-STF DEVE DEFINIR HOJE TESE FINAL SOBRE MARCO TEMPORAL DAS TERRAS INDÍGENAS
-GOVERNO REPASSA 256 MILHÕES PARA MUNICÍPIOS RETOMAR OBRAS PARADAS
-ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA NOVA CASA LAR SERÁ ASSINADA HOJE
-POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO PASSA A SER ATENDIDA NA AGÊNCIA DA CAIXA EM MONDAÍ
-ENFERMEIRO DÁ DICAS PARA MANTER A SAÚDE CORPORAL COM ALTAS TEMPERATURAS
-DESCANSO REALIZA AÇÃO COM ENTREGA DE ROUPAS PARA FAMÍLIAS DO MUNICÍPIO
-RESIDÊNCIA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NO INTERIOR
-MULHER É PRESA POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
O tempo apresenta-se encoberto em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é de nebulosidade variável na região. A temperatura mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje não deve passar dos 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 14 graus. Umidade relativa do ar em 97 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Um incêndio em uma festa de casamento deixou 113 pessoas mortas e mais de 150 feridas no Iraque, segundo a agência estatal de notícias. O incidente aconteceu na madrugada desta terça-feira. Até agora, nove pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no incidente. As autoridades locais ainda não concluíram a investigação para determinar as causas. A principal suspeita é de que artefatos pirotécnicos utilizados durante o evento incendiaram equipamentos e estruturas inflamáveis dentro do salão. O primeiro-ministro do país decretou um período de luto oficial de três dias.
O representante da Coreia do Norte na ONU, KIM SONG, afirmou, nesta terça-feira, que há risco de uma guerra nuclear na península coreana devido a "atos imprudentes" e da "histeria contínua" dos Estados Unidos e de seus aliados em termos de confronto nuclear". KIM disse que a situação atual é perigosa e culpou os Estados Unidos, "que procuram aperfeiçoar sua ambição hegemônica por todos os meios, superestimando o seu poder". Para o representante diplomático, "a responsabilidade recai também sobre as forças dominantes Coreia do Sul, que pretendem impor o flagelo de uma guerra nuclear contra a a nação".
A Igreja Católica do México denunciou cartéis de narcotráfico por controlarem partes de Chiapas, no sul do país. Enquanto isso, vídeos de um desfile de homens fortemente armados nessa região geraram indignação nas redes sociais. Em comunicado, a Diocese de San Cristóbal de las Casas informou que a região está em estado de sítio, em psicose social, com narcobloqueios que usam a sociedade civil como escudo humano. Horas depois, vídeos mostraram um desfile de um grupo de homens uniformizados e fortemente armados por uma estrada. Segundo meios locais, o desfile foi protagonizado por integrantes do Cartel de Sinaloa.
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu, por unanimidade, nesta terça-feira, retirar as Forças Armadas da lista de entidades que fiscalizam o processo eleitoral. O Supremo Tribunal Federal também foi retirado da lista. Até então, além das Forças Armadas, a fiscalização contava com a atuação de partidos políticos, federações e coligações; da OAB; Ministério Público; Congresso Nacional; Controladoria-Geral da União; Polícia Federal; Conselho Nacional de Justiça; Conselho Nacional do Ministério Público, entidades de classe, entidades sem fins lucrativos que atuam na fiscalização e transparência da gestão pública. Todas são autorizadas a ter acesso aos sistemas eleitorais desenvolvidos pelo Tribunal e também ao código-fonte. O acesso é realizado no período de um ano antes do primeiro turno do pleito.
A Secretaria da Receita Federal iniciou nesta segunda-feira o envio de cartas para contribuintes de todo o país que caíram na malha fina do Imposto de Renda 2023, ano-base 2022. Ao todo, um milhão 366 mil 778 pessoas caíram na malha fina do IR neste ano. Esta foi a primeira remessa de cartas enviadas, procedimento que continuará até 16 de outubro, abrangendo 400 mil contribuintes. O envio das cartas, segundo o órgão, visa "orientar e incentivar os contribuintes a promoverem a autorregularização de pendências relativas à Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física". O Fisco informa que, ao "autorregularizar" a situação, os contribuintes evitam procedimentos de fiscalização que implicam em penalidades, tais como multas de ofício.
O Supremo Tribunal Federal deve definir nesta quarta-feira a tese final do julgamento que derrubou o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Os ministros devem discutir a possibilidade de indenização a pessoas que adquiriram terras de boa-fé e se esse pagamento estaria condicionado à saída dos agricultores das áreas. Na semana passada, a Corte decidiu derrubar a aplicação do chamado marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O placar do julgamento ficou em 9 a 2 a favor dos povos originários. Ao todo, 214 processos que tratam do mesmo tema estão suspensos e aguardam um desfecho do Supremo. O caso em análise pela Corte tem repercussão geral, ou seja, o que foi decidido pelo STF deverá ser seguido por outras instâncias.
Os 25 mil 726 beneficiários do Instituto Nacional do Seguro de Santa Catarina já podem antecipar a perícia médica. Desde essa segunda-feira, o INSS começou a ligar para segurados que esperam há mais de 45 dias por uma perícia médica para o auxílio incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, com o intuito de agilizar o processo usando o Atestmed. Em nota, o Instituto informou que o número (11) 2135-0135 aparecerá na tela do telefone do segurado para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento de perícia médica eou avaliação social. Este número não aceita chamadas de volta e não usa o WhatsApp.
Santa Catarina é o estado que mais acolheu venezuelanos em cinco anos no Brasil, segundo levantamento da Operação Acolhida, força-tarefa do governo federal em parceria com organizações sociais para atendimento e assistência aos imigrantes. Santa Catarina recebeu 24 mil imigrantes entre o fim de 2018, pico da crise humanitária, e julho de 2023. A Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família do governo de Santa Catarina aponta que a escolha pelo estado está relacionada à "excelente qualidade de vida e ótimas oportunidades de emprego". Dentre as cidades, Chapecó, principal município e polo econômico do Oeste catarinense, foi a mais procurada pelos imigrantes, com cerca de quatro mil e 400 venezuelanos no período analisado.
O governo de Santa Catarina comunicou nesta terça-feira ter enviado em um mês e meio cerca de 256 milhões de reais às cidades do Estado via Transferência Especial Voluntária para a retomada de obras do extinto Plano Mil , que deu lugar ao SC Levada a Sério com a gestão JORGINHO MELLO. O balanço foi divulgado um dia antes de o governador palestrar em um congresso da Federação Catarinense de Municípios, entidade que, no início do ano, cobrava repasse de até três bilhões e 200 milhões em construções paradas. O montante já liberado atendeu 161 municípios catarinenses e envolveu 357 TEVs. O governo estadual diz ter se comprometido a liberar um total de 425 milhões até o fim deste mês, a partir de 588 repasses.
A Rede Peperi de Comunicação está instalando a estrutura da torre e equipamentos para a migração da Rádio Atalaia de Campo Ere para o FM. A Rede Peperi adquiriu uma área de dois mil metros quadrados para esse fim, na Rua Luiz Caldato. No local está sendo edificada a casa dos transmissores e a torre de transmissão. Uma equipe de engenheiros, técnicos e construtores está trabalhando há vários dias com essa finalidade. Durante muitos anos, a direção da Rede Peperi articulou com o Ministério das Comunicações e demais órgãos em Brasília, a migração do canal de Amplitude Modulada para Frequência Modulada, em Campo Erê. A Atalaia FM vai operar na frequência de 106 vírgula um.
Se tudo ocorrer dentro do previsto, a Rádio Atalaia vai começar a transmitir em sinal de FM até o fim do ano. A projeção é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. Ele explicou que, em som estéreo, a Rádio Atalaia vai oferecer a qualidade que tanto foi planejada para cobrir Campo Erê e os municípios da região. BALDISSERA disse que todos os equipamentos para a migração foram adquiridos e estão chegando, como mesas de som, cabeamentos, processadores e transmissores. Todas as emissoras da rede Peperi já estão transmitindo no canal FM, com exceção da Atalaia, que agora vai completar esse processo.
O Município de Descanso vai realizar hoje e amanhã, uma ação solidária com distribuição de roupas para as famílias locais. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, PAULO LAUXEN, a ação só será possível graças à colaboração dos munícipes que doaram grande quantidade de roupas na campanha de arrecadação de donativos para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ele destacou que esses itens acabaram não sendo enviados ao estado vizinho, porque a região do Vale do Taquari já estava repleta de roupas e calçados doados por pessoas de diversas regiões. Com isso, a Administração Municipal decidiu realizar uma ação beneficente, com entrega das roupas arrecadadas para as famílias mais necessitadas do próprio município. A entrega será feita nesta quarta e quinta-feira, no Salão Paroquial de Descanso, das 17h às 19h. Cada família poderá receber até 12 peças de roupas e calçados.
A Secretaria de Transportes e Obras de Descanso está realizando importantes melhorias nas estradas do interior. A afirmação é do novo responsável pela pasta, CRISTIAN ANTOCEFF. Ele destacou que assumiu o setor na metade de agosto e desde então, já foram realizadas melhorias na estrada geral da Linha Cachoeirinha, que recebeu alargamento, cascalhamento, compactação e troca de tubulações num trecho de aproximadamente três quilômetros. ANTOCEFF observou que foi preciso interromper os trabalhos temporariamente nessa comunidade para dar atenção aos acessos das propriedades nas Linhas Pratinha e Barra do Erval, onde há grande produção de frutas em época de colheita, viabilizando assim, o bom escoamento dessa produção. CRISTIAN ANTOCEFF mencionou ainda as melhorias com patrolamento, cascalhamento e compactação do solo nas Linhas Barra do Veado, Sanga Curta e Santa Lúcia.
O responsável pela Secretaria de Transportes e Obras de Descanso destacou que agora a atenção estará voltada para ações semelhantes de recuperação da estrada geral na Linha Alegre e posteriormente, nas comunidades de Pratinha e Barra do Erval. Conforme CRISTIAN ANTOCEFF, as ações dependem significativamente das condições meteorológicas favoráveis, pois as chuvas constantes prejudicam o trabalho das máquinas nas estradas. Apesar disso, ele afirmou que os servidores estão comprometidos em manter o ritmo e concluir as melhorias conforme o planejado. ANTOCEFF frisou ainda que o objetivo dessas intervenções nas estradas não pavimentadas é proporcionar uma mobilidade mais segura e eficiente para os moradores das áreas rurais.
A Secretaria de Transportes e Obras e o Setor de Urbanismo de São João do Oeste estão realizando melhorias na cidade. Melhorias ocorrem na cidade em parceria entre as secretarias e os setores do governo municipal. Conforme o Secretário de Transportes e Obras de São João do Oeste, AFONSO HAMMERSCHMITT, foi finalizada a ampliação e melhoria da rede de drenagem pluvial, localizada na Rua Santa Catarina, próximo a Cooper A1. Ele destacou que a rede de drenagem pluvial é um sistema que desempenha um papel fundamental para o bom funcionamento de qualquer cidade, principalmente em períodos com grandes quantidades de chuvas.
O Secretário de Transportes e Obras de São João do Oeste, AFONSO HAMMERSCHMITT, informou ainda que durante as fortes chuvas, ocorriam alagamentos em residências. O município utilizou máquinas e servidores para ampliar a capacidade de drenagem para atender uma reivindicação antiga e que deixava os moradores aflitos a cada chuva, pois alagava as residências próximas e gerava vários transtornos. HAMMERSCHMITT destacou ainda que a equipe de Transportes e Obras realiza serviços no interior com a manutenção de estradas e também auxilia na instalação de novas redes de água. O Secretário avaliou que o empenho dos servidores facilita diferentes ações para atender aos pedidos dos munícipes.
A Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos de Mondaí realizou uma nova recuperação da SC-283, a estrada beira rio, até a divisa com o município de Itapiranga. Conforme o secretário, JULIANO DE OLIVEIRA, os trabalhos realizados na estrada incluíram a escarificação, patrolamento, compactação com o rolo, alargamento de algumas curvas, troca de algumas tubulações, além da limpeza das sarjetas e melhorias em alguns acessos à propriedades ao longo da rodovia, que margeia o Rio Uruguai. Ele destacou em entrevista para a Rádio Oeste que a ação visa manter a qualidade da estrada, além de melhorar a segurança e a acessibilidade para os residentes na beira rio, bem como aos produtores rurais, visto que na região existem muitos produtores de leite, aves, suínos e grãos.
JULIANO DE OLIVEIRA observou que essa não foi a primeira vez que a SC-283 recebeu atenção da Administração de Mondaí neste ano, visto que em junho, ela já havia sido submetida aos trabalhos de manutenção, visando garantir que o trecho atenda aos padrões de qualidade necessários. Ele citou que apesar de ser de responsabilidade do Governo do Estado, o Município assinou um termo de cooperação e assumiu a responsabilidade pela manutenção do trecho de aproximadamente 25 quilômetros, visto que a região da beira rio ficou muito tempo desassistida devido à falta de convênio com o Estado. O Secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos de Mondaí destacou que realizou uma vistoria em todo o trecho após a conclusão das intervenções, atestando que a estrada apresenta boas condições de trafegabilidade.
Será assinada no final da tarde desta quarta-feira, a ordem de serviço para o início das obras de construção da nova Casa Lar de Iporã do Oeste. A assinatura vai ocorrer no Hospital Nossa Senhora das Mercês, a partir das 17h30. A nova edificação está orçada em seis milhões de reais e contará com recursos de emendas parlamentares e valores próprios do Instituto Hospitalar. A nova Casa Lar será construída no terreno anexo ao Hospital na Rua 13 de Maio e vai ser administrada pelo Instituto Hospitalar Beneficente Nossa Senhora das Mercês. Serão atendidas pessoas de vários municípios da região, sendo que os recursos arrecadados também servirão para ampliar as fontes de receitas do Hospital. O ato de assinatura no final da tarde de hoje contará com a presença de diversas autoridades.
A agência de relacionamento da Caixa Econômica Federal para Iporã do Oeste, que antes pertencia a São Miguel do Oeste, agora será atendida por Mondaí. De acordo com o prefeito, ADÉLIO MARX, as tratativas para a mudança vinham sendo discutidas há tempo, já que muitos processos precisavam ser resolvidos em São Miguel do Oeste, principalmente relacionados ao Setor Público, como a transferência de recursos do Governo Federal para as contas do Município. O prefeito destacou que algumas situações pessoais como os encaminhamentos de seguro desemprego, saques do FGTS e financiamentos imobiliários já vinham sendo feitos pela agência de Mondaí, sendo que agora as questões públicas também serão resolvidas no Município vizinho, o que dará maior agilidade aos processos.
O prefeito de Iporã do Oeste observou que apesar da mudança, os munícipes que possuem contas vinculadas à agência da Caixa de São Miguel do Oeste poderão mantê-las naquele município, se assim desejarem. Porém, todas as ações envolvendo o setor público passarão a ser feitas na agência de relacionamento da Caixa Econômica Federal de Mondaí, município onde está situado o Fórum da Comarca e os Cartórios de Títulos e Protestos e de Registro de Imóveis, que atualmente também atendem Iporã do Oeste. O prefeito, ADÉLIO MARX, pontuou que a mudança vai favorecer os munícipes, já que o deslocamento até a agência de Mondaí será facilitado pela maior proximidade entre os dois Municípios.
Com a chegada das altas temperaturas, alguns cuidados são necessários com a alimentação e hidratação adequada para manter a saúde corporal. Conforme o enfermeiro e coordenador da Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste, PAULO MASSING, nessa época do ano existe uma necessidade maior de repor líquidos e sais corporais, além de manter uma boa ingestão de frutas, verduras e legumes. Ele observou que quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol ou ao calor, ocorre maior transpiração e por isso, é fundamental reidratar o corpo e repor os sais eliminados pelo suor. A reposição dos sais pode ser feita pela alimentação equilibrada, enquanto a hidratação ocorre por meio da ingestão de água de qualidade.
Em relação ao volume de água que deve ser consumida diariamente, o enfermeiro explicou que cada pessoa possui situação diferente e que aquelas com maior exposição ao calor, precisam ingerir mais água para se manterem hidratadas. A Organização Mundial da Saúde recomenda que seja multiplicado o peso corporal por 35, sendo que o resultado do cálculo é a quantidade de litros de água que a pessoa precisa beber todos os dias. Já sobre a exposição ao sol, PAULO MASSING destacou que é preciso maior cuidado entre às 10h da manhã e as duas horas da tarde, pois esse é o período com maior incidência dos raios ultravioletas, que aumentam o risco de câncer de pele. A principal forma de proteção é evitar longos períodos de exposição ao sol e usar sempre protetor solar. Outra recomendação repassada pelo enfermeiro é intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com a ingestão de água, pois apesar de refrescarem, elas favorecem a desidratação do corpo.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, está apurando o caso de um bebê de três meses que teve o braço quebrado durante internação no Hospital. A família registrou um Boletim de Ocorrência na última sexta-feira. O relato é de que a criança deu entrada no Hospital por causa de uma pneumonia e saiu com o braço quebrado. A família alega que o bebê sofreu a fratura dentro da unidade e os pais querem saber o que aconteceu durante o período em que o filho esteve internado. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o fato. Segundo a tia da criança, JAQUELINE DA SILVA, as equipes de enfermagem perceberam que o braço do bebê estava inchado, mas demoraram para chamar o médico. O menino foi levado para o Hospital na quarta-feira e recebeu alta no último domingo.
O Instituto Santé, organização que administra o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, emitiu uma nota informando que teve ciência da denúncia referente ao atendimento médico-hospitalar de um paciente menor de idade. Na nota, o Hospital cita que, durante a internação, o bebê apresentou fratura no braço, sem causa aparente. A nota também destaca que, segundo informações preliminares, foi relatado o acompanhamento integral, pela mãe, de todo o contato e manipulação física realizada no paciente pela equipe técnica e assistencial durante todo o período de internação. A Unidade Hospitalar vai constituir uma comissão interna para apuração dos fatos.
A rodovia SC-283 é a líder no número de óbitos no Oeste catarinense. De acordo com dados da Polícia Militar Rodoviária, a SC-283, que corta o Oeste, de Concórdia a Itapiranga, é o cenário da maioria dos óbitos por acidentes de trânsito na região. Em 2022, o local registrou oito mortes durante o ano e até setembro de 2023, seis pessoas já perderam a vida na rodovia. Para a Polícia Rodoviária, falta modernização nas rodovias e respeito da sinalização por parte dos condutores. As rodovias do Oeste são rodovias de pistas simples, sem acostamentos e feitas para um trânsito de 40 anos atrás. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, as rodovias federais também são cenário de acidentes em Santa Catarina. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, Santa Catarina somou o segundo maior número de acidentes de trânsito em 2022, ficando atrás apenas de Minas Gerais.
Uma residência foi destruída por um incêndio no interior de Anchieta. O fato foi registrado na Linha Primavera, por volta das 23h20, desta terça-feira. A edificação em alvenaria de aproximadamente 72 metros quadrados, com telhado e forro de madeira, estava em fase de queima completa, já iniciando a redução do fogo quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local. Os brigadistas fizeram o desligamento da energia e iniciaram o combate direto às chamas. O teto havia desabado quase em sua totalidade, restando telhas em poucas partes da casa. Foi constatado também que uma lateral da edificação estava comprometida, com risco iminente de queda. Não houve vítimas ou feridos no incêndio, e conforme relatos da proprietária, a edificação possuía seguro. Foi realizado o rescaldo e resfriamento das paredes e áreas próximas, com cerca de dois mil litros de água. O local foi isolado para perícia.
Uma mulher foi presa por tráfico de drogas nesta terça-feira, por volta das 18h, em Mondaí. Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição recebeu informações que de que ela estava utilizando-se da sua profissão de motorista para entregar drogas na casa dos usuários. Durante rondas, o veículo foi abordado e a condutora identificada, sendo que na busca pessoal, foram encontradas quatro frações de cocaína embalada em sacola plástica, pesando 3,3 gramas. Além disso, na pochete pendurada na cintura da mulher havia uma porção de 11,4 gramas de maconha e 160 reais em dinheiro. Os policiais também fizeram buscas no estabelecimento comercial dela, onde foram localizadas mais 13 frações de cocaína e duas porções de maconha. Em seguida, a guarnição do Canil de São Miguel do Oeste chegou no local para auxiliar nas buscas com o cão Colt, que encontrou mais 100 frações de cocaína dentro da residência da mulher, totalizando 80 gramas, além de oito mil 350 reais. Na ação também foram aprendidos quatro smartphones. A mulher recebeu voz de prisão e em seguida foi conduzida para a Delegacia, em São Miguel do Oeste.