-BRASIL VAI FECHAR FRONTEIRAS AÉREAS PARA SEIS PAÍSES DA ÁFRICA
-AUTOR DE ATAQUE À CRECHE SERÁ TRANSFERIDO PARA HOSPITAL DE CUSTÓDIA
-PARÓQUIA DE IPORÃ DO OESTE PROSSEGUE CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DA NOVA CASA
-URBANISMO VAI REPLANTAR FLORES DANIFICADAS POR CONTA DO SOL EXCESSIVO
-AEST EMPOSSA NOVA DIRETORIA E BUSCA REAPROXIMAR ASSOCIADOS
-SAÚDE DE SANTA HELENA PROJETA ZERAR FILAS ATÉ METADE DE DEZEMBRO
-GOLPE DO CACIQUE FAZ VÍTIMAS NA REGIÃO
-FILHO ESFAQUEIA PAI DURANTE BRIGA FAMILIAR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a29graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A OMS, Organização Mundial da Saúde, classificou como "preocupante" a variante B.1.1.529 da Covid e vai chamá-la de omicron. Mais cedo, o porta-voz da órgão, CHRISTIAN LINDMEIER, disse que seria necessárias várias semanas para compreender o nível de transmissão e a virulência da nova cepa do coronavírus que foi detectada na África do Sul. De acordo com a OMS, o surgimento da omicron coincide com um momento de alta abrupta nos casos de coronavírus na África do Sul, e testes PCR realizados no país indicam uma maior capacidade de disseminação da cepa.
As autoridades de saúde da Holanda disseram que 61 pessoas que chegaram a Amsterdã em dois voos vindos da África do Sul na sexta-feira testaram positivo para a Covid-19. Todos os passageiros vão passar por testes no início deste sábado para descobrir se alguma das infecções é da recém-descoberta variante do coronavírus, a ômicron.O governo holandês proibiu todas as viagens aéreas do sul da África na manhã de sexta-feira. O ministro da Saúde, HUGO DE JONGE, determinou que os passageiros que já estavam a caminho da Holanda fossem submetidos a testes e quarentena na chegada ao país.
O laboratório alemão BioNTech, sócio da Pfizer, espera ter em até duas semanas os primeiros resultados dos estudos que determinarão se a nova variante de Covid-19 detectada na África do Sul é capaz de escapar da proteção da vacina. De acordo com o porta-voz, os dois laboratórios já iniciaram os esforços para atualizar o imunizante. O laboratório informou que a nova variante tem mutações adicionais na proteína spike característica do vírus Sars-Cov-2.
O PSDB retomou neste sábado as prévias para as eleições presidenciais de 2022. A votação vai definir o candidato de legenda ao Palácio do Planalto e começou no último domingo, mas a conclusão foi adiada em razão de instabilidade no aplicativo de votação dos filiados. A votação começou às oito horas da manhã e vai até as cinco da tarde. A expectativa é que o vencedor seja anunciado até as oito horas da noite. Disputam as prévias do PSDB o ex-prefeito de Manaus, ARTHUR VIRGÍLIO, o governador do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE e o governador de São Paulo, JOÃO DORIA.
O deputado federal PASTOR EURICO do Patriota de Pernambuco protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe as festividades do Carnaval em 2022 em todo o território nacional em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto foi protocolado na quinta-feira, mesmo dia em que o presidente JAIR BOLSONARO disse que por ele, não teria Carnaval (em 2022. Nesta sexta-feira, BOLSONARO se manifestou sobre a nova variante do coronavírus e afirmou que o Brasil não tem condições de aguentar um novo lockdown. Ele falou em "medidas racionais" para combater o problema, mas se posicionou contra fechamentos.
O Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir da próxima segunda-feira. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pelo ministro chefe da Casa Civil, CIRO NOGUEIRA. A decisão é motivada pela descoberta de uma nova "variante de preocupação" do coronavírus, chamada de ômicron. A restrição valerá para passageiros vindos de África do Sul, Botsuana, Eswatini(EÇOATINI), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. De acordo com Ciro Nogueira, a decisão foi tomada em conjunto pela Casa Civil e pelos ministérios de Infraestrutura, Saúde e Justiça e Segurança Pública.
A Epagri confirmou nesta sexta-feira o fenômeno da microexplosão provocada por ciclone em Xanxerê e Xaxim, no Oeste catarinense. As cidades tiveram estragos como quedas de árvores e postes, destelhamentos e falta de energia elétrica. O fenômeno atingiu os municípios na noite de quinta-feira. De acordo com a Defesa Civil, a responsável pela formação dos temporais no Oeste foi a passagem de um ciclone extratropical. No Estado, cerca de 126 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a noite de quinta-feira.
O IMA divulgou nesta sexta-feira um novo relatório de balneabilidade de Santa Catarina. De acordo com as coletas realizadas em 231 pontos analisados, 183 estão próprios para banho no litoral catarinense, o que representa que 80 por cento estão em condições para uso. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 72 estão em condições de receber banhistas, o que representa 82 por cento. Em um comparativo com o último relatório divulgado, 20 pontos passaram da condição de impróprio para próprio para banho. O relatório completo pode ser acessado no site do IMA, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
O autor do ataque a uma creche de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, que deixou cinco pessoas mortas, deve ser transferido para o Hospital de Custódia, em Florianópolis, nos próximos dias. O motivo, segundo o Tribunal de Justiça, é que o Presídio de Chapecó, onde ele está detido, não possui a estrutura necessária para o tratamento médico que o acusado necessita.A mudança para o Hospital de Custódia ocorreu após o IGP constatar no laudo psiquiátrico que o autor sofre de uma doença mental e por isso, ele precisa passar por um tratamento. A transferência deve ocorrer em até cinco dias.
-DESCANSO ORGANIZA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO FINAL DE ANO
-URBANISMO VAI REPLANTAR FLORES DANIFICADAS POR CONTA DO SOL EXCESSIVO
-PARÓQUIA DE IPORÃ DO OESTE PROSSEGUE CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DA NOVA CASA
-AEST EMPOSSA NOVA DIRETORIA E BUSCA REAPROXIMAR ASSOCIADOS
-SAÚDE DE SANTA HELENA PROJETA ZERAR FILAS ATÉ METADE DE DEZEMBRO
Descanso organiza programação alusiva ao final de ano. Conforme MAICON ROSIN, secretário de Educação, a programação inicia na próxima sexta-feira, com o acendimento das luzes natalinas na cidade e várias atividades junto à praça municipal, como atrações para as crianças, brinquedos infláveis, apresentação de talentos locais, chegada do Papai Noel e apresentação da banda Velha Infância de São Miguel do Oeste. Em relação ao encerramento do ano letivo, MAICON ROSIN comenta que a partir do dia nove, cada escola, começando pela creche municipal, farão um momento de confraternização com as famílias, com um show de mágica, e apresentação cultural dos alunos no período noturno. Já no dia 10 será realizada a formatura do nono ano da escola da Linha Cachoeirinha. ROSIN cita que no dia 11 haverá atividade promovida pelo grupo de patinação, em parceria com o Governo Municipal e Secretaria da Cultura, no ginásio do Bairro Jarosesky.
O secretário de Educação destaca que serão desenvolvidas atividades na praça, com música e apresentação de talentos locais e duplas, alusivas ao aniversário de 65 anos de emancipação político-administrativa de Descanso, no dia 16 de dezembro. MAICON ROSIN ressalta que para a virada do ano, no dia 31, está previsto um show de fogos de artifício com duração de oito minutos. ROSIN lembra que no mês de outubro foi desenvolvida uma atividadealusiva ao Dia das Crianças, e foi o primeiro momento da retomada dos trabalhos com a presença de público. O secretário enaltece que é muito gratificante poder retornar aos poucos à normalidade e promover momentosdiferentes à população. MAICON ROSINreforçao convite às famílias para trazer as crianças na próxima sexta-feira para a chegada do Papai Noel, e prestigiar a programação organizada por um grupo de pessoas que se empenharam junto à secretaria municipal e a prefeitura.
O município de Tunápolis, em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente, Saúde, Setor de Urbanismo e o Lions Clube, está desenvolvendo a campanha “Descarte do lixo consciente: ajude a evitar a proliferação do mosquito da dengue”. Conforme a secretária de Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT, tendo em vista a época de final de ano, na qual os munícipes têm por costume descartar móveis e eletrodomésticos, a campanha visa dar o destino adequado ao lixo, evitando o acúmulo de materiais que possam servir de local para o desenvolvimento do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. DIRCELEI comenta que a recolha do material, como pias, guarda-roupas e fogões será feita pelo Setor de Urbanismo na próxima segunda-feira, e pede para que a população descarte o material próximo à rua. Quem possui televisores e máquinas de lavar roupa para descarte pode deixar na sala da AEST.
A Secretária de Agricultura de Tunápolis lembra que a recolha de galhos volta no próximo dia seis de dezembro, e será a última do ano. Ela geralmente acontece duas vezes ao mês, mas não foi realizada em novembro devido à grande quantidade de atividades a serem feitas pelo Setor de Urbanismo. DIRCELEI ARENHARDT pede a colaboração popular para que façam o descarte correto do lixo, de modo a garantir uma cidade limpa e mais bonita.
Setor de Urbanismo de Santa Helena vai replantar flores danificadas por conta do sol excessivo. Conforme o diretor VALDIR CASANOVA, a cidade conhecida como Capital das Flores plantou em quase todos os canteiros e devido ao sol excessivo, muitas queimaram e por isso precisa ser feito o replantio. Com a estiagem das últimas semanas, o setor transportou água da estação de tratamento para a cidade, de modo a regar as flores. CASANOVA frisa que o Urbanismo conta com poucos servidores, dos quais alguns vão se aposentar, mas foi possível cultivar quase todas as flores, restando uma parte a ser replantada. O diretor de Urbanismo de Santa Helena salienta que em torno de 17 mil flores foram plantadas nos canteiros da cidade. Elas estão no trevo, na Avenida Brasília, na prefeitura, e também na saída para o trevo e em frente à escola. Já na praça ainda faltam dois canteiros para plantar, pois ainda há mudas que foram licitadas.
VALDIR CASANOVA, diretor de Urbanismo de Santa Helena, enfatiza que também foram preparadas mudas com ajuda dos servidores e elas serão doadas para os munícipes, com duas a quatro por pessoa. A aquisição foi realizada por meio de licitação e destinada à população que queira plantar em sua casa ou terreno. Segundo CASANOVA, no verão serão preenchidos todos os canteiros que ainda faltam. As mudas que foram cultivadas recentemente já estão florescendo, com exceção da avenca, que precisa ser maior para chegar nesse ponto.
Paróquia Nossa Senhora das Mercês prossegue campanha para construção da nova casa paroquial. O destaque é do padre da paróquia de Iporã do Oeste, OSNI DE SOUZA. Segundo ele, a equipe paroquial se reuniu há dois meses e informou que o projeto já está na gráfica. OSNI salienta que uma boa quantia de dinheiro já está disponível para a construção da casa paroquial, com todos os projetos e negativas quitados. Outra campanha será lançada, dessa vez envolvendo empresas e pessoas sem intuito de arrecadar dinheiro, como era feito por meio das ações entre amigos. O padre detalha que o projeto de construção está praticamente pago, restando apenas a partir do próximo ano derrubar a edificação atual e construir a nova casa.
O padre da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, OSNI DE SOUZA, lembra que voluntários como o ÊNIO, MAURO e LENOIR BATISTÃO estão trabalhando na nova campanha e vão comunicar as comunidades em breve. Uma das ações que serão feitas é estimular doações em cheque, na comunhão, e também serão visitadas empresas que queiram participar da campanha, para explicar como vai funcionar. OSNI lembra que já foi elaborado o cartaz e a campanha pró-casa paroquial, que vai ficar nas empresas, com os dizeres: “Faça aqui sua doação: nossa empresa apoia a construção da Minha, Sua e Nossa casa paroquial”. Também será feito um bloquinho com três vias, contendo nome, endereço, telefone, valor, data e assinatura da pessoa que queira fazer sua doação. Por exemplo, clientes de determinada empresa podem conversar com o estabelecimento para doar certa quantia para a casa paroquial, em sacos de cimento, tijolos e outros materiais de construção, com o carimbo da loja. Haverá três vias: a primeira para o doador, a segunda para empresa e a terceira para a paróquia.
O padre lembra ainda que a equipe da paróquia de Iporã do Oeste vai ir até a empresa para conversar com os gerentes, para saber se querem fazer parte da campanha. OSNI DE SOUZA enfatiza que o objetivo é valorizar o comércio local, por isso a campanha agora foca em doação de materiais de construção. A expectativa é de que a campanha siga até dia 20 de abril, no dia que Iporã do Oeste celebra os 42 anos da paróquia católica. Na sequência será feito um levantamento do que foi doado, e também das empresas que aderiram à campanha. Nesse momento serão dados os próximos passos, que é a retirada da casa e o planejamento de quando começa a construção da nova sede paroquial. O padre destaca que a campanha continua e muitos já vieram doar, sejam lideranças ou paroquianos. OSNI DE SOUZA, que vai deixar a paróquia Nossa Senhora das Mercês no final do ano, reitera que as doações não são para o padre, mas para o povo usufruir, como evoca o lema da nova construção: “A Minha, Sua e Nossa casa paroquial”.
A AEST/CDL de Tunápolis e Santa Helena empossou nova diretoria nessa semana. O ato de eleição e posse da Associação Empresarial ocorreu na terça-feira, no auditório do Sicoob, em Tunápolis. O novo presidente é ANDERSON EIDT, que vai assumir a entidade no biênio 2022/2023. Ele já foi presidente em outra oportunidade e atuou como diretor na última gestão. EDUARDO VIÊRA, de Santa Helena, é o vice-presidente. EIDT salienta que a diretoria que vai comandar a CDL de Tunápolis e Santa Helena pelos próximos dois anos é formada por dez diretores, além dos três conselheiros fiscais, com outros três na suplência. Essa é a primeira vez que a diretoria é composta por cinco membros de Santa Helena e cinco de Tunápolis, bem com cinco homens e cinco mulheres.
O novo presidente da AEST, ANDERSON EIDT, salienta que o trabalho do próximo biênio vai focar na reaproximação dos associados, pois na pandemia eles acabaram se afastando um pouco, o que impediu de executar algumas ações e atividades. EIDT destaca que durante essa semana o trabalho esteve mais voltado ao comércio, enfeitado com laços e presentes que para essa época do ano são bem-vindos. Nos próximos dias haverá reunião de planejamento das ações para 2022. O novo presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis cita que a entidade vai trabalhar com base em dois pilares. O primeiro deles é a capacitação, com o entendimento de que as empresas só podem se desenvolver se as pessoas se desenvolverem. O segundo pilar é a representatividade da entidade junto ao associado e ao poder público, considerando que a AEST abrange dois municípios.
Secretaria de Saúde de Santa Helena quer zerar filas até metade de dezembro. A informação é do responsável da pasta no município, secretário CARLOS DE MELLO. Segundo ele, o ano foi atípico, com problemas mundiais por causa da Covid-19, que foi superado aos poucos com a vacinação. MELLO cita que também houve o agravante da dengue em Santa Helena, principalmente no primeiro semestre, com mais de 60 casos confirmados, o que também foi contornado pelo município. A unidade de Saúde de Santa Helena conta com duas médicas, que atuam praticamente todos os dias, e a Secretaria também dispõe de credenciamentos com o Hospital Regional de SMO, no qual uma das poucas filas que não pararam durante a pandemia foi a da oncologia. Conforme o secretário, graças a recursos de deputados foi possível obter boa situação financeira e consequentemente comprar esses serviços, assim como de endoscopia, ultrassom, mamografia, entre outros exames de imagem.
Exames de tomografia, ressonância e mamografia são os que mais preocupam. De acordo com o secretário de Saúde de Santa Helena, CARLOS DE MELLO, esses três procedimentos estavam parados há tempo e não foram realizados. O objetivo, como reforça MELLO, é também zerar todas essas filas até o dia 15 de dezembro. O secretário projeta que em 2022, com a pandemia contornada, o setor poderá encaminhar mais cirurgias eletivas, de hérnia, vesícula, ombro, joelho, entre outras que ainda tem muita demanda. Quanto à farmácia básica da unidade de saúde do município, quase 400 tipos de medicamentos estão disponíveis. CARLOS MELLO destaca que esse é um número expressivo, considerando que a base é em torno de 140 tipos. Por conta dos recursos destinados, o secretário constata que Santa Helena é um município privilegiado e consegue comprar.
CARLOS DE MELLO enaltece ainda a renovação do convênio com o hospital de Tunápolis, com repasse em torno de 100 mil reais para manutenção neste ano. Nos próximos dias o município pretende repassar novo recurso à associação hospitalar, que também atende a população de Santa Helena, faltando apenas aprovação da Câmara de Vereadores. Objetivo é ajudar nas mudanças em instalações elétricas, entre outras inovações e adequações no hospital. O secretário de Saúde salienta ainda que Santa Helena conta com 32 profissionais na unidade e é um dos municípios que melhor pagam na região. Até o final da tarde de ontem, toda equipe recebeu o décimo terceiro. Uma ideia do município para o próximo ano é alterar a entrada do posto de saúde, de modo a dar acesso apenas às pessoas que se dirigem para algum tipo de serviço no local.
-GOLPE DO CACIQUE FAZ VÍTIMA NA REGIÃO
-FILHO ESFAQUEIA PAI DURANTE BRIGA FAMILIAR
O Golpe do Cacique, sob o pretexto de retirar "maus presságios", fez um casal perder cinco mil reais na manhã de ontem. A Polícia Militar atendeu a ocorrência de estelionato por volta de meio dia, em Descanso. Um casal relatou que um homem chegou na residência por volta das 09h30 da quinta-feira. O suspeito foi descrito como magro, alto, de chapéu branco, camiseta listrada verde, cabelo curto, reto, moreno, olho castanho e usava máscara. Ele conduzia uma Montana branca e esteve na residência para vender chás. Após oferecer os produtos, iniciou uma conversa, na qual ofereceu a visita de um cacique para retirar os "maus presságios" que se anunciavam sobre a família. Na manhã desta sexta-feira, por volta das sete horas, dois homens foram até a casa, entre eles, o que estava no dia anterior. Já o outro homem, que seria o tal cacique, era moreno, vestia camiseta de manga longa clara, chapéu de gaúcho e máscara.
Os dois suspeitos estavam em um carro Sedan cor prata e após a consulta do cacique, com medo de que algo de ruim acontecesse com seus familiares, o casal concordou em pagar a quantia de cinco mil em dinheiro e um cheque de 11 mil e 400 reais. O valor de cinco mil reais foi sacado no banco e entregue aos homens que o acompanharam até o estabelecimento e deram carona de volta para casa. Lá o cheque foi preenchido e em seguida eles foram embora. A PM informou que o cheque não foi descontado, pois os homens foram ao banco em Belmonte, onde tentaram trocar por dinheiro e o banco não fez, alegando aos estelionatários que a grafia estava errada. O banco ainda avisou a filha das vítimas sobre o cheque, portanto o valor de 11 mil e 400 reais não foi compensado.
Acusado de tentativa de homicídio foi condenado a mais de três anos de prisão. A pena foi definida no quarto júri da Comarca de São José do Cedro, somente no mês de novembro, que iniciou na manhã de ontem. O réu, VALDOMIRO DOS REIS, era acusado de tentar matar o próprio irmão, TARCÍSIO DOS REIS. O fato aconteceu no dia seis de novembro de 2019, por volta das 18h, na Linha Santo Inácio, em São José do Cedro, onde VALDOMIRO cometeu uma tentativa de homicídio, disparando com uma espingarda de calibre 36 contra TARCÍSIO. A vítima conseguiu se defender com o braço, sendo que o disparo da arma de fogo atingiu somente a parede do cômodo. Os jurados condenaram VALDOMIRO DOS REIS à pena privativa de liberdade de três anos, seis meses e 20 dias de reclusão, no regime inicial semiaberto, e um ano, cinco meses e 28 dias de detenção, no regime inicial semiaberto. Ainda, deverá pagar 12 dias-multa, por infração. No total, neste ano foram realizados cinco júris na Comarca de São José do Cedro, sendo que somente neste mês foram quatro.
Durante briga familiar na noite desta sexta-feira, o filho acabou esfaqueando o próprio pai. A ocorrência de tentativa de homicídio foi registrada por volta das 21h30, no bairro Sagrado Coração de Jesus, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o jovem acertou o pai no abdômen com objeto cortante e a vítima precisou ser atendida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital Regional, onde passou por exames. O autor do crime foi preso pela PM e levado à delegacia para todos os procedimentos.