-CAESP/APAE CAMINHO DE LUZ REALIZA ATENDIMENTOS EM VÁRIAS ESPECIALIDADES
-TUNÁPOLIS TRABALHA NA PREPARAÇÃO DE RUAS PARA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
-SÃO JOÃO DO OESTE VAI REALIZAR DOIS PROCESSOS SELETIVOS EM SETEMBRO
-ESCOLA DE LINHA SÃO LOURENÇO APRESENTA PROJETOS NA FEIRA DO CONHECIMENTO
-MOTORISTA EMBRIAGADO COLIDE EM VEÍCULOS ESTACIONADOS NA RUA
-CARRO CAI DENTRO DE RIACHO APÓS COLISÃO NO CENTRO DA CIDADE
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se com sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A Peperi promoveu nesta manhã o primeiro debate do projeto Eleições 2022. O programa reuniu ALTAIR SILVA do PP, ANDRÉ SCHNEIDER do PSOL, CESAR VALDUGA do PCdoB, DECÂNDIDO MAGRÃO do PSB, ELZA FORTES do PDT, INDIANARA HERBERT do Novo, JOSÉ CARAMORI do PSD, JOSÉ DRESCH do Republicanos, JÚNIOR RECALCATI do Patriotas, LUCIANE STOBE do PTB, MARCOS VIEIRA do PSDB, MAURICIO ESKUDLARK do PL e PEDRO BALDISSERA do PT. O debate foi realizado no Cine Peperi e durou cerca três horas. Os candidatos apresentaram propostas e projetos para os principais setores de Santa Catarina. Além do programa com os postulantes às vagas da Assembleia, a Peperi vai realizar mais quatro debates em setembro. No dia 03, o programa será com os candidatos a deputado federal. Dia 10, o debate será com os candidatos ao Senado. O encontro com os candidatos a governador será no dia 17. O roteiro termina com os candidatos a vice-governador no dia 24 de setembro.
São João do Oeste possui três turmas do Proerd. Trabalho feito em parceria com a educação está sendo retomado e motiva os alunos. Conforme o instrutor do Proerd em São João do Oeste, Cabo da Polícia Militar, ODENIR DILL, a atividade é bastante gratificante. De acordo com ele, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi retomado no município com três turmas. As atividades iniciaram na semana passada com estudantes do quinto ano. São 60 alunos com uma turma na comunidade de Cristo Rei e duas turmas do Centro Educacional na cidade. O policial relata que existe grande interesse por parte das crianças e com isso é possível envolver os participantes em diferentes atividades de forma lúdica. São utilizadas músicas e brincadeiras que passam a fazer parte da rotina dos alunos em diferentes momentos do dia a dia.
Conforme ODENIR DILL, São João do Oeste contempla estudantes de escolas da cidade e interior. O policial destaca que o Programa une ações entre Polícia Militar, Escola e Família. Ressalta que diante de um triste cenário de violência no ambiente familiar e presença de drogas nos arredores das escolas, é preciso intensificar as informações para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. O sucesso desse programa de prevenção ocorre de forma complementar com as atividades escolares. ODENIR DILL valoriza a forma divertida e responsável de levar informações e alerta para as crianças e adolescentes que estão diante de grandes mudanças na rotina.
A Prefeitura de São João do Oeste homologou neste mês, o resultado do Concurso Público realizado no primeiro semestre para ajustes de cargos e salários. As contratações ainda dependem de liberações jurídicas devido ao período eleitoral, que estabelece restrições nas ações do poder público. Conforme o Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, ANDRÉ KLUNK, o município fez aquisições de máquinas e veículos em vários setores e precisava reforçar a equipe de motoristas, operadores e servidores em diferentes secretarias. Objetivo final é atender as demandas que a população apresenta, porém, sem aumentar muito o valor da folha de pagamento.
São João do Oeste ainda vai realizar dois processos seletivos em setembro. O Secretário ANDRÉ KLUNK lembra que as inscrições estão abertas nos sites do município e da Ameosc. As vagas são para completar a terceira equipe da Estratégia Saúde da Família e para a educação. KLUNK enaltece a ampliação de profissionais para atenção básica da saúde, permitindo melhor distribuição dos pacientes. Já na educação, é necessário contrato anual para diversos profissionais, incluindo professor de educação infantil, séries iniciais, educação física, informática, inglês, alemão, artes e séries iniciais. Também terá vaga para Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo e Servente. Conforme ANDRÉ KLUNK, a seleção vai formar cadastro de reserva. As inscrições prosseguem até o dia oito de setembro com prova no dia 24 de setembro. A contratação será para o ano letivo de 2023.
Município segue com folha de pagamento em baixo percentual. O Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento destaca que São João do Oeste possui percentual abaixo de 40 por cento da arrecadação. A lei permite gastar até 54 por cento do valor arrecadado. ANDRÉ KLUNK salienta que o município possui um dos menores índices de gastos com salários na região da Ameosc. Ele alerta que está ocorrendo queda na arrecadação dos municípios e dos estados, em virtude do novo cálculo de imposto sobre os combustíveis. KLUNK garante que o impacto não será suficiente para comprometer as ações do governo municipal. O Secretário adite que o percentual gasto com a folha de pagamento deve aumentar em virtude das novas contratações e o menor valor arrecadado pela prefeitura.
A Escola de Educação Básica de Linha São Lourenço participou da Décima Primeira Feira do Conhecimento no município de Santa Helena. O evento aconteceu nesta quinta e sexta feira. De acordo com o diretor WAGNER FERRARI, o educandário apresentou dois projetos, sendo um com os alunos do ensino fundamental, que abordaram a “Aplicabilidade da erva mate”, temática relativa à nossa região e cultura. Já os alunos do ensino médio desenvolveram durante as aulas de química, produtos de limpeza caseiros como sabão líquido, limpa vidros e desinfetante. O diretor da Escola de Educação Básica São Lourenço cita que são projetos que nasceram em sala de aula, através do trabalho curricular e planejamento integrado junto aos professores.
WAGNER FERRARI salienta a importância de trabalhar a teoria, e colocar a mesma em prática, o que aprimora o conhecimento dos alunos. Ele enaltece que o educandário dentro do currículo que o novo ensino médio permite, está promovendo diversas ações voltadas à parte prática. O diretor aproveita para parabenizar a escola do município de Santa Helena pela organização da feira, a coordenadoria de Itapiranga pela condução dos trabalhos e os alunos pelo seu empenho. Ele frisa que foram apresentados trabalhos de excelentes níveis, o que demonstra o compromisso das escolas com a educação e que indiferente do resultado final, as experiências vivenciadas com as apresentações em público agregam conhecimento, domínio da palavra, contribuindo com a formação dos estudantes.
O CAESP – Centro de Atendimento Educacional Especializado é mantido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. As professoras do CAESPAPAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste, ALINE BORGES MORAES e ELAINE GOULART explicam que o público atendido são as pessoas com atraso neuropsicomotor, deficiência intelectual e múltipla ou outras deficiências. As atividades desenvolvidas são diversificadas e fundamentadas no currículo funcional, voltadas ao dia a dia do educando para as necessidades básicas como alimentação, higiene e autocuidado. A professora. ELAINE GOULART, enfatiza que o trabalho pedagógico do CAESP/APAE não é feito de forma unificada, mas respeitando as particularidades de cada aluno. Na área da saúde ela ressalta que são oferecidos atendimentos de serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. As ações são desenvolvidas de modo articulado com as redes de serviços sócio assistenciais.
A Secretaria de Transportes, Obras e Urbanismo de Tunápolis trabalha de forma intensiva na preparação de diversas ruas da cidade para pavimentação asfáltica. Conforme o secretário, ADRIANO GASSEN, os servidores aliam o trabalho nas ruas com a preparação do parque de exposições para a décima quarta Efacitus que acontecerá em setembro. Ele explica que apesar das obras de asfaltamento serem executadas por uma empresa licitada, a prefeitura é a responsável por resolver problemas que surgem no decorrer do processo nas tubulações de esgoto ou encanamentos de água. No total, cerca de sete ruas estão recebendo a preparação da base para colocação da camada asfáltica, em um processo que o secretário considera demorado e trabalhoso. GASSEN cita que as obras vão solucionar problemas enfrentados pela população durante vários anos. A expectativa é de que as obras sejam concluídas antes do início da Efacitus, a depender das condições climáticas.
ADRIANO GASSEN destaca ainda o início dos trabalhos de limpeza dos açudes em um terreno adquirido pela prefeitura na comunidade de Linha Fátima, para garantir o abastecimento de água no verão ou eventuais períodos de estiagem. Conforme ele, a área de terra possui várias fontes de água com capacidade de garantir o abastecimento das comunidades de Fátima, São José e São Jorge desde que sejam os reservatórios. Esses trabalhos devem ser concluídos em até 15 dias. Paralelo a todas as demandas, seguem sendo feitos também os trabalhos rotineiros para manter as estradas do interior de Tunápolis em boas condições de trafegabilidade.
Um homem, de 49 anos, condenado a mais de 18 anos de prisão por estupro de vulnerável cometido em Guaraciaba, foi preso na tarde desta sexta-feira. O crime foi investigado pela delegacia de Guaraciaba em 2019. Na época dos fatos, o homem que é padrasto de uma adolescente de 15 anos, abusava sexualmente da menina. A Polícia Civil concluiu que a enteada estava sendo vítima há alguns anos. Durante a investigação, a delegacia apurou que a menina sofria ameaças para que não contasse sobre a violência sexual, caso contrário, sua mãe poderia sofrer algo grave. Além de ameaçá-la, o homem também agredia a enteada. Após concluir a investigação e submeter a análise ao judiciário, o acusado foi condenado à pena de 18 anos, um mês e 23 dias de prisão em regime fechado pelos crimes de ameaça e de estupro de vulnerável. Ele foi encaminhado ao presídio regional de São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu um acidente de trânsito, por volta das 18h30 desta sexta-feira, na SC-163 em São Miguel do Oeste. Foi uma colisão envolvendo um veículo Prisma, com placas de Itapecerica da Serra-SP, dirigido por um homem de 51 anos, e uma motocicleta com placa de São Miguel do Oeste, pilotada por um homem de 54 anos. O teste do etilômetro constatou que o piloto da motocicleta estava embriagado. Diante do flagrante, foi dada voz de prisão e o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia.
Um homem, de 41 anos, foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira por embriaguez ao volante, após bater contra quatro carros estacionados no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 20h15, enquanto os proprietários dos veículos participavam de um culto evangélico. O condutor da Montana contou aos policiais que seguia pela avenida, quando um veículo que ele não soube identificar cortou a frente, fazendo com que perdesse o controle da direção e batesse nos veículos. Indagado se havia ingerido bebida alcoólica, ele confirmou que bebeu durante a tarde. Foi ofertado o teste etilômetro, mas ele se recusou. Por apresentar sinais de embriaguez, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia. A Montana que ele conduzia foi recolhida ao pátio conveniado por apresentar mais de sete mil reais em débitos. Por conta da força da batida, os veículos Fiesta, 307, Voyage e Uno pararam na calçada. Ninguém ficou ferido.
Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 21h30 desta sexta-feira, no centro de Mondaí. De acordo com a Polícia Militar, foi uma colisão envolvendo um veículo Astra Sedan e um Volkswagen Gol. O Gol trafegava pela Rua Santo Antônio no sentido ao bairro Capivara e o Astra transitava pela Rua Cabral no sentido da Indústria Têxtil Oeste para a Avenida Porto Feliz. A colisão aconteceu no cruzamento das duas vias, na ponte sobre o riacho Capivara. Após a batida, o Gol acabou caindo dentro do riacho. O motorista não se feriu, mas recusou realizar o teste do etilômetro. Foi emitida a devida notificação de trânsito e feita a apreensão da Carteira de Habilitação. Já o motorista do Astra teve várias lesões no rosto e foi encaminhado pelos Bombeiros para atendimento no Hospital de Mondaí.