ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 28/06/2024

GLOBO EM FOCO – 27/06/24

-SUPREMO DESCRIMINALIZA POSSE DE ATÉ 40 GRAMAS DE MACONHA

-GOVERNO DE SC LANÇA EDITAL DO CONCURSO COM 10 MIL VAGAS NA EDUCAÇÃO

-ITAPIRANGA REALIZA CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO ELETRÔNICO

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE FÓRUM REGIONAL

-EPAGRI REGISTRA GRANDE DEMANDA POR ARMAZENAMENTO DE ÁGUA

-SINDICATO JÁ POSSUI PROGRAMAÇÃO DE CURSOS PARA 2025 COM O SENAR

-AÇÃO CONJUNTA PRENDE ENVOLVIDOS NO TRÁFICO DE DROGAS E FURTOS

-PROFESSOR É CONDENADO POR ABUSO SEXUAL DE ALUNOS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se estável. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura mínima nas últimas horas foi de sete graus e a máxima pode chegar a 18 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo cinco reais e 88 centavos. O peso está cotado em 0,0060 centavos.


O Kremlin disse nesta quinta-feira que a Rússia considera um possível rebaixamento das relações diplomáticas com o Ocidente devido ao envolvimento mais profundo dos Estados Unidos e dos seus aliados na guerra da Ucrânia, embora nenhuma decisão oficial tenha ainda sido tomada. O porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV, disse que em razão do crescente envolvimento do Ocidente no conflito sobre a Ucrânia, a Federação Russa não pode deixar de considerar várias opções para responder a uma intervenção tão hostil do Ocidente na crise ucraniana. PESKOV citou que a Rússia analisa diferentes formas de responder ao Ocidente.


Em uma tentativa frustrada de golpe, o ex-comandante do Exército da Bolívia, JUAN JOSÉ ZÚÑIGA e soldados aliados invadiram o Palácio Quemado, antiga sede do governo, mas acabaram desmobilizados. Tanques de guerra e militares tomaram o palácio presidencial da Bolívia na tarde desta quarta-feira. O presidente do país, LUIS ARCE, afirmou que as Forças Armadas estariam fazendo “mobilizações irregulares”. Já o ex-presidente EVO MORALES falou em “golpe de Estado”. Após cerca de quatro horas de tensões que incluíram um cara a cara entre o presidente, LUIS ARCE e ZÚÑIGA, o movimento foi desmobilizado por ordem do presidente.


Em pronunciamento, logo depois da tentativa frustrada de golpe militar na Bolícia, o presidente LUIS ARCE destituiu também os outros dois comandantes da Marinha e da Aeronáutica e nomeou novos chefes para as três forças militares. O ex-comandante do Exército da Bolívia, JUAN JOSÉ ZÚÑIGA, disse que o movimento era uma "tentativa de restaurar a democracia" na Bolívia e de " libertar prisioneiros políticos". A Procuradoria-geral da Bolívia anunciou que abriu uma investigação contra ZUÑIGA e os militares que participaram da tentativa de golpe.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA assinou nesta quarta-feira o projeto de lei que institui o novo Plano Nacional de Educação para o período de 2024 a 2034. O texto, encaminhado para análise do Congresso Nacional, prevê 18 objetivos, compreendidos nas temáticas de educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, estrutura e funcionamento da educação básica. A proposta contém 58 metas e, para cada meta, um conjunto de estratégias que expressam as principais políticas, programas e ações envolvendo a União, os estados e os municípios, para o alcance dos objetivos propostos. O projeto mantém metas para os públicos-alvo da educação especial e educação bilíngue de surdos.

O Banco Central aumentou a sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto de 2024, de um vírgula nove para dois virgula três por cento. A projeção está no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira pela autoridade monetária. Pelo lado da oferta, o BC alterou a estimativa de PIB agropecuário, de menos um por cento para menos dois por cento. O documento desta quinta mostra, ainda, que a projeção para a Formação Bruta de Capital Fixo, indicador que mede o volume de investimento produtivo na economia, saltou de alta de um e meio por cento para quatro virgula cinco por cento.

Em votação nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal fixou em 40 gramas a quantidade de maconha que diferencia usuário de traficante. A definição é uma continuação do debate de terça-feira, quando os ministros definiram que o porte da droga para uso próprio não deve ser considerado crime. O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, presidente da Corte, afirmou que um acordo entre ministros foi feito para definir a quantidade, com base no que foi adotado no Uruguai. Até agora, os ministros definiram que o porte de maconha para uso pessoal, ou seja, até 40 gramas, não deve gerar antecedentes criminais, nem punição com serviço comunitário. A corte definiu ainda a quantidade de seis plantas fêmeas como critério para diferenciar usuários de traficantes. A decisão do Supremo tem repercussão geral.

Dados apurados pelo Tribunal de Contas do Estado apontam que, de 2020 a 2023, o Governo de Santa Catarina deixou de aplicar 265 milhões de reais em ações de Defesa Civil. As informações constam em um processo apreciado pelo Pleno do TCE nesta quarta-feira. Entre as recomendações feitas ao Estado, está a reavaliação das metas de ajuste fiscal, que “apertaram o cinto” nas contas do governo, no que diz respeito à Defesa Civil. Os dados foram coletados pela Diretoria de Contas de Gestão no Portal da Transparência do Executivo, abrangendo períodos do governo MOISÉS e do governo JORGINHO MELLO. O que chamou atenção do TCE foi a frequente sobra de recursos previstos no Orçamento do Estado para ações de Defesa Civil: 61 por cento em 2022, 57 em 2021 e 60 por cento em 2020.

A economia de Santa Catarina cresceu três virgula nove por cento nos primeiros quatro meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. O desempenho ficou acima da média nacional, que registrou crescimento de dois virgula um por cento na atividade econômica. Os dados são do relatório do Banco Central e foram divulgados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina. O Estado alcançou o maior crescimento nacional no Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado uma espécie de prévia do PIB. A expansão da atividade econômica do Estado foi de dois virgula seis por cento em abril, em relação a março. A indústria teve alta de seis e meio por cento no acumulado do ano.

O governo de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira o concurso público com seis mil e 500 vagas diretas e expectativa de chamamento de até 10 mil profissionais para a educação. São oportunidades para professores e trabalhadores para as áreas administrativas e pedagógicas, entre assistentes de educação, assistentes técnico-pedagógicos e especialistas. As inscrições vão de 9 de julho a 12 de agosto com provas previstas para 22 e 29 de setembro. No evento lançamento, o governo frisou que mais de 65 por cento das vagas previstas devem ser preenchidas na primeira chamada e que o número de até 10 mil postos pode ser alcançado a depender da necessidade da administração pública.

Fórum Regional de Educação é realizado em Itapiranga. A oitava edição do evento foi realizada na manhã desta quinta-feira, na Sociedade Imigrantes. O Fórum reuniu os professores das escolas estaduais e os gestores das municipais da Coordenadoria Regional de Educação. Os município que fazem parte são Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. Também participaram do encontro representantes das Coordenadorias de Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste. Além deles, diversas lideranças do Extremo Oeste. Os Prefeitos de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS e São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, também participaram do Fórum Regional.

Um dos temas citados no Fórum, foi a implantação de cursos técnicos nas escolas itapiranguenses. Segundo o Supervisor Regional de Educação, INÁCIO ROHDEN, os cursos técnicos não são apenas um modismo e sim uma qualificação de grande importância aos jovens. Ele menciona que os cursos técnicos são oferecidos em grande escala em países desenvolvidos. Na sequência ocorreu palestra com tema sobre, A nobre missão de ensinar, com o professor ODILON POLI. Teve ainda palestra sobre Educação Profissional e Tecnológica em Santa Catarina: desafios e possibilidades, com representante da Secretaria de Estado da Educação, LUIS DUARTE VIEIRA.

Itapiranga realiza campanha para descarte correto de lixo eletrônico. Os moradores podem levar os itens até o pavilhão ao lado da unidade de saúde central, entre os dias primeiro e quatro de julho. Conforme o Diretor de Urbanismo, MAÚRICIO PAULI, serão recolhidos materiais diversos como, TVs, micro-ondas, ferros de passar, entre outros eletrônicos. Ele destaca que não será aceito lâmpadas. PAULI cita que a cada três meses uma empresa de fora recolhe o lixo do município para dar o descarte correto. O Diretor comenta que em Itapiranga existe um grande problema, com pessoas jogando estes itens em lixeiras. De acordo com MAÚRICIO PAULI, isso gera transtornos ao trabalho da empresa que recolhe diariamente o lixo, pois não á suporte para esses materiais. Ele analisa que não seria uma responsabilidade do poder público dar o descarte correto, mas como em Itapiranga é difícil, omunicípio auxilia os moradores com campanhas.

A Secretaria de Saúde de Itapiranga investe em programas e materiais destinados a grupos de alongamento na cidade e interior. Nos próximos dias será entregue mais uma remessa de materiais para esses grupos. O município possui 24 grupos de alongamento distribuídos entre a cidade e o interior, 13 grupos de pilates solo e três grupos focados no fortalecimento da coluna e joelho. A presença de um educador físico nas turmas do programa Vida Saudável visa dar mais qualidade nas ações de promoção à saúde.

Agricultores investem em reservatórios de água em Tunápolis. Os produtores estão preocupados com os períodos de estiagem e aproveitam épocas de chuvas constantes para armazenamento. Conforme o Extensionista Rural da Epagri, ALBERTO PITELKOF, o programa é uma alternativa da Epagri para solucionar os problemas hídricos nas propriedades, principalmente em atividades com grande consumo de água na suinocultura, avicultura e gado de leite. Ele explica que o investimento dos agricultores será muito importante, com estações de tratamento e reservatórios de água. De acordo com PITELKOF, os municípios recebem uma cota anual de recursos para incentivos visando motivar melhorias nas propriedades. Isso faz com que exista uma fila de espera para os projetos serem realizados.

O Extensionista da Epagri de Tunápolis comenta que o Governo Estadual subsidia 50 por cento do valor. Como a demanda é muito grande, acaba demorando no atendimento aos produtores. ALBERTO PITELKOF destaca ainda o Programa Pró Solo e Água, realizado em parceria com bancos. Em Tunápolis, foram feitos aproximadamente 43 projetos deste 2023. O objetivo deste programa é melhorar o tratamento de água para os produtores. O valor de financiamento para os produtos do tratamento fica com juros de quatro por cento, sendo três por cento subsidiado pelo estado. ALBERTO PITELKOF cita que o programa é contínuo, porém a procura é maior do que a disponibilidade de recursos.

Planejamento antecipado identifica principais demandas em capacitações para os produtores rurais. Meta é garantir cursos que sejam uteis em diferentes sistemas de produção. O Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga possui grande parceria com o SENAR para cursos nos cinco municípios de atuação. Prefeituras, CRAS e laticínios também apontam demandas para capacitações e contribuem para eficiência nas capacitações. Na semana passada ocorreu uma reunião de coleta de sugestões e apontamento das prioridades para 2025. Segundo a Assistente Administrativa do Sindicato, MAIRA SCHMITT, a cada ano surgem novas demandas e algumas se repetem por longo período. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural procura manter disponibilidade de técnicos para atender as demandas.

Sindicato dos Produtores Rurais mantém cursos com grande sucesso na região. De acordo com a Assistente Administrativa, MAIRA SCHMITT, um dos exemplos de sucesso é dos cursos de Assistência Técnica e Gerencial. Esta capacitação tinha prioridade na pecuária de leite, porém este cenário está mudando com grande procura para cursos visando aprimorar trabalho na criação de gado de corte. MAIRA comenta ainda que a apicultura também registra grande procura e não é possível atender toda a demanda por capacitação. MAIRA SCHMITT comenta que o Sindicato dos Produtores Rurais também registra grande demanda na prestação de serviços em questões burocráticas.

Homem é resgatado após cair em vala no interior de Bandeirante. Na manhã desta quarta-feira, um homem foi resgatado após cair em uma vala de aproximadamente dois metros de profundidade na Linha Campo Salles, no interior de Bandeirante. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste foi acionado por volta das 11 horas e 30 minutos para socorrer a vítima. Os socorristas encontraram o homem com um corte na cabeça, escoriações na lombar, febre e hipotermia. Após os primeiros socorros, ele foi levado ao Pronto Socorro do Hospital Regional para tratamento médico.

PRF flagra crime ambiental às margens da BR-163. Policiais Rodoviários Federais flagraram no início da tarde desta quarta-feira um crime ambiental às margens da rodovia em Guarujá do Sul. Durante rondas pela rodovia, os policiais avistaram um caminhão despejando soro de leite em um potreiro à beira da estrada. Ao ser questionado, o motorista do caminhão afirmou que estava despejando o soro de leite no potreiro como forma de adubo. Após contato com a Polícia Militar Ambiental, foi confirmado que esta prática constitui um crime ambiental. Além disso, o motorista foi multado por estacionar o veículo sobre a rodovia, o que poderia causar um acidente. Após os procedimentos necessários, o condutor e o veículo foram liberados, e o caso foi encaminhado à Polícia Militar Ambiental para as devidas providências. /

Ação conjunta na fronteira prende envolvidos no tráfico de drogas e furtos. Conforme o delegado, LUCAS FARIA, em uma ação conjunta, as polícias civil e militar de Barracão e Dionísio Cerqueira realizaram a Operação Factótum, que resultou na prisão de duas pessoas. O delegado destaca que a operação, que teve como objetivo combater atividades criminosas na região, mobilizou diversas equipes. As polícias civil e militar coordenaram esforços para identificar e deter suspeitos envolvidos em crimes locais. Apesar do sucesso parcial da operação, com a detenção de dois indivíduos e apreensão de drogas e armas de fogo, munições e produtos de furto, as buscas continuam para localizar o principal alvo da investigação que está foragido. FARIA comentou que a ação contou ainda com apoio da Divisão de Investigações Criminais do Extremo Oeste já que os envolvidos praticaram crimes em SJCedro e SMOeste.

Júri condena ex-policial a por tentativa de homicídio em Dionísio Cerqueira. O Tribunal do Júri condenou EZAQUEU GOES a 12 anos de prisão em regime fechado pela tentativa de homicídio ocorrida em 2019. O crime aconteceu na madrugada do dia 22 de setembro daquele ano, na rua Sete de Setembro, centro de Dionísio Cerqueira. Conforme a denúncia, o acusado, agindo de forma premeditada efetuou seis disparos de arma de fogo contra a vítima. Um dos tiros atingiu o tórax do homem que só sobreviveu devido ao rápido atendimento médico. A denúncia aponta ainda que a vítima foi surpreendida na rua durante a confusão, sem qualquer chance de defesa, após o réu se identificar como policial, forçando-o a parar antes de abrir fogo. A ação colocou em risco também a vida das pessoas que passavam no local e moradores da região, devido ao uso de arma de fogo em via pública próxima a uma tabacaria movimentada.

Júri decidiu que ex-policial civil do Paraná foi o autor do crime e não deveria ser absolvido. EZAQUEU GOES, apesar de condenado, irá recorrer do resultado do julgamento em liberdade. Os jurados concluíram que ele agiu com dolo ao realizar disparos de arma de fogo em via pública, o que representou um perigo comum. Além disso, consideraram que ele dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima, agravando a situação. A tese apresentada pelo Ministério Público foi acolhida pelo júri. Na primeira fase da sessão EZAQUEU foi condenado a 18 anos de reclusão, sendo a pena mantida na segunda etapa. Contudo, na terceira fase, houve uma redução da pena, resultando em 12 anos em regime fechado. O promotor de Justiça, LUCAS CORREA, afirmou que o Ministério Público acredita que a justiça foi feita tendo em vista que o réu era agente público na época do crime. A defesa declarou que irá recorrer da sentença.

Professor é condenado por abuso sexual de alunos. Condenação é de 18 anos de reclusão. Não foi divulgado a cidade dos fatos, apenas que ocorreu na Comarca de Itapiranga, que abrange ainda os municípios de Tunápolis e São João do Oeste. Conforme o Ministério Público, o homem se valia da autoridade para praticar os abusos contra as vítimas, que tinham entre oito e 12 anos de idade. Primeira condenação havia sido por importunação sexual e pena de pouco mais de três anos de reclusão. Após um recurso do Ministério Público de Santa Catarina, o réu teve sua pena reformada para 18 anos, em regime inicial fechado, por estupro de vulnerável contra quatro crianças e pelo crime de ameaça contra uma delas.

A princípio, o Juízo de primeiro grau havia desclassificado os crimes praticados pelo professor para importunação sexual e condenado o réu a pouco mais de três anos. Inconformado, o Ministério Público catarinense recorreu da sentença. No recurso de apelação, o Promotor de Justiça TIAGO FERRAZ destacou que não é possível falar em desclassificação da conduta de estupro de vulnerável para importunação sexual quando se trata de vítima menor de 14 anos, pois a tipificação do crime de estupro de vulnerável busca proteger a dignidade sexual dos mais frágeis com a finalidade de preservar a integridade física e a privacidade. FERRAZ destaca que o homem com mais de 40 anos na época dos fatos, no exercício de sua função pública, passou as mãos em suas alunas com idades entre oito e 12 anos em nítida intenção de satisfazer seu desejo. Para o Promotor, isso é estupro de vulnerável e não importunação sexual.

De acordo com a denúncia, o réu cometeu os crimes de estupro de vulnerável, praticando atos diversos da conjunção carnal contra as vítimas na escola em que trabalhava como professor. Os abusos ocorreram entre os anos de 2021 e 2022. O réu se valia da autoridade com relação aos alunos para passar a mão nas vítimas. Ele encostava seu corpo no das crianças, fazendo brincadeiras inapropriadas e se aproveitando, acima de tudo, do fato de serem todas vulneráveis. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados porque o processo está em segredo de justiça. Já a cidade não foi citada para proteger a identidade das vítimas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.