ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 27/07/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo seis reais e 12 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O jornal peruano La República informou que o chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do país, CÉSAR ASTUDILLO SALCEDO, solicitou a antecipação de sua aposentadoria, prevista para outubro, e sua demissão do cargo neste domingo. Segundo fontes que tiveram acesso a comunicado escrito pelo general, ASTUDILLO alega razões pessoais para a solicitação. Entretanto, outras pessoas próximas ao militar contestam esta versão e alegam que o pedido acontece por desacordo político e ideológico com o presidente eleito, PEDRO CASTILLO. A posse do novo presidente do Peru está prevista para acontecer nesta quarta-feira.

Os Estados Unidos irão manter a proibição da entrada de viajantes vindos do Brasil, de países da União Europeia, do Reino Unido e de outros países por conta da variante delta do coronavírus. A informação é da porta-voz da Casa Branca, JEN PSAKI. O país norte-americano restringiu as viagens da União Europeia, Reino Unido, China e Irã há mais de um ano devido à pandemia de Covid-19 e depois incluíram outros países, como a África do Sul, Índia e o Brasil. A restrição não é aplicada a pessoas que residam nos Estados Unidos ou sejam casadas com um cidadão americano ou que tenham residência permanente no país.

Apenas em maio e junho de 2021, dois mil 857 bebês e crianças brasileiros com até seis anos de idade atravessaram irregularmente a fronteira dos Estados Unidos com o México e acabaram detidas pelo serviço de migração. Esses dados inéditos do órgão americano de Alfândega e Controle de Fronteira, obtidos pela BBC News Brasil, apontam que o total de menores de seis anos apreendidos por agentes americanos em apenas dois meses já supera todo o acumulado dos sete meses anteriores. Destas duas mil 857 crianças, 12 entraram no país sem a companhia dos pais ou de algum responsável legal por elas.

O Ministério da Saúde apontou ao Ministério Público Federal, em nota técnica, "diversas irregularidades" em um contrato de aquisição de remédios firmado na gestão do ex-ministro e atual deputado RICARDO BARROS do PP, líder do governo BOLSONARO na Câmara. De acordo com o ministério, os problemas no contrato incluem a falta dos requisitos para realizar um pagamento antecipado à empresa. RICARDO BARROS foi ministro da Saúde durante o governo MICHEL TEMER, entre 2016 e 2018. As irregularidades, dizem os procuradores, envolvem a compra dos medicamentos para tratamento de doenças raras, com três pagamentos antecipados de quase 20 milhões. Os remédios nunca foram entregues.

A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, deu dez dias para que a Mesa Diretora do Congresso Nacional, o presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA e o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO prestem informações sobre a aprovação do fundo de cinco bilhões e 700 milhões para as campanhas eleitorais de 2022. O despacho foi dado no âmbito de ação impetrada no STF por seis deputados e um senador contrários ao aumento da verba eleitoral. Responsável por decisões urgentes durante o final do recesso judiciário, a presidente do Supremo em exercício entendeu que seria necessário pedir as informações antes da análise do pedido liminar dos parlamentares para anular a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias no Congresso e proibir o aumento do fundo eleitoral no ano que vem.

Após dizer que vetaria os cinco bilhões e 700 milhões destinados a campanhas políticas por meio do fundo eleitoral, o presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira que pretende derrubar apenas o que considera um “excesso” no montante e indicou apoio a um valor menor, de quatro bilhões. A previsão do valor para campanhas políticas em 2022 foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias durante a tramitação do texto na Câmara e no Senado. A LDO estipula as regras para elaboração do Orçamento, incluindo as previsões de receitas, despesas, e a meta fiscal. BOLSONARO afirmou que vai vetar o excesso do que a lei garante e disse a apoiadores que espera “não apanhar do pessoal como sempre”.

O presidente JAIR BOLSONARO confirmou nesta segunda-feira que virá a Santa Catarina na próxima semana. O "ok" foi dado durante uma chamada de vídeo entre ele e o senador JORGINHO MELLO que estava acompanhado em seu escritório em Florianópolis do deputado federal EDUARDO BOLSONARO, filho do presidente. Na conversa, ficou marcada a agenda que começa no dia seis de agosto, sexta-feira, em Joinville e termina no dia sete, sábado, em Florianópolis. Na sexta, Bolsonaro vai palestrar para empresários convidados pela Fiesc no Norte do Estado. Em Florianópolis haverá no sábado a motociata de BOLSONARO.

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador RICARDO ROESLER, oficiou na manhã desta segunda-feira o presidente da OAB, RAFAEL HORN, para que a entidade encaminhe uma nova lista sêxtupla para escolha de desembargador. O motivo é a aposentadoria do desembargador JOÃO BATISTA GÓES ULYSSÉA, cuja vaga é reservada à advocacia pelo quinto constitucional. A nova solicitação do TJSC ocorre menos de uma semana após o Tribunal ter definido a lista tríplice para a vaga de desembargador que havia sido aberta anteriormente para a OAB. Assim como na última escolha, a entidade deve fazer novamente eleições diretas entre os advogados para definição da lista sêxtupla.

Santa Catarina iniciou nesta segunda-feira a distribuição de cartões do programa de auxílio emergencial SC Mais Renda. A iniciativa irá disponibilizar o valor de 900 reais, dividido em três parcelas mensais, para famílias de baixa renda e pessoas de alguns setores que perderam o emprego durante a pandemia. Os beneficiários já cadastrados para o primeiro lote devem verificar a aprovação do cadastro no site do programa. A primeira parcela, de 300, estará liberada nesta terça. Trabalhadores que tenham perdido o emprego entre 19 de março de 2020 e primeiro de maio de 2021 em empresas de setores contemplados pelo programa podem se cadastrar até 30 de setembro pelo site. No total, o programa deve chegar a 67 mil famílias.

Mercado público da Cooper Campo Erê volta a funcionar. Conforme o presidente da Cooperativa - EMILIO STRECK, a reabertura que ocorreu neste final de semana foi muito boa, superando as expectativas de público. Ele torce para que se mantenha assim por muito tempo, possibilitando que a população de Campo Erê tenha sempre a disposição produtos frescos, de qualidade e produzidos por pequenos agricultores. Com a reabertura, daqui pra frente o Mercado Público deve funcionar um dia por semana.

Cooper Campo Erê pretende expandir produtos ofertados no Mercado Público. Para isso, de acordo com o presidente EMÍLIO STRECK, a Cooperativa precisa conseguir novos associados. Destaca que atualmente são 22 membros, mas que pretende aumentar esse número, com agricultores e pequenas agroindústrias que possam se beneficiar do espaço da Cooper Campo Erê. O presidente convida quem desejar se associar a procurar um dos integrantes da cooperativa ou o Sintraf, assim aumentando a variedade de produtos oferecidos, deixando o mercado público ainda mais atrativo para a população.

Presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar enaltece o empenho para que a feira livre voltasse a funcionar. EMÍLIO STRECK acredita que desta vez, com auxílio da administração municipal e dos próprios pequenos agricultores, vai dar certo. Ele garante que não vai faltar esforço da cooperativa para que a feira da agricultura familiar de Campo Erê se fortaleça cada vez mais.

Reabertura do mercado público de Campo Erê é uma conquista também para o Sintraf. Após a reestreia e quantidade de produtos de pequenos agricultores, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – ISOLETE LUDWIG comemora a abertura com sucesso. Salienta que teve o apoio dos quatro prefeitos da regional, que fazem parte da Cooperativa, mas parabeniza especialmente a prefeita de Campo Erê, que se esforçou muito para que o retorno fosse possível.

Mercado público é muito importante para a agricultura familiar de Campo Erê. ISOLETE LUDWIG fala que o local serve tanto para os produtores levarem suas mercadorias, quanto para a população ter acesso a alimentos saudáveis e mais baratos. A presidente do Sintraf comenta que ainda é necessário definir como será o funcionamento do mercado público daqui pra frente, mas adianta que provavelmente estará aberto nas sextas-feiras. Lembra que a criação do mercado público de Campo Erê foi uma conquista do Sintraf na gestão passada, que agora terá continuidade.

Epagri é uma grande apoiadora da Cooper Campo Erê. Segundo o extensionista rural, CLAUDIR GILIOLI, quando foi construído, o mercado público era um interesse de vários produtores, em ter onde mostrar seus produtos para Campo Erê e região. Acrescenta que além da comercialização, a feira existe também para incentivar a produção familiar, divulgando que a mercadoria tem onde ser exposta e vendida. Destaca que muitos agricultores que hoje participam da cooperativa já têm seus produtos nas prateleiras de mercados de toda a região.

Epagri ajuda produtores a se adequar as legislações. Conforme CLAUDIR GILIOLI, as normas estão sempre mudando, e o agricultor precisa se adequar às leis da produção animal ou vegetal. De acordo com o extensionista rural, outro apoio que vem da Epagri é em relação às orientações na hora de produzir. Comenta que para que a adubação, controle de doenças e apresentação final do produto seja feita da melhor forma, o homem do campo pode contar com a Epagri. Também são feitas várias exigências para quem desejar expor no mercado público, garantindo que os produtos vendidos lá tenham muita qualidade.

Vereador MARCELO BRUNETTO destaca importância do mercado público de Campo Erê. Na visão dele, o local beneficia tanto os agricultores locais, que agora tem um lugar de fácil acesso para expor seus produtos, quanto a população em geral, que consegue ter alimentos saudáveis com mais facilidade. No retorno do mercado público, BRUNETTO demonstrou muita satisfação ao ver as pessoas de Campo Erê buscando alimentos saudáveis, e ao mesmo tempo contribuindo com o crescimento da economia do campo.

Campo Erê completa hoje 63 anos de emancipação. A programação de comemoração se resume numa live, no Centro de Evento, a partir das 18 horas em 30 minutos. A prefeita ROZANE MOREIRA diz que será uma homenagem simples, mas verdadeira. A administração municipal lançou o projeto Viva Seu Município, que envolve todas as secretarias. Visa despertar em cada cidadão o sentimento de se envolver cada vez mais com a comunidade. A prefeita cita algumas ações na Secretaria de Agricultura. DMER conseguiu recuperar algumas estradas, mas está longe do que foi planejado. Os primeiros 6 meses foram para recuperar o parque de máquinas que estava sucateado.

A partir de agora a recuperação das estradas de Campo Erê deve deslanchar. A prefeita ROZANE MOREIRA tem boas perspectivas para o setor. Ocorreu a liberação de 22 reservatórios de água para auxiliar agricultores na estiagem. A prefeitura repassou recursos para as patrulhas agrícolas e foi reaberta oficialmente a Feira do Agricultor. Está sendo trabalhada mais uma etapa do pavilhão de São Braz. O pavilhão da Área Nova está começando. A Secretaria de Agricultura recuperou pontes e realizou várias horas máquinas dentro das propriedades. De sua parte a Secretaria da Cidade está concluindo o portal da cidade.

Prefeita comemora asfaltamento em 11 quadras da cidade. ROZANE MOREIRA também informa a conclusão do calçamento no Bairro Mello e está iniciando esse mesmo trabalho na Vila Feliz. Ruas do perímetro urbano que ainda são de chão batido, recebem melhorias. Conforme ROZANE, está aprovado o projeto que dá 40 por cento de desconto no IPTU para quem construir suas calçadas no modelo padrão.As conquistas da Secretaria de Educação. De acordo com a prefeita, está sendo reformada a creche Anjo da Guarda, do Bairro São Francisco, num investimento de 300 mil reais. A Turma da Mônica do Bairro Mello e a João Telles, no centro, também receberão reformas. A quadra da 12 de Novembro está concluída.

Na Secretaria de Assistência Social, ROZANE MOREIRA destaca o projeto Semear, que atende crianças no contra turno escolar, com diversas oficinas. O projeto Minha Casa Mais Feliz auxilia com verbas as famílias mais pobres nas reformas de suas casas, na Vila Feliz. São 33 famílias que dependem dessa ajuda. Na Secretaria da Saúde foi adquirido um respirador para transporte. Ocorreu a compra de muitos testes rápidos para Covid. A prefeita diz que a pasta está retomando o trabalho com próteses dentárias. E segue firme o programa de combate ao tabagismo.

Um milhão 850 mil reais. Essa é a soma de emendas parlamentares conquistadas pela prefeita de Campo Erê, dinheiro que já está na conta da prefeitura. ROZANE MOREIRA considera um verdadeiro presente para comemorar os 63 anos de aniversário do município. Com 100 mil reais cada um aparecem os deputados: FELIPE ESTEVÃO, IVAN NAT, JAIR MIOTTO, NEODI SARETTA, BERLANDA e RODRIGO MINOTTO. Contribuíram com 200 mil reais cada um dos deputados: ANA CAMPAGNOLLO, FABIANO DA LUZ e PADRE PEDRO. 250 mil reais é a verba do deputado MAURÍCIO ESCUDLARK. 400 mil reais é o valor repassado pela deputada LUCIANE CARMINATTI.

Carro de Campo Erê pega fogo na PR-180. O Corpo de Bombeiros do município foi chamado por volta das 18 horas e 40 minutos de ontem, para combater a um incêndio no Alto São Mateus, em Marmeleiro. Chegando no local da ocorrência, os bombeiros encontraram um Uno emplacado em Campo Erê, praticamente todo queimado. Foi feito o combate às chamas utilizando cerca de 500 litros de água. A Polícia Rodoviária Estadual foi chamada para cuidar do local. Ninguém se feriu.

Entregador fica ferido em acidente em Marmeleiro. A colisão entre a moto do entregador e um carro ocorreu ontem, por volta das 19 horas e 50 minutos, na esquina das ruas Isidoro Lirio Flach e Nelson Pizani. O condutor da moto sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo SAMU.

Acidente entre moto e caminhão termina com a morte de um jovem em Marmeleiro. A batida ocorreu ontem, na PR-280, próximo à ponte que vai em direção a Renascença. O condutor da moto, RICARDO POSTAL, de 17 anos, morador de Marmeleiro, não resistiu e morreu no local. Socorristas do SAMU foram acionados e constataram óbito. A Criminalística realizou a perícia, e em seguida o corpo foi levado ao IML de Francisco Beltrão. A Polícia Militar auxiliou no controle do trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.