-CÔMITE DE POLÍTICA MONETÁRIA MANTÉM TAXA SELIC EM 13 VÍRGULA 75 POR CENTO AO ANO
-SEGURANÇA E FILAS SERÃO FOCOS DA JUSTIÇA ELEITORAL CATARINENSE NESTE DOMINGO
-PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA
-ATENDIMENTO NOTURNO NA REDE FEMININA TERMINA AMANHÃ EM SMOESTE
-PREJUÍZOS NO INTERIOR DE BANDEIRANTE SUPERAM OS QUATRO MILHÕES DE REAIS
-HOMEM QUE MATOU EX-COMPANHEIRO É JULGADO HOJE EM ITAPIRANGA
-MÉDICO É PRESO APÓS IMPORTUNAR SEXUALMENTE PACIENTE DURANTE ATENDIMENTO
O tempo na região Extremo Oeste é instável. A previsão para as próximas horas é o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
A Coreia do Sul disse, nesta quarta-feira que concordou com os Estados Unidos e o Japão que a retomada dos testes nucleares pela Coreia do Norte teria que ser recebida com uma resposta "sem paralelo". Washington e seus aliados acreditam que Pyongyang pode estar prestes a retomar os testes de bombas nucleares pela primeira vez desde 2017. Para autoridades dos três países, a retomada dos testes nucleares seria "uma grave ação de escalada" que "ameaçaria seriamente a estabilidade regional". Os norte-americanos e seus aliados, no entanto, não ofereceram detalhes sobre a possível resposta das potências.
A Alemanha abriu nesta quarta-feira o caminho para legalizar a compra e posse de pequenas quantidades de maconha para uso recreativo. A decisão é um passo que deixaria o país com uma das políticas de acesso à cannabis mais liberais da Europa. A legalização para consumo privado pode ocorrer até 2024. O emblemático projeto ainda precisa da aprovação da União Europeia e do Parlamento alemão antes de entrar no livro de estatutos, previsto para 2024.
Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas, nesta quarta-feira na cidade de Shiraz, no sul do Irã. A televisão estatal informou que no local houve um ataque terrorista contra um culto xiita. O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque, de acordo com um comunicado do grupo em seu canal no Telegram. O Irã é um país xiita, e o Estado Islâmico é um grupo sunita.
O presidente do Irã, EBRAHIM RAISI, afirmou que haverá respostas pela ação cometida.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro ALEXANDRE DE MORAES, negou nesta quarta-feira o pedido da campanha à reeleição do presidente JAIR BOLSONARO para investigar supostas irregularidades na veiculação de programas eleitorais em emissoras de rádio. Na terça-feira ainda a campanha de BOLSONARO apresentou ao TSE uma auditoria realizada por empresas terceirizadas concluindo que rádios não estariam veiculando programas do candidato do PL no horário eleitoral gratuito no rádio. Segundo a campanha, cerca de 154 mil inserções não foram veiculadas no segundo turno. Na decisão, MORAES disse que há “erros e inconsistências” nos dados apresentados pela campanha de BOLSONARO.
Logo após a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro ALEXANDRE DE MORAES, o candidato à reeleição, JAIR BOLSONARO disse que haveria provas de irregularidades na veiculação de programas eleitorais de sua campanha em emissoras de rádio. BOLSONARO disse que MORAES recebeu as provas no tempo hábil e que a decisão pegou toda a equipe de campanha de surpresa. O presidente e candidato à reeleição garantiu que vai até às últimas consequências dentro das quatro linhas da constituição federal para fazer valer o que as auditorias do partido constataram. Para BOLSONARO, a diferença de inserções em emissoras de rádio do Norte e Nordeste promovem um desequilíbrio enorme e prejudicam a sua campanha à reeleição.
A queda da inflação fez o Banco Central não mexer nos juros e por unanimidade, o Comitê de Política Monetária manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13 vírgula 75 por cento ao ano. A decisão já era esperada pelos analistas financeiros. Em comunicado, o Copom informou que vai manter os juros pelo tempo necessário para segurar a inflação e julgou o nível adequado para lidar com as incertezas sobre a economia brasileira. O órgão, porém, não descartou a possibilidade de novos aumentos caso a inflação não caia como o esperado. A taxa continua no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13 vírgula 75 por cento ao ano. Essa foi a segunda vez seguida em que o Banco Central não mexe na taxa, que permanece nesse nível desde agosto.
O governador CARLOS MOISÉS esteve em Chapecó nesta quarta-feira onde inaugurou a nova ala de oncologia pediátrica e o banco leite humano no Hospital Regional do Oeste. A nova ala de oncologia tem um ambulatório para aplicação de quimioterapia em 15 pacientes e uma unidade de internação com 16 leitos. O setor tem capacidade para 130 atendimentos ambulatoriais e 40 internações por mês. O investimento foi de cerca de três vírgula oito milhões de reais, incluindo a aquisição de equipamentos e materiais. Já o banco de leite vai garantir aos recém-nascidos internados o leite humano de qualidade, em substituição às fórmulas lácteas. O banco tem capacidade para receber duas doadoras a cada 30 minutos, com expectativa de coleta de leite de 20 litros ao mês. Os investimentos devem beneficiar cerca de um milhão e 300 mil pessoas de 132 municípios da grande região Oeste catarinense.
Santa Catarina criou em setembro pouco mais de 15 mil postos de trabalho com carteira assinada. Dessa forma, no mês passado foram 123 mil contratações e 108 mil demissões no estado. Com isso, Santa Catarina gerou nos nove meses do ano, 118 mil e 31 novos empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Mais uma vez, o setor de serviços liderou, com a abertura de quase sete mil vagas. Na sequência aparece o varejo com quase quatro mil, indústria com quase três mil e a construção civil com pouco mais de mil novas vagas. Já a agropecuária abriu 611 empregos.
Na reta final do segundo turno das Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina espera que o pleito do próximo domingo seja tranquilo no Estado. Entre os pontos que despertam a atenção dos organizadores estão a formação de longas filas e a segurança, tanto durante a votação quanto após a divulgação dos resultados. Segundo o diretor-geral do TRE-SC, GONSALO RIBEIRO, a expectativa é de que no segundo turno a votação seja mais ágil, principalmente por causa do número de cargos a serem votados, que são apenas dois. Já no âmbito da segurança, os órgãos estão organizados para atuar com sistema de inteligência, além da presença nas ruas, de acordo com o TRE-SC.
Começou às oito horas da manhã de hoje a entrega de cartões do programa Bônus Agrícola da prefeitura de São Miguel do Oeste. A ação será realizada durante todo o dia na área coberta da Praça central Walnir Bottaro Daniel. Hoje as entregas são destinadas para agricultores com as iniciais entre A à J. Já amanhã as entregas são para produtores com as inicias entre K à Z. O horário de entrega em ambos os dias ocorre entre oito da manhã às 11 e 45 e a partir da uma e meia da tarde às cinco e 45. É fundamental que os agricultores respeitem as datas e não compareçam em dias diferentes. Para aqueles que não puderem comparecer hoje e amanhã, o setor vai anunciar um novo dia para a retirada de cada cartão.
O Bônus Agrícola da secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste tem valor mínimo e máximo para cada agricultor. O valor mínimo é de 50 reais e o máximo de dois mil e 500 reais, sendo correspondente a um vírgula seis por cento do movimento econômico anual de cada propriedade. O valor que está sendo pago hoje e amanhã é referente ao movimento econômico de 2020, sendo que o de 2021 e possivelmente o deste ano serão pagos em 2023. Cada agricultor precisa gastar o valor recebido até o dia 30 do mês que vem, sendo possível o gasto em seis segmentos do município, como por exemplo, postos de combustíveis, agropecuárias, lojas de materiais de construção, prestadores de serviço de máquinas e revendas de implementos, mercados, supermercados, cooperativas e similares.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou ontem pela manhã mais uma sessão legislativa. Na oportunidade, foram aprovados ao menos dois projetos de lei, sendo um deles de autoria do vereador RAVIER CENTENARO que declara de utilidade pública o Centro de Inovação, Tecnologia e Incubação do Extremo-Oeste de Santa Catarina. O projeto foi aprovado por unanimidade. Já o segundo projeto aprovado é de autoria do poder executivo e retifica as alterações no protocolo de intenções consubstanciado no contrato do Consórcio Público da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento. Na sessão de ontem ainda, a vereadora MARIA TEREZA CAPRA apresentou um requerimento para que fosse colocado em votação com dispensa dos pareceres o projeto que regulamenta a expedição de licenças de alvará no município. Após amplo debate, o pedido de dispensa foi rejeitado por seis votos a cinco e o projeto vai seguir tramitando na Câmara de Vereadores.
O vereador PAULO DRUMM solicitou a realização de uma audiência pública sobre a alteração no Plano Diretor para a expansão urbana do município. O pedido foi aprovado e a audiência será marcada. MARIA TEREZA CAPRA, CARLOS AGOSTINI e GILMAR BALDISSERA solicitaram ao prefeito informações sobre a capacidade de endividamento do município. Eles querem saber qual o percentual comprometido do Fundo de Participação dos Municípios atualmente e qual será a margem atingida de endividamento a partir de um novo financiamento que está em tramitação na Câmara. Os vereadores questionam ainda qual a projeção de arrecadação do município para o ano que vem. A vereadora CRIS ZANATTA também apresentou um requerimento de informação onde solicita que a secretaria de Saúde forneça a relação dos pacientes que utilizaram o serviço de transporte para consultas, exames e demais procedimentos em Chapecó nos dias 28 de março, 19 de abril e 12 de maio.
Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram ainda cinco indicações e uma moção de apelo. A moção é de autoria do vereador PAULO DRUMM que solicita a conclusão das obras de tubulação, compactação e britagem de duas ruas do bairro Santa Rita. Já as indicações são de autoria de VANIRTO CONRAD, CRIS ZANATTA e CARLOS AGOSTINI. Eles solicitam que o governo estude a viabilidade de construir um posto de Saúde no bairro Sagrado Coração de Jesus, que realize a limpeza do terreno pertencente ao município no bairro Progresso e construa uma praça infantil no local, que realize tapa-buracos na Rua Mem de Sá, no bairro São Sebastião onde havia um semáforo, que estude a viabilidade de instalar uma rotatória nas proximidades da regional de Saúde e que recoloque com urgência as lâmpadas de LED na Rua Waldemar Ramgrab. Todos os pedidos foram encaminhados para cada secretaria responsável.
O vereador NINI SCHARNOSKI apresentou na sessão de ontem um requerimento para que o presidente da Câmara retenha nas comissões o projeto que trata sobre um financiamento pretendido pelo executivo de São Miguel do Oeste. Ele solicita que o assunto seja discutido com a comunidade antes da sua aprovação. Para ele, é fundamental que os moradores saibam dos impactos e implicações que estão em jogo se tratando de se elevar o endividamento do município. NINI SCHARNOSKI também pediu a realização de uma audiência pública sobre o tema para aprofundar ainda mais a discussão com os moradores. Ele ainda justificou o requerimento, porém, o mesmo acabou sendo rejeitado por seis votos a cinco. NINI SCHARNOSKI foi entrevistado no Peperi Entrevista de hoje e a repercussão será feita ao longo dos próximos dias aqui no Globo em Foco.
Vai terminar nesta sexta-feira a propaganda eleitoral obrigatória gratuita nas emissoras de rádio e televisão de todo o Brasil. Amanhã ainda, o horário político e as inserções dos quatro candidatos que disputam o segundo turno a nível estadual e federal terão que ser veiculadas em todas as emissoras de Santa Catarina e do país. O horário político referente ao segundo turno das eleições iniciou no último dia sete, totalizando dessa forma, três semanas de inserções diárias em todas as emissoras.Ao todo, as rádios e televisões destinaram desde então, mil, 860 minutos somente para a política, ou seja, 31 horas para os postulantes ao cargo de governador do estado e de presidente do Brasil apresentarem suas propostas para a sociedade.
Com o fim do horário político, as programações das emissoras de rádio e TV, bem como, das afiliadas à Rede Peperi de Comunicação vão voltar ao normal a partir do próximo sábado. Dessa forma, o programa Rede Peperi Notícias Primeira Edição voltará ao horário tradicional, entre sete às oito horas da manhã e com todos os quatro blocos tradicionais sendo apresentados. Já o principal rádio jornal da região Extremo-Oeste catarinense, o Globo em Foco voltará ao horário padrão, sendo apresentado novamente ao meio-dia.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste vai encerrar nesta sexta-feira os atendimentos noturnos referentes à campanha Outubro Rosa. O lembrete é da secretária executiva, KELLY BURIN. De acordo com ela, a ação começou na última segunda-feira e segue sendo realizada até amanhã à noite. Conforme ela, hoje e amanhã ainda as mulheres podem buscar atendimento na sede da entidade entre seis e meia da tarde e oito horas da noite. Segundo KELLY, todas as ações fazem parte do mês de prevenção ao câncer de mama e o grande objetivo é proporcionar horários alternativos para que as mulheres façam os exames preventivos fora do horário comercial.
A mamografia e o exame clínico de mamas são os principais procedimentos preventivos que devem ser realizados pelas mulheres. A afirmação é da secretária executiva da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste, KELLY BURIN. Ela explicou que um procedimento não substitui o outro, sendo fundamental a realização de ambos. Ela destacou que aquelas que quiserem participar da campanha nesta reta final precisam comparecer na sede da entidade portando os documentos pessoais, como por exemplo, RG, CPF e cartão do SUS. KELLY frisou que todo o procedimento é gratuito para as moradoras de São Miguel do Oeste, sendo solicitado apenas uma doação voluntária que serve para custear as despesas. Qualquer valor é bem-vindo e não é obrigatório para nenhuma mulher.
Já as mulheres de outros municípios da região Extremo-Oeste ou que possuam cartões do SUS em outras cidades precisam pagar um valor de 25 reais para serem atendidas na Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste. A informação é da secretária executiva da entidade, KELLY BURIN. Ela salientou que esse valor cobrado serve para pagar o laboratório que é responsável pelos diagnósticos. Ela ressaltou que o resultado do exame preventivo demora entre 30 a 40 dias para ser entregue e neste mês devido à grande procura, esse tempo deve ser maior ainda. KELLY citou que o atendimento ocorre por ordem de chegada, não sendo possível marcar horário hoje e amanhã.
Além do atendimento noturno que está sendo realizado nesta semana, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste também atende no horário de expediente normal. O comentário é da secretária executiva da entidade, KELLY BURIN. Ela disse que o horário tradicional é de segunda à sexta-feira entre uma da tarde e quatro e meia. Ela reforçou que o atendimento no período da noite vem ocorrendo para beneficiar as mulheres que trabalham na parte da tarde. KELLY mencionou ainda que esse atendimento em horário estendido também ocorreu na primeira semana do mês. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste está localizada na Rua La Salle em frente ao salão paroquial da igreja Matriz São Miguel Arcanjo.
O município de Bandeirante já conseguiu contabilizar o tamanho do estrago causado pelo temporal de granizo que atingiu algumas comunidades do interior na última semana. A informação é do secretário de Administração, EDER MARCON. De acordo com ele, o levantamento realizado apontou danos em 82 residências, sendo a comunidade de Novo Encantado a mais atingida. Segundo ele, houve também um índice expressivo de doações por parte da comunidade e de entidades e a própria Defesa Civil municipal organizou algumas ações de auxílio. Conforme EDER, a Defesa Civil estadual também já disponibilizou nesta semana para os atingidos, kits humanitários compostos por colchões e travesseiros.
O município de Bandeirante também vai receber hoje à tarde telhas de fibrocimento da Defesa Civil estadual. A afirmação é do secretário de Administração, EDER MARCON. Ele destacou que conforme dados, são necessárias mais de duas mil telhas, sendo ao todo, duas mil, 113 telhas, o que equivale entre 25 a 30 telhas por residência. Ele salientou que o município está sob o decreto de emergência que permite que as famílias acionem os seguros tanto de residências quanto das plantações afetadas. MARCON frisou que esse documento também é fundamental para agilizar as ações da própria Administração. Ele lembrou que desde o ocorrido, equipes da prefeitura trabalharam intensamente para atender os moradores e também para amenizar os danos sofridos por eles.
As famílias que não tinham seguro e já fizeram a cobertura das casas devem guardar as notas fiscais dos produtos comprados. A orientação é do secretário de Administração, EDER MARCON. Ele pontuou que nesses casos os moradores devem esperar, pois a prefeitura precisa de meios legais para auxiliar nesse sentido. Já aqueles que ainda não cobriram suas casas devem aguardar o material da Defesa Civil estadual que chegará nesta tarde. No caso de moradores com seguro, esses não serão auxiliados nesse sentido com os kits da Defesa Civil e do município. EDER garantiu que a Administração vai buscar meios para tentar ressarcir quem já gastou para cobrir novamente as residências atingidas pela chuva de granizo.
Além das residências danificadas, os prejuízos na Agricultura também são expressivos. A declaração é do secretário de Administração de Bandeirante, EDER MARCON. Ele comentou que os danos no setor, aliados aos prejuízos em galpões e outras estruturas ultrapassam a cifra de quatro milhões de reais.
A Polícia Civil de Maravilha cumpriu nesta quarta-feira dois mandados de busca e apreensão em um bairro da cidade. O fato ocorreu em uma residência e no local foi encontrada uma arma de fogo em situação irregular. O que mais chamou a atenção dos policiais foi que logo ao encontrar a arma, o proprietário do imóvel colocou a culpa na esposa que fazia poucos dias que havia dado à luz e inclusive, estava segurando o recém-nascido em seu colo. A versão foi dada para que ele não fosse preso em flagrante, porém, as investigações demonstraram que a arma era dele e a esposa sequer sabia da existência do objeto. Diante dos fatos, o homem de 23 anos chegou ser preso em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo, porém, foi solto após pagar fiança.
Um homem acabou sofrendo ferimentos generalizados após o veículo que estava dirigindo cair em um rio no município de Descanso. O fato foi registrado na noite de ontem no centro da cidade. No local, um idoso conduzia um Uno quando acabou caindo no Rio Macaco Branco. Ele sofreu vários ferimentos e precisou ser atendido pelo Corpo de Bombeiros e também pelo SAMU. Ele foi resgatado e conduzido ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A Polícia Militar também esteve presente e fez todos os levantamentos sobre o acidente da noite de ontem.
Está ocorrendo nesta quinta-feira em Itapiranga o julgamento de JESUS FERREZOLA. Ele tem 24 anos e está sendo julgado pelo homicídio de CEZAR ALPIRES de 28 anos. O crime ocorreu em dezembro do ano passado no bairro Porto Novo, em Itapiranga. CEZAR ALPIRES morreu após ser esfaqueado pelo ex-companheiro. O crime envolveu três homens e a vítima foi atingida com golpes de faca no abdômen enquanto conversava com FERREZOLA. Ele ainda tentou fugir, porém, foi atacado pelas costas novamente e veio a falecer. Outro ex-companheiro da vítima, JEFERSON DO NASCIMENTO chegou a assumir a autoria do crime porém, a Polícia Civil identificou que ele não era o autor dos fatos. A defesa de FERREZOLA argumenta que seu cliente agiu em legitima defesa e de terceiros também.
O júri popular está sendo presidido pelo juiz RODRIGO PEREIRA ANTUNES e este será o primeiro Júri da comarca com acusação e defesa exclusivamente de mulheres.
Um médico foi preso em flagrante nesta quarta-feira após importunar sexualmente uma paciente durante um atendimento no posto de Saúde de Belmonte. Conforme a Polícia Civil, o profissional da saúde teria praticado atos libidinosos consistentes em beijos na boca, massagens no pescoço e próximo às nádegas da vítima. O fato, teria ocorrido na própria unidade de Saúde. A pena para esse tipo de crime é de até cinco anos de prisão. Como não foi possível o pagamento de fiança, o médico foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Por ser crime contra a dignidade sexual, o processo corre em segredo de justiça.