De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A população de San Marino aprovou neste domingo um referendo sobre a legalização do aborto. Segundo resultados provisórios divulgados pelo governo, 77 por cento dos eleitores votaram a favor de dar às mulheres a escolha de abortar até 12 semanas de gravidez e depois, em caso de risco para a vida da mãe ou má formação fetal. Os dados abrangem 33 das 37 seções eleitorais da república de San Marino, cercada pela região centro-norte da Itália. O referendo convocou 35 mil 411 eleitores a opinarem, sendo um terço deles no exterior. Com a legalização do aborto, San Marino se juntará à maior parte da Europa na suspensão do que atualmente é uma proibição absoluta da interrupção da gravidez.
O governo do Reino Unido informou neste sábado que vai conceder até 10 mil e 500 vistos de trabalho provisórios para contornar a escassez de mão de obra. As permissões serão de três meses, de outubro a dezembro, e têm como objetivo mitigar a falta de trabalhadores na área do transporte e em setores-chave da economia britânica, como a criação de aves de granja. Nos últimos dias e apesar das tentativas do governo de tranquilizar a população, uma multidão de britânicos lotou postos de gasolina após muitos produtos esgotarem em lojas e supermercados.
Imigrantes brasileiros foram achados na carroceria de um caminhão tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos, na fronteira do México com Sierra Blanca, no Texas. A operação foi feita por agentes de fronteira dos Estados Unidos no dia 16 de setembro. Foram encontrados, ao todo, 49 imigrantes ilegais do Brasil, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Peru. O Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira dos Estados Unidos não especificou quantos deles eram brasileiros. Todos os imigrantes passaram por uma avaliação médica e também serão processados.
Após mudança no cronograma no começo deste ano, o abono salarial terá um orçamento previsto em cerca de 21 bilhões para 2022. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o benefício deverá ser pago a mais de 23 milhões de trabalhadores no próximo ano. A previsão é que o calendário de pagamento comece em janeiro. No último exercício de 20202021, pago até fevereiro deste ano, segundo a Caixa, responsável pelo PIS, 319 mil beneficiários deixaram de resgatar 208 milhões de reais. O total previsto foi de 17 bilhões para 22 milhões trabalhadores. O abono é pago a trabalhadores formais que recebem até dois salários mínimos. O valor do benefício varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados com a carteira assinada no ano anterior.
Com o resultado negativo do teste para Covid-19 neste domingo, o presidente JAIR BOLSONARO deverá retomar uma ampla agenda de inaugurações, a partir de amanhã, como parte das comemorações dos mil dias de governo. A agenda, que será fechada com o apoio dos ministros TARCÍSIO FREITAS da Infraestrutura e ROGÉRIO MARINHO do Desenvolvimento Regional, deverá se estender até a próxima sexta-feira. Além de uma cerimônia nesta segunda-feira no Palácio do Planalto em comemoração à data, apresentando as ações de primeiro de janeiro de 2019 até agora, haverá uma série de viagens pelas regiões do país: Nordeste na terça, Norte na quarta, Sudeste na quinta e Sul na sexta-feira. As viagens têm como objetivo realizar a entrega de obras e anúncios de parcerias com gestores municipais e estaduais.
Os líderes partidários no Congresso vão discutir nesta semana a nova proposta para a resolução do pagamento dos 89 bilhões de precatórios previstos para 2022, apresentada na terça-feira passada pelos presidentes da Câmara e do Senado e pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. A proposta prevê incluir 39 bilhões e 800 milhões em precatórios no teto de gastos para pagamento em 2022. Para os 50 bilhões restantes, a ideia é uma renegociação entre as partes, e, se não for possível, transferir para 2023. GUEDES afirmou estar confiante no Congresso para conseguir cumprir com o que chamou de “duplo compromisso”, que seria “a responsabilidade social com a reposição do Bolsa Família” e, “do outro lado, a responsabilidade fiscal, um compromisso com as futuras gerações”.
Santa Catarina está no quarto lugar do ranking nacional de casos de estupro notificados de crianças e adolescentes do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Só em 2020, duas mil 569 crianças e adolescentes foram vítimas de estupro no estado. O dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil aconteceu na sexta-feira. Segundo o relatório nacional, atualizado em junho deste ano, são cerca de sete vítimas por dia. Ou seja, um índice de 138 menores de 19 anos violentados para cada 100 mil habitantes. O Estado está atrás apenas do Mato Grosso do Sul, que ocupa o primeiro lugar no ranking, de Rondônia e do Paraná.
Nos oito primeiros meses deste ano, o Porto de São Francisco do Sul já recebeu 320 navios cargueiros, o que representa um aumento de 17 por cento em comparação com o mesmo período de 2020, quando atracaram 274 embarcações. Isso representa uma média de 40 navios por mês, neste ano, enquanto que no ano passado chegou a 34. A movimentação de carga no Porto de São Francisco também teve crescimento de 14 por cento nos oito primeiros meses de 2021. As cargas alcançaram nove milhões e 700 mil toneladas este ano, enquanto que, no mesmo período de 2020, somaram oito milhões e meio de toneladas. Os maiores carregamentos correspondem a madeira, celulose e produtos siderúrgicos, além de fertilizantes e grãos.
Santa Catarina tem três regiões com risco moderado para coronavírus pela primeira vez no ano. O dado foi divulgado neste sábado com a atualização do mapa de risco. Outras 13 regiões estão no nível alto e uma no grave. O mapa aponta uma melhora no cenário da pandemia em Santa Catarina. As regiões de risco moderado, na cor azul, são parte do Nordeste, Serra e Meio-Oeste. Em nível alto estão o Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê. Nenhuma região é classificada neste momento com risco gravíssimo, o mais alto na escala do mapa.
Retorno das chuvas impacta diretamente o homem do campo. O secretário de agricultura de Saltinho – ROBERTO ANDRETTA, comemora a volta das precipitações, que aliviam a falta de água enfrentada no município. Destaca que o transporte para abastecer as famílias do interior era constante, chegando a sobrecarregar a Secretaria, o que diminuiu muito desde a semana passada. ANDRETTA comenta que não esperava um volume de chuva tão grande como nos últimos dias, mas comemora a ótima notícia de que a maioria das comunidades já está com a situação estabilizada. Porém, pontua a situação da linha Santa Rita.
Água da Santa Rita é imprópria para o consumo humano. ROBERTO ANDRETTA – secretário de agricultura de Saltinho, informa que em torno de 22 famílias da comunidade necessitam ser abastecidas pela prefeitura todas as semanas. Explica que embora a localidade tenha água, não é potável. Por isso, junto com a administração, está em busca de recursos, para que no ano que vem a Santa Rita seja contemplada com poço artesiano e encanamento. Destaca que a medida deve resolver a situação na comunidade, que já sofre com problemas hídricos há vários anos.
Simulação de acidente de trânsito faz parte da campanha “Lourenciano de respeito, respeita o trânsito”. Desde o início de setembro, a prefeitura de São Lourenço do Oeste, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), realiza a campanha “Lourenciano de respeito, respeita o trânsito”, com apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centros de Formação de Condutores. No sábado, teve carreata de conscientização e uma simulação de acidente de trânsito, em frente à prefeitura.
O principal objetivo foi chamar a atenção da comunidade para os perigos que a imprudência no trânsito pode causar. segundo KELY DALAGNOL – Presidente do Demutram em São Lourenço, famílias que perderam parentes também deram seus depoimentos como forma de incentivar a mudança de comportamento e atitudes no trânsito de toda população. A campanha “Lourenciano de respeito, respeita o trânsito” iniciou com blitz e a Escolinha de Trânsito. Nesta semana tem ainda palestras para alunos do ensino médio, encerrando a programação do Setembro Amarelo.
Acanor realiza primeira reunião do ano com público. A Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) realizou, a primeira reunião do ano com a presença de público. De acordo com o presidente da Acanor que também é presidente da Câmara de Vereadores de Jupiá, CLAUDIO BARBOSA, seguindo as normas diante da pandemia de Covid-19, o encontro foi realizado na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste. Vários assuntos foram discutidos entre eles a volta do Programa Parlamento Jovem.
BARBOSA acrescenta que vereadores e servidores das oito câmaras associadas participaram da reunião. Ainda foram debatidos temas como formações aos associados e bandeiras defendidas pelos municípios, como as articulações políticas na busca de recursos estaduais e federais. Ainda, a cobrança ao governo estadual para melhoria nas rodovias da região, em especial a SC-305, que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê.
Vários projetos dão entrada na Câmara esse mês. Segundo a vereadora SUZIANE TESKE, teve sessão com até 12 projetos para serem votados, em Campo Erê. Ela destaca a organização das dotações orçamentárias para emendas, como de 1 milhão 750 mil reais, de vários deputados. Todas foram aprovadas em primeira e segunda votação. SUZI destaca 200 mil reais da deputada LUCIANE CARMINATTI e mais 200 mil do deputado PEDRO BALDISSERA. Essas verbas deverão ser utilizadas na terceirização de reparos nas principais estradas do interior. Também passou na câmara, proposta para aquisição de rolo compactador, com investimento de mais de 600 mil reais. A máquina do DMER tem muita limitação.
Está em análise dos vereadores de Campo Erê o PPA – Plano Pluri Anual. Ele versa o orçamento do município para os próximos quatro anos. A vereadora SUZIANE TESKE salienta, por outro lado, que a câmara de Campo Erê aprovou a cesta básica por cartão. Explica que a Assistência Social vai fornecer um cartão por família com um valor estipulado para comprar alimentos na cidade. Antes era feita licitação para comprar cestas básicas fora do município, mas isso acabou. SUZI garante que isso, inclusive, vai dar mais dignidade as pessoas. Por outro lado, ela reconhece a importância da vinda de CARLOS MOISÉS para Campo Erê, e frisa que obras importantes para o município serão atendidas pelo Governo do Estado.
A abertura da fronteira entre Brasil e Argentina sofre um impasse mesmo após o anúncio feito pelo governo argentino. O delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, MARK TOLLEMACHE, relatou que o impasse se deve aos governos municipais e estaduais que fazem fronteira com o município de Dionísio. Ele explicou que o governo de Misiones, responsável pela abertura, ainda não solicitou o pedido de autorização para a retomada do trânsito pela fronteira. Ou seja, não houve um comunicado oficial sobre a liberação do trânsito entre os países por estas autoridades.
O delegado da Receita Federal solicitou calma por parte da população regional. Nessa semana, a Receita e Polícia Federal do Brasil estarão se reunindo com o chefe da Gendarmeria para debater oficialmente sobre a abertura. Segundo anunciado pela Argentina, a retomada poderá ocorrer entre primeiro de outubro e primeiro de novembro de forma gradual.
Catadora de latinhas encontra carteira e devolve a proprietária. Uma mulher chamada SALETE, que trabalha juntando latinhas para sobreviver, encontrou uma carteira com documentos e mil, 860 reais em dinheiro. Ela contou que achou a carteira na tarde de ontem, no bairro Cristo Rei, em Francisco Beltrão, e guardou para tentar encontrar a proprietária. Na manhã de hoje SALETE levou a carteira até uma rádio do município, onde pediu ajuda para encontrar a dona do dinheiro e documentos. A proprietária foi encontrada logo em seguida.
Mulher é detida por ameaçar ex-namorado. A moça, de 21 anos, foi detida pela Polícia Militar depois de ameaçar o ex-namorado, de 31 anos. Ela foi detida ao sair da casa da vítima portando uma faca de cozinha na cintura. A ocorrência foi registrada por volta das 18 horas de ontem, na linha Aurora, interior de Quilombo. De acordo com a PM, a mulher não aceita o término do namoro. A polícia apreendeu também o carro dela, um Uno Mille, já que ela não possui habilitação e o veículo está com o licenciamento atrasado.
Motociclista tenta fugir da polícia e acaba batendo em árvore. A PMfazia rondas pela Rua Vereador Geraldo Garlet, no centro de Anchieta, por volta das quatro e meia da madrugada de ontem, quando avistou um motociclista empinando a moto e fazendo manobras perigosas. Ao ver a viatura o condutor tentou fugir. Os policiais fizeram o acompanhamento até a Linha Salete, onde o motociclista acabou perdendo o controle da moto, bateu numa árvore e caiu num barranco. O Corpo de Bombeiros de Anchieta foi chamado e fez o atendimento do condutor. Ele estava confuso e com dores no ombro, foi levado para o pronto atendimento de Anchieta. A Polícia Militar fez o boletim de ocorrência, o levantamento fotográfico e as devidas notificações pelas infrações de trânsito cometidas pelo condutor.
Adolescente de 16 anos é baleado enquanto dorme. O caso aconteceu na madrugada de ontem, na Rua Aracaju, bairro Pinheirão, em Francisco Beltrão. De acordo a Polícia Militar, a vítima estava dormindo no momento em que o criminosos entrou em sua casa. Ao arrombar a porta, o homem que estava com uma arma de fogo dizendo para o jovem não se mexer ou ele seria morto. O homem atirou contra o menor, o acertando no braço e na perna.A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Regional. A Polícia Militar registrou o Boletim de Ocorrência e fez buscas, mas o suspeito não foi identificado.
Polícia Militar prende homem com mandado por homicídio. Por volta da uma e meia da manhã de ontem, policiais militares de Marmeleiro faziam patrulhamento pela BR- 280, bairro Ipiranga em Marmeleiro, quando avistaram um homem empurrando uma motocicleta. Os policiais fizeram a identificação do homem de 24 anos, e constataram que havia contra ele um mandado de prisão por homicídio. O homem foi encaminhado para o DEPEN de Francisco Beltrão, onde foi preso e vai ficar a disposição da justiça.
Recém-nascido é encontrado cinco dias após ter sido abandonado em Palma Sola. O bebê foi encontrado na manhã de ontem, num terreno baldio, no interior do município. Conforme a Polícia Civil, o corpo da criança recém-nascida foi localizado na estrada geral, próximo ao Palma Sola Piscina Clube e a Associação do Banco do Brasil. De acordo com o Instituto Geral de Perícias, o IGP, o bebê era do sexo masculino, nasceu vivo, e pelo estado de decomposição morreu a aproximadamente cinco dias.
Os peritos colheram material genético da criança e no local a fim de aprofundar as investigações sobre as circunstâncias do óbito. O delegado responsável pelo caso, ERIC ROSADA, explica que o corpo foi encontrado por volta das oito horas da manhã, por uma pessoa que passou pelo local, viu a criança e acionou a Polícia. O delegado já começou as investigações para descobrir o tempo de vida ou gestação, além de outros pontos de interesse da investigação.