-ANEEL VAI LEILOAR NESTA SEMANA 13 LOTES DE LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA
-NÚMERO DE BOLSAS PARA GRADUAÇÃO AUMENTA 32 POR CENTO NESTE ANO EM SC
-MUNICÍPIO TERÁ VACINAÇÃO CONTRA COVID TODOS OS DIAS NESTA SEMANA
-SINTE QUER ACABAR COM CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIARIA DE INATIVOS
-AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE UNIVERSIDADE FEDERAL NA REGIÃO SERÁ HOJE À NOITE
-PM PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVA DE FURTO DE VEÍCULO
-MULHER SOFRE PREJUÍZO DE 14 MIL REAIS EM GOLPE DO TRABALHO ON LINE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 55 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, foi "totalmente ocupada" pelo exército russo, após semanas de combates. O anúncio foi feito neste sábado pelo prefeito da localidade da bacia do Donbass. A Ucrânia afirmou neste sábado que um "bombardeio maciço" com mísseis russos atingiu o seu território e que foi lançado a partir de Belarus, aliada do Kremlin que, apesar de prestar apoio logístico a Moscou, não está oficialmente envolvida na guerra, que entrou no quinto mês. Neste domingo, em um movimento incomum, a Rússia disparou mísseis contra a capital do país, Kiev, atingindo prédios e matando ao menos uma pessoa.
Os líderes do G7, o grupo que reúne as sete nações mais ricas do mundo, anunciaram neste domingo que irão banir a importação de ouro vindo da Rússia. O anúncio foi feito na abertura da cúpula que acontece na Alemanha e reúne os líderes de Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Japão. Proposto pelos Estados Unidos, o banimento do ouro da Rússia é uma medida inédita e faz parte do pacote de sanções contra Moscou imposto por países do Ocidente desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro. A medida entra em vigor a partir da terça-feira.
O Congresso do Equador retomou neste domingo o debate sobre o pedido de impeachment do presidente GUILLERMO LASSO. O presidente é acusado de responsabilidade pelos protestos indígenas que dominaram o país nas últimas duas semanas em decorrência da alta no preço dos combustíveis. No Equador, o impeachment do presidente exige 92 dos 137 apoios possíveis no Congresso. Após os debates, os deputados terão no máximo 72 horas para votar. Se aprovado, o poder seria assumido pelo vice-presidente ALFREDO BORRERO e eleições presidenciais e legislativas seriam convocadas para o restante do período que vai até 2025.
O total de casos confirmados para a varíola dos macacos no Brasil chegou a 17 registros, segundo informações do Ministério da Saúde. A pasta confirmou na sexta-feira três novos casos, dois no Rio de Janeiro e um em São Paulo. A maioria dos casos confirmados é de São Paulo, com 11 registros. Há outros dois no Rio Grande do Sul e quatro no Rio de Janeiro. Outros 10 casos seguem em investigação. Em São Paulo, o caso novo confirmado na sexta-feira é importado, de uma pessoa com registro de viagem. Mas o estado já tem três casos autóctones, o que significa que houve transmissão local da doença. O Rio de Janeiro também registrou dois casos de contágio local.
A Agência Nacional de Energia Elétrica vai leiloar na próxima quinta-feira 13 lotes de linhas de transmissão de energia. As empresas que obtiverem a concessão ficarão responsáveis por construir, operar e manter as linhas, que somam um total de cinco mil 425 quilômetros. Os contratos de concessão estão previstos para ser assinados em 30 de setembro, e as empresas vencedoras terão prazos de 42 a 60 meses para iniciar a operação comercial das linhas de transmissão. A Aneel prevê que os contratos de concessão gerem 15 bilhões e 300 milhões de reais em investimentos, gerando de 31 mil 697 empregos diretos.
Os lotes dos empreendimentos estão localizados em 13 estados, entre eles, Santa Catarina.
O presidente do Banco Central, ROBERTO CAMPOS NETO, assegurou que a política monetária adotada pela autarquia é capaz e vai frear o processo inflacionário no Brasil e avaliou que a maior parte do processo já foi feito. Na última ata do Comitê de Política Monetária, o BC indicou uma nova alta da taxa básica de juros, hoje em 13 vírgula 25 por cento na reunião de agosto, de igual ou menor magnitude do que em junho. Além disso, sinalizou que a taxa Selic deve terminar o ano que vem em nível mais alto do que no cenário de referência. O presidente do Banco Central também destacou que o Brasil é um dos únicos países que está tendo revisão positiva para o crescimento econômico este ano.
Ao menos quatro mil 186 meninas de até 14 anos tiveram bebês em Santa Catarina entre 2012 e 2021, segundo dados do Ministério da Saúde. Todas elas foram vítimas de estupro de vulnerável e teriam direito a um aborto autorizado. O tema ganhou maior projeção após menina de 11 anos que estava grávida por sofrer abusos foi impedida de realizar um aborto em Santa Catarina. O número pode ser ainda maior, já que os dados de 2021 ainda não estão consolidados. Neste ano, também com balanço preliminar, ao menos 79 meninas desta faixa etária tiveram filhos no Estado. Em 2019, Santa Catarina chegou a registrar o caso de uma criança com menos de 10 anos que teve um bebê.
Santa Catarina voltou a ter pacientes na fila de espera por um leito de UTI nos hospitais públicos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, neste domingo, oito pessoas aguardam vaga em cinco regiões. Desses, dois esperam leito na UTI pediátrica no Vale do Itajaí. Conforme o Painel de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação das UTIs pediátricas está em 98 vírgula 96 por cento com apenas um leito disponível, na região de Planalto Norte e Nordeste. Em relação às UTIs neonatais, dois pacientes aguarda por um leito, um no Vale do Itajaí e um no Grande Oeste. A taxa de ocupação está em 95 por cento com nove vagas disponíveis.
O número de bolsas de estudo do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina registrou um aumento de 32 por cento no primeiro semestre. Neste ano, o Uniedu contemplou 31 mil e cem estudantes universitários com bolsas de graduação. São quase oito mil estudantes a mais do em relação ao registrado nos primeiros seis meses de 2021, quando 23 mil e 400 estudantes foram beneficiados. O investimento do Governo do Estado para a concessão de bolsas universitárias em 2022 chegou a 455 milhões de reais. O número é 26 por cento superior comparado ao valor investido no programa no ano passado, de 359 milhões. Esses recursos são repassados às instituições de ensino superior conforme as bolsas são concedidas aos estudantes.
As secretárias de Cultura e de Assistência Social promoveram, neste domingo, uma edição especial do Palco Aberto com a participação de venezuelanos, haitianos, descendentes de italianos e alemães e representantes das tradições gaúchas. O evento foi uma tarde integrativa que contou ainda com o Grupo Águas Nativas, Pedro Pinheiro, CTG Porteira Aberta, Grupo Ítalo-Germânico, Centro Artístico Adamas, oficina de Capoeira e Feira de Artesanato. A ação foi alusiva ao Dia do Imigrante, Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa e Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Durante o evento também houve sensibilização sobre Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e programa de Apadrinhamento. As fotos da edição especial do Palco Aberto estão no portal da Peperi na internet.
A prefeitura de Paraíso decretou luto oficial de três dias pela morte do pai da prefeita MARLENE GIACOMINI. MÁRIO FURLAN, de 80 anos, faleceu neste domingo no Hospital São Lucas de Guaraciaba. De acordo com a Nota Oficial, nesta segunda-feira, não haverá atendimento nas repartições públicas municipais. Serão mantidos apenas os atendimentos na área de saúde. O velório do pai da prefeita MARLENE ocorreu na manhã de hoje na Igreja Católica de Paraíso. O sepultamento ocorreu agora há pouco no cemitério católico de Paraíso.
A secretaria de saúde vai oferecer vacinas contra a Covid em todos os dias desta semana. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das sete da manhã as sete da noite sem fechar ao meio-dia, e também aos sábados, das oito da manhã ao meio dia, na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. Entre as novidades do novo cronograma contra COVID, estão a redução da idade mínima para a quarta dose, que agora será de 55 anos, e também a liberação de uma dose de reforço para quem recebeu duas doses da vacina JANSSEN. Já a vacina contra a GRIPE estará disponível todos os dias, para a população em geral, enquanto houver doses. No caso das vacinas contra COVID, ao final do turno, os frascos só serão abertos mediante a presença de público equivalente ao número de doses por frasco, visando o não desperdício.
A vacinação contra a Covid foi retomada hoje com a aplicação da primeira e segunda doses dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias e a segunda dose PFIZER para vacinados em 22 e 26 de abril. Na terça-feira ocorre a aplicação da primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários; quarta dose para pessoas de 55 anos acima, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses; a quarta dose para trabalhadores da saúde; e dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN. Na quarta-feira serão ofertadas a primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários; quarta dose para pessoas de 55 anos, quarta dose para trabalhadores da saúde e a dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN.
Na quinta-feira, o cronograma da campanha de vacinação contra a Covid prevê a primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários; quarta dose para pessoas de 55 anos, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses; quarta dose para trabalhadores da saúde; e dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN. Na sexta-feira, a primeira e a segunda dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias; e segunda dose PFIZER para vacinados em 27 de maio e dois de junho. No sábado, a terceira dose para adultos retardatários; quarta dose para pessoas de 55 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses; quarta dose para trabalhadores da saúde; e dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN.
O Peperi Debates do último sábado discutiu o contexto do trabalho infantil e as questões culturais que impedem a superação desse problema. Ainda é bastante comum o entendimento de que o trabalho é um forma de educação e de formação do caráter das crianças e adolescentes. O debate do final de semana discutiu o tema e analisou como o município enfrenta essa questão. O programa reuniu a coordenadora do CREAS e integrante da Comissão Intersetorial do Peti, ARLEI NAVA, a supervisora do CIEE e integrante da comissão intersetorial do PETI, RENARA SOARES ANTUNES e a conselheira tutelar da criança e do adolescente, DIONE PICHETTI. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O trabalho infantil é um problema que talvez a comunidade não esteja percebendo. A afirmação é da coordenadora do CREAS e integrante da Comissão Intersetorial do Peti, ARLEI NAVA. Ela disse que a exploração da mão de obra infantil prejudica o desenvolvimento das crianças e por isso é importante debater o assunto. De acordo com ARLEI, existe uma dificuldade conceitual e muitas pessoas confundem trabalho infantil com atividades que podem ser repassadas as crianças como forma de educar e criar responsabilidades. ARLEI disse que no ano passado, o Creas registrou apenas três casos de trabalho infantil na cidade, mas a realidade pode ser muito maior porque algumas situações não são vistas como trabalho infantil. Ela destacou que neste mês o município está intensificados as ações de conscientização e de divulgação dos canais de denúncia a respeito do tema.
O Centro de Integração Empresa-Escola atua para promover a correta inserção de adolescentes no mercado de trabalho. De acordo com a supervisora do CIEE e integrante da comissão intersetorial do PETI, RENARA ANTUNES, a entidade atende, principalmente, famílias em condição de vulnerabilidade social e que, em tese, estariam mais expostas a esse problema. Ela explicou que a lei de aprendizagem prevê que adolescentes de 14 anos podem trabalhar na condição de aprendiz. RENARA citou que as empresas a partir de sete funcionários podem contratar menores aprendizes e que existe uma conscientização crescente dos empresários a respeito do ingresso correto dos menores. Ela também destacou que o CIEE recebeu poucas denúncias do emprego irregular de adolescentes no mercado de trabalho.
O trabalho infantil é um grande desafio, em especial para o Conselho Tutelar. O comentário é da conselheira tutelar da criança e do adolescente, DIONE PICHETTI. Ela explicou que o órgão costuma receber denúncias desse problema, mas poucas são confirmadas. DIONE disse que a comunidade devem se envolver e denunciar os fatos para que as autoridades possam enfrentar e superar essa situação. A conselheira informou que o conselho recebeu duas denúncias neste ano e uma em 2022. Ela destacou que o trabalho infantil tem consequências para o desenvolvimento da criança, entre elas, o atraso escolar. DIONE citou que o conselho, quando vai verificar uma denúncia orienta e alerta as pessoas para os prejuízos dessa prática.
Uma das primeiras ações da nova coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em educação será propor um projeto de lei de iniciativa popular para acabar com a contribuição previdenciária dos servidores inativos em Santa Catarina. A informação é do coordenador eleito do Sinte, EVANDRO ACADROLI. De acordo com ele, o sindicato está coletando as assinaturas para encaminhar o projeto para os deputados. Ele disse que a cobrança de 14 por cento de contribuição para aposentados instituída pela reforma da previdência do estado prejudicou os servidores. A intenção do sindicato, segundo ACADROLI, é protocolar o projeto antes da eleições e reverter a situação.
A nova coordenação do Sinte também tem como prioridade para o próximo mandato é garantir a aplicação do piso nacional do magistério ao longo da carreira. De acordo com o coordenador eleito, EVANDRO ACADROLI, o sindicato vai continuar lutando para que que ocorra a descompactação da tabela e a aplicação dos reajustes do piso nacional em todos os níveis da carreira. Ele comentou que outra ação do sindicato será o aumento do vale alimentação que está há 11 anos sem reajuste. ACADROLI disse que o valor atual é de 12 reais por dia, valor que o Sinte considera insuficiente para as necessidades da categoria. ACADROLI foi eleito na semana passada e deve assumir a coordenação estadual do Sindicato no mês de julho.
O sindicato dos trabalhadores em educação vai entregar a pauta de reivindicações do magistério para todos os candidatos que vão disputar a eleição deste ano no estado. A informação é do coordenador eleito do Sinte, EVANDRO ACADROLI. Ele disse que objetivo é encaminhar um documento com os principais pedidos de entidade para todos os postulantes ao cargos eletivos deste ano, como governador, deputados estaduais e federais e senadores. Além disso, o sindicato também vai propor um grande acordo com todos os poderes do estado, entre eles o executivo e o legislativo, para adotar ações que defendam a educação de qualidade em Santa Catarina.
O movimento pró Universidade Federal na região e a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados vão realizar uma Audiência Pública para debater a expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul para a região do Extremo Oeste de Santa Catarina. O evento está marcado para as sete horas da noite na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. A Universidade criada em 2009 abrange mais de 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul, oferecendo mais de 40 cursos de graduação. O evento de hoje foi solicitado pela Ameosc, entidade que está mobilizando a região para buscar um campi da universidade no extremo-oeste. O reitor da UFFS, MARCELO RECKTENVALD, confirmou presença na Audiência Pública de hoje.
A audiência de hoje à noite será o marco da retomada do movimento pró universidade federal da Fronteira Sul no extremo-oeste. A manifestação é do prefeito de Anchieta e presidente da Ameosc, IVAN CANCI. Ele disse que o evento será aberto a comunidade e, ao final dele, será lida a Carta de São Miguel com a pedido oficial do extremo-oeste para instalação da universidade federal na região. O documento será encaminhado ao Ministério da Educação e a reitoria da UFFS. CANCI disse que o campi a Universidade Federal ainda é uma necessidade e um direto da região.
Um morador de Itapiranga, vítima de um acidente de transito na semana passada, morreu neste domingo em um hospital de Tenente Portela no Rio Grande do Sul. PEDRO FEYH, de 58 anos, estava hospitalizado desde o dia do acidente em 21 de junho. O homem conduzia uma motocicleta CG quando colidiu em um carro em Barra do Guarita. O homem era pedreiro e iria realizar um serviço em Tenente Portela. Ele sofreu ferimentos graves, principalmente na perna esquerda. O homem teve a perna amputada e não resistiu aos ferimentos. Ele será sepultado no final da tarde no cemitério de Itapiranga.
A Polícia Civil elucidou no final da tarde deste domingo um suposto caso de maus tratos ocorrido contra um cão da raça boxer em São Miguel do Oeste. Por volta das três e meia da tarde, uma guarnição da PM foi conferir uma denúncia anônima a respeito de um cachorro que estaria amarrado e com ferimentos. O suspeito contou que havia encontrado o animal há alguns dias e o prendeu em casa. Uma médica veterinária foi consultada e confirmou que as marcas no corpo do animal eram em decorrência da idade. O homem então foi liberado e o cão devolvido à tutora que também foi localizada.
Um homem foi detido por embriagues ao volante neste domingo. Ele conduzia um veículo Ibiza que saiu da pista e capotou por volt das três e meia da madrugada de ontem na SC 163 em Descanso. O motorista de 27 anos foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, mas não necessitou atendimento médico, pois sofreu apenas escoriações. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local e tentou fazer o teste do bafômetro, mas o condutor do carro recursou. Segundo os policiais, o motorista apresentava características de estarembriagado e, por isso, foi detido e levado para a delegacia de polícia.
A Polícia Militar registrou, na noite deste sábado, uma ocorrência de tentativa de furto no centro de São Miguel do Oeste. Um moradores da avenida Getúlio Vargas viu um homem tentando entrar em diversos veículos que estavam estacionados na rua e acionou a Polícia Militar. O suspeito foi localizado e detido pelos policiais. Ele foi levado para a delegacia e deve responder a um inquérito pelo crime de tentativa de furto.
Um mulher pode perder cerca de 14 mil reais em golpe aplicado pela internet. A vítima relatou que foi convidada por uma mulher para participar de um trabalho online, onde deveria usar um aplicativo indicado pela estelionatária e fazer compras no site indicado, para posteriormente ser reembolsada com um incremento de 20 por cento no valor investido. Após alguns dias investindo e tendo o valor reembolsado, as "missões " foram aumentando o valor a ser investido pela vítima. Ao todo, ela já colocou 14 mil 356 reais. O valor aparece como crédito no aplicativo, mas ela deveria completar a última “missão” que seria aplicar mais cinco mil. A vítima foi orientada a não fazer mais depósitos para a estelionatária. O caso será investigado pela Polícia Civil.