-PELA TERCEIRA VEZ, ECONOMISTAS ELEVAM ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 2024
-INDÚSTRIA CATARINENSE CRESCE UM VIRGULA UM POR CENTO NO PRIMEIRO TRIMESTRE
-ROMARIA DE NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO REUNE CERCA DE SEIS MIL PESSOAS
-SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE GADO DE CORTE É ADIADO PARA O DIA QUATRO DE JULHO
-SECRETÁRIO DE URBANISMO EXPLICA PROBLEMAS COM A COLETA DE LIXO RECICLÁVEL
-MULHER É DETIDA POR EMBRIAGUES AO VOLANTE DEPOIS DE COLISÃO CONTRA POSTE
-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NA BR 163
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é céu encoberto com chuva. A temperatura mínima nas últimas horas foi de nove graus e a máxima pode chegar a 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo cinco reais e 58 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
O Centro Nacional de Desastres de Papua-Nova Guiné atualizou para dois mil o número de pessoas soterradas no país, após um grande deslizamento de terra na semana passada. A agência da Organização Internacional para as Migrações da ONU estimou um número de soterrados e mortos mais baixo: 670 pessoas. O deslizamento de terra atingiu a aldeia de Yambali, no norte do país, por volta das três horas da manhã de sexta-feira, enquanto a maior parte da comunidade dormia. Mais de 150 casas foram soterradas sob escombros de quase dois andares de altura. Mais de 72 horas depois do deslizamento, os moradores ainda usam pás, paus e as próprias mãos para tentar remover os destroços e alcançar os sobreviventes.
Pelo menos 35 palestinos foram mortos durante um ataque de Israel em uma área designada para deslocados em Rafah, na Faixa de Gaza, neste domingo, de acordo com a agência Reuters. O ataque também deixou dezenas de feridos. Tendas de ajuda humanitária no local pegaram fogo após as explosões. Este é o segundo dia de ataques do Exército israelense na região. Israel disse que o o alvo do ataque aéreo era um complexo do Hamas em Rafah e que os locais atingidos "eram legítimos sob as leis internacionais". Dois líderes do grupo terrorista foram mortos na operação, de acordo com publicação do Exército do país.
Os ministros das Finanças do G7, reunidos na Itália, anunciaram neste sábado "avanços" no projeto para ajudar a Ucrânia com os juros gerados pelos ativos russos congelados. Um acordo sobre o tema deve ser concluído na reunião de cúpula do G7 em junho. O objetivo é apresentar aos governos do bloco, antes do encontro de cúpula de chefes de Estado e de Governo programado para a região italiana de Puglia, em junho, "opções para oferecer ajuda financeira adicional à Ucrânia". O ministro das Finanças italiano, GIANCARLO GIORGETTI, celebrou os "avanços", mas destacou que ainda restam "importantes questões técnicas e jurídicas" por resolver.
O julgamento dos recursos contra a absolvição do senador JORGE SEIF deve ser retomado no Tribunal Superior Eleitoral a partir de junho, quando a Corte estiver sob o comando de CÁRMEN LÚCIA. A ministra assume a presidência no lugar de ALEXANDRE DE MORAES, que deixa o tribunal após quatro anos nesta semana. O presidente do TSE é responsável por marcar as datas de julgamentos de ações e recursos. Sem ALEXANDRE DE MORAES, o tribunal passa a contar com o ministro ANDRÉ MENDONÇA, indicado ao Supremo Tribunal Federal por JAIR BOLSONARO.
Os analistas do mercado financeiro elevaram as estimativas de inflação para este e para o próximo ano. As previsões constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Para a inflação deste ano, os analistas dos bancos subiram a expectativa de inflação, de três virgula 80 para três vírgula 86 por cento. Esse foi o terceiro aumento seguido no indicador. Para 2025, a estimativa de inflação avançou de três vírgula 74 para três vírgula 75 por cento na última semana.
As enchentes que mataram pelo menos 169 pessoas no Rio Grande do Sul completam um mês nesta segunda-feira. O estado enfrenta o maior desastre natural de sua história e as chuvas continuam a agravar a situação. De acordo com o último relatório da Defesa Civil, são 469 municípios gaúchos afetados, 55 mil 813 pessoas em abrigos, 581 mil 638 desalojados, 806 feridos e 56 desaparecidos. Outras quatro pessoas morreram de leptospirose, após contato com água contaminada e ainda há 800 casos suspeitos da doença no estado. O governador do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE, disse que a reconstrução das áreas afetadas deve levar de seis meses a um ano.
Santa Catarina celebrou no sábado 17 anos desde o reconhecimento internacional como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal. O status sanitário diferenciado, obtido em 2007, foi fundamental para que o estado se consolidasse como o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, abrindo portas para os mercados mais exigentes e competitivos do mundo. A obtenção do status de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação assegura a Santa Catarina uma posição de destaque na exportação de carne suína e bovina. Atualmente, os produtos catarinenses são comercializados em mais de 150 países, com os embarques de produtos de origem animal representando 38 por cento do comércio internacional do Estado.
A produção industrial catarinense cresceu um vírgula um por cento no acumulado dos três primeiros meses do ano em relação ao quarto trimestre do ano passado, na série livre de efeitos sazonais. O percentual ficou acima da média nacional, que registrou expansão de zero vírgula três por cento na mesma base de comparação. A indústria de madeira foi destaque no primeiro trimestre de 2024, com crescimento de quatro por cento frente ao último trimestre de 2023,demonstrando uma recuperação gradual, incentivada pela demanda externa crescente. As atividades industriais ligadas à produção de bens de capital também apresentaram melhora. A fabricação de equipamentos elétricos teve aumento de dois virgula sete de janeiro a março em relação ao trimestre anterior.
A formação de um ciclone extratropical no mar provoca chuvas com raios, rajadas de vento e queda de granizo em Santa Catarina nesta segunda-feira. Segundo a Defesa Civil do estado, é alto o risco de enxurradas e alagamentos pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos entre o Oeste e o litoral. Novos alagamentos e deslizamentos estão previstos em todas as regiões do estado, com risco maior no Litoral, Norte e Vale do Itajaí. O estado catarinense está em alerta para chuva desde o início do mês, quando cidades registraram estragos e decretaram situação de emergência. Uma pessoa morreu e outra se feriu. No domingo, a SC-110, em Bom Retiro, na Serra, voltou a ser interditada por queda de barreira devido às chuvas.
A comunidade de Linha Caravaggio em Guaraciaba realizou na manhã deste domingo, a tradicional celebração de Nossa Senhora do Caravaggio. O evento marcou o encerramento do tríduo de orações que aconteceu nos dias anteriores culminando com a Romaria. Neste domingo, foram realizadas quatro missas: às seis, oito e 10 da manhã e as sete e meia da noite. A missa das 10 horas teve transmissão ao vivo pela Rádio Peperi FM 99 virgula nove. Além das atividades religiosas, a comunidade ofereceu café da manhã, almoço e jantar, para os romeiros. Segundo a coordenação, cerca de seis mil pessoas participaram da Romaria.
Cerca de 900 pessoas, entre profissionais das áreas da saúde, educação, e assistência social, representantes de órgãos públicos e de entidades ligadas às pessoas com deficiência, participaram na sexta-feira do Seminário estadual "Autismo: Diagnóstico, Intervenção Precoce e Comportamento”. O encontrou ocorreu o centro cultura da Unoesc. O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Espectro Autista e da Escola do Legislativo. O Seminário integra um ciclo de seminários que têm como objetivo principal discutir políticas públicas de inclusão escolar e fomentar informações sobre a intervenção precoce e comportamento de alunos com autismo.
A palestra de abertura do Seminário estadual "Autismo: Diagnóstico, Intervenção Precoce e Comportamento” teve como tema a avaliação biopsicossocial da pessoa com deficiência e foi ministrada pela psicopedagoga JULIANA BURATTO DOS SANTOS PEREIRA, que atua na Fundação Catarinense de Educação Especial. Ela disse esperar que a avaliação biopsicossocial seja estabelecida no país o mais breve possível, tendo em vista as vantagens que proporciona para o estudante autista. Já a PEDAGOGA JÉSSICA VIEIRA, que atua como professora na FCEE, ministrou palestra sobre o perfil cognitivo das pessoas com autismo, as práticas e os elementos de ensino voltados para este público. Ela destacou a importância de se entender o funcionamento do cérebro do aluno autista para favorecer sua inclusão.
Começou hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de 5 anos de idade em São Miguel do Oeste. Conforme a secretária da Saúde, CAMILA BERNARDI, o Dia “D” está programado para a data de oito de junho. Ela explicou que a campanha é essencial para proteger as crianças contra a poliomielite, uma doença grave. A vacinação será realizada na Sala de Vacinas, da Unidade Central de Saúde, de segunda a sexta-feira, das sete das manhã as sete da noite e aos sábados das oito da manhã ao meio-dia. No sábado do dia D, o atendimento será entre oito da manhã as quatro da tarde.
São Miguel do Oeste tem cerca de duas mil e 600 crianças menores de cinco anos que devem ser imunizadas contra a poliomielite. A informação é da enfermeira JESSICA LUDWIG. Como a meta do Ministério de Saúde é chegar a 95 por cento de cobertura vacinal, pelo menos duas mil e 500 devem receber o imunizante. JESSICA explicou que a poliomielite é caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete as pernas. A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos dois, quatro e seis meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e quatro anos de idade.
O primeiro seminário regional de gado de corte foi adiado para o começo de julho. A informação é de um dos coordenadores do evento, JONAS RAMON. O evento, que deveria ocorrer em junho, está programado para o dia quatro de julho. O seminário, que será realizado no Centro de Treinamentos da Epagri, não terá nenhum custo para os participantes. RAMON explicou que o objetivo do evento é levar informações para os produtores a fim de intensificar a atividade e torna-la cada vez mais rentável. Ele comentou que seminário vai discutir a produção de carne bovina com foco na sustentabilidade, ou seja, ações para aumentar a renda, melhorar a qualidade e proteger o meio ambiente.
É possível produzir mais carne por hectare protegendo o meio ambiente. O comentário é do agrônomo e um dos coordenadores do Seminário Regional de Gado de Corte, JONAS RAMON. Ele disse que a região pode ampliar o número de animais por hectare investindo na melhoria das pastagens perenes. RAMON explicou que essa é uma atividade que vem crescendo no estado e na região e, por isso, a Epagri vai realizar o seminário no mês de julho junto com outras entidades. De acordo com ele, cerca de 50 mil produtores de leite deixaram a atividade entre 2002 e 2024 e muitos deles migraram para a bovinocultura de corte. Na região, essa já é a terceira atividade mais importante do campo.
O preço da arroba do boi gordo caiu neste ano e um dos objetivos do seminário regional de gado de corte é manter a renda dos produtores inclusive em períodos de baixa valorização como o atual. De acordo com o agrônomo e um dos coordenadores do Seminário Regional de Gado de Corte, JONAS RAMON, o valor da arroba que chegou a 300 reais no ano passado caiu para cerca de 240 neste ano. Ele citou que é possível manter o resultado com planejamento e alimentação a base de pasto. RAMON comentou ainda que há muito espaço para a bovinocultura de corte já que cerca de 60 por cento da carne consumida em Santa Catarina vem de outros estados.
A CDL realizou, neste domingo, a Mega Live SOS Rio Grande do Sul. Durante cerca de oito horas foram comercializadas mercadorias, produtos e serviços doados pelas empresas da cidade. As informações preliminares dão conta de que foram arrecadados cerca de 25 mil reais com as vendas. Além disso, a CDL doou mais 10 mil e empresários da cidade entregaram oito mil reais de doações. A iniciativa gerou uma receita de aproximadamente 43 mil reais. Os números ainda não foram oficializados pela CDL. Os dados estão sendo finalizados e devem ser divulgados ainda nesta segunda-feira. Os valores serão destinados para as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Os problemas na coleta de lixo reciclável em São Miguel do Oeste tem relação com a dificuldade da Acomar em vender os produtos para as empresas do setor. A explicação é do secretário de Urbanismo JEFERSON DIAS. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e comentou que essa é uma realidade não é só do município, mas do estado e do país. DIAS comentou que o depósito da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis está lotado e que, por conta disso, o ritmo da coleta dos resíduos sólidos diminui. O secretário reforçou a importância do trabalho da Acomar e pediu que a população colabore fazendo a separação adequada do lixo doméstico, evitando misturar o reciclável com outros resíduos. Essa primeira separação vai facilitar a divisão final e o reaproveitamento desses materiais.
É muito fácil fazer críticas, ainda mais em um ano eleitoral. O desabafo é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele disse que antes de fazer comentários críticos é preciso ir até a Acomar e entender as dificuldades que existem nesse setor. DIAS explicou que o preço do papelão reduziu muito e o mercado comprador desse material reduziu. Com isso, os resíduos estão sobrando e o depósito da Associação está cada vez mais cheio. O secretário disse que a administração está estudando alternativas para enfrentar esse problema e não se descarta, por exemplo, a remuneração dos coletores de materiais recicláveis para melhorar o serviço. DIAS reforçou que é preciso discutir esse assunto, mas sem interesses eleitorais.
A instalação de uma usina de reciclagem para atender os municípios da região pode ser a solução para o problema dos resíduos sólidos de São Miguel do Oeste. A afirmação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele se referiu ao projeto Lixo Zero do Conder da Ameosc. A proposta prevê a construção de uma usina de reciclagem a ser instalada, inicialmente, no município. DIAS citou que São Miguel tem duas áreas para o projeto e que o problema da destinação dos resíduos sólidos precisa ser enfrentado pela região.
Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito na tarde deste domingo na SC 163. A colisão aconteceu por volta das três horas da tarde na saída para Linha Campinas, em Descanso, e envolveu Linea com placas de Anchieta e um Palio. A condutora do Linea foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital de Descanso. Ela apresentava ferimentos leves e estava bastante nervosa. O motorista do Palio saiu ileso do acidente.
Outro acidente na SC 163 deixou duas pessoas feridas neste domingo. A condutora de um Corolla de Itapiranga perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra arvores. O acidente aconteceu por volta das 11 e 15 da manhã de ontem na linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. No veículo, estavam cinco pessoas. Uma jovem de 19 e uma adolescente de 14 anos se feriram. As duas vítimas foram socorridas pela equipe do Corpo de Bombeiros e foram encaminhadas ao Hospital de Itapiranga. Os outros ocupantes do carro saíram ilesos do acidente.
Um motociclista ficou ferido ao atropelar um cachorro na noite de sábado na SC-386. O acidente aconteceu por volta da sete e meia da noite no município de Iporã do Oeste. De acordo com Corpo de Bombeiros, o homem de 50 anos, que conduzia uma XR Tornado, sofreu uma fratura na perna esquerda. A vítima recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para atendimento médico no hospital. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste esteve no local e orientou o transito.
Uma colisão entre uma moto e uma bicicleta deixou duas pessoas feridas na manhã de sábado na BR 163. O acidente aconteceu um pouco antes do meio-dia no trevo de acesso ao município de Barra Bonita. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o ciclista apresentava suspeita de fratura na clavícula, além de ferimentos na face e na perna direita. O motociclista sofreu ferimentos no joelho direito. Ambos foram socorridos pelos bombeiros e encaminhados ao Hospital Regional. A dinâmica do acidente será apurada pela polícia rodoviária.
Um homem ficou ferido em um acidente de transito na manhã deste domingo na SC 163. A colisão aconteceu na Linha Campinas por volta das seis e 20 e envolveu
um Jaguar F-Pace 20TD, com placas de Mondaí, e um Gol, com placas de Descanso. O motorista do Gol sofreu ferimentos na mandíbula e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, sendo encaminhado ao Hospital de Descanso. O condutor do Jaguar não sofreu ferimentos. Com o impacto, ambos os veículos saíram da pista e desceram um barranco, resultando em grandes danos materiais.
No começo da madrugada desta segunda-feira, uma mulher foi presa por embriaguez ao volante após colidir uma camionete contra um poste no Bairro Estrela. O acidente ocorreu por volta da meia-noite, nas proximidades da Casan. Uma passageira que estava na camionete, modelo L200 com placas de Paraíso, precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. De acordo com a Polícia Militar, a condutora relatou que
estava em uma casa de shows e teria pego o veículo emprestado para ir buscar uma amiga. A motorista, segundo a PM, disse que havia ingerido bebida alcoólica, mas se recusou a fazer o teste do bafômetro. Ela foi detida e conduzida para a Delegacia de polícia.
Um homem de 44 anos ficou ferido em um acidente na madrugada desta segunda-feira na BR 163. O fato aconteceu por volta das cinco e 45 em Guaraciaba. De acordo com Corpo de Bombeiros, o condutor de uma motocicleta sofreu fratura na perna, ferimentos no joelho esquerdo e uma luxação no ombro direito. O homem foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital São Lucas de Guaraciaba para receber atendimento médico. O motorista do outro veículo envolvido no acidente fugiu do local. A Polícia Rodoviária Federal está investigando o caso.