCIANE CARMINATTI, a troca do novo secretário estadual de educação acontece em um momento delicado provocado pela pandemia do coronavírus. Ela comenta que devido ao retorno escolar atípico para o estrado, esta troca poderá trazer alguns entraves enquanto acontece a transição de equipe. Ressalta que esteve se manifestando publicamente ao Governador para que essa troca não ocorresse neste momento. Para a deputada, essas mudanças geram uma cautela devido à complexidade que o momento exigirá do novo secretário, LUIZ FERNANDO VAMPIRO. Ela entende como preocupante a troca de favores que o governo estadual está cedendo para conseguir desenvolver os trabalhos. Desta que são vários desafios em diversos setores como atividades econômicas que ainda não saíram da crise além da vacinação dos professores e alunos antes do retorno escolar. Segundo a deputada, a posse oficial de VAMPIRO acontece no início da próxima semana.
Parlamentar diz que a mobilização do governador em se aproximar da Alesc é para aprovar projetos. Conforme o deputado FABIANO DA LUZ, o governador percebeu que era necessário abrir diálogo com os partidos da Casa para poder propor e concretizar algumas ações no restante do seu mandato. Destaca que o governador MOISÉS esta fazendo um governo de coalizão, e na visão de FABIANO mobilização é normal dentro da política. Porém não acreditava que o colega VAMPIRO, agora novo secretário da educação, aceitaria o comando da pasta. DA LUZ comenta ainda, que já estava sendo encaminhado, pelo até então secretário da pasta, NATALINO UGGIONI planejamento do retorno escolar presencial.
Câmara de vereadores de Anchieta teve a primeira sessão nesta quarta-feita. De acordo com a presidente da câmara de vereadores, CLAUDETE JUNGES, é uma honra estar assumindo a presidência do legislativo. Comenta que a expectativa é grande para o início dos trabalhos. Lembra que foi realizada a primeira sessão de posse dos vereadores no dia primeiro de janeiro. Ela salienta que foram convidados os vereadores a uma sessão para formar as comissões permanentes da câmara, além de analisar os projetos de lei para serem votadas em regime de urgência. Comenta que são três projetos que tratam de reposição salarial dos servidores que possuem a data base neste mês, e que já foram apreciados pelos vereadores das comissões. Cita ainda outro projeto que trata de remanejamento de orçamento para o combate ao coronavírus no município. CLAUDETE salienta sobre devolução de sobras dos recursos do convênio proveniente da reforma no ginásio municipal. Acrescenta projeto de lei que trata do auxílio alimentação de 114 reais para os funcionários públicos municipais.
Reajuste para servidores neste ano será conforme a inflação. A informação é da vereadora e presidente do legislativo de Anchieta, CLAUDETE JUNGES. Segundo ela o índice de reposição dos servidores é o IPC, mas neste ano há uma lei complementar 173 que prevê como contrapartida, entre outras medidas, o congelamento de salários dos servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro devido a um acordo do congresso nacional com o governo federal. Comenta que neste ano será utilizado o IPCA para reajustar os rendimentos. CLAUDETE ressalta que os salários de vereadores, prefeitos e secretários não terão aumento. A vereadora salienta que o legislativo conta com três funcionários efetivos sendo; uma auxiliar de serviços gerais, um contador e um assessor jurídico. Lembra que na legislatura passada, a câmara possuía dois profissionais de confiança, já neste ano, o legislativo contará apenas com um funcionário. Ela comenta ainda sobre a reeleição do prefeito IVAN CANSI, e acrescenta que isso facilitará os trabalhos e diálogo da câmara com o executivo.
Secretaria confirma novamente a utilização do Sistema de Ensino Aprende Brasil para a rede municipal em Guaraciaba. Ao todo são mais de 750 alunos pertencentes à rede municipal e que utilizam o Sistema de Ensino. A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Guaraciaba confirmou novamente a utilização do Sistema de Ensino Aprende Brasil para a Rede Municipal de Ensino. Conforme explica a Secretária SANDRA GASPERIN, o contrato com a Editora foi renovado e são mais de 750 alunos do Ensino Fundamental, das escolas municipais e turmas municipalizadas que serão beneficiados, com um investimento inicial de mais de 360 mil reais. A Secretária conta ainda que as apostilas para os alunos, os cadernos dos professores e demais materiais pedagógicos para o ano letivo de 2021 já estão sendo entregues nas escolas municipais e turmas municipalizadas nesta semana.
Guaraciaba está entre os dez municípios do estado com maior índice de desenvolvimento da educação básica. Conforme a secretária da pasta de educação, SANDRA GASPERIN, o município implantou o Sistema de Ensino Aprende Brasil ainda em 2015, e que já foram investidos mais de um milhão e 600 mil reais neste Sistema. Ela comenta que o Sistema de Ensino Aprende Brasil proporciona os materiais pedagógicos tanto para os alunos, quanto para os professores, além das frequentes capacitações para todos os profissionais da educação. Ressalta outro dado importante, conquistado pelo município como o aumento significativo nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que passou da nota cinco em 2011 para sete vírgula três em 2019. Ficando em sétimo lugar em nível de Estado e em décimo nono lugar em nível de País. O IDEB é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática, através da Prova Brasil e no fluxo escolar que é a taxa de aprovação.
Estão abertas as inscrições para processo de seleção de estagiários em Princesa. Quem informa é o Secretário de Administração de Princesa, VALTAIR EPPING. Ele explica que o Processo Seletivo Simplificado de Estagiários é regido por lei de forma que o pedido de inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições previstas, e será executado pelo Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina. Ressalta que o processo tem caráter classificatório e eliminatório, destina-se ao preenchimento de vagas e à formação de cadastro de reserva de estagiário na medida das necessidades da Prefeitura. O Secretário alerta que as informações prestadas pelos interessados são de responsabilidade de cada candidato. O Secretário esclarece, que os estagiários, tanto do Ensino Médio ou Superior compreendem o exercício transitório de atividades relacionadas ao currículo escolar do estudante, tendo como objetivo o aprendizado prático de caráter educativo e não cria vínculo empregatício de qualquer natureza com a Prefeitura Municipal de Princesa.
Mesmo com preço da arroba em alta, pecuaristas registram baixa margem de lucro. A informação é do pecuarista em SJCedro, LUDIMAR VENDRUSCULO. Segundo ele a carne bovina está tendo reajustes desde o final de 2019, e do ano passado para este início de ano, está havendo ainda crescimento na comercialização do boi para corte, mas destaca que a alimentação animal está encarecendo no mercado. Acrescenta que, devido a grande demanda, está acontecendo uma diminuição na quantidade de gado disponível. O pecuarista ressalta que esse aumento não tem sido refletido na margem de lucro do produtor rural. Um dos motivos se deve a alta do dólar que deixa os ganhos dos pecuaristas estagnados.Cita que o mercado interno não tem sido capaz de remunerar o preço da carne em um patamar suficiente para compensar a alta nos custos produtivos. Devido a estiagem, o milho que é usado para o trato do animal, sofreu com a qualidade e com a quantidade nos últimos meses. Acrescenta que isso reflete diretamente na margem de lucro.
Para melhor qualidade, pecuaristas investem em rações para o trato animal. A informação é do pecuarista em SJCedro, LUDIMAR VENDRUSCULO.Ele comenta que é necessário complementar o trato bovino com ração para haver uma qualidade maior do animal, além da valorização para comercialização. Segundo LUDIMAR VENDRUSCULO, o boi de corte pode gerar até doze bezerros. Cita que a qualidade da carne sofre com perda na geração de maior quantidade de crias. Ele destaca que hoje o valor da arroba chega a 280 reais para a carne de corte de qualidade. Acrescenta que o gabo que tem uma qualidade inferior está sendo praticados em média 230 reais. Ressalta que mesmo com esses valores em alta, a margem de lucro se manteve devido a aumento nos insumos para o trato animal. LUDIMAR lamenta a evasão dos jovens do meio rural, que nos últimos anos vem apresentando uma grande saída das propriedades devido às dificuldades e falta de estimulo por parte do governo estadual como federal. Cita ainda que, nos próximos meses o valor da arroba poderá chegar a 300 reais na região.
Encomendas antecipadas elevam preços de mercado. De acordo com a empresária do ramo supermercadista, DULCE ROMAN, alguns produtos neste início de ano tiveram uma baixa no valor. Mas lembra de que algumas mercadorias estão com valores mais alto devido a encomendas antecipadas realizadas no ano passado. Ela comenta que, como em alguns ramos da economia está faltando produtos, foi feita encomendas para evitar o desabastecimento do mercado. Acrescenta que com a medida de encomendas de novos produtos, os valores se estabilizaram. DULCE salienta que no momento das compras o consumidor necessita avaliar mercadorias com qualidade. Lembra que muitos clientes preferem pagar mais barato, porém acabam esquecendo-se da qualidade dos produtos. Acrescenta ainda que muitas vezes, a mercadoria de menor custo necessita de uma quantia maior no momento do uso, enquanto os produtores de maior preço e qualidade exigirá uma quantidade inferior no momento em que for utilizar.
Preços de produtos em mercado se mantêm estável neste mês. Segundo a empresária do ramo supermercadista, DULCE ROMAN, os produtos de maior qualidade exigirá maior desembolso por parte do consumidor. Ela comenta que os mercados ofertam mercadorias de diversas marcas e preços possibilitando a livre escolha do cliente. Conforme a empresária, o preço das carnes teve uma baixa no mês de dezembro. Para ela, essa baixa se deve pela queda na compra. A empresária salienta que os supermercadistas não estão enfrentados com falta de produtos. Mas acrescenta que se encontra dificuldade para comprar de louças, embalagens e alumínios. DULCE salienta que os produtos hortifrutigranjeiro tem apresentado uma queda de qualidade devido ao excesso de chuva na região. Já no preço do leite, ela destaca que a demanda varia dependendo do clima, comenta que no inverno tende a ser comercializado uma quantidade maior ao contrario do que acontece em outras momentos do ano onde a uma baixa no consumo.
Câmara de vereadores de SJCedro inicia as sessões no próximo dia primeiro. Conforme o vereador de SJCedro, FERNANDO WILL, a uma grande expectativa para o início das sessões ordinárias, que terá seu início na próxima segunda-feira. Ele comenta que houve uma reunião extraordinária no dia quatro de janeiro para instalações das comissões e escolha de líderes de bancada. Destaca que foi escolhido pelos colegas do partido e coligação para estar representando a bancada de oposição, além de estar integrando a comissão de constituição, justiça e redação. O vereador acrescenta que na semana passada aconteceu uma reunião para formação da nova composição da CPI que está em andamento que começou na legislatura passada. WILL ressalta que foi realizado um relatório preliminar da CPI e que será analisada por ele, juntamente com a comissão que é composta ainda por CLAUDIO WARTHA e GUILHERME FERRARI. Para ele, é necessário concluir este processo para que seja dada uma resposta a população sobre o que está sendo investigado
Vereador buscará o prosseguimento e finalização da CPI. De acordo com o vereador, FERNANDO WIL, a CPI tem um prazo para que seja concluído. Comenta que o Ministério Público já foi oficializado pra que seja feita a manifestação para saber como está o andamento do processo. Relata que estará ouvindo todas as oitivas que foram realizadas no âmbito administrativo para que seja encaminhada e realizada a conclusão do processo. A instalação da CPI busca investigar a venda de uma casa cedida para a esposa do vereador JOÃO DE ANDRADE, há cerca de 20 anos. Além disto, FERNANDO esteve participando como Secretário da Fazenda, na elaboração do novo Plano Diretor e Saneamento Básico. Acrescenta que um deles não houve o prosseguimento e está parado na câmara para que seja apreciado. O vereador ressalta que a atualização da legislação do município precisa ser prioridade nesta nova legislatura.
Secretaria de Saúde de SJCedro deve receber a segunda remessa de dosesna tarde de hoje. A informação é da coordenadora dos ESFs, SÔNIA FERNANDES. Ela afirma que o município deverá receber 70 doses aproximadamente da Fiocruz para continuar a imunização dos funcionários da linha de frente da saúde. Lembra que na primeira remessa, a secretaria recebeu 84 doses para vacinarcolaborados da linha de frente. Ressalta que com essa nova remessa de vacinas, todos os funcionários do município serão comtemplados com as doses. A secretária destaca que de primeiro momento, o ministério da saúde havia divulgado que a segunda dose aconteceria em 15 dias, porém esse prazo passou para 28 dias. Ressalta que são dois institutos que estão disponibilizando as vacinas. Salienta que essa segunda remessa é para vacinar o restante da equipe de saúde. A segunda dose de cada instituto ainda não foi recebida. Os funcionários que receberam a vacinação do Butantan em 28 dias. Já a remessa da segunda dose da Fiocruz deverá ser em até 12 semanas.
Polícia encontra estabelecimento com aglomeração de pessoas. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de Fiscalização de ordem pública em estabelecimentos comerciais e eventos, sucedida na Rua Jonh Kennedy, no bairro São Luiz em SMOeste. A Polícia Militar em fiscalização flagrou um estabelecimento descumprindo as medidas de isolamento, foi constatado a aglomeração de pessoas em ambiente fechado, sendo que as pessoas presentes não estavam mantendo o distanciamento social. Foi lavrado para a proprietária o Termo de Notificação de Irregularidade Administrativa, sendo a responsável orientada.
Polícia prende homem por posse de arma de fogo de uso restrito em SMOeste. A Polícia Civil, através da DPCAMI de SMOeste, prendeu em flagrante, por volta das 15 horas na tarde desta quarta-feira, um homem residente no interior do município em razão de possuir em sua residência, três armas de fogo, sendo duas espingardas e uma carabina, além de um “silenciador” e munições. A investigação realizada pela Polícia Civil resultou na expedição de mandado de busca e apreensão pelo Poder Judiciário, sendo a diligência cumprida na tarde de ontem. Uma das armas estava com a numeração raspada e o “silenciador” é de uso restrito, o que tornou os crimes inafiançáveis, tendo sido o investigado conduzido para a Unidade Prisional Avançada de SMOeste logo após a conclusão do procedimento policial.
Vídeos mostram pesca proibida no Rio Uruguai no Salto do Yucumã. Estão circulando nas redes sociais vídeos onde mostram ao menos três pescadores no rio Uruguai, em pleno período de piracema, realizando a pesca proibida. Além disso, o ato foi registrado no Salto do Yucumã, um local de preservação, onde os cardumes de peixes se aglomeram para a desova. Também no vídeo ficou claro que eles estão praticando o "arrastão'', pegando os cardumes inteiros de peixes protegidos e prontos para a reprodução. Nas imagens, e durante a fala de um dos suspeitos, eles comentam sobre a roupa usada para a pesca proibida, onde estão camuflados para se passar pelo Ibama. Segundo o capitão da Polícia Militar Ambiental, EVERTON RONCÁGLIO, o fato foi registrado no parque do Turvo em Derrubadas. Além disso, a PMA do Rio Grande do Sul já foi informada, bem como o Boletim de Ocorrência foi feito e os suspeitos identificados. O comandante lamentou o episódio, afinal, o trabalho é muito grande de conscientização e de preservação e ainda tem pessoas que fazem esse tipo de coisa, e comentou que isso se chama “predador”.
Motociclista é flagrado conduzindo moto sem possuir habilitação. Na noite desta quarta-feira, por volta das 20 horas e 20 minutos, a Polícia Militar em rondas, abordou na Avenida Salgado Filho em SJCedro próximo ao Hospital, uma motocicleta Dafra 150, transitando com o farol e sinaleira apagadas, o qual foi realizado a abordagem e busca pessoal, e nada de ilícito foi encontrado. Em consulta no sistema foi constatado que o mesmo não possui carteira nacional de habilitação e a motocicleta estava com o licenciamento vencido. Foram realizadas as notificações cabíveis e o veículo recolhido ao pátio conveniado. Segundo constato pela Polícia Militar, o proprietário, cometeu o crime do artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro ao permitir, confiar ou entregar à direção de veículo automotor a pessoa não habilitada e com habilitação cassada. Tratava-se de um homem de aproximadamente 20 anos de idade. A moto foi apreendida e encaminhada para o pátio conveniado.