-BOLSONARO DIZ QUE UM JUIZ NÃO PODE DECIDIR NADA SOBRE A VACINA
-DANIELA ASSUME COMANDO DO GOVERNO DO ESTADO A PARTIR DE HOJE
-MUNICÍPIOS DA REGIÃO TERÃO PONTO FACULTATIVOS AMANHÃ
-MAPA DO TURISMO DESTACA ATRATIVOS DE TUNÁPOLIS E SANTA HELENA
-BOMBEIROS DEMARCAM ÁREA PERMITIDA PARA BANHO NO RIO URUGUAI
-ESTUDO DA ARIS APONTA DEFICIENCIA NO TRATAMENTO DE ESGOTO
-POLÍCIA PRENDE ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO
-INCÊNDIO DESTRÓI SALA DE ORDENHA E VEÍCULOS EM PALMITOS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Sete pessoas morreram e ao menos 50 ficaram feridas em uma explosão de bomba nesta terça-feira em uma escola religiosa no noroeste do Paquistão. A explosão ocorreu durante o ensino do Alcorão, após uma pessoa levar uma bolsa com explosivos para o seminário religioso e deixar o local. Os mortos têm entre 20 e 40 anos e há crianças entre os feridos. Até o momento, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.
A Justiça da Bolívia anulou a ordem de prisão contra o ex-presidente EVO MORALES por supostos crimes de terrorismo. As investigações contra ele, porém, continuam. Segundo o juiz JORGE QUINO, a ordem de detenção contra MORALES foi suspensa porque houve "desrespeito ao direito de defesa" e porque o ex-presidente "não foi devidamente convocado" para se defender. Há uma semana, a Bolívia elegeu como presidente LUIS ARCE, que pertence ao mesmo partido de MORALES. O ex-presidente, exilado na Argentina, afirma que pretende voltar ao território boliviano em 11 de novembro.
A Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca anunciaram, nesta segunda-feira, que a vacina que estão desenvolvendo contra a Covid-19 induziu "uma forte resposta imune" em idosos durante testes de fase 2 feitos no Reino Unido. Os resultados preliminares dos testes serão publicados "nas próximas semanas" em revista científica, segundo a Oxford. A vacina de Oxford é uma das quatro que passam por testes de fase 3 no Brasil, a última etapa antes que possa ser liberada para uso geral.
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados adiou para esta quarta-feira a reunião que decidirá se o caso da deputada FLORDELIS do PSD do Rio de Janeiro seguirá para o Conselho de Ética. A reunião estava marcada para esta terça e o motivo do adiamento não foi informado pela assessoria do presidente da Câmara, RODRIGO MAIA. FLORDELIS é ré na Justiça, acusada pelo Ministério Público de ter sido mandante do assassinato do marido dela, o pastor ANDERSON DO CARMO. Se seguir para o Conselho de Ética, o processo poderá levar à cassação do mandato da deputada.
Com a maior parte dos pedidos de registro de candidaturas julgados pela Justiça Eleitoral até esta segunda-feira, mais de 10 mil postulantes ao cargo de vereador, prefeito e vice-prefeito em todo o Brasil tiveram a candidatura indeferida. Se forem somados os falecimentos e as renúncias, o número de candidatos inaptos supera os 16 mil e 500. A maior parte, no entanto, cerca de 10 mil e 600 casos, é formada por candidatos que não poderão concorrer porque não atenderam a algum requisito legal. Os candidatos inaptos representam cerca de dois vírgula nove por cento do total de casos analisados, um percentual, por enquanto, menor que o registrado em 2016.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira a um grupo de apoiadores na portaria do Palácio da Alvorada que juiz "não pode decidir se você vai ou não tomar vacina". Na última sexta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro LUIZ FUX, afirmou que haverá "judicialização" dos critérios a serem adotados para a futura vacinação contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Quatro ações no tribunal tratam do tema. BOLSONARO já declarou em mais de uma ocasião que é contrário à vacinação obrigatória. FUX entende que o tribunal terá de decidir sobre temas como liberdade individual e requisitos para a imunização.
A contaminação por coronavírus voltou a acelerar em Santa Catarina. Somente nos últimos 10 dias, o número de casos ativos de covid-19 - pacientes ainda em tratamento da doença - cresceu em 36 por cento em todo o estado. De sete mil 677 infectados em acompanhamento em 16 de outubro, o número saltou para 10 mil 468 em 26 de outubro, conforme dados do governo estadual. A região que teve o aumento mais crítico foi a Grande Florianópolis, onde há quatro mil 164 pessoas em tratamento. Na comparação entre os dias 16 e 26 de outubro, São Miguel do Oeste teve aumento de 25 por cento dos casos ativos.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina faz, em sessão ordinária da tarde desta terça-feira em Florianópolis, a votação para escolher os cinco deputados que vão compor, junto com os cinco desembargadores selecionados na segunda, o tribunal especial de julgamento do segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS. A sessão ordinária está marcada para as duas da tarde. Todos os deputados podem votar e ser votados. Cada parlamentar pode escolher cinco nomes e é possível votar em si mesmo. Os cinco mais votados são selecionados para o tribunal especial de julgamento do caos dos respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões de reais. O governador nega responsabilidade na compra dos equipamentos.
DANIELA REINEHR assumiu como governadora de Santa Catarina em uma solenidade no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, na manhã de hoje. Ela passa a comandar o Estado de forma interina no lugar de CARLOS MOISÉS, afastado temporariamente por até 180 dias no processo de impeachment do caso dos procuradores. O ato de formalização de REINEHR como governadora começou as dez horas e na sequência ela concedeu uma entrevista coletiva no mezanino do teatro. Mais cedo, DANIELA se reuniu com a equipe de governo. MOISÉS, que responde ao processo de impeachment no caso da equiparação salarial, foi notificado oficialmente sobre o afastamento na manhã desta segunda.
Candidatos a prefeito de Tunápolis realizam termo de acordo para não participar de debate político. Os candidatos e coordenadores de campanha realizaram encontro para analisar convite que receberam para participar de debate na Rádio Itapiranga, neste sábado, dia 31 de outubro. Os candidatos, MARINO FREY, da coligação Unidos por Tunápolis, formada pelo PP e PSD, e AQUILES BAMBERG, da coligação, a Força do Povo, formada pelo MDB e PT, decidiram não participar do debate. O projeto Eleições 2020 já teve as presenças dos candidatos de Itapiranga e São João do Oeste, em um espaço de duas horas para expor os projetos para os próximos quatro anos. No dia sete de outubro o debate será novamente entre os candidatos a prefeito de Itapiranga.
Municípios da região terão ponto facultativos nesta quarta-feira. Atividades serão suspensas em comemoração ao Dia do Servidos Público. Os prefeitos de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste decretaram ponto facultativo para amanhã. Os trabalhos essenciais serão mantidos em regime de plantão na saúde e abastecimento de água. Devido a estiagem ocorre o transporte de água para abastecimento da rede pública municipal. A chuva registrada ontem não foi suficiente para mudar o volume de água. Na próxima segunda-feira, novamente as prefeituras estarão fechadas em virtude do feriado nacional de Dia dos Finados.
Mapa do Turismo irá elencar atrativos de Tunápolis e Santa Helena. Conforme o presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, BRUNO SALDÍVIA, a AEST vem procurando desenvolver ações para fortalecer e oferecer novas opções de negócios e mercados as empresas dos dois municípios. Ele cita que um dos setores que vem ganhando destaque é o turismo, para o qual, está sendo elaborado um Mapa do Turismo de cada uma das cidades, mostrando empresas, negócios, atrativos e eventos que estão relacionados a este setor. SALDÍVIA ressalta que a elaboração do mapa vem ocorrendo em parceria com os dois conselhos municipais do turismo, com o apoio de uma consultora especializada no setor. O documento, que será impresso, consiste no levantamento e identificação de pontos turísticos e possíveis atrativos com potencial de exploração.
BRUNO SALDÍVIA comenta que os municípios já têm algumas atrações que vem se consolidando, como o cicloturismo organizado pelo grupo Bike Tunas e o festival da carne suína promovido pelo Núcleo dos Jovens Empreendedores. Ele cita que Santa Helena, conhecida como a cidade das flores, também tem belezas para mostrar aos visitantes. O presidente da AEST considera que os atrativos turísticos que já são explorados na nossa região, contribuem para fortalecer os atrativos que existem nos municípios vizinhos, como é o exemplo de São João do Oeste e Anchieta. Ele ressalta que quanto mais opções de visita a região oferecer, mais turistas serão atraídos porque o tempo de permanência nas cidades será maior. /
Bombeiros demarcam área permitida para banho no Rio Uruguai. De acordo com o comandante do quartel de Iporã do Oeste, sargento OLDAIR SCHMITZ, o período quente do ano, o nível baixo dos rios e a temperatura agradável da água têm atraído muitas pessoas para locais onde seja possível o banho, principalmente nos finais de semana. O sargento destaca que considerando estes fatores, e também que casos de afogamento já foram registrados na região, este ano o Corpo de Bombeiros adiantou o serviço de demarcação das áreas permitidas para banho no Rio Uruguai em Mondaí. Ele cita que a área demarcada é a mais segura para os banhos, mas mesmo quando o nível do rio aumenta pode oferecer risco devido à variação do nível. O comandante enfatiza que após a área demarcada com bóias há um local com paredão de pedras uma vala que varia de seis a 12 metros de profundidade.
O sargento cita que os bombeiros também fizeram a conferência para identificar se não havia nenhum objeto cortante que pudesse ferir os banhistas. O comandante do quartel de Iporã do Oeste lembra que os bombeiros aguardam a definição sobre o início da operação Veraneio, quando são disponibilizados na área de lazer em Mondaí guarda-vidas nos finais de semana e feriados. OLDAIR SCHMITZ comenta que a orientação para evitar afogamentos e acidentes vale para todos, mesmo aqueles que sabem nadar. Ele chama atenção para o risco da ingestão da bebida alcoólica, considerando que o nado exige muita força física. Com o nível baixo de água, o mergulho de cabeça deve ser evitado pelo risco da colisão em pedras.
Cooper Fronteira Sul completa cinco anos de atividades em Iporã do Oeste com mais de 70 empresas cooperadas. Conforme o presidente, EDSON THESING, a Cooper Fronteira Sul iniciou as atividades em junho de 2015. O presidente comenta que estruturar a cooperativa não foi uma missão fácil, pois foi necessária uma mudança de visão dos cooperados para implantar o cooperativismo no setor do transporte. THESING comenta que a cooperativa surgiu para inicialmente beneficiar os transportadores de carga fria, no princípio abrangendo profissionais de Iporã do Oeste, São João do e Itapiranga. A entidade nestes cinco anos aumentou a ampliação para Mondaí, SMOeste e Tunápolis, totalizando 72 empresase frota de 160 caminhões. O presidente cita que com o passar dos anos os transportadores entenderam os objetivos da cooperativa, como a união da categoria, melhoria no preço e gerenciamento do frete e da logística.
O presidente da Cooper Fronteira Sul acredita que o transporte rodoviário irá continuar crescendo em todo o país, considerando a importância que representa no transporte dos mais variados produtos pelas estradas brasileiras. EDSON THESING enfatiza que o cooperativismo também trouxe vantagens aos transportadores na renovação da frota, que considera bem atualizada. Ele lembra que a Cooper Fronteira Sul tem representatividade estadual por meio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Ocesc, e nacional pela Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB. O presidente destaca que a cooperativa iniciou com um funcionário, e hoje são 12 empregos diretos. THESING acrescenta que na nova sede, que está sendo construída em um terreno próximo ao trevo de Iporã do Oeste, o número de empregos deve aumentar. O cronograma da obra está dentro do prazo estabelecido.
Pólen requer cuidado com os olhos na Primavera. Conforme a optometrista que atua na região, SIMONE FINGER, durante esta estação há muitas pessoas que apresentam alergia, com coceira e lacrimejamento. Além disso, os olhos acabam ressecando. Ela orienta que as pessoas mantenham as mãos limpas. A profissional recomenda ainda o uso de óculos escuro para proteção de poeiras e também do sol. Ela ressalta que muito mais do que um acessório o óculos de sol serve para proteção dos raios solares que geram doenças. Lembra que os modelos precisam ser adequados para proteger a visão de raios ultravioletas. SIMONE citou ainda o ressecamento dos olhos causado por ar condicionado e calor. Nestes casos a sugestão é piscar com frequência, ingerir mais líquidos e descansar em um ambiente menos iluminado por alguns instantes a cada 20 minutos. O intervalo é principalmente para quem trabalha com eletrônicos. A optometrista alerta ainda sobre a automedicação, já que colírios e pomadas devem ser específicos para esta região mais sensível.
Contrariando a previsão o preço do leite pago ao produtor volta a baixar. O presidente do Conseleite, JOSÉ CARLOS ARAÚJO lamentou a queda no valor pago pelo produto cujo valor de referência foi definido na sexta-feira. Ele explica que o encontro dos conselheiros foi marcado por amplos debates justificando motivos para que a valorização seja paga ou mantida. Mas, a importação de leite de países do Mercosul vem trazendo prejuízos aos produtores do Oeste catarinense. O presidente revela que em setembro a compra da Argentina e Uruguai foi histórica e gerou muito produto no mercado interno, concorrendo com o leite produzido na região. ARAÚJO destaca que os custos estão mais altos a cada semana, principalmente em relação ao farelo de soja. Ele esclarece que este aumento tem a ver com a estiagem que gerou escassez de pastagem e silagem, sendo necessária maior complementação de ração para o rebanho. A estimativa é de oito centavos de baixa por litro de leite entregue agora e que será pago em meados de novembro.
Apesar da baixa ao produtor, o leite não deve ter redução para o consumidor final. O presidente do Conseleite, JOSÉ ARAÚJO avalia que essa comparação é que gera maior indignação, já que a remuneração ao agricultor cai, mas, os valores não reduzem nos mercados. O preço nas prateleiras varia de três a quatro reais e não existe nenhuma perspectiva de baixa. Ele avalia que a cadeia leiteira estava positiva desde junho e agora pode ocorrer uma nova crise. O preço médio do leite padrão ficará na base de um real e 70 centavos. O presidente acredita que a estiagem pode gerar novamente falta do produto, e, chance de reação. No entanto, no verão historicamente o consumo diminui. ARAÚJO espera que nos próximos meses o preço fique, ao menos, estabilizado. Ele esclarece que propriedades diferenciadas, com qualidade e sem doenças no rebanho, conseguem barganhar preços bem mais atrativos.
Falta de alimento pode resultas em redução de plantel de vacas leiteiras. O alerta é do extensionista da Epagri, MARCELO ROHDEN. De acordo com ele, o uso de silagem, feno e pré secado é a base da alimentação do gado leiteiro. Porém compensar a carência de volumoso com aumento de concentrados significa elevar os custos de produção. Destaca ainda a alta dos preços da soja e milho tornando a ração um alimento de alta valor. O agrônomo lembra que o preço do leite já dá sinal de estagnação e até de redução no valor pago ao produtor. O risco de terminar o alimento guardado exige planejamento criterioso e alguns casos necessitam de ações drásticas para manter a viabilidade econômica da propriedade . O extensionista indica a seleção de plantel, evitando manter vacas com histórico de problemas de mastite, com idade mais avançada ou com baixa produção.
Segundo MARCELO ROHDEN, é preciso harmonizar a criação de novilhas, pois o período vai passar, mas no momento é grave e exige medidas drásticas para evitar problema ainda maior. Ele demonstra preocupação até mesmo com o desenvolvimento de pastagens, como grama nos potreiros. MARCELO ROHDEN chama atenção que as lavouras estão seriamente afetadas, sendo que a maior parte do milho é para silagem. O pior cenário é para o plantio feito no início de agosto que sofre com a falta de chuva regular, muitas em estado de floração e com tamanho muito menor que o normal. Lavouras plantadas a partir do fim de agosto, possuem melhor desenvolvimento e ainda possuem capacidade de recuperação. ROHDEN salienta que a chuva registrada ontem serviu apenas para a pastagem perenes e lavouras, sem impactar no volume de água.
Estudo da ARIS aponta necessidade de maior investimento em saneamento básico. Alguns municípios da região possuem situação mais tranquila. O Marco Regulatório do setor de saneamento básico ainda enfrenta dificuldade para sair do papel e contemplar os brasileiros. Meta de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até dezembro de 2033 parece difícil de ser atingida. Ações para diminuição do desperdício de água e aproveitamento da água da chuva, também necessitam de avanços. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental, da ARIS, WILLIAM ARENHARDT, um dos objetivos é abrir para investimento privado através de licitação entre empresas públicas e privadas. Se as metas não forem cumpridas, empresas podem perder o direito de executar o serviço. A Agencia Reguladora Intermunicipal de Saneamento tem boa expectativa sobre o Marco Legal sobre a universalização na prestação de serviço no saneamento básico.
Engenheiro sanitarista e ambiental projeta dificuldade para atingir metas no saneamento. WILLIAM ARENHARDT cita ainda que até 2033 os municípios terão que oferecer água potável canalizada para até 99 por cento da população, além de acabarem com os lixões. ARENHARDT diz que a política sobre resíduos sólidos é fundamental para o destino correto do lixo até 2024. O engenheiro sanitarista e ambiental, observa que a legislação diz que estas metas visam das melhor qualidade de vida e reduzir problemas na área da saúde. O Oeste Catarinense está bem avançado no abastecimento de água e no destino de resíduos sólidos. WILLIAM ARENHARDT aponta como principal desafio o esgoto sanitário. Levantamento da ARIS revela que na médias os municípios possuem apenas 50 por cento de legalidade no sistema de esgoto.
Motociclista sofre queda e colide contra proteção lateral do asfalto na SC 386. O acidente ocorreu ontem, na SC 386, na Linha Tigre, Mondaí. Conforme informações obtidas pela reportagem, uma moto Yamaha XTZ 250 Lander, placa de Mondaí, trafegava no sentido Mondaí à Iporã do Oeste quando em uma curva perdeu o controle, caiu sobre a pista e colidiu no guard rail, a proteção lateral do asfalto. Bombeiros de Iporã do Oeste atenderam a vítima, um homem de 21 anos. O motociclista teve ferimentos no braço direito, e perna direita. Após os primeiros socorros, o homem foi conduzido ao hospital de Mondaí.
Guarnição da Polícia Rodoviária Estadual prende acusado de tentativa de homicídio. Uma de ocorrência de tentativa de homicídio foi registrada nesta segunda-feira por volta das 19h20. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária Estadual foi informada sobre o fato ocorrido e abordou o Gol, placas de São Lourenço do Oeste, que era conduzido por um homem de 19 anos, acusado de autoria de tentativa de homicídio. Com o jovem acusado, os policiais encontraram um facão, usado para as agressões. A vítima da tentativa de homicídio parou no posto da polícia rodoviária sendo que a guarnição acionou o atendimento médico. Os policiais deram voz de prisão ao suspeito do crime e encaminhou todos os envolvidos para a Delegacia de Polícia Civil para providências.
Incêndio destrói sala de ordenha e veículos em Palmitos. Um incêndio registrado ainda no domingo, destruiu um galpão e veículos que estavam no local. A ocorrência foi registrada por volta do meio-dia, na linha Chapadão, interior de Palmitos. As chamas atingiram o local que servia como sala de ordenha e garagem para veículos da propriedade. O fogo destruiu completamente o imóvel e os veículos. As causas do incêndio não foram apontadas. O Corpo de Bombeiros utilizou cerca de oito mil litros de água para combater o incêndio. Apesar dos danos materiais, ninguém se feriu.
Polícia prende homem condenado por desobediência e desacato. A Polícia Civil de Anchieta cumpriu na tarde de ontem um mandado de prisão por sentença definitiva, expedido pelo Juízo da comarca do município. O preso, um homem de 35 anos, foi condenado por desobediência e desacato. Após os procedimentos legais, o condenado foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro. A Polícia Civil esclarece que mesmo diante do atual cenário de pandemia, com a vigência das medidas de isolamento social decretadas, continua realizando suas atribuições constitucionais de apuração das infrações penais. A policia ressalta ainda o trabalho integrado das forças de segurança pública para o cumprimento da missão.