ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 27 12 2022

-VALOR DAS EMENDAS TRIPLICA E CONGRESSO AMPLIA PODER SOBRE O ORÇAMENTO

-SC ABRIU MAIS DE 200 MIL EMPRESAS ENTRE JANEIRO E NOVEMBRO DE 2022

-AUMENTO DE CASOS DE COVID LEVA MUNICÍPIO A AMPLIAR ATENDIMENTO NO POSTO DE SAÚDE

-FRANZEN VAI ASSUMIR CHEFIA DO ESTADO-MAIO-GERAL DA POLÍCIA MILITAR

-PREFEITO DE GUARACIABA É ESCOLHIDO PARA PRESIDIR O CONDER EM 2023

-OPERAÇÃO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA ABORDA MAIS DE 180 MOTORISTAS NA REGIÃO

-BRIGA DE FAMÍLIA TERMINA COM IDOSA DE 70 ANOS FERIDA

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo cinco reais e 60 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

Taiwan anunciou nesta terça-feira uma ampliação do serviço militar obrigatório, de quatro meses para um ano, e citou a ameaça da China como justificativa. A ilha autogovernada vive sob a ameaça de uma invasão da China, cada vez mais beligerante, que a considera um território próprio que deve ser recuperado no futuro, inclusive pela força. A presidente de Taiwan, TSAI ING-WEN, anunciou o aumento do período de serviço militar para todos os homens nascidos a partir de primeiro de janeiro de 2005 em uma entrevista coletiva, após uma reunião do governo sobre a segurança nacional.

A tempestade de inverno mais rigorosa em décadas nos Estados Unidos causou a morte de 57 pessoas no país e outras 27 no Canadá. Somente a cidade de Bufallo, no estado de Nova York, acumula a maior parte dos óbitos, com 27 mortes. A região oeste do estado chegou a registrar mais de um metro de neve. Por causa disso, moradores ficaram presos em casa e rodovias foram bloqueadas. Parte da localidade ficou completamente paralisada. As equipes de busca precisaram ser resgatadas devido ao volume de neve. A tempestade ainda continua, dificultando os esforços dos socorristas.

A unidade anticorrupção da Procuradoria-Geral do Peru prendeu nesta segunda-feira seis generais em meio a uma investigação sobre alegações de que o governo do ex-presidente deposto PEDRO CASTILLO promoveu ilegalmente policiais e militares. A polícia também apreendeu “documentos e dispositivos” durante uma busca na casa do ex-ministro da Defesa WALTER AYALA. A Procuradoria-Geral peruana disse no Twitter que os generais detidos estão sendo investigados por “supostamente terem pago para subir de cargo em 2021 com a autorização do ex-presidente PEDRO CASTILLO”. O ex-presidente foi preso no início deste mês depois que os parlamentares o tiraram do cargo por tentar dissolver ilegalmente o Congresso, está sendo investigado por tráfico de influência.

O produtor rural terá mais tempo para aderir ao Programa de Regularização Ambiental do governo federal. A Medida Provisória publicada ontem altera o prazo para adesão ao programa, originalmente previsto no Código Florestal e que se encerraria no próximo dia 31. Com a mudança, o possuidor de imóvel rural terá 180 dias para fazer o cadastro rural a partir da data de sua convocação pelo órgão estadual ou distrital. A alteração foi necessária porque os estados ainda não concluíram as análises do Cadastro Ambiental Rural e não vão conseguir vencer a tarefa dentro do prazo legal. Desta forma, o governo sugeriu a troca de data para evitar o risco de o possuidor de imóvel rural ser responsabilizado por não ingressar no programa conforme o prazo previsto ou se tornar inelegível aos benefícios previstos na lei em razão de não ter o CAR analisado.

Quase 70 deputados federais e estaduais eleitos nos cinco maiores colégios eleitorais do país tiveram suas contas de campanha rejeitadas pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais. O levantamento entre candidatos eleitos e diplomados até o dia 19 aponta nomes de diversos partidos e que aparecem entre os mais votados em seus estados. As decisões citam irregularidades que levam à devolução de valores e pagamento de multa, mas não impedem a posse nem o exercício do mandato. Cabe ao Ministério Público abrir investigações sobre os casos que julgar haver crime eleitoral grave e decidir se pede a cassação do mandato. Partidos políticos também podem acionar a Justiça com o mesmo objetivo.

O Congresso Nacional triplicou sua fatia de comando sobre o Orçamento federal ao longo dos últimos oito anos. Entre 2015 e 2023, o valor das emendas impositivas que são indicações de parlamentares que têm execução obrigatória e, por isso, não dependem de barganha com o Executivo, saltou de nove bilhões e 700 milhões para 28 bilhões e 900 milhões. A alta é de 197 por cento. Do total previsto para 2023, 21 bilhões e 300 milhões se referem a emendas individuais, propostas por cada deputado e senador e outros sete bilhões e 700 milhões são emendas das bancadas estaduais, de autoria coletiva. As emendas são propostas por meio das quais os parlamentares destinam recursos a suas bases eleitorais.

Ao menos quatro das 14 vítimas do incêndio que atingiu um hotel em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, pularam de sacadas do prédio para escapar das chamas. A informação é do Corpo de Bombeiros. O fogo atingiu o edifício na madrugada desta segunda-feira. Ao menos 40 pessoas estavam no local. Os hóspedes dormiam entre o primeiro e o terceiro andar quando o fogo começou. Entre as vítimas, três tiveram mais de 60 por cento do corpo queimados e foram transferidas em estado grave para o Hospital Regional São José, em Joinville. Uma delas morreu na noite desta segunda-feira. O homem de 38 anos teve 90 por cento do corpo queimado. Segundo a Polícia Militar, a suspeita é que o fogo tenha iniciado na televisão da recepção, por conta de uma pane elétrica em um aparelho, e se espalhou por colchões que estavam ali perto.

O InvestSC, Programa para Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado de Santa Catarina, atendeu mais de 80 empresas, com expectativa de mais de dois bilhões em atração de novos investimentos e mais de 600 empregos diretos nos anos de 2021 e 2022. O programa foi remodelado pelo governo do estado no começo do ano passado. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, JAIRO LUIZ SARTORETTO, o programa InvestSC é fundamental neste processo de avanço econômico. O InvestSC permite ao empreendedor interessado se instalar, expandir ou até mesmo requerer a resolução de algum problema que dificulte sua atividade em Santa Catarina.

O estado de Santa Catarina, entre janeiro e novembro deste ano, registrou a abertura de 200 mil 245 empresas. Segundo o levantamento do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, no mesmo período, foram extintas 76 mil 741, garantindo, assim, um saldo positivo de 123 mil 504 negócios abertos. Atualmente, são um milhão e 40 mil milhão de empresas ativas no estado, configurando, entre as principais atividades econômicas, o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 51 mil 462; o ramo de cabeleireiros, manicure e pedicure, que somam 35 mil 337; e, em terceiro lugar, o de obras de alvenaria com 35 mil 267 novos negócios.

Como ocorre anualmente nessa época do ano, a entrada de argentinos no Brasil deve se intensificar ainda mais nos próximos dias, principalmente a partir da próxima semana. A informação é do delegado da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, JEAN HELFESTEIN. De acordo com ele, apesar do país fazer divisa com algumas cidades catarinenses, a entrada em solo brasileiro exige todo o processo formal de migração. Ele lembrou que esse procedimento ocorre apenas em Dionísio Cerqueira, sendo considerada ilegal a entrada pelo município de Paraíso. Segundo HELFESTEIN, a movimentação neste mês já está ocorrendo, porém, ressaltou que a entrada no Brasil de forma mais contínua ocorre sempre a partir de dois de janeiro de cada ano.

Nos últimos três anos a aduana de Dionísio Cerqueira registrou a entrada de mais de 100 mil argentinos apenas nos primeiros dois meses de cada ano. De acordo com o balanço feito pela Polícia Federal, em janeiro e fevereiro de 2020 foram 70 mil argentinos e em 2022 foram 44 mil. Em 2021, não houve entrada significativa visto as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, onde na época, apenas caminhoneiros tinham passagem para entrar no Brasil. Dessa forma, ao todo, foram 114 mil argentinos em solo brasileiro nos últimos três anos nos primeiros dois meses de cada ano. Já em relação ao número de brasileiros rumo à Argentina neste mesmo período, foram 75 mil em 2020 e 43 mil neste ano, totalizando 118 mil entradas no país vizinho.

A grande maioria das pessoas que entram no Brasil são de nacionalidade Argentina. A afirmação é do delegado da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, JEAN HELFESTEIN. Ele destacou que os argentinos são responsáveis por 97 por cento do movimento, sendo que os outros três por cento são vindos do Paraguai e do Chile, além de outros países. Ele frisou que o destino mais comum dos argentinos é o litoral catarinense. HELFESTEIN citou ainda que os turistas precisam estar atentos a documentação exigida e lembrou que são três fiscalizações realizadas, sendo a de verificação dos bens, controle imigratório e também sanitário. Sendo assim, para entrar no Brasil é necessário a pessoa estar vacinada contra Covid-19 ou testar negativo no momento em que estiver tentando ingressar em território brasileiro.

A Secretaria de Educação de Belmonte já está com o calendário escolar e as ações da pasta para 2023 programadas. Os professores começam a preparação do ano letivo no dia 26 de janeiro com a escolha de aulas. No dia primeiro de fevereiro, a equipe da secretaria retorna ao trabalho e fazem alguns treinamentos, como Primeiros Socorros com a equipe da Secretaria de Saúde e orientações do apostilado. Nos dias seguintes a equipe trabalha na organização das escolas para receber os alunos. As aulas em Belmonte vão começar no dia nove de fevereiro.

O aumento de casos de Covid-19 no município levou a Secretaria de Saúde de Paraíso a ampliar o atendimento à população. A Secretária de Saúde, TERESINHA PREVIATTI, explicou que a ação teve início no dia cinco e vai até o dia nove de janeiro. Nesse período, estão trabalhando na Unidade de Saúde Central de Paraíso duas equipes, uma das sete a uma da tarde e outra entre uma da tarde e sete da noite, quando assume a equipe de plantão. Além disso, a vacinação contra Covid-19 está ocorrendo nas terças e quintas-feiras. TERESINHA PREVIATTI fez um apelo para que a população tome consciência da atual situação da Covid-19. Ela pediu que as pessoas se vacinem e utilizem máscara.

O município de Paraíso tem 16 casos de Covid ativos. Dois dos pacientes tiveram que ser internados no Hospital Regional. De acordo com a secretária de Saúde, TEREZINHA PREVIATTI, um morador já recebeu alta e o outro precisou ser entubado no último domingo. Ela salientou que a maior parte dos moradores de Paraíso já recebeu pelo menos a terceira dose da vacina contra Covid-19, porém a grande defasagem está na vacinação infantil já que que muitos pais hesitam em imunizar seus filhos. TEREZINHA lembrou que os testes gratuitos podem ser feitos na Unidade de Saúde Central e apenas aquele que for positivado com a doença terá de respeitar o isolamento.

A falta de chuvas já começa a provocar transtornos para a agricultura de São Miguel do Oeste. A avaliação é do secretário ANTONIO ORSO. Ele disse que as chuvas ainda estão muito esparsas e algumas comunidades foram mais afetadas. A cultura mais atingida, de acordo com, é a do milho para silagem. ORSO comentou que alguns agricultores já acionaram o seguro do Proagro para cobrir as perdas provocadas pela falta de chuva nas lavouras. Ele ressaltou que enquanto algumas regiões do município tiveram bons volumes de chuva, outras estão sofrendo com a falta de água. ORSO destacou que a prefeitura está levando cinco cargas de água por dia para as propriedades rurais.

Os pedidos de agua para as propriedade atingidas pela falta de chuva aumentou muito desde a última quinta-feira. A afirmação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele disse que a equipe está organizando mais uma caminhão pipa para dar conta da demanda. A secretaria está distribuindo agua tanto para consumo humano quanto para consumo animal. ORSO disse que a tendencia é de aumento da demanda, caso não ocorra uma chuva geral e de bom volume nos próximos dias. Ele informou que as famílias com dificuldade de abastecimento de água devem entrar em contato com a secretaria de agricultura para serem incluído no roteiro de distribuição do produto.

A Polícia Militar de Santa Catarina anunciou na tarde desta segunda-feira, os nome dos coronéis que passarão a compor o Comando-Geral da Corporação no próximo Governo. O comandante geral da PM será o Coronel AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA. Para compor a equipe de Comando, PELOZATO escolheu os coronéis ALESSANDRO JOSÉ MACHADO, que passará a atuar como Subcomandante-Geral e, JAILSON FRANZEN, que atuará como Chefe do Estado-Maior-Geral. FRANZEN foi comandante do décimo primeira batalhão da Polícia Militar de São Miguel do Oeste e, atualmente, comanda a nona região da Polícia Militar. FRANZEN vai ser empossado no novo cargo na semana que vem.

Compor a equipe que vai dirigir e apontar os caminhos da Polícia Militar em todo o estado de Santa Catarina é uma grande honra. A afirmação é o tenente coronel JAÍLSON FRANZEN. Ele disse que recebeu uma ligação do comandante geral da PM para o próximo ano, Coronel AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA falando sobre a composição da equipe de comando da instituição. FRANZEN disse que o coronel informou que não estava fazendo um convite, mas sim, repassando uma missão para ele. O policial citou que esse fato é fruto de um longo trabalho realizado especialmente na região extremo-oeste.

Dos três principais cargos de comando da Polícia Militar de Santa Catarina, dois serão ocupados por policiais que atuam no interior do estado. Além do tenente coronel JAILSON FRANZEN, que vai ser o chefe do Estado-Maior, o coronel ALESSANDRO JOSÉ MACHADO que é comandante da região de Jaraguá do Sul será o subcomandante geral. FRANZEN ressaltou a importância de ocupar um cargo estratégico para a Polícia Militar.

O prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON, vai presidir o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. Ele foi eleito durante a assembleia geral do Conder realizada na manhã desta terça-feira na sede da Ameosc. NEGO DORIGON vai substituir o prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER que presidiu a entidade nos anos de 2021 e 2022. Além da eleição da nova diretoria, a assembleia desta manhã foi marcada pela prestação de contas do mandato que está terminando. DORIGON vai assumir o Conder a partir do dia primeiro de janeiro de 2023.

O presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER fez uma avaliação positiva dos dois anos que esteve a frente do consórcio dos municípios. Ele participou do Peperi Entrevista de hoje e disse que o Conder é um instrumento estratégico para o desenvolvimento regional. WESCHENFELDER comentou que os últimos dois anos foram marcados por muitos desafios oriundo do período da pandemia, mas o Conder conseguiu desenvolver ações e soluções para os problemas das prefeituras. O prefeito destacou que Consórcio é uma experiência única que vem contribuindo muito para a melhoria dos serviços prestados pelos municípios para os moradores da região extremo-oeste.

O Conder tem dois programas funcionando a pleno vapor com resultados positivos para as prefeituras. Um deles é o de licitações compartilhadas que permite a compra coletiva de materiais e produtos para os municípios. De acordo com o presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, esse mecanismo gera economia para as prefeituras na medida em que as compras passam a ser em maior volume, impactando no preço. Ele citou que somente a compra de lâmpadas de LED gerou uma economia de 30 por cento para as prefeituras. Neste ano, o Conder fez a compra coletiva de cerca de 50 itens para os municípios da região. WESCHENFELDER citou que esse programa deve ser aprimorado e ampliado nos próximos anos.

Outro programa do Conder que está em andamento com resultados importantes para a região é o de gestão ambiental. O presidente do Consórcio, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, destacou que o Conder Ambiental agilizou o processo de análisee liberação das licenças ambientais. Ele citou que o tempo resposta médio foi de 12 dias neste ano. No caso de empreendimentos que exigem as três autorizações, ou seja, as licenças prévia, de instalação e operação, o tempo médio de 50 dias. WESCHENLFEDER comentou que o programa agilizou os processos, mas sem vender facilidades ou pular etapas desprotegendo o meio ambiente. Ele ressaltou que o programa de gestão ambiental se consolidou nos últimos dois anos resolvendo uma dificuldade antiga da região.

A usina de asfalto será o terceiro grande programa do Conder para desenvolver o extremo-oeste. Segundo o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, a atual diretoria do consórcio superou todas as etapas para implantar a usina: recebeu quatro milhões e meio de reais do governo federal, mais cinco milhões do estado, comprou todos os equipamentos e já contratou os coordenadores das equipes da usina. WESCHENFELDER disse que a estrutura que vai produzir massa asfáltica para os municípios está bem encaminhada e entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2023.

O Serviço AeroPolicial de Fronteira, da Polícia Civil, realizou 630 missões aéreas no ano de 2022. Nessas ações, 62 municípios foram diretamente atendidos, na área de Fronteira em Santa Catarina, inclusive no extremo-oeste. Desde o início das atividades do Saer em Chapecó, somam-se mais de quatro mil missões realizadas. O trabalho contou com o apoio em ações policiais e atendimentos aeromédicos, nestes casos, conjuntamente com Equipe de Saúde do Sara, Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico. Além das missões com uso da aeronave, o Saer-Fron participou de ações com Setor de Inteligência que resultou na apreensão de drogas, veículos adulterados, materiais contrabandeados, e captura de foragidos.

A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste divulgou o balanço da "Operação Natal 2022" que iniciou na sexta-feira e terminou as oito horas da manhã de ontem. No período, 182 condutores foram abordados nas rodovias pertencentes ao Posto 12 de Iporã do Oeste. 10 motoristas foram autuados por estarem dirigindo com indícios de terem ingerido bebidas alcoólicas. Outros 59 foram notificados por excesso de velocidade e ultrapassagens irregulares. No final de semana, três acidentes de trânsito foram registrados, com envolvimento de sete veículos. A Polícia Rodoviária registrou um aumento de 30 por cento no número de veículos transitando nas rodovias estaduais na região.

Uma idosa de 70 anos ficou ferida durante uma briga de família na noite deste segunda-feira no Bairro Salete em São Miguel do Oeste. A namorada do filho da idosa veio para São Miguel do Oeste passar as festas de final de ano com a família e trouxe seus dois filhos juntos. Durante a noite desta segunda-feira, enquanto jantavam, a irmã do rapaz foi até a residência onde eles estavam e começou uma discussão por não aceitar a vinda deles para o local. Em determinado momento, eles entraram em luta corporal e a idosa de 70 anos ficou ferida. A PM foi chamada e conduziu os envolvidos para a delegacia de polícia. A idosa foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.