ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 27-09-2021 Segunda-Feira

-ABONO SALARIAL DE 2022 TEM ORÇAMENTO PREVISTO EM 21 BILHÕES DE REAIS

-SC TEM TRÊS REGIÕES EM BANDEIRA AZUL PARA COVID PELA PRIMEIRA VEZ NO ANO

-PREFEITO DESTACA INVESTIMENTOS DO GOVERNO ESTADUAL EM TUNÁPOLIS

-PROGRAMA CELESC RURAL ATENDE 113 PROPRIEDADES NA COMUNIDADE DE BARRA GRANDE

-SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DESTACA TRABALHOS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COM ESCOLAS

-SEM INCENTIVO GOVERNAMENTAL, PRESIDENTE DA ACCS DIZ QUE PRODUTOR INDEPENDENTE ESTÁ FADADO À FALÊNCIA

-QUATRO HOMENS SÃO PRESOS POR AMEAÇA E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA REGIÃO; DUAS MULHERES ENCAMINHADAS AO HOSPITAL COM FERIMENTOS GRAVES

-RECÉM-NASCIDO É ENCONTRADO CINCO DIAS APÓS TER SIDO ABANDONADO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


A população de San Marino aprovou neste domingo um referendo sobre a legalização do aborto. Segundo resultados provisórios divulgados pelo governo, 77 por cento dos eleitores votaram a favor de dar às mulheres a escolha de abortar até 12 semanas de gravidez e depois, em caso de risco para a vida da mãe ou má formação fetal. Os dados abrangem 33 das 37 seções eleitorais da república de San Marino, cercada pela região centro-norte da Itália. O referendo convocou 35 mil 411 eleitores a opinarem, sendo um terço deles no exterior.Com a legalização do aborto, San Marino se juntará à maior parte da Europa na suspensão do que atualmente é uma proibição absoluta da interrupção da gravidez.


O governo do Reino Unido informou neste sábado que vai conceder até 10 mil e 500 vistos de trabalho provisórios para contornar a escassez de mão de obra.As permissões serão de três meses, de outubro a dezembro, e têm como objetivo mitigar a falta de trabalhadores na área do transporte e em setores-chave da economia britânica, como a criação de aves de granja. Nos últimos dias e apesar das tentativas do governo de tranquilizar a população, uma multidão de britânicos lotou postos de gasolina após muitos produtos esgotarem em lojas e supermercados.


Imigrantes brasileiros foram achados na carroceria de um caminhão tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos, na fronteira do México com Sierra Blanca, no Texas. A operação foi feita por agentes de fronteira dos Estados Unidos no dia 16 de setembro. Foram encontrados, ao todo, 49 imigrantes ilegais do Brasil, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Peru. O Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira dos Estados Unidos não especificou quantos deles eram brasileiros. Todos os imigrantes passaram por uma avaliação médica e também serão processados.


Após mudança no cronograma no começo deste ano, o abono salarial terá um orçamento previsto em cerca de 21 bilhões para 2022. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o benefício deverá ser pago a mais de 23 milhões de trabalhadores no próximo ano. A previsão é que o calendário de pagamento comece em janeiro. No último exercício de 2020/2021, pago até fevereiro deste ano, segundo a Caixa, responsável pelo PIS, 319 mil beneficiários deixaram de resgatar 208 milhões de reais. O total previsto foi de 17 bilhões para 22 milhões trabalhadores. O abono é pago a trabalhadores formais que recebem até dois salários mínimos. O valor do benefício varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados com a carteira assinada no ano anterior.


Com o resultado negativo do teste para Covid-19 neste domingo, o presidente JAIR BOLSONARO deverá retomar uma ampla agenda de inaugurações, a partir de amanhã, como parte das comemorações dos mil dias de governo. A agenda, que será fechada com o apoio dos ministros TARCÍSIO FREITAS da Infraestrutura e ROGÉRIO MARINHO do Desenvolvimento Regional, deverá se estender até a próxima sexta-feira. Além de uma cerimônia nesta segunda-feira no Palácio do Planalto em comemoração à data, apresentando as ações de primeiro de janeiro de 2019 até agora, haverá uma série de viagens pelas regiões do país: Nordeste na terça, Norte na quarta, Sudeste na quinta e Sul na sexta-feira. As viagens têm como objetivo realizar a entrega de obras e anúncios de parcerias com gestores municipais e estaduais.


Os líderes partidários no Congresso vão discutir nesta semana a nova proposta para a resolução do pagamento dos 89 bilhões de precatórios previstos para 2022, apresentada na terça-feira passada pelos presidentes da Câmara e do Senado e pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. A proposta prevê incluir 39 bilhões e 800 milhões em precatórios no teto de gastos para pagamento em 2022. Para os 50 bilhões restantes, a ideia é uma renegociação entre as partes, e, se não for possível, transferir para 2023. GUEDES afirmou estar confiante no Congresso para conseguir cumprir com o que chamou de “duplo compromisso”, que seria “a responsabilidade social com a reposição do Bolsa Família” e, “do outro lado, a responsabilidade fiscal, um compromisso com as futuras gerações”.



Santa Catarina está no quarto lugar do ranking nacional de casos de estupro notificados de crianças e adolescentes do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Só em 2020, duas mil 569 crianças e adolescentes foram vítimas de estupro no estado. O dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil aconteceu na sexta-feira.Segundo o relatório nacional, atualizado em junho deste ano, são cerca de sete vítimas por dia. Ou seja, um índice de 138 menores de 19 anos violentados para cada 100 mil habitantes. O Estado está atrás apenas do Mato Grosso do Sul, que ocupa o primeiro lugar no ranking, de Rondônia e do Paraná.


Nos oito primeiros meses deste ano, o Porto de São Francisco do Sul já recebeu 320 navios cargueiros, o que representa um aumento de 17 por cento em comparação com o mesmo período de 2020, quando atracaram 274 embarcações. Isso representa uma média de 40 navios por mês, neste ano, enquanto que no ano passado chegou a 34. A movimentação de carga no Porto de São Francisco também teve crescimento de 14 por cento nos oito primeiros meses de 2021. As cargas alcançaram nove milhões e 700 mil toneladas este ano, enquanto que, no mesmo período de 2020, somaram oito milhões e meio de toneladas. Os maiores carregamentos correspondem a madeira, celulose e produtos siderúrgicos, além de fertilizantes e grãos.


Santa Catarina tem três regiões com risco moderado para coronavírus pela primeira vez no ano. O dado foi divulgado neste sábado com a atualização do mapa de risco. Outras 13 regiões estão no nível alto e uma no grave. O mapa aponta uma melhora no cenário da pandemia em Santa Catarina. As regiões de risco moderado, na cor azul, são parte do Nordeste, Serra e Meio-Oeste. Em nível alto estão o Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê. Nenhuma região é classificada neste momento com risco gravíssimo, o mais alto na escala do mapa.


-PREFEITO DESTACA INVESTIMENTOS DO GOVERNO ESTADUAL EM TUNÁPOLIS

-PROGRAMA CELESC RURAL ATENDE 113 PROPRIEDADES NA COMUNIDADE DE BARRA GRANDE

-SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DESTACA TRABALHOS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COM ESCOLAS

-SEM INCENTIVO GOVERNAMENTAL, PRESIDENTE DA ACCS DIZ QUE PRODUTOR INDEPENDENTE ESTÁ FADADO À FALÊNCIA


O Conselho Tutelar de Mondaí oferece uma das melhores remunerações da região. A informação é da coordenadora MARILI DA SILVA. Segundo ela, inclusive Conselhos Tutelares de outros municípios entram em contato por este motivo, o que considera gratificante, pois o trabalho também exige dedicação em feriados e fins de semana. No momento, o Conselho de Mondaí conta com cinco conselheiras, que atuam desde o início do mandato, que se prolonga até 2024. MARILI enfatiza que em 2020 o Conselho registrou total de mil 618 atendimentos e nesse ano, considerando apenas os seis primeiros meses, o somatório já era de mil 575. Os números revelam um aumento nas intervenções do Conselho Tutelar em função da pandemia.


MARILI DA SILVA pontua que no momento existe muita demanda por conta de conflitos familiares, disputa de guarda, especialmente nos últimos dois meses. Nesses casos, o primeiro passo é fazer o atendimento, seguido da orientação e os encaminhamentos para as equipes integradas ao Conselho Tutelar, como psicólogos e outros profissionais da saúde. Na maioria das situações, de acordo com a coordenadora, a resolução é feita pelo Ministério Público, que apoia o Conselho Tutelar. MARILI enaltece que com o tempo a população compreende que o Conselho existe para ajudar. Outra situação que exigia maior trabalho era por conta de evasão escolar. Como nesta segunda-feira todos os alunos, inclusive no sistema remoto, voltam às unidades escolares, a coordenadora do Conselho Tutelar mondaiense estima que esta situação ficará mais tranquila no município.


Prefeito destaca investimentos do governo estadual em Tunápolis. MARINO FREY comenta que as emendas parlamentares impositivas permitem importantes ações em diferentes áreas. Tunápolis vai receber um milhão e 200 mil reais do governo estadual. De acordo com o prefeito, serão 250 mil reais para aquisição de uma van, 200 mil reais para a aquisição de micro-ônibus, ambos destinados para a Secretaria da Educação, visando o transporte escolar. FREY cita mais 250 mil reais para investimento na infraestrutura urbana com pavimentação asfáltica de via pública e ainda 500 mil para construção de infraestrutura esportiva, um pavilhão coberto, no novo ao campo de futebol no Centro Esportivo Municipal.


Tunápolis registra mobilização de vereadores de diferentes partidos em busca de recursos. Segundo o prefeito MARINO FREY, o trabalho conjunto tem resultado positivo. Ele ressalta que a partir de agora o desafio é viabilizar esse investimento com atuação da equipe técnica. O prefeito destaca ainda que será preciso disponibilizar contrapartidas do município para concretização destas obras e investimentos. Segundo FREY, o apoio dos parlamentares é fundamental para realização de obras, aquisição de máquinas e melhorias no atendimento à população.


O Programa Celesc Rural atendeu na comunidade de Barra Grande, no interior de Iporã do Oeste, ao todo 113 produtores com melhorias na rede elétrica. Conforme o presidente CLEICIO MARTINS, a Celesc está verificando no local o benefício e a qualidade adicional dos serviços prestados na instalação de redes protegidas. Segundo MARTINS, elas são 90 por cento mais seguras do que as redes com cabos de má distribuição elétrica. O presidente da Celesc destaca que nos dois anos e meio em que está na presidência companhia, já houve investimento de um vírgula sete bilhão de reais em todo estado. Desse valor, 1,2 bilhão, 237 milhões foram apenas para o Oeste. Nessa região, mais de 133 mil propriedades já foram beneficiadas pelo Programa Celesc Rural. O investimento nesse programa, considerando todo o estado, é de cerca de 200 milhões de reais.


CLEICIO MARTINS salienta que a Celesc também investiu 1,2 bilhão apenas na área de distribuição elétrica, uma vez que a companhia também tem outras diretorias que compõe o estafe. O presidente da Celesc cita ainda uma licitação que será aberta nas próximas três semanas, para o Meio Oeste e Oeste do estado. A expectativa é de que no começo do ano que vem haverá mais investimentos na área rural, além dos investimentos na própria rede plana. MARTINS enfatiza que a Celesc já contratou mil e 500 novos empregados nos últimos dois anos e meio e teve saída voluntária de outros mil e 300, ou seja, um saldo positivo de quase 200 pessoas. Além disso, parte dos serviços foi terceirizada. A Celesc atinge um contingente de 500 mil unidades consumidoras no estado.


SJO tem por tradição fazer um trabalho enfático na questão do meio ambiente. A afirmação é do secretário de Agricultura, ROGÉRIO RECH, que também é responsável pela pasta do Meio Ambiente. Segundo ele, o trabalho envolvendo os educandários é rotineiro e sempre que uma escola requisita auxílio da Secretaria, é prontamente atendida. Na última semana, por exemplo, a Agricultura participou de evento na escola infantil Jesus Menino, onde desenvolveu trabalho de conscientização e replantio de árvores. RECH reforça que é preciso incutir essa cultura de preservação e plantio de árvores nas crianças, para que possam levar para a vida e perpetuar o conhecimento. O secretário destaca ainda que as escolas buscam visitar com frequência as estruturas do viveiro municipal.


Dentro dessa preocupação em preservar o meio ambiente, o secretário cita o Projeto do Rio Fortaleza, que é de longa data e trabalhado todos os anos com algum investimento por parte do município. ROGÉRIO RECH comenta que neste ano não houve continuidade na parte do cercamento, pois faltou material. Nesse ano a prioridade é fazer tratamento das madeiras necessárias para continuar o projeto. Inclusive pode ser ampliado nos próximos anos para outras bacias hidrográficas do município, que também precisam de proteção. Segundo RECH, o foco no Rio Fortaleza deve-se ao fato dele fornecer o maior volume de água para a cidade. Ele reitera a importância da preservação dessa bacia, e também do viveiro municipal, que está estruturado para produzir grande variedade de espécies, tanto nativas quanto exóticas. Quanto ao viveiro, o secretário de Agricultura lembra que ele também atende o Setor de Urbanismo, com plantio de flores para ajardinamento de praças e locais públicos do município, assim como também produz mudas de ervas medicinais em grande escala, que são distribuídas aos munícipes.


O presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), LOSIVÂNIO DE LORENZI, lamenta a baixa no preço pago aos suinocultores de cooperativas. Na visão dele, a crise assola cada vez mais a atividade, justamente porque em setembro o preço do suíno costumava subir, por conta da queda tradicional no final do ano. Desta vez ocorre o contrário, com o preço do suíno registrando queda na última semana. Enquanto festas e restaurantes passam a ter maior liberação, o que faz o consumo aumentar, no preço pago ao produtor ocorre o inverso. LORENZI lembra que em novembro de 2020 o suíno era vendido nos mesmos preços de hoje, porém o milho, que na época estava em 88 reais a saca, agora custa 109 reais. Quanto às exportações, o presidente da ACCS lembra que neste ano foram 32 mil 882 toneladas de suíno a mais na comparação com 2020, considerando apenas o estado de SC. Já o Brasil exportou 75 mil 619 toneladas a mais de carne suína neste ano, em relação ao ano passado.


Mesmo com toda essa exportação, houve queda no preço pago ao produtor. LOSIVÂNIO DE LORENZI frisa que há dois anos, quando a China foi notificada com a peste suína africana, dizimando planteis naquele país, as indústrias colocaram muitos suínos no mercado e começaram a aumentar a produção desordenadamente. Agora, quem paga a conta é o produtor. O presidente da ACCS reitera que não é contra o aumento de plantel ou crescimento que gera emprego e renda, desde que organizado. O maior prejudicado nessa situação, segundo LORENZI, é o produtor independente, principalmente por não receber ajuda do governo. Ele pontua que a média de venda no mercado independente nesse ano é de seis reais e 31 centavos, o mesmo preço de 2020 no mês de agosto, enquanto o custo é de sete reais e 21 centavos. A cada suíno de 100 quilos comercializado, o produtor perdeu nesse ano 90 reais.


Para piorar a situação, no caso dos suinocultores independentes que vendem para fora do estado, o governo está cobrando 12 por cento de ICMS, apesar da lei que requer o máximo de seis por cento do valor do ICMS estadual. LOSIVÂNIO DE LORENZI comenta que é inadmissível continuar trabalhando dessa forma e cobra uma posição dos governantes e deputados de SC para que a situação seja resolvida, pois do contrário está fadada a falência dos produtores independentes. Segundo LORENZI, o governo federal prometeu tirar PIS e COFINS para importação do Mercosul, mas ainda não cumpriu a promessa, que se trata de um pleito buscado pela Associação dos Criadores de Suínos desde outubro do ano passado.


Outra situação lastimável, conforme o presidente da ACCS, é o fato de o Instituto do Meio Ambiente (IMA) não dar agilidade às licenças ambientais, quando são de operação. LOSIVÂNIO DE LORENZI frisa que o produtor constrói o estabelecimento para produzir e em muitos casos o IMA demora de 30 a 40 dias para liberar. Enquanto isso, o financiamento continua rodando no banco e o produtor pagando juros sem ter retorno. O presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos espera que essas situações sejam resolvidas para que seja possível continuar acreditando no agronegócio do estado.


-QUATRO HOMENS SÃO PRESOS POR AMEAÇA E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA REGIÃO; DUAS MULHERES ENCAMINHADAS AO HOSPITAL COM FERIMENTOS GRAVES

-RECÉM-NASCIDO É ENCONTRADO CINCO DIAS APÓS TER SIDO ABANDONADO


Túmulos são depredados em cemitério no interior de São João do Oeste. Moradores de Linha Ervalzinho, no interior de São João do Oeste, acionaram a Polícia Militar na manhã deste domingo, após perceberem possível ato de vandalismo no cemitério da comunidade. Conforme as informações da Polícia Militar de São João do Oeste, que registrou a ocorrência, vasos de flores, mármores e suportes de túmulos foram quebrados, além de várias flores serem danificadas. De acordo com a Polícia, possivelmente a depredação ocorreu na noite deste sábado. Os danos foram registrados em aproximadamente quatro túmulos. A Polícia Militar registrou um boletim de ocorrência e o caso será investigado pelas autoridades.


Um adolescente de 13 anos ficou gravemente ferido em acidente na Rua Severino Veronese com a Waldemar Rangrab, no bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 14h30 deste sábado. A vítima tentou atravessar a rua de bicicleta, quando foi atropelada por um carro. Com o impacto, o adolescente teve um ferimento grave em uma das pernas, inclusive com intenso sangramento no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez os curativos e levou o garoto até o Hospital Regional, onde passou por exames e também por uma cirurgia.


Briga sobre guarda de criança terminou com mulheres feridas na região. A Polícia Militar foi acionada na manhã deste domingo, para atender uma briga no Bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal Peperi, a criança estava na casa da avó paterna, quando a mãe da criança acompanhada de sua mãe (avó materna) invadiu a residência e tentaram retirar a criança do local. Houve então uma discussão e em seguida briga entre as partes. Na briga as duas avós sofreram ferimentos, sendo que apenas uma foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada com ferimentos leves a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas. Após ouvir as partes, o Boletim de Ocorrências foi confeccionado e as partes encaminhadas à Delegacia de Polícia para encaminhamento das medidas cabíveis ao caso.


Um homem foi preso em flagrante ao ameaçar duas mulheres, entre elas a companheira dele, na Rua Luiz de Camões, no Bairro Estrela, em São Miguel do Oeste. Além disso, ele ainda portava armas e munições. A ocorrência foi registrada pela PM por volta das 20h45 deste domingo. Uma mulher relatou que estava com a irmã dela e o companheiro em um camping, e que ficaram com medo de voltar para casa com o homem, pois ele estava embriagado. Após receberem carona de outra pessoa para voltar para casa, ela encontrou o companheiro alterado, por isso escondeu a arma dele. O homem pediu pela arma e diante da negativa, pegou um fósforo e ameaçou atear fogo no carro, e ainda empurrou a vítima, ocasionando lesão na mão dela. A Polícia Militar encontrou dentro do quarto da residência um revólver calibre 38, uma espingarda artesanal calibre 36, além de munições calibre 22, 32, 36, 38 e 44. A PM apreendeu as armas e munições, prendeu o homem em flagrante e o conduziu para a Delegacia de Polícia Civil.


Outro homem foi preso por ameaçar a ex-companheira na Rua Rui Barbosa, centro de São Miguel do Oeste, por volta das 21h deste domingo. Uma mulher informou à Polícia Militar que estava sendo perseguida por um veículo, conduzido por seu ex-companheiro. Ela estava amedrontada e psicologicamente abalada, e relatou à guarnição que teme pela sua vida. A polícia abordou o veículo e encontrou em cima do banco do carona uma faca de aproximadamente 30cm de lâmina. O homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.


Um terceiro homem foi preso por violência doméstica por volta das 23h15 de ontem, na Rua Edvino João Luft, no Bairro Santa Rita em São Miguel do Oeste. Uma mulher foi encontrada pela polícia caída no banheiro da residência, chorando, após ter sido agredida pelo marido. Ela relatou que sentia fortes dores em uma perna e achou que poderia estar quebrada. Os policiais ainda constataram durante o atendimento da ocorrência que ambos estavam com forte odor etílico e lesões pelo corpo. A mulher foi conduzida pelos bombeiros ao Hospital Regional e o homem preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.


O quarto homem foi preso em flagrante no interior de Descanso, ao deixar a companheira gravemente ferida. O fato ocorreu por volta das 17h30 de ontem, na Estrada Geral da Linha Pratinha. A guarnição da Polícia Militar encontrou a vítima caída no chão da casa, inconsciente, e com lesões no peito e no rosto. O Corpo de Bombeiros realizou o atendimento e conduziu a vítima para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A PM dialogou com o homem, o qual relatou que teve uma discussão com sua companheira e que ela tem problemas depressivos. Ele foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Iporã do Oeste.


Um bebê foi encontrado abandonado em um terreno baldio, no interior de Palma Sola, na manhã deste domingo, segundo o Instituto Geral de Perícias de São Miguel do Oeste. Conforme a Polícia Civil, o corpo da criança recém nascida foi localizado na estrada geral do interior do município, proximidades do Palma Sola Piscina Clube e a Associação do Banco do Brasil (AABB). De acordo com o Instituto Geral de Perícias, trata-se de um menino, que nasceu vivo e pelo estado de decomposição morreu em aproximadamente cinco dias. Os peritos colheram material genético da criança e do local, a fim de aprofundar as investigações sobre as circunstâncias do óbito. O Delegado responsável pelo caso, ERIC ROSADA, explicou que o corpo foi encontrado por volta das 8h por uma pessoa que passou pelo local e visualizou o mesmo. Em seguida a Polícia foi acionada. O delegado salienta que investigações já estão sendo feitas para definir se o corpo se trata de um feto ou um bebê, e o tempo de vida ou gestação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.