-BOLSONARO DIZ QUE VAI VETAR APENAS VALOR EM EXCESSO DO FUNDÃO
-SC COMEÇA PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA PESSOAS E EMPRESAS
-PREVISÃO DE RECORDE NEGATIVO EM TEMPERATURAS NO ESTADO É DESCARTADA
-SANTA HELENA REALIZA VACINAÇÃO EM MASSA CONTRA COVID-19 NESTA TERÇA E QUARTA-FEIRA
-AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PLANO PLURIANUAL DE IPORÃ DO OESTE SERÁ NA TARDE DE HOJE
-BELMONTE RECEBE 600 MIL REAIS EM EMENDAS PARA TRÊS SETORES
-HOMEM DESACATA POLÍCIA E É PRESO NO INTERIOR DE IPORÃ DO OESTE
-JOVEM DE 23 ANOS MORRE ATROPELADO NA BR-282
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva melhorando no decorrer do dia.A temperatura está em queda e pode chegar a três graus nesta terça-feira. A máxima nas últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo seis reais e 12 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O jornal peruano La República informou que o chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do país, CÉSAR ASTUDILLO SALCEDO, solicitou a antecipação de sua aposentadoria, prevista para outubro, e sua demissão do cargo neste domingo. Segundo fontes que tiveram acesso a comunicado escrito pelo general, ASTUDILLO alega razões pessoais para a solicitação. Entretanto, outras pessoas próximas ao militar contestam esta versão e alegam que o pedido acontece por desacordo político e ideológico com o presidente eleito, PEDRO CASTILLO. A posse do novo presidente do Peru está prevista para acontecer nesta quarta-feira.
Os Estados Unidos irão manter a proibição da entrada de viajantes vindos do Brasil, de países da União Europeia, do Reino Unido e de outros países por conta da variante delta do coronavírus. A informação é da porta-voz da Casa Branca, JEN PSAKI. O país norte-americano restringiu as viagens da União Europeia, Reino Unido, China e Irã há mais de um ano devido à pandemia de Covid-19 e depois incluíram outros países, como a África do Sul, Índia e o Brasil. A restrição não é aplicada a pessoas que residam nos Estados Unidos ou sejam casadas com um cidadão americano ou que tenham residência permanente no país.
Apenas em maio e junho de 2021, dois mil 857 bebês e crianças brasileiros com até seis anos de idade atravessaram irregularmente a fronteira dos Estados Unidos com o México e acabaram detidas pelo serviço de migração. Esses dados inéditos do órgão americano de Alfândega e Controle de Fronteira, obtidos pela BBC News Brasil, apontam que o total de menores de seis anos apreendidos por agentes americanos em apenas dois meses já supera todo o acumulado dos sete meses anteriores. Destas duas mil 857 crianças, 12 entraram no país sem a companhia dos pais ou de algum responsável legal por elas.
O Ministério da Saúde apontou ao Ministério Público Federal, em nota técnica, "diversas irregularidades" em um contrato de aquisição de remédios firmado na gestão do ex-ministro e atual deputado RICARDO BARROS do PP, líder do governo BOLSONARO na Câmara. De acordo com o ministério, os problemas no contrato incluem a falta dos requisitos para realizar um pagamento antecipado à empresa. RICARDO BARROS foi ministro da Saúde durante o governo MICHEL TEMER, entre 2016 e 2018. As irregularidades, dizem os procuradores, envolvem a compra dos medicamentos para tratamento de doenças raras, com três pagamentos antecipados de quase 20 milhões. Os remédios nunca foram entregues.
A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, deu dez dias para que a Mesa Diretora do Congresso Nacional, o presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA e o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO prestem informações sobre a aprovação do fundo de cinco bilhões e 700 milhões para as campanhas eleitorais de 2022. O despacho foi dado no âmbito de ação impetrada no STF por seis deputados e um senador contrários ao aumento da verba eleitoral. Responsável por decisões urgentes durante o final do recesso judiciário, a presidente do Supremo em exercício entendeu que seria necessário pedir as informações antes da análise do pedido liminar dos parlamentares para anular a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias no Congresso e proibir o aumento do fundo eleitoral no ano que vem.
Após dizer que vetaria os cinco bilhões e 700 milhões destinados a campanhas políticas por meio do fundo eleitoral, o presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira que pretende derrubar apenas o que considera um “excesso” no montante e indicou apoio a um valor menor, de quatro bilhões. A previsão do valor para campanhas políticas em 2022 foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias durante a tramitação do texto na Câmara e no Senado. A LDO estipula as regras para elaboração do Orçamento, incluindo as previsões de receitas, despesas, e a meta fiscal. BOLSONARO afirmou que vai vetar o excesso do que a lei garante e disse a apoiadores que espera “não apanhar do pessoal como sempre”.
O presidente JAIR BOLSONARO confirmou nesta segunda-feira que virá a Santa Catarina na próxima semana. O "ok" foi dado durante uma chamada de vídeo entre ele e o senador JORGINHO MELLO que estava acompanhado em seu escritório em Florianópolis do deputado federal EDUARDO BOLSONARO, filho do presidente. Na conversa, ficou marcada a agenda que começa no dia seis de agosto, sexta-feira, em Joinville e termina no dia sete, sábado, em Florianópolis. Na sexta, Bolsonaro vai palestrar para empresários convidados pela Fiesc no Norte do Estado. Em Florianópolis haverá no sábado a motociata de BOLSONARO.
O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador RICARDO ROESLER, oficiou na manhã desta segunda-feira o presidente da OAB, RAFAEL HORN, para que a entidade encaminhe uma nova lista sêxtupla para escolha de desembargador. O motivo é a aposentadoria do desembargador JOÃO BATISTA GÓES ULYSSÉA, cuja vaga é reservada à advocacia pelo quinto constitucional. A nova solicitação do TJSC ocorre menos de uma semana após o Tribunal ter definido a lista tríplice para a vaga de desembargador que havia sido aberta anteriormente para a OAB. Assim como na última escolha, a entidade deve fazer novamente eleições diretas entre os advogados para definição da lista sêxtupla.
Santa Catarina iniciou nesta segunda-feira a distribuição de cartões do programa de auxílio emergencial SC Mais Renda. A iniciativa irá disponibilizar o valor de 900 reais, dividido em três parcelas mensais, para famílias de baixa renda e pessoas de alguns setores que perderam o emprego durante a pandemia. Os beneficiários já cadastrados para o primeiro lote devem verificar a aprovação do cadastro no site do programa. A primeira parcela, de 300, estará liberada nesta terça. Trabalhadores que tenham perdido o emprego entre 19 de março de 2020 e primeiro de maio de 2021 em empresas de setores contemplados pelo programa podem se cadastrar até 30 de setembro pelo site. No total, o programa deve chegar a 67 mil famílias.
-MUNICÍPIO REALIZA 10ª CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NESTA QUARTA
-PREVISÃO DE RECORDE NEGATIVO EM TEMPERATURAS NO ESTADO É DESCARTADA
-SANTA HELENA REALIZA VACINAÇÃO EM MASSA CONTRA COVID-19 NESTA TERÇA E QUARTA-FEIRA
-AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PLANO PLURIANUAL DE IPORÃ DO OESTE SERÁ NA TARDE DE HOJE
-BELMONTE RECEBE 600 MIL REAIS EM EMENDAS PARA TRÊS SETORES
Agosto Laranja é o mês de prevenção às deficiências. Já é de conhecimento que ocorre mobilização para prevenção de deficiências em todas as APAES do país com ações de conscientização sobre a importância do tema. ALICE KUERTEN, presidente do IGK, o Instituto Guga Kuerten e presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina é uma batalhadora nesta missão. Há 21 anos ela fundou o IGK e suas ações já contemplaram mais de 100 mil pessoas. Ela percorreu duas vezes o estado e está no terceiro roteiro de visitas e entrega de auxílio para as Escolas Especiais. São 560 projetos em 187 municípios contemplando Apaes de todas as regiões de Santa Catarina. ALICE KUERTEN destaca que durante a pandemia foram mantidas capacitações, atendimentos e assessoria jurídica para as Escolas Especiais.
Mobilização para o Agosto Laranja busca conscientizar a população sobre a importância de prevenir. Outra medida é buscar o tratamento de forma precoce. ALICE KUERTEN valoriza muito a prevenção por meio de palestras nas escolas e informações para alertar as pessoas da importância de estar atento aos recém-nascidos e crianças. Eça destaca ainda que quanto mais cedo ocorre a estimulação especial, melhor será o resultado. ALICE observa ainda que aluno atendido pode ser da rede regular de ensino em um processo muito importante que envolve a área da saúde dos municípios.
A presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina cita ainda a necessidade da manutenção dos programas e cuidados com o envelhecimento. Pessoas com deficiências estão tendo maior longevidade e é preciso preparar a família com moradia adequada. ALICE KUERTEN enaltece a grande parceria com o estado, pois os professores são mantidos pela Secretaria Estadual ou por meio de repasse de recursos. Também foi lançado projetos para aquisição de cadeiras de rodas, reforma e construção de sede própria e mobiliza para as Escolas Especiais. ALICE cita que tem recursos para construção de jardins adaptados e equipamento para fisioterapia em parceria com a Fundação Catarinense da Educação Especial.
O Hospital Santa Casa Rural, de São João do Oeste, está fazendo mutirão de cirurgias. A informação é do secretário da Saúde, MAURO BARELLA. De acordo com ele, os procedimentos de ortopedia contemplaram apenas pacientes do município. Destaca que a Secretaria da Saúde paga os complementos e autoriza as cirurgias de acordo com as filas reguladas. BARELLA ressalta que o avanço será contínuo, com cirurgias de várias especialidades. Ontem foram realizadas quatro cirurgias, porém o serviço será estendido para outros municípios da região. O secretário chama atenção que já está confirmado um grande mutirão na área da oftalmologia, no período de 11 a 15 de agosto. Especialistas farão cirurgias de catarata e outros procedimentos de oftalmologia. O Hospital vai receber pacientes de 22 municípios da região.
Sindicato encaminha projetos de três municípios para aquisição de terras. O Programa Terra Brasil está progredindo na região de Itapiranga. Jovens de três municípios de abrangência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais serão contemplados. É um incentivo proporcionado pelo governo federal para a sucessão familiar com aquisição de áreas de terra. Em Itapiranga, oito jovens já foram selecionados. Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SIMONE LERNER, são várias etapas, incluindo avaliação da Comissão do Crédito Fundiário. Ela destaca que em Tunápolis, seis projetos estão em andamento e devem ter um desfecho em breve sobre acesso aos recursos do programa federal. Já em São João do Oeste os encaminhamentos devem iniciar no próximo mês, pois já há interesse de mutuários.
SIMONE LERNER informa ainda que são várias condicionalidades que os interessados devem preencher. Ela observa que o Programa Terra Brasil, substitui o Banco da Terra e possui recursos para facilitar a sucessão familiar. Os recursos são destinados para pessoas que vivem no campo e possuem comprovação de atividade agrícola. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais chama atenção que é exigido no mínimo cinco anos de atuação no setor agrícola, nos últimos 15 anos. Os jovens interessados no programa também devem ter renda anual no máximo de 42 mil reais e o capital máximo de 80 mil. SIMONE considera que o programa tem demanda e justifica o investimento do governo federal. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga avalia queos jovens possuem interesse em permanecer na atividade agrícola.
SIMONE LERNER diz que a sucessão familiar nas propriedades agrícolas é incentivada pelo Governo Federal. O Programa Terra Brasil também tem apoio da Epagri e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ressalta ainda que o sindicato está investindo em vários programas de incentivo à produção agrícola. Na semana passada foram entregues mais de mil mudas de árvores frutíferas em uma adesão muito boa devido a qualidade das mudas. Nesta semana terá nova remessa de mil mudas. SIMONE aponta como relevante as parcerias para consultas com especialistas e realização de exames com vantagens aos associados. A presidente faz avaliação positiva sobre a adesão aos programas e serviços prestados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste.
A previsão de recorde negativo em temperaturas no estado, pelo menos para esta semana, está descartada. A informação é do meteorologista da Epagri/Ciram, CLÓVIS CORRÊA. Segundo ele, a expectativa que havia na última semana, de que nos próximos dias as temperaturas seriam as mais baixas dos últimos 66 anos em SC, não vai se confirmar. CORRÊA afirma que haverá geada, característica da estação, mas nada anormal para o inverno. A previsão para a última madrugada, com pancadas de chuva e até possibilidade de granizo, confirmou-se, mais precisamente no noroeste gaúcho, próximo à região Extremo Oeste de SC, onde houve registro de granizo. O meteorologista da Epagri/Ciram aponta que ainda hoje a temperatura pode cair para três a quatro graus. Amanhã, as mínimas já podem chegar a zero, com geada, e as máximas ficam em 10 graus.
CLÓVIS CORRÊA enfatiza que o frio mais intenso na região deve ocorrer na quinta ou sexta-feira, pela madrugada, embora com tempo estável. O frio será mais intenso nas baixadas, onde pode chegar a menos dois. O meteorologista ressalta que a situação não é tão alarmante como estão falando, com as temperaturas variando no máximo em um a dois graus em relação ao que é projetado. Lembra que o frio não será nada atípico ao que se está acostumado na estação, pois existem invernos mais rigorosos, como desse ano, e outros mais quentes, como no ano passado. CORRÊA complementa que as temperaturas deverão permanecer baixas por uns quatro dias, até sábado. No domingo elas voltam a subir, com possibilidade de mais chuvas.
Belmonte promove a 10ª Conferência de Assistência Social nesta quarta-feira, às 13h, na Câmara de Vereadores. De acordo com o secretário da pasta, FERNANDO REVERS, a conferência é realizada a cada dois anos e terá a seguinte pauta na 10ª edição: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Poder Público para enfrentamento das desigualdades sociais.”. O prefeito vai fazer pronunciamento na abertura, seguido dos secretários e o presidente do Conselho Municipal. Segundo REVERS, a conferência vai se sustentar sobre cinco eixos. O primeiro é proteção social não contributiva e o princípio da equidade como comparativo para a gestão de direitos socioassistenciais, para o enfrentamento da desigualdade. O segundo eixo é financiamento e orçamento para uma gestão de compromisso e co-responsabilidade dos entes federativos, para garantia dos direitos socioassistenciais.
O terceiro eixo é o controle social e o local da sociedade civil, e a importância para os usuários. O quarto é a gestão e o acesso às seguranças socioassistenciais e atribuição, articulação entre serviço, benefício e transferência de renda como garantia dos direitos socioassistenciais de proteção social. Já o quinto eixo será atuação do SUS em situações de calamidade pública e emergenciais. Sobre esses eixos, segundo FERNANDO REVERS, serão trabalhadas propostas e elaborado projeto para contribuir em nível municipal e estadual. O secretário de Assistência Social de Belmonte pontua que em virtude da pandemia, a conferência não será aberta para o público em geral. A principal proposta, conforme REVERS, é promover e garantir proteção, para que a Assistência Social esteja mais perto da sociedade, especialmente das pessoas vulneráveis.
Santa Helena iniciou a vacinação contra Covid-19 para a população acima de 18 anos na manhã desta terça-feira. Segundo a responsável da sala de vacinas, LIANE MAYER, das 8h às 11h15 foi atendido o público de 28 a 30 anos. Já à tarde, das 13h30 às 17h, o público de 25 a 27 será contemplado. Nesta quarta, jovens de 24 a 28 anos serão vacinados de manhã, e à tarde será a oportunidade do público de 18 a 21 anos. Amanhã a vacinação será nos mesmos horários de hoje, com exceção de que à tarde ela vai das 13h até as 19h. LIANE destaca que a expectativa é vacinar 520 pessoas dessa faixa etária, na unidade de saúde. Ainda nessa semana, na sexta-feira, em torno de 30 pessoas, entre professores e público de 60 a 64 anos, vão receber a segunda dose. Deverão trazer caderneta de vacinas, cartão SUS ou CPF, e documento de identidade. A responsável da sala de vacinas alerta que pessoas que tenham contraído Covid-19 devem esperar 30 dias até a vacinação. Ela acrescenta que na semana que vem será organizada nova campanha para atender mais pessoas.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Iporã do Oeste, WILSON MALLMANN, destaca que por meio do edital de convocação 001 de 2021, haverá audiência pública na tarde de hoje, com início às 14h. O local será o Centro Público de Convivência. Além de ser uma exigência legal, a realização da audiência oportuniza a participação da comunidade nas decisões sobre assuntos de interesse público. O principal intuito é apresentar os programas, objetivos e metas previstas no plano plurianual para o próximo quadriênio, ou seja, para o período de 2022 a 2025. MALLMANN frisa que o PPA é trabalhado desde maio, quando iniciaram as discussões internas, com posterior levantamento das demandas das secretarias e setores municipais. Trata-se de uma ferramenta de planejamento, que não está finalizada. Mesmo com todo trabalho realizado, com reuniões, estudos e encontros internos, sempre há ajustes que poderão ser feitos.
WILSON MALLMANN admite que houve algumas dificuldades em assegurar a participação popular na elaboração do plano plurianual, devido à pandemia. A administração tentou ampliar a oportunidade para as pessoas trazerem sugestões, por meio do PPA online, que foi disponibilizado no site da prefeitura. A audiência na tarde de hoje, conforme MALLMANN, será mais um momento importante, pois além de conhecer as metas e prioridades levantadas até então, a população ainda poderá fazer suas ponderações de maneira presencial. O município quer elaborar um documento com planejamento estratégico, que priorize políticas públicas de acordo com as necessidades da população.
Belmonte foi contemplado com 600 mil reais na última semana, em visita do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e comitiva na região. São 200 mil reais para a Educação, outros 200 mil para infraestrutura e o mesmo valor para Agricultura. Conforme o prefeito JAIR GIUMBELLI, os recursos são oriundos de emendas impositivas, colocadas no orçamento do estado no ano passado. Do montante, 300 mil reais são do deputado MARCOS VIEIRA, com 200 mil para aquisição de máquinas, equipamentos ou implementos agrícolas, e outros 100 mil para manutenção no setor de educação. Outros 200 mil são da deputada CAROLINE COMPAGNOLO, destinados para obras de pavimentação. Já os 100 mil restantes são do deputado JÚLIO GARCIA, para custeio e apoio à educação.
Todos os valores já foram pagos e estão disponíveis na conta da prefeitura, que agora faz o planejamento para a aplicação. O prefeito destaca ainda o recurso de um milhão de reais que o município recebeu há algumas semanas, por intermédio do deputado MARCOS VIEIRA, para infraestrutura de ruas. Segundo GIUMBELLI, Belmonte carece de investimentos nesse sentido, por isso trabalha para ampliar o número de ruas asfaltadas, o que vai melhorar a qualidade de vida da população. Na visão do prefeito, o atual governador vem se destacando por se preocupar com os municípios, destinando recursos para eles.
JAIR GIUMBELLI também manifesta otimismo em relação à pandemia, pois na última semana foram registrados poucos casos de Covid-19 no município. Segundo ele, a população está sendo mais cuidadosa para evitar contaminações. Por ficar na fronteira com a Argentina, Belmonte foi um dos dez municípios que receberam doses para vacinar toda população acima de 18 anos. A aplicação das cerca de 400 doses para maiores de idade ocorreu no sábado, na área coberta da praça central. Além de imunizar mais um contingente da população, GIUMBELLI acredita que o avanço da vacinação vai permitir que as aulas nas escolas voltem ao normal. O primeiro semestre ficou marcado pelo ensino híbrido, com os alunos alternando uma semana na escola e outra em casa. Já no segundo semestre, de acordo com o prefeito, tudo indica que os estudantes vão voltar à escola em período integral. Para GIUMBELLI, 2020 foi praticamente um ano perdido na Educação, com o ensino remoto, pois houve atraso no aprendizado dos alunos, embora os professores tenham se reinventado para a nova realidade.
-HOMEM DESACATA POLÍCIA E É PRESO NO INTERIOR DE IPORÃ DO OESTE
-JOVEM DE 23 ANOS MORRE ATROPELADO NA BR-282
Dois acidentes aconteceram ontem no centro de Iporã do Oeste. O primeiro foi uma colisão envolvendo um Astra com placas padrão Mercosul e uma Ranger, emplacada em São Gabriel do Oeste – MS. Foi pouco antes das 15h, na Avenida Gustavo Fetter, próximo ao Restaurante Althernativo. O condutor da Ranger, de 63 anos, relatou que estava estacionando em marcha ré, já alinhado ao meio fio em local permitido, quando o veículo Astra, conduzido por uma mulher de 37 anos, colidiu na traseira, lado esquerdo da Ranger. O Corpo de Bombeiros resgatou a mulher, que estava dentro do Astra, consciente e orientada. Ela relatava dores na região do tórax, foi removida com maca e encaminhada ao Hospital. O condutor da Ranger saiu ileso. A Polícia Militar controlou o trânsito no local. Ainda na tarde de ontem, um segundo acidente envolvendo dois veículos foi registrado na Gustavo Fetter, próximo ao Mercado Real. Deste, resultaram apenas danos materiais de pequena monta nos veículos envolvidos.
Um homem foi preso ao desacatar a polícia em abordagem de trânsito no interior de Iporã do Oeste. O fato ocorreu ontem, por volta das 18h, na estrada geral para Linha Letras. A guarnição da Polícia Militar, em rondas, efetuou abordagem de rotina e constatou que o condutor de um Fiat Uno não era habilitado e o veículo, com placas de São José/SC, estava com licenciamento do ano de 2018. Durante o atendimento, o condutor passou a desacatar a guarnição e não obedecer às ordens dos policiais, sendo-lhe dada voz de prisão. Ele resistiu, inclusive tentando agredir os policiais, os quais tiveram que usar a força para imobilizá-lo. O condutor foi autuado e preso em flagrante, e o veículo removido ao pátio conveniado.
Um jovem de 23 anos morreu atropelado na BR-282, por volta das sete da noite de ontem, entre São Miguel do Oeste e Maravilha, nas proximidades da antiga Vinícola Cavalli. O Instituto Geral de Perícias (IGP) de São Miguel do Oeste identificou a vítima como MARCO ANTÔNIO ARENHARDT MARIANI, 23 anos. Populares informaram que o suspeito do atropelamento conduzia uma camionete branca e se evadiu do local, seguindo em sentido a Maravilha. De acordo com testemunhas, o homem estava em visível estado de embriaguez e adentrou na rodovia, quando foi atropelado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou o óbito. A PRF fez o levantamento e a Polícia Civil vai investigar o fato.