ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta - feira 27 07 2023

-EXPLOSÃO EM SILO NO PARANÁ MATA OITO PESSOAS E DEIXA 10 FERIDOS

-MAIS 13 CIDADES DE SC PODEM RECEBER SINAL DE 5G A PARTIR DA SEMANA QUE VEM

-ANTONIO ORSO VAI DEIXAR COMANDO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

-FETAESC DIZ QUE AUMENTO DA IMPORTAÇÃO DE LEITE PODE QUEBRAR PEQUENOS PRODUTORES

-PREFEITO E EX-PREFEITO SÃO CONDENADOS PELA PRÁTICA DE RACHADINHA

-OPERAÇÃO CONJUNTA INVESTIGA CRIMES TRIBUTÁRIOS COMETIDOS NO EXTREMO-OESTE

-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO ENVOLVENDO CAMINHÃO E MOTO NA BR 158

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é tempo nublado com possibilidade de chuva. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 71 centavos. O euro está valendo cinco reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.

As forças russas atingiram a infraestrutura portuária de Odesa em um ataque noturno com mísseis. A ação russa matou um guarda de segurança e danificou um terminal de carga, disse o governador da região nesta quinta-feira. Os portos de Odesa têm sido alvos regulares de ataques russos desde que Moscou se retirou em 17 de julho de um acordo mediado pela ONU que permitia a exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro. Segundo o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, OLEKSANDR KUBRAKOV, desde a saída russa do acordo, ataques danificaram 26 instalações que fazem parte da infraestrutura portuária ucraniana. Cinco embarcações civis também foram alvejadas.

O presidente do Níger, MOHAMED BAZOUM, foi detido por membros da Guarda Presidencial nesta quarta-feira, após sofrer uma tentativa de golpe de Estado. Em um comunicado na televisão local, soldados disseram que as fronteiras do país foram fechadas e um toque de recolher nacional declarado até novo aviso. O Coronel AMADOU ANDRAMANE explicou que “isso segue a deterioração contínua da situação de segurança e a má governança econômica e social". Ele reafirmou, durante a transmissão, a intenção de respeitar todos os compromissos assumidos pelo Níger, assegurando à comunidade nacional e internacional que a integridade física e moral das autoridades serão respeitadas, de acordo com o princípio dos direitos humanos.

A ex-presidente da República e atual presidente do banco dos Brics, DILMA ROUSSEFF, se reuniu nesta quarta-feira com o presidente da Rússia, VLADMIR PUTIN, em São Petesburgo, na Rússia. O encontro ocorreu após o início das atividades de um encontro de líderes da Rússia e de países da África. Em nota, o banco conhecido como Banco do Brics, do qual ela é a presidente, informou que não considerará novos projetos na Rússia devido às sanções relacionadas à guerra com a Ucrânia. O banco opera de acordo com as restrições aplicáveis nos mercados financeiros internacionais.

A Caixa inicia nesta quinta-feira o processamento da distribuição de 12 bilhões e 700 milhões de reais do resultado do FGTS em 2022. Cerca de 132 milhões de trabalhadores com saldo em conta do fundo em 31 de dezembro do ano passado receberão o crédito proporcional ao valor existente. O Conselho Curador do FGTS autorizou na terça-feira a distribuição de 99 por cento do resultado total, de 12,8 bilhões. Com a publicação no Diário Oficial da União, a Caixa inicia o processamento da distribuição do resultado. Os valores serão creditados em 217 milhões de contas de FGTS, entre esta quinta-feira e a próxima segunda-feira, com um mês de antecedência do prazo previsto legalmente.

A Câmara dos Deputados entrou em recesso na segunda quinzena de julho deste ano com o menor índice de aprovações em plenário dos últimos quatro anos. De acordo com um levantamento feito por um site de notícias, no primeiro semestre os deputados aprovaram 53 propostas a menos do que no mesmo período do ano passado. No total, foram 87 propostas aprovadas no plenário, sendo 46 projetos de lei, 17 medidas provisórias, 18 projetos de decreto legislativo, três projetos de resolução, dois projetos de lei complementar e uma proposta de emenda à Constituição. Entre as principais estão: o novo arcabouço fiscal; a reforma tributária e o Marco Temporal de ocupação das terras indígenas.

Subiu para oito o número de mortos em explosões em um silo de secagem de grãos da cooperativa agroindustrial de Palotina, no oeste do Paraná. O local é um grande reservatório onde são armazenados produtos agrícolas. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira. No início da manhã desta quinta-feira eram sete mortos. O Instituto Médico-Legal confirmou a oitava vítima por volta de oito horas. Uma pessoa está desaparecida, segundo a última atualização da Defesa Civil. São 11 pessoas feridas no acidente. Destas, a Secretaria de Estado de Saúde informou que nove pessoas estavam em estado grave.

Mais 13 cidades de Santa Catarina podem receber infraestrutura para o funcionamento da internet 5G a partir de 31 de julho. A informação foi confirmada em reunião nesta quarta-feira do Giaspi, grupo criado pelo governo federal para acompanhar eventuais problemas de interferências em faixas da nova tecnologia. Com a autorização, operadoras de telefonia que venceram o leilão da nova tecnologia podem solicitar o licenciamento e a ativação de estações nesses municípios a partir de segunda-feira. O Estado foi o terceiro com mais cidades contempladas, atrás apenas de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Com as novas cidades, SC chega a 187 municípios aptas a implementar o serviço de 5G.

O prefeito de Ibirama, ADRIANO POFFO, virou réu na Operação Mensageiro. A quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina julgou nesta quinta-feira a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina contra o chefe do Executivo, preso desde abril. A investigação apura fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina. Outros quatro prefeitos também vão ter as denúncias analisadas pelo TJ nesta quinta-feira. São eles: o prefeito de Corupá, LUIZ CARLOS TAMANINI, o prefeito de Massaranduba, SESAR TASSI, o prefeito de Major Vieira, ADILSON LISCZKOVSKI, e o prefeito de Schroeder, FELIPE VOIGT.

A Secretaria de Estado da Educação participa, desde o último domingo, de uma missão internacional em Medellín, na Colômbia. Durante três dias, representantes da SED e dos demais órgãos do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar conheceram algumas ações que reduziram os índices de violência escolar na cidade colombiana. A ideia é voltar para Santa Catarina com exemplos concretos de políticas públicas que possam ser implantadas no estado. O grupo, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação, Assembleia Legislativa, Polícia Militar, Ministério Público, entre outras entidades, teve a oportunidade de ver de perto os planos estratégicos implantados pelo município de Medellín para prevenir e reduzir a violência nas escolas.

O Cine Peperi retomou nesta quarta-feira as sessões do Filme Barbie. As três sessões de ontem tiveram lotação máxima. Mais uma vez, houve formação de fila na frente do cinema. Desde que estreou, na quinta-feira da semana passada, todas as sessões de Barbie ficaram lotadas. Nesta semana, de ontem até domingo, serão 17 exibições do filme. Hoje e amanhã, as sessões serão as 16h30, 19h e 21h30. No sábado e domingo, Barbie será exibido às 14h, 16h30, 19h e 21h30. No domingo, a sessão de domingo a noite será legendada.

A comitiva presidencial do Poder Judiciário de Santa Catarina participou da solenidade de inauguração das reformas no prédio do Fórum da Comarca de Mondaí, que reuniu autoridades locais e regionais no final da tarde desta quarta-feira. O ato também foi comemorativo ao aniversário da Comarca, que completou 67 anos de instalação no dia 06 de junho. As reformas fizeram com que o prédio agora atenda integralmente as normas de acessibilidade, de prevenção de incêndios e de segurança tanto para usuários, quanto para os servidores. O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, desembargador JOÃO HENRIQUE BLASI, destacou que a estrutura física adequada e moderna é essencial para a maior comodidade de todos. Conforme ele, a obra teve o objetivo de garantir condições para que a Justiça seja prestada cada vez com maior celeridade. BLASI também enalteceu que a Justiça está à disposição das pessoas e disse que o objetivo do Tribunal é olhar sempre para as causas sociais e corretas, preservando o direito de todos.

O investimento na obra de reforma no prédio do Fórum da Comarca de Mondaí custou cerca de dois milhões e 900 mil reais. As obras, que envolveram mais de 50 por cento da área do Fórum, incluíram a substituição completa da cobertura da edificação, da pavimentação interna e externa, readequação das instalações de energia elétrica e cabeamento estruturado e instalação de iluminação totalmente em LED, tanto em áreas internas como externas. O prédio também recebeu repintura interna e externa e a instalação de divisórias de gesso acartonado, medida que permitirá maior conforto acústico durante a prestação jurisdicional. Também foi realizada a instalação de climatização em todas as áreas da edificação.

A Comissão Central Organizadora da Faic de Iporã do Oeste começou a venda de ingressos para o show principal do evento. A feira vai ocorrer entre os dias 07 e 10 de setembro. A programação contem mais de vinte atrações musicais locais e nacionais que devem se apresentar no Palco Central e Palco Arena da feira. Conforme a Presidente da Associação Feira FAIC, VANESSA BACK BERTOL, o único dia em que haverá cobrança de ingressos é no sábado, 09 de setembro, para o show da dupla Cleiton e Camargo e DJ Chris no Beat. A entrada para a feira e demais shows será gratuita.

Uma caravana com políticos do União Brasil vai passar pela região extremo-oeste neste final de semana. O grupo é composto pelos deputados estaduais do partido JAIR MIOTTO, SERGIO GUIMARAES e MARCOS DA ROSA, o deputado federal FABIO SCHIOCHET e o presidente estadual da sigla, GEAN LOUREIRO. Amanhã, os encontros políticos estão marcados para as duas e meia da tarde em Romelândia, as quatro e meia em Descanso, as seis horas em Bandeirante e as sete e meia em Guaraciaba. No sábado, a agenda prevê atividades partidárias em Dionísio Cerqueira, Guaraciaba e São Miguel do Oeste.

ANTONIO ORSO está deixando o comando da secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste. Ele fez o anúncio em entrevista para a rádio Peperi nesta semana. Ele estava no cargo desde 2019 e ficou pouco mais de quatro anos a frente da pasta. ORSO disse que a decisão foi difícil, mas optou por sair da secretaria em razão de compromissos pessoais. ORSO é agricultor e vai voltar a se dedicar exclusivamente a produção agrícola. Durante a entrevista, ANTÔNIO ORSO agradeceu a equipe da secretaria e todos os demais colegas pelo período trabalhado e fez uma avaliação positiva da gestão na pasta. Ele fica no cargo até amanhã.

A secretaria de Agricultura passou por momentos desafiadores nos últimos quatro anos. O comentário é do secretário ANTONIO ORSO. Ele lembrou que no logo no começo do trabalho enfrentou um tornado e também um longo período de estiagem que teve duração de praticamente três anos. ORSO citou que a agricultura foi fortemente atingida e prejudicada por esses dois fatores, porém, salientou que os agricultores e famílias em geral sempre puderam contar com a secretaria de Agricultura. Ele destacou que nesses quatro anos de trabalho foram abertos 11 poços artesianos e mais de 200 fontes caxambu, além de mais de 50 mil metros de valas e canos levando água para as famílias.

A secretaria de agricultura implantou 12 cisternas com capacidade para seis milhões de litros de água e mais de 30 reservatórios instalados em grupos de agricultores e nas comunidades. Mais 500 famílias foram beneficiadas com as ações da secretaria de Agricultura. Os dados são do secretário ANTONIO ORSO. Ele comentou ainda que foram construída 20 esterqueiras, feitos acessos e limpezas de silos, além da compra de três distribuidores novos de calcário e adubo orgânico. Outro projeto importante citado por ORSO foi a reforma da feira livre que ainda está em andamento. O secretário destacou que o momento mais difícil enfrentado nesse período foi a estiagem ocorrida em 2019.

A câmara de vereadores reforçou, nesta semana, a cobrança de medidas para reduzir a importação de leite pelo pais. Na última terça, os vereadores aprovaram uma moção de contra a política adotada em relação ao aumento da importação de leite em pó. De acordo com os autores do documento, os vereadores do MDB CARLOS AGOSTINI e MOACIR FIORINI, o fato prejudica os agricultores catarinenses. De acordo com eles, a bovinocultura de leite é a principal atividade econômica do estado, representando sete por cento do PIB do Estado. Nos primeiros quatro meses de 2023, o Brasil importou quase 70 mil toneladas de leite e seus derivados, volume três vezes maior que a importação dos quatro primeiros meses de 2022. Em maio, o aumento foi de 43 por cento, representando 209 milhões de litros que vieram de fora do pais, especialmente do Uruguai e da Argentina.

O governo abriu demais as portas e o aumento da importação do leite tem impactos negativos para os pequenos produtores. A afirmação é do vereador MOACIR FIORINI. Ele disse que o ingresso do produto em pó reduz o custo para as indústrias e afeta o preço para ao produtor. Segundo FIORINI, esse quadro é uma ameaça para a manutenção das pequenas propriedades que produzem leite. Ele explicou que não é contra a importação, mas não dá simplesmente para trazer leite em pó do exterior sem se preocupar com o risco de inviabilizar as propriedade rurais. FIORINI comentou que é preciso equilibrar essa relação, quem sabe com um subsidio para garantir um preço mais competitivo para os produtores.

O aumento da importação de leite vem sendo acompanhada com muita atenção e preocupação pela Fetaesc. O presidente da federação dos trabalhadores da agricultura, VALTER DRESCH, disse que esse quadro cria uma concorrência desleal com o leite nacional. Na visão dele, é preciso estancar a entrada do leite do exterior. DRESCH defende que as indústrias sejam transparentes e informem de fato quanto estão importando. Para o sindicalista, esse problema pode levar o produtor a abandonar a atividade e, nesse caso, as consequências serão ainda mais graves.

As empresas que importam leite em pó estão ganhando dinheiro, mas as indústrias que que compram o leite do produtor rural estão enfrentando cada vez mais dificuldades. A afirmação é do presidente da Cooperoeste , SEBASTIAO VILANOVA Ele disse que o aumento da importação força o preço para baixo e algumas indústrias estão fechando as portas. VILANOVA explicou que o efeito é cascata, com menos renda para as empresas e para os produtores.

O ex-prefeito de Guaraciaba, ROQUE MENEGHINI e o atual prefeito, VANDECIR DORIGON foram condenados pela Justiça pela prática conhecida como rachadinha. Eles foram sentenciados a quatro anos, cinco meses e 10 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto, e ao pagamento de 21 dias-multa. DORIGON também teve a perda do cargo público decretada. A sentença penal atende a uma denúncia oferecida pela Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste. A sentença é passível de recurso e a Justiça concedeu aos dois acusados o direito de recorrerem em liberdade. Eles podem fazer a apelação e levar caso para apreciação do Tribunal de Justiça. DORIGON permanece na prefeitura e só deixa o cargo quando o processo transitar em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso.

Os fatos que geraram a ação penal contra ROQUE MENEGHINI e VANDECIR DORIGON ocorreram entre 2013 e 2020, período em que eles foram prefeito e vice de Guaraciaba. De acordo com o Ministério Público, eles exigiram 10 por cento dos valores recebidos por servidores ocupantes de cargos em comissão como condição para a permanência nesses cargos. A promotoria sustenta que o fato foi confirmado por testemunhas tanto de forma extrajudicial como judicial, inclusive com o depoimento de um chefe de gabinete - considerado responsável pela cobrança. O Juízo concordou com o Ministério Público e concluiu que "o repasse de dinheiro era condição para que os ocupantes de cargos comissionados se mantivessem no cargo público”.

Além dessa ação penal, ROQUE MENEGHINI e VANDECIR DORIGON foram condenados na ação civil pública movida pelo Ministério Pública que teve como base os mesmos fatos. Neste caso, eles foram absolvidos em primeira instancia, mas condenados pelo Tribunal de Justiça. O prefeito e o vice de Guaraciaba tiveram os direitos políticos suspensos em quatro anos, no caso de ROQUE MENEGHINI e de cinco anos para VANDECIR DORIGON. Além disso, eles deverão pagar multa no valor equivalente a 10 vezes a remuneração dos cargos e foram proibidos de contratar com o Poder Público. A defesa dos político entrou com um recurso especial e o processo agora estão sendo analisado pelo Superior Tribunal de Justiça.

O advogado dos políticos de Guaraciaba, LUIS PICHETTI, disse que a condenação de VANDECIR DORIGON e ROQUE MENEGHINI na ação penal foi uma surpresa. De acordo com ele, das 16 testemunhas ouvidas, 14 delas, incluindo 4 do Ministério Público, afirmaram que o prefeito e o vice jamais solicitaram qualquer valor dos servidores. Segundo PICHETTI, somente duas testemunhas, que agora são adversários políticos de DORIGON e MENEGHINI, citaram que houve a cobrança de valores. Ele citou que os servidores comissionados, eventualmente, repassavam valores para o partido, mas não há nenhuma prova de que ROQUE e DORIGON tenha pedido valores ou tenham recebido recursos provenientes de uma cobrança desse servidores. Ele confirmou que vai ingressar com a apelação e levar o caso para o Tribunal de Justiça.

A Policia Militar registrou uma ocorrência de furto na linha Cabeceira do barro preto, Interior do município de Maravilha nesta quarta-feira. A guarnição conversou com as vítimas que relataram que dois homens foram até a residência e furtaram dinheiro, celular e uma espingarda.

A guarnição deslocou até a residência de um dos suspeitos e conduziu-o até a delegacia de polícia civil. Ele foi detido por furto. Segundo a PM, o homem preso tem mais de 40 boletins de ocorrência.

Um motociclista morreu em um acidente de transito no começo da tarde de ontem na BR 158. A colisão envolve um caminhão e uma moto Yamaha Lander no trecho entre Caibi e Cunha Porã. O condutor da moto morreu na hora. Ao chegar no local, os bombeiros encontraram o homem já sem os sinais vitais. Ele teve múltiplas fraturas pelo corpo. O motorista do caminhão não apresentava ferimentos e dispensou atendimento. O local ficou aos cuidado da Polícia Rodoviária Rodoviária.

A secretaria da Fazenda e a delegacia de investigações aos crimes contra a fazenda pública realizaram, na última terça-feira, uma fiscalização em uma grande empresa na região de São Miguel do Oeste. A Polícia Civil não informou a empresa e nem a cidade, mas destacou que foi apreendida uma grande quantidade de documentos digitais, com indícios de serem objetos de crime tributário. Os documentos seguem para análise dos auditores estaduais, com a finalidade de identificar os valores sonegados para posterior lançamento em dívida ativa. Uma análise preliminar apontou que a sonegação pode chegar a 70 milhões de reais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.