ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 27/06/2022

-ANEEL VAI LEILOAR NESTA SEMANA 13 LOTES DE LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA

-NÚMERO DE BOLSAS PARA GRADUAÇÃO AUMENTA 32 POR CENTO NESTE ANO EM SC

-VEREADORA COBRA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS COM A ILUMINAÇÃO PÚBLICA

-SAÚDE INVESTIU 400 MIL REAIS EM CIRURGIAS ELETIVAS NESTE ANO

-PREFEITURA AGUARDA RECEBER RECURSOS CONFIRMADOS NESTA SEMANA

-EDUCAÇÃO DEVE PROMOVER INTERCÂMBIO COM ALUNOS EM OUTUBRO

-ADMINISTRAÇÃO INVESTE 75 MIL REAIS NA TROCA DE TELHADO DO GINÁSIO

-QUEDA NAS APREENÇÕES DE VINHO PODE SER EXPLICADO PELA TROCA DE ROTAS

-HOMEM PRESO POR SUSPEITA DE MAUS-TRATOS A CACHORRO É SOLTO

-CONDUTOR COM SINAIS DE EMBRIAGUEZ É PRESO DEPOIS DE ACIDENTE

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 55 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, foi "totalmente ocupada" pelo exército russo, após semanas de combates. O anúncio foi feito neste sábado pelo prefeito da localidade da bacia do Donbass. A Ucrânia afirmou neste sábado que um "bombardeio maciço" com mísseis russos atingiu o seu território e que foi lançado a partir de Belarus, aliada do Kremlin que, apesar de prestar apoio logístico a Moscou, não está oficialmente envolvida na guerra, que entrou no quinto mês. Neste domingo, em um movimento incomum, a Rússia disparou mísseis contra a capital do país, Kiev, atingindo prédios e matando ao menos uma pessoa.

Os líderes do G7, o grupo que reúne as sete nações mais ricas do mundo, anunciaram neste domingo que irão banir a importação de ouro vindo da Rússia. O anúncio foi feito na abertura da cúpula que acontece na Alemanha e reúne os líderes de Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Japão. Proposto pelos Estados Unidos, o banimento do ouro da Rússia é uma medida inédita e faz parte do pacote de sanções contra Moscou imposto por países do Ocidente desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro. A medida entra em vigor a partir da terça-feira.

O Congresso do Equador retomou neste domingo o debate sobre o pedido de impeachment do presidente GUILLERMO LASSO. O presidente é acusado de responsabilidade pelos protestos indígenas que dominaram o país nas últimas duas semanas em decorrência da alta no preço dos combustíveis. No Equador, o impeachment do presidente exige 92 dos 137 apoios possíveis no Congresso. Após os debates, os deputados terão no máximo 72 horas para votar. Se aprovado, o poder seria assumido pelo vice-presidente ALFREDO BORRERO e eleições presidenciais e legislativas seriam convocadas para o restante do período que vai até 2025.

O total de casos confirmados para a varíola dos macacos no Brasil chegou a 17 registros, segundo informações do Ministério da Saúde. A pasta confirmou na sexta-feira três novos casos, dois no Rio de Janeiro e um em São Paulo. A maioria dos casos confirmados é de São Paulo, com 11 registros. Há outros dois no Rio Grande do Sul e quatro no Rio de Janeiro. Outros 10 casos seguem em investigação. Em São Paulo, o caso novo confirmado na sexta-feira é importado, de uma pessoa com registro de viagem. Mas o estado já tem três casos autóctones, o que significa que houve transmissão local da doença. O Rio de Janeiro também registrou dois casos de contágio local.

A Agência Nacional de Energia Elétrica vai leiloar na próxima quinta-feira 13 lotes de linhas de transmissão de energia. As empresas que obtiverem a concessão ficarão responsáveis por construir, operar e manter as linhas, que somam um total de cinco mil 425 quilômetros. Os contratos de concessão estão previstos para ser assinados em 30 de setembro, e as empresas vencedoras terão prazos de 42 a 60 meses para iniciar a operação comercial das linhas de transmissão. A Aneel prevê que os contratos de concessão gerem 15 bilhões e 300 milhões de reais em investimentos, gerando de 31 mil 697 empregos diretos. Os lotes dos empreendimentos estão localizados em 13 estados, entre eles, Santa Catarina.

O presidente do Banco Central, ROBERTO CAMPOS NETO, assegurou que a política monetária adotada pela autarquia é capaz e vai frear o processo inflacionário no Brasil e avaliou que a maior parte do processo já foi feito. Na última ata do Comitê de Política Monetária, o BC indicou uma nova alta da taxa básica de juros, hoje em 13 vírgula 25 por cento na reunião de agosto, de igual ou menor magnitude do que em junho. Além disso, sinalizou que a taxa Selic deve terminar o ano que vem em nível mais alto do que no cenário de referência. O presidente do Banco Central também destacou que o Brasil é um dos únicos países que está tendo revisão positiva para o crescimento econômico este ano.

Ao menos quatro mil 186 meninas de até 14 anos tiveram bebês em Santa Catarina entre 2012 e 2021, segundo dados do Ministério da Saúde. Todas elas foram vítimas de estupro de vulnerável e teriam direito a um aborto autorizado. O tema ganhou maior projeção após menina de 11 anos que estava grávida por sofrer abusos foi impedida de realizar um aborto em Santa Catarina. O número pode ser ainda maior, já que os dados de 2021 ainda não estão consolidados. Neste ano, também com balanço preliminar, ao menos 79 meninas desta faixa etária tiveram filhos no Estado. Em 2019, Santa Catarina chegou a registrar o caso de uma criança com menos de 10 anos que teve um bebê.

Santa Catarina voltou a ter pacientes na fila de espera por um leito de UTI nos hospitais públicos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, neste domingo, oito pessoas aguardam vaga em cinco regiões. Desses, dois esperam leito na UTI pediátrica no Vale do Itajaí. Conforme o Painel de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação das UTIs pediátricas está em 98 vírgula 96 por cento com apenas um leito disponível, na região de Planalto Norte e Nordeste. Em relação às UTIs neonatais, dois pacientes aguarda por um leito, um no Vale do Itajaí e um no Grande Oeste. A taxa de ocupação está em 95 por cento com nove vagas disponíveis.

O número de bolsas de estudo do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina registrou um aumento de 32 por cento no primeiro semestre. Neste ano, o Uniedu contemplou 31 mil e cem estudantes universitários com bolsas de graduação. São quase oito mil estudantes a mais do em relação ao registrado nos primeiros seis meses de 2021, quando 23 mil e 400 estudantes foram beneficiados. O investimento do Governo do Estado para a concessão de bolsas universitárias em 2022 chegou a 455 milhões de reais. O número é 26 por cento superior comparado ao valor investido no programa no ano passado, de 359 milhões. Esses recursos são repassados às instituições de ensino superior conforme as bolsas são concedidas aos estudantes.

Recursos confirmados para a prefeitura de Guaraciaba devem ser depositados no decorrer desta semana. Até o próximo dia dois, os municípios precisam receber valores empenhados pelo governo estadual devido ao início do período eleitoral. Conforme o prefeito VANDECIR DORIGON, alguns dos valores serão parciais, mas necessários para dar continuidade às obras pelos meses a frente. Um dos recursos buscados foi os mais de quatro milhões e 800 mil reais para o asfaltamento até a Linha São Roque iniciado pela prefeitura. A ideia é que o Estado pague ao menos uma parcela que auxiliará na continuidade dos trabalhos. Outras emendas também precisam ser empenhadas antes do dia dois. Ele ainda citou obras como calçamentos, passeios públicos, pista de caminhada, entre outras. O prefeito voltou a relatar sobre os constantes aumentos do diesel e como estes valores extras do governo podem auxiliar neste momento instável. DORIGON salientou que foram buscados recursos para o asfaltamento sentido a Olímpio. Esta obra não deve começar neste ano.

Foi realizada a retirada do motor bomba do poço localizado na garagem da sede do administrativo de São José do Cedro para lacrar o poço definitivamente. De acordo com o diretor do Samae JAIR POSTAY, o poço já estava interditado a muito tempo por ter a água declarada como imprópria para o consumo humano. Segundo ele, a interrupção do fornecimento de água foi necessário devido ao encanamento ligado a rede de distribuição. A manutenção foi rápida. Com isso, foi promovido remanejamento da rede que leva água para a prefeitura. POSTAY também comentou sobre o concerto de um encanamento sentido a São Domingos onde um cano foi danificado pela empresa que efetua melhorias na rodovia federal.

O governo de Santa Catarina, através da secretaria de Estado da Saúde, anunciou ainda no ano passado um aporte de até 618 milhões de reais com a nova Política Hospitalar Catarinense. Este plano tem como finalidade custear procedimentos cirúrgicos. De acordo com a secretária de Saúde de Guaraciaba DAIANE DORIGON, estes recursos são empenhados para os hospitais de pequeno, médio e grande porte. Segundo ela, isso vem para atender uma grande necessidade das unidades quanto às cirurgias eletivas que, por consequência da Covid, se agravou ainda mais gerando longas filas. Em Guaraciaba, o Hospital São Lucas foi habilitado para receber os valores mensais mediante as necessidades comprovadas. Além desta política, o hospital busca credenciamentos em ortopedia, ginecologia e cirurgias gerais. DAIANE salientou que a saúde local está num momento favorável com baixo número de pessoas aguardando na fila para cirurgia eletivas. A saúde já investiu cerca de 400 mil reais em procedimentos neste ano.

Atualmente a secretaria de Saúde de Guaraciaba, assim como as demais pela região, possui uma expressiva demanda em cirurgias de alta complexidade. Conforme a secretária DAIANE DORIGON, neste caso o Estado catarinense se torna responsável por atender as filas. Tendo em vista que dependem de um atendimento especializado em hospitais de referência. O governo quer zerar a fila de 102 mil pacientes até dezembro. Em Guaraciaba, as principais demandas são em neurocirurgia e próteses de joelho. A secretária salientou que os casos de alta complexidade passam pelos profissionais da saúde local para serem encaminhados para avaliação cirúrgica. Alguns pacientes são encaminhados para a cidade de Abelardo Luz.

A quantidade de apreensões de vinho efetuadas na Aduana de Dionísio Cerqueira neste ano, até então, foi menor se comparada a 2021. Porém, isso não mostra que houve queda no contrabando do produto, mas pode estar havendo mudança de transporte ou até mesmo de rotas. Esta foi a declaração do delegado da Polícia Federal MÁRCIO ANATER. Conforme o delegado, houve um aumento nas apreensões de vinho em Santo Antônio do Sudoeste e também na região de Foz do Iguaçu. Além das cidades que fazem fronteira com a Argentina no Rio Grande do Sul. Isso pode explicar a queda nas apreensões efetuadas pela PM, Receita Federal e pela Polícia Federal em Dionísio Cerqueira. O delegado relatou que nos últimos anos a principal entrada destes produtos era por Dionísio Cerqueira, mas hoje há estas alternativas. ANATER ainda comentou que o vinho segue sendo o principal produto descaminhado na região. Isso também é incentivado pela situação econômica do país.

Os produtores rurais do Extremo-Oeste terão cerca de 50 oportunidades gratuitas de qualificação em julho. A ideia é promover aprimoramento para aumentar a produtividade e trazer inovações nas propriedades. Os treinamentos fazem parte dos programas de Formação Profissional Rural e da Promoção Social, realizados mensalmente em todas as regiões do Estado. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo. As qualificações apresentam técnicas para melhorar a gestão dos negócios rurais e para o desenvolvimento de atividades de complementação de renda. Como, por exemplo, artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. O cronograma também engloba inclusão digital, drones, operação e manutenção de máquinas agrícolas, turismo rural e organização dos estabelecimentos, emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural, entre outros.

As capacitações são fundamentais para transmitir novas técnicas e incentivar a inovação dentro das propriedades. As qualificações são essenciais para o fomento do agronegócio catarinense. Toda a programação atende às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor de cada região. Isso é um dos fatores que contribuem para o sucesso dessa iniciativa. Em São José do Cedro será promovida duas capacitações na Câmara de Vereadores nos dias quatro e seis de julho. Na oportunidade será tratado sobre a segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. Já em Guarujá do Sul está marcado para ocorrer nos dias 11 e 12 de julho na Câmara de Vereadores. Lá será tratada sobre a emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural.

A secretaria de Educação de Anchieta avalia a realização de intercâmbio com os alunos do sexto e sétimo ano nos próximos meses. O último, realizado em 2019, foi com os estudantes do quinto ano, mas como as aulas remotas no ano seguinte foram optadas em avançar uma turma a partir deste ano. A informação é da secretária SELMA GIONGO. Conforme a secretária, a ideia é promover uma viagem para a cidade de Posadas, na Argentina por meio da matéria espanhola com objetivo de exercitar a fala naquele idioma. Também está marcada outra viagem para o Uruguai ainda neste ano. Para ela, é importante os estudantes manterem um diálogo na língua espanhola. Os alunos buscam recursos através de promoções, mas a secretaria municipal entra com parte de valores para cobrir os custos. De acordo com ela, estes intercâmbios são as atividades de destaque na educação. SELMA informou que estas viagens devem ocorrer entre os meses de outubro e novembro deste ano.

Também é desenvolvida com os alunos de Anchieta a aula de robótica que procura trazer modernidade ao ensino público. Este curso ocorre no contraturno escolar às sextas-feiras entre às 18 e 21 horas com oportunidade de trabalhar em equipe para montagem de robôs. A participação é bastante ativa nestas aulas. De acordo com a secretária de Educação SELMA GIONGO, há uma parceria com o Sebrae que ofertar as oficinas on-line. Os alunos do sexto e sétimo ano participam de uma oficina superando as barreiras com criatividade e os estudantes do oitavo e nono ano participam da oficina “Meu Dinheiro, Meu Negócio”. A ideia é fazer com que eles se reconheçam como empreendedores. A secretária também relatou sobre o primeiro semestre de aulas presenciais. Segundo ela, nem todos os assuntos e conhecimentos perdidos durante as aulas remotas foram recuperados. Mas há uma participação expressiva dos estudantes quanto a procura pelo conhecimento.

Aulas de robótica são avaliadas positivamente pela secretaria de Educação de São José do Cedro. Ser criativo e encontrar soluções dinâmicas são essenciais em nossa sociedade atual. Os alunos do curso de Robótica Maker do Senai desenvolvem essas habilidades constantemente nas aulas. Dando sequência ao desenvolvimento das habilidades em programação, os alunos construíram um robô simples ao seu sabor e testaram alguns movimentos específicos. Conforme o professor JULIERME ROSA, o intuito foi preparar os alunos para tarefas mais complexas que terão início nas próximas aulas. Em apenas três encontros os alunos já puderam desenvolver um projeto sobre a cidade do futuro, utilizando todos os elementos disponíveis para representar importantes possibilidades futuras sobre tecnologia e sustentabilidade. Também desenvolveram a estrutura e a configuração de uma base motriz, com capacidade para realizar diversos movimentos em uma superfície plana.

No Enfoque Legislativo, programa da Câmara de Guarujá do Sul, que foi ao ar no último sábado, a Rádio Cedro conversou com a vereadora ROBERTA LERMEN que relatou sobre a última sessão ordinária realizada na Casa. De acordo com a vereadora, foi aprovado em primeira votação um projeto de lei do executivo que trata sobre a prorrogação do programa de refinanciamento de dívidas dos cidadãos com o setor público. A prorrogação se deve a implantação do novo sistema de gestão da prefeitura e setores. Portanto, fica prorrogado por mais 60 dias o período para renegociação das dívidas. Também houve a votação do projeto do Legislativo, proposto pela bancada de oposição, que trata sobre a transmissão ao vivo dos processos licitatórios. Houve a votação da resolução do regimento interno da Câmara em conformidade as mais recentes alterações como o fim do recesso de julho da Casa.

A Câmara de Vereadores de Princesa não teve a entrada de novos projetos de lei na última sessão ordinária, mas houve a votação de alguns textos. Conforme o vereador VALDEMIRO GIEHL, um dos projetos autoriza o executivo a repassar cerca de 12 mil reais para a Casa Familiar Rural de São José do Cedro. Isso deve atender a demanda necessária aos alunos do município. O pagamento será pago em parcelas. Houve a votação de um texto de remanejamento do fundo municipal de saúde visando a compra de um veículo de passeio para a saúde de Princesa para atender o transporte de pacientes. Ao todo foram mais de 203 mil reais. Também está autorizado a abertura de crédito para investir na rede de energia trifásica na área rural. Serão meio milhão de reais investindo entre a Vista Alta e Pinheirinho. GIEHL também informou sobre os 100 mil reais para a segunda etapa do pavilhão da Moquém.

São José do Cedro vinha enfrentando fortemente problemas com a qualidade da água fornecida pelo Semae. Mas depois de amenizar este impasse, o município passou a enfrentar problemas com a iluminação pública em determinados pontos. O comentário é da vereadora MÁRCIA DEMOSSI. Além dos pontos dispersos pelo município, a vereadora afirmou que há localidades que uma rua inteira está sem iluminação pública. Ela ainda disse não saber quantas vezes a empresa contratada pela prefeitura vem para São José do Cedro. Mas esta é um ponto que apresenta um problema no município. Estes casos são abordados, quase, em todas as sessões da Câmara de Vereadores. A vereadora relatou que, quando é feita a troca da lâmpada, já no dia seguinte o mesmo poste já não possui mais luz. Por isso, na última sessão foi debatido sobre estes impasses onde a vereadora solicitou que a administração promova uma vistoria total do poste para buscar uma solução. MÁRCIA declarou que a iluminação pública está precária e os cidadãos pagam seus impostos.

A vereadora MÁRCIA DEMOSSI lembrou que está em tramitação na Câmara um projeto de lei que acaba com a votação secreta de projetos vetados pelo executivo. Para ela, a população merece ser sabedor de como seu representante político votou numa mensagem vetada. A vereadora afirmou que há outras Casas legislativas que possuem este tipo de votação aberta. Ela acredita que o texto, que está em comissão para análise, deve levar ao menos mais uma semana para ir a votação no plenário. Sendo que antes deve passar por outra comissão. MÁRCIA ainda lembrou que a apresentação deste projeto se deu depois de um debate na Câmara. Para ela, cada vereador deve votar conforme a análise particular sobre o texto. A bancada de oposição, que são cinco votos, votará pela derrubada desta votação. A vereadora também citou que apresentou um pedido na sessão para que seja feito um estudo para possível melhoria no campinho do Bairro São Luiz.

Os Bombeiros e a Policia Militar Rodoviária atenderam durante a madrugada uma saída de pista seguida de capotamento na SC-163 em Descanso, por volta das três horas e 30 minutos de ontem. De acordo com a PMRv, o condutor do veículo Ibiza, placas de Iporã do Oeste, perdeu o controle do carro, saiu da pista e capotou ao lado da rodovia estadual. O carro ficou com as rodas para cima. O motorista de 27 anos foi socorrido pelos bombeiros, porém não necessitou ser levado ao hospital pois sofreu apenas escoriações. Os militares então lhe ofertaram o teste etilômetro, mas foi recusado pelo homem. Com isso, e por apresentar características de que estaria bêbado, ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.

A Polícia Militar atendeu na noite de sábado uma ocorrência de tentativa de furto no centro de São Miguel do Oeste. Segundo o que foi apurado, um homem foi avistado por um morador, tentando entrar em diversos veículos que estavam estacionados, com o objetivo de cometer o furto. A PM foi acionada e com a ajuda deste homem, foi possível localizar o autor do crime. Após a abordagem, ele foi preso e conduzido para a delegacia de Polícia.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu uma possível ocorrência de estelionato. Uma mulher se deslocou até o batalhão da PM e relatou que foi convidada por outra mulher para participar de um trabalho on-line, sendo que usou um aplicativo indicado para esse procedimento. Ela explicou que nesse aplicativo teria que fazer compras em um site indicado e após os procedimentos, seria reembolsada com um acréscimo de 20 por cento do valor investido. A mulher fez os investimentos e obteve os valores, porém, as “missões” foram aumentando e totalizaram 14 mil e 356 reais. A mulher disse aos policiais que o valor investido aparece como crédito no aplicativo, porém, faltaria um último trabalho onde deveria depositar mais um valor de cinco mil. Diante dos fatos, ela foi orientada a não realizar a transferência via Pix e aguardar a investigação sobre o caso.

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de maus-tratos após um carro ser encontrado com ferimentos na tarde de ontem às margens da BR-282, em São Miguel do Oeste. Os policiais encontraram um animal, desnutrido e chorando por causa das dores nas costas. O caso começou depois que o cachorro começou a perseguir o detido pelo município e comovido com a situação, ele acabou levando o cão para sua moradia. Mas para a reportagem, o homem relatou que não tinha condições para cria-lo. De posse dessas informações, a Polícia Civil passou a investigar o caso e esclareceu a situação ainda no final da tarde de ontem. Os policiais ouviram o homem. Diligências foram feitas e a proprietária do animal foi localiza e confirmou que o cão havia sumido de casa poucas semanas antes. Uma veterinária foi consultada e confirmou que as marcas no corpo do animal eram devido à idade e não de maus-tratos. O homem foi liberado e o cão devolvido à tutora.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.