-INSS TERÁ PENTE-FINO EM BENEFÍCIOS DE APOSENTADOS POR INVALIDEZ E BPC
-ORÇAMENTO DE SC PARA 2023 TEM PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO DE 16 POR CENTO
-VICE-PREFEITO ASSUME O EXECUTIVO DE IPORÃ DO OESTE POR 15 DIAS
-ALUNOS DO CIEF REALIZAM ESTUDOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
-CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ABELHAS É TEMA DE CURSO NO INTERIOR
-SEGUNDA EDIÇÃO DO CAFÉ COM SOLUÇÕES DA AEST SERÁ AMANHÃ EM TUNÁPOLIS
-HOMEM É PRESO POR MANTER MULHER EM CÁRCERE PRIVADO NA REGIÃO
-SAÍDA DE PISTA SEGUIDA DE COLISÃO EM POSTE DEIXA UMA PESSOA FERIDA
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se encoberto por nebulosidade. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com condições de chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo cinco reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Imagens feitas por satélite pela empresa Maxar Technologies mostram que longas filas de carros se formaram nas fronteiras da Rússia com a Geórgia e com a Mongólia. Homens russos estão fugindo para países vizinhos para evitar a convocação para lutar na guerra da Ucrânia. O plano do presidente VLADIMIR PUTIN é convocar 300 mil reservistas para reforçar as tropas russas na guerra na Ucrânia. A mobilização foi anunciada no dia 21 de setembro. Não há dados precisos a respeito do tamanho do êxodo para outros países.
As autoridades encontraram mais um corpo nesta terça-feira e o número de mortos no naufrágio de um barco na cidade de Tartus, na Síria subiu para 100, segundo o diretor geral dos portos sírios. O barco transportava migrantes de Trípoli, no Líbano, para a Síria. A embarcação transportava cerca 150 pessoas, apenas 20 foram resgatadas com vida. Este é um dos naufrágios mais letais do Mediterrâneo leste. A bordo estavam de crianças a idosos, em sua maioria procedentes do Líbano, Síria e dos Territórios Palestinos.
Milhares de pessoas marcharam nesta segunda-feira nas ruas das principais cidades da Colômbia contra as medidas propostas pelo presidente esquerdista GUSTAVO PETRO, como o aumento dos impostos para os ricos e a reforma agrária. Em Bogotá, os manifestantes se mobilizaram pelas ruas do centro e se concentraram na Praça de Bolívar, ao lado da sede presidencial, aos gritos de "Fora Petro!". Em Medellín, uma equipe do canal estatal Telemedellín foi agredida por manifestantes e precisou abandonar a cobertura.
A partir desta terça-feira nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença por crime inafiançável. A regra, que tem efeito até 48 horas após o primeiro turno das eleições, está prevista no Código Eleitoral e tem como propósito garantir ao cidadão o direito de votar. Aos candidatos, as mesmas normas entraram em vigor dez dias atrás. De acordo com a legislação, qualquer pessoa detida neste período deverá ser conduzida a um juiz para verificar a legalidade da ação. Em caso de irregularidade, o ato será cancelado e quem mandou prender ou deter pode ser responsabilizado. A chamada “imunidade eleitoral” não impede que os envolvidos em crimes no período sejam condenadas posteriormente. O mesmo ocorre em relação a pessoas que tentam impedir ou tumultuar o processo de votação.
As importações brasileiras de leite alcançaram 172 milhões de litros em agosto. O número representa um aumento de 63 por cento sobre julho deste ano, segundo o boletim Indicadores Leite e Derivados deste mês, divulgado pelo Centro de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite. Esse foi o maior volume mensal de importação do produto em 2022. Ainda segundo o boletim, as exportações brasileiras de leite tiveram decréscimo em agosto na comparação com julho e também com o mesmo mês de 2021. De acordo com GLAUCO CARVALHO, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, “o lado positivo é que isso acaba reduzindo o preço para o consumidor, mas há o risco de deprimir muito os preços e gerar um impacto na rentabilidade da cadeia produtiva”.
O Instituto Nacional do Seguro Social terá um pente-fino para revisar aposentadorias por invalidez, ou incapacidade, mantidas sem perícia há mais de seis meses e que não tenham data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação. Também vão entrar os benefícios de prestação continuada sem revisão há mais de dois anos. Os segurados que passarão pela revisão serão selecionados e notificados pelo INSS. A convocação, de acordo com a pasta, será prioritariamente dos beneficiários de faixas etárias mais baixas e com tempo maior de manutenção do benefício. Poderão ser feitas até 15 perícias extraordinárias por dia e 30 extraordinárias em regime de mutirão.
O governo de Santa Catarina encaminhará nesta semana para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto da Lei Orçamentária Anual 2023. A proposta tem uma projeção de crescimento de aproximadamente 16 e meio por cento. As previsões orçamentárias e de repasses para as principais áreas da gestão governamental foram apresentadas em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, na Secretaria de Estado da Fazenda. A receita total estimada para o próximo ano é de 44 bilhões e cem milhões. No entanto, com as deduções constitucionais e legais, sobretudo os repasses de participação tributária aos municípios e ao Fundeb, o valor projetado da chamada Receita Líquida Disponível é de 28 bilhões e 600 milhões de reais.
A polêmica gerada pela decisão de órgãos federais de barrar a participação de operadoras portuárias gigantes do exterior no processo de licitação do Porto de Itajaí foi tema de reunião do Conselho das Federações Empresariais do Estado, nesta segunda-feira. Em reunião na sede da Federação as Associações Empresariais, o Cofem manifestou preocupação com prejuízos às operações portuárias e destacou que discorda com essa restrição no processo licitatório. Por isso, o conselho enviou ofício para o Tribunal de Contas da União, o Ministério da Infraestrutura, à Agência Nacional de Transportes Aquaviários e à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários alertando sobre riscos da decisão da Associação Brasileira dos Terminais Portuários de limitar a participação de empresas.
Santa Catarina gastaria mais de um bilhão e 300 milhões de reais por ano para garantir 100 por cento das vagas em creches e pré-escolas para crianças de até cinco anos. Segundo dados do Tribunal de Contas do Estado, faltam 93 mil 285 vagas na educação infantil em SC. O valor dos gastos faz parte de um cruzamento, feito por um veículo de comunicação estadual, com dados do TCE e da Confederação Nacional dos Município. Na quinta-feira passada, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a educação básica é um direito fundamental e, por isso, a oferta de vagas em creches e pré-escolas para crianças de até cinco anos pode ser exigida individualmente ao poder público. De acordo com dados do TCE, em 2020, Santa Catarina precisaria de mais 63 mil 137 vagas em creches, para crianças entre zero e três anos, e 30 mil 688 na pré-escola, para crianças entre quatro e cinco anos.
Publicado edital de licitação de terrenos e pórticos da Área Industrial de Descanso. A informação é do secretário de desenvolvimento econômico e turismo do município, PAULO LAUXEN. De acordo com ele, após muitos estudos e reuniões entre a administração e a assessoria técnica, na última quarta-feira os integrantes do Conselho Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico se reuniram com o prefeito, SADI BONAMIGO, para assinatura e publicação do edital de licitação de seis terrenos e quatro pórticos da área industrial. LAUXEN relembra que foram dois anos de discussão no Conselho, com audiência pública e reuniões com os vereadores e assessores técnicos, para que se chegasse à conclusão de que o primeiro passo para regularizar a área industrial, seria o lançamento do edital na modalidade de doação onerosa.
O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Descanso, PAULO LAUXEN, explica que o edital lançado na semana passada consiste em incentivar parte do valor dos imóveis e o restante fazer em doação onerosa aos interessados. Ele ressalta a importância do debate coletivo realizado para chegar numa definição da situação que se arrastava há anos. Conforme LAUXEN, todo o trabalho realizado foi de forma transparente e ouvindo os empresários, contadores e a comunidade em geral. O secretário avalia que com isso será dada oportunidade para que novas empresas invistam em Descanso, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico para o município.
AEST promove segunda edição do Café com Soluções. Atividade acontecerá nesta quarta-feira, 28 de setembro, no auditório do Sicoob Creditapiranga em Tunápolis. De acordo com a agente comercial da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, SIRIANE DRESCHLER, o início será às 19h com a presença do palestrante SÉRGIO COLETTI, abordando assuntos relacionados aos protestos de contas. Ela enfatiza que na oportunidade será abordada a legislação vigente sobre os protestos e serão repassadas orientações sobre o uso do sistema “Protesto Expresso”. SIRIANE observa que o público alvo são os empresários associados ou não da AEST. Ela destaca que o objetivo é de atender a demanda apresentada em relação ao assunto. Os interessados em participar da programação devem confirmar presença até hoje, para melhor organização do espaço do Café com Soluções.
CRAS de Mondaí realiza campanha de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com a psicóloga, RENATA CRISTIANA PARCIANELLO, a data foi lembrada no dia 24 de setembro com ações em todo o Estado. Ela enfatiza que Santa Catarina registra média superior a três mil notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes por ano, o que equivale a dez ocorrências por dia em território catarinense. A psicóloga observa que o problema se agravou durante a pandemia, colocando ainda mais crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com o distanciamento das atividades sociais e da própria escola.
RENATA PARCIANELLO avalia que o Poder Público tem o dever de tomar atitudes para mudar essa situação. Conforme ela, o CRAS de Mondaí sempre realiza ações voltadas ao assunto envolvendo reuniões com os pais e a mobilização dos profissionais na defesa das crianças e adolescentes. Cita que foram confeccionadas flores amarelas em E.V.A para simbolizar a campanha em frente ao CRAS do município, bem como foi criado um mural na secretaria de assistência social e confeccionado um folder com diversas informações e orientações para a comunidade. A psicóloga salienta que toda a sociedade deve estar engajada para que o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes aconteça de forma efetiva.
Curso de meliponicultura é realizado em Iporã do Oeste. Atividade viabilizada pelo Senar, através do Programa Caminhos do Mel, iniciou na tarde de ontem na Linha Schneiders. De acordo com o instrutor do Senar, NEUDI RIGO, a meliponicultura consiste na criação racional de abelhas sem ferrão. Ele explica que a atividade envolve o trabalho do Senar para formação profissional rural, através dos sindicatos, secretarias municipais de agricultura e Epagri. Atualmente o Brasil conta com cerca de 300 espécies de abelhas, consideradas essenciais para a sobrevivência de inúmeras outras espécies de seres vivos. Elas também são fundamentais para a polinização das plantas e vegetais. O objetivo da atividade foi de conscientizar os participantes sobre a importância de preservar esses insetos, que além de serem fundamentais para a sobrevivência humana, podem servir como fonte de renda através da produção de mel.
Alunos do CIEF realizam estudos sobre alimentação saudável. Atividades foram ministradas pela nutricionista do município, MARCIELE DAL BOSCO e pela professora, DÉBORA ARCARI. A nutricionista explica que os alunos do segundo ano C do Centro Integrado de Ensino Fundamental já vinham trabalhando assuntos relacionados a alimentação saudável em sala de aula. Ela destaca que foi convidada para abordar a interpretação de receitas, desde os ingredientes necessários, até a finalização dos pratos. A nutricionista, MARCIELE DAL BOSCO, considera importante o incentivo à prática culinária no dia a dia.
MARCIELE DALBOSCO enaltece a necessidade de conscientizar os alunos desde cedo sobre a importância de uma alimentação saudável. A nutricionista do Município avalia que as atividades práticas desenvolvidas nas escolas são levadas para as famílias e quando colocadas em prática, beneficiam um grande número de pessoas, que passam a contar com inúmeros benefícios de uma alimentação saudável. MARCIELE salienta que as atividades práticas também contaram com o apoio das merendeiras do CIEF. O objetivo é de realizar novas ações semelhantes com outras turmas e escolas de Iporã do Oeste no restante do ano letivo.
Vice-prefeito de Iporã do Oeste assume o Executivo por 15 dias. VALMOR REIS estará à frente do Executivo Municipal a partir desta terça-feira, durante as férias do prefeito, ADÉLIO MARX. O ato de transmissão do cargo ocorreu na tarde de ontem no gabinete da prefeitura. REIS ressalta que já está por dentro de todas as atividades em andamento no município, pois trabalha diariamente auxiliando nos diferentes setores da administração. O prefeito em exercício salienta que seu objetivo é de dar continuidade nas ações que vinham sendo realizadas. Na tarde do último sábado, VALMOR REIS participou do encontrão municipal com baile dos idosos no ginásio poliesportivo.
Durante o baile foi feito um desfile com participação de 18 casais para escolha do vovô e vovó, que vão representar o município nos próximos quatro anos. Os eleitos foram ILAINE e TÉRCIO JANTSCH, do grupo dois da cidade. O baile da terceira idade teve expressiva participação de idosos de todo o município. VALMOR REIS considera que o baile foi uma forma de valorizar a população da melhor idade do município. Nesta semana os trabalhos públicos se concentram principalmente na limpeza da Avenida Gustavo Fetter, após a conclusão das obras de recomposição funcional executada nos últimos dias. Nesta semana também devem ser concluídas as pinturas das faixas de sinalização ao longo da Avenida.
O prefeito em exercício, VALMOR REIS, salienta que a atenção também segue voltada para as melhorias em andamento nas estradas do interior com aberturas de desvios, alargamentos e cascalhamento para garantir boas condições de trafegabilidade aos agricultores do município.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, atendeu um pedido feito pelo presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste e vai instalar ao menos duas lombadas eletrônicas no trecho urbano da BR-163, na Avenida Willy Barth. De acordo com VANIRTO CONRAD, o pedido foi atendido através de uma moção apresentada por ele no legislativo, sendo que esse é apenas um dos pedidos feitos e que foi atendido, visto que já foram feitas várias indicações e moções, além de visitas realizadas na sede do DNIT em Chapecó e Florianópolis por ele e pelos demais vereadores, visando a melhoria do trecho que passa por São Miguel do Oeste.
VANIRTO CONRAD afirma que as duas lombadas eletrônicas na Avenida Willy Barth serão instaladas na cidade alta, nas proximidades de um posto de combustível e de um hotel. O local já possuía um redutor de velocidade no passado, porém, em apenas um sentido e desta vez o objetivo é instalar os dispositivos nos dois sentidos. Existe ainda a cobrança para a instalação de um semáforo nas proximidades de outro posto de combustível, onde também já existia no passado. Para o vereador, o semáforo seria de extrema importância para os condutores e também para os moradores do bairro Andreatta, que sofrem constantemente para atravessar a rodovia.
As duas lombadas eletrônicas que serão instaladas no trecho urbano da BR-163 em São Miguel do Oeste deverão estar em pleno funcionamento antes do final deste ano. O prazo é em decorrência do trabalho de levantamento de informações e de execução do projeto que é de 30 dias e por isso, a expectativa é que em no máximo três meses os dispositivos estejam em operação, não sendo descartada a possibilidade do DNIT fazer a instalação antes desse prazo. VANIRTO CONRAD frisa ainda que espera que os demais pedidos feitos ao órgão federal sejam atendidos com o passar dos meses, visando uma melhor qualidade e segurança das pessoas que transitam pela Avenida Willy Barth.
A BR-163, no extremo oeste, terá um ato inaugural para entregar oficialmente os primeiros 12 quilômetros de pista pavimentada com concreto. Desde a última sexta-feira, o concreto passa por lavação e recebe a pintura das faixas de sinalização de trânsito. O trecho a ser inaugurado fica entre o quilômetro 98, na Linha Derrubada, em São José do Cedro, e a cidade de Guarujá do Sul no quilômetro 110 da rodovia. Toda a pista já pavimentada possui uma camada de 23 centímetros de concreto aplicada sobre o asfalto antigo fresado. O intuito é de concluir o trabalho para inaugurar oficialmente o novo pavimento ainda nesta terça-feira, desde que o tempo esteja favorável para conclusão dos serviços. O ministro da Infraestrutura, MARCELO SAMPAIO, deve estar presente no ato.
A Polícia Militar de Maravilha atendeu na noite do último sábado, uma ocorrência de cárcere privado. A guarnição foi acionada por familiares de uma mulher que relataram que ela estava presa no interior do seu apartamento e não tinha como sair do imóvel. Os policiais se deslocaram até o local indicado e conversaram com um casal, sendo que a vítima relatou que foi deixada presa na residência por diversas vezes. Ela disse ainda que estava sem poder sair há pelo menos três dias, pois seu marido não estava em casa. Diante dos fatos, o homem foi preso e conduzido até a delegacia de Polícia Civil de Maravilha.
A Polícia Militar, durante patrulhamento tático, no Bairro São Jorge, em São Miguel do Oeste, avistou um veículo Fox com três ocupantes em atitude suspeita no último domingo. Foi realizada a abordagem do veículo e solicitado para que os três ocupantes descessem. Em busca no automóvel e nos ocupantes foram encontrados cigarros de maconha. Os abordados relataram aos policiais que são usuários de maconha, sendo que um deles assumiu a propriedade da droga. Os policiais confeccionaram o termo circunstanciado por porte de drogas para uso pessoal. Além disso, foi constatado que o motorista não era habilitado, sendo confeccionadas as notificações cabíveis e compromissada a proprietária do veículo em comparecer no fórum da comarca. O veículo foi liberado para uma pessoa habilitada.
Uma saída de pista, seguida de colisão em poste de energia elétrica, foi registrada por volta das 18h30 desta segunda-feira, na rodovia Pinhal em Iporã do Oeste. O motorista de um veículo Ford Ecosport perdeu o controle do carro, saiu da pista e colidiu contra um poste ao lado da via. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou atendimento ao motorista. Em seguida ele foi encaminhado para avaliação no Hospital Nossa Senhora das Mercês, sem gravidade. A Polícia Militar fez o registro e levantamentos da ocorrência.