De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 55 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, foi "totalmente ocupada" pelo exército russo, após semanas de combates. O anúncio foi feito neste sábado pelo prefeito da localidade da bacia do Donbass. A Ucrânia afirmou neste sábado que um "bombardeio maciço" com mísseis russos atingiu o seu território e que foi lançado a partir de Belarus, aliada do Kremlin que, apesar de prestar apoio logístico a Moscou, não está oficialmente envolvida na guerra, que entrou no quinto mês. Neste domingo, em um movimento incomum, a Rússia disparou mísseis contra a capital do país, Kiev, atingindo prédios e matando ao menos uma pessoa.
Os líderes do G7, o grupo que reúne as sete nações mais ricas do mundo, anunciaram neste domingo que irão banir a importação de ouro vindo da Rússia. O anúncio foi feito na abertura da cúpula que acontece na Alemanha e reúne os líderes de Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Japão. Proposto pelos Estados Unidos, o banimento do ouro da Rússia é uma medida inédita e faz parte do pacote de sanções contra Moscou imposto por países do Ocidente desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro. A medida entra em vigor a partir da terça-feira.
O Congresso do Equador retomou neste domingo o debate sobre o pedido de impeachment do presidente GUILLERMO LASSO. O presidente é acusado de responsabilidade pelos protestos indígenas que dominaram o país nas últimas duas semanas em decorrência da alta no preço dos combustíveis. No Equador, o impeachment do presidente exige 92 dos 137 apoios possíveis no Congresso. Após os debates, os deputados terão no máximo 72 horas para votar. Se aprovado, o poder seria assumido pelo vice-presidente ALFREDO BORRERO e eleições presidenciais e legislativas seriam convocadas para o restante do período que vai até 2025.
O total de casos confirmados para a varíola dos macacos no Brasil chegou a 17 registros, segundo informações do Ministério da Saúde. A pasta confirmou na sexta-feira três novos casos, dois no Rio de Janeiro e um em São Paulo. A maioria dos casos confirmados é de São Paulo, com 11 registros. Há outros dois no Rio Grande do Sul e quatro no Rio de Janeiro. Outros 10 casos seguem em investigação. Em São Paulo, o caso novo confirmado na sexta-feira é importado, de uma pessoa com registro de viagem. Mas o estado já tem três casos autóctones, o que significa que houve transmissão local da doença. O Rio de Janeiro também registrou dois casos de contágio local.
A Agência Nacional de Energia Elétrica vai leiloar na próxima quinta-feira 13 lotes de linhas de transmissão de energia. As empresas que obtiverem a concessão ficarão responsáveis por construir, operar e manter as linhas, que somam um total de cinco mil 425 quilômetros. Os contratos de concessão estão previstos para ser assinados em 30 de setembro, e as empresas vencedoras terão prazos de 42 a 60 meses para iniciar a operação comercial das linhas de transmissão. A Aneel prevê que os contratos de concessão gerem 15 bilhões e 300 milhões de reais em investimentos, gerando de 31 mil 697 empregos diretos.
Os lotes dos empreendimentos estão localizados em 13 estados, entre eles, Santa Catarina.
O presidente do Banco Central, ROBERTO CAMPOS NETO, assegurou que a política monetária adotada pela autarquia é capaz e vai frear o processo inflacionário no Brasil e avaliou que a maior parte do processo já foi feito. Na última ata do Comitê de Política Monetária, o BC indicou uma nova alta da taxa básica de juros, hoje em 13 vírgula 25 por cento na reunião de agosto, de igual ou menor magnitude do que em junho. Além disso, sinalizou que a taxa Selic deve terminar o ano que vem em nível mais alto do que no cenário de referência. O presidente do Banco Central também destacou que o Brasil é um dos únicos países que está tendo revisão positiva para o crescimento econômico este ano.
Ao menos quatro mil 186 meninas de até 14 anos tiveram bebês em Santa Catarina entre 2012 e 2021, segundo dados do Ministério da Saúde. Todas elas foram vítimas de estupro de vulnerável e teriam direito a um aborto autorizado. O tema ganhou maior projeção após menina de 11 anos que estava grávida por sofrer abusos foi impedida de realizar um aborto em Santa Catarina. O número pode ser ainda maior, já que os dados de 2021 ainda não estão consolidados. Neste ano, também com balanço preliminar, ao menos 79 meninas desta faixa etária tiveram filhos no Estado. Em 2019, Santa Catarina chegou a registrar o caso de uma criança com menos de 10 anos que teve um bebê.
Santa Catarina voltou a ter pacientes na fila de espera por um leito de UTI nos hospitais públicos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, neste domingo, oito pessoas aguardam vaga em cinco regiões. Desses, dois esperam leito na UTI pediátrica no Vale do Itajaí. Conforme o Painel de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação das UTIs pediátricas está em 98 vírgula 96 por cento com apenas um leito disponível, na região de Planalto Norte e Nordeste. Em relação às UTIs neonatais, dois pacientes aguarda por um leito, um no Vale do Itajaí e um no Grande Oeste. A taxa de ocupação está em 95 por cento com nove vagas disponíveis.
O número de bolsas de estudo do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina registrou um aumento de 32 por cento no primeiro semestre. Neste ano, o Uniedu contemplou 31 mil e cem estudantes universitários com bolsas de graduação. São quase oito mil estudantes a mais do em relação ao registrado nos primeiros seis meses de 2021, quando 23 mil e 400 estudantes foram beneficiados. O investimento do Governo do Estado para a concessão de bolsas universitárias em 2022 chegou a 455 milhões de reais. O número é 26 por cento superior comparado ao valor investido no programa no ano passado, de 359 milhões. Esses recursos são repassados às instituições de ensino superior conforme as bolsas são concedidas aos estudantes.
Saltinho promove baile com escolha da rainha e princesas. Aconteceu no sábado um baile com escolha da Rainha e as Princesas do município. Segundo DAIANE MAGRI – presidente da Comissão Central Organizadora das festividades de aniversário da cidade, o evento realizado no Pavilhão Comunitário, teve ao todo 14 candidatas desfilando. Elas representam comunidades do interior e cidade de Saltinho. Foi escolhida rainha do município - GRAZIELY PINHEIRO DA SILVA, primeira princesa MARIA FREITAG e GABRIELLY TREVISAN, segunda princesa.
As escolhidas serão responsáveis pela divulgação das festividades do município ao longo dos próximos anos. DAIANE MAGRI – Presidente da Comissão Central Organizadora das festividades de aniversário de Saltinho, comenta que o primeiro evento que marca os 27 anos do município foi um sucesso, contou com a presença grande da comunidade tanto da cidade, quanto do interior. DAIANE agradece a todas as meninas pela participação e deseja as escolhidas um ótimo trabalho junto a administração.
Classificatória da fase municipal do Festerê é sucesso e reúne grande número de pessoas. MARILEI BERNARDI – Presidente da Comissão comemora a repercussão do evento que aconteceu no último sábado. Segundo MARILEI, todos que se apresentaram na categoria mirim foram classificados, somando 11 finalistas. No Infanto Juvenil, os oito que subiram ao palco também vão para a final. Já na categoria adulto, foram vinte e duas apresentações e dez se classificaram para a grande final, no dia 27 de julho. MARI diz que a avaliação da comissão quanto ao festival é muito positiva. A participação da população foi muito importante para valorizar os calouros.
Comissão Organizadora divulga nomes dos classificados para a final do Festerê municipal. Segundo a presidente – MARILEI BERNARDI os finalistas da categoria adulto são: ELIZE RACHI, CAROLINE SERAFINI, ÉRIKA E SCHAYANE, ÉDER SPILLMANN, DIONATAN KLEIN, NERI E LIZIANE, CLEDIANE NOGUEIRA, FERNANDO ANDRÉ, ERCÍLIO DOS SANTOS E JOSIEL OLIVEIRA. Estes dez vão competir dia 27 de julho na final da fase municipal e os dois primeiros colocados garantem diretamente uma vaga para a final do Nacional que acontece dia 30 de julho.
Assistência Social dá atenção especial ao programa de habitação em Campo Erê. A responsável pelo setor IGNEZ PERUZZO informa que nos últimos 15 dias uma prioridade foi o encaminhamento da escrituração de propriedades, bem como as novas inscrições para moradias. Ela reforça que é muito importante que todas as famílias que são atendidas pelo município através do CRAS, CREAS e da própria Assistência Social, precisam estar com seus cadastros em dia, senão muita gente pode perder benefícios importantes no mês. Essa tem sido uma grande preocupação dos funcionários do setor.
Distribuição de cestas básicas e auxílios natalidade e funeral também são funções essenciais da Assistência Social. Entre todos os atendimentos, carro chefe continua sendo o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. A chefe do setor em Campo Erê IGNES PERUZZO salienta que uma atividade especial é o acolhimento de pessoas com vínculos familiares rompidos. Ela aproveita para informar que 2 idosos foram encaminhados a casa especializada de longa permanência de São Lourenço do Oeste. No serviço de alta complexidade é trabalhado com vários conselhos entre eles: dos idosos que tem 7 grupos, de assistência, da mulher e da deficiência.
CAF chega a Campo Erê para substituir DAP no Sintraf. ISOLETE LUDWIG – presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar explica que o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar vai substituir, de forma gradativa, a declaração de aptidão do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Segundo ISOLETE, as inscrições serão emitidas por meio do CAF na medida em que vai vencendo o Documento de Identificação da Agricultura Familiar. A presidente salienta que, quem estiver com a DAP vencendo, pode renovar até final deste mês. Agora, o documento terá validade de dois anos e depois será substituído pelo CAF.
Sintraf conta com mais benefícios para os agricultores familiares. Conforme ISOLETE LUDWIG – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Campo Erê, com a chegada do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, os produtores rurais podem acessar as políticas públicas de incentivo à produção da agricultura familiar. Ele identifica os agricultores familiares e qualifica as unidades familiares de produção agrária.A diferença refere-se aos requisitos exigidos para identificação dos beneficiários. Conforme ISOLETE, o sistema não vai mais se basear em créditos estabelecidos pelo manual do crédito rural.
Lançamento das festividades dos 64 anos de São Lourenço do Oeste reúne autoridades e lideranças. No final de semana foi divulgada a programação de comemoração do aniversário do município. ANTÔNIO CANTELMO NETO – Secretário de Administração comenta que a programação para o mês de julho está bastante atrativa. Vários eventos estão planejados para acontecer, mas o FILC – Festival Lourenciano de Interpretação da Canção que acontece de 23 a 25 de julho, é o que chama mais a atenção, sendo o tradicional destaque de São Lourenço.
Julho será mês cheio para São Lourenço do Oeste. ANTÔNIO CANTELMO NETO – Secretário de Administração do município esteve presente no lançamento das festividades e conta que, neste momento pós-pandemia, o município está buscando recursos para trazer várias atividades. Isso tudo, reafirma NETO, foi divulgado pelo prefeito RAFAEL CALEFFI. O secretário ressalta que todos os projetos tem sucesso pela parceria de entidades e envolvimento de todos os setores.
Vereadora comemora poder contribuir com as novidades do município. MARLICE PERAZZOLI de São Lourenço do Oeste comenta que a programação de eventos para o aniversário de 64 anos do município está cheia de atividades. A vereadora cita que as atividades vão atender a todos, desde o homem do campo até os moradores da cidade. MARLICE aproveita a oportunidade e convida a população a prestigiar os projetos da cidade. Ela salienta que todos são voltados ao bem-estar das pessoas.
São Lourenço do Oeste conseguiu 53 milhões de reais em emendas e convênios. Quem revela é o prefeito RAFAEL CALEFFI. Só que a Administração Municipal tem até 2 de julho para que sejam assinados os convênios e ter efetuado pelo menos o primeiro pagamento das parcelas. Esse dinheiro todo será investido na infraestrutura como asfalto, saúde pública e outros setores importantes para a sociedade. CALEFFI diz que quer transformar o município em turismo de evento.
Moradora procura PM depois de investir mais de 14 mil em trabalho online. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu uma possível ocorrência de estelionato. Uma mulher se deslocou até o batalhão da PM e relatou que foi convidada por outra mulher para participar de um trabalho online, sendo que usou um aplicativo indicado para esse procedimento. Ela explicou que nesse aplicativo teria que fazer compras em um site indicado e após os procedimentos, seria reembolsada com um acréscimo de 20 por cento do valor investido.
A mulher fez os investimentos e obteve os valores. Porém, as “missões” foram aumentando e totalizaram 14 mil 356 reais. A mulher disse aos policiais que o valor investido aparece como crédito no aplicativo, porém, faltaria um último trabalho onde deveria depositar mais um valor de cinco mil. Diante dos fatos, ela foi orientada a não realizar a transferência via Pix e aguardar a investigação sobre o caso.
Motorista se envolve em acidente e é preso por embriaguez. Foi no sábado, por volta das 18 horas e 50 minutos, na rodovia SC-480, em São Lourenço do Oeste. Se envolveram na colisão um motorista de 62 anos, que dirigia um Ford Ecosport, e um homem de 40 anos que conduzia um Uno. Ambas as placas dos carros de São Lourenço do Oeste. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, não houve vítimas. Porém, o condutor do Uno foi preso em flagrante por dirigir embriagado. Ele fez o teste do bafômetro, que constatou a situação.
Jovem é preso por estuprar irmã de três anos. A Polícia Civil cumpriu no município de Xaxim, um mandado de prisão contra um homem condenado pelo crime de estupro. A prisão foi expedida pela comarca de São Domingos. De acordo com a Polícia Civil, o jovem de 26 anos foi condenado à pena de 19 anos, nove meses e 26 dias, em regime fechado, pelos crimes de estupro de vulnerável qualificado e lesão corporal grave, por duas vezes, agravado pelo fato de o autor ser irmão da vítima. Por meio da Delegacia de Polícia Civil as autoridades apuraram que entre os anos de 2014 e 2015, uma criança de apenas três anos foi estuprada pelo homem.
A vítima inclusive precisou ter o ânus reconstruído em razão do grau da violência, além de ter contraído doença venérea e sofrido uma infecção generalizada intestinal. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o irmão da criança aproveitava a saída da mãe para manter relação sexual com a vítima. Após a prisão, o homem foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.