ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 27.09.21

-ABONO SALARIAL DE 2022 TEM ORÇAMENTO PREVISTO EM 21 BILHÕES DE REAIS

-SC TEM TRÊS REGIÕES EM BANDEIRA AZUL PARA COVID PELA PRIMEIRA VEZ NO ANO

-ASSINATURA DO CONVÊNIO ENTRE GOVERNO E CONDER DEVE OCORRER NOS PRÓXIMOS DIAS

-MUNICÍPIO REGISTRA DOIS CASOS MENSAIS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS

-VEREADORA SOLICITA A CELESC MELHORIA NA REDE ELÉTRICA DO INTERIOR

-CDL ESPERA AUMENTO NAS VENDAS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

-CRESCE O NÚMERO DE DENÚNCIAS ATENDIDAS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

-MURETA DA PONTE DE ACESSO A PADRE RÉUS É DANIFICADA

-POLÍCIA CIVIL INSTALA INQUÉRITO PARA APURAR ABANDONO DE BEBÊ

-MOTOCICLISTA EM FUGA PERDE CONTROLE E COLIDE EM ÁRVORE

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A população de San Marino aprovou neste domingo um referendo sobre a legalização do aborto. Segundo resultados provisórios divulgados pelo governo, 77 por cento dos eleitores votaram a favor de dar às mulheres a escolha de abortar até 12 semanas de gravidez e depois, em caso de risco para a vida da mãe ou má formação fetal. Os dados abrangem 33 das 37 seções eleitorais da república de San Marino, cercada pela região centro-norte da Itália. O referendo convocou 35 mil 411 eleitores a opinarem, sendo um terço deles no exterior. Com a legalização do aborto, San Marino se juntará à maior parte da Europa na suspensão do que atualmente é uma proibição absoluta da interrupção da gravidez.

O governo do Reino Unido informou neste sábado que vai conceder até 10 mil e 500 vistos de trabalho provisórios para contornar a escassez de mão de obra. As permissões serão de três meses, de outubro a dezembro, e têm como objetivo mitigar a falta de trabalhadores na área do transporte e em setores-chave da economia britânica, como a criação de aves de granja. Nos últimos dias e apesar das tentativas do governo de tranquilizar a população, uma multidão de britânicos lotou postos de gasolina após muitos produtos esgotarem em lojas e supermercados.

Imigrantes brasileiros foram achados na carroceria de um caminhão tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos, na fronteira do México com Sierra Blanca, no Texas. A operação foi feita por agentes de fronteira dos Estados Unidos no dia 16 de setembro. Foram encontrados, ao todo, 49 imigrantes ilegais do Brasil, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Peru. O Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira dos Estados Unidos não especificou quantos deles eram brasileiros. Todos os imigrantes passaram por uma avaliação médica e também serão processados.

Após mudança no cronograma no começo deste ano, o abono salarial terá um orçamento previsto em cerca de 21 bilhões para 2022. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o benefício deverá ser pago a mais de 23 milhões de trabalhadores no próximo ano. A previsão é que o calendário de pagamento comece em janeiro. No último exercício de 20202021, pago até fevereiro deste ano, segundo a Caixa, responsável pelo PIS, 319 mil beneficiários deixaram de resgatar 208 milhões de reais. O total previsto foi de 17 bilhões para 22 milhões trabalhadores. O abono é pago a trabalhadores formais que recebem até dois salários mínimos. O valor do benefício varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados com a carteira assinada no ano anterior.

Com o resultado negativo do teste para Covid-19 neste domingo, o presidente JAIR BOLSONARO deverá retomar uma ampla agenda de inaugurações, a partir de amanhã, como parte das comemorações dos mil dias de governo. A agenda, que será fechada com o apoio dos ministros TARCÍSIO FREITAS da Infraestrutura e ROGÉRIO MARINHO do Desenvolvimento Regional, deverá se estender até a próxima sexta-feira. Além de uma cerimônia nesta segunda-feira no Palácio do Planalto em comemoração à data, apresentando as ações de primeiro de janeiro de 2019 até agora, haverá uma série de viagens pelas regiões do país: Nordeste na terça, Norte na quarta, Sudeste na quinta e Sul na sexta-feira. As viagens têm como objetivo realizar a entrega de obras e anúncios de parcerias com gestores municipais e estaduais.

Os líderes partidários no Congresso vão discutir nesta semana a nova proposta para a resolução do pagamento dos 89 bilhões de precatórios previstos para 2022, apresentada na terça-feira passada pelos presidentes da Câmara e do Senado e pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. A proposta prevê incluir 39 bilhões e 800 milhões em precatórios no teto de gastos para pagamento em 2022. Para os 50 bilhões restantes, a ideia é uma renegociação entre as partes, e, se não for possível, transferir para 2023. GUEDES afirmou estar confiante no Congresso para conseguir cumprir com o que chamou de “duplo compromisso”, que seria “a responsabilidade social com a reposição do Bolsa Família” e, “do outro lado, a responsabilidade fiscal, um compromisso com as futuras gerações”.

Santa Catarina está no quarto lugar do ranking nacional de casos de estupro notificados de crianças e adolescentes do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Só em 2020, duas mil 569 crianças e adolescentes foram vítimas de estupro no estado. O dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil aconteceu na sexta-feira. Segundo o relatório nacional, atualizado em junho deste ano, são cerca de sete vítimas por dia. Ou seja, um índice de 138 menores de 19 anos violentados para cada 100 mil habitantes. O Estado está atrás apenas do Mato Grosso do Sul, que ocupa o primeiro lugar no ranking, de Rondônia e do Paraná.

Nos oito primeiros meses deste ano, o Porto de São Francisco do Sul já recebeu 320 navios cargueiros, o que representa um aumento de 17 por cento em comparação com o mesmo período de 2020, quando atracaram 274 embarcações. Isso representa uma média de 40 navios por mês, neste ano, enquanto que no ano passado chegou a 34. A movimentação de carga no Porto de São Francisco também teve crescimento de 14 por cento nos oito primeiros meses de 2021. As cargas alcançaram nove milhões e 700 mil toneladas este ano, enquanto que, no mesmo período de 2020, somaram oito milhões e meio de toneladas. Os maiores carregamentos correspondem a madeira, celulose e produtos siderúrgicos, além de fertilizantes e grãos.

Santa Catarina tem três regiões com risco moderado para coronavírus pela primeira vez no ano. O dado foi divulgado neste sábado com a atualização do mapa de risco. Outras 13 regiões estão no nível alto e uma no grave. O mapa aponta uma melhora no cenário da pandemia em Santa Catarina. As regiões de risco moderado, na cor azul, são parte do Nordeste, Serra e Meio-Oeste. Em nível alto estão o Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê. Nenhuma região é classificada neste momento com risco gravíssimo, o mais alto na escala do mapa.

O presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos - ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI lamenta a baixa no preço pago aos suinocultores de cooperativas. Para ele, a crise assola cada vez mais a atividade, justamente porque em setembro o preço do suíno costumava subir, por conta da queda tradicional no final do ano. Desta vez ocorre o contrário, com o preço do suíno registrando queda na última semana. Enquanto festas e restaurantes passam a ter maior liberação, o que faz o consumo aumentar, já o preço pago ao produtor ocorre o inverso. LORENZI lembrou que em novembro de 2020 o suíno era vendido nos mesmos preços de hoje, porém o milho, que na época estava em 88 reais a saca, agora custa 109 reais. Quanto às exportações, o presidente da ACCS lembrou ainda que neste ano foram 32 mil 882 toneladas de suíno a mais na comparação com 2020, considerando apenas o estado de SC. Já o Brasil exportou 75 mil 619 toneladas a mais de carne suína neste ano, em relação ao ano passado.

Mesmo com toda essa exportação, houve queda no preço pago ao produtor. LOSIVÂNIO DE LORENZI destacou que há dois anos, quando a China foi notificada com a peste suína africana, dizimando plantéis naquele país, as indústrias colocaram muitos suínos no mercado e começaram a aumentar a produção desordenadamente. Agora, quem paga a conta é o produtor. O presidente da ACCS enfatizou que não é contra o aumento de plantel ou crescimento que gera emprego e renda, desde que organizado. O maior prejudicado nessa situação, segundo LORENZI, é o produtor independente, principalmente por não receber ajuda do governo. Ele pontua que a média de venda no mercado independente nesse ano é de seis reais e 31 centavos, o mesmo preço de 2020 no mês de agosto, enquanto o custo é de sete reais e 21 centavos. A cada suíno de 100 quilos comercializado, o produtor perdeu neste ano 90 reais.

A CDL do município de Guaraciaba iniciou a campanha de vendas alusivas ao dia das crianças. A campanha envolve empresas com opções de brinquedos e vestuários. A informação é do presidente da entidade, CLEONIR MARCON. A expectativa para este ano é de vendas acima da expectativa no comércio de brinquedos e vestuários. O presidente destacou que o avanço da vacinação e o controle da epidemia em Guaraciaba eleva a perspectiva de vendas. Ele lembrou que no ano passado, devido ao agravamento da pandemia, o comércio registrou baixa adesão na aquisição de roupas e brinquedos. Contudo, após um ano o cenário regional melhorou significativamente para ter uma boa expectativa de movimentação na cidade. MARCON também comentou que a campanha Show de Prêmio, a qual o consumidor pode participar, auxiliou para aumentar a percepção de vendas. Esta campanha está sorteando 30 mil reais em vale compras em Guaraciaba. O sorteio ocorre em dezembro.

A grande adesão pela campanha Show de Prêmios em Guaraciaba levou comerciantes a solicitar mais cartelas para a CDL. Segundo o presidente, CLEONIR MARCON, muitos empresários do município registraram em seus estabelecimentos uma alta procura pelas cartelas após o anúncio dos 30 mil reais em vale compras que serão sorteados. O presidente destacou que isso está sendo fundamental para os comerciantes que tiveram prejuízos no ano passado e puderam recuperar parte dos investimentos. Além de fortalecer o desenvolvimento da economia local. Ele lembrou ainda que muitos estabelecimentos também estão desenvolvendo campanhas de prêmios próprios para chamar consumidores. MARCON destacou ainda sobre a importância de investir no comércio local.

A prefeitura de Guaraciaba está realizando a reforma e pintura do ginásio de esportes da Linha Olímpio. Segundo a secretária de Administração, GRACIELI MALDANER, a estrutura receberá reformas de revestimentos, adequação e substituição de portas e acessibilidade. Serão investidos mais de 136 mil reais em obras de melhoria do espaço que levará aproximadamente dois meses para serem concluídos. A secretária comentou que a prefeitura esteve estudando as reformas e melhorias para garantir recursos suficientes para conclusão do ginásio. Ela também destacou que o município está investido em outras áreas do município como obras de pavimentação de estradas gerais e reforma e ampliação do centro dos idosos. Em pavimentação asfáltica, Guaraciaba está investindo cerca de cinco milhões de reais.

A proposta de convênio entre Conder e Governo Estadual para instalação da usina de asfalto deve sair do papel nos próximos dias. Esta é a expectativa dos municípios integrantes do Consórcio. Segundo a secretária do Executivo, JUSSARA REGINATTO, a proposta ainda está sendo avaliada pelo estado. Em primeiro de junho deste ano, uma comitiva de aproximadamente quinze prefeitos estiveram reunidos com o governador, CARLOS MOISÉS, para solicitar valores extras não previstos pelos administradores. Na época, foram solicitados cerca de dois milhões de reais para construção da sede da usina, além de meio milhão por município integrante do Consórcio para capital de giro. Ao todo foram solicitados cerca de doze milhões e meio de reais. JUSSARA destacou que este seria mais um meio de otimizar os trabalhos nos municípios integrantes do Conder.

Ações alusivas ao Dia de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil marcaram atividades em escolas de SJCedro. Segundo a profissional do Conselho Tutelar do município, CLEUSA KLEIN, os estudantes do colégio São José confeccionaram cartazes com frases alusivas a campanha. As faixas e cartazes serão colocados próximo a prefeitura para alertar a população sobre o tema. Conforme a conselheira em SJCedro são registrados dois casos de abuso ou exploração de crianças mensalmente. Com as ações, o objetivo é mostrar que o assunto precisa ser debatido para evitar que crianças sejam vítimas. Ela destacou que na maioria dos casos os autores são próximos da família e em alguns casos acabam sendo o próprio familiar. As crianças vítimas de abuso ou exploração sexual apresentam alguns sinais que demonstram que foram vítimas. CLEUSA destacou que o primeiro sinal é a queda do rendimento escolar seguido da alteração de comportamento ou atitudes agressivas.

O sentimento de culpa e o deixar de falar sobre o assunto com os filhos podem dificultar a ajuda às crianças vítimas de abuso ou exploração sexual. Segundo a conselheira, CLEUSA KLEIN, dificilmente a vítima terá a iniciativa de falar sobre o assunto, por isso, a importância de abordar sobre o tema com as crianças. Uma das principais orientações é mostrar às crianças e adolescentes que nem todos podem tocar em seu corpo. A conselheira destacou ainda que os registros podem ser feitos nos órgãos de segurança pública, como delegacias, além da sala do conselho tutelar. Após a denúncia, a vítima passa pelo procedimento de corpo de delito e identificação do autor. As vítimas também são acompanhadas pelos programas de suporte às vítimas.

A Vigilância Sanitária de SJCedro tem registrado aumento no número de denúncias nos últimos dias. A afirmação é do fiscal sanitário, MARCOS BAGNARA. As denúncias vão desde vazamento de fossas até venda de produtos vencidos em supermercados. Ele destacou que em muitos casos os procedimentos levam alguns dias para serem solucionados, dependendo de qual tipo de ocorrência estará sendo atendido. O fiscal destacou ainda o grande número de terrenos baldios com entulhos e com a chegada do verão estes lotes acabam criando de animais peçonhentos devido aos entulhos presentes. Após a identificação dos autores, ele explicou que a vigilância entra em contato para solucionar os problemas, caso não o pedido não for atendido, os procedimentos são encaminhados para órgãos superiores. Outro grande problema enfrentado pela cidade é o vazamento de fossas. Este caso não é pontual devido a falta de manutenção causando mau cheiro e desagradando a vizinhança. A solicitação é fazer a manutenção regular para evitar estes casos ou providenciar uma nova fossa.

A criação de animais no perímetro urbano também é uma das frequentes denúncias atendidas pela Vigilância Sanitária. O fiscal sanitário, MARCOS BAGNARA disse que em certos casos a criação de animais é permitida pela vigilância, desde que sejam seguidas as regras. Em muitos casos a principal reclamação dos moradores é sobre o incômodo com o mau cheiro ou barulho. O fiscal também destacou que em alguns locais criação de produtos de origem animal é permitido. BAGNARA comentou que é solicitado a pessoa fazer as atividades em um local próprio com os equipamentos necessários. Para isso, o morador é orientado a procurar a sala do empreendedor junto a prefeitura para regularizar a atividade. MARCOS disse ainda que o objetivo não é penalizar o trabalhador, mas cobrar que a atividade esteja dentro das leis.

A vereadora, MÁRCIA DEMOSSI, indicou ao executivo de SJCedro a construção de áreas de lazer em bairros da cidade e solicitou à Celesc melhoria da rede elétrica no interior. Segundo a vereadora é preciso pensar no bem estar da população, inclusive de localidades distantes do centro da cidade. Ela citou os Loteamentos Jacoski e Graff que estão demandando um espaço para lazer. Em outras oportunidades, também foi solicitado a edificação destes espaços nos Loteamentos Santa Rita, Kipper e São Domingos. Para os moradores do Jacoski e Graff, a parlamentar disse que a administração deveria avaliar os lotes de utilidade pública para a construção de praça, por exemplo. MÁRCIA comentou que os moradores destas localidades solicitaram estas construções. Ela comentou ainda que a administração pode incluir estas obras nos próximos planejamentos de investimentos no município.

Já para o interior de SJCedro, a vereadora esteve comentando sobre possíveis melhorias na rede elétrica na Linha Santa Terezinha. Conforme ela, outras comunidades também apresentam problemas como as Linhas Chaleira, São Roque e Santo Antônio. A vereadora comentou que os moradores da Linha Santa Terezinha relataram problemas de baixa tensão na rede. Ela citou que em alguns casos os produtores ativam a ordenhadeira e o chuveiro ao mesmo tempo, e com isso acaba interrompendo o fornecimento de energia por possíveis problemas na rede elétrica. MÁRCIA destacou que a Celesc deveria realizar investimentos em melhorias nestas localidades que apresentam estes problemas. A vereadora enfatizou que os agricultores são grandes investidores do campo e precisam de um bom fornecimento de energia. Ela disse que aguarda uma ação por parte da Celesc para solucionar possíveis problemas na rede.

Uma das muretas da ponte sobre o Rio Maria Preta que dá acesso ao Distrito de Padre Réus é degradada por populares e ação criminosa é presenciada pelo secretário de Obras. A informação é do servidor, JAIR POSTAY. O fato ocorreu na manhã de ontem. Ele comentou que ao se deparar com a situação solicitou aos autores que parassem o ato de vandalismo contra o patrimônio público. Contudo, não foi obedecida pelos autores. Com isso, POSTAY solicitou a presença da Polícia Militar para fazer o registro do fato. O secretário disse que um boletim de ocorrência será confeccionado na tarde de hoje, tendo em vista que o ato de vandalismo já está sendo apurado pelo jurídico da prefeitura. JAIR explicou que os autores quebraram a mureta para possibilitar a passagem de uma máquina agrícola. Ele comentou que, mesmo com a falta de espaço, a destruição do patrimônio público não deve ser tolerado. O secretário afirmou que as ações devem ser adotadas para que o fato não seja repetido.

A reforma da ponte dependerá dos processos de apuração feitos pelo judiciário. Além do crime contra o patrimônio público, o secretário de Obras, JAIR POSTAY disse que houve crime ambiental. Ele explicou que devido a queda dos materiais no Rio Maria Preta acaba configurando este crime, por isso, o fato também foi encaminhado para a apuração do IMA. POSTAY também disse que reforma não deve ser iniciada antes de uma decisão judicial. Mas garantiu que esteve em contato com o prefeito para apurar os fatos e realizar a reforma o mais rápido possível devido a falta de segurança ao atravessar a ponte.

A Polícia Militar de São Miguel realizou a abordagem de um veículo Classic, na Avenida Willy Barth, o qual estava transitando em baixa velocidade e aparentemente com carga em excesso. Após abordagem foi realizada a identificação do homem e da mulher que estavam no carro e em busca veicular foi encontrado trinta caixas de vinho oriundas da Argentina. O homem relatou aos policiais que carregou as caixas de vinho em Dionísio Cerqueira as quais estavam sem os devidos despachos aduaneiros. No total, foram apreendidas 173 garrafas de vinho, somando um valor aproximado de venda no mercado nacional de quase 52 mil reais. Diante do fato, depois de realizado os procedimentos cabíveis, os envolvidos foram orientados e liberados, mas responderão pelo crime aduaneiro de descaminho. Já o veículo tanto a carga apreendida ficou à disposição do departamento da Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

A Polícia Militar foi acionada na manhã de ontem para atender uma briga no Bairro Jardim Peperi em São Miguel. De acordo com informações obtidas pela reportagem da Rede Peperi, a criança estava na casa da avó paterna, quando a mãe da criança acompanhada de sua mãe invadiu a residência e tentaram retirar a criança do local. Se iniciou uma discussão e em seguida briga entre as partes. Na briga as duas avós sofreram ferimentos, sendo que apenas uma foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada com ferimentos leves a Unidade de Pronto Atendimento. Após ouvir as partes o Boletim de Ocorrências foi confeccionado e as partes encaminhadas à Delegacia de Polícia para encaminhamento das medidas cabíveis ao caso.

Em rondas pela Rua Vereador Geraldo Garlet, no centro de Anchieta, na madrugada de ontem, por volta das quatro e meia da manhã, a PM avistou um motociclista realizando manobras e pilotando a moto apenas com a roda traseira. Ao perceber a presença da viatura o condutor acelerou a motocicleta e fugiu. Mesmo com ordens de parada, o motociclista não acatou a ordem. Diante do fato foi realizado o acompanhamento até a Linha Salete onde o mesmo acabou perdendo o controle da moto vindo a colidir em uma árvore e caindo em um barranco. Foi imediatamente acionado o Corpo de Bombeiros que deslocaram e realizaram o atendimento do condutor. Também foi realizada a identificação do condutor o qual apresentava-se confuso e queixava-se de dores nos ombros. Por isso, o homem foi conduzido para o pronto atendimento de Anchieta para atendimento médico. A PM confeccionou o boletim de ocorrência, fez o levantamento fotográfico e as devidas notificações pelas infrações de trânsito cometidas pelo condutor.

Um bebê foi encontrado abandonado em um terreno baldio, no interior de Palma Sola, na manhã de ontem, segundo o Instituto Geral de Perícias de São Miguel. Conforme a Polícia Civil, o corpo da criança recém-nascida foi localizado na estrada geral do interior do município, nas proximidades do Palma Sola Piscina Clube. De acordo com o Instituto Geral de Perícias, trata-se de um menino, que nasceu vivo e pelo estado de decomposição morreu em aproximadamente cinco dias. Os peritos colheram material genético da criança e do local a fim de aprofundar as investigações sobre as circunstâncias do óbito. O delegado responsável pelo caso, ERIC ROSADA, responsável pelo caso, explicou que o corpo foi encontrado por volta das oito da manhã por uma pessoa que passou pelo local e viu a criança. Em seguida a Polícia foi acionada. O delegado salientou que para definir alguns pontos de interesse da investigação e para definir se o corpo se trata de um feto ou um bebê e o tempo de vida ou gestação, diligências já estão sendo feitas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.