-SUPREMO DESCRIMINALIZA POSSE DE ATÉ 40 GRAMAS DE MACONHA
-GOVERNO DE SC LANÇA EDITAL DO CONCURSO COM 10 MIL VAGAS NA EDUCAÇÃO
-ESCRITOR DE SÃO MIGUEL VAI LANÇAR OBRA NA BIENAL DO LIVRO EM SÃO PAULO
-NÚCLEO DE COOPERATIVAS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO DIA “C” DE COOPERAR
-MUNICÍPIO VAI SEDIAR ETAPA DO CICLO DE ESTUDOS DO TCE NO COMEÇO DE JULHO
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS LEVES EM SAÍDA DE PISTA NA BR 282
-PROFESSOR ACUSADO DE ABUSO SEXUAL DE ALUNAS É CONDENADO A 18 ANOS DE PRISÃO
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura mínima nas últimas horas foi de sete graus e a máxima pode chegar a 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo cinco reais e 88 centavos. O peso está cotado em 0,0060 centavos.
O Kremlin disse nesta quinta-feira que a Rússia considera um possível rebaixamento das relações diplomáticas com o Ocidente devido ao envolvimento mais profundo dos Estados Unidos e dos seus aliados na guerra da Ucrânia, embora nenhuma decisão oficial tenha ainda sido tomada. O porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV, disse que em razão do crescente envolvimento do Ocidente no conflito sobre a Ucrânia, a Federação Russa não pode deixar de considerar várias opções para responder a uma intervenção tão hostil do Ocidente na crise ucraniana. PESKOV citou que a Rússia analisa diferentes formas de responder ao Ocidente.
Em uma tentativa frustrada de golpe, o ex-comandante do Exército da Bolívia, JUAN JOSÉ ZÚÑIGA e soldados aliados invadiram o Palácio Quemado, antiga sede do governo, mas acabaram desmobilizados. Tanques de guerra e militares tomaram o palácio presidencial da Bolívia na tarde desta quarta-feira. O presidente do país, LUIS ARCE, afirmou que as Forças Armadas estariam fazendo “mobilizações irregulares”. Já o ex-presidente EVO MORALES falou em “golpe de Estado”. Após cerca de quatro horas de tensões que incluíram um cara a cara entre o presidente, LUIS ARCE e ZÚÑIGA, o movimento foi desmobilizado por ordem do presidente.
Em pronunciamento, logo depois da tentativa frustrada de golpe militar na Bolícia, o presidente LUIS ARCE destituiu também os outros dois comandantes da Marinha e da Aeronáutica e nomeou novos chefes para as três forças militares. O ex-comandante do Exército da Bolívia, JUAN JOSÉ ZÚÑIGA, disse que o movimento era uma "tentativa de restaurar a democracia" na Bolívia e de " libertar prisioneiros políticos". A Procuradoria-geral da Bolívia anunciou que abriu uma investigação contra ZUÑIGA e os militares que participaram da tentativa de golpe.
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA assinou nesta quarta-feira o projeto de lei que institui o novo Plano Nacional de Educação para o período de 2024 a 2034. O texto, encaminhado para análise do Congresso Nacional, prevê 18 objetivos, compreendidos nas temáticas de educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, estrutura e funcionamento da educação básica. A proposta contém 58 metas e, para cada meta, um conjunto de estratégias que expressam as principais políticas, programas e ações envolvendo a União, os estados e os municípios, para o alcance dos objetivos propostos. O projeto mantém metas para os públicos-alvo da educação especial e educação bilíngue de surdos.
O Banco Central aumentou a sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto de 2024, de um vírgula nove para dois virgula três por cento. A projeção está no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira pela autoridade monetária. Pelo lado da oferta, o BC alterou a estimativa de PIB agropecuário, de menos um por cento para menos dois por cento. O documento desta quinta mostra, ainda, que a projeção para a Formação Bruta de Capital Fixo, indicador que mede o volume de investimento produtivo na economia, saltou de alta de um e meio por cento para quatro virgula cinco por cento.
Em votação nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal fixou em 40 gramas a quantidade de maconha que diferencia usuário de traficante. A definição é uma continuação do debate de terça-feira, quando os ministros definiram que o porte da droga para uso próprio não deve ser considerado crime. O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, presidente da Corte, afirmou que um acordo entre ministros foi feito para definir a quantidade, com base no que foi adotado no Uruguai. Até agora, os ministros definiram que o porte de maconha para uso pessoal, ou seja, até 40 gramas, não deve gerar antecedentes criminais, nem punição com serviço comunitário. A corte definiu ainda a quantidade de seis plantas fêmeas como critério para diferenciar usuários de traficantes. A decisão do Supremo tem repercussão geral.
Dados apurados pelo Tribunal de Contas do Estado apontam que, de 2020 a 2023, o Governo de Santa Catarina deixou de aplicar 265 milhões de reais em ações de Defesa Civil. As informações constam em um processo apreciado pelo Pleno do TCE nesta quarta-feira. Entre as recomendações feitas ao Estado, está a reavaliação das metas de ajuste fiscal, que “apertaram o cinto” nas contas do governo, no que diz respeito à Defesa Civil. Os dados foram coletados pela Diretoria de Contas de Gestão no Portal da Transparência do Executivo, abrangendo períodos do governo MOISÉS e do governo JORGINHO MELLO. O que chamou atenção do TCE foi a frequente sobra de recursos previstos no Orçamento do Estado para ações de Defesa Civil: 61 por cento em 2022, 57 em 2021 e 60 por cento em 2020.
A economia de Santa Catarina cresceu três virgula nove por cento nos primeiros quatro meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. O desempenho ficou acima da média nacional, que registrou crescimento de dois virgula um por cento na atividade econômica. Os dados são do relatório do Banco Central e foram divulgados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina. O Estado alcançou o maior crescimento nacional no Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado uma espécie de prévia do PIB. A expansão da atividade econômica do Estado foi de dois virgula seis por cento em abril, em relação a março.A indústria teve alta de seis e meio por cento no acumulado do ano.
O governo de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira o concurso público com seis mil e 500 vagas diretas e expectativa de chamamento de até 10 mil profissionais para a educação. São oportunidades para professores e trabalhadores para as áreas administrativas e pedagógicas, entre assistentes de educação, assistentes técnico-pedagógicos e especialistas. As inscrições vão de 9 de julho a 12 de agosto com provas previstas para 22 e 29 de setembro. No evento lançamento, o governo frisou que mais de 65 por cento das vagas previstas devem ser preenchidas na primeira chamada e que o número de até 10 mil postos pode ser alcançado a depender da necessidade da administração pública.
O advogado e escritor AGEU VIEIRA vai lançar o livro “Lenço Vermelho de Sangue” na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. A obra vai ser lançada no dia oito de setembro, às 11 horas da manhã. AGEU participará da sessão de autógrafos e a apresentação do livro que retrata a Revolução Federalista de 1893. A obra aborda, entre outros episódios, o massacre de Anhatomirim, em 16 de abril de 1894, que culminou com a morte de quase 200 pessoas, e a mudança do nome da Capital de Santa Catarina de Nossa Senhora do Desterro para Florianópolis. Até hoje, a mudança é entendida como uma vingança do presidente MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, contra os revoltosos federalistas catarinenses.
Lançar um livro na Bienal Internacional é uma realização pessoal e também como, autor, com destaque no maior evento literário da América Latina. A afirmação é do escrito AGEU VIEIRA. O livro “O Lenço Vermelho de Sangue” também concorre ao Prêmio Jabuti de Literatura. A obra é o quarto livro do autor e o segundo lançado pela Editora Appris, de Curitiba, considerada a maior editora acadêmica do Brasil. O livro está à venda em todo o Brasil, pela internet em vários sites de e-commerce. A Revolução Federalista, tema da obra, também traz outros destaques históricos importantes, como a Batalha do Pulador, o Cerco de Bagé, o Cerco da Lapa e o Massacre do Boi Preto, em Palmeira das Missões.
A oitava edição do Fórum Regional de Educação foi realizada na manhã desta quinta-feira, na Sociedade Imigrantes de Itapiranga. O evento reuniu os professores das escolas estaduais e os gestores das municipais da Coordenadoria Regional de Educação. Os municípios que fazem parte são Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. Também participaram do encontro representantes das Coordenadorias de Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste. Um dos temas foi a implantação de cursos técnicos nas escolas estaduais. Na sequência ocorreu palestra com tema sobre, A nobre missão de ensinar, com o professor ODILON POLI e a palestra sobre Educação Profissional e Tecnológica em Santa Catarina: desafios e possibilidades, com representante da Secretaria de Estado da Educação, LUIS DUARTE VIEIRA.
A Comarca de São José do Cedro recebeu, nesta semana, a instalação de um Ponto de Inclusão Digital. A cerimônia da inauguração do espaço aconteceu no Fórum de São José do Cedro. A comarca atende as comunidades de Guarujá do Sul e Princesa, além do município-sede. O ato foi coordenado pela juíza, ANDREIA CORTEZ GUIMARÃES PEREIRA. De acordo com ela, o objetivo do Ponto de Inclusão Digital é promover o acesso aos vários ramos da Justiça. Ela detalhou que este espaço permite a realização de atos processuais como depoimentos de partes, por sistema de videoconferência, bem como atendimento do Balcão Virtual, com a possibilidade de outros serviços voltados à cidadania. A juíza destacou que o objetivo é garantir que todos tenham as ferramentas necessárias para participar plenamente da sociedade digital e buscar seus direitos de forma justa e equitativa.
O Ponto de Inclusão Digital vem para romper a barreira tecnologia entre a comunidade e a Justiça. A afirmação é da juíza ANDREIA CORTEZ GUIMARÃES PEREIRA. Os PID’s estarão disponíveis do meio dias as 19 horas com equipamentos, internet e um servidor para dar suporte. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Dionísio Cerqueira, GUILHERME CÍCERO MOREIRA MARAN, lembrou da recente unidade do PID instalada em janeiro, em Palma Sola. Ele disse que essa iniciativa do Poder Judiciário é de grande valia por trazer, efetivamente, tecnologia e acesso à Justiça para quem mais precisa. Ao todo, já foram instalados 35 Pontos de Inclusão Digital.
O município de Bandeirante vai realizar, hoje a tarde, uma reunião do programa Lar Legal Rural. A informação é do prefeito CELSO BIEGELMEIER. De acordo com ele, o objetivo é reunir os produtores para explicar como funciona o programa criado para simplificar o processo de regularização fundiária de propriedades e áreas rurais. BIEGELMEIER comentou que a prefeitura foi procurada pelo sindicato dos trabalhadores rurais para ampliar as informações sobre o programa. O encontro está marcado para a uma e meia da tarde na câmara de vereadores de Bandeirante.
O Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais realizaram, na manhã desta quinta-feira, uma reunião para o levantamento de demandas de formação profissional rural, promoção social e assistência técnica e gerencia na região. A informação é da supervisora regional do Senar, GRASIANE BITTENCOURT VIÊRA. Ela explicou que o encontro foi bastante produtivo e teve o objetivo de indicar as necessidades dos produtores para a elaboração do Plano Anual de Trabalho do Senar para 2025. A entidade vai usar as informações para definir os cursos de qualificação e outras ações que serão ofertadas no ano que vem para os produtores da região.
O Núcleo de Cooperativas da Acismo vai promover o Dia C de Cooperar que será realizado no dia seis de julho na Praça Walmir Bottaro Daniel. Este ano, o evento adotou como tema a recolha de equipamentos eletrônicos inutilizados, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O Dia C de Cooperar vai trazer uma série de atividades e atrações para a comunidade, incluindo brinquedos infláveis, pipoca, jogos interativos, oficinas, apresentações artísticas e culturais, além de brincadeiras e músicas, garantindo diversão para todas as idades. O Dia C será na parte da tarde do sábado da semana que vem no centro da cidade com a participação de mais de 20 cooperativas e entidades parceiras.
O Núcleo de Cooperativas da Acismo divulgou, nesta quarta-feira, a programação completa do Dia C de Cooperar. O protocolo de abertura está previsto para a uma e meia da tarde na praça Walnir Botaro Daniel. Em seguida vai ocorrer uma atividade física de alongamento com a equipe da Secretaria de Saúde. A partir das duas horas começam as apresentações culturais com os grupos Ítalo Germanico, APAS, APAE, Ballet e Oficina de Violão. As três e meia da tarde começa a edição especial do Palco Aberto. Segundo o coordenador do Núcleo de Cooperativas, RODRIGO CAVALHEIRO, o Dia C de Cooperar é uma oportunidade única para reunir a comunidade em torno de atividades que promovem a união, a diversão e a solidariedade.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste depositou, neste mês, a primeira parcela do décimo terceiro Salário. O dinheiro entrou na conta dos servidores públicos ainda no dia 12. De acordo com o prefeito, WILSON TREVISAN, o montante pago foi de quase três milhões de reais, beneficiando diretamente mais de mil e 300 pessoas. Além disso, os recursos serviram para movimentar a economia local. TREVISAN ressaltou que a antecipação do benefício, que poderia ser pago até dezembro, também é uma forma de reconhecimento aos servidores pelos relevantes serviços prestados em prol da população.
O União Brasil de Bandeirante vai realizar hoje à noite o evento de lançamento da pre candidatura do partido a prefeito neste ano. A presidente da câmara de vereadores, JANE RIES, é pré candidata a disputar a eleição majoritária no mês de outubro. O partido também deve anunciar hoje os nomes do pré candidatos a vice-prefeito e vereadores. O evento está confirmado para as sete horas da noite no piso térreo do salão da Igreja Católica. O encontro desta noite também vai contar com a presença do deputado federal e presidente estadual do União Brasil, FABIO SCHIOCHET e dos deputados estaduais, JAIR MIOTTO, MARCOS DA ROSA e SÉRGIO GUIMARÃES.
Estão abertas as inscrições para a vigésima quarta edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, evento do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Neste ano, serão realizada doze etapas regionais, de nove de julho a primeiro de agosto. A iniciativa busca intensificar a aproximação do órgão de fiscalização com os agentes públicos dos Executivos dos 295 municípios catarinenses, a partir da disseminação de orientações e de boas práticas para o aperfeiçoamento da administração pública. Além de prefeitos, de secretários e de demais titulares de unidades municipais, os principais segmentos do público de interesse são contadores, controladores internos e técnicos das áreas de gestão de pessoas e de licitações e contratos das prefeituras.
Dois municípios da região vão sediar duas etapas do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal do Tribunal de Contas do Estado. São Miguel do Oeste, inclusive, vai receber a primeira edição do ciclo deste ano. O evento está confirmado para a terça-feira do dia nove de julho na campus da Unoesc no bairro Agostini. O encontro será destinado para os municípios da Ameosc. No dia seguinte, quarta-feira, dia 10 de julho, o evento vai acontecer na cidade de Maravilha para as cidades atendidas pela Amerios. As inscrições podem ser feitas no site do Tribunal de Contas do Estado.
Neste ano, o Ciclo inaugura um formato com duas palestras pela manhã e seis oficinas à tarde, separadas por diretoria técnica do Tribunal de Contas do Estado. Nas atividades do período da manhã, as apresentações estarão sob responsabilidade da Diretoria de Licitações e Contratações e irão trazer informações sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. A programação da parte da tarde prevê, entre os temas abordados em oficinas, assuntos como a gestão integrada de resíduos sólidos; a gestão de créditos fiscais; sistema remuneratório e processo administrativo disciplinar; auditorias operacionais sobre Defesa Civil e desastres naturais e saúde mental e violência nas escolas. O objetivo é ampliar a possibilidade dos participantes acompanharem um ou mais assuntos de interesse no decorrer do evento.
Uma pessoa ficou ferida em um acidente de transito no começo da manhã desta quarta-feira na BR-282. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de um carro perdeu o controle da direção e saiu da pista por volta das sete horas da manhã. O motorista sofreu ferimentos leves e foi socorrido pela equipe de resgate dos bombeiros. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o Hospital São José de Maravilha.
Um ex-policial foi condenado, nesta quinta-feira, a 12 anos de prisão em regime fechado por tentativa de homicídio em Dionísio Cerqueira. O crime aconteceu na madrugada do dia 22 de setembro de 2019, na rua Sete de Setembro, centro de Dionísio Cerqueira. Conforme a denúncia, o acusado, agindo de forma premeditada efetuou seis disparos de arma de fogo contra a vítima. Um dos tiros atingiu o tórax do homem que só sobreviveu devido ao rápido atendimento médico. A denúncia aponta ainda que a vítima foi surpreendida na rua durante a confusão, sem qualquer chance de defesa, após o réu se identificar como policial, forçando-o a parar antes de abrir fogo. No júri de ontem, o ex-policial civil do Paraná foi considerado culpado das acusações.
O ex-policial civil, EZAQUEU GOES, condenado por tentativa de homicídio, irá recorrer do resultado em liberdade. Os jurados concluíram que ele agiu com dolo ao realizar disparos de arma de fogo em via pública, o que representou um perigo comum. Além disso, consideraram que ele dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima, agravando a situação. A tese apresentada pelo Ministério Público foi acolhida pelo júri. Na primeira fase da sessão EZAQUEU foi condenado a 18 anos de reclusão pela maioria dos jurados, sendo a pena mantida na segunda etapa. Contudo, na terceira fase, houve uma redução da pena, resultando em 12 anos de reclusão em regime fechado. O promotor de Justiça, LUCAS BROERING CORREA, afirmou que o Ministério Público acredita que a justiça foi feita tendo em vista que o réu era agente público na época do crime. A defesa declarou que irá recorrer da sentença, alegando a existência de vícios que podem resultar em anulação.
Um professor que abusava sexualmente de alunos foi condenado a 18 anos de reclusão. De acordo com o Ministério Público, o homem se valia da autoridade para praticar os abusos contra as vítimas, que tinham entre oito e 12 anos de idade. Após um recurso do MP, o réu teve a pena reformada para 18 anos de reclusão, em regime inicial fechado, por estupro de vulnerável contra quatro crianças e pelo crime de ameaça contra uma delas. A princípio, o Juízo de primeiro grau havia desclassificado os crimes praticados pelo professor para importunação sexual e condenado o réu a pouco mais de três anos. Inconformado, o Ministério Público catarinense recorreu da sentença e a pena foi aumentada para 18 anos. O professor condenado ainda pode recorrer da decisão.
De acordo com a denúncia, o réu cometeu os crimes de estupro de vulnerável, praticando atos diversos da conjunção carnal contra as vítimas na escola em que trabalhava como professor. Os abusos ocorreram entre os anos de 2021 e 2022. O réu se valia da autoridade com relação aos alunos para passar a mão nas vítimas. Segundo o MP, ele encostava o corpo nas crianças, fazendo brincadeiras inapropriadas e se aproveitando, acima de tudo, do fato de serem todas vulneráveis. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados porque o processo está em segredo de justiça. Já a cidade não foi citada para proteger a identidade das vítimas.