ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 27 06 2020

-EMPRESA ENVOLVIDA NA LAVA JATO DEVOLVE MAIS DE 265 MILHÕES À PETROBRAS

-CHEFE DA CASA CIVIL DO GOVERNO MOISÉS, AMANDIO JUNIOR, É EXONERADO DO CARGO

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE POLÊMICA ENVOLVENDO CONTORNO VIÁRIO NO PLANO DIRETOR

-AVANÇO DO CORONAVÍRUS LEVA MUNICÍPIO A DECRETAR TOQUE DE RECOLHER

-PARÓQUIA VAI RETOMAR MISSAS COM PRESENÇA DO PÚBLICO NA SEMANA QUE VEM

-DOIS HOMENS SÃO FLAGRADOS COM MACONHA NO CENTRO DA CIDADE

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE ASSALTO CONTRA IDOSO NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O presidente do Facebook, MARK ZUCKERBERG, anunciou nesta sexta-feira uma série de novidades a respeito de conteúdos eleitorais na rede social, além de uma nova política de anúncios, que vai mirar a disseminação de discurso de ódio. Como forma de prevenir o que a empresa chama de "supressão de voto" — publicações na plataforma que desencorajariam os cidadãos a participar de eleições — ZUCKERBERG afirmou que o Facebook vai banir esse tipo de postagem. ZUCKERBERG também anunciou medidas para combater discurso de ódio em anúncios na plataforma.

O Peru concluirá na terça-feira uma quarentena nacional de mais de 100 dias, mas vai manter fechadas as fronteiras e um confinamento obrigatório nas sete regiões mais afetadas pela pandemia, segundo um decreto publicado nesta sexta-feira. Nestes sete departamentos, de um total de 25, moram pouco mais de seis milhões dos 33 milhões de peruanos e neles será "permitido o deslocamento das pessoas unicamente para a prestação e acesso a serviços e bens essenciais". O governo manteve "o fechamento total de fronteiras" e também prorrogou o toque de recolher noturno em vigor desde 16 de março, após decretar o Estado de Emergência dez dias depois de registrado o primeiro caso de coronavírus no país.

O Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia emitiu nesta sexta-feira o novo calendário eleitoral que prevê um eventual segundo turno em 18 de outubro, caso não haja vencedor no primeiro turno em seis de setembro. A transferência de posse será feita em novembro. O TSE afirmou que com esse calendário busca "garantir" as eleições, "com as devidas medidas de proteção da saúde pública" pelo coronavírus. Cerca de sete milhões de bolivianos devem voltar às urnas depois que as eleições de outubro de 2019 foram anuladas, após denúncias de irregularidades e protestos violentos contra EVO MORALES, que renunciou pressionado por militares e policiais após quase 14 anos no poder.

O governo federal oficializou CARLOS RENATO MACHADO PAIM como novo secretário Nacional de Segurança Pública. A nomeação é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, WALTER SOUZA BRAGA NETTO, e foi publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira. PAIM é coronel da Polícia Militar do Distrito Federal. Desde março ele atuava como subsecretário da Subsecretaria de Operações Integradas, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal. A mesma portaria que nomeia PAIM o exonera do cargo que ele ocupava até então no Distrito Federal. Ele assumirá o posto deixado por GUILHERME THEOPHILO, exonerado do cargo em 14 de maio.

A empresa Technip Brasil, que foi alvo da Operação Lava Jato, devolveu mais de 265 milhões à Petrobras, em cumprimento a um acordo de leniência firmado em junho de 2019. O acordo foi assinado pela Controladoria-Geral da União, pela Advocacia-Geral da União, pelo Ministério Público Federal e pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, e envolveu também a empresa Flixibras, que pertence ao mesmo grupo. Conforme as investigações do MPF, foram identificados pagamentos de vantagens indevidas envolvendo pessoas ligadas ao grupo, nas duas empresas. O valor corresponde a segunda parcela do total a ser devolvido. A parte a ser paga à estatal, soma 819 milhões, com pagamento em três parcelas.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, deu o sinal verde para o governo federal pagar mais três parcelas do auxílio emergencial, nos valores de 500, 400 e 300 reais. A pasta também prepara uma série de medidas para criar o programa Renda Brasil, que implicaria na unificação de programas sociais como Bolsa Família, Seguro Defeso e Abono Salarial. Os três deixariam de existir. Outra medida deve atingir as deduções do Imposto de Renda. A ideia da equipe econômica é acabar com deduções com Saúde, por exemplo, e baixar a alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Física para que não haja aumento da tributação. Uma das propostas é diminuir de 27 e meio por cento, que é a maior alíquota, para 25 por cento. Os valores ainda estão em estudo.

O Laboratório Central do Estado tem quatro mil e 800 exames do tipo PCR - que identifica a presença ativa do novo coronavírus - aguardando liberação. Autoridades municipais alertam que há um represamento no local e que isso pode estar ocorrendo pela falta de reagentes para análise. A demora para os resultados ficarem prontos pode indicar que os números de casos e de mortes por Covid-19 em Santa Catarina são maiores que os divulgados. Atualmente, o estado tem 22 mil e 900 casos confirmados e 298 mortes. Por nota, a Secretaria de Estado da Saúde diz que o Lacen recebeu na terça uma remessa de cinco mil e 500 reagentes para a testagem e que esse total se soma aos outros 5 mil kits recebidos na última semana. Disse também que em 100 dias foram liberados 35 mil exames.

O Governo do Estado entregou mais respiradores em municípios catarinenses nesta sexta-feira. Ituporanga, Luiz Alves e São Bento do Sul receberam os equipamentos para instalação de leitos de UTI voltados ao combate da pandemia de Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde tem ampliado a rede de atendimento em todas as regiões catarinenses. As entregas de equipamentos adquiridos pelo Governo de Santa Catarina junto à empresa WEG, de Jaraguá do Sul, têm ocorrido constantemente. Nesta semana já foram distribuídos61 respiradores pulmonares para 10 municípios do estado. O Governo do Estado já recebeu 270 dos 500 respiradores comprados junto à WEG.

Empossado em 11 de maio no cargo de Chefe da Casa Civil, AMANDIO JOÃO DA SILVA JUNIOR, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira. A publicação está no Diário Oficial do Estado. No lugar de AMANDIO assumiu temporariamente JULIANO CHIODELLI, que era subchefe da pasta. A posição do Estado e do próprio ex-secretário não deixam claro de onde partiu a decisão, mas pela publicação no Diário Oficial, ele foi demitido do cargo. Por nota, o governo disse que "com isso, o ex-secretário pode melhor prestar seus esclarecimentos pessoais perante as autoridades constituídas em relação aos fatos relacionados à sua atividade profissional desenvolvida na iniciativa privada”. Na última semana, durante a CPI dos Respiradores na Alesc, o nome de AMANDIO veio à tona por conta de uma imagem em que ele aparece em uma chamada de vídeo junto com um empresário que participou do processo inicial dos respiradores, SAMUEL RODOVALHO. O empresário acabou não vendendo para o Estado, mas teve um mandando de busca e apreensão cumprido contra ele na operação O2, do MP e Polícia Civil.

Vai começar daqui a pouco o remate de gado geral no parque de exposições Rineu Gransotto. De acordo com a Associação dos Criadores de Bovinos do extremo-oeste, cerca de 600 animais estarão a venda. Os interessados poderão acompanhar o leilão ao vivo através do canal Pampa no YouTube e também pelo site www.pamparemates.com.br. Ontem à noite, a associação promoveu o tradicional leilão anual de reprodutores. Foram colocados à venda cerca de 70 animais de alta genética para cruzamento industrial nas propriedades. De acordo com o presidente da associação, MOACIR PIROCA, a expectativa é de que todos os lotes de animais sejam comercializados hoje à tarde.

A Casan vai retornar os atendimentos presenciais a partir da próxima segunda-feira. A informação é do chefe da agência local da empresa em São Miguel do Oeste, EDNILSON MELLO. Conforme ele, os trabalhos estavam suspensos desde o início da pandemia causada pela Covid-19. Segundo ele, desde então, os usuários que necessitavam de atendimento estavam procurando o site da estatal. De acordo com MELLO, mesmo com o retorno dos atendimentos na sede da empresa, os consumidores que ainda precisam de informações podem estar acessando o site da empresa. O endereço é o www.casan.com.br.

Quem precisar do atendimento presencial da Casan deve agendar através do site da empresa. A orientação é do chefe da agência local da estatal, EDNILSON MELLO. Ele disse que os usuários devem acessar o www.casan.com.br e clicar no banner “Solicitação de Serviços à distância e por agendamento”. MELLO explicou que após esse procedimento, as pessoas devem seguir todos os passos e orientações, além de preencher uma série de dados, como por exemplo, nome completo, contato, CPF, escolher o local de atendimento, no caso, São Miguel do Oeste e escolher o horário desejado do atendimento. O profissional reforçou que mesmo com a volta do atendimento presencial, diversos serviços ainda podem ser solicitados pela internet no site da empresa.

O retorno dos atendimentos nos escritórios da Casan vai seguir uma série de cuidados e restrições. O comentário é do chefe da agência local da empresa em São Miguel do Oeste, EDNILSON MELLO. Ele disse que será obrigatório o uso de máscaras e só será permitido o acesso de duas pessoas por atendimento. Questionado sobre a quantidade de acessos através do site da Casan, MELLO respondeu que no início havia muitas dificuldades por parte dos usuários, porém, com o passar do tempo eles foram entendendo a maneira correta de solicitar o serviço desejado via internet e os acessos foram melhorando. O chefe da agência local lembrou ainda que além do site e do atendimento presencial, os consumidores podem estar ligando para o número 0800 643 0195 e contatando a empresa pelas redes sociais. EDNILSON MELLO revelou ainda que o chamado mais comum atendido pela Casan é relativo a novas ligações de água, além de alterações de faturas e vazamentos ocultos.

Os prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Fronteira, formado por Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul, anunciaram nesta sexta-feira, novas medidas restritivas para enfrentamento da pandemia do coronavírus. Os prefeitos confirmaram restrições de horário e regulamentação de multas para quem descumprir as determinações. Uma das principais medidas é o “toque de recolher” entre as nove da noite e cinco da manhã. O comércio também terá que fechar as portas nesse mesmo horário. Hospitais, consultórios, clínicas, táxis, transporte de cargas, farmácias, órgãos de segurança e de imprensa são considerados essenciais e estão fora do decreto. Além disso, os documentos obrigam o uso de máscaras em todos os locais, inclusive, nas ruas.

Os moradores de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul que estiverem fora de casa entre nove da noite e cinco da manhã podem ser multados. De acordo com os decretos divulgados ontem, o valor da multa é de 200 reais e pode dobrar em caso de reincidência. Para empresas que forem flagradas de portas abertas durante o Toque de Recolher, o valor da multa é de dois mil reais e também dobra em caso de reincidência, além da interdição do estabelecimento comercial pelo prazo de cinco dias. As medidas já estão em vigor e tem vigência de 20 dias. Esse prazo pode ser prorrogado de acordo com o avanço da doença. As tele-entregas poderão funcionar até as 11 horas da noite.

O objetivo do toque de recolher é prevenir novos casos de Covid-19 e evitar medidas ainda mais drásticas como o fechamento do comércio não essencial. A afirmação é do prefeito de Dionísio Cerqueira, THIAGO GNOATTO. Ele explicou que cada prefeitura emitiu um decreto específico, mas todos tem o mesmo teor, justamente para evitar divergências, já que os municípios são muito próximos. GNOATTO disse que os prefeitos resolver adotar medidas conjuntas mais fortes em razão de várias festas e outras aglomerações verificadas nos últimos dias. As administrações têm equipes próprias para fiscalização que serão ampliadas com auxílio da PM e Polícia Civil. Os três municípios somam 23 casos de Covid-19 e duas mortes confirmadas.

Mais três mulheres foram confirmados com covid-19 nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Até o momento, 122 pessoas testaram positivo para a doença no município. Desse total, 102 estão recuperadas e 20 ativas. Os moradores que ainda tem os sintomas da doença estão em casa. Nenhum deles precisou de internação hospitalar. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso está com nove pacientes internados: são cinco confirmados na UTI e quatro na enfermaria, sendo dois confirmados e dois suspeitos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados para Covid-19 permanece em 55 por cento.

A paróquia São Miguel Arcanjo vai retomar as celebrações com a presença do público a partir do próximo final de semana. A decisão está baseada no decreto emitido pelo bispo da Diocese de Chapecó, dom ODELIR MAGRI e que prevê a retomada parcial das atividades parciais na Igreja Católica a partir do dia quatro de julho. De acordo com o padre CLAIR LOVERA, a paróquia está acertando os detalhes para promover esse retorno de forma gradual prezando pelo cumprimento das normas de higiene, distanciamento e outras formas de proteção. O padro explicou que a pandemia ainda não passou e que as pessoas devem manter todos os cuidados diante do risco de contaminação pelo coronavírus.

A portaria da Diocese prevê a retomada das celebrações eucarísticas com a participação dos fiéis a partir de quatro de julho. Também serão realizadas, a partir do próximo final de semana, a celebração dos sacramentos do Batismo, Confissão, Unção dos Enfermos e Matrimônio. Seguem suspensas, por tempo indeterminado, as seguintes atividades da Igreja Católica: a comunhão nas missas, as celebrações presididas pelos ministros popularmente chamadas de “Culto” com a presença de fiéis, aulas de catequese com a presença dos alunos, primeira comunhão e crismas. Também permanecem suspensas outras ações evangelizadoras como encontros e escolas de formação, grupos de reflexão, grupos de orações, procissões, romarias e retiros.

As missas na Igreja Matriz Católica serão retomadas com um público menor e com distanciamento entre as pessoas. A informação é do padre CLAIR LOVERA. Em um primeiro momento, a ideia é retomar as celebrações apenas na Matriz e nas sedes de Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita no mês de julho. As celebrações nas igrejas de bairros maiores e nas comunidades devem ocorrer gradativamente a partir de agosto. Além disso, os grupos de risco não devem participar das missas. O padre CLAIR disse que as pessoas sentem falta das celebrações na Igreja, mas é preciso ter calma e prudência nesse momento de retorno.

A exclusão ou manutenção do contorno viário oeste no plano diretor municipal foi discutida hoje no Peperi Debates. A edição deste sábado analisou os argumentos a favor da retirada do contorno do sistema viário municipal e os pontos que justificam a manutenção dessa via na legislação do município. O debate contou com a presença do advogado DANIEL CUNICO, do presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI, do engenheiro e um dos coordenadores do Movimento S.O.S. BR 163, VICTÓRIO BOLFE e do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. O áudio e as foto do Peperi Debates de hoje estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

São Miguel do Oeste tem um traçado para o contorno viário oeste desde 1981 e nunca foi contemplado no sistema viário do município. A posição é do presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI. Ele disse que o anel viário é uma linha federal imaginária e o Dnit não precisa de lei municipal para fazer a obra. EVERALDO citou que não há porque incluir no sistema viário um traçado de uma obra que não tem previsão de quando vai acontecer. De acordo com o vereador, a inclusão do anel viário no plano diretor vai criar dificuldades para a construção em áreas e lotes afetados por essa linha imaginária. O presidente disse que o município aguarda pela obra há 40 anos e questionou se vai ter que esperar mais 40. EVERALDO comentou que a câmara terá 30 dias para apreciar o veto do prefeito e aguarda uma posição concreta do Dnit sobre a execução do contorno. Enquanto isso, ele defende que os proprietários de imóveis atingidos pelo traçado possam construir na área atingida pelo anel viário.

O contorno viário oeste foi amplamente discutido na elaboração do plano diretor discutindo com a comunidade em 2011. A afirmação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele disse que o plano foi elaborado levando em conta um anteprojeto enviado peloDnitque trata da construção de um contorno viário oeste dentro da revitalização da BR 163. DIAS ressaltou que não é proibido construir nessa região, mas que é preciso respeitar o traçado do contorno. Segundo o secretário, o anel viário é fato e ordenou o crescimento do município para a região oeste. DIAS citou que não dá para abandonar o projeto do contorno viário e que é preciso unir esforços para o Dnit executar essa obra. Ele defendeu a manutenção do contorno no sistema viário municipal porque o desenvolvimento está ordenado dessa forma. Ele lembrou ainda que o contorno vai resolver o problema do trafego pesado de caminhões na avenida Willy Barth que serão deslocados para essa nova via.

O contorno viário é necessário para o desenvolvimento do município e o que a câmera fez não foi extinguir esse traçado. A declaração é do advogado DANIEL CUNICO. Ele disse que a emenda da câmara permitiu que os proprietários de imóveis atingidos pelo contorno possam utilizar essas áreas livremente até que o Dnit promova as desapropriações e indenizações quando ocorrer a construção do traçado. CUNICO explicou que atualmente, é preciso edificar uma faixa de 70 metros no entorno dessa linha imaginária. A solução do problema, segundo o advogado, é um decreto de utilidade pública sobre os imóveis que serão atingidos pelo traçado do contorno viário. Ele afirmou que pela legislação atual, muitas família estão com o direito de propriedade restringido pelo município. CUNICO citou que a emenda dos vereadores permite que essa pessoas usem livremente os seus terrenos.

O contorno viário oeste não é uma linha imaginária, tem projeto e será muito importante para o desenvolvimento do município. A observação é do engenheiro e um dos coordenadores do Movimento S.O.S. BR 163, VICTÓRIO BOLFE. Ele disse que o Dnit tem um projeto geométrico e não se trata de uma linha imaginária. BOLFE disse que a emenda da câmara quer transformar o projeto existente em um traçado imaginário. Ele também comentou que o contorno está inserido no sistema viário e o parcelamento do solo deve levar em conta esse traçado. BOLFE ressaltou que o contorno viário foi incluído no plano diretor como parte de um planejamento urbano olhando para o futuro. Ele também lembrou que o anel viário vai aliviar o transito pesado da avenida Willy Barth. Para BOLFE, ao contrário do que a câmara entende, a manutenção do contorno oeste no sistema viário municipal não vai trazer dificuldades para os proprietários de imóveis, mas valorizar essas áreas.

A Polícia Civil de Maravilha indiciou um homem de 24 anos pela prática de violência doméstica contra mulher. A vítima, de 32 anos, procurou a Delegacia relatando que foi agredida com socos e chutes desferidos pelo companheiro. Ao tentar pedir socorro a um vizinho, ela foi novamente atacada e acabou desmaiando devido às agressões. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos. Com a conclusão das investigações, o suspeito foi indiciado pelo crimes de lesão corporal qualificada, podendo ser condenado a até três anos de detenção.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu uma ocorrência de tráfico de drogas nesta sexta-feira. O fato foi flagrado por volta das quatro horas da tarde na rua Marco Domenico Orso. No local, foram abordados dois homens e um deles estava carregando um torrão de maconha. Eles relataram que estavam sofrendo ameaças de um terceiro homem. A droga foi apreendida e os dois vão responder a um termo circunstanciado por posse e uso de entorpecente.

A Polícia Militar prendeu, nesta sexta-feira, um homem suspeito de praticar um assalto no interior de Tunápolis. O mandado de prisão preventiva foi cumprido ontem em Iporã do Oeste. O crime aconteceu no sábado passado, por volta das sete horas da noite. De acordo com a acusação da polícia, o homem teria roubado um valor expressivo em dinheiro de um idoso. A Polícia Militar fez o atendimento inicial da ocorrência e identificação o suspeito no começo desta semana. A Polícia Civil abriu inquérito e pediu a prisão preventiva que foi decreta pela justiça. O homem foi conduzido para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.