ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 27-07-2020 Segunda-Feira

-MERCADO VOLTA A MELHORAR ESTIMATIVA PARA O PIB EM 2020

-GOVERNO TERÁ QUE EXPLICAR AO MP POR QUE NÃO ADOTOU NOVA QUARENTENA

-SINDICATO INCENTIVA AGRICULTORES A ADERIREM AO CRÉDITO FUNDIÁRIO

-COMÉRCIO PEDE MAIOR CONTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO NO CUMPRIMENTO AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO A COVID

-SÃO JOÃO DO OESTE ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO

-FARMÁCIAS DE IPORÃ DO OESTE ADEREM À CAMPANHA SINAL VERMELHO CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA HOMEM FERIDO

-DUAS PESSOAS SÃO VÍTIMAS DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO INTERIOR DE DESCANSO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


Ao menos 45 manifestantes foram presos e policiais ficaram feridos em confrontos no maior protesto em semanas do movimento Black Lives Matter - “Vidas Negras Importam”, em inglês. A manifestação contra o racismo neste sábado em Seattle, no estado americano de Washington,teve um gás novo após os episódios de violência entre ativistas e agentes federais nas proximidades de Portland, no Oregon.Em Austin, no Texas, uma pessoa foi morta quando vários tiros foram disparados em meio a um protesto. De acordo com o departamento de polícia de Austin, não houve outras mortes ou pessoas baleadas durante o tiroteio.


A Moderna anunciou nesta segunda-feira que começou o estudo em estágio avançado para avaliar sua candidata a vacina contra Covid-19. Essa é a terceira e última fase de testes. Cerca de 30 mil voluntários adultos que não tiveram a doença respiratória causada pelo novo coronavírus receberão a vacina. A pesquisa é apoiada pelo governo dos Estados Unidos. Em todo o mundo, cinco candidatas à vacina estão na fase 3 de estudos, de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde. É somente depois desta prova, em um número maior de participantes, que uma vacina pode ou não ser licenciada e liberada para a comercialização.


Um laboratório argentino começará a testar em humanos um soro feito à base do plasma de cavalos infectados com o coronavírus Sars-Cov-2 para o tratamento da Covid-19. A agência de vigilância sanitária da Argentina aprovou na sexta-feira a fase de ensaios clínicos em humanos da pesquisa. A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica aprovou o protocolo clínico do soro hiperimune contra a Covid-19. O medicamento é apontado como uma possibilidade para o tratamento da infecção pelo coronavírus. O estudo clínico começará em quatro hospitais de Buenos Aires.



O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira, em sua retomada ao trabalho após o teste negativo para a Covid-19,que "acabaram com o emprego no Brasil". O presidente saiu do Palácio da Alvorada por volta das oito e meia e conversou com apoiadores antes de ir para o Palácio do Planalto.BOLSONARO volta a despachar no Palácio do Planalto a partir desta segunda-feira depois de quase três semanas de isolamento no Palácio da Alvorada para tratamento da covid-19. No sábado, ele anunciou pelas redes sociais que testou negativo para a doença.


A casa do governador do Piauí, WELLINGTON DIAS do PT, e o gabinete da deputada federal REJANE RIBEIRO DE SOUSA DIAS, também do PT, são alvos de buscas da Polícia Federal nesta segunda-feira. A suspeita é que houve desvios de recursos da Educação do Piauí por meio de pagamentos superfaturados em contratos de transporte escolar. A Operação Topique cumpre 12 mandados de busca e apreensão em Teresina e em Brasília.Segundo as investigações, entre os anos de 2015 e 2016, agentes públicos da cúpula administrativa da Secretaria de Educação se associaram a empresários do setor de locação de veículos para o desvio de, no mínimo, 50 milhões de recursos do Fundeb e doPrograma Nacional de Apoio ao Transporte Escolar.


Os economistas do mercado financeiro voltaram a melhorar a estimativa para o Produto Interno Bruto deste ano, revisando a previsão de uma redução de cinco vírgula 95 por cento para cinco vírgula 77. Essa foi a quarta semana seguida de melhora do indicador. A projeção faz parte do boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. A expectativa para o nível de atividade foi feita em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem derrubado a economia mundial e colocado o mundo no caminho de uma recessão. Nas últimas semanas, porém, indicadores têm mostrado o início de uma retomada da economia brasileira.


Santa Catarina registrou um aumento de 28 por cento no número de divórcios durante a pandemia. Os números são do Colégio Notarial do Brasil e fazem uma comparação entre maio e junho deste ano com o mesmo período de 2019. A convivência intensa dos casais durante o isolamento social e a possibilidade de se fazer o processo de divórcio via internet, o que ocorre desde maio, foram apontados por psicólogos como os principais motivos do crescimento. O número de divórcios também cresceu no Brasil durante a quarentena e a hiperconvivência pode ter facilitado esta decisão.


Em Santa Catarina foram feitos, até a semana passada, 621 mil 711 acordos trabalhistas que preveem a suspensão de contratos e redução de jornada e salários, segundo dados do Ministério da Economia compilados pelo Observatório da Federação das Indústrias. Quase metade deste total veio da indústria, com 303 mil acordos. Na sequência aparece o setor de serviços com 218 mil 666 acordos, o que representa 35 por cento do total. No comércio, foram 87 mil 326 contratos suspensos ou com redução de salário e jornada. A construção civil teve 11 mil 835 acordos. A agropecuária sentiu menos a crise e registrou apenas 802 acordos. Outros 82 não foram informados.


O governo de Santa Catarina foi cobrado pelo Ministério Público sobre a não adoção de uma nova quarentena por conta do coronavírus. O documento assinado pelo procurador-geral de Justiça, FERNANDO COMIN, quer explicações técnicas sobre a decisão do Estado de não seguir a orientação dos servidores da secretaria de Saúde que alertaram sobre a necessidade de medidas nos mesmos moldes das aplicadas em março. O governo tem dois dias úteis para responder ao procedimento administrativo.COMIN pediu que o Gabinete de Gestão de Crise criado pelo Estado para o enfrentamento à doença apresente estudos e fundamentos técnicos que contenham "evidências científicas" e "análises sobre informações estratégicas em saúde" que subsidiaram a decisão de não seguir a orientação dos técnicos da Saúde para que a nova quarentena fosse aplicada em Santa Catarina.


-SINDICATO INCENTIVA AGRICULTORES A ADERIREM AO CRÉDITO FUNDIÁRIO

-COMÉRCIO PEDE MAIOR CONTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO NO CUMPRIMENTO AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO A COVID

-SÃO JOÃO DO OESTE ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO

-FARMÁCIAS DE IPORÃ DO OESTE ADEREM À CAMPANHA SINAL VERMELHO CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Rede de Vizinhos do bairro Breunig e Grupo de Escoteiros Tupã realizam ações solidárias em prol da Sofia Helena. A menina, de Saudades, possui AME, Atrofia Muscular Espinhal, tipo UM. A ideia da campanha na Rede de Vizinhos foi da pequena EMELLY CRISTINA, de 10 anos, filha da coordenadora do grupo. A mãe dela fez um vídeo que foi compartilhado no grupo da Rede de Vizinhos, e sensibilizou os moradores do bairro. Durante a campanha, foi arrecadado o total de mil e 72 reais, os quais foram depositados na última semana conta da Sofia Helena. Na última semana o Grupo de Escoteiros Tupã promoveu um pedágio solidário, em que foram arrecadados nove mil 175 reais, também destinados para o tratamento da Sofia Helena.


Vereadores pedem auxílio financeiro para setor do transporte escolar de Descanso. A moção de apelo foi apresentada na sessão da quinta-feira, pelos vereadores JHONI ZORTEA e VLADIMIR ORO. Conforme o vereador DJONI ZORTEA, o objetivo da moção é que o executivo forneça alguma forma de auxílio para a categoria dos transportadores que está com as atividades suspensas desde março, no início da pandemia, considerando que há possibilidade das aulas presenciais não serem retomadas este ano. Ele afirma que há lei que ampara o auxílio financeiro aos transportadores enquanto o decreto de calamidade pública, devido a pandemia, estiver vigente. O vereador afirma que estados e municípios foram contemplados com recursos da união para suprir as necessidades dos setores afetados pelo coronavírus, no valor de mais de um milhão de reais. ZORTEA afirma que os vereadores sugeriram, e o executivo terá que estudar a viabilidade do repasse aos responsáveis pelo transporte escolar.


Programa Celesc Rural vai aplicar cerca de 10 milhões de reais em melhorias no sistema de eletrificação rural do extremo-oeste. O dado foi repassado pelo gerente regional da empresa, JOSÉ VOLKWEIS. Ele explica que a etapa que está em andamento e prevê a substituição de 31 quilômetros de redes monofásicas por trifásicas com um investimento de dois milhões e 700 mil reais. Uma nova licitação deve ser lançada nas próximas semanas para a troca de mais 70 quilômetros de redes rurais ao custo de sete milhões e meio de reais. As obras dessa nova fase devem começar ainda neste ano. VOLKWEIS disse que a troca da rede monofásica por trifásica aumenta a qualidade da energia e é mais adequada para suportar os equipamentos usados nas propriedades rurais. Além da substituição de cerca de cem quilômetros de redes monofásicas por trifásicas, o programa Celesc Rural prevê a instalação de cabos protegidos na rede.


Novo sistema é mais eficiente. De acordo com o gerente regional da Celesc, a proteção evita o desligamento no caso de contato da rede com a vegetação em dias de vento. JOSÉ VOLKWEIS conta que ainda é comum a interrupção do fornecimento de energia quando galhos ou árvores caem sobre a rede. Outro investimento do programa é a instalação de 150 religadores automáticos que restabelecem a energia mais rapidamente no interior. O programa Celesc Rural vai atender cerca de 10 mil consumidores do extremo-oeste. No estado, o programa vai beneficiar 135 mil propriedades rurais. VOLKWEIS explica que a seleção das regiões beneficiadas com a troca da rede monofásica por trifásica ocorreu a partir de uma análise técnica que considera o atendimento simultâneo de um maior número de consumidores. Ele ressaltou que os investimentos também procuram atender locais com maior incidência de problemas no fornecimento de energia.


Pandemia afeta comportamento das pessoas no ambiente familiar. Problemas ocorrem em vários aspectos do convívio diário. O terapeuta familiar, SÉRGIO RIBERRO, faz importantes observações sobre os problemas causados pelo isolamento social. Ele diz que é preciso ter compreensão do momento difícil com interrupção de uma trajetória das dinâmicas e do cotidiano. A vida passou a ser incerta, com período diferente, de insegurança e de novos desafios. De acordo com o terapeuta, crises geram mudanças permanentes e podem ser positivas ou negativas dependendo da situação de cada indivíduo. RIBEIRO alerta que incertezas e dificuldades no controle das coisas, geram estresse, medos, ansiedade e angustias comprometendo a qualidade de vida. Chama atenção que nestas situações as pessoas não devem ser negativas e precisam confiar que será algo passageiro.


SÉRGIO RIBERRO lamenta que esta situação está proporcionando aumento de violência familiar envolvendo casais, pais e filhos. Destaca que todos precisam manter a calma, pois a paz precisa acontecer no contexto familiar. Para o terapeuta familiar, é o momento de avaliações pessoais e de reconhecer a necessidade de mudanças de pensamento e de atitudes para não gerar problemas ainda maiores. Pedir ajuda pode ser determinante para mudança de comportamento. O terapeuta familiar chama atenção que é fundamental reconhecer os problemas e buscar ajuda. SÉRGIO RIBEIRO recomenda paciência na solução dos problemas e também priorizar o bem estar pessoal e da família. Salienta que o dinheiro não pode ser motivo de discussões quando se busca amor no convívio diário.


Com o longo período de aulas online os estudantes estão perdendo o interesse nas atividades escolares. O problema foi levantado pelo coordenador regional de Educação de Itapiranga, VILSON VON BORSTEL. Ele destaca que recebe relatos de diretores e professores dos cinco municípios de abrangência, com a preocupação sobre a falta de motivação dos alunos. Destaca ainda que na semana passada ocorreu reunião com os diretores em que o tema foi debatido. VON BORSTEL diz que no início da pandemia, o desafio foi dos professores compreenderem a plataforma e repassar os conteúdos aos alunos. Segundo o coordenador, o problema atual é combater a desistência, o desânimo dos alunos, principalmente no ensino médio. Muitos estão seguindo para o mercado de trabalho e deixando as atividades escolares de lado. Isso ocorre com estudantes que residem na cidade e também filhos de produtores rurais. A situação é considerada preocupante.


Desafio dos professores é manter a motivação dos alunos no segundo semestre que inicia com aulas online. O foco das escolas e dos professores será de manter os estudantes empenhados. VILSON VON BORSTEL destaca ainda que nesta semana será preciso cumprir a portaria da Secretaria de Estado da Educação que determinou uma semana de recesso. O coordenador regional de Educação afirma que foram várias justificativas, porém o principal argumento é o movimento grande dos professores e alunos por recesso. O desgaste dos profissionais de educação vem desde o início do trabalho intenso de formação em uma sistemática nova com adaptações de professores e estudantes. VON BORSTEL lembra que o recesso escolar será uma semana de descanso e para repensar sobre atividades a partir de três de agosto. Durante esta semana as escolas não terão atividades presenciais e nem nas plataformas de ensino online.


Coordenador Regional de Educação afirma que o recesso escolar não vai afetar o calendário escolar. VILSON VON BORSTEL informa que até o momento o ano letivo teve 26 dias de aulas presenciais, até a suspensão em virtude da pandemia. Em novo sistema de ensino foram 76 dias de aulas não presenciais e ainda restam mais 98 dias de aula. Salienta que até sete de setembro o decreto do governo estadual estabelece que não terá aula presencial. De acordo com VON BORSTEL, cinco dias de recesso não compromete o calendário escolar que estabelece 800 horas de aula até 18 de dezembro. O coordenador observa que o período de adaptação contínua e será preciso ter persistência para enfrentar e superar os novos desafios na educação.


Sindicato incentiva agricultores a aderirem ao Crédito Fundiário. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste NESTOR HAMMERSCHMITT considera que o crédito fundiário poderia ser melhor aproveitado pelos agricultores. Destaca que as condições são favoráveis para transferência de terra de pai para filho e também de avô para neto. Informa que no ano passado foram encaminhados cinco projetos em Tunápolis e cinco projetos em Itapiranga. São João do Oeste não fez nenhuma solicitação para aderir ao programa. O presidente destaca que alguns contratos já foram assinados nesta semana com novos encaminhamentos feitos em Itapiranga e Tunápolis, mostrando que a tramitação está fluindo. Observa que é necessário ampla documentação e aprovação de várias comissões. Segundo HAMMERSCHMITT, não existe prazo estabelecido para a liberação de recursos.


Valor liberado pelo Crédito Fundiário não permite grande investimento. O programa contempla produtores rurais com renda a partir de 40 mil anual e 80 mil de capital. A liberação de recursos ocorre no valor máximo de 140 mil reais. NESTOR HAMMERSCHMITT diz que o recurso é limitado considerando o valor pago por hectare de terra na região. Ressalta que Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento. O Programa prevê, ainda, ações de incentivo à participação de jovens e mulheres em todas as etapas do processo de acesso à terra, além da execução de projetos especiais voltados para a preservação do meio ambiente. O encaminhamento inicial é feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


Comércio pede maior contribuição da população no cumprimento as medidas de prevenção a Covid-19. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Mondaí, LENADRO FIGLESKI, afirma que a situação de proliferação do vírus está se agravando em todo o estado, sendo que em algumas regiões há restrição de atuação do comércio. Ele comenta que apesar de toda orientação, percebe que houve uma redução na preocupação das pessoas em adotar as medidas preventivas, como o uso de máscara, o que também pode ter sido influencia dos dias de calor em pleno inverno. Em reunião com a administração, o presidente da ACIM ressalta que serão tomadas ações mais rígidas pela polícia militar e vigilância sanitária. FLIGLESKI diz que as orientações também serão reforçadas ao comércio, mas é necessária a colaboração da população. Os estabelecimentos podem ser responsabilizados se clientes forem flagrados dentro das lojas sem o uso de máscara.


São João do Oeste abre inscrições para o programa de bolsas de estudo. O edital de concessão de bolsas de estudo foi lançado ainda na sexta-feira da última semana. Segundo a secretária de Educação, SILVANE BAUMGARTEN, o programa de bolsas de estudo é realizado há vários anos, e mesmo com as aulas presenciais canceladas devido à pandemia, o auxílio será mantido pelo município porque os estudantes continuam tendo as despesas da mensalidade. O auxílio será de 300 reais para estudantes de cursos pós-médio, profissionalizantes e da Casa Familiar Rural, com mais uma parcela do mesmo valor prevista para pagamento até final do ano. Já para estudantes do ensino superior o orçamento do programa de bolsas de estudos é de 70 mil reais, dividido em duas parcelas.


No caso de estudantes do ensino superior, SILVANE BAUMGARTEN comenta que o valor que cada um vai receber depende de quantos alunos irão se cadastrar, e também do número de disciplinas cursadas e de quantos dias por semana ocorreu o deslocamento para a instituição de ensino no início do semestre. A secretária de Educação de São João do Oeste explica que as inscrições devem ser feitas do dia 27 ao dia 31 de julho, no site da prefeitura, pelo link bolsa de estudos. A documentação solicitada no edital deve ser entregue em um envelope fechado na secretaria de Educação até as 13 horas do dia três de agosto. A conferencia de toda documentação será feita somente após o período de inscrições. SILVANE lembra que o setor da Educação está atendendo das sete às 13 horas.


Farmácias de Iporã do Oeste aderem à campanha Sinal Vermelho contra violência doméstica. A campanha é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, CNJ, em parceria com a PM e farmácias. Conforme o sargento MILTON WOLF, comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, em contato prévio feito com os estabelecimentos farmacêuticos, houve boa recepção e aceitação quanto à divulgação da campanha. O sargento destaca que os responsáveis pelas farmácias já receberam capacitação e as orientações para adesão a campanha. Segundo o comandante, as farmácias foram escolhidas para representar o comércio nesta campanha, devido ao entendimento de que já são estabelecimentos que costumam atender grande parcela da população feminina. A ideia é que se a mulher tiver sido vítima de violência procure uma farmácia, e sinalize ao atendente com um X vermelho na palma da mão, indicando pedido de ajuda.


As cinco farmácias de Iporã do Oeste manifestaram interesse em aderir a campanha e três já finalizaram o cadastro no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Após a aprovação deste cadastro, o sargento MILTON WOLF explica que os estabelecimentos estarão habilitados e serão identificadas com o cartaz da campanha. De acordo com o comandante, os atendentes estarão capacitados para prestar o atendimento à mulher que sinalizar o pedido de ajuda, sendo que o encaminhamento poderá ser feito no próprio estabelecimento, a partir do acionamento imediato da PM, ou o registro posterior conforme a vítima preferir. O sargento lembra que a importância da campanha também se justifica porque os órgãos de segurança temem que devido a pandemia as mulheres saem menos de casa e tenham dificuldade de fazer a denúncia. Na semana passada ocorreu no estado, o primeiro atendimento a vítima de violência em uma farmácia, por meio da campanha Sinal Vermelho.


-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA HOMEM FERIDO

-DUAS PESSOAS SÃO VÍTIMAS DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO INTERIOR DE DESCANSO


Mulher registra desaparecimento do irmão em São José do Cedro. Uma mulher de Linha Derruba Baixa, em São José do Cedro, contatou a Policia Militar nesse domingo para informar o desaparecimento do seu irmão. Ela informou à PM que seu irmão JOÃO SIDINEI VEDOY saiu de casa no sábado, por volta das 16 horas, vestindo toca preta, camiseta de manga longa de cor preta, jaqueta preta, calça jeans azul e bota de borracha de cor branca, levando consigo somente a carteira contendo seus documentos e 115 reais. Informouque foi caminhando pela roça, deixando sua motocicleta na casa dela, depois daquele momento não foi mais visto.Diante das informações foi acionado o Canil de Dionísio Cerqueira para ajudar nas buscas, mas até a noite de ontem ele não havia sido encontrado. Qualquer informação pode ser repassada a PM mais próxima.


Polícia apreende mais de 60 quilos de maconha em fundo falso de veículo. A Polícia Militar de Campo Erê recebeu uma solicitação da equipe da Polícia Civil de Pato Branco, PR, para abordar um Citroën C3 que estava se deslocando sentido a Campo Erê. A guarnição se deslocou até a rodovia, e juntamente com a equipe do Canil da Polícia Civil do Paraná, fez a abordagem. Nas buscas com os cães, foi localizado um fundo falso sob os bancos do veículo com diversos tabletes de maconha. O condutor do veículo foi preso em flagrante pela equipe do DENARC e conduzido à delegacia de Marmeleiro, PR. A ação resultou na apreensão de 60 quilos 130 gramas de maconha.


Incêndio destrói veículo na cidade de Mondaí. O fato foi registrado na tarde deste domingo, na Avenida Laju, saída para o município de Iporã do Oeste em Mondaí. Um veículo Ford Del Rey foi completamente destruído pelo fogo. O corpo de bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado e fez o rescaldo no local. As causas do incêndio são desconhecidas. Ainda no último dia 15, um veículo Passat, também foi consumido pelas chamas no Bairro Capivara em Mondaí.


Para não colidir em carro, condutor desvia e colide em poste. O acidente foi registrado no final da tarde deste sábado, na rua Arlindo Henkes, bairro Salete, sentido a linha Emboaba em São Miguel do Oeste. Segundo o condutor da S10, com placas de SMO, ele seguia sentido a Emboaba, quando uma Saveiro saiu de uma via secundária e invadiu a pista. Para não colidir, ele teve que desviar, porém derrapou na pista e colidiu no poste de energia elétrica. Dentro do carro havia duas pessoas, o condutor e um caroneiro, que não tiveram ferimentos, apenas danos materiais de grande monta. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos necessário. A Celesc também esteve no local para fazer a reparação no poste e fios danificados.


Polícia Civil de Pinhalzinho indicia autor de roubo ocorrido no município. O crime ocorreu na tarde do dia 13 de julho, no Bairro Nova Divineia, quando um jovem de 19 anos anunciou assalto em um mercado. No momento estavam no estabelecimento apenas o ladrão e o proprietário. O autor, que estava desarmado, ameaçou de morte o dono do mercado e roubou 250 reais e depois fugiu do local. Na mesma noite do crime o assaltante se apresentou à Polícia Militar em Nova Erechim, admitindo que havia praticado o delito e que estaria arrependido. Diante disso, foi instaurado inquérito policial para apurar o ocorrido. Durante seu interrogatório na última sexta-feira ele não só admitiu o roubo e nem outros crimes que já teria praticado em Maravilha. Em razão da gravidade do crime a PC pediu a prisão preventiva do indiciado, porém o pedido foi negado pelo Poder Judiciário, que decretou a ele outras medidas cautelares diversas da prisão.


Na madrugada do dia 21 o jovem foi abordado no centro de Pinhalzinho pela PM, portando duas buchas de maconha, além de uma faca e uma toca e um triturador de maconha. Diante disso, o Ministério Público pediu ao Poder Judiciário reconsideração da decisão anterior, em que havia negada a prisão preventiva, o que foi novamente negado. Segundo a decisão, proferida na última semana, o incremento de outras medidas cautelares mostram-se efetivas e suficientes, a fim de proibir que o acusado circule pela cidade no período noturno, dificultando a ação preventiva da autoridade policial. O indiciado novamente praticou crime, quando foi flagrado pela PM. Desta vez, ele foi até a residência de sua mãe, em Pinhalzinho, e a ameaçou, descumprindo medidas protetivas de urgência contra ele e a favor dela. Segundo a mulher, ele proferiu diversas ameaças a ela e seu companheiro e disse que, se tivesse uma arma de fogo, mataria sua mãe.


Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em investigação de aliciamento de crianças. Na tarde da última quarta-feira a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Lourenço do Oeste cumpriu mandado de busca e apreensão em uma residência no município de Vitorino, PR, para instruir inquérito policial que apura o crime de aliciamento de crianças para fins libidinosos. Para atrair a criança o criminoso trabalha a confiança para estabelecer uma relação entre as partes. Na ocasião, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, um notebook e um smartphone. O material foi recolhido uma vez que, de acordo com o apurado no procedimento policial, era utilizado para o aliciamento de menores de idade. O aliciamento de crianças é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA. A internet é o principal ambiente utilizado como meio para a prática deste tipo de crime, e por isso, merece atenção de pais e responsáveis.


Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro de Descanso. O acidente ocorreu por volta das seis horas e 20 minutos desta segunda-feira na avenida Santa Helena, centro de Descanso. A colisão envolveu um Gol de Descanso e uma moto Honda CG Today também de Descanso. Os bombeiros de SMOeste atenderam o condutor da moto, que estava consciente orientado, deitado ao lado da calçada da via publica, a aproximadamente dez metros do impacto. Ele apresentava corte contuso na região da cabeça, escoriação no joelho da perna esquerda e sinais vitais normais. Durante o deslocamento ao hospital regional a vítima se queixava de frio e sonolência. /O condutor do outro veículo não se feriu, e permaneceu no local prestando auxilio e informações a PM.


Duas pessoas são vítimas de tentativa de homicídio no interior de Descanso. A ocorrência foi registrada na noite de sexta-feira no distrito de Itajubá. De acordo com o delegado da comarca de Descanso, CLEVERSON MULLER, um homem teria desferido vários golpes com um objeto, ao que indica um pedaço de madeira ou ferro, contra sua ex-companheira e outro homem. O homem atingido teve ferimentos graves na região da cabeça. Quando o corpo de bombeiros chegou no local dos fatos, as vítimas já haviam sido conduzidas ao hospital. O delegado informou ainda que a mulher recebeu atendimento médico e já foi liberada. Já o rapaz permanece internado na UTI do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A PM foi acionada, porém, ao chegar no local, o suposto autor teria fugido, não sendo mais localizado. Ainda de acordo com a polícia, a mulher possuía medida protetiva contra o suposto autor. Não há informações sobre a motivação do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.