ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 27/12/2021

GLOBO EM FOCO – 27/12/21

-GOVERNO FEDERAL COMEÇA OS PAGAMENTOS DO AUXÍLIO-GÁS NESTA SEGUNDA

-ESTADO VAI DISCUTIR VACINAÇÃO DE CRIANÇAS CONTRA COVID COM OS MUNICÍPIOS

-ITAPIRANGA VAI DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-SAÚDE DE TUNÁPOLIS ALTERA ATENDIMENTO EM 2022

-CRESCE EXIGÊNCIAS EM BUSCA DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE LEITE

-ALTO CONSUMO EXIGE NOVAS MEDIDAS NO FORNECIMENTO DE ÁGUA

-POLÍCIA REGISTRA AUMENTO DE MORTES NO FERIADO DE NATAL

-HOMEM MORRE AFOGADO NO RIO GUARITA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

Mais de sete mil voos foram cancelados em todo o mundo durante o fim de semana prolongado de Natal devido à propagação acelerada da variante ômicron da Covid-19, que afeta em particular as tripulações das companhias aéreas. Muitas companhias aéreas foram obrigadas a deixar pilotos, comissários de bordo e outros funcionários em quarentena. A Europa é atualmente a região com mais casos, com mais de três milhões nos últimos sete dias, 57 por cento do total mundial, assim como a maior quantidade de mortes, seguida por Estados Unidos e Canadá com um milhão e 400 mil novos contágios.

A Rússia recebeu uma proposta da Otan para começar conversas em 12 de janeiro sobre as preocupações de segurança de Moscou e o governo de VLADIMIR PUTIN está analisando o assunto. A informação é do Ministério das Relações Exteriores. A Rússia, que tem deixado o Ocidente nervoso com um deslocamento de tropas perto da Ucrânia, revelou na semana passada uma lista com propostas de segurança que deseja negociar, incluindo uma promessa da Otan de abrir mão de qualquer atividade militar no leste europeu e na Ucrânia. Na quinta-feira, o presidente VLADIMIR PUTIN disse que a Rússia quer evitar um conflito.

Em sua mensagem de Natal neste sábado, o PAPA FRANCISCO lamentou a crescente polarização nas relações pessoais e entre líderes internacionais e afirmou que apenas o diálogo pode resolver conflitos, que vão desde rixas familiares até ameaças de guerra. Na tradicional mensagem "Urbi et Orbi" - para a cidade e para o mundo - ele estimulou os indivíduos e líderes mundiais a conversarem, já que o distanciamento tem se agravado com a pandemia da Covid-19. Ao longo do discurso de pouco mais de duas páginas, o pontífice usou a palavra "diálogo" 11 vezes.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma atualização para o aplicativo ConecteSUS e o sistema voltou a exibir o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19. No início de dezembro, a página e o aplicativo do ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers. Com isso, o ConecteSUS ficou fora do ar por 13 dias. A plataforma foi reestabelecida nesta quinta-feira, mas ainda apresentava instabilidade. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença. O e-SUS Notifica que reúne informações sobre casos e mortes por causa de Covid-19 também foi reestabelecido.

O governo federal começa os pagamentos do auxílio-gás nesta segunda-feira. Segundo o Executivo, 108 mil 368 famílias que são atendidas pelo Auxílio Brasil serão contempladas com a primeira parcela do benefício, que foi criado com o intuito de mitigar o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda. Cada família receberá 52 reais, valor que corresponde a 50 por cento da média do preço do botijão de 13 quilos. No entanto, o preço do benefício pode ser atualizado pela Agência Nacional do Petróleo, que mensalmente publicará em seu site, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão.


O número de desabrigados por causa das enchentes na Bahia já supera 16 mil pessoas, de acordo com os dados da Sudec, Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, divulgados na tarde deste domingo. As fortes chuvas que castigaram as regiões sul e sudeste do estado deixaram ainda 19 mil 580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. A divulgação dos números ocorreu durante reunião de monitoramento e alinhamento, realizada na base de apoio às vítimas das chuvas, montada em Ilhéus, na região sul, no fim da tarde deste domingo. Na tarde deste domingo, mais 47 cidades passaram para a lista de municípios em situação de emergência na Bahia. Assim, o Estado somou 72 municípios atingidos pela medida.

O presidente da República, JAIR BOLSONARO, deve chegar a Santa Catarina nesta segunda-feir/a. Ele deve desembarcar no aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte. A expectativa é que ele fique no Estado até a próxima semana e passe o Réveillon acompanhado da família. Não há agenda oficial. É esperado que BOLSONARO fique hospedado no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, no Norte do Estado. O espaço é administrado pela quinta Divisão do Exército Brasileiro. Essa é a décima primeira vez que o presidente vem a Santa Catarina. A última visita de BOLSONARO ocorreu em agosto, quando ele esteve em Joinville.


O incentivo fiscal do governo de Santa Catarina para as empresas está estimado em 14 bilhões de reais para 2022. Em percentual, o valor representa 61 e meio por cento da receita tributária própria e 42 por cento da receita total de impostos. Os números e percentuais foram apresentados pela deputada LUCIANE CARMINATTI do PT durante a reunião da Comissão de Finanças da Assembleia, no dia 20. A parlamentar também citou a escalada do benefício fiscal. Em 2021, por exemplo, foi de seis bilhões e 300 milhões. Os benefícios, de acordo com a parlamentar, ficam concentrados na indústria, que deve receber 37 por cento do total e nas regiões de Joinville, Itajaí e Blumenau.


Em 11 meses de vacinação contra a Covid, Santa Catarina imunizou 94 por cento da população com mais de 12 anos com a primeira dose e 83 por cento desse público já recebeu duas injeções. O Estado entende que está pronto para seguir com o processo de vacinação contra a Covid-19 nas crianças também, tão logo as doses referentes a esse grupo etário forem encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário de saúde, ANDRÉ MOTTA, o estado considera que é urgente a imunização das crianças contra a Covid eacompanha o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de que não se faz necessária a exigência de prescrição médica. Mesmo assim, a decisão passará pela Comissão Intergestores Bipartite, composta por representantes da gestão do estado e dos municípios.

Conselho de Defesa Civil recomenda decreto de emergência em Itapiranga. Reunião foi realizada na manhã de hoje no Auditório da Prefeitura, com representantes de várias entidades que fazem parte da Defesa Civil, além de convidados para expor números das perdas nas lavouras em decorrência da estiagem. A Epagri apresentou estimativa superior a 20 milhões de reais de perdas no setor agrícola de Itapiranga. Outra grande preocupação é com o abastecimento de água para granjas. O alto consumo de água destinado para animais é maior que a capacidade de abastecimento do sistema público municipal. O decreto de situação de emergência está sendo elaborado pela equipe técnica da prefeitura e deve ser publicado pelo prefeito ALEXANDRE RIBAS ainda hoje ou no máximo amanhã.

A Secretaria da Saúde de Itapiranga vai encerrar o ano realizando vacinação contra Covid-19. O cronograma de imunização contra o Coronavírus estabelece quatro dias de atendimentos aos grupos prioritários. A aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 terá seguimento no município de Itapiranga na tarde desta segunda-feira e prossegue até quinta-feira. O público é atendido sempre das 13 horas e 15 minutos às 16 horas, no auditório da Unidade de Saúde Fronteira. O foco nesta semana está nas doses de reforço, de hoje até quarta terceira dose e na quinta-feira segunda dose.

A secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, explica que em função do trabalho intenso dos profissionais da saúde nos últimos dois anos, ocasionado pela pandemia, muitos estão com férias acumuladas e agora poderão descansar. A secretária lembra que nessa reta final de ano e início de 2022 sempre haverá algum profissional de férias, mas os serviços emergenciais serão mantidos. ROSELI solicita a colaboração dos munícipes para que o serviço seja mantido da melhor maneira possível, e pede para as pessoas procurarem atendimento nos primeiros horários da manhã ou da tarde, o que vai ajudar na organização da Saúde. Prestadores de serviços entram em recesso nesse período, por isso atendimentos eletivos deverão aguardar.

No próximo ano, conforme a secretária de Saúde de Tunápolis, os atendimentos voltam ao normal em fevereiro. Ela salienta que o setor dispõe de equipe grande e até todos cumprirem suas férias, a rotatividade de profissionais vai se prolongar por um tempo. Em relação às festividades de fim de ano, ROSELI BONAVIGO comenta que agora a situação está mais confortável para as pessoas se reunirem, porém alerta que a pandemia ainda não acabou. Quem tiver sintomas compatíveis com Covid deve ficar em casa, sem receber visita. A secretária também pede para as pessoas evitarem aglomerações, usar máscara em lugares fechados e fazer a vacina quando forem chamadas. Ela reforça que os cuidados devem continuar para não voltar a uma situação mais crítica por conta do Coronavírus.

O novo presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, a AEST, ANDERSON EIDT, projeta um 2022 promissor para os setores do comércio e da indústria. Os dois últimos anos foram caracterizados por restrições e inclusive com períodos em que o comércio ficou fechado, devido à pandemia. Agora, segundo EIDT, é um momento de retomada da economia de maneira geral, o que impacta no mercado local. Uma preocupação da AEST é com a questão climática, pois na região o comércio depende muito do resultado obtido no campo. Para organizar os trabalhos do próximo ano, recentemente a Associação Empresarial promoveu reunião de capacitação. Conforme o presidente ANDERSON EIDT, é importante deixar diretores e demais integrantes da diretoria a par do sistema em que estão envolvidos. Dessa forma, terão noção das ações a serem tomadas em cada uma das pastas.

Cooperativa amplia parcerias com produtores de leite. Exigência por qualidade e controle de custos exigem o máximo de profissionalismo na atividade. A assistência técnica tem foco na bovinocultura leiteira incluindo a produção de forrageiras com foco na confecção de silagem. Segundo o gerente da atividade leiteira da Cooper A1, LEOCIR ALBAN, o trabalho é muito forte na qualidade de leite para atender exigências do mercado. Uma equipe preparada atua na orientação a campo para colocar produto de melhor qualidade na mesa do consumidor. ALBAN afirma que as exigências visam atingir o máximo de eficiência em todas as etapas da cadeia produtiva.

O agrônomo da Cooper A1 destaca que a produção de leite cresce de maneira expressiva na região do extremo Oeste de Santa Catarina, apesar das dificuldades criadas pelas estiagens. Além do grande volume de leite, LEOCIR ALBAN diz que é preciso ter muito cuidado com a qualidade. Ele alerta que as empresas estão observando as carências de produtos veterinários e também usados na alimentação, principalmente no controle de pragas em lavouras. Se a carência não for respeitada, vai influenciar na qualidade do leite. Pesticidas colocados na lavoura podem refletir no produto que é entregue para os laticínios . Segundo o gerente da atividade leiteira da Cooper A1, a qualidade do leite não depende de custos e sim de cuidados em todo o processo de produção. LEOCIR ALBAN cita a importância de boa higiene e cuidados no armazenamento em temperatura adequada para evitar complicações na valorização.

O agrônomo avalia que não existe alternativa, além do investimento e cuidado para produção de leite de alto padrão. Quem não se ajustar ao mercado acaba sendo excluído da atividade. LEOCIR ALBAN afirma que a concentração em grandes propriedades é cada vez mais comum na região. Ele cita ainda que o custo de produção registra aumento constante e afeta em cheio a pecuária e produção agrícola. Fertilizantes, milho e soja que impactam no preço da ração acabam influenciando no rendimento dos produtores rurais. ALBAN reconhece que o preço pago pelo leite não acompanha o acréscimo no valor dos insumos e isso causa um desiquilíbrio.

Propriedades rurais com o consumo diário de até 70 mil litros de água geram alerta máximo para ações do município, empresas integradoras e integrados. Conforme o prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, são necessárias ações de curto, médio e longo prazo em parceria com as agroindústrias e produtores rurais. As medidas mais urgentes exigem ações para reforçar a disponibilidade de água por meio de caminhões pipa em ações conjuntas. Outra medida apontada pelo prefeito visa a melhoria na produção e armazenagem de água da rede pública municipal que contempla 100 por cento do território de Itapiranga. Pensando no futuro, RIBAS aponta como fundamental o planejamento para armazenamento que seja capaz de enfrentar estiagens rigorosas.

O prefeito faz um apelo para os consumidores economizarem água, pois esta medida é fundamental para evitar a falta do produto. A estiagem não tem prazo para terminar e nem mesmo a disponibilidade de água no Rio Uruguai e vários afluentes que percorrem o interior de Itapiranga são capazes de atender a demanda de água tratada. ALEXANDRE RIBAS lembra que nesta segunda-feira, ocorreu reunião do Conselho da Defesa Civil com relatórios da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Itapiranga e também do escritório local da Epagri. Objetivo foi reunir informações para o município decretar situação de emergência.

A Polícia Rodoviária Federal divulgou na manhã de hoje os resultados da Operação Natal 2021./A fiscalização ocorreu entre os dias 23 e 26 deste mês e registrou aumento do número de mortos e feridos nas rodovias federais que cortam Santa Catarina. Neste ano, foram quatro dias de operação. Ao todo aconteceram 93 acidentes, 17 a mais do que ano passado, um aumento de 22,3 por cento. O número de mortos em 2021 chegou a seis, contra quatro na operação do ano passado, aumento de 50 por cento. Já os feridos foram 111, 15,6% por cento acima de 2020, quando 96 pessoas sofreram lesões em acidentes nas estradas federais. Durante a fiscalização a PRF flagrou mais uma vez, centenas de condutas perigosas foram flagradas em Santa Catarina durante a fiscalização, como dirigir sob efeito de álcool, ultrapassagens em locais proibidos, motoristas ou passageiros sem cinto de segurança, condutores manuseando o celular, entre outros.

Uma mulher foi presa por embriaguez ao volante na tarde de sábado. Foi por volta das 17 horas e 30 minutos, quando a Polícia Militar abordou a condutora de um veículo na Rua Nereu Ramos, centro de Guaraciaba. No local uma mulher teria pegado um carro sem autorização, sendo localizado e abordado o veículo, e a condutora estava em visível estado de embriaguez. Foi realizado o teste do bafômetro, que comprovou a embriaguez. A mulher foi presa pelo crime de dirigir sob o efeito de álcool. Além disso, há em tese o crime de furto, que será apurado pois a suposta vítima/solicitante, não foi localizada. O veículo foi recolhido ao pátio conveniado.

Também no dia de Natal, um homem foi detido por posse ilegal de arma de fogo e disparo. A Polícia Militar atendeu a ocorrência na cidade de Romelândia. Um homem efetuou disparo de arma de fogo em um camping e após os seguranças o afastarem do local, ele embarcou no seu veículo e saiu. A Guarnição efetuou rondas e buscas pela cidade, e com auxílio da Guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático e informações colhidas, foi deslocado até a residência do ofensor. O autor tentou fugir por uma das janelas da residência, momento em que foi dada ordem de parada e lhe dado voz de prisão. O homem mostrou o local onde havia escondido a arma utilizada no delito, sendo esta localizada debaixo de folhas secas nos fundos do terreno da residência. A arma apreendida é uma Espingarda, Calibre 32, da qual o autor alegou não possuir registro. No cano da arma ainda havia uma munição calibre 32. O homem foi preso e a arma apreendida.

Pelo menos três casos de violência com arma branca foram registrados nos últimos dias. Na sexta-feira, por volta das 23h30, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência lesão corporal envolvendo pai, filho e nora, na estrada geral para Linha Sete de Setembro, próximo a uma igreja, em São Miguel do Oeste. No local estavam o pai, o filho e a nora, todos com lesões. Após um desentendimento entre ambos, que resultou em lesões e ferimentos, foi apreendido um facão e as partes foram conduzidas para a delegacia de Polícia.

Em outro ato de violência com arma branca, um homem embriagado foi agredido com facão. Esse fato foi registrado por volta das 12 horas de sábado, em Mondaí. O Corpo de Bombeiros atendeu a vítima no banheiro de sua residência, onde tomava banho. A vítima, um homem, estava consciente e orientado, apresentava um corte na região parietal do crânio, de aproximadamente quatro centímetros. O homem relatou que foi agredido com um facão e ainda referiu dor no braço esquerdo. Ele apresentava sinais de embriaguez. Os bombeiros fizeram a limpeza e o curativo, e conduziram a vítima ao Hospital de Mondaí. A Polícia Militar compareceu para tomar as medidas cabíveis.

Já na noite de ontem, um adolescente esfaqueou seu tio após um desentendimento no Bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das 22 horas. A vítima sofreu ferimentos nos braços e no tórax. De acordo com a Polícia Militar, o adolescente contou que o seu tio começou a brigar e tentar agredi-lo. Para se defender, pegou a faca e desferiu diversos golpes contra o tio. Aos policiais, o tio não soube informar o que havia ocorrido. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional. O menor é interno do CASEP e estava em liberdade para passar as festas de final de ano com a família. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia da Comarca para os procedimentos cabíveis. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o atendimento.

Um homem de 67 anos morreu afogado neste domingo, em Saltinho do Guarita, entre os municípios de Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale. Conforme as informações do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen, ele se banhava com familiares, quando desapareceu nas águas do Rio Guarita. A guarnição foi acionada por volta das 16 horas e realizou buscas superficiais. O corpo de ERNESTO BORRE, foi encontrado às 23 horas e 40 minutos há oito metros de profundidade, próximo do local em que desapareceu. A suspeita é de que o homem tenha tido um mal súbito enquanto se banhava. Os bombeiros informaram que mesmo o local de banho sendo em águas rasas, existem poços nas proximidades, o que dificultou as buscas.

O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados necessários ao se banhar em rios. Neste final de semana, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, foram registrados três óbitos por afogamento entre sexta-feira e domingo. Além do homem de 67 anos de Saltinho do Guarita, também morreram afogados um homem de 57 anos em Novo Tiradentes e um jovem de 16 anos em Novo Barreiro. As Áreas de lazer em rios de Itapiranga registraram intenso movimento no feriado de Natal. O corpo de bombeiros mantém equipes de guarda-vidas civil para p trabalho de prevenção na Barra do Macaco, em linha Laranjeira em Itapiranga e também próximo ao Parque da Festa da Fruta, em Mondaí.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.