ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 27 05 2022

-ANS AUTORIZA REAJUSTE DE 15% PARA PLANOS DE SAÚDE INDIVIDUAIS E FAMILIARES

-SANTA CATARINA AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA CRIANÇAS DE 11 ANOS

-TERMINA AMANHÃ MAIS UMA TURMA EMPRETEC RURAL PARA AGRICULTORES

-TERCEIRA ETAPA DO JURO ZERO VAI PAGAR CINCO MILHÕES EM JUROS PARA EMPRESÁRIOS

-MUNICÍPIO VAI RETOMAR PROGRAMA O POVO FALA NA SEMANA QUE VEM

-MULHER MORRE EM ACIDENTE E FILHA DE TRÊS ANOS É RESGATADA NO DIA SEGUINTE

-COLISÃO NA MANHÃ DE HOJE MATA UMA PESSOA E DEIXA TRÊS FERIDOS NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 75. O euro está valendo cinco reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, afirmou nesta quinta-feira que a Rússia ajudará a "superar a crise alimentar" causada pelo bloqueio às exportações de grãos russos e ucranianos se os países ocidentais suspenderem as sanções contra Moscou. De acordo com o Kremlin, a afirmação foi feita em conversa telefônica com o chefe de governo italiano, MARIO DRAGHI. Ainda segundo o Kremlin, a iniciativa da ligação partiu do governo italiano. PUTIN afirmou que as acusações ocidentais de que Moscou está bloqueando as exportações de grãos ucranianos são "infundadas".

China e Rússia vetaram nesta quinta-feira, no Conselho de Segurança da ONU, uma proposta de resolução dos Estados Unidos com novas sanções à Coreia do Norte por seus lançamentos de mísseis balísticos. Os 13 membros restantes do Conselho de Segurança votaram a favor do texto que previa uma redução das importações de petróleo bruto e refinado por Pyongyang. Nos bastidores, vários aliados de Washington lamentaram sua insistência em submeter algo à votação sabendo que China e Rússia se oporiam com seu direito ao veto.

Vinte e dois países somavam na tarde desta quinta-feira mais de 300 casos confirmados da varíola do macaco, doença que se espalhou, sobretudo na Europa, desde o começo de maio. Dados de um acompanhamento em tempo real feito pela iniciativa Global.health, de pesquisadores de universidades como Harvard e Oxford, além de informações de governos, mostram os números de diagnósticos por país. A Inglaterra lidera a lista com 85 casos confirmados. A Espanha tem 84 registros doença e Portugal já tem 58 que contraíram a doença.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar autorizou reajuste de 15 e meio por cento para os planos de saúde individuais e familiares. O aumento vale para contratados a partir de janeiro de 1999. A decisão será publicada no Diário Oficial da União e o reajuste poderá ser aplicado pela operadora a partir da data de aniversário do contrato, ou seja, no mês da contratação do plano. O percentual é o teto válido para o período entre maio de 2022 e abril de 2023 para os contratos de cerca de oito milhões de beneficiários, o que representa 16 por cento dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil. Ao todo são 49 milhões de beneficiários com planos de assistência médica no país, de acordo com dados referentes a março de 2022.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou, nesta quinta-feira, que o ministro de Minas e Energia, ADOLFO SACHSIDA, tem carta branca para eventuais mudanças na Petrobras e na política de preços adotada pela estatal. O chefe do Executivo defendeu a privatização da empresa e negou interferência após demissões. Sobre a privatização da estatal, ele disse que tem que ter critério e não pode tirar monopólio estatal e mandar para o monopólio privado. O presidente voltou a criticar o lucro de 44 bilhões obtidos pela estatal no primeiro trimestre deste ano citando que outras petroleiras diminuíram seu lucros por conta da guerra na Ucrania enquanto que a Petrobras foi a que mais lucrou.

O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta quinta-feira não ter cabimento a compensação aos estados prevista no projeto aprovado na Câmara que limita o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre energia e combustíveis. O chefe do Executivo disse ainda que poderia vetar o dispositivo. Aprovado na véspera por deputados, o texto seguiu para análise no Senado. O projeto classifica combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo como bens e serviços essenciais. Com isso, valeria entendimento do STF que limita a incidência do imposto a esses itens a uma faixa de 17 e 18 por cento. A proposta final da Câmara passou a prever uma compensação a estados em caso de perda de arrecadação. Para entes endividados, a União deduzirá do valor das parcelas dos contratos de dívidas as perdas de arrecadação superiores a cinco por cento em relação a 2021.

Santa Catarina ampliou o público-alvo das campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo. A partir desta sexta-feira, crianças de cinco a 11 anos e todos os trabalhadores da saúde poderão receber o imunizante. A vacina segue disponível para os grupos prioritários que estavam elencados. O motivo da ampliação, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, foi a baixa procura pelas vacinas. A decisão foi tomada após reunião da Comissão Intergestores Bipartite, realizada nesta quinta-feira. A coberturas vacinal contra a gripe está em 45 por cento. No caso do sarampo, 33 por cento do público alvo tomou a vacina até agora.

Santa Catarina segue entre os estados com maior área de desmatamento da Mata Atlântica, conforme divulgou a Fundação SOS Mata Atlântica nesta quarta-feira. Santa Catarina aparece em quinto lugar, atrás de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Paraná. No ano passado, Santa Catarina ocupava o quarto lugar da lista. Entre 2020 e 2021, foram desmatados 21 mil 642 hectares da reserva em todo o Brasil, um crescimento de 66 por cento em relação ao registrado entre 2019 e 2020, que apresentou 13 mil e 53 hectares de perda. Segundo a pesquisa, o desmatamento corresponde a uma média de 59 hectares perdidos por dia ou então dois e meio hectare por hora.

A aprovação de redução da alíquota de ICMS de combustíveis para 17 por cento nesta quarta-feira, pela Câmara dos Deputados, sinaliza que a medida vai ser aprovada pelo Senado e entrará em vigor ainda este ano. Diante disso, as perdas de arrecadação do tributo por ano para o tesouro do Estado somarão em torno de três bilhões e meio de reais segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI. Ele considera a redução de 25 para 17 por cento da alíquota da gasolina, e mudança semelhante para as alíquotas de energia e telecomunicações a partir de 2024, como aprovou o Supremo Tribunal Federal. Segundo o secretário, as perdas específicas para este ano, que a nova lei em aprovação promete compensar com recursos da União, ainda não foram estimadas pela Fazenda.

O Retrato Falado deste sábado vai conversar com mais uma pioneira do município. O programa de amanhã vai receber DOZOLINA BOFF GALLIAZZI. Ela tem 90 anos de idade veio para Guarujá do Sul em 1956. Moradora do extremo-oeste há quase 50 anos, ela vai relembrar a mudança com a família para Santa Catarina, as histórias e as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos do município. O Retrato Falado com DOZOLINA BOFF GALLIAZZI começa às 10 horas da manhã.

A comunidade de Linha Caravaggio de Guaraciaba realizou na manhã desta quinta-feira, a tradicional celebração no santuário de Caravaggio às margens da BR 163, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. Nesta quarta-feira, foi encerrado o tríduo com orações na comunidade e nesta quinta ocorreu a programação religiosa e festiva em comemoração à Nossa Senhora do Caravaggio. Durante o dia, foram realizadas três celebrações na comunidade, duas pela manhã e uma no começo da noite. Como de costume, a missa das 10 horas contou com a transmissão da Rádio Peperi FM 99,9. Além da parte religiosa, também houve café da manhã, almoço e jantar. Cerca de cinco mil pessoas passaram pela romaria de Caravaggio deste ano.

Termina neste sábado mais uma edição do Empretec Rural em São Miguel do Oeste. O programa, desenvolvido pelo Sebrae, tem o objetivo de ampliar as capacidades em detectar oportunidades de negócios para as atividades desenvolvidas na empresa rural, estabelecer metas desafiadores, aprimorar a gestão empresarial e aumentar os resultados da propriedade rural. Nesta semana, 13 empreendedores rurais participam da capacitação. O Empretec conta, neste ano, com o apoio do Sistema FaescSenar, Sescoop, Sindicato dos Produtores Rurais e cooperativas do município. O programa também permite testar modelos de negócios e condições de viabilidade mercadológica, operacional e financeira das propriedades rurais.

O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas. A informação é do coordenador regional do Sebrae, UDO TRENEPOHL. A iniciativa é realizada no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Em Santa Catarina, o Serviço de Apoio a pequena empresa promove o curso para cerca de 50 turmas por ano. Neste ano, cerca de mil e 200 empreendedores rurais devem participar da capacitação. No extremo oeste, além da turma que vai concluir o curso neste sábado, o Sebrae tem mais duas capacitação confirmadas. Uma em Itapiranga, de 30 de maio a quatro de junho e outra em Cunha Porã, entre 20 a 25 de junho.

Pelo terceiro ano consecutivo, São Miguel do Oeste não registrou homicídios entre os meses de janeiro e abril. A informação é do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, órgão do Governo do Estado que substitui a antiga Secretaria de Segurança Pública. Em nota, o governo avalia que com o resultado, a cidade se consolida como uma das mais seguras de Santa Catarina.Nos últimos quatro anos, apenas três assassinatos foram registrados em São Miguel. O número contrasta com os dados anteriores. Em 2016, por exemplo, a cidade chegou a registrar cinco mortes violentas em apenas um ano.

Os vereadores aprovaram, em segundo turno na noite de ontem, o projeto de lei que dispõe sobre a gestão democrática e sobre a participação da comunidade escolar nos processos pedagógicos da rede municipal de ensino. Na segunda votação do projeto, o autor da proposta, vereador PAULO DRUMM, apresentou uma emenda acrescentando um parágrafo a proposta original. A redação prevê que "o Conselho Municipal de Educação fará avaliação anual sobre o cumprimento do Plano de Gestão aprovado pela comunidade escolar, devendo emitir parecer sobre a execução do plano". A emenda foi aprovada por maioria, com abstenção de CRIS ZANATTA. O projeto também foi aprovado por maioria, com votos contrários de NINI SCHARNOSKI, CRIS ZANATTA, CARLOS AGOSTINI e ZAIRE DE SOUZA, e votos favoráveis de GILMAR BALDISSERA, VAGNER PASSOS, RAVIER CENTENARO, NÉLVIO PALUDO, PAULO DRUMM, VILMAR BONORA e ELÓI BORTOLOTTI.

O município de São Miguel do Oeste já está com as inscrições abertas para os interessados em participar da terceira edição do programa Juro Zero. A informação é da secretária de Desenvolvimento Sustentável, MARLI DA ROSA. Em entrevista para a Peperi, ela destacou que até o momento, duas instituições financeiras se cadastraram para disponibilizar os recursos. Conforme ela, os demais bancos interessados ainda podem procurar a secretaria para firmar parceria nesta edição. Segundo MARLI, as inscrições já iniciaram nesta semana e os profissionais já estão recebendo os documentos das pessoas físicas e jurídicas, incluindo também os agricultores.

A procura pelo programa Juro Zero é constante e era esperado por várias famílias de São Miguel do Oeste. A afirmação é da secretária de Desenvolvimento Sustentável, MARLI DA ROSA. De acordo com ela, algumas pessoas já estavam aguardando a abertura da terceira fase e por isso o interesse deve ser intenso, assim como ocorreu em outras edições. Ela destacou que podem participar dessa fase os microempreendedores individuais, microempresa e agricultores. MARLI ressaltou que uma novidade neste ano é a possibilidade da linha de crédito para as famílias que também investem no turismo de São Miguel do Oeste.

O governo de São Miguel do Oeste vai investir nesta terceira fase do programa Juro Zero cerca de cinco milhões de reais. Ao todo, serão um milhão e meio para os microempreendedores individuais e microempresas, sendo cinco mil para os MEIs e 10 mil reais para as microempresas. O pagamento para essas duas modalidades vai ocorrer em 12 parcelas mensais. Já para os agricultores o valor total ofertado será de dois milhões e meio de reais, sendo 12 mil para cada família e com pagamento em oito parcelas anuais. Para o turismo, São Miguel do Oeste vai oferecer até um milhão de reais, sendo 50 mil reais para cada interessado e o pagamento em três parcelas anuais. MARLI DA ROSA lembrou que ao longo das outras edições, quase 600 empreendedores já foram beneficiados.

Como em outras edições, o município de São Miguel do Oeste vai bancar todos os juros pagos pelos beneficiados ao longo do período. O comentário é da secretária de Desenvolvimento Sustentável, MARLI DA ROSA. Ela disse que ao final do pagamento, os beneficiados poderão retirar os valores pagos a mais, sendo esse montante pago pela própria prefeitura. Ela explicou que no caso de pessoas jurídicas, os documentos necessários são o CNPJ, cópia do contrato social com alterações, comprovante de regularidade, certidão negativa com a fazenda municipal, estadual e federal e alvará de funcionamento, além de uma declaração com modelo padrão onde deverá constar a finalidade desse recurso. Já para as pessoas físicas são necessários todos os documentos pessoais. MARLI DA ROSA reforçou que qualquer dúvida e mais informações podem ser sanadas na própria secretaria de Desenvolvimento Sustentável junto a prefeitura de São Miguel do Oeste.

As reuniões do programa O Povo Fala serão retomadas a partir da próxima semana em São Miguel do Oeste. Nesta semana, a equipe de governo esteve reunida do Gabinete do Prefeito para definir detalhes da organização do cronograma. No total, serão cerca de 30 encontros. Os primeiros serão realizados na área urbana do município. O roteiro iniciará na terça-feira da semana que vem no ginásio da Escola Tranquilo José Rigoni, reunindo moradores do bairro Andreatta. Na quarta-feira , a reunião será com a população do bairro Estrela, no Salão da Comunidade. Os encontros começam as sete horas da noite. O objetivo do programa é ouvir a comunidade e definir as prioridades de cada localidade para os próximos dois anos. Os encontros começam as sete horas da noite.

Durante as reuniões do programa O Povo Fala, os moradores irão definir e votar quais são as cinco obras ou ações prioritárias para a localidade. A informação é do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI. Ele explicou que as ações apontadas pela comunidade vão receber atenção especial da Administração Municipal para que sejam atendidas até o final da gestão atual, em 2024. O programa O Povo Fala foi criado ainda no início da primeira gestão de WILSON TREVISAN e o índice de demandas atendidas, de acordo com a administração, foi superior a 90 por cento. Em 2021, a pandemia impossibilitou a retomada das reuniões. Além de ouvir as reivindicações dos moradores, a administração também vai prestar contas das ações que já foram desenvolvidas.

O Povo Fala é um programa terá três reuniões semanais para acelerar o processo de definição das prioridades e incluir as demandas no projeto de revisão do Plano Plurianual. A afirmação é do vice-prefeito EDENILSON ZANARDI. Ele citou que o objetivo da administração é concluir o roteiro de encontros com mais rapidez neste ano. ZANARDI voltou a destacar que o Povo Fala é importante porque dá valor as necessidades apontadas pelas comunidades que podem ser diferentes daquelas definidas pela administração.

A Polícia Militar apreendeu mais uma moto com a placa adulterada na última quarta-feira no interior de Guaraciaba. Uma das guarnições de serviço estava fazendo rondas pela linha Encantado por volta das 11 e meia da manhã quando abordou uma moto Honda Bros. Em consulta ao sistema, os policiais constataram que a placa era de outro modelo de motocicleta. A motocicleta foi apreendida pela Polícia Militar para fins de investigação.

Uma mulher ficou ferida em um acidente por volta do meio-dia de ontem na avenida Willy Barth. A colisão aconteceu nas proximidades do Super Vipi e envolveu uma Biz e um Cruze, placa de Uberlândia, Minas Gerais. A condutora da moto sofreu ferimentos generalizados. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

Um homem foi preso nesta quinta-feira no bairro Salete. Durante a Operação Hórus na rua Rudolfo Spier, os policiais realizaram a abordagem de um homem de 23 anos que já foi preso pelo crime de tráfico de drogas em um bar. Ele estava saindo do local e entrou em um veículo. Ao ser abordado pela polícia, ele disse que estaria a pé no local e que iria pegar carona. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram com ele a chave de um carro que estava nas proximidades. Dentro do automóvel foram encontradas duas buchas de cocaína no painel e mais duas buchas no cinzeiro do veículo. O homem foi preso por tráfico de drogas.

Um homem morreu em um acidente no começo da manhã de hoje na BR 282. A colisão aconteceu por volta das sete e meia nas proximidades do posto da Policia Rodoviária Federal de Maravilha e envolveu uma Montana de Maravilha e um Vectra de Iraceminha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista da Montana morreu no local. Um outro homem, que estava de carona, sofreu ferimentos graves. Duas pessoas que estavam no Vectra também ficaram feridas. Os três feridos foram socorridos e levados para o Hospital de Maravilha. A rodovia foi bloqueado para o socorro das vítimas e retirada dos veículos. O trânsito foi liberado por volta das 10 horas.

Um mulher de 30 anos foi encontrada morta na manhã de hoje dentro de um veículo Gol no município de Maravilha. O carro estava caído em um barranco, dentro de um riacho. A mulher estava desaparecida desde ontem. A suspeita é que ela tenha perdido o controle da direção e caído com o veículo no local. O acidente aconteceu nas proximidades do Corpo de Bombeiros. Hoje pela manhã, um acadêmico da Unoesc viu o carro e acionou os bombeiros que foram até o local. Uma criança de três anos foi encontrada com vida, dentro do carro, com suspeita de fratura na perna. Ela foi socorrida e levada para o Hospital São José de Maravilha. A mãe da criança, uma mulher de 30 anos, estava morta no banco do motorista. A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do fato.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.