-BOLSONARO NÃO VAI DEPOR E PEDE CONCLUSÃO DE INQUÉRITO SOBRE INTERFERÊNCIA NA PF
-ALESC FAZ HOJE JULGAMENTO FINAL DO PRIMEIRO IMPEACHMENT DE MOISÉS
-CDL ENCAMINHA SUGESTÃO DE HORÁRIO ESPECIAL DE NATAL PARA EMPRESAS
-SÃO MIGUEL FECHA OUTUBRO COM SALDO DE 123 VAGAS DE EMPREGO FORMAL
-COMITÊ DE CRISE FAZ ALERTA SOBRE AUMENTO DE CASOS DE COVID NO MUNICÍPIO
-PM FLAGRA VENDEDORES AMBULANTES COM MACONHA NO CENTRO DA CIDADE
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quinta-feira que deixará a Casa Branca se o Colégio Eleitoral votar a favor do presidente eleito JOE BIDEN. Essa foi a declaração mais próxima de uma admissão de sua derrota nas eleições do dia três de novembro, apesar de continuar repetindo suas acusações infundadas de que houve fraude eleitoral generalizada. TRUMP deve deixar a Casa Branca no dia 15 de dezembro. A posse oficial de BIDEN está prevista para o dia 20 de janeiro.
A eleição presidencial americana deste ano já tem a maior participação popular, em relação à população em idade de votar, desde 1964. Já são mais de 153 milhões e 900 mil votos contabilizados até a manhã desta sexta-feira. Os Estados Unidos têm atualmente 257 milhões de habitantes em idade de votar, segundo o "Projeto Eleições", da Universidade da Flórida, que acompanha a disputa presidencial americana. O voto no país não é obrigatório. Assim, mais de 60 por cento dos americanos compareceram às urnas neste ano, o maior nível de participação em 56 anos.
O corpo do ídolo argentino DIEGO MARADONA foi sepultado por volta das 20 horas desta quinta-feira no Jardim da Paz, em Bella Vista, mesmo cemitério na periferia de Buenos Aires onde seus pais estão enterrados.
O acesso ao cemitério foi restrito a poucas pessoas pela família de MARADONA. A entrada da imprensa foi proibida. Durante a tarde, uma multidão acompanhou o velório na Casa Rosada, sede do governo da Argentina.
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, o envio de tropas federais para as cidades de Manaus, Fortaleza e Caucaia no Ceará no segundo turno das eleições para prefeito e vice-prefeito previstas para o próximo domingo. Além dos três municípios, outros 54 terão segundo turno para definir quem comandará o Executivo local a partir de 1º de janeiro de 2021. O presidente do TSE, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, afirmou que ficou justificada a atuação de tropas militares nos locais devido à notícia de, por exemplo, aumento do número de crimes violentos nas localidades.
O presidente JAIR BOLSONARO desistiu de prestar depoimento à Polícia Federal no inquérito que apura suposta tentativa de interferência dele na autonomia da corporação. A decisão foi informada ao Supremo Tribunal Federal pela Advocacia-Geral da União nesta quinta-feira. O inquérito está paralisado desde 17 de setembro em razão da indefinição sobre o depoimento do presidente da República. A AGU informou ao tribunal que o presidente desistiu de depor e que o inquérito pode ter a tramitação retomada. No documento enviado ao STF, a Advocacia Geral da União informa o desejo de "declinar do meio de defesa” e o inquérito pode ser retomado.
O presidente JAIR BOLSONARO comemorou nesta quinta-feira dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados de outubro divulgados pelo Ministério da Economia. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente também afirmou que o ministro PAULO GUEDES é "insubstituível". Segundo o Caged divulgado nesta quinta, a economia brasileira gerou 394 mil 989 empregos com carteira assinada em outubro. É o maior número para um mês de outubro na série histórica iniciada em 1992, segundo o Ministério da Economia.
Uma operação resgatou 43 trabalhadores de situação análoga à escravidão em Ituporanga, no Vale do Itajaí. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, as vítimas eram nordestinas. Um suspeito de ser aliciador foi preso em flagrante e seguia detido até esta quinta-feira. Foram oito dias de operação, com término na quarta. Segundo o MPT, o esquema criminoso envolvia tráfico de pessoas, servidão por dívida e negociação de passes, com "venda" de trabalhadores. As vítimas eram obrigadas a servir em plantações de cebola. A operação foi feita por fiscais do trabalho, pelo MPT e pela Polícia Rodoviária Federal.
Santa Catarina foi o estado que alcançou o maior saldo de empregos formais no período de janeiro a outubro deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia. Foram 35 mil 210 novos postos de trabalho no período, com liderança da indústria, que teve saldo de 28 mil 488 novas vagas. Em segundo lugar ficou o Paraná com 33 mil 515 novos empregos, seguido pelo Pará. Todos setores pesquisados tiveram saldo positivo mês passado, no estado. Os serviços lideraram com 12 mil 128 vagas a mais, seguidos pela indústria com 11 mil 256; comércio com sete 891 e agropecuária mil e duas.
A comissão mista está julgando neste momento o primeiro pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA. A sessão começou por volta das nove horas no plenário da Assembleia Legislativa. No julgamento, os cinco desembargadores e cinco deputados estaduais que integram o tribunal especial de julgamento estão decidindo se MOISÉS volta ao posto ou perde o cargo de forma definitiva. Para decretar a perda do mandato são necessários sete dos 10 votos. O governador é acusado de crime de responsabilidade no aumento salarial dado aos procuradores do estado, com o intuito de equiparar os salários aos dos servidores do legislativo
A Administração de Romelândia já iniciou as tratativas para a transição de governo entre MDB e PSDB. A informação é do prefeito VALDIR BUCS. Neste ano ele não concorreu à reeleição e o candidato do governo, MARCOS BORGHETI acabou ficando em segundo lugar na disputa pelo cargo de prefeito. BORGHETI fez mil 234 votos, 122 a menos que o candidato eleito do PSDB, JUAREZ FURTADO. BUCS ressaltou que a eleição é um processo democrático e precisa ser respeitado. Ele atribuiu a derrota do MDB visto que o partido concorreu com chapa pura, sem o apoio do PT e PL que foram da base de governo neste último mandato.
A Administração de Romelândia realizou na última semana uma reunião com os cargos comissionados e também com a assessoria jurídica da prefeitura para definir detalhes da transição de governo. A afirmação é do atual prefeito, VALDIR BUCS. Conforme ele, o objetivo foi orientar a equipe para realizar um processo de transição da melhor maneira possível. Segundo ele, o PSDB, partido do prefeito eleito também indicou nesta semana uma comissão para acompanhar os trâmites legais. De acordo com BUCS,a intenção do governo neste final de mandato é entregar a prefeitura na melhor maneira possível para o novo prefeito.
A Administração de Romelândia deve deixar em caixa mais de dois milhões de reais para o novo governo que vai iniciar em janeiro do ano que vem. A declaração é do prefeito VALDIR BUCS. Ele citou que no setor da Saúde devem ficar um milhão e meio de reais, na Assistência Social ficarão 300 mil reais e no caixa livre devem sobrar mais de meio milhão de reais. O prefeito lembrou porém que os números podem sofrer variações visto o fechamento das contas, mas a cifra deve girar próximo dos dois milhões de reais. BUCS comentou ainda que durante o seu mandato pagou cerca de três milhões e 300 mil reais de dívida e deve deixar um valor de 640 mil reais para o próximo prefeito quitar. Ele disse que o montante é relativo as obras de asfaltamento na Avenida do centro da cidade.
Moradores do Andreatta denunciaram um vazamento de água no bairro desde ontem à noite. Segundo os relatos, o problema é de grandes proporções. Ele informaram que foram feitas várias ligações para a Casan, mas ninguém apareceu para resolver o problema. As fotos e vídeos do vazamento estão no portal da Peperi e mostram a água escorrendo pelas ruas do bairro. O chefe da agencia local da Casan, EDNILSON MELLO disse que a empresa parou de fornecer água para o bairro na noite de ontem para evitar um desperdício ainda maior. Ele disse que uma equipe da companhia iria consertar esse vazamento ainda na manhã de hoje.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram diversas moções nesta semana cobrando medidas dos governos municipal, estadual e federal para amenizar os efeitos da estiagem na agricultura. Os pedidos tratam sobre programas de crédito, armazenamento de água e perfuração de poços. Uma moção de apelo, de autoria de todos os vereadores, solicita a órgãos estaduais e federais que adotem medidas de auxílio aos agricultores que sofrem os efeitos da estiagem. Eles apontam prejuízos na produção de grãos, pastagens e alimentação do gado causados pela falta de água. Outra moção, do vereador VANIRTO CONRADT pede que a prefeitura adquira uma área de terras e posteriormente construa um grande depósito de água. Já GILBERTO BERTE pediu a perfuração de poços artesianos na Linha Oito de Março.
Os vereadores apresentaram, nas sessões desta semana, uma série de pedidos para auxiliar os agricultores afetados pela estiagem. Em nível estadual, entre as sugestões propostas pelos vereadores, estão credenciar sindicatos e cooperativas para elaborar projetos para o Programa Juro Zero. Eles pedem também a anistia do Programa Troca-Troca com vencimento em 2021, em municípios em que foi reconhecido o estado de emergência. Por fim, pedem flexibilização das leis ambientais neste ano para a abertura de açudes e reservatórios de água. Para o governo federal, os vereadores sugerem a prorrogação por um ano de prestações com vencimento em 2020 e 2021 além da criação de um crédito de emergência no valor de 30 mil por grupo familiar. Eles também pediram a flexibilização para agricultores que contrataram custeio das lavouras.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir a situação da estiagem para a agricultura. O programa de amanhã vai analisar a extensão do problema e até que ponto a falta de investimentos públicos e privados em projetos de segurança hídrica explica a dificuldade enfrentada pelas famílias que vivem na área rural. O debate vai reunir o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA, o secretário municipal da Agricultura, ANTONIO ORSO e o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o atual presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER e a futura presidente da entidade, GLEICE KOPP. A eleição da nova diretoria está marcada para as seis horas da tarde de hoje na sede da entidade. No programa de amanhã, IVANDRO fará uma avaliação do mandato que está chegando ao final e GLEICE, candidata da chapa de consenso, vai projetar as ações da nova diretoria. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com IVANDRO SPENGLER e GLEICE KOPP começa por volta das 11 e meia.
A CDL está encaminhando aos comerciantes da cidade uma sugestão para o horário especial de Natal deste ano. Assim como em 2019, a entidade faz uma indicação para as empresas, já que em razão da lei da liberdade econômica, os estabelecimentos tem autonomia para definir o horário de funcionamento. O presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER disse que o objetivo é tentar padronizar o funcionamento das lojas no mês de dezembro para facilitar a vida do consumidor. Em entrevista para a Peperi, ele ressaltou que o horário divulgado pela CDL é apenas um sugestão e que cada empresa tem liberdade para definir o melhor momento para abertura e fechamento durante o mês que vem.
O horário especial de Natal sugerido pela CDL prevê a ampliação do funcionamento do comércio em uma hora a mais por semana até o dia 25 de dezembro. Pela proposta da entidade, as lojas vão ficar abertas até as sete horas da noite na semana do dia sete ao dia 11 de dezembro. Na semana entre os dias 14 e 18 de dezembro, o horário de atendimento vai até as oito horas da noite. Na semana de Natal, que inicia dia 21, as lojas permanecem de portas abertas até as nove da noite. Na véspera, dia 24, o funcionamento é até as quatro horas da tarde. Em todos os sábados de dezembro, o horário de abertura também será até as quatro da tarde.
A CDL montou o horário especial de Natal com base na opinião dos comerciantes. De acordo com o presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER, os horários sugeridos foram aprovados por 60 por cento dos comerciantes e os outros discordaram apenas de alguns pontos específicos. Ele explicou que os empresários entendem que não é necessário manter as lojas abertas até as dez da noite e que a sugestão de horário é adequada para atender os consumidores. A CDL também indicou que o comércio deve funcionar no dia 31 de dezembro até o meio-dia, com fechamento no dia primeiro e no sábado do dia dois de janeiro. SPENGLER citou que o horário especial de Natal é fundamental para o aumento de vendas, especialmente porque traz para a cidade consumidores de outros municípios.
São Miguel do Oeste encerrou o mês de outubro com a geração de 123 vagas de trabalho com carteira assinada na cidade. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, as empresas demitiram 511 trabalhadores e contrataram 634 no mês passado. Em oito dos 10 meses do ano, o município teve saldo positivo. O resultado de outubro foi o segundo melhor de 2020, perdendo apenas para fevereiro quando foram abertas 134 vagas de trabalho. No acumulado do ano, São Miguel do Oeste tem um saldo positivo de 453 postos de emprego.
O comércio foi o setor com melhor saldo de postos de trabalho abertos no mês de outubro. O segmento abriu 86 vagas de emprego com carteira assinada no último mês. Mesmo assim, o comércio ainda tem um número negativo no acumulado do ano. Entre janeiro e outubro, as empresas do setor tiveram 56 demissões a mais do que as admissões. O setor de serviços teve saldo de 23 vagas e a indústria abriu 17 vagas no mês passado. A construção civil fechou oito postos de trabalho em outubro. A indústria é o setor com melhor desempenho no mercado formal em 2020 com saldo de 400 vagas abertas.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados para os pacientes de Covid-19 subiu para 77 por cento nesta quinta-feira. O setor tem 14 pessoas internadas com a doença. Apenas quatro leitos estão livres. Na enfermaria, são mais oito pessoas internadas e taxa de ocupação de 50 por cento. Em São Miguel do Oeste, a secretaria municipal de saúde confirmou mais 24 casos nesta quinta-feira. Outros 17 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, mil e nove pessoas contraíram a doença no município, das quais 861 já se recuperaram e 140 estão com o vírus ativo.
O Comitê de Crise do coronavírus emitiu um alerta nesta quinta-feira e chamou a atenção da população para o aumento de casos de covid-19. O órgão esteve reunido na manhã de ontem e analisou o cenário atual da doença, com crescimento da taxa de ocupação de leitos e dos casos ativos na cidade. O Comitê vai conclamar entidades como Acismo e CDL para que voltem a orientar as empresas para manter os cuidados como utilização de máscara e álcool em gel, além do não compartilhamento de chimarrão, seja entre funcionários ou clientes. Outra ação do comitê municipal será a indicação, ao Comitê Regional, para limitação do horário de funcionamento de bares, casas noturnas e lojas de conveniência durante a madrugada. A sugestão é de que o horário-limite destes estabelecimentos seja fixado em uma hora da madrugada.
Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal revelam que, desde maio deste ano, o número de casos subiu gradativamente até agosto, quando foi constatado um pico de contaminação, com 232 pacientes confirmados com a doença. Em setembro e outubro, os casos diminuíram e, em novembro, houve um novo aumento, chegando a 200 casos até ontem. A projeção é de que os números de agosto sejam superados até o final de novembro. Um dos principais fatores observados pelo Comitê é o descuido com os cuidados de prevenção ao contágio e disseminação da doença, como o uso de máscara e álcool em gel, e as aglomerações. O órgão alertou que se a situação não for revertida, existe a possibilidade do retorno de restrições mais drásticas.
O aumento dos casos ativos de Covid e da taxa de ocupação de leitos de UTI tem relação direta com a redução do distanciamento social. A declaração é do médico coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele disse a situação é preocupante porque as pessoas deixaram de tomar os cuidados e o resultado foi a aceleração da transmissão. MAURICIO disse que a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Regional subiu para quase 80 por cento e a média em São Miguel do Oeste neste mês é de oito novos casos por dia. O médico alertou que as pessoas precisam se conscientizar de que a Covid é uma doença grave e de rápida transmissão.
A Polícia Militar atendeu apenas uma ocorrência de destaque nas últimas 24 horas. Por volta do meio-dia de ontem, uma guarnição da PM abordou um veículo ocupado por três vendedores ambulantes. Durante a revista do carro, os policiais encontraram uma porção de maconha dentro do porta-luvas. O condutor do veículo não possuía habilitação para dirigir. A droga foi apreendida e a PM confeccionou um termo circunstanciado para o caso.
Um acidente deixou um homem ferido nesta quinta-feira na BR 163. A colisão ocorreu por volta das sete horas da noite entre São José do Cedro e Guarujá do Sul e envolveu uma moto Bros e um Vectra. Os bombeiros foram acionados para atendimento do condutor da moto. O homem, de 46 anos, sofreu fratura exposta na perna, além de escoriações na mão. Ele também relatava forte dores no peito. O homem recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzido ao hospital para atendimento médico.